You are on page 1of 8

A EXTINO DA PUNIBILIDADE NA PENDNCIA DA EXECUO DA PENA DE MULTA NOS TERMOS DA LEI N. 9.268/96 Considerando as disposies da Lei Federal n. 9.

268/96, que alterou a redao do artigo 51 do Cdigo Penal, impe-se a reviso das reiteradas negativas judiciais em declarar a extino da punibilidade pelo integral cumprimento da pena ante a pendncia de execuo da pena de multa. Dispe o mencionado artigo 51, com a nova redao que lhe fora conferida: Transitada em julgado a sentena condenatria, a multa ser considerada dvida de valor, aplicando-se-lhe as normas da legislao relativa divida ativa da Fazenda Pblica, inclusive no que concerne s causas interruptivas e suspensivas da prescrio. Pois bem. Analisemos, brevemente, os reflexos decorrentes da alterao legislativa. O advento da Lei n. 9.268/96 provocou polmica doutrinria e jurisprudencial acerca da execuo da pena de multa, cuja definio tem reflexos importantes, no apenas no que concerne legitimidade, mas tambm em relao ao prazo prescricional e extino da punibilidade pelo integral cumprimento da pena. De um lado renomados juristas, Procuradoria Geral do Estado de So Paulo (Parecer PA-3 n. 6/97) e o prprio Ministrio Pblico paulista, entendendo que a Lei n. 9.268/96 no retirou a atribuio do rgo Ministerial e das varas de execuo criminal para a execuo da pena de multa, sob o fundamento, em sntese, de que a pena de multa no perdera o carter de sano penal, disciplinada no artigo 32 do Cdigo Penal, visando atingir o condenado em seu patrimnio, em face do seu carter aflitivo, tendo o legislador empregado a expresso dvida de valor com o intuito exclusivo de enfatizar a impossibilidade de converso da pena pecuniria em priso e para proporcionar a atualizao monetria da multa at seu efetivo pagamento, estabelecendo um procedimento mais eficaz para sua execuo judicial.

Entendem mencionados operadores do direito, portanto, que, preservado o carter da multa como sano de natureza penal, cabe ao Ministrio Pblico promover a sua cobrana, j que este atrelado ao princpio da indisponibilidade da persecuo penal, o que equivale dizer que no fica a seu belprazer a cobrana ou no da sano pecuniria, devendo o procedimento seguir o quanto disposto na Lei n. 6.830/80 e a execuo tramitar perante a vara das execues penais competente, mantendo-se os prazos penais de prescrio, no obstante a disciplina da lei de execuo fiscal no que se refere s causas interruptivas e suspensivas da prescrio. De outro lado o Tribunal de Justia de So Paulo entendendo que, com o advento da Lei n. 9.268/96 a pena de multa, como dvida de valor, deve ser executada pela Procuradoria do Estado, numa das varas da Fazenda Pblica, devendo ser balizada, inclusive no que concerne ao prazo prescricional executrio, pela Lei n. 6.830/80 (cinco anos). Insta ressaltar que, inicialmente, a Corregedoria Geral do Tribunal de Justia de So Paulo entendeu timidamente que a competncia para execuo da pena de multa era da Procuradoria Geral do Estado, mas, tendo em vista tratar-se de matria jurisdicional, deixou a deciso dos casos concretos a cargo de cada juiz, que poderia reconsiderar o encaminhamento PGE, ou determinar a espera do decurso do prazo prescricional. Depois, por suas Cmaras, o Tribunal passou a decidir que a Lei n. 9.286/96 revogou a cobrana da multa criminal pelo Ministrio Pblico em autos apartados, considerando-a dvida de valor a ser executada pela Fazenda Pblica, no rito da Lei n. 6.830/80. Veio a lume, ento, o decisum do Superior Tribunal de Justia, assentando que a competncia para promover a execuo da Fazenda Pblica do Estado perante o Juzo das Execues Fiscais, legitimada a Procuradoria Geral do Estado para a cobrana, referendando assim, todas as concluses dos Juzes do Setor de Execues Fiscais de So Paulo.

No cenrio atual, pois, no obstante o posicionamento do Ministrio Pblico e da Procuradoria Geral do Estado, reconhecendo a legitimidade do primeiro, tem prevalecido o entendimento do Poder Judicirio em suas diferentes instncias, carreando para a Procuradoria Geral do Estado a responsabilidade pelo cumprimento da Lei n. 9.286/96, com observncia dos ditames procedimentais da lei de execues fiscais (urge salientar que pende julgamento pelo Supremo Tribunal Federal da ADI n. 3.150, ajuizada pelo Procurador-Geral da Repblica, visando ao reconhecimento da legitimidade do Ministrio Pblico para a execuo da pena de multa perante as Varas de Execues Criminais). As implicaes do entendimento jurisprudencial no sentido da legitimidade da Procuradoria do Estado para a execuo da pena de multa no podem ser desconsideradas. Com efeito, no se pode olvidar que, se a cobrana da pena pecuniria incumbncia da Fazenda Estadual, o Poder Executivo, por meio do Governador do Estado, considerando critrios de convenincia e oportunidade, pode anistiar o pagamento e autorizar a no execuo de valores considerados nfimos, o que, em tese, nega eficcia sentena condenatria. E isto o que ocorre em So Paulo, nos termos da Resoluo PGE n. 56, de 07 de outubro de 2003, que autoriza a no inscrio na dvida ativa, o no ajuizamento e a suspenso de execues fiscais para cobrana de dbitos de pequeno valor. Por outro lado, sendo a multa executada em juzo diverso do da execuo, o artigo 81, II, do Cdigo Penal (que permite a revogao do sursis se o beneficirio, embora solvente, frustra a execuo da pena de multa) e o artigo 118, 1, da Lei de Execuo Penal (que determina a regresso a regime prisional mais rigoroso se o condenado, podendo, no pagar a multa cumulativamente imposta), ficam sem qualquer eficcia - tendo, na prtica, sido revogados tacitamente.

Ainda quanto considerao da multa como dvida de valor cuja execuo deve seguir estritamente a disciplina legal para as execues fiscais, h a celeuma referente incidncia, ou no, do artigo 4, inciso VI, da Lei n. 6.830/80, que autoriza a a execuo de dvida ativa da Fazenda Pblica contra os sucessores a qualquer ttulo. De um lado o argumento de que no cabvel em matria criminal, tendo em vista o princpio esposado na Constituio Federal, artigo 5, inciso XLV, de que a pena no passar da pessoa do condenado; princpio este, alis, consabido desde Beccaria. De outro, o argumento de que no h tal bice, eis que O fato de ser uma dvida de valor decorrente de uma multa penal, a ser cobrada dos herdeiros do de cujus, respeitados os limites das foras da herana, no a faz incidir sobre o patrimnio do herdeiro antes da aquisio da herana, o que, a sim, configuraria uma inconstitucionalidade, pois faria incidir sobre o patrimnio de pessoa diversa o efeito da condenao criminal de natureza pecuniria, E nem se objete com o argumento de que a aquisio do acervo hereditrio se d na data do bito (cf. CC, arts. 1.752 et seq.), pois tal fato no influencia o raciocnio, haja vista que o monte partvel herdado no momento da abertura da sucesso, que corresponde data do bito, pelos herdeiros, consiste no acervo resultante dos crditos, diminudos dos dbitos existentes poca do bito, o que ser apurado ao depois, na forma da legislao em vigor. , conforme explicita o Juiz de Direito paulista, Dr. Jos Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues. Outro aspecto a ser analisado o da prescrio: se a pena de multa no perdeu sua natureza de sano penal, entendimento este no questionado, e a Lei n. 9.268/96 determinou apenas que as causas de interrupo e suspenso da prescrio so as indicadas na Lei n. 6.830/80, h que se concluir pela existncia de uma lacuna legal no que diz respeito ao prazo prescricional da pretenso executria a ser considerado: se o do Cdigo Penal (dois anos se a multa for a nica cominada ou aplicada e o prazo estabelecido em lei para a prescrio da pena privativa de liberdade, se a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou aplicada

CP, art. 114), ou o prazo estabelecido na lei de execuo fiscal (cinco anos), inclinando-se a jurisprudncia pertinente pelo prazo fixado na Lei n. 6.830/80, que elenca hipteses de interrupo e suspenso da prescrio, que poder, inclusive, acarretar verdadeira hiptese de imprescritibilidade de sano penal (partindo da premissa de que a pena de multa no perdera tal carter), com violao frontal de preceito constitucional. E tudo quanto se exps deve ser considerada quando da anlise dos reflexos da execuo da multa como dvida de valor e incumbncia da Fazenda Pblica, na extino da punibilidade pelo integral cumprimento da pena. fato notrio que a grande maioria das condenaes criminais alcana processados pobres que, mesmo em face de cominaes de pena de multa no patamar legal, tornam-se insolventes. Diante de tal circunstncia (hipossuficincia econmica), acabam por cumprir eventual pena privativa de liberdade ou restritiva de direito integralmente, mas dificilmente conseguem quitar as penas de multa cominadas cumulativa ou isoladamente. Nestas hipteses, surge a esdrxula situao de reiteradas decises judiciais que indeferem pedido de declarao de extino da punibilidade pelo cumprimento da pena sob o argumento de que a sano pecuniria no fora cumprida, no obstante o prprio Judicirio reconhecer que, com o advento da Lei n. 9.280/96, a execuo da pena de multa passou a ter carter extrapenal , posto sua natureza de sano penal no tenha sido alterada. Neste sentido leciona Luiz Flvio Gomes: O ru tem dez dias para pagar a multa espontaneamente no juzo criminal mesmo (no foi revogado o art. 50 do CP). No efetuado o pagamento, extrai-se certido da condenao, que ser enviada Fazenda Pblica para inscrio. A partir da pura dvida de valor, sem nenhum reflexo na liberdade do condenado, e j no ser correto falar em prescrio penal, seno em prescrio (de crdito) civil.

Este mesmo autor, ao final de suas consideraes, afirma textualmente que a multa deixa de ser um assunto penal e passa a ser um assunto fiscal.1 No mesmo sentido, outro grande penalista, Livre-docente da Universidade de Roma: Inscrita a dvida correspondente pena pecuniria, ser ela cobrada tal qual um crdito tributrio, mediante execuo fiscal. 2 No diverge Romeu de Almeida Salles Jr.: A execuo da multa no se faz mais conforme os arts. 164 e s. da Lei de Execuo Penal, devendo ser promovida pela Fazenda Pblica e no pelo Ministrio Pblico .3 Inmeros so os julgados favorveis tese ora esboada (esta corrente, indiscutivelmente, majoritria), no obstante no se olvide de julgamentos em contrrio; exatamente por isso, passo a transcrever apenas a posio do Superior Tribunal de Justia, consubstanciada em recentes julgados: Com o advento da Lei n. 9.268/96 que deu nova redao ao art. 51 do Cdigo Penal, a multa passou a ser considerada dvida de valor e a ter carter extrapenal. Sua execuo passou a ser regulada pela Lei n. 6.830/80, necessitando da respectiva inscrio na dvida ativa e sendo ajuizada pela Fazenda Pblica. Recurso improvido.(Recurso Especial 175909/SP (98/0039356-0), DJ 21/09/98, p. 99, 1. Turma, Min. Garcia Vieira, unanimidade). De acordo com o novo art. 51 do CP, a multa imposta em sentena penal condenatria considerada dvida de valor, devendo ser cobrada segundo a Lei n. 6.830/80. Por essa razo, ser inscrita em dvida ativa, e ser reclamada via execuo fiscal
1 2 3

movida pela Fazenda Pblica, falecendo legitimidade ativa ao Ministrio Pblico. (Recurso Especial 180921/SP (98/0049330-1), DJ 19/10/98, p. 81, 2. Turma, Min. Adhemar Maciel, unanimidade). Multa imposta em processo criminal (Cdigo Penal art. 51) Lei 9.268/96 Cobrana Ilegitimidade do Ministrio Pblico Estadual Legitimidade da Fazenda Pblica. Desde o advento da Lei 9.268/96, compete ao Estado, atravs de seus procuradores, cobrar dvida correspondente pena de multa, imposta em processo criminal (CP art. 51). O Ministrio Pblico carece de legitimidade para tal cobrana. (Acrdo unnime da 1. S do STJ Conflito de Atribuies 76/RJ Rel. Min. Humberto Gomes de Barros j 28.04.99 DJU-e 31.05.99, p. 71 ementa oficial). Multa imposta em processo criminal (Cdigo Penal art. 51) Lei 9.268/96 Cobrana Ilegitimidade do Ministrio Pblico Estadual Legitimidade da Fazenda Pblica. Desde o advento da Lei 9.268/96, compete ao Estado, atravs de seus procuradores, cobrar dvida correspondente pena de multa, imposta em processo criminal (CP art. 51). O Ministrio Pblico carece de legitimidade para tal cobrana. (Acrdo unnime da 1. T do STJ Resp 175.911/RJ Rel. Min. Humberto Gomes de Barros j 11.05.99 DJU-e 1 14.06.99, p. 115 ementa oficial). A cobrana da multa penal incumbe Procuradoria da Fazenda Estadual. Conflito que no se estabelece com a Fazenda Nacional por ser da alada estadual a cobrana . (Conflito de Atribuies n. 105, Paraba, 1. Seo, Rel. Min. Eliana Calmon, j. 18/12/2000, v.u., DJU 05/03/2001).

E este entendimento sobre o CARTER EXTRAPENAL PARA A EXECUO DA PENA DE MULTA deve balizar as respostas para todos os questionamentos acima expostos, inclusive o de ser vedada a exigncia do pagamento da multa como condio da extino da punibilidade penal. De concluir-se, pois, que, em respeito coerncia, uma vez prevalecendo no Poder Judicirio o entendimento de que a Lei n. 9.268/96 impingiu carter extrapenal execuo da pena de multa, nos termos da nova redao do art. 51 do Cdigo Penal, o mesmo Judicirio h que reconhecer que a no solvncia relativa sano pecuniria no serve de fundamento para o indeferimento da pretenso de ver declarada extinta a punibilidade em razo do cumprimento da pena no mbito penal, determinando-se, via de conseqncia, a baixa nos registros criminais no Instituto de Identificao Civil (IIRGD) e no Cartrio Distribuidor Criminal, de conformidade com o art. 202 da LEP. Logo, a pendncia de pagamento da pena de multa, uma vez transitada em julgado a sentena penal condenatria, assunto da Procuradoria Fazendria, e no tem o condo de impedir o reconhecimento pelo juzo da execuo penal da extino da punibilidade. Notas: Repertrio IOB de Jurisprudncia, n. 10/96, p. 180. Paulo Jos da Costa Jr., Comentrios aos Crimes do Novo Cdigo de Trnsito, So Paulo: Saraiva, 1998, p. 40. 3 Cdigo Penal Interpretado, So Paulo: Saraiva, 1996, p. 108.
2

Mailane Ramos dos Santos Rodrigues de Oliveira

You might also like