You are on page 1of 11

Indicaes formais e a origem do mtodo de Ser e Tempo

Formal indications and the origin of Being and Times method

Juliana Oliveira Missaggia*


_________________________________________________________________________
RESUMO: Esse artigo procura analisar o mtodo empregado por Heidegger na obra Ser e Tempo. O mtodo das indicaes formais seria usado ao longo de toda a analtica existencial, mas sem haver ali um maior desenvolvimento de suas bases. Desse modo, necessrio recorrer aos cursos anteriores publicao dessa obra, onde o filsofo desenvolve os conceitos de indicaes formais (formale Anzeige). Com a anlise do modo como Heidegger os desenvolve nos cursos ministrados em Freiburg e Marburg, podemos compreender o que est por trs da origem desse mtodo, assim como entender mais claramente o seu emprego em Ser e Tempo. Heidegger. Mtodo. ABSTRACT: This paper attempts at analyzing the method Heidegger employs in his Being and Time. The method of formal indications appears throughout the whole Existential Analytic, though no further specifications on its theoretical assumptions can be found there at all. This noticed absence leads the research to some former sources in the authors work, which display a development of the concepts of formal indications (formale Anzeige). By analyzing the way Heidegger works them out both in the Freiburg and Marburg lecture courses, one can get to a clearer understanding of the methods origins, as well as of how it is accomplished in Being and Time. KEYWORDS: Heidegger, Method, Formal Indications.

PALAVRAS-CHAVE: Indicaes Formais.

___________________________________________________________________________

I A questo do mtodo sem dvida muito cara filosofia. Desde Descartes a importncia de elaborar uma metodologia adequada se colocou como um dos temas centrais, muitas vezes o prprio ponto de partida, para qualquer investigao que se julgue filosfica. Se o mtodo utilizado representa o caminho a ser seguido, a direo de nosso primeiro passo, surge a velha dificuldade de por onde e de qual modo devemos comear.

Mestranda em Filosofia PUCRS/Capes. Contato: jumissaggia@gmail.com

intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

Vol.3 N. 1

Junho 2010

p.45-55

Juliana Oliveira Missaggia Indicaes formais e a origem do mtodo de Ser e Tempo

46

Muito se diz sobre a mudana de paradigma promovida pela obra Ser e Tempo, de Martin Heidegger, a partir do mtodo fenomenolgico, cuja origem est em seu professor Husserl. O prprio Heidegger, no pargrafo 7 de Ser e Tempo, afirma que seguir a fenomenologia. Mas mesmo nesse tratamento ainda provisrio do que consistiria tal fenomenologia (por meio da decomposio da palavra em fenmeno e lgos), j podemos perceber que no se trata do mtodo exatamente no mesmo sentido daquele elaborado por Husserl1. De fato, essa exposio do mtodo no deixa explcito o que est por trs desse modo de proceder. somente ao longo do desenvolvimento da obra, atravs da analtica existencial do Dasein, que conseguimos perceber mais claramente o movimento e a inteno da anlise heideggeriana. Isso no , como ser indicado a seguir, um mero acaso ou descuido da parte de Heidegger, mas est contido na prpria metodologia por ele empregada. Nesse sentido, algumas passagens da obra (o pargrafo 63, por exemplo), permitem uma avaliao do mtodo a partir de seus resultados. notrio que especialmente a partir dos anos 90 surgiram muitos trabalhos tratando da questo do mtodo de Heidegger2. A maioria deles elabora suas interpretaes no atravs de Ser e Tempo, mas sim dos cursos ministrados por Heidegger em Freiburg e Marburg, onde o filsofo teria desenvolvido seu mtodo, assim como muitas das intuies que aparecem em Ser e Tempo, por vezes sem maiores introdues. Um ponto de convergncia dessas interpretaes o conceito de indicaes ou indcios formais (formale Anzeige). Indicaes formais seriam os prprios conceitos filosficos que permitiriam desenvolver uma filosofia que nasce na chamada hermenutica da facticidade, cuja base a compreenso do ser-no-mundo. Dito de modo um tanto dogmtico e introdutrio3: Heidegger possui como ponto de partida a descrio da nossa compreenso de uma realidade sempre ligada a significados, com
1

Sobre esse ponto, afirma MULHALL, S. Heidegger and Being and Time. London: Routledge, 1996 (p. 22): ...quando, no fim de sua introduo a Ser e Tempo, ele [Heidegger] reivindica o ttulo de fenomenologia para sua obra, reconhece a influncia e originalidade de Husserl, mas deliberadamente falha em estabelecer qualquer anlise detalhada da sua relao com o projeto husserliano. No lugar disso, oferece uma anlise etimolgica do termo e deriva seu prprio projeto disso. 2 Isso se deve, provavelmente, em funo da publicao dos cursos de Heidegger anteriores a Ser e Tempo. Entre os autores de lngua inglesa que se ocuparam desse tema podemos citar Buren, Dahlstrom, Kisiel e Streeter. 3 H certamente muito mais a ser dito, mesmo para uma aborgagem introdutria. Procuramos aqui apenas contextualizar muito brevemente a temtica que est na base da discusso do mtodo. Para uma introduo adequada de Heidegger, ver STEIN, E. Introduo ao pensamento de Martin Heidegger. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

Vol.3 N. 1

Junho 2010

p.45-55

Juliana Oliveira Missaggia Indicaes formais e a origem do mtodo de Ser e Tempo

47

a qual nos relacionamos de modo prtico; no se trata de uma conscincia que est alm da realidade dada, nossa conscincia no poderia ser constituda como algo completamente distinto e isolado do que entendemos por mundo. Ao contrrio, Heidegger quer tratar daquilo que est na base da nossa experincia de compreender, o fato de que estamos inseridos num mundo repleto de signos e significaes com as quais sempre nos relacionamos enquanto seres que pensam. Em outras palavras, somos criaturas que do sentido quilo que nos cerca e quilo que ns mesmo somos. Temos, de fato, uma pr-compreenso de ser, ao dizer que as coisas so e lhes atribuir significado. Estar no mundo estar jogado numa realidade determinada historicamente e ser fruto dessa mesma realidade. Tratar dessa facticidade fundamental entender que h uma maneira no simplesmente terica de lidar com as coisas, mas antes um modo essencialmente prtico de relacionar-se com os objetos significantes de nosso mundo. Somente assim podemos abranger nossa vida fctica e concreta. Nesse sentido j podemos antever que quando Heidegger desenvolve a questo do sentido do ser em Ser e Tempo, temos um corte que nos remete a noo de compreenso que caracterstica do ente que possui uma pr-compreenso do ser (o Dasein), ente esse que marcado pela prpria finitude.

II Por trs de todo o projeto que viria a ser explicitado em Ser e Tempo, est a questo de como conseguir tematizar filosoficamente essa esfera de compreenso prtica e j sempre presente. As indicaes formais surgiriam exatamente como uma tentativa de realizar tal tarefa. Nas palavras do prprio Heidegger:
Formal no o mesmo que eidtico, e o uso desse termo, no sentido de generalidade universal, completamente problemtico em fenomenologia. () formal um contedo que refere ou indica a direo, isto , delimita previamente o caminho. Indicao formal um conceito unificado e inseparvel da filosofia. O formal no a forma, nem a indicao seu contedo; ao contrrio, formal significa abordagem em direo determinao, carter de aproximao4.

HEIDEGGER, M. Phenomenological interpretations of Aristotle: initiation into phenomenological research. Translated by Richard Rojcewicz. Indianapolis: Indiana University Press, 2001, p. 27. Referente ao curso de

intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

Vol.3 N. 1

Junho 2010

p.45-55

Juliana Oliveira Missaggia Indicaes formais e a origem do mtodo de Ser e Tempo

48

Em primeiro lugar, podemos perceber que o mtodo enquanto indicao formal pressupe um distanciamento de Husserl. De fato, no se trata de uma reduo eidtica, nem est presente a ideia de uma universalizao. Como o prprio nome diz, indicao formal tem por inteno apontar, indicar uma direo para a qual devemos olhar. E, assim como todo o ato de apontar, h uma incompletude inerente a esse mtodo: a ao de apontar s est completa em seu significado quando algum olha na direo apontada. Nas indicaes formais no h uma determinao concluda dos conceitos filosficos, mas sim uma primeira aproximao, como ficar mais claro a seguir. O contexto da formao desse mtodo ajuda a esclarecer sua inteno e uso. Heidegger estava interessado em desenvolver uma filosofia que pudesse abarcar a vida concreta. O modo como a filosofia da tradio abordava as questes parecia no levar em conta a realidade dada, com todas suas contingncias e cotidianidades. O tratamento conferido ao conhecimento tendia a focar no objeto e a caracteriz-lo de um modo totalmente terico. O prprio sujeito do conhecimento era descrito em filosofia geralmente como um sujeito descarnado e separado do mundo dos objetos (o que gerava uma dualidade que dificilmente permitiria reconciliao). O carter histrico e temporal presente na compreenso era muitas vezes simplesmente ignorado, ou ento no suficientemente desenvolvido, a ponto dos filsofos no perceberem a base na qual repousava a teoria por eles formulada5. A melhor maneira de compreender o significado das indicaes formais analisando sua formulao nos cursos de Heidegger6. O filsofo parte do exame dos conceitos de generalizao e formalizao, que seriam uma diferena conhecida da matemtica desde

Freiburg de 1921-1922, Phnomenologische Interpretationen zu Aristoteles (Interpretaes Fenomenolgicas de Aristteles). 5 Sobre esse ponto, diz FEHR, I. Phenomenology,Hermeneutics, Lebensphilosophi. In: KISIEL, T. & VAN BUREN, J. (orgs). Reading Heidegger from the Start. Albany: State University Press of New York, 1994, p. 7390. (p. 83): Falando de modo geral, [indicao formal] o resultado da busca de Heidegger por um meio metodolgico prprio para uma expresso conceitual adequada da 'vida fctica' que surgiu na problemtica hermenutica dos cursos do ps-guerra. O terico (e a-histrico) conhecimento neutro contrastado e abre o caminho para a existencialidade (e historicidade) envolvida na compreenso (ou pr-compreenso) e interpretao, com o que o conhecimento se torna no mximo uma subdiviso da compreenso. Todos esses esforos esto a servio da apreenso da 'vida'. A principal caracterstica da ltima o cuidado (Sorge) mais do que o conhecimento. 6 Especialmente no curso de 1920-1921, Phnomenologie des religiosen Lebens (Fenomenologia da vida religiosa),vol. 60 das Gesamtausgabe. HEIDEGGER, M. The phenomenology of religious life. Translated by Matthias Fritsch. Indianapolis: Indiana University Press, 2004.

intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

Vol.3 N. 1

Junho 2010

p.45-55

Juliana Oliveira Missaggia Indicaes formais e a origem do mtodo de Ser e Tempo

49

Leibniz, mas que somente com Husserl receberiam um tratamento lgico adequado.7 Tanto a generalizao quanto a formalizao so maneiras de ordenar os objetos, a partir do agrupamento e classificao dos mesmos. Um exemplo de generalizao: vermelho uma cor, cor uma qualidade sensvel, etc. Na generalizao, h um grau progressivo de abstrao e abrangncia (qualidade sensvel abrange mais objetos do que cor). Mas a formalizao diferente da generalizao. A ltima se limita ao contedo especfico do objeto generalizado, enquanto que a formalizao no est presa a isso. Quando se diz, por exemplo, que vermelho, cor e qualidades sensveis so coisas, no se est dando ateno ao o que do objeto, ao seu contedo, mas sim a maneira como posso classificar esses conceitos, a como posso pens-los. O mesmo acontece quando digo que o conceito de qualidade sensvel abrange o conceito de cor. Isso no diz respeito ao objeto diretamente, mas a forma como os conceitos que uso para classific-los se relacionam entre si no meu pensamento. O interesse se volta no quilo que o objeto , mas ao modo como ele tomado teoricamente8. Esses conceitos classificatrios representam o procedimento tpico da filosofia. Mas Heidegger afirma que as indicaes formais nada tm a ver com ordenamentos e generalidades. Na generalizao e mesmo na formalizao classificam-se os objetos teoricamente e h a pretenso de que tal procedimento seja definitivo e acabado em sua primeira formulao. A formalizao no d conta do modo como temos acesso aos objetos, pois no diferencia as vrias maneiras como o fenmeno se mostra nossa conscincia (os conceitos se sobrepem uns aos outros e todos os entes acabam no mesmo patamar indistinto de coisas). A generalizao, por sua vez, no consegue determinar suficientemente o que so os objetos, pois perde de vista o fato de que o sujeito de conhecimento possui diferentes maneiras de relacionar-se com os muitos e distintos objetos (ou, melhor, entes) que fazem parte de seu mundo9.
7

Nas Investigaes Lgicas, vol. 1 (captulo final) e nas Idias para uma Fenomenologia Pura e uma Filosofia fenomenolgica (pargrafo 13). 8 Ver HEIDEGGER, M. The phenomenology of religious life. Translated by Matthias Fritsch. Indianapolis: Indiana University Press, 2004. (p. 39 ss). DAHLSTROM, D. O. Heidegger's Concept of Truth. New York: Cambridge University Press, 2001. (p. 244) diz: Generalizaes so feitas sobre domnios especficos de objetos e sobre a ordem obtida entre eles (p. ex., vermelhos so cores e cores so qualidades sensveis). Diferentemente, formalizaes so sobre objetos em geral, em outras palavras, no em termos do que eles so, mas em termos de como eles so teoricamente ou epistemologicamente concebidos (p. ex., o conceito de vermelho parte do conceito de cor). 9 O 'sentido fundamental' dos conceitos filosficos na medida em que so 'indicaes formais' baseado no insight fenomenolgico de que o objeto de uma interpretao deve ser articulado () no modo pelo qual o

intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

Vol.3 N. 1

Junho 2010

p.45-55

Juliana Oliveira Missaggia Indicaes formais e a origem do mtodo de Ser e Tempo

50

Assim, se as indicaes formais no pretendem classificar teoricamente os objetos, mas apenas indicar um caminho de investigao permitindo, com isso, dar conta de uma esfera mais abrangente, que inclua a vida concreta , surge a dvida de como elas possibilitam tal abordagem. Questionamos com Heidegger10: O que a fenomenologia? O que o fenmeno?. Trs so as bases que devemos investigar para chegar a uma resposta adequada: 1. O original o que, que experienciado nos fenmenos (contedo); 2. O original como no qual eles so experienciados (relao); 3. O original como no qual o sentido relacional se realiza (realizao). Ao que Heidegger conclui que tais direes de sentido (contedo do fenmeno, relao entre o sujeito e o fenmeno e realizao dessa relao) no so coisas que existem separadas ou em paralelo. De fato, fenmeno a totalidade de sentido dessas trs direes, enquanto que fenomenologia a explicao dessa totalidade de sentido. Deve-se buscar o lgos que permite apreender o fenmeno na sua totalidade. Lgos esse que no significa a razo tal como foi descrita na filosofia, mas sim lgos no sentido do verbum interius. Mas no que consiste tal verbum interius? Este precisamente um conceito chave para a compreenso das indicaes formais como mtodo.

III Foi atravs dos estudos da mstica medieval, especialmente de Agostinho, que Heidegger encontrou uma das bases para desenvolver seu mtodo. Por trs da ideia de verbum interius est a distino entre actus signatus e actus exercitus. O primeiro diz respeito ao discurso significativo e a compreenso consciente e reflexiva; se refere ao ato de compreender as sentenas expressas por algum, quilo que explicitamente dito e realizado no discurso e nas aes ligadas ao pensar reflexivo. O actus exercitus, por outro lado, a esfera do
objeto se torna acessvel. Filosofar nada mais do que um modo de comportar-se com respeito a um original, no-reflexivo e no-tematizado comportamento, uma tentativa de 'ter' ou 'compreender' este comportamento de modo genuno. () Desse modo, indicaes formais so centrais para a concepo de Heidegger do mtodo fenomenolgico, precisamente por contrastar com a classe de generalizao e formalizao que foram tradicionalmente consideradas a tarefa da filosofia. (DAHLSTROM, D. O. Heidegger's Concept of Truth. New York: Cambridge University Press, 2001., 243-3). 10 HEIDEGGER, M. Ontology: the hermeneutics of facticity. Translated by John Van Buren. Indianapolis: Indiana University Press, 1999. p. 43.

intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

Vol.3 N. 1

Junho 2010

p.45-55

Juliana Oliveira Missaggia Indicaes formais e a origem do mtodo de Ser e Tempo

51

antepredicativo, daquilo que no expresso pela prpria sentena ou ao reflexiva, mas que est na sua base: toda afirmao tem suas motivaes, cada ato consciente possui uma base pr-consciente; h uma srie de pressupostos que no so explicitados e todo discurso, por mais rico que seja, mantm um espao do que no dito, do que silenciado11. Assim, para poder desenvolver uma filosofia que no caia sempre numa objetivao limitadora (a qual no vai alm da predicao e da teorizao descolada da realidade concreta), necessrio buscar o que est na base de toda teoria e de toda linguagem significante: o actus exercitus, o que est implcito no pensamento reflexivo; aquilo que motiva o discurso sem nunca ser dito; o fato de podermos agir no mundo sem estar, a todo e cada momento, pensando conscientemente em tudo o que fazemos. Essa apropriao de Heidegger dos conceitos de Agostinho tem grande influncia para a filosofia hermenutica como um todo. Gadamer12 recorda que a noo de actus exercitus surgiu como uma palavra mgica que fascinou a todos os alunos de Heidegger na ocasio de sua apresentao13. A partir dessa primeira elaborao fica claro que no se deve perder de vista o verbum interius, que, enquanto totalidade dos sentidos presentes no actus exercitus, conduz a filosofia para o antepredicativo que est por trs do significado de toda sentena. Ao buscar tematizar esse horizonte, as indicaes formais possuem duas funes bsicas: a funo proibitivo-referencial e a funo reversivo-transformacional14. A primeira trata de impedir que abordagens tericas realizem uma caracterizao do fenmeno a partir de fixaes categoriais que no levem em conta os pressupostos interpretativos. A funo reversivo-transformacional cuida de modificar o procedimento comum em filosofia e, como vimos, tratar de desenvolver as questes a partir de um horizonte mais geral, onde os

Sobre isso, diz STEIN, E. Pensar pensar a diferena: filosofia e conhecimento emprico. Iju: Ed. Uniju, 2006 (p. 163): Heidegger dir que justamente esse jogo entre ato exercido, antepredicativo e ato assinalado, reflexivo, se d numa unidade. Ele dir que o ato exercido sempre tem que ser olhado como elemento de fundamentao, e que a tarefa da fenomenologia hermenutica pela descrio dos indcios formais, chegar ao mximo nmero de atos exercidos, que so as dimenses existenciais. 12 GADAMER, H-G. Los caminos de Heidegger. Trad. ngela Ackermann Pilri. Barcelona: Herder, 2002.p. 247. 13 Segundo GRONDIN, J. Sources of hermeneutics. New York: SUNY Press, 1995. (p. 94-5): O que comum nos dois autores [Gadamer e Heidegger] a idia de que a sentena no pode ser tomada como uma entidade semntica auto-suficiente. () O atual sentido da reivindicao de universalidade da hermenutica repousa na sua estrutura motivacional da linguagem, no verbum interius, o qual deve ser entendido como o actus exercitus no seu sentido completo. 14 Ver DAHLSTROM, D. O. Heidegger's Concept of Truth. New York: Cambridge University Press, 2001(p. 246 ss) e REIS, R. R. Verdade e indicao formal: a hermenutica dialgica do primeiro Heidegger. In: Veritas, vol. 46, n. 4, Porto Alegre, Dez, 2001, p. 607-620. (p. 613-4).

11

intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

Vol.3 N. 1

Junho 2010

p.45-55

Juliana Oliveira Missaggia Indicaes formais e a origem do mtodo de Ser e Tempo

52

fenmenos so analisados dentro de um contexto que envolve no apenas seu contedo, mas tambm o modo como temos acesso a tais contedos15. Outro aspecto importante das indicaes formais o de apontar para a caracterstica de incompletude dos conceitos filosficos, que s podem ser realizados na medida em que seguimos a direo indicada por tais conceitos e os realizamos ns mesmos. Alm disso, compreender um ato essencialmente compartilhado. Para tratar da vida concreta necessrio voltar a olhar para essa compreenso que se d dentro de uma tradio e de um tempo especfico, nos quais os significados s fazem sentido porque so comuns a todos16.

IV Como j foi dito, Heidegger no d uma explicao mais completa do uso de indicaes formais como mtodo em Ser e Tempo. Sua caracterizao preliminar do mtodo como fenomenolgico ( 7) deixa em aberto uma srie de questes. Somente a partir da anlise da formao desses conceitos foi possvel compreender a inteno do mtodo que utilizado nessa obra. Algumas passagens de Ser e Tempo ajudam no somente a observar as aplicaes das indicaes formais, mas a compreender mais a fundo o que elas mesmas significam, a partir de seus exemplos concretos, j que somente assim podemos passar de uma definio negativa do mtodo (daquilo que ele pretende ou no fazer) para uma definio positiva (como efetivamente se d sua operao).

A tarefa do filosofo inverter a perspectiva e o modo normal de colocar as questes, isto , passar a dar ateno no aos entes particulares, mas sim ao horizonte no tematizado e no examinado no qual eles so encontrados e no qual tm o seu modo de ser. Assim, enquanto 'vida' e 'existncia' so termos eminentemente sem uso e com significados aparentemente auto-evidentes, enquanto conceitos filosficos eles indicam formalmente um significado especifico, mas no tematizado e implcito. Tal compreenso, por no ser tematizada, requer uma certa reverso. (DAHLSTROM, D. O. Heidegger's Concept of Truth. New York: Cambridge University Press, 2001. p. 249-50). 16 A noo de indicao formal (formale Anzeige) significa que os termos usados para descrever a existncia requerem um especfico e no-determinado processo de apropriao de parte do leitor ou ouvinte. Esse processo no esta contido no prprio conceito, ele somente pode ser despertado, encorajado e incitado pelo conceito. A indicao formal seria totalmente mal compreendida como a descrio de um estado de coisas objetivo. Enquanto uma exortao para o auto-conscientizao no terreno de cada Dasein especfico, ela precisa ser preenchida com o contedo concreto de acordo com nossas diferentes situaes. A indicao formal pode ento apenas sugerir ou 'indicar' a possibilidade do Dasein, a abertura da auto-determinao. (GRONDIN, J. The Ethical and Young Hegelian Motives. In: KISIEL, T. & VAN BUREN, J. (orgs). Reading Heidegger from the Start. Albany: State University Press of New York, 1994, p. 345-360., p. 353).

15

intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

Vol.3 N. 1

Junho 2010

p.45-55

Juliana Oliveira Missaggia Indicaes formais e a origem do mtodo de Ser e Tempo

53

No pargrafo 25, por exemplo, Heidegger afirma que a resposta da pergunta acerca de quem este ente (o Dasein), j foi aparentemente dada com a indicao formal das determinaes fundamentais do Dasein (9)17. Mas lembra que ali se tratava ainda de uma indicao rudimentar, que ao longo da analtica existencial seria explicitada e desenvolvida. De fato, no pargrafo 9, a essncia do Dasein descrita como sua existncia (Existenz), que diferenciada das coisas que esto-a, simplesmente dadas (Vorhandenheit), na medida em que o Dasein est sempre em relao e em questo para si mesmo, pois possui o carter de ser-cada-vez-prprio (Jemeinigkeit). No cabe aqui um desenvolvimento desses conceitos. Mas podemos ver que, enquanto indicaes formais, so definies prvias que ganham significado no decorrer da obra, assim como todos os demais conceitos. Elas so consideraes preliminares, () que iluminaro a investigao posterior, mas que, ao mesmo tempo, recebero nela sua concretude estrutural (SZ, p. 52). Assim, a indicao formal que aponta a direo para onde devemos investigar, s ser realmente formulada quando tivermos trilhado o caminho apontado por ela prpria. Somente poderei compreender o que significa ser a essncia do Dasein sua existncia, depois de haver explicitado uma srie de outros conceitos que essa primeira formulao me indica. Esse movimento caracterstico do mtodo em Ser e Tempo fica claro no pargrafo 63, quando Heidegger realiza uma anlise do procedimento metodolgico at ento utilizado:
Mas mesmo a ideia de existncia formal e existentivamente no vinculante leva consigo um contedo ontolgico determinado, embora no explcito, que () pressupe uma ideia do ser em geral. () Mas, no temos de esclarecer a ideia do ser em geral por meio da elaborao da compreenso do ser que prpria do Dasein? No entanto, esta no pode ser originariamente compreendida a no ser sobre a base de uma interpretao originria do Dasein feita atravs da ideia de existncia. No resulta, ento, inteiramente evidente que o problema da ontologia fundamental se move em um crculo? (SZ, p.314).

Essa uma das formulaes do crculo hermenutico heideggeriano. No se trata, defende Heidegger, de um crculo vicioso, mas sim de um crculo de compreenso necessrio. No h outro procedimento possvel: temos de partir da nossa pr-compreenso de ser para poder buscar um sentido para o que significa ser. Negar o crculo hermenutico ignorar que o prprio compreender constitui um modo fundamental do ser do Dasein e que tal ser

SZ, p. 114. HEIDEGGER, M. Ser y tiempo. Traduccin, prlogo y notas de Jorge Eduardo Rivera. Madrid: Trotta, 2003. Grifo nosso.

17

intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

Vol.3 N. 1

Junho 2010

p.45-55

Juliana Oliveira Missaggia Indicaes formais e a origem do mtodo de Ser e Tempo

54

constitudo pelo cuidado (Sorge); negar, ocultar ou querer superar o crculo equivale a consolidar definitivamente esse desconhecimento (SZ, p. 315). importante perceber que, analogamente ao crculo hermenutico, o mtodo como indicaes formais tambm contm em si uma circularidade: oferecido um caminho para seguir, so indicados os passos adequados da investigao, mas ao longo da prpria investigao, os conceitos iniciais ganham novas formas e significados, crescendo em complexidade e s ento confirmando que o caminho inicial era adequado. Assim, as indicaes formais surgem como o resultado de uma busca metodolgica que pretende desenvolver filosoficamente uma ampla esfera de conceitos relacionados ao homem como ser-no-mundo. Essa tentativa, como observamos, parte tanto dos estudos de Heidegger junto a Husserl (e de sua leitura dos conceitos de formalizao e generalizao), como tambm das influncias da filosofia medieval, com a distino entre actus signatus e actus exercitus. Os cursos que antecedem a publicao de Ser e Tempo mostram claramente a importncia de tais influncias para a elaborao do mtodo, mas revelam tambm como se deu o desenvolvimento das indicaes formais a partir de um longo processo. Como vimos, embora a aplicao desse mtodo em Ser e Tempo seja clara, Heidegger no explicita nessa obra as bases de sua elaborao, tornando necessrio buscar sua origem em outras fontes.

Referncias:
DAHLSTROM, D. O. Heidegger's Concept of Truth. New York: Cambridge University Press, 2001. FEHR, I. Phenomenology,Hermeneutics, Lebensphilosophi. In: KISIEL, T. & VAN BUREN, J. (orgs). Reading Heidegger from the Start. Albany: State University Press of New York, 1994, p. 73-90. GADAMER, H-G. Los caminos de Heidegger. Trad. ngela Ackermann Pilri. Barcelona: Herder, 2002. GRONDIN, J. The Ethical and Young Hegelian Motives. In: KISIEL, T. & VAN BUREN, J. (orgs). Reading Heidegger from the Start. Albany: State University Press of New York, 1994, p. 345-360. GRONDIN, J. Sources of hermeneutics. New York: SUNY Press, 1995. HEIDEGGER, M. Sein und Zeit. Achtzehnte Auflage. Unvernderter Nachdruck der fnfzehnten, an Hand der Gesamtausgabe duchgesehenen Auflage. Tbingen: Max Niemeyer Verlag, 2001. HEIDEGGER, M. tre et temps. Traduction par Emmanuel Martineau. Paris: Authentica, 1985. HEIDEGGER, M. Ser y tiempo. Traduccin, prlogo y notas de Jorge Eduardo Rivera. Madrid: Trotta, 2003.

intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

Vol.3 N. 1

Junho 2010

p.45-55

Juliana Oliveira Missaggia Indicaes formais e a origem do mtodo de Ser e Tempo


HEIDEGGER, M. (GA 20; SS 1925). History of the Concept of Time: Prolegomena. Translated by Theodore Kisiel. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1992. HEIDEGGER, M. (GA 24; SS 1927). The Basic Problems of Phenomenology. Translated by Albert Hofstadter. Bloomington, Indianapolis: Indiana University Press, 1988b. HEIDEGGER, M. Ontology: the hermeneutics of facticity. Translated by John Van Buren. Indianapolis: Indiana University Press, 1999. HEIDEGGER, M. The phenomenology of religious life. Translated by Matthias Fritsch. Indianapolis: Indiana University Press, 2004. HEIDEGGER, M. Phenomenological interpretations of Aristotle: initiation into phenomenological research. Translated by Richard Rojcewicz. Indianapolis: Indiana University Press, 2001. KISIEL, T. & VAN BUREN, J. (orgs). Reading Heidegger from the Start. Albany: State University Press of New York, 1994. KISIEL, T. Heidegger on Becoming a Christian. In: KISIEL, T. & VAN BUREN, J. (orgs). Reading Heidegger from the Start. Albany: State University Press of New York, 1994, p. 175-194. KISIEL, T. The Genesis of Heideggers Being & Time. Berkeley: University of California Press, 1993. MULHALL, S. Heidegger and Being and Time. London: Routledge, 1996. PGGELER, O. Destruction and Moment. In: KISIEL, T. & VAN BUREN, J. (orgs). Reading Heidegger from the Start. Albany: State University Press of New York, 1994, p. 137-158. REIS, R. R. Verdade e indicao formal: a hermenutica dialgica do primeiro Heidegger. In: Veritas, vol. 46, n. 4, Porto Alegre, Dez, 2001, p. 607-620. STEIN, E. Seis estudos sobre Ser e tempo. 3 edio. Petrpolis: Vozes, 2005. STEIN, E. Introduo ao pensamento de Martin Heidegger. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. STEIN, E. A questo do mtodo na filosofia: um estudo do modelo heideggeriano. So Paulo: Duas Cidades, 1972. STEIN, E. Pensar pensar a diferena: filosofia e conhecimento emprico. Iju: Ed. Uniju, 2006. STREETER, R. Heideggers Formal Indication: a Question of Method in Being and Time. Man and World, vol. 30 (1977), pp. 413-430.

55

intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

Vol.3 N. 1

Junho 2010

p.45-55

You might also like