You are on page 1of 6

O surgimento da Engenharia

Engenharia a capacidade do ser humano em dar forma a elementos da natureza e empregando-o para diversos fins. Uma populao pr-humana foi capaz de criar ferramentas, onde j foram encontradas na Tanznia que datam aproximadamente 1.750.000 anos. O ser humano vem ao longo de toda sua existncia criando e se aprimorando cada vez mais e desenvolvendo tecnologias. Na pr-histria o homem utilizava de descobrimentos da engenharia que eram simples, porm muito eficientes. A alavanca, por exemplo, onde era capaz de erguer objetos alm de suas foras. O domnio do fogo que garantiam a proteo contra animais e preparo de alimentos, tambm o polimento das pedras obtendo armas e objetos cortantes para diversos fins. Na Mesopotmia onde atualmente o Iraque, foram encontrados os primeiros registros de esteira movimentada sobre troncos. Seu povo, nesta poca j construiu casas, templos e muralhas, tambm h registros de 2000 a.C. que utilizavam uma haste deslizante e um crculo graduado em 60 segmentos, este sistema serviu de base para o nosso sistema atual de 360 graus. Tambm h relatos dos primeiros registros de leis a respeito a construes, eles tambm construram canais de irrigao que permanecem atualmente. Os Egpcios se destacavam tambm pelas suas construes onde tambm era dispensado o ttulo de chefes do trabalho, dominavam as tcnicas da irrigao e agricultura, alm de dominarem o transporte sobre rios. Foi o povo que construiu as maiores e mais resistentes estruturas at hoje. Os gregos foram muito lembrados pela capacidade de abstrao terica, literatura e filosofia. Tambm foram grandes construtores de portos. Construram tambm um tnel em Samos de quase um quilmetro em uma montanha. Grandes runas podem ser vistas atualmente como as runas de Acrpole. O primeiro registra a vapor foi com a Eolpia, criada por Hron de Alexandria h 130 a.C. Os Romanos construram atravs da hidrulica e com cimento grandes aquedutos, arenas, templos, torres, piscinas pblicas e outras obras, que podem ser encontradas na Espanha, Frana e norte da frica. Eles se baseavam mais na experincia do que na teoria.

J na Idade Mdia, grandes construes bizantinas tiveram suas marcas, a China, por exemplo, inventa a plvora, cria o papel e desenvolve tcnicas txteis, surge tambm o moinho de vento. Com o avano da cincia surge a Idade Moderna por volta de 1400 a 1600 D.C, comea a surgir s grandes navegaes o desenvolvimento da metalrgica na indstria como o uso de ligas ferrosas e de cobre. Usando idias chinesas, Gutenben cria a primeira mquina para imprimir em srie. Com o desenvolvimento da matemtica e fsica surge a engenharia moderna. Baseada na aplicao generalizada dos conhecimentos cientficos soluo dos problemas, diferente da engenharia antiga que se baseava no empirismo, nos recursos naturais e na experincia acumuladas, principalmente de seus mestres *A Revoluo industrial Foi um conjunto de mudanas que aconteceram na Europa nos sculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revoluo foi substituio do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das mquinas. At o final do sculo XVIII a maioria da populao europia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo. *A Idade Contempornea Compreendendo o final do sculo XVIII at os dias atuais, a contemporaneidade atrai o interesse de muitas pessoas em razo da emergncia e do apelo que as questes histricas e filosficas observadas nesse perodo trazem tona. O desenvolvimento do capitalismo e a ascenso dos valores de um mundo em progresso ininterrupto figuram importantes fatos e correntes de pensamento do sculo XIX. Os problemas e transformaes de um mundo globalizado fizeram desta poca. Nesse perodo comeam a surgir o uso da energia eltrica como fora, o uso do motor a combusto, motor a leo e a diesel e o inicio do uso de energia eltrica como uso domstico. Em 1913 a 1945 d.C: disputas territoriais por onde se destaca pelas duas guerras mundiais, surgindo a tecnologias dos radares, os avanos aeronuticos navais e da energia nuclear, e entre outras invenes. *A Idade Contempornea ou idade do Silcio. A 1980 a 1990 d.C. A Tecnologia do Silcio impulsiona a indstria da informao, grande avanos na informtica e eletrnica. E de 1990 a 2000 d.C. Essa tecnologia se consolida no mundo virtual e se consagra alterando o comportamento mundial. E a retomada da energia nuclear devido ao efeito estufa e necessidades de energia.

A engenharia implantada dentro da Empresa


Antes de iniciar um projeto devemos nos programar, elaborar estratgias de desenvolvimento, criar metas e analisar o que o mercado lhe oferece. Devemos visar tambm s restries tais como: recursos, custos, prazos, desempenho e resultados estabelecidos. Se no atendermos a tudo isso, com certeza nossos trabalhos em projeto vo falhar. Outros fatores que tambm devemos nos atentar so aos requisitos que o cliente exige e as normas tcnicas de projeto. Todo projeto executado passa por um ciclo. - Processo de inicializao, planejamento, processo de execuo junto ao controle de qualidade e ao processo de encerramento.

reas e obrigaes do Engenheiro


*CREA-SP. uma instituio que tem como funo a fiscalizao do exerccio das
profisses nas reas da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no mbito do Estado de So Paulo. E tem como uma de suas tarefas a emisso de normas e diretrizes de fiscalizao e tambm como primeira instncia de recursos e o frum de discusso das atribuies, qualificaes e postura tica do exerccio profissional inerente s suas respectivas modalidades. *Responsabilidades Administrativas. resulta nas restries impostas pelos rgos pblicos, atravs do cdigo de gua e esgoto, normas tcnicas de regulamento profissional, essas normas legais impem condies e criam responsabilidades ao profissional, cabendo a ele, portanto cumprir as leis. * Responsabilidade Civil. Obrigao de reparar e ou indenizar por eventuais danos causados, tem a obrigao legal de cobrir os prejuzos. A responsabilidade civil divide-se em: 1 Responsabilidade Contratual: Pelo contrato firmado entre as duas partes. 2 Responsabilidade pela solidez e segurana da construo: Se a obra apresentar problemas de solides e segurana, fica constatado erro do profissional, este ser responsabilizado conforme jurisprudncia existente.

3 Responsabilidade pelos materiais: Se responsabiliza pela escolha dos materiais a serem escolhidos na obra ou servio de competncia exclusiva do profissional, se no estiver de acordo com as especificaes ou dentro dos critrios de segurana o profissional deve rejeitar, sob pena de responder por danos futuros. 4 Responsabilidades por danos terceiros: Muito comum na construo civil constatao de danos a vizinhos, em virtudes de vibraes e estaqueamentos, fundaes e quedas de materiais entre outros. *Responsabilidade tica. Resulta na falta de tica que contrariam a conduta moral na execuo da atividade profissional. Uma infrao tica coloca o profissional sob julgamento, sujeitando-o a penalidades. Recomenda-se a todo profissional da rea tecnologia a observncia rigorosa s determinaes do cdigo de tica. *Responsabilidade Objetiva. A Responsabilidade profissional est mais do que nunca, estabelecida atravs do cdigo de Defesa e Proteo ao Consumidor Artigos 12 e 14. Portanto fundamental que o profissional esteja atento obrigatoriedade de observncia s Normas Tcnicas. Uma infrao ao cdigo coloca o profissional em julgamento, com possibilidade de rito sumarssimo e com possibilidade gratuita ao consumidor, provocando, assim, a obrigao de sua obedincia. *Responsabilidade Penal ou Criminal. decorrem de fatos considerados crimes, como: desabamento, desmoronamento, incndio, intoxicao ou morte por agrotxicos, intoxicao ou morte por produtos industrializados e contaminao. Todas essas ocorrncias so incriminveis, havendo ou no leso corporal ou dano material desde que caracterize perigo vida ou propriedade. Por isso cabe ao profissional prever todas as situaes que possam ocorrer a curto mdio e longos prazos. *Responsabilidade Tcnica Os profissionais que executam atividades especficas dentro das vrias modalidades da categoria devem assumir a responsabilidade tcnica por todo trabalho que realizam. *Responsabilidade Trabalhista A matria regulada pelas leis trabalhistas em vigor. Resulta nas relaes com os empregados e trabalhadores que compreendem: direito ao trabalho remunerado, frias, descanso semanal e indenizaes, inclusive, aquelas resultantes de acidentes que prejudicam integridade fsica do trabalhador.

A comunicao
A comunicao um fato muito importante perante um profissional, uma boa comunicao pode - se evitar conflitos entre trabalhadores e a organizao pode aumentar as chance de conduzimos harmoniosamente em seu setor de trabalho. Para ter sucesso em uma boa comunicao e necessrio ter uma postura correta, idias organizadas e um olhar concentrado, tambm ouvir com muita ateno, falar com clareza e fazer gestos adequados. J onde as idias necessitam ser divulgadas ou apresentadas, deve-se saber se so menos formais, formais, muito formais ou totalmente formais. Uma boa comunicao tambm se destaca pela escrita, como: comunicaes internas, emails, cartas, ofcios, propostas tcnicas e comerciais, relatrios tcnicos, lembretes, avisos etc. Um engenheiro com todo esse contedo pode se disser que ser um grande profissional respeitado e bem conceituado, dentro e fora de seu trabalho.

Trabalho elaborado com contedo desenvolvido dentro da sala de aula, e idias prprias.

You might also like