You are on page 1of 12

1 Resumo lei 8112

Resumo direito administrativo- lei 8112

AGENTES PBLICOS

AGENTES POLTICOS

AGENTES EM DELEGAO

SERVIDORES PBLICOS servidores estatutrios, empregados pblicos e temporrios.

Compem os altos escales do governo (inclui os magistrados), com caractersticas, prerrogativas e privilgios prprios.

Particulares que executam atividade pblica, servio ou obra pblica, por delegao do Estado.

Todos os que prestam servios ao Estado, incluindo a Administrao Pblica Indireta, tendo vnculo empregatcio e pagos pelos cofres pblicos

A LEI N 8.112/90 E A REFORMA ADMINISTRATIVA DA EC N 19/98

Art. 39 caput com redao dada pela EC n.19:

A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro conselho de poltica de administrao e remunerao de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.(eficcia suspensa1)
Com a suspenso da eficcia a redao vigente : A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro, no mbito de sua competncia, regime jurdico nico e planos de carreira para servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas.

No cabe contratao pelo regime da CLT, no mbito federal.

STF em liminar parcialmente concedida em 2007 suspende a eficcia do caput deste artigo. Com a deciso, volta a vigorar a redao antiga.

2 Resumo lei 8112 CARGO o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. criado por lei, com denominao prpria e vencimento pago pelos cofres pblicos, para provimento em carter efetivo ou em comisso. Funcionrio (estatutrio) titular de um cargo.

EMPREGO

um conjunto de atribuies, mas que se diferencia exclusivamente pelo Vnculo que une seus titulares ao Estado. Empregado (celetista) titular de um emprego.

FUNO

uma atribuio especfica, dada pelo Poder Pblico a um agente. Ou seja, o acrscimo de algumas atribuies quelas j destinadas ao agente, no que concerne chefia, direo ou assessoramento. Assim, exige-se que, para exerc-la, j seja concursado. Em contrapartida, h acrscimo na remunerao. Existe tambm a funo exercida por servidores contratados temporariamente com base no art. 37, IX (urgncia).

INCONSTITUCIONAL a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at 3 grau, inclusive da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou ainda de funo gratificada da administrao pblica direta, indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas (STF smula vinculante n 13).

no.

Ateno para no confundir: funes de confiana servidores ocupantes de cargo efetivo; cargos em comisso (=cargo em confiana) servidores de carreira ou
CONCURSO PBLICO PROVAS PROVAS E TTULOS
VALIDADE DE AT 2 ANOS, PRORROGVEL POR IGUAL PERODO. SE APROVADO TEM EXPECTATIVA DE DIREITO

EM 16/09/2008, A 1 TURMA DO STF CONCLUIU QUE H DIREITO SUBJETIVO NOMEAO DENTRO DO NMERO DE VAGAS. ENTENDEU-SE
QUE, SE O ESTADO ANUNCIA EM EDITAL DE CONCURSO PBLICO A EXISTNCIA DE VAGAS, ELE SE OBRIGA AO SEU PROVIMENTO, SE HOUVER CANDIDATO APROVADO.

3 Resumo lei 8112

Formas de provimento
PROVIMENTO Ato administrativo pelo qual se preenche o cargo vago, ou seja, a atribuio desse conjunto de competncias a algum. A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse (art. 7) Provimento sem concurso pblico

Originrio Vnculo inicial do servidor (nomeao)

DERIVADO H um vnculo prvio entre quem est sendo investido em novo cargo e a Administrao Pblica.

Provimento
PROVIMENTOS

EFETIVO

VITALCIO

EM COMISSO

Cargo de provimento efetivo

Preenchido via concurso pblico e que garante ao nomeado estabilidade aps 3 anos de efetivo exerccio. O servidor pblico estvel s perder o cargo: I em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II por processo administrativo com ampla defesa; III por avaliao peridica de desempenho, na forma de LC, com ampla defesa; IV por excesso de despesas com pessoal ativo e inativo. ESTABILIDADE EFETIVIDADE

Cargo de provimento vitalcio Tambm gera direito estabilidade. Principais diferenas entre efetivo e vitalcio: I a CF estabelece os cargos que devem assim ser providos, lei no pode ampliar esse rol, II a aquisio da vitaliciedade d-se, na primeira instncia, aps 02 (dois) anos de exerccio; III a perda do cargo s se dar por sentena judicial transitada em julgado. Titulares dos cargos com essa prerrogativa: -Membros da Magistratura; -Membros do Ministrio Pblico; -Membros do Tribunal de Contas.

4 Resumo lei 8112

Cargos em comisso
- So os de livre nomeao e exonerao, no necessitam de concurso pblico e no oferecem qualquer garantia de permanncia ao seu titular, posto que transitrios. - Apesar de ser livre a nomeao, a lei pode estabelecer certas regras, o que no desvirtua essa caracterstica do cargo. - A exonerao no precisa ser motivada, sendo ato puramente discricionrio da autoridade competente para nomear; diz-se, por isso, que a exonerao ad nutum.

A inconstitucionalidade da ascenso e da transferncia


INCONSTITUCIONAL Provimento sem concurso pblico

ASCENO Passagem de uma carreira para outra. Ex: Agente da PF, com o passar do tempo se tornar Delegado.

TRANSFERNCIA Passagem de um cargo para outro dentro do mesmo poder.

Nomeao o o a nica forma de provimento originrio (sem vnculo)! Sem elevao profissional (horizontal).

Aproveitamento o o o o o derivado (com vnculo) e horizontal (sem elevao profissional); para retirar os servidores que se encontram em disponibilidade; Enquanto estiver em disponibilidade, recebe proporcional ao tempo de servio (art. 41, 2, CF); O responsvel pelo aproveitamento o rgo central do Sistema de Pessoal Civil (SIPEC). O aproveitamento, ou a disponibilidade no caso de no existir vaga, ocorre em duas situaes constitucionalmente previstas: I extino de cargo ou declarao de sua desnecessidade (art. 41, 3, CF/88); II reingresso do servidor ilegalmente desligado de seu cargo, quando no seja possvel reconduzir o atual ocupante ao cargo antigo ou aproveit-lo em outro cargo (art. 41, 2, CF/88).

Promoo o o o o nico provimento vertical (com elevao profissional); derivado (com vnculo); um aumento na complexidade do cargo que ocorrer mediante tempo de servio ou por merecimento;

5 Resumo lei 8112

Movimentao de classe: AI, AII, AIII, BI De AI at AIII propenso funcional De AIII para BI Promoo! 4. Readaptao o o o o o o o derivado (com vnculo) e horizontal (sem elevao profissional); Ocorre quando o servidor sofre uma limitao fsica ou mental que o impede de exercer suas atribuies; A deciso por inspeo mdica oficial; Na ausncia de vaga o servidor torna-se excedente: Excedente: est no trabalho e recebe integral;

5. Reverso derivado (com vnculo) e horizontal (sem elevao profissional); Situao 1: ocorre quando o motivo de invalidez que levou a aposentadoria do servidor tornou-se insubsistente por deciso mdica oficial; Na ausncia de vaga o servidor tornar-se- um excedente; o Situao 2: no interesse da administrao pblica, desde que: O servidor se interesse; Seja estvel; Tenha se aposentado voluntariamente; Exista cargo vago; Solicite a reverso no prazo mximo de 5 anos a contar da sua aposentadoria; No pode ter mais de 70 anos de idade; Cargo comissionado no tem problema com idade. 6. Reintegrao derivado (com vnculo) e horizontal (sem elevao profissional); Ocorre quando o servidor tem sua demisso invalidada pela prpria administrao ou pelo poder judicirio; Tem direito a receber o tempo que esteve fora, mesmo se estiver em outro cargo; Efeito ex tunc retroage. - A irregularidade da demisso pode ser reconhecida pela via judicial ou administrativa. - Se o cargo for extinto o servidor reintegrado ficar em disponibilidade. - Se o cargo tiver sido transformado em outro a reinvestidura ser no cargo resultante da transformao. - Se o cargo estiver provido, e o ocupante for estvel ele poder: - ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao; - ser aproveitado em outro cargo; - ser posto em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio.

7. Reconduo derivado (com vnculo) e horizontal (sem elevao profissional); apenas pra servidor estvel; Situao 1: com a reintegrao (demisso invalidada ) do ocupante do cargo; O que ocupa o cargo ser reconduzido ao cargo anterior; Se no possuir cargo anterior, se for estvel, ser aproveitado. Situao 2: quando o servidor reprova em estgio probatrio; Situao 3: quando o servidor desiste do novo estgio probatrio;

6 Resumo lei 8112

POSSE a investidura do cargo; Prazo de 30 dias a contar do ato de provimento; O nico provimento que gera posse a nomeao; Se a posse no ocorrer no momento da nomeao ela tornada sem efeito; reduzido a termo (Termo de posse); Depende da aprovao em inspeo mdica oficial; Poder ocorrer por meio de procurao especfica; quando o nomeado se torna servidor pblico; Exigncias / deveres art. 5 da lei 8112/90. EXERCCIO o efetivo desempenho das atribuies do cargo ou da funo de confiana; Prazo de 15 dias a contar da posse; O servidor decide quando entra em exerccio; Se no entrar em exerccio no prazo legal ser exonerado; o incio da relao jurdica; o incio da contraprestao pecuniria (remunerao); o incio do estgio probatrio (EP). ESTGIO PROBATRIO uma avaliao de desempenho utilizada pela administrao pblica para se certificar da aptido ou no do servidor em relao s atribuies do seu cargo; O servidor ser avaliado no tocante a responsabilidades, assiduidade, produtividade capacidade de iniciativa e disciplina; A cada novo cargo, novo estgio probatrio; Prazo: depende do referencial, da banca examinadora e da sorte! *Para a lei 8112/90: 24 meses * Para a AGU: 3 anos * Para a Jurisprudncia: 36 meses Observao: 3 anos no igual a 36 meses, pois para o servidor 1 ms equivale a 30 dias. Se tiver dvidas, lembre-se do ano bissexto, em que se trabalha 1 dia a mais! Quatro meses antes do trmino do EP ocorre a sua homologao sem prejuzo da continuidade da avaliao. No final do EP o servidor ser aprovado ou reprovado. Neste ultimo caso, o servidor ser exonerado ou se estvel reconduzido. ESTABILIDADE Art. 41 da CF/88; Adquiri-se a estabilidade aps 3 anos de efetivo exerccio; Vacncia Art. 33, CF: Causas: Falecimento, aposentadoria, exonerao, demisso, posse em outro cargo inacumulvel, promoo e readaptao.

7 Resumo lei 8112

Os dois provimentos que tambm so vacncia so: promoo e readaptao.

Exonerao No penalidade! o pedido de sada. Pode ser dada a pedido ou de oficio. A pedido por cargo efetivo ou por cargo comissionado. De oficio se: - No entrar em exerccio no prazo legal; - Se reprovar em EP; - Do cargo comissionado > Por excesso de gastos com o pessoal (Art. 169, 3, 4, 5 CF); REMOO E REDISTRIBUIO
No so provimentos! So deslocamentos!

A remoo (art. 36, lei 8112/90) quando o servidor muda de municpio ou de sede, podendo ser a pedido, de oficio, de pedido e independente da vontade da administrao. Exemplo: unio estvel, companheiro vai removido de oficio e voc tem o direito de ir junto (art. 241). A redistribuio o desligamento do cargo, provido ou no, sempre de oficio e no mbito do mesmo poder. Ocorre nas seguintes situaes: criao, extino e reorganizao dos rgos e entidades da administrao pblica.

Remoo Deslocamento do servidor (de ofcio ou a pedido) No mesmo quadro

Redistribuio Deslocamento do cargo (sempre de oficio) No mesmo poder

Substituio
Art. 38. Os servidores investidos em cargo ou funo de direo ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial tero substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omisso, previamente designados pelo dirigente mximo do rgo ou entidade. 1o O substituto assumir automtica e cumulativamente, sem prejuzo do cargo que ocupa, o exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia e os de Natureza Especial, nos afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares do titular e na vacncia do cargo, hipteses em que dever optar pela remunerao de um deles durante o respectivo perodo. 2o O substituto far jus retribuio pelo exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia ou de cargo de Natureza Especial, nos casos dos afastamentos ou impedimentos legais do titular, superiores a trinta dias consecutivos, paga na

8 Resumo lei 8112 proporo dos dias referido perodo. titulares de assessoria de efetiva substituio, que excederem o

Art. 39. O disposto no artigo anterior aplica-se aos unidades administrativas organizadas em nvel de

Regime disciplinar deveres do servidor:


I - exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; II - ser leal s instituies a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares; IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; V - atender com presteza: a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; c) s requisies para a defesa da Fazenda Pblica; VI - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; VII - zelar pela economia do material e a conservao do patrimnio pblico; VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartio; IX - manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; X - ser assduo e pontual ao servio; XI - tratar com urbanidade as pessoas; XII - representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder.

PROIBIES- art 117 da 8112


I - ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; II - retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio; III - recusar f a documentos pblicos; IV - opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; V - promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio; VI - cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuio que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associao profissional ou sindical, ou a partido poltico;

9 Resumo lei 8112 VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, Cnjuge, Companheiro ou Parente at o 2 grau civil (CCP2); IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem , em detrimento da dignidade da funo pblica; X - participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio ; XI - atuar, como procurador ou intermedirio , junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de Parentes at o 2 grau, e de Cnjuge ou Companheiro (CCP2); XII - receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XIII - aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas; XV - proceder de forma desidiosa; XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares; XVII - cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias. XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho. XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.
2

Acumulao de cargos Ressalvados os casos previstos na CF, vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos. Alm disso, essa proibio estende-se a Cargos, Empregos e Funes (CEF) em autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista (A/FP/EP/SEM) da Unio, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territrios e dos Municpios (U/E/DF/T/M)
CF - ART. 37, XVI: vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios: a) a de dois cargos de professor; b) a de cientfico; um cargo de professor com outro, tcnico ou

c) a de dois cargos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas

Em regra, a percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade considerada acumulao proibida. No o ser, porm, quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade.
2

de dinheiro a juros exorbitantes, agiotagem, extorso

10 Resumo lei 8112

O servidor no poder ser remunerado pela participao em rgo de deliberao coletiva, nem poder exercer mais de um cargo em comisso. Todavia, essa ltima regra no se aplica quando o servidor ocupante de cargo em comisso nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do primeiro cargo em comisso.

Regra: o cargo em comisso no pode ser acumulado quando o servidor licitamente j acumula dois cargos efetivos. Assim, o servidor dever se afastar desses dois cargos, a menos que haja comprovada compatibilidade de horrio e local com um deles.

IMPORTANTE:

STF:O fato de os autores estarem em gozo de licena sem vencimentos no descaracteriza a acumulao ilegal de cargos (...).

DAS RESPONSABILIDADES O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies (art. 121). Isto significa que um nico ato cometido por servidor pode exercer influncia nas esferas administrativa, penal e civil, simultaneamente. Nesse sentido, as sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si (art. 125). Todavia, a responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria.
A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo , que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros (art. 122). Na ocorrncia de dano causado a terceiros, o servidor responder perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva (art. 122, 2). A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida (art. 122, 3).

So penalidades disciplinares Advertncia; Suspenso; Demisso; Cassao de aposentadoria ou disponibilidade; Destituio de cargo em comisso; e Destituio de funo comissionada.

Multa no penalidade disciplinar.


Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punvel com a demisso.

11 Resumo lei 8112

Aplicao das penalidades As penas sero aplicadas: Pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da Repblica, quando se tratar de demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade de servidor vinculado ao respectivo Poder, rgo, ou entidade; Pelas autoridades administrativas de hierarquia imediatamente inferior quelas mencionadas no item anterior, quando se tratar de suspenso superior a 30 dias; Pelo chefe da reparti : advertncia ou de suspenso de at 30 dias; Pela autoridade que houver feito a nomeao: destituio de cargo em comisso. Neste ponto, cabe-me destacar que o Presidente da Repblica, mediante Decreto n 3.035/99, delegou aos Ministros de Estado a competncia para julgar processos com penas capitais. Tal delegao no se aplica s hipteses de demisso de titulares de autarquias e fundaes pblicas e aos ocupantes de cargo de natureza especial. Com efeito, ainda compete ao Presidente da Repblica a demisso dessas autoridades. Aspectos considerados na aplicao das penalidades:

Gravidade Agravantes Natureza Atenuantes Danos Antecedentes


A advertncia ser aplicada por escrito, nos casos de inobservncia de dever funcional previsto em lei, regulamentao ou norma interna que no justifique imposio de penalidade mais grave, bem como nos casos de violao das proibies (vide art.129 lei 8112). A suspenso, que no poder exceder de 90 dias, ser aplicada nos casos previstos no art. 130. Quando houver convenincia para o servio, a penalidade de suspenso poder (competncia discricionria) ser convertida em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio (art. 130, 2). As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados, aps o decurso de 3 e 5 anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. A demisso ser aplicada nos casos previstos no art. 132:

IMPORTANTE:
Demisso ou a destituio de cargo em comisso, implica a indisponibilidade dos bens e o

ressarcimento ao errio (art.136):


Improbidade administrativa;
Aplicao irregular de dinheiros pblicos; Leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; Corrupo. Demisso ou a destituio de cargo em comisso incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de 5 anos (art. 137):

12 Resumo lei 8112

Valimento do cargo;
Atuao como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro. Nos seguintes casos, a demisso ou a destituio de cargo em comisso impede o retorno ao

servio pblico federal do servidor (art. 137, pargrafo nico):


Crime contra a administrao pblica;
Improbidade administrativa; Aplicao irregular de dinheiros pblicos; Leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; Corrupo. Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos empregos ou funes pblicas, a autoridade que tiver cincia da irregularidade notificar o servidor, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar a opo no prazo improrrogvel de 10 dias, contados da data da cincia. Na hiptese de omisso de servidor, a autoridade adotar procedimento sumrio para a sua apurao e regularizao imediata. Nesse caso, o processo administrativo disciplinar instaurado com o fito de apurar a acumulao ilegal, chamado de rito sumrio, se desenvolver nas seguintes fases (art. 133): Instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso, a ser composta por 2 servidores estveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgresso objeto da apurao; Instruo sumria, que compreende indiciao, defesa e relatrio; Julgamento O prazo para a concluso do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumrio no exceder 30 dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por at 15 dias, quando as circunstncias o exigirem (art. 133,7). Prazo de prescrio das penas 5 anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso (= penas capitais); 2 anos, quanto suspenso; 180 dias, quanto advertncia.

You might also like