You are on page 1of 22

TEORIA DA PRODUO E DOS CUSTOS

Exerccio 1 O departamento de produo da RECICLA estima que o processo de produo de pasta para papel desta empresa seja descrito pela funo de produo: Q = 5,25 K2 L + 4,5 K L2 - L3, onde Q = toneladas de pasta de papel por perodo de tempo; L = unidades de factor trabalho por perodo de tempo e K= unidades de factor capital por perodo de tempo. A dimenso actual da empresa definida por K= 2 unidades. a) Determine a expresso analtica da Produtividade Total (PTL), Produtividade Mdia (PMdL) e Produtividade Marginal (PMgL) do factor varivel. a-1) Proceda sua representao grfica. a-2) Proceda leitura geomtrica da PMdL e da PMgL a partir da curva de PTL, quando se utlizam 4,5 unidades de factor varivel por perodo de tempo. a-3) Para a mesma quantidade de factor varivel, determine graficamente, a partir das curvas de PMdL e PMgL, a PTL. b) Relacione o comportamento das curvas de Produtividade Total, Produtividade Mdia e Produtividade Marginal do factor varivel. c) Examine a sensibilidade do produto total quando, tudo o mais constante, a utilizao do factor varivel passa de 3 para 4,5 unidades de factor varivel por perodo de tempo. d) Estabelea as relaes entre elasticidade do produto total, PMdL e PMgL. e) Explique a partir de que valor de L comea a actuar a lei dos rendimentos decrescentes e como que ela se reflecte sobre o comportamento da Produtividade Total. f) Com a actual dimenso, para que volume de produo que o factor varivel est a ser usado com a mxima eficincia tcnica possvel.

g) Qual a capacidade mxima de produo de pasta para papel que esta empresa possui? Que conclui, nesse caso, quanto eficincia com que se est a utilizar o factor fixo? h) Indique os limites dos estgios de produo (em termos de quantidades de factor varivel e do volume de produo) e explique os critrios que esto na base dessa delimitao, bem como em qual deles se deve a empresa se situar. Determine o comportamento da elasticidade do produto total para cada estgio. i) Determine os valores de L que delimitam a Zona de Eficincia Tcnica e calcule os valores de Q correspondentes. Justifique a sua resposta.

Exerccio 21

Tendo a empresa "Calce aqui Cala melhor" feito uma estimativa da sua funo de produo, determinou a expresso: X = L2 K L3 em que: K e L so factores de produo X o nmero de pares de sapatos produzidos em determinado perodo. Sabendo que a empresa se encontra a produzir na dimenso K= 18: a) Determine a expresso analtica da Produtividade Total (PTL), Produtividade Mdia (PMdL) e Produtividade Marginal (PMgL) do factor L.

b) Represente graficamente as funes mencionadas acompanhado do respectivo estudo (zeros e andamento). c) Faa a leitura geomtrica da PMdL e PMgL a partir do grfico da PTL.

d) Estabelea as relaes entre as funes PTL, PMdL e PMgL. e) A partir de que nvel de utilizao do factor varivel L se comea a verificar a lei das Produtividades Marginais Decrescentes ? Justifique. Explique as razes do decrescimento da PMgL. Qual o volume de produo para o qual mxima a produtividade mdia do factor fixo.

f)

g) Caracterize os estgios de produo e indique em qual deles que o empresrio racional se situar. h) Quais sero as alternativas abertas empresa se a quantidade procurada do produto for, por exemplo, de 75 unidades? i) Defina e calcule a expresso analtica da elasticidade do produto total. Qual o seu significado econmico? Estabelea as relaes entre elasticidade do produto total, PMdL e PMgL. Faa nova leitura dos trs estgios de produo luz da elasticidade do produto total. Ter aderncia realidade esta funo PTL, nomeadamente quanto ao incio da lei das produtividades marginais decrescentes? Exemplifique.

j)

l)

BARBOT, Cristina et alii (1997, 2 edio), Microeconomia ,Lisboa, McGraw-Hill, Exerccio 2.1,

pp. 17-20

Exerccio 32 Suponha que a produo de um bem A se realiza atravs da utilizao de dois factores de produo, K (o capital) e L (o trabalho), e que a relao funcional entre o volume de produo (Q), K e L da forma:
1 Q = 3 KL2 KL3 5KL 3

Suponha que durante o perodo de tempo a que respeita, o empresrio no pode alterar o seu stock de capital , cujo valor de K= 1 unidade. a) Determine os valores de L que delimitam a Zona de Eficincia Tcnica e calcule os valores de Q correspondentes.

b) Determine o valor de L que deve ser utilizado de modo a que seja mxima a eficincia do factor varivel. c) A partir de que valor de L comea a actuar a lei dos rendimentos decrescentes?

d) Esboce as curvas de produtividade do factor varivel.

e) Suponha que a funo produo considerada corresponde a um perodo de uma semana. Cada trabalhador tem de produzir, por semana, pelo menos uma unidade de produto para garantir a sua subsistncia. Entre que valores de L a produo ser suficiente para assegurar o mnimo de subsistncia s L unidades de factor trabalho utilizadas na produo?

PERCHERON, Serge, (1974), Exercices de microconomie , Paris, Masson, (1991, 5me ed.),

Exerccio V-7; p. 111, adaptado.

Exerccio 43 A produo do bem X assegurada pela utilizao de factor trabalho (L) e capital (K). As diferentes combinaes de factores que permitem produzir X so dadas pela funo de produo:

X = 10 KL2 ( KL ) 3 O stock de capital empregue na produo durante o perodo em anlise fixo, ao nvel de K=1. a) Qual o volume de factor trabalho que assegura o mximo de produo total?

b) Qual o volume de factor trabalho que permite obter a mxima produtividade por unidade? c) A partir de que valor de X a produo cresce a taxas decrescentes?

Exerccio 54

Dispe-se das duas seguintes informaes em relao ao fabrico de certo bem:


Q = L0.5 K Q = L = K = K0 , num ponto da superfcie de produo.

a)

Calcular o valor de e interpretar o seu significado.

b) Em quanto aumentar percentualmente o volume de produo se, mantendo inalterado o valor de K, se aumentar a quantidade de factor L em 10% ?

3 4

PERCHERON, Serge, op. cit., Exerccio V-8, p. 111 PERCHERON, Serge, op. cit., Exerccio V-12, p. 113

c)

Ter algum significado ou interesse econmico uma elasticidade da produo em relao ao factor L negativa?

Exerccio 65

Considere a seguinte funo de produo a)

Q = bL K

Que pode afirmar sobre os rendimentos tcnicos escala

quando

+ = 1;

+ < 1;

+ >1 ?

b) No caso de a soma dos expoentes de L e K ser igual a 2, de quanto aumenta o volume de produo se duplicarmos a quantidade utilizada de cada factor de produo? c) Sabendo que a elasticidade de produo em relao ao factor L de 0.5 e que a funo de produo homognea de grau 2, calcule os valores de . e de .

d) Determinar a expresso da curva de produtividade mdia do factor L (PMdL) e da curva de produtividade marginal do mesmo factor (PMgL), considerando a funo de produo determinada na questo c). Estudar a forma das duas curvas e precisar a relao que existe entre PMd e PMg do factor L. e) f) Que solues poderiam ser encaradas para aumentar a PMg do factor L? Como se caracterizam as isoquantas de uma funo de produo de CobbDouglas?

Exerccio 76

Examine os rendimentos tcnicos escala das seguintes funes de produo: a) b)

Q1 = 2 L0.25 K 0.75 3 L0.4 K 0.6


Q2 = K 2 L2 2 L3 + 4 K 3

5 6

PERCHERON, Serge, op. cit., Exerccio V-17, p. 113 PERCHERON, Serge, op. cit., Exerccio V-18, p. 114

c)

Q3 = 3T 0.2 L0.5 K 0.6

Exerccio 87

Suponha que a funo de produo de uma empresa produtora de ao : Q = 2 , 5 L0,5 K 0,5 em que Q representa o volume de produo, L a quantidade de factor trabalho e K a quantidade de factor capital. a) Se a empresa tiver que utilizar 4 unidades de factor capital, a partir de que quantidade de factor trabalho se comea a verificar a lei dos rendimentos decrescentes?

b) Que efeito teria sobre o nvel de produo um aumento da quantidade de factor de trabalho em 10%? c) Suponha agora um aumento simultneo da quantidade utilizada de ambos os factores em 10%. Qual o efeito desse aumento sobre o volume de produo? Classifique a funo produo, quanto ao tipo de rendimentos escala que exibe. Justifique a sua resposta.

d) Suponha agora que a empresa contrata os servios de um economista para determinar quais as combinaes de factores de produo que a empresa deveria utilizar para produzir 10 unidades em cada perodo. Que conselho daria ao empresrio, tendo conhecimento de que os preos unitrios dos factores L e K so, respectivamente, de 1 e 4 unidades monetrias?

BARBOT, Cristina et alii,op. cit.,exerccio 2.4, p. 25

Exerccio 98

Num estudo recente sobre a indstria textil, do vesturio e do calado em Portugal (Maria T. L. Ribeiro e Jos A. Giro, "A indstria textil, do vesturio e calado em Portugal: uma caracterizao do sector atravs de funes de produo", Working Papers, 29, Univ. Nova de Lisboa), chegou-se seguinte relao funcional como podendo caracterizar o sector: Q = 0, 849 L0,472 K 0,741 a) Sendo a razo entre os preos dos factores (PL/PK) 0,636, calcule a linha de expanso, na hiptese de serem possveis ajustamentos entre K e L. Represente-a graficamente.

b) Suponha que nos restantes pases da CEE estas mesmas indstrias apresentam uma relao capital / trabalho da ordem das 2 unidades de capital por unidade de trabalho. O que conclui sobre a natureza, capital ou trabalho intensivo, das combinaes ptimas dos factores na indstria portuguesa? Em que medida a sua resposta condicionada pelo tipo de funo produo? E pelos preos relativo dos factores? c) Qual (ou quais) o(s) tipo(s) de rendimentos escala associados com aquela funo produo? Justifique. Faa uma representao grfica esquemtica da sua resposta.

Exerccio 10

Dada a funo de produo P = 2 K L, em que P representa o volume de produo por unidade de tempo e L e K as quantidades de factor trabalho e capital utilizadas, respectivamente, e sabendo que os preos unitrios de cada um dos factores so de 2 unidades monetrias (L) e de 1 unidade monetria (K): a) Determine a expresso analtica geral das linhas de isoproduto.

BARBOT, Cristina et alii,op. cit.,exerccio 2.6, p. 27

b) Represente graficamente as isoquantas correspondentes aos volumes de produo de 100, 200 e 300 unidades de produto. c) Para o volume de produo de 200, calcule: c1) A Taxa Marginal de Substituio de K por L nos pontos A e B de abcissas 10 e 20, respectivamente. c2) A Taxa Marginal de Substituio de K por L no arco AB. Interprete o seu significado. c3) A Taxa Marginal de Substituio de L por K no ponto B. Interprete o resultado obtido e relacione-o com o que calculou na alnea c1) para o mesmo ponto. d) Para o volume de produo de 300, determina a Taxa Marginal de Substituio de K por L nos pontos C e D de abcissas 10 e 20, respectivamente. e) Represente as linhas de isodespesa associadas a um custo total de 20 e de 40 unidades monetrias. Para P=200, determine o equilbrio do produtor.

f)

g) Determine o equilbrio do produtor para o mesmo volume de produo, mas no caso em que o preo do factor K subiu para 3 unidades monetrias.

Exerccio 119

Considere as duas funes de produo seguintes: Q1 = K 0,2 L0,5 Q2 = 2 L3 4 K a) Determine a expresso da Taxa Marginal de Substituio Tcnica de K por L para as funes Q1 e Q2.

b) Considerando a funo Q1, qual o valor da TMST para uma produo de 9 unidades e utilizao de 3 unidades de factor L?

PERCHERON, Serge, op. cit.,Exerccio V-10, p. 112, adaptado.

Exerccio 12

Seja a funo de produo : Q = 2 KL e considere que os preos unitrios dos factores L e K so, respectivamente, de 9 e de 4 u.m. a) Calcule as quantidades ptimas de factores que o empresrio dever utilizar para produzir um volume de produo de 100 unidades de produto.

b) Aps ter realizado esse clculo, o empresrio constata que apenas pode gastar 504 u.m. na aquisio dos factores de produo. Qual ser ento a combinao ptima de K e L e o volume de produo correspondente que poder obter? c) Determine a expresso analtica da linha de expanso e explique o seu significado econmico. a) Suponha, apenas para a resoluo desta alnea, que o preo do factor L aumenta em 20% e que a empresa tenciona vender 100 unidades de produto. d.1- Compare as produtividades marginais ponderadas dos factores e explique o seu significado econmico d.2- Mostre que esta empresa ter vantagens em proceder a ajustamentos em perodo longo e determine a nova linha de expanso. Represente graficamente a situao anterior e posterior a esta alterao. e-1) Se a empresa decidir aumentar em 50% a quantidade utilizada de ambos os factores de produo, qual o aumento correspondente na quantidade produzida? Que conclui quanto ao tipo de rendimentos escala associados a esta funo de produo? Justifique. e-2) E se a empresa decidir aumentar apenas a quantidade usada de factor trabalho em 50%? Que conceito utilizou? f) Determine a funo custo total de perodo longo da empresa. Explique o seu significado econmico. Qual a influncia do tipo de rendimentos escala associados a esta funo de produo sobre a funo custo total de perodo longo determinada?

g) Suponha que o empresrio est limitado, no perodo em anlise, a utilizar uma quantidade de factor K = 64. Determine a funo custo total de perodo curto da empresa. Explique o seu significado econmico.

h) Para que nvel de output os custos obtidos em perodo curto so iguais aos de perodo longo?
Exerccio 13

Considere a seguinte funo de produo relativa ao fabrico de um certo bem: Q = 4 K 3 4 L1 2 Os preos unitrios dos factores K e L so, respectivamente, de 2 e de 1 u.m. a) Que tipo de rendimentos tcnicos escala exibe a funo de produo deste bem?

b) Considere um perodo curto caracterizado pela utilizao de 25 unidades do factor K. Calcule as funes de produtividade mdia e marginal do factor L , relacione-as e esboce as curvas de custo respectivas. c) Determine a expresso analtica da linha de expanso.

d) Determine a expresso da funo custo total de perodo longo. e) Para que nveis de output os custos de perodo curto so inferiores, iguais ou superiores aos de perodo longo?

Exerccio 14

Suponha que as condies tcnicas de produo do bem X so traduzidas pela seguinte expresso:

X = K 1 4 L1 4 onde L representa horas de trabalho e K as horas-mquina. Suponha ainda que os preos de uma hora de trabalho e de uma hora-mquina so, respectivamente, de 1 e de 4 unidades monetrias.
a) Deduza a expresso da funo custo total na hiptese de total ajustamento da empresa ao volume de produo.

b) Relacione o tipo de rendimentos escala associados funo produo com as economias de escala associadas funo custo. c) Suponha que a funo de produo apresentada corresponde a uma empresa de consultadoria que resolve "oferecer" estgios no remunerados a estudantes de economia, gesto, secretariado, etc. que desejem ganhar experincia. Com esse estgio a empresa consegue reduzir o preo do factor trabalho em 50%.

Em que medida seriam os seus resultados e anlises afectados por esta nova hiptese?
Exerccio 1510

A produo de um bem Q efectuada atravs da utilizao de dois factores: trabalho (L) e terra (T). A quantidade deste ltimo est fixada em T=T0 e a produo de Q em funo de L dada no quadro seguinte: Nmero de unidades de L 0 1 2 3 4 5 6 7 8 Quantidade produzida de Q 0 10 24 39 52 61 66 66 64

O custo total de utilizao do factor T de 10 u.m. e o preo de cada unidade de factor L de 3 u.m.. a) Represente graficamente as curvas de produtividade total do factor L e de custo total do bem Q.

b) A partir dos valores do custo total e da produtividade total de L, deduza as correspondncias que existem, por um lado, entre os custos mdios (custo fixo mdio, custo varivel mdio e custo mdio total) e a produtividade mdia e, por outro, entre o custo marginal e a produtividade marginal, considerando a zona em que a produtividade total crescente. c) Para que valores de L a variao percentual do custo varivel total inferior da quantidade produzida? Nestas condies, qual o valor da elasticidade da produo em relao a L?

Exerccio 16 Um empresrio fabrica um bem Q atravs da utilizao de dois factores de produo: Q = f (K,L). A funo custo total dada pela seguinte relao funcional:

CT = Q 3 9Q 2 + 50Q + 25

para

0 Q 10

1) Estaremos perante uma funo custo de perodo curto ou de perodo longo? Justifique.

10

PERCHERON, Serge, op. cit.,Exerccio VI-4, p.140

2) Determine as expresses analticas de todas as funes de custo de perodo curto, estude-as e represente-as graficamente, identificando os seus pontos caractersticos e estabelecendo as correspondncias entre eles existentes. 3) Calcule a elasticidade do custo total em relao taxa de produo no ponto Q= 4. Interprete o seu significado. 4) Suponha que o preo unitrio do factor varivel constante e igual a 40 u.m. 4-a) Quantas unidades de factor varivel se devem combinar com a quantidade de factor fixo de modo a produzir-se ao mais baixo custo unitrio? 4-b) Ser que nesse volume de produo o factor varivel est a ser usado com a mxima eficincia ? Justifique.
Exerccio 1711 Uma empresa produtora do bem Q possui a seguinte funo custo de perodo curto: CT = 15Q 6Q 2 + Q 3 + 2

a)

Determine a expresso das seguintes funes de custo: CFT, CFM, CTM, CVT, CVM, CMg.

b) Determine os pontos caractersticos de cada uma dessas funes e faa a sua representao grfica.

Exerccio 18

Uma empresa para obter um dado produto custa de um factor fixo e de um factor varivel suporta despesas totais expressas em milhares de u.m. e representadas por:

50 + 4 x x 2 + 4 x 3 onde x designa o volume de produo em toneladas. a) Qual o montante de despesas constantes? Justifique.

b) Preencha o seguinte quadro: Vol. Prod. CVM CFM 1 2

11

PERCHERON, Serge, op. cit.,Exerccio VI-7, p.141

CTM CMg c) Atendendo aos dados do problema e aos resultados da alnea anterior, diga, justificando as suas respostas, c-1) se o CTM mnimo corresponde a um volume de produo superior ou inferior a uma tonelada; c-2) idem, para o CVM mnimo;

Exerccio 19

Considere o seguinte grfico:

Custos

15 12

A K 0 20 Qtd

a) Identifique as curvas nele representadas. b) Quantifique K. c) Determine o montante de despesas constantes.

d) Para PT = 20, calcule o valor total das despesas variveis. e) f) Demonstre que no mnimo custo total mdio este igual ao custo marginal. Determine um possvel valor do custo marginal para PT = 25.

Exerccio 20

Uma empresa para obter um dado produto suporta despesas totais representadas, em milhares de u.m., pela expresso: 150 + 15x + 3 2 x 2 onde x exprime o volume de produo em toneladas. a) A funo dada refere-se a um perodo curto ou longo? Justifique.

b) Sabendo que o preo unitrio do factor varivel de 15 u.m., determine quantas unidades desse factor se devem combinar com a quantidade fixa do outro factor de modo a obter o produto ao custo de produo mais baixo. c) Qual o montante produzido nesse ponto? Ser esse o volume de produo correspondente melhor utilizao do factor varivel? Justifique.

d) Como sabe, do estudo das relaes entre as diversas modalidades de custos, no ponto referido em b) verifica-se a igualdade entre duas importantes categorias de custos. Identifique-as e demonstre a referida igualdade.
Exerccio 21

Determinado produtor minimiza o Custo Mdio para cada volume de produo, utilizando as seguintes quantidades dos factores de produo X e Y: P X Y a) 100 4 8 250 8 16 300 10 20 400 15 30 500 20 40

Estamos em perodo curto ou em perodo longo? Justifique.

b) A tecnologia de produo deste bem exibe rendimentos constantes escala? Justifique. c) Deduza a expresso analtica da linha de expanso.

d) Indique um possvel valor da produo de equilbrio. e) Sabendo que naqueles pontos a taxa marginal de substituio de Y por X igual a 1/2 e que o preo unitrio de y de 20 u.m., indique um possvel valor do CTM de equilbrio. Justifique. Represente graficamente a linha de Custo Mdio de perodo longo. Tente dar razes substanciais que expliquem o seu andamento.

f)

Exerccio 22

Considere o seguinte grfico, no qual X e Y representam as quantidades de factores utilizadas para produzir um certo bem.

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 0 3

C B A

P=100
X 6 9 12 15

Sabendo que a funo de produo deste bem homognea linear: a) Determine o volume de produo nos pontos B e C.

b) Qual a forma das curvas de custo unitrio mdio e de custo marginal de perodo longo? c) Determine o volume de produo de equilbrio em perodo longo.

Exerccio 2312

Uma dada empresa tem a possibilidade de fabricar o bem Q de trs formas diferentes. As funes de produo correspondentes a cada um destes trs processos so as seguintes: Q1 = L0.25 K 0.25 Q2 = 2 L0.5 K 0.5 Q3 = KL

12

PERCHERON, Serge, op. cit.,Exerccio VI-6, p. 141

Sabe-se que o empresrio racional e que o preo unitrio deste bem P. A equao de custo idntica nos trs casos: CT = 10K + 4L 1) Determinar as expresses analticas das funes de custo total, custo mdio e custo marginal e, em cada caso, comentar a forma destas curvas. 2) Que relao se pode estabelecer entre a forma das curvas de custo e a natureza dos rendimentos escala das funes de produo? 3) Considera-se usualmente que, no caso geral, o andamento da curva de custo mdio de longo prazo o de uma parbola (forma em U). Tendo em conta as concluses obtidas nas questes anteriores, que se pode afirmar quanto aos rendimentos escala das funes de produo que conduzem a tais curvas de custo mdio?
Exerccio 2413 1. A empresa de lacticnios "Magros S.A." uma das grandes produtoras de iogurtes da zona Norte do pas. A sua funo de produo de iogurtes :
Q = 3L 2 K
1 3 4

em que Q representa milhares de litros de iogurte. a) Para reforar a sua quota de mercado, est em estudo um aumento da capacidade, que permitir a utilizao do dobro da quantidade de factores produtivos. Qual o aumento percentual da produo possvel?

b) Qual ser o custo mnimo de uma produo de 27000 litros de iogurte, sabendo que PL = 4 e PK = 2 ? c) Devido a uma situao de escassez, o preo do factor L aumentou 25%. 1- Compare as produtividades marginais ponderadas dos factores e explique o seu significado. 2- Mostre que a "Magros S.A." ter vantagens em proceder a ajustamentos em perodo longo. Represente graficamente a situao.

13

BARBOT, Cristina et alii,op. cit.,Exerccio 2.14, pp. 38-39

d) Deduza a funo custo total de longo prazo (antes do aumento do preo de L). 2. A empresa de lacticnios "Magros S.A." est a pensar aproveitar uma linha de produo desactivada, para iniciar a produo de queijos frescos. Estima-se que a funo de produo venha a ser: Q = 3 KL2 L3 prevendo-se que K=2. a) Calcule o volume de produo no mximo tcnico.

b-1) Explique em que estgio de produo se dever situar esta empresa. b-2) Considere que, caso este projecto no seja implementado, o valor residual do equipamento no utilizado nulo. Qual a quantidade de L utilizada?
Exerccio 2514

Um empresrio instalou um certo equipamento K para produzir o bem Q. O custo total de fabrico deste bem com esse equipamento : CTK = 0. 35Q 3 59 , 6Q 2 + 3420Q + 4000 A curva de custo de perodo longo tem por expresso: CT = 0. 25Q 3 40Q 2 + 2500Q a) Determine qual o volume de produo em que os custos totais de curto e de longo prazo se igualam. O clculo deste valor far-se- a partir das condies sobre os custos mdios e os custos marginais.

b) Represente graficamente as curvas obtidas. c) Em termos da poltica de investimentos da empresa, que aconselhar para que se obtenha a igualdade entre os custos marginais e os custos mdios de curto e de longo prazo?

14

PERCHERON, Serge, op. cit.,Exerccio VI-8, pp. 141-142

Exerccio 2615

Considere a funo representativa de uma famlia de curvas de custo total de perodo curto de uma unidade econmica de produo: CT = 0,04 X 3 0,9 X 2 + (11 K ) X + 5K 2 1. 2. 3. 4. 5. 6. Indique a expresso analtica da famlia de curvas de custo varivel de perodo curto. Como explica que dependam de K? Determine a expresso analtica da funo custo total de perodo longo. Determine o volume de produo correspondente ao mnimo custo unitrio de produo. Determine a dimenso de curto prazo que permite produzir aquele volume ao mnimo custo possvel (Dimenso ptima). Determine as expresses analticas das funes CTpc e Cmgpc correspondentes quela dimenso. Considere a dimenso definida pela utilizao de um volume de equipamento K=1. Determine o volume de produo tpico para essa dimenso. Considerando apenas o aspecto dos custos de produo, aconselharia o empresrio a produzir aquele volume de produo? Justifique. Tendo presentes os resultados a que chegou nas alneas anteriores e fazendo, se necessrio, o estudo de cada funo, represente graficamente as curvas de custo de perodo longo e de perodo curto.

7.

Exerccio 2716 A empresa F.C.P. (Fazedores de Calado Portugus), produtora de chuteiras, encontra-se a produzir com mxima eficincia econmica possvel. A estrutura de custos desta empresa traduzida analiticamente pelas seguintes expresses:

CTPL = X 3 4 X 2 + 8 X CTPC = X 3 3 X 2 + 4 X + 4 onde X representa a quantidade de produto em milhares de unidades fsicas e CT o custo total em milhares de unidades monetrias. a) Diga, justificando, qual o volume de produo que a empresa pratica e qual o custo total em que incorre.

15 16

BARBOT, Cristina et alii, op. cit., Exerccio 2.8, pp. 31-34 BARBOT, Cristina et alii, op. cit.,Exerccio 2.13, p. 38

b) "(Mesmo em concorrncia perfeita) a produo ao nvel economicamente mais eficiente est intimamente dependente do perodo de anlise (curto ou longo prazo)". Comente e enquadre no contexto da sua resposta a situao desta empresa no momento actual. c) A empresa decide aumentar a produo em 1000 unidades. Analise as implicaes daqui resultantes, no quadro da alnea anterior.

d) Dada a funo CTPL desta empresa, conclui-se que a sua curva de custo mdio de longo prazo tem a forma de um "U" com um mnimo nico. Entretanto, um estudo emprico permitiu estimar a funo produo desta empresa como sendo: X = 2 L1 2 K 1 2 . Seria possvel compatibilizar estas duas observaes? Na sua resposta refirase, em particular, relao entre rendimentos escala e economias de escala.
Exerccio 2817

A empresa "De Terminada" produz o bem Chiz com recurso a um nico factor de produo varivel e apresenta a seguinte estrutura de custos (em u.m.), em que Chiz (aqui expresso por X) est expresso em toneladas: CT = X 3 4 X 2 + 30 X + 80 O empresrio concluiu, entretanto, que a aquisio de duas novas mquinas, por 20 u.m. cada, lhe permitiria uma reduo dos seus custos unitrios para volumes de produo superiores a 4 toneladas. a) Represente graficamente as duas situaes descritas em termos das respectivas funes de custo total e custo mdio. O que conclui da relao entre custos variveis e custos fixos? (Nota: a representao grfica no necessita de traduzir fielmente o andamento das funes, mas apenas o essencial da sua relao recproca).

b) Qual o custo varivel de produo de 4 toneladas na hiptese do empresrio se decidir pela aquisio das duas novas mquinas? c)Qual a reduo, em termos relativos, que se verificaria na quantidade utilizada do factor varivel na hiptese da alnea b)?

17

BARBOT, Cristina et alii, op. cit.,Exerccio 2.9, p. 36

d) Suponha agora que a funo custo total de perodo longo podia ser representada, graficamente, por uma recta partindo da origem. Poderia o custo mdio de perodo curto assumir uma forma de "U"? Se sim, represente graficamente a relao entre o custo mdio de perodo longo e as diferentes curvas de custo mdio de perodo curto. Justifique.
Exerccio 2918

A empresa "PRODUTIX" produz o bem X com recurso apenas a dois factores produtivos - L e K - sendo a sua funo custo dada pela expresso: CT = X 3 + 10 X 2 + (50 100 K ) X + 200 K 2 a) Tendo em considerao que a empresa se encontra a produzir 2 unidades do bem X nas melhores condies possveis, qual a quantidade de factor fixo que est a ser utilizada? b) Sabendo que o preo do factor varivel de 3 u.m. e que o capital tem uma remunerao de 100 u.m., qual a quantidade de factor varivel que ter de ser combinada com o volume de capital determinado na alnea anterior, para produzir 2 unidades de X. c) Alteraes diversas no meio envolvente, levaram a empresa a reconsiderar os seus planos de produo. Admitindo que o perodo de tempo suficientemente longo para que a empresa se adapte completamente ao novo enquadramento, qual a dimenso a implementar de forma a produzir com o menor custo unitrio possvel? Nestas circunstncias qual seria o volume de produo? d) Represente graficamente as funes de custo total, custo total mdio e custo marginal de perodo longo e de perodo curto.
Exerccio 3019

Considere a seguinte funo, representativa de uma famlia de curvas de custo total, de perodo curto, de uma unidade econmica de produo: CT = 2Q 3 50Q 2 + (1000 100 K )Q + 250 K 2 onde Q representa a quantidade de produto e K a dimenso da empresa.

18 19

BARBOT, Cristina et alii, op. cit.,Exerccio 2.14, p. 40 BARBOT, Cristina et alii, op. cit.,Exerccio 2.17, p. 41

a) Considere a dimenso definida pela utilizao de um volume de equipamento K=2. Tomando em considerao apenas os custos de produo, qual o volume de produo que aconselharia ao empresrio? b) Determine a expresso analtica da funo custo total de perodo longo. c) Determine a dimenso de curto prazo que permite produzir ao mnimo custo unitrio de produo (dimenso ptima). Represente graficamente a situao.

You might also like