You are on page 1of 17

Tcnico de Mecatrnica Automvel - Nvel IV Curso EFA

Cdigo: 1524 Carga horria: 25 horas

UFCD: Materiais ferrosos, no ferrosos e no metlicos

Introduo ...............................................................................................................................................................2 Propriedades dos materiais .....................................................................................................................................3 Metais ......................................................................................................................................................................4 Estrutura dos metais............................................................................................................................................4 Liquidificao e solidificao dos metais .............................................................................................................4 Ligas metlicas .....................................................................................................................................................4 Algumas aplicao de materiais ..........................................................................................................................5 Metais ferrosos ........................................................................................................................................................6 Metais no ferrosos ...............................................................................................................................................10 Materiais no metlicos ........................................................................................................................................13 Concluso ..............................................................................................................................................................16

Detalhe da UFCD:
1524 - Materiais - ferrosos, no ferrosos e no metlicos - 25 horas
Objectivos

Identificar e caracterizar materiais ferrosos, no ferrosos e materiais no metlicos.

Contedos

Conceitos de massa, peso e densidade Relaes entre massa, peso e densidade Aplicao dos conceitos em casos reais Tipos de materiais ferrosos, no ferrosos e materiais no metlicos Caractersticas e propriedades de materiais ferrosos, no ferrosos e materiais no metlicos Utilizaes dos materiais ferrosos, no ferrosos e os no metlicos Tratamentos de materiais ferrosos

Pgina 1 de 16

Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos.

Introduo
No automvel so empregues diversos tipos de materiais. Os materiais caracterizam-se por metlicos (ferrosos, no ferrosos) e no metlicos.Com uma variedade de aplicaes; com propriedades conhecidas sob diversas condies de servio; possibilidade de aperfeioamento de tcnicas de fabricao e tratamento de novas ligas. Nos metais ferrosos temos o ao e o ferro fundido. Metais no ferrosos, que no tm ferro na sua composio, dividem-se em pesados e leves. No metais, os sintticos que se dividem em plsticos e resinides, os naturais que so a fibra, madeira, couro, borracha, etc No automvel so usados metais de diferentes caractersticas como o ao mais tenaz para fora de traco e resistncia, ou ligas de metal com ductilidade e no se deformarem onde se exige um esforo elevado, como o bloco de motor, articulaes, chassis e braos de suspenso. Nos no metais, sintticos e polmeros desenvolvidos para substituir metais mais pesados na carroaria e tambm os elastmeros. Naturais como a as fibras e o couro tambm so usados em diversos componentes de automvel. O tipo de material utilizado na fabricao de determinado produto depende de factores condicionantes do projecto, como: funo do produto ou de um componente do produto; solicitaes a que estar sujeito; condies de uso, viabilidade econmica, etc. Para se encontrar respostas acerca do mais vivel para determinado fim, existe uma seleco dos materiais mais adequados, quais os processos e mecanismos usados, uma profunda aquisio de conhecimentos e a prpria construo do mesmo.

Pgina 2 de 16

Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos.

Propriedades dos materiais


Na construo das diversas peas so observadas as propriedades fsicas e mecnicas inerentes a desempenhar uma funo. Maior parte dos materiais no so empregues no seu estado puro, preciso serem transformados com propriedades e caractersticas desejadas como: aumentar a plasticidade; aumentar a condutividade elctrica; aumentar a resistncia corroso, baixar a densidade; aumentar ou diminuir o ponto de fuso; elevar a dureza; elevar a resistncia mecnica; diminuir o custo; aumentar a tenacidade. As propriedades de substncias se identificam pela sua cor, cheiro, dureza, estado fsico (slido, lquido, gasoso), brilho, condutividade elctrica e trmica, ponto de fuso, ponto de ebulio, massa volmica ou densidade, etc. Densidade ( ): relacionada com o grau de compactao de um material, a massa m volmica ou volumtrica. Definisse pelo quociente entre a massa e o volume, .A v massa representada pela unidade SI - Kg, o volume por metros cbicos, sendo (r) o smbolo da densidade (Kg/m3). Densidade de alguns metais (g/cm3): Alumnio 2,70; Brio 3,59; Berlio 1,85;Bismuto 8,90; Cdmio 8,65; Clcio 1,53; Csio 1,87; Crmio 7,19; Cobalto 8,80; Cobre 8,93; Glio 5,91; Ouro 19,28; Ferro 7,87; Chumbo 11,34; Ltio 0,53; Magnsio 1,74; Mangans 7,47; Nquel 8,91; Estanho 7,29; Platina 21,45; Paldio 12,00; Mercrio 13,55; Prata 10,50; Titnio 4,55; Tungstnio 19,30; Urnio 18,95; Zinco 7,14. O ferro mais denso que o alumnio ou possui uma massa volmica maior. Pois os dois com o mesmo volume (1 cm3) o ferro tem maior massa que o alumnio. O instrumento para medir a massa a balana. J a fora com o smbolo SI newton (N) medido pelo dinammetro. 1 Kg mais ou menos equivalente a 9,8 N. Exemplo: 156g de ferro com um volume de 20 cm 3, = 156/20, o que d a densidade de 7,8 g/cm3. Resistncia: capacidade de resistir a um tipo de esforo at se deformar, quer por traco, compresso, flexo, cisalhamento, flambagem. A deformao pode ser plstica (permanente) que no volta sua forma original depois de terminado o esforo e elstica que volta forma original como exemplo a mola de ao. Fragilidade: materiais com baixa resistncia ao choque. Materiais muito duros tendem a quebrar com facilidade como o ferro fundido (FoFo) e o vidro. Ductilidade: com alta resistncia ao choque ou outros esforos como o cobre (Cu). Tenacidade: Resistente com boas caractersticas de alongamento para suportar grandes esforos de toro, traco e flexo sem se romper. Dureza: resistncia ao desgaste e que se ope penetrao de outro corpo.

Pgina 3 de 16

Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos.

Metais
Metal uma substncia qumica elementar com boa condutibilidade trmica e elctrica, podendo ser opaca ou lustrosa (reflectora de luz), quando devidamente polida. Possui ductilidade e plasticidade e geralmente mais pesado do que outros materiais. Alguns metais se encontram no estado puro na natureza, mas a maioria se apresenta combinado com outros elementos, cuja combinao caracteriza os minerais. O cobre, o ouro e a prata, alm de outros metais, ocorrem na natureza em estado puro e impuro.

Estrutura dos metais


Na solidificao dos metais h uma contraco de volume com uma menor separao entre os tomos. Os tomos encontram-se em movimento e possuem uma energia cintica em torno de determinadas posies em relao uns aos outros, apresentando uma ordenao geomtrica nos metais slidos e outros materiais no metlicos, que se d o nome de Estrutura cristalina. O processo de resfriamento ir dar a dimenso da rede da estrutura que na sua transformao ir dar as propriedades e funes.

Liquidificao e solidificao dos metais


O que diferencia os vrios estados o grau de agregao dos tomos. No slido os tomos esto fortemente ligados, no lquido menos forte e no gasoso sem ligao. A mudana de um estado para o outro d-se pela transferncia de calor, energia. A fuso ocorre em duas fases distintas: ao receber energia os tomos aumentam a sua vibrao, gerando um aumento de temperatura do corpo at ao ponto de fuso. No ponto de fuso a energia que o corpo recebe j no aumenta as suas vibraes e temperatura (ponto de parada), enfraquecendo suas ligaes e liquidificando. Designa-se por calor sensvel para aumentar as vibraes e temperatura. E calor latente para enfraquecer ou destruir (vaporizar) as ligaes atmicas. A temperatura s aumenta depois de liquefeito. No ponto de parada a agregao slido e lquido. No processo de resfriamento o processo ocorre na ordem inversa. Ponto de fuso de vrios materiais: Ao 1400 a 1600, FoFo 1200 a 1300, Ao inox 1500, Zinco 419, Estanho (Sn) 232, Cobre (Cu) 1083, Chumbo (Pb) 327, Lato (Cu+Zn) 900 a 1000, Bronze (Cu+Sn), Alumnio (Al) 660, Magnsio (Mg) 650, Nquel (Ni) 1452.

Ligas metlicas
Ligas metlicas so materiais com propriedades metlicas que contm dois ou mais elementos qumicos e pelo menos um deles metal. H ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semi-metais (boro, silcio, arsnio, antimnio) e de metais e nometais (carbono, fsforo). O ferro e suas ligas so os metais e ligas mais usados. So misturas em soluo de dois ou mais metais. Soluo uma mistura que no se consegue distinguir os seus diversos componentes. Cada componente de uma mistura possvel de distinguir chamado de fase. Os aos tm uma soluo slida de Fe e C, chamada de cementita. Metais utilizados na indstria so na maior parte ligas de uma ou mais fases. Mistura de dois ou mais metais formando uma rede cristalina conjunta, solubilizados entre si no estado lquido e slido, a soluo no estado slido chama-se de cristal misto (Ex.:Cu-Ni,Cu-Au). Mistura tendo cada um a sua rede cristalina uma soluo slida de mistura de cristais (Ex.:Cd-Zn,Al-Si), s so solveis no estado lquido. Quando a curva de
Pgina 4 de 16 Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos. resfriamento duma mistura igual ao metal puro se tem uma concentrao definida. Uma liga euttica tem o ponto lquido mais baixo e o material excedente solidifica e a sua segregao demora at que a fuso restante chegue sua temperatura euttica.
Ligas Eutticas Componentes Ferro Fundido (FoFo) Ferro 96% Carbono 4% Solda prata Cobre 55% Prata 45% Alumnio fundido Alumnio 88% por presso Silcio 12% Chumbo duro Chumbo 87% Antimnio 13% Temp.Fuso 1535C 3840C 1083C 961C 660C 1414C 527C 630C Euttico 1200C 620C 577C 251C

Combinaes Intermetlicas: so combinaes entre metais e no metais. Exemplo: Fe3C, Ca-Mg, Cu-Mg. A rede cristalina complexa. Galvanizao: processo de tratamento superficial do metal, para a proteco contra a aco corrosiva directa de agentes externos (barreira) ou contra a aco catdica (efeito pilha em que se cria uma diferena de potencial). Ex.: imerso do ao em zinco fundido (o zinco se corri porque mais andico)..

Algumas aplicao de materiais


Ao inox em talhares e contentores de lquidos corrosivos; Chapa galvanizada em calhas, baldes e peas expostas a corroso; Zinco em zincagem de chapas; Estanho em solda e folha de flandres em enlatados; Cobre em fio elctrico e ligas de metais; Chumbo em acumuladores, martelos e sifes; Lato em torneiras e molduras metlicas; Bronze em buchas para articulaes, bustos de esttuas; Alumnio em utenslios domsticos, caixilharias portas e janelas, liga com outros metais; Magnsio em rodas de carros, blocos de motor; Estanho, nquel e magnsio tm muitas aplicaes, tanto em ligas, como no estado puro. Cromo, tungstnio em filamento de lmpadas; titnio em prtese de vlvulas cardacas e de fmur, implantes dentrios, etc.

Pgina 5 de 16

Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos.

Metais ferrosos
O ferro o metal mais usado, com 95% em peso da produo mundial de metal. De baixo preo e dureza, especialmente empregado em fundio de peas em carcaas de mquinas. O ao a partir do ferro aplicado em construo, pontes, mquinas, motores, automveis, barcos, pontes e estruturas de edifcios. o metal de transio mais abundante da crosta terrestre, e quarto de todos os elementos. Extrado atravs da fundio de minrios com teor em carbono acima dos 2%. Entre os metais, somente o alumnio mais abundante. um material tenaz, de grande resistncia quando sofre o impacto duma energia mecnica, de traco. O ferro fundido (FoFo) com teor em carbono acima dos 2% do seu peso e vai at aos 4,5%., e o ao, (produto siderrgicos: liga Fe-C) com teor de carbono inferior a 2%. Ao de construo tem um teor de carbono entre 0,2 e 0,5%. As propriedades de um ao dependem do valor do teor de carbono, mas tambm da presena eventual de outros elementos de liga, tais como o silcio, o cobre, o mangansio, o nquel e o vandio. No processo de fundio o ferro extrado em altos fornos usando o coque (derivado do carvo betuminoso) como elemento carburante, reduzindo os xidos do minrio com carbono quando submetido a altas temperaturas (acima dos 1100 0C) e de imediato segue um processo de refinao para eliminar as impurezas. A hematita (Fe2O3), a magnetite (Fe3O4), a limonita (FeO(OH)), a siderita (FeCO3), a pirita (FeS2) e a ilmenita (FeTiO3) so exemplos de minrios de ferro encontrados na natureza. As caractersticas do ferro dependem do processo da sua extraco. O seu ncleo tem uma alta energia de ligao que lhe confere caractersticas de grande resistncia e dureza. As suas caractersticas dependem do seu processo de fundio que obtida a gusa e refinao, extraindo impurezas pelos convertidores e escrias. O carbono d ao ferro mais dureza, mas baixa-lhe o ponto de fuso e a maleabilidade. Aumenta a sua tenacidade e a sua aptido para a tempera, mas torna-o menos soldvel. O enxofre uma das impurezas mais prejudiciais, reduz-lhe a resistncia, a forjabilidade e torna-o menos soldvel. O fsforo torna o ferro quebradio, diminui a sua tenacidade e aumenta a fluidez. O mangans aumenta a dureza e a resistncia, mas dificulta a maleabilidade. O silcio endurece a fundio, torna o ferro mais macio e compacto, diminui a maleabilidade e a forjabilidade. O ferro fundido tem na sua composio maior percentagem de ferro, pequena percentagem de carbono, silcio, mangans, enxofre e fsforo. Tipos mais comuns de ferro fundido: ferro fundido cinzento e o ferro fundido branco. Ferro fundido cinzento - Caractersticas: Fcil de ser fundido e moldado em peas; Fcil de ser trabalhado por ferramentas de corte; Absorve muito bem as vibraes, condio que torna ideal para corpos de mquinas; Quando quebrado, sua face apresenta uma cor cinza escura, devido o carbono se encontrar combinado com o ferro, em forma de palhetas de grafite; Percentagem de carbono varivel entre 3,5% a 4,5%.
Pgina 6 de 16 Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos. Ferro fundido branco - Caractersticas: Difcil de ser fundido; Muito duro, difcil de ser usinado, s podendo ser trabalhado com ferramenta de corte especiais; usado apenas em peas que exijam muito resistncia ao desgaste; Quando quebrado, sua face apresenta-se brilhamte, pois o carbono apresenta-se totalmente combinado com o ferro; Percentagem de carbono varivel entre 2% e 3%. O ferro fundido cinzento, devido s suas caractersticas, tm grande aplicao na indstria. O ferro fundido branco utilizado apenas em peas que requerem elevada dureza e resistncia ao desgaste. No processo de desoxidao obtm-se diversos tipos de ao: Aos efervescentes fraca desoxidao com mangansio, so aos facilmente soldveis, mas as suas caractersticas mecnicas no so muito elevadas e so muito irregulares; Aos semi-acalmados desoxidao com mangansio com juno de silcio e alumnio. So mais resistentes que os anteriores. Utilizam-se nos perfis e chapas; Aos acalmados elementos de desoxidao (Mn, Si, Al, Ti, No, Va) so doseados de modo a se obter um gro fino. Possuem excelentes propriedades mecnicas. Ferrite - Mximo de carbono na liga igual a 0.02% a uma temperatura de 723C. Baixas dureza e resistncia traco. Caractersticas magnticas. Cementite (F3C) -mximo teor de carbono 6,67%. elevadas resistncia (2000MPa , valor estimado) e dureza. Baixa ductilidade. Austenite - No magntica. Boa resistncia existente acima da temperatura critica de 723C. Estrutura cbica de faces centradas. Percentagem de carbono varivel entre 0.8% a 723C e 2.08% a 1148C. Perlite - estrutura tetragonal de corpo centrado. propriedades intermdias entre a ferrite e a cementite (700MPa , valor estimado). A perlite desenvolve-se no arrefecimento lento do ao presente nos aos recozidos (aquecimento acima da zona crtica e arrefecimento lento) O ao obtm-se baixando a percentagem do nvel de carbono no ferro gusa, que pode variar entre os 0,05% e 1,7%. Suas principais caractersticas so: pode ser trabalhado com ferramenta de corte; pode ser curvado; pode ser dobrado; pode ser forjado; pode ser soldado; pode ser laminado; pode ser estirado (trefilado); possui grande resistncia traco. Pode se obter os aos ao carbono e os aos especiais ou aos-liga. Ao ao carbono: so os que contm alm do ferro, pequenas percentagens de carbono, mangans, silcio, enxofre e fsforo. Os elementos mais importantes do ao ao carbono so o ferro e o carbono. O mangans e silcio melhoram a qualidade do ao, enquanto que o enxofre e o fsforo so elementos prejudiciais. O ferro o elemento bsico da liga e o carbono o segundo mais importante do ao. A quantidade de carbono define a resistncia do ao. Um ao com 0,50% mais resistente que um ao com 0,20% de carbono. Alm disso, os aos com percentagem acima de 0,35% de carbono podem ser endurecidos por um processo de aquecimento e resfriamento rpido denominado tmpera. A percentagem aproximada de carbono de um ao pode ser reconhecida na prtica pelas fagulhas que desprendem ao ser
Pgina 7 de 16 Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos. esmerilhado. Um ao designado por 1020, por exemplo, tem 0,20% de carbono. Para os diferentes usos industriais, o ao encontrado no comrcio na forma de vergalhes, perfilados, chapas, tubos e fios. Ao 1006 a 1010 - (Extra-macio): Resistncia ruptura - 35 a 45 kg/mm2; teor de carbono 0,05% a 0,15%; no adquire tmpera; grande maleabilidade, fcil de soldar-se; usado em chapas, fios, parafusos, tubos estirados, produtos de caldeiraria, etc. Ao 1020 a 1030 - (Macio): Resistncia ruptura - 45 a 55 kg/mm2; teor de carbono - 0,15% a 0,30%; no adquire tmpera; malevel e soldvel; usado em barras laminadas e perfiladas, peas comuns de mecnica, etc. Ao 1030 a 1040 - (Meio macio): Resistncia ruptura - 55 a 65 kg/mm2; teor de carbono 0,30% a 0,40%; apresenta incio de tmpera; difcil para soldar; usado em peas especiais de mquinas e motores, ferramentas para a agricultura, etc. Ao 1040 a 1060 - (Meio duro: Resistncia ruptura - 65 a 75 kg/mm2; teor de carbono 0,40% a 0,60%; adquire boa tmpera; muito difcil para soldar-se; usado em peas de grande dureza, ferramentas de corte, molas, trilhos, etc. Ao acima de 1060 - (Duro a extra-duro): Resistncia ruptura - 75 a 100 kg/mm2; teor de carbono - 0,60% a 1,50%; tempera-se facilmente: no solda; usado em peas de grande dureza e resistncia, molas, cabos, cutelaria, etc. Resistncia ruptura: Ao 60 kg/mm2, significa que um fio desse ao, com uma seco de 1mm2, rompe-se quando se aplica em seus extremos um esforo de trao de 60 kg. Aos especiais ou aos-ligas: Devido s necessidades industriais, a pesquisa e a experincia levaram descoberta de aos especiais, mediante a adio e a dosagem de certos elementos no ao ao carbono. Conseguiram-se assim aos-liga com caractersticas tais como resistncia traco e corroso, elasticidade, dureza, etc., bem melhores que a dos aos ao carbono comuns. Conforme as finalidade desejadas, adiciona-se ao ao-carbono um ou mais dos seguintes elementos: nquel, cromo, mangans, tungstnio, cobalto, vandio, silcio, molibdnio e alumnio. Dessa forma, so obtidos aos de grande emprego nas indstrias, tais como: Ao cromo (inoxidvel); Ao silcio mangans; Ao rpido; Ao cromovandio; Ao cobalto; Ao cromo-nquel. 1) Aos Nquel 1 a 10% de Nquel - Resistem bem ruptura e ao choque, quando temperados e revenidos. Usos - peas de automveis, mquinas, ferramentas, etc. - 10 a 20% de Nquel - Resistem bem traco, muito duros - temperveis em jato de ar. - 20 a 50% de Nquel - Resistentes aos choques, boa resistncia elctrica, etc. Usos vlvulas de motores trmicos, resistncias elctricas, cutelaria, instrumentos de medida, etc. 2) Aos Cromo at 6% Cromo - Resistem bem ruptura, so duros, no resistem aos choques. Usos - esferas e rolos de rolamentos, ferramentas, projcteis, blindagens, etc. - 11 a 17% Cromo - Inoxidveis. Usos - aparelhos e instrumentos de medida, cutelaria, etc. - 20 a 30% de Cromo - Resistem oxidao, mesmo a altas temperaturas.. Usos - vlvulas de motores a exploso, fieiras, matrizes, etc. 3) Aos Cromo-Nquel 8 a 25% Cromo, 18 a 15% de Nquel - Inoxidveis, resistentes aco do calor, resistentes corroso de elementos qumicos. Usos - portas de fornos, retortas, tubulaes de guas salinas e gases, eixos de bombas, vlvulas e turbinas, etc. 4) Aos Mangans 7 a 20% de Mangans - Extrema dureza, grande resistncia aos choques e ao desgaste. Usos - mandbulas de britadores, eixos de carros e vages, agulhas, cruzamentos e curvas de trilhos, peas de dragas, etc.
Pgina 8 de 16 Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos. 5) Aos Silcio1 a 3% de Silcio - Resistncias ruptura, elevado limite de elasticidade e propriedades de anular o magnetsmo. Usos - molas, chapas de induzidos de mquinas eltricas, ncleos de bobinas eltricas, etc. 6) Aos Silcio-Mangans 1 silcio, 1% de Mangans - Grande resistncias ruptura e elevado limite de elasticidade. Usos - molas diversas, molas de carros e vages, etc. 7) Aos Tungstnio 1 a 9% de tungstnio - Dureza, resistncia ruptura, resistncia ao calor da abraso (frico) e propriedades magnticas. Usos - ferramentas de corte para altas velocidades, matrizes, fabricao de ms, etc. 8) Aos Cobalto - Propriedades magnticas, dureza, resistncia ruptura e alta resistncia abraso, (frico). Usos - ms permanentes, chapas de induzidos, etc. No usual o ao cobalto simples. 9) Aos Rpidos 8 a 20% de tungstnio, 1 a 5% de vandio, at 8% de molibdnio, 3 a 4% de cromo - Excepcional dureza em virtude da formao de carboneto, resistncia de corte, mesmo com a ferramenta aquecida ao rubro pela alta velocidade. A ferramenta de ao rpido que inclui cobalto, consegue usinar at o ao-mangans de grande dureza. Usos ferramentas de corte de todos os tipos para altas velocidades, cilindros de laminadores, matrizes, fieiras, punes, etc. 10) Aos Alumnio-Cromo 0,85 a 1,20% de alumnio, 0,9 a 1,80% de cromo - Possibilita grande dureza superficial por tratamento de nitrelao - (termo-qumico). Usos - camisas de cilindro removveis de motores a exploso e de combusto interna, virabrequins, eixos, calibres de medidas de dimenses fixas, etc. Aos Inoxidveis: caracterizam-se por uma resistncia corroso superior dos outros aos. Tm um teor mnimo de cromo da ordem de 12%. A corroso a destruio de um corpo slido a partir da superfcie por processos qumicos e/ou electroqumicos. O processo mais frequente que provoca esta destruio o ataque do metal pelo oxignio da atmosfera. Porm o ao pode ser atacado e destrudo por outras substncias, tais como cidos, lcalis e outras solues qumicas. Este ataque puramente qumico, pode ser favorecido por processos electroqumicos. O elemento de liga principal que garante a resistncia corroso o cromo. Os aos inoxidveis devem manter-se permanentemente em presena de oxignio ou de uma substncia oxidante que tornam insensvel a superfcie dos aos aos ataques corrosivos de substncias oxidantes e diz-se ento que o ao est passivado. Quando o meio em que est exposto o ao inoxidvel no contiver oxignio, a superfcie no pode ser passivada. Nestas condies a superfcie considerada ativada e o comportamento do ao quanto corroso depender s da sua posio na srie galvnica dos metais em relao ao meio corrosivo. Os aos inoxidveis devem resistir corroso de solues aquosas, gases / quentes ou lquidos de alto ponto de ebulio at a temperatura de cerca 650C. Acima desta temperatura j entramos no campo dos Aos Resistentes ao Calor. A classificao mais usual e prtica dos aos inoxidveis a baseada na microestrutura que eles apresentam em temperatura ambiente, a saber: Aos inoxidveis ferrticos (no temperveis); Aos inoxidveis martensticos (temperveis); Aos inoxidveis austenticos. Os aos dos dois primeiros grupos so ligados com cromo e eventualmente com at 2,5% de nquel podendo conter ainda molibdnio at cerca de 1,5%. Os aos do terceiro grupo so ligados com cromo e nquel podendo contar ainda molibdnio e em alguns casos titnio ou nibio e tntalo.

Pgina 9 de 16

Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos.

Metais no ferrosos
Metais no ferrosos so ligas de metal com pouca ou nenhuma predominncia do ferro. Sofrem menos contaminao por corroso que o ferro. Os pesados com densidade > 5Kg/dm3 como cobre, estanho, zinco, chumbo, platina. Os leves com densidade < 5Kg/dm3 como alumnio, magnsio, titnio. O cobre um metal vermelho-marrom, que apresenta ponto de fuso corresponde a 1.083C e densidade correspondente a 8,96 g/cm 3(a 20C), sendo, aps a prata, o melhor condutor do calor e da eletricidade. Sua resistividade eltrica de 1,7 x 10 -6 ohm-cm (a 20). Por este ltimo caracterstico, uma de suas utilizaes principais na indstria eltrica. O Cobre apresenta ainda excelente deformabilidade. Alm disso, o cobre possui boa resistncia corroso: exposto ao do ar, ele fica, com o tempo, recoberto de um depsito esverdeado. A oxidao, sob a ao do ar, comea em torno de 500C. No atacado pela gua pura. Por outro lado, cidos, mesmo fracos, atacam o cobre na presena do ar. Apresenta, finalmente, resistncia mecnica e caractersticos de fadiga satisfatrios, alm de boa usinabilidade, cor decorativa e pode ser facilmente recoberto por eletrodeposio ou por aplicao de verniz. O cobre, forma uma srie de ligas muito importantes. Os principais tipos de cobre so: cobre eletroltico tenaz (Cu ETP) fundido do cobre eletroltico, contem mnimo 99,90% cobre ( prata at 0,1%); cobre refinado a fogo de alta condutibilidade (Cu FRHC),contendo mnimo 99,90% de cobre (includa a prata); cobre refinado a fogo tenaz (Cu FRTP), fundido a partir do tipo anterior, contendo de 99,80% a 99,85% no mnimo de cobre (includa a prata); cobre desoxidado com fsforo, de baixo teor de fsforo (Cu DLP), obtido por vazamento em molde, isento de xido cuproso por desoxidao com fsforo, com um teor mnimo de 99,90% de cobre (e prata) e teores residuais de fsforos (entre 0,004 e 0,012%); cobre desoxidado com fsforo, de alto teor de fsforo (Cu DHP), obtido como o anterior, com teor mnimo de cobre (e prata) de 99,80% ou 99,90% e teores residuais de fsforo (entre 0,015 e 0,040%); cobre isento de oxignio (Cu OF), do tipo eletroltico, de 99,95% a 99,99% de cobre (e prata); processado de modo a no conter nem xido cuproso e nem resduos desoxidantes; Os lates comuns so ligas de cobre-zinco, podendo conter zinco em teores que variam de 5 a 50%, o que significa que existem inmeros tipos de lates. A presena do zinco, obviamente, altera as propriedades do cobre. medida que o teor de zinco aumenta, ocorre tambm uma diminuio da resistncia corroso em certos meios agressivos, levando dezinficao, ou seja, corroso preferencial do zinco. No estado recozido, a presena de zinco at cerca de 30% provoca um ligeiro aumento da resistncia traco, porm a ductilidade aumenta consideravelmente. Nessa faixa de composio, pode-se distinguir vrios tipos representados na Tabela I, com as respectivas propriedades mecnicas. Os valores das propriedades esto representadas numa larga faixa, devido condio da liga - se recozida ou mais ou menos encruada. cobre-zinco 95-5 - devido a sua elevada conformabilidade a frio, utilizado para pequenos cartuchos de armas; devido a sua cor dourada atraente, emprega-se na confeco de medalhas e outros objectos decorativos cunhados como emblemas e placas
Pgina 10 de 16 Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos. cobre-zinco 90-10 - tambm chamado de bronze comercial; de caractersticas semelhantes ao tipo anterior, sua principais aplicaes so feitas na confeco de ferragens, condutos, peas e objetos ornamentais e decorativos tais como emblemas, estojos, medalhas etc.; cobre-zinco 85-15 - tambm chamado lato vermelho; caractersticas e aplicaes semelhantes s ligas anteriores; cobre-zinco 80-20 - ou lato comum - idem; cobre-zinco 70-30 - tambm chamado lato para cartuchos - combina boa resistncia mecnica e excelente ductilidade, de modo que uma liga adequada para processos de estampagem; na construo mecnica, as aplicaes tpicas so cartuchos para armas, tubos e suportes de tubo de radiadores de automveis, carcaas de extintores de incndio e outros produtos estampados, alm de pinos e rebites. Outras aplicaes incluem tubos para permutadores de calor, evaporadores, aquecedores e cpsulas e roscas para lmpadas; cobre-zinco 67-33 - embora, apresentando propriedades de ductilidade ligeiramente inferiores ao tipo 70-30, as aplicaes so idnticas. A partir de 37% de zinco, nota-se uma queda mais acentuada na ductilidade. Os lates desse tipo, indicados na Tabela I, com as respectivas propriedades, tm as seguintes aplicaes: cobre-zinco 67-37 - na fabricao de peas pro estampagem leve, como componentes de lmpadas e chaves eltricas, recipientes diversos para instrumentos, rebites, pinos, parafusos componentes de radiadores etc.; cobre-zinco 60-40 - chamado metal Muntz - esta liga de duas fases presta-se muito bem a deformaes mecnicas a quente. geralmente utilizada na forma de placas, barras e perfis diversos ou componentes forjados para a indstria mecnica; na indstria qumica e naval, emprega-se na fabricao de tubos de condensadores e permutadores de calor. Nos bronzes (CuSn) comerciais o teor de estanho varia de 2 a 10%, podendo chegar a 11% nas ligas para fundio. medida que aumenta o teor de estanho, aumentam a dureza e as propriedades relacionadas com a resistncia mecnica, sem queda da ductilidade. Essas ligas podem, geralmente, ser trabalhadas a frio, o que melhora a dureza e os limites de resistncia trao e escoamento, como est indicado na Tabela, pelas faixas representativas dos valores dessas propriedades. As propriedades so ainda melhoradas pela adio de at 0,40% de fsforo, que atua como desoxidante; nessas condies, os bronzes so chamados fosforosos.Os bronzes possuem elevada resistncia corroso, o que amplia o campo de seu emprego. Freqentemente adiciona-se chumbo para melhorar as propriedades lubrificantes ou de anti frico das ligas, alm da usinabilidade. O zinco da mesma forma eventualmente adicionado, atuando como desoxidante em peas fundidas e para a resistncia mecnica. As principais aplicaes dos vrios tipos de bronze so as seguintes: tipo 98-2 - devido a sua boa condutibilidade eltrica e melhor resistncia mecnica que o cobre, empregado em contatos, componentes de aparelhos de telecomunicao, molas condutoras etc,; em construo mecnica, como parafusos com cabea recalcada a frio, tubos flexveis, rebites, varetas de soldagem etc.; tipo 96-4 - em arquitetura; em construo eltrica, como molas e componentes de interruptores, chaves, contatos e tomadas; na construo mecnica, como molas, diafragmas, parafusos com cabea recalcada a frio, rebites, porcas etc.;

Pgina 11 de 16

Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos. tipo 95-5 - em tubos para gua cidas de minerao, componentes para as indstrias txteis, qumicas e de papel; molas, diafragmas, parafusos, porcas, rebites, varetas de soldagem etc.; tipo 94-6 - mesmas aplicaes anteriores em condies mais crticas, devido a sua maior resistncia fadiga e desgaste. Produzido tambm nas formas de chapas, barras, fios e tubos; tipo 92-8 - melhor resistncia fadiga e ao desgaste; na forma de chapas, barras, fios e tubos. Alm das aplicaes da liga anterior, emprega-se em discos antifrico, devido a suas caractersticas antifrico; tipo 90-10 - a liga, entre os bronzes, que apresenta as melhores propriedades mecnicas, sendo por isso a mais empregada. Entre algumas aplicaes tpicas, incluem-se molas para servios pesados. O alumnio (Al) muito abundante superfcie e fcil a sua extraco. Mais leve, tendo um tero da densidade do ao macio e de maior durao porque se degrada menos, fcil de maquinar, reciclvel. Tem grande capacidade de absorver a energia. Sua macieza uma desvantagem na sua deformao, sua fraca resistncia elctrica torna difcil a soldadura. Sua densidade 2,7 g/cm3 a 20C, seu ponto de fuso corresponde a 660C e o mdulo de elasticidade de 6.336 kgf/mm2. Apresenta boa condutibilidade trmica e relativamente alta condutibilidade eltrica (62% da do cobre). no-magntico e apresenta baixo coeficiente de emisso trmica. Essas caractersticas, alm da sua abundncia, vm tornando o alumnio o metal mais importante, aps o ferro. O baixo peso especfico do alumnio torna-o de grande utilidade em equipamento de transporte - ferrovirio, rodovirio, areo e naval - e na indstria mecnica, numa grande variedade de aplicaes. O baixo ponto de fuso, aliado a um elevado ponto de ebulio (cerca de 2.000C) e a uma grande estabilidade a qualquer temperatura, torna a fuso e a moldagem do alumnio muito fceis. A condutibilidade trmica, inferior somente s da prata, cobre e ouro, o torna adequado para aplicaes em equipamento destinado a permutar calor. Sua alta condutibilidade elctrica e ausncia de magnetismo o tornam recomendvel em aplicaes na indstria elctrica, principalmente em cabos condutores. O baixo factor de emisso o torna aplicvel com solante trmico. Entretanto, a resistncia mecnica baixa; no estado puro (99,99% Al), o seu valor gira em torno de 5 a 6 kgf/mm2; no estado encruado (laminado a frio com reduo de 75%) sobe para cerca de 11,5 kgf/mm2. muito dctil: alongamento de 60 a 70%. Apresenta boa resistncia corroso, devido estabilidade do seu principal xido Al2O3 que se forma na superfcie do metal. Essa resistncia corroso melhorada por anodizao, que ainda melhora sua aparncia, tornando-o adequado para aplicaes decorativas. As ligas de alumnio no apresentam a mesma resistncia corroso que o alumnio puro, de modo que quando se deseja aliar a maior resistncia mecnica das ligas com a boa resistncia corroso do alumnio quimicamente puro, utiliza-se o processo de revestimento da liga por capas de alumnio puro (cladding), originando-se o material Alclad. Pela sua alta ductilidade, facilmente laminado, forjado e trefilado, para chapas, folhas muito finas, fios, tubos etc. O alumnio de pureza equivalente a 99,9% anodizado, tem caractersticos pticos anlogos aos da prata, aplicando-se, por exemplo, em reflectores. Com pureza equivalente a 99,5% utilizase em cabos elctricos armados com ao, alm de equipamentos variados na indstria qumica. Com pureza de 99%, sua principal aplicao em artigos domsticos, principalmente para utilizao em cozinhas.
Pgina 12 de 16 Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos. O bloco do motor uma pea fundida em ao ou alumnio que aloja os cilindros de um motor de combusto interna, bem como os suportes de apoio da cambota. Os blocos so, na sua maioria, de ferro fundido, material resistente, econmico e fcil de trabalhar na produo em srie. A resistncia do bloco pode ser aumentada se for utilizada no seu fabrico uma liga de ferro fundido com outros materiais. Alguns blocos de motor so fabricados com ligas de metais leves, o que lhes diminui o peso e aumenta a condutibilidade calorfica; so, contudo, de preos elevados. Como so demasiado macios para resistir ao atrito dos mbolos, os cilindros desses blocos tm de ser revestidos de camisas de ferro fundido. O mbolo um elemento metlico constituinte do motor de um automvel, um elemento cilndrico, normalmente feito em alumnio, devidos as suas grandes capacidades dissipativas de calor, e resultante da sua fundio.

Materiais no metlicos
Empregues em diversas aplicaes: naturais como a madeira na carpintaria e construo civil, couro e fibras para estofos e outros acessrios de automvel, vidro; sintticos ou artificiais (plsticos, celulides, acrlicos) produzidos quimicamente e cada vez maior a sua empregabilidade na componente automvel, substituindo outros e conferindo uma melhor resistncia, dcteis, mais leves, melhor adaptabilidade e preciso, eficiente e econmica. So resistentes deteriorao pela humidade, baixa condutibilidade trmica e elctrica, ductilidade e durabilidade, conforto, fcil moldagem. Os polmeros so compostos qumicos de elevada massa molecular, resultantes de reaces qumicas e polimerizao. O nmero de unidades estruturais repetidas numa macromolcula chamado grau de polimerizao. Em geral, os polmeros contm os mesmos elementos nas mesmas propores relativas que seus monmeros, mas em maior quantidade absoluta. A polimerizao uma reaco em que as molculas menores (monmeros) se combinam quimicamente (por valncias principais) para formar molculas longas (macromolculas), mais ou menos ramificadas com a mesma composio centesimal. Estes podem formar-se por reaco em cadeia ou por meio de reaces de poliadio ou policondensao. A polimerizao pode ser reversvel ou no e pode ser espontnea ou provocada (por calor ou reagentes). O etileno um gs que pode polimerizar-se por reaco em cadeia, a temperatura e presso elevadas e em presena de pequenas quantidades de oxignio gasoso resultando uma substncia slida, o polieteleno. A polimerazao do etileno e outros monmeros pode efectuar-se presso normal e baixa temperatura mediante catalizadores, e possvel obter polmeros com cadeias moleculares de estrutura muito uniforme. Os radicais livres necessrios para iniciar a reaco (atacar as molculas do monmero) so produzidos por um iniciador, uma molcula que forma radicais livres a temperaturas baixas. Perxido de benzola um iniciador que se decompe com facilidade em radicais fenilo.

Pgina 13 de 16

Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos. Uma das principais e mais importantes caractersticas dos polmeros so as mecnicas. Segundo ela os polmeros podem ser divididos em termoplsticos, termoendurecveis (termofixos) e elastmeros (borrachas). Plsticos: compostos de resinas naturais ou resinas sintticas. Quase todas as resinas plsticas so de natureza orgnica, tendo em sua composio Hidrognio, Carbono, Oxignio e Azto. As matrias-primas para a fabricao dos materiais plsticos provm do carvo mineral, do petrleo ou de produtos vegetais. Bakelite, Durez, Resinox e Textolite so alguns exemplos. Componentes dos Materiais Plsticos 1. Resina - componente bsico e que d as principais caractersticas, o nome e a classificao do material plstico. 2. Massa - Material inerte, fibroso, reduz o custo, melhora a resistncia ao choque, trmica, qumica e eltrica. So utilizados materiais como: p de madeira, mica, celulose, algodo, papel, asfalto, talco, grafite, p de pedra. Usualmente empregue no endurecimento a quente. 3. Plasticizantes - Lquidos que fervem a temperatura elevadas (entre 94 e 205C), para facilitar a corrida das resinas, na moldagem, e tornar mais flexvel as partes acabadas. 4. Lubrificantes - Usam-se o leo de linhaa, o leo de rcino, a lanolina, o leo mineral, a parafina, a grafite. Impedem que as peas moldadas se fixem aos moldes. 5. Colorantes. 6. Catalisadores ou Endurecedores - necessrios no controle do grau de polimetrizao da resina; consiste numa transformao qumica que aumenta o peso molecular do plstico. 7. Estabilizadores - So elementos que impedem deteriorao, mudana de cor e conservam a mistura plstica at o momento da sua moldao. Os Termoplsticos, quando aquecidos, comeam a amolecer a partir de cerca de 60C, podendo ento ser moldado sem qualquer alterao de sua estrutura qumica (acrlicos, celulsicos, fluorcarbonos, nylon, polietilenos, poliestirenos, polivinils, protenicos e naturais como shellac, asfalto, copal. Como aplicaes temos: Policarbonato (PC) : Cds, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de avies, coberturas translcidas, divisrias, vitrines, etc. Poliuretano (PU): Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automveis, em mveis, isolamento trmico em roupas impermeveis, isolamento em refrigeradores industriais e domsticos, polias e correias. Policloreto de vinila ou cloreto de polivinila (PVC): Telhas translcidas, portas sanfonadas, divisrias, persianas, perfis, tubos e conexes para gua, esgoto e ventilao, esquadrias, molduras para teto e parede. Poliestireno (PS): Grades de ar condicionado, gaitas de barcos (imitao de vidro), peas de mquinas e de automveis, fabricao de gavetas de geladeira, brinquedos, isolante trmico, matria prima do isopor. Polipropileno (PP): brinquedos, recipientes para alimentos, remdios, produtos qumicos, carcaas para eletrodomsticos, fibras, sacarias (rfia), filmes orientados, tubos para cargas de canetas esferogrficas, carpetes, seringas de injeco, material hospitalar esterilizvel, autopeas (pra-choques, pedais, carcaas de baterias, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peas diversas no habitculo), peas para mquinas de lavar. Polietileno Tereftalato (PET): Embalagens de bebidas, refrigerantes, gua mineral, alimentos, produtos de limpeza, condimentos, tecidos, fios, sacarias, vassouras.
Pgina 14 de 16 Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos. Plexiglas: conhecido como vidro plstico. Os termoendurecveis, sofrem alterao qumica da sua estrutura quando moldados e no podem ser amolecidos novamente pelo calor para uma operao de reforma. As temperaturas de moldagem so mais altas que as dos termoplsticos. Acabado resiste a temperaturas muito mais altas, sem deformao (Alkyds, epoxides, furan, inorgnicos, melaminos, fenlicos, poliesters, silicones e formaldedos de uria). Aplicaes: Baquelite: tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalogrficas. Polister: carroarias, caixas d'gua, piscinas, na forma de plstico reforado (fiberglass). Borracha (Elastmero), com propriedades elsticas, obtidas por reticulao. Suporta grandes deformaes antes de entrar em ruptura. Por muito tempo a nica borracha conhecida era a natural (NR), ltex coagulado de vrias plantas, como a seringueira, a gomaelstica, o caucho e sem 1909 o qumico alemo Fritz Hofmann fez a primeira borracha sinttica. . A maioria dos elastmeros so polmeros orgnicos, so excelentes combustveis. Os elastmeros a base de silicone se distinguem por sua natureza mineral. Um elastmero um material amorfo que possui uma temperatura de transio vtrea (Tg) baixa (normalmente inferior -40C. Os elastmeros so obtidos a partir de polmeros lineares que, temperatura ambiente (bem acima de sua Tg), so lquidos (muito viscosos); as foras coesivas entre as cadeias polimricas so muito baixas, de mesma ordem de grandeza das existentes nos lquidos moleculares volteis e nos gases. Cadeias macromoleculares so normalmente enoveladas, este estado o resultado da liberdade de rotao dos "elos" da cadeia entre si e dos movimentos de agitao trmica desordenada (movimento Browniano) que os afectam de forma permanente; uma cadeia pode ter diferentes conformaes" que sucedem de uma forma aleatria; o estado enrolado de uma corrente s pode ser descrito de uma forma estatstica. Para limitar o deslizamento entre as cadeias do polmero lquido, uma leve reticulao cria "ns de ancoragem" conferindo uma estrutura tridimensional. Os "segmentos da cadeia" entre dois ns se encontram "dobrados". Se uma fora de traco exercida sobre a estrutura, os seguimento se estendem e a distncia entre os dois ns cresce consideravelmente ; o material bastante "deformvel". Natural (NR): extrado de plantas tropicais, possui excelente elasticidade, flexibilidade e baixa resistncia qumica. Envelhece devido ao ataque pelo oznio, exposio ao sol ou em presena de oxignio. Limites de temperatura: -50C a 90C. Sinttica (SBR): mais comum dos elastmeros, melhor resistncia temperatura, limites 50C a 120C. Recomendado para trabalho em gua, os cidos fracos e lcalis. Nitrilica (NBR): conhecida como Buna-N, possui boa resistncia a leos, gasolina, solventes e hidrocarbonetos. Limites de temperatura: -50C a 120C; Cloroprene (CR): conhecida por Neoprene, possui excelente resistncia aos leos, gasolina, oznio, luz solar e envelhecimento, e baixa permeabilidade aos gases. Limites de temperatura: -50C a 120C. Fluorelastmero (Vitom): excelente resistncia aos cidos fortes, leos, gasolina, solventes clorados e hidrocarbonetos. Limites de temperatura: -40C a 230C. Poliisopreno ou borracha de isopreno: semelhante natural mas mais pura. Aplicaes: pneus, cmaras-de-ar, vedaes, mangueiras de borracha.

Pgina 15 de 16

Paulo Fidalgo

UFCD: Materiais ferrosos, no ferros e no metlicos.

Concluso
Actualmente, as principais marcas competem para oferecer ao consumidor a unio de materiais que se revela mais eficaz na conquista do objectivo desejado. Nascem ento diferentes estruturas de acordo com a marca e modelos em questo. Os processos, mecanismos e tratamentos que so necessrios para se obter um tipo de material, com o custo e recursos que isso implica, tambm so um factor importante. Se vantajoso em relao ao tipo de comportamento que vai desempenhar, comparado com outros materiais destinados para a mesma funo. Na componente automvel os fabricantes recorrem a materiais como aos mais leves para reduzir a sua massa e de grande rigidez que confere alta resistncia traco. So aos com elevado contedo de Magnsio e Boro. Estampados a frio e submetidos posteriormente a um tratamento trmico no qual se aplica um revestimento de Alumnio e Silcio para aumentar a sua resistncia corroso. Desta forma consegue-se um elemento estrutural leve, com rigidez. Fibras e sintticos tm vindo a substituir os metais mais pesados, nomeadamente na carroaria. Com custos mais reduzidos, fceis de trabalhar, reduzem o peso na poupana de consumo e menos perigosos em caso de colises rodovirias, amortecendo no impacto. Tem-se vindo a aperfeioar e a desenvolver componentes com custos mais reduzidos, mais leves e menos corrosivos, sem comprometer a resistncia e deformao. No existe um material perfeito mas mais adequado para as diferentes situaes e partes do veculo.

Pgina 16 de 16

Paulo Fidalgo

You might also like