You are on page 1of 10

ESEP - 2012

UNIDADE CURRICULAR DE PATOLOGIA I


Introduo ao currculo

ESEP - 2012 Preambulo

Pathology is physiology with obstacles. Rudolf Virchow (1821-1902)

Desde a idade mdia que sbios mdicos e outros prestadores de cuidados de sade reconheceram a doena, num sentido real, como uma perturbao da fisiologia. Algum fenmeno, seja uma mutao gentica ou a ao de um microrganismo (ou outro fator ambiental), despoleta a entidade nosolgica e o corpo humano reage com respostas moleculares, celulares e sistmicas que se manifestam como sintomas e sinais da doena. Apenas a partir do conhecimento da estrutura e funo normais do organismo humano, e dos desvios ao funcionamento fisiolgico, surgiu a capacidade de compreender a doena e estabelecer um plano de tratamento racional. A relao entre a doena e a fisiologia normal uma via de dois sentidos. As doenas podem ser entendidas como experincias da natureza que revelam mecanismos fisiolgicos desconhecidos ou pouco valorizados. A investigao das doenas, do modelo animal ao indivduo, tem permitido o avano no conhecimento biomdico fundamental. Torna-se assim importante que os estudantes compreendam a estrutura e funo normais e apliquem tal conhecimento na interpretao da doena.

A Fisiopatologia (FP) (do grego physis [natureza, natural] + pathos [doena] + logos [cincia]) a cincia que se dedica ao estudo das manifestaes biolgicas e fsicas da doena na sua correlao com anomalias ou perturbaes fisiolgicas subjacentes. A FP estuda as disfunes que resultam da doena ou que causam a doena. Dito de outra forma, a FP estuda os mecanismos da doena humana. No se deve confundir Fisiopatologia com Patologia que pode encerrar dois conceitos diferentes: a Patologia Clnica (estudo dos procedimentos bioqumicos e biolgicos realizados nos produtos biolgicos) e a Anatomia Patolgica (estudo das alteraes macro e microscpicas ocorridas nas clulas e tecidos). Ou seja, a fisiopatologia no sinnimo do estudo da morfologia dos tecidos doentes mas consiste na compreenso de como surge e se desenvolve a doena, desde os nveis elementares da clula at s alteraes dos rgos e sistemas. O estudo de fisiopatologia pressupe a aplicao dos conhecimentos adquiridos nas

ESEP - 2012 cincias bsicas como sejam a Biologia, Bioqumica, Biofsica, Imunologia, Fisiologia, Gentica, ou Anatomia.

A FP uma disciplina em contnua evoluo dado que novos mtodos cientficos contribuem para uma maior compreenso acerca da doena. A histria da FP no ocidente remonta aos primeiros povos que atribuam a doena a influncias sobrenaturais., at altura da teoria do animismo (Pitgoras; Plato, sc. V-VI a.C.). Com Hipcrates (sc. IV a.C.), considerado o primeiro patologista, nasce o primeiro tratado de patologia (Corpus Hipocraticus), impondo uma abordagem mais cientfica da sade-doena. Com Galeno (sc II d.C.) comea-se a relacionar estrutura anatmica e funo, a partir da disseco anatmica. Giovanni Morgagni (sc. XVII) contribuiu com melhores descries dos rgos doentes e das suas causas. As investigaes de Leonardo da Vinci potenciaram os conhecimentos anatmicos e fisiolgicos, da funo cardiovascular viso. Sydhenham (sc. VII) estabelece o conceito de espcie mrbida: formas tpicas e constantes de adoecer, com base na observao clnica de muitos casos semelhantes. A teoria celular, para a qual contribuiu Theodor Schwann (sx XIX), revolucionou a medicina com a descoberta da unidade celular. Com o patologista celular Rudolf Virchow (1821-1902) correlaciona-se a doutrina celular com a anatomia patolgica. No sculo XX, nasce uma nova cincia, a biologia molecular, e inicia-se a era do ADN, a molcula da vida. Apesar dos enormes avanos cientficos, o objetivo fundamental da Fisiopatologia no se modificou: identificar e compreender as causas da doena, o que abre o caminho para a sua preveno e para a sua resoluo.

A misso ltima desta unidade curricular dotar os estudantes de enfermagem de uma nova linguagem alicerada na Fisiopatologia e de um pensamento racional fundamentado no conhecimento biomdico contemporneo, sobre o fenmeno da doena, numa ponte conceptual de introduo para a enfermagem assistencial. Tal competncia, acreditamos, permitir aos futuros enfermeiros um melhor exerccio da sua atividade de enfermagem, com maior capacidade de integrao racional dos diferentes dados clnicos, sustentao cientfica das suas mltiplas decises quotidianas, bem como uma melhor comunicao com os diferentes profissionais de sade e com os doentes a seu cargo. Adicionalmente, a compreenso da fisiopatologia geral lanar as bases para aqueles que pretendam associar sua atividade assistencial uma dimenso de investigao cientfica biomdica onde h ainda muito por fazer.

ESEP - 2012 Se tais objetivos forem alcanados, acreditamos estar a contribuir para um renovao da Enfermagem no sculo XXI e uma formao de Enfermeiros de excelncia luz dos avanos cientficos dos ltimos 50 anos. Citando a Professora Esther Chang (Diretora de Investigao na escola de Enfermagem da Universidade de Sydney): one of the most challenging aspects of undergraduate nursing courses for students is the development of knowledge and understanding of pathophysiology, and the ability to apply this knowledge in practice. Sound nursing practice is based on careful clinical judgment. The capacity to engage in sound clinical judgement develops with experience, as long as this is supported by good skills in the application of relevant theory. Students need to master the theory in order to be able to apply it.

O programa de ensino da Patologia I para o ano letivo de 2012/2013 foi alvo de uma ampla reviso. Procurou-se atualizar os temas clssicos de acordo com novos conhecimentos e tendo em conta a maior prevalncia de certas doenas no nosso pas (ex: acidente vascular cerebral; hipertenso arterial, tuberculose, etc.). A abordagem das lies tericas seguir em geral uma estrutura pedaggica que incluir: epidemiologia da doena; estrutura e funo normais; patofisiologia da doena; manifestaes clnicas; investigao laboratorial; princpios teraputicos; ilustraes clnicas. Os contedos de ensino nas aulas tericas sero apresentados sempre que possvel com contextualizao com o mundo real, atravs do recurso a cenrios clnicos (da semiologia teraputica) para alm da indispensvel abordagem da fisiopatologia clssica. Adicionalmente ser utilizada pela primeira vez a plataforma Moodle, onde se apresentaro casos clnicos em modelo de problema-based learning com o objetivo de estimular a integrao dos conhecimentos tericos com o mundo real e uma maior valorizao cognitiva e emocional dos contedos pelos prprios estudantes. Sero trabalhos pelos estudantes 5 casos clnicos (cerca de 1 por ms), que ficaro designados como COW (do acrnimo do ingls Case Of the Week), opo de rtulo a que no indiferente o sentido humorstico da palavra. Para alm dos COWs, podero ser fornecidas 5 questes tericas por cada bloco terico semelhantes s questes dos testes e exames finais para que o estudante se prepare melhor para a avaliao final, de ora em diante designadas como check-point questions (CPQs), i.e., questes de verificao de conhecimentos aprendidos, conforme se d conta na figura 1. Do ponto de vista formativo, o foco do estudante no dever ser o teste final (ainda que o peso avaliativo deste seja superior avaliao contnua), mas o estudo contnuo e o acompanhamento das aulas, procurando interagir e colocar questes pertinentes, no sentido 4

ESEP - 2012 verdadeiramente universitrio de aquisio de saber. Desde modo, o teste final vir como um passo obrigatrio natural, para o qual esperamos que o aluno, bem preparado, no sofra um stress considerado patolgico A equipa docente procurar nas aulas tericas comunicar as principais mensagens de aprendizagem para cada tema, num sentido de orientao do estudo individual, com a devida transmisso da sua experincia clnica. Os exerccios expostos via Moodle procuraro estimular a reflexo crtica e contribuir para uma aplicao dos conhecimentos tericos em situaes clnicas prximas do real.

De lembrar ao Estudante a necessidade de um comportamento acadmico profissional e, de acordo com o Modelo de Bolonha, da sua elevada responsabilidade de estudo individual autocentrado e exploratrio, no sentido do saber e do enriquecimento pessoal. Esperamos que o Estudante de enfermagem percecione a importncia e utilidade prtica deste curso e que se recorde de que uma excelente teoria sustenta uma excelente prtica e tem implicaes para a segurana e qualidade dos cuidados de sade prestados aos doentes1.

Fisiopatologia geral Sesses tericas Fisiopatologia Sesses Moodle COW clinical case of the week Fisiopatologia sistmica

CPQs checkpoint questions

Fig. 1. Organigrama de ensino da Unidade Curricular de Patologia (Fisiopatologia).

E. Chang, in Applied pathophysiology to nursing practice. 2006. Sydney, Elsevier.

ESEP - 2012

Programa curricular
O programa da Patologia I dividido em Fisiopatologia Geral e Fisiopatologia sistmica e da maturao (envelhecimento).

Contedos programticos

Fisiopatologia geral (NC)

Introduo Fisiopatologia da Doena Bases para o conhecimento da doena. Fisiopatologia da leso celular. Fisiopatologia laboratorial Exames complementares de diagnstico (ECD). A doena e suas causas (agentes mecnicos; alteraes da regulao trmica; radiaes e eletricidade; agentes qumicos; agentes vivos; alergnios ambientais; fisiopatologia e gentica). Mecanismos de resposta do hospedeiro agresso (resposta inflamatria; sndrome febril; fisiopatologia do edema; fisiopatologia dos fluidos dos compartimentos corporais; fisiopatologia da dor; fisiopatologia do stress, fisiopatologia oncolgica). Casos clnicos. Glossrio.

Fisiopatologia sistmica e da senescncia

Fisiopatologia do aparelho circulatrio (MVS) Isquemia. Trombose. Embolia. Sistema vascular e linftico. Regulao neurohumoral do sistema cardiovascular. Fatores de risco cardiovascular. Fisiopatologia de distrbios cardiovasculares selecionados: Aterosclerose. Hipertenso Arterial. Arritmias (bradicardia; taquicardia); Insuficincia cardaca; Edema cardaco; Doena coronria: angina estvel, sndromes coronrios agudos (angina instvel, Enfarte Agudo do Miocrdio). Edema agudo do pulmo. Choque (hipovolmico; distributivo; cardiognico; obstrutivo). Doena cardaca valvular (estenose artica; Insufincia artica; estenose mitral; insuficincia mitral). Doena pericrdica (pericardite; derrame pericrdico e tamponamento). Cardiomiopatias. Endocardite. Exames complementares de diagnsticos correlacionados: marcadores sricos; eletrocardiograma. Prova de esforo; Ecocardiograma; radiografia torcica; TAC; RMN). Casos clnicos. Glossrio.

ESEP - 2012 Fisiopatologia do aparelho respiratrio (NC) Estrutura e funo respiratria. Controlo respiratrio. Ventilao vs perfuso . Difuso. Circulao. Funes metablicas, surfactante. Mecanismos de defesa mecnicos e imunoinflamatrios. Insuficincia respiratria (hipoxia; hipercapnia; acidemia respiratria). Fisiopatologia de doenas pulmonares selecionadas: doena pulmonar obstrutiva (asma; doena pulmonar crnica obstrutiva bronquite crnica e enfisema). Bronquiectasias. Abcesso pulmonar. Doena pulmonar restritiva (fibrose pulmonar idioptica). Doenas do interstcio pulmonar (pneumoconioses; sarcoidose). Derrame pleural. Empiema. Edema pulmonar. Embolismo pulmonar. Hipertenso pulmonar. Sndrome de apneia do sono. Tabagismo. Exposio ocupacional. ECDs: radiografia torcica; provas de funo respiratria; oximetria de pulso; gasimetria arterial. Casos clnicos. Glossrio.

Fisiopatologia do aparelho digestivo (MVS) Principais manifestaes clnicas (disfagia; regurgitao; pirose; dor esofgica; odinofagia; Nuseas; Vmitos; Hemorragia digestiva alta e baixa (hematmese, melena, hematoquzia). Hemorragia oculta. Hemorragia obscura. Diarreia. Obstipao. Mal absoro e mal digesto. Ascite. Dor biliar. Distrbios gastrointestinais selecionados: a) Patologia esofgica (disfagia; acalsia; espasmo esofgico difuso; esfago de Barret; esofagite pptica; hrnia de hiato). B) Patologia gstrica (doena pptica lcera gstrica; gastrite atrfica crnica; lcera duodenal; gastroparesia; doena de refluxo

gastroesofgico; dispepsia; lcera; gastrite; H. pylori). Patologia pancretica (pancreatite); c) Patologia hepatobiliar (colelitase; colecistite; insuficincia heptica; hepatite aguda vrica e txica; hepatite crnica; cirrose heptica e estigmas de cirrose; hipertenso portal; varizes esofgicas; coagulopatia; esplenomegalia e hiperesplenismo; sndrome

hepatorrenal; hipoalbuminemia e edema; encefalopatia heptica; colangite; d) Patologia intestinal (diarreia; leo e obstruo intestinal; distenso abdominal; doena inflamatria intestinal D. Crohn e colite ulcerativa; doena diverticular diverticulose; diverticulite; sndrome do intestino irritvel). e) Distrbios de motilidade e distrbios de secreo; manifestaes gastrointestinais de doena sistmica. Pancreatite aguda e crnica. Principais ECDs. Casos clnicos. Glossrio.

Fisiopatologia do sistema nervoso (NC) Neuroanatomia funcional. Audio e equilbrio. Alteraes da conscincia. Distrbios patolgicos selecionados: Apoplexia cerebral acidente vascular isqumico e 7

ESEP - 2012 hemorrgico; Hemorragia intracraneana; Epilepsia; doena do motoneurnio superior; D. Parkinson; Miastenia gravis; D. Alzheimer; Demncia; Esclerose mltipla. Principais ECDs. Casos clnicos. Glossrio.

Fisiopatologia do sistema imunolgico e doenas reumatolgicas (NC) Imunidade inata e adaptativa. Imunogneos. Resposta imune humoral e celular. Resposta imune de hipersensibilidade (tipo I, II, III e IV).Distrbios imunolgicos selecionados: rinite alrgica; imunodeficincias primrias; defeitos precoces da maturao celular; defeitos enzimticos; defeitos da resposta de proliferao e diferenciao; defeitos da resposta de citocinas; SIDA; Lupus eritematose sistmico; Artrite reumatoide; S. Sjogren; Vasculites). Gota. Esclerodermia e Sndrome CREST. Miosites inflamatrias. Polimiosites.

Dermatomiosites. Espondiloartropatias: espondilite anquilosante. Artrite psoritica. Osteoporose. Artroses. Fibromialgia. Sndromes somticos funcionais. Principais ECDs. Casos clnicos. Glossrio. Fisiopatologia renal (MVS)Introduo patologia nefrolgica. Disria, polaquiria, hematria, proteinria, edemas. Doenas glomerulares: Sndrome Nefrtico, sndromenefrtico, glomerulonefrites. Doenas tbulo-intersticiais: necrose tubular aguda. Insuficincia renal aguda (pr-renal; renal; psrenal; insuficincia renal crnica: glomerulonefrite; pielonefrite; doena renal poliquistica; diabetes; hipertenso; uropatia obstrutiva; nefrolitase). Infees urinrias: cistites, pielonefrites, prostatites. Principais ECDs. Casos clnicos. Glossrio.

Fisiopatologia do Aparelho Reprodutor Masculino (MVS) Infertilidade. Varicoceles. Torso testicular. Hiperplasia prosttica benigna.

Hipogonadismo. Principais ECDs. Casos clnicos. Glossrio.

Fisiopatologia do sistema endcrino e metabolismo (NC) Disfunes endcrinas. Doenas endcrinas, nutricionais, metablicas. Dislipidemia. Obesidade. Patologia do Hipotlamo e da Hipfise: adenoma da hipfise; apoplexia hipofisria. Patologia da Tiroide: hipertiroidismo doena de Graves; hipotiroidismo: Tiroidite de Hashimoto. Bcio. Ndulo tiroideu. Patologia das Paratiroides: hper e hipoparatiroidismo. Patologia das glndulas suprarrenais: insuficincia suprarrenal; Doena de Addison. Sndrome e doena de Cushing. Feocromocitoma. Incidentaloma. 8

ESEP - 2012 Insuficincia adrenocortical (primria; secundria). Hiperaldosteronismo primrio e secundrio. Hipoaldosteronismo. Patologia do pncreas endcrino: Diabetes mellitus tipo 1, tipo 2, iatrognica, gestacional. Complicaes da diabetes agudas (cetoacidose e coma hiperosmolar) e crnicas (retinopatia, nefropatia; doena coronria; doena

cerebrovascular; doena vascular perifrica; polineuropatia perifrica simtrica; neuropatia autonmica; mononeuropatia; p diabtico; infees. Insulinoma. Principais ECDs. Casos clnicos. Glossrio.

Fisiopatologia do sangue e hemstase (MVS) Elementos formados do sangue. Coagulao. Introduo s doenas hematolgicas. Hematopoiese, medula ssea, gnglios linfticos e bao. Anemia (por deficit de ferro; perniciosa; hemoltica). Hemoglobinopatias. Distrbios de clulas brancas: neutropenia; linfoma; leucemia. Trombocitopenia idioptica e imunolgica. Distrbios da coagulao: estados de hipercoagulao. Principais ECDs (estudos analticos; esfregao sanguneo; mielograma, bipsia da medula ssea e de gnglios linfticos). Casos clnicos. Glossrio.

Fisiopatologia das doenas da pele (MVS) Tipos de leses cutneas. Doena cutnea inflamatria (dermatites; vasculites; foliculites; paniculites). Psorase. Eritema multiforme. Lquen planus. Penfigo bulhoso. Vasculite leucocitoclstica. Dermatite alrgica de contacto. Eritema nodoso. Acne. Micoses. Principais ECDs. Casos clnicos. Glossrio.

Fisiopatologia das doenas infecciosas (MVS) Endocardite infeciosa. Meningite. Infees respiratrias do trato superior: sinusite, amigdalite, faringite. Pneumonia da comunidade e associada aos cuidados de sade. Spsis e choque sptico. Diarreia infeciosa. Tuberculose. Vrus da imunodeficincia humana. Infees sexualmente transmissveis: sfilis; gonorreia. Doenas tropicais: malria; hepatite A; febre-amarela. Sndrome anti-IFN. Principais ECDs. Casos clnicos. Glossrio.

Fisiopatologia do envelhecimento (NC)

ESEP - 2012 Idade cronolgica. Idade biolgica. Teorias do envelhecimento. Gerontologia. Alteraes associadas ao envelhecimento (celulares; de rgos e sistemas). Repercusses funcionais do envelhecimento no indivduo. Capacidade de adaptao (funcionalidade). Diversidade no envelhecimento (habitual; ativo). Interveno no decurso do envelhecimento. Estratgias anti envelhecimento. Casos clnicos. Glossrio.

10

You might also like