You are on page 1of 2

Mtodo construtivo de edifcios com blocos de EPS

Manual de Utilizao de EPS na Construo Civil


O p direito do edifcio deve ter a altura como um nmero mltiplo de 0,30m, para que no seja necessrio realizar cortes horizontais nos blocos, o que impossibilitaria os encaixes. A fundao do edifcio deve receber a carga distribuda por toda a extenso. Nas fundaes, mais exatamente nos eixos das paredes, devem ser deixados pontas de ao de construo, seguindo as perfuraes dos blocos. Aplicao de impermeabilizantes, impedindo a subida de umidade. Ento inicia-se o encaixe dos blocos, e com isso h a continuidade das pontas de ao, e a instalao das tubulaes de esgoto. Ento os vazios dos blocos so preenchidos com concreto, com o trao especifico para a edificao em construo Em cada camada dos blocos, at a altura da laje, colocam-se uma barra de ao fina, perpendicular as pontas de ao fixadas no cho. Os blocos so recordados, e colocam-se as tubulaes hidrulicas e eltricas, fixadas em argamassa mista. Os revestimentos so colocados respeitando os espaos aonde sero colocadas as portas e janelas, que ser na sequncia. Revestimentos especiais, como azulejos ou pedras, so colocados logo aps os caixilhos e as esquadrias. Os forros e os pisos so colocados de modo convencional.

Isocret
Primeiramente o terreno deve ser compactado e nivelado, para receber a edificao. Depois deve ocorrer a escavao de baldrames e/ou a concretagem das bases. A partir da fundao deve-se deixar esperas de ao CA-50 com 60 cm de comprimento, que direcionaro a primeira fiada de blocos de EPS. Depois de a primeira fiada de blocos estar totalmente alinhada e esquadrejada iniciase o processo de vedao. A vedao formada pelos blocos de eps de dimenses 1.19 x 0.3 x 0.4m com concreto de no mnimo 15MPA armado em ao CA-50 com mm, e com espessura de 0,06m. Deve-se instalar telas soldadas com malha de 25x25 mm sobre os blocos com concreto armado para a aplicao dos revestimentos, pois estas evitam trincas, e

ajudam a distribuir as tenses ao longo dos revestimentos. Elas devem ser centralizadas e aplicadas com uma espcie de pino. As paredes devem ser chapiscadas com argamassa de cimento colante com resina polimrica no trao 1,6l para cada 20 kg. E esta deve ser aplicada pelo processo de chapisco rolado. Nas paredes internas, caso seja desejado, possvel aplicar gesso sobre o chapisco. Nas reas midas, o revestimento cermico pode ser aplicado diretamente sobre a parede, utilizando argamassa colante. As argamassas de revestimento interno e externo devem ser de cimento, areia e resina polimtica, com trao de 1:3:0,5, ou pode-se aplicar um revestimento acrlico texturizado colorido, que elimina a pintura. As reas de forro podem ser em laje-painel, tijolos de EPS ou cermico ou at vigas treliadas unidirecionais. A partir das paredes, deixa-se arranques, que acabam negativando as trelias das lajes pr moldadas. Aps o termino das reas de forro, aplica-se uma capa de recobrimento de concreto com 4cm de espessura, armada com tela soldada de 3,6mm e malha de 20x20cm. Na cobertura do edifcio deve-se utilizar telhas cermicas com estrutura de madeira, ou estrutura metlica. A parte feita em madeira do telhado, como as tesouras ou as ripas deve apresentar alta resistncia a compresso.

You might also like