You are on page 1of 59

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

O MISTRIO DAS ERAS


[As Dispensaes de Deus]
Introduo - Escrevendo a Timteo, Paulo disse: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Timteo 2:15). O estudioso da Palavra de Deus tratado neste verso como um obreiro. Este no pode fazer inteligentemente o seu trabalho sem ter um plano. Ele precisa de grficos e especificaes. Deus falou a Moiss, referindo-Se ao Tabernculo: ...Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou (Hebreus 8:5). O estudioso da Palavra de Deus deve compreender o Seu plano e propsito para todas as eras, a fim de evitar confuso em sua obra de interpretar as Escrituras. A palavra dispensao usada quatro vezes na Bblia. Em cada caso se torna bvio, a partir do contexto, que Deus est Se referindo a um perodo de tempo. Em Colossenses 1:25-27 e Efsios 3:2-5, a palavra era est subentendia nos vocbulos sculos e dispensao. Na 1 Corntios 9:17, Paulo discute sobre o Evangelho especial que lhe foi confiado. Tambm interessante observar que a Palavra dispensao no aparece antes de Paulo comear a escrever suas epstolas. A razo bvia que o mistrio das eras, at ento, no tinha sido revelado (Efsios 3:5-7). Sem observar essas dispensaes e divises que elas criam, o resultado ser uma grande confuso. Devemos tambm distinguir entre os tempos e as estaes das Escrituras (Daniel 2:21). Jesus disse aos Seus discpulos: No vos pertence saber os tempos ou as estaes que o Pai estabeleceu pelo seu prprio poder (Atos 1:7). J testificou que Visto que do Deus Todo-Poderoso no se encobriram os tempos... (J 24:1). Dos filhos de Issacar foi dito que estes eram destros na cincia dos tempos, (1 Crnicas 12:32). Por estaes, devemos entender as mudanas climticas da Terra, em razo dos movimentos e das caractersticas mudanas do sol, da lua e das estrelas, aos quais Deus ordenou que regulassem as estaes. (Gnesis 1:14). Quanto aos tempos, eles foram designados como tempos da ignorncia (Atos 17:30); tempos dos gentios (Lucas 21:24); tempos da restaurao (Atos 3:21) e dispensao da plenitude dos tempos (Efsios 1:10).

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (1 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

I - O PLANO ORIGINAL
Pare se entender de modo correto o que se encaixa entre os dois extremos da eternidade, necessrio possuir algum insight do plano original de Deus, o qual declara que Ele formou a Terra para que fosse habitada (Isaas 45:18). A 2 Pedro 3:13 se refere a este plano, o qual ser realizado no apenas no presente, mas tambm na eternidade.

II - A CRIAO ORIGINAL - No princpio criou Deus os cus e a terra. (Gnesis 1:1). Esta criao aconteceu num passado no especificado. Sem dvida foi uma criao perfeita, pois no h registro de que Deus tenha criado coisa alguma imperfeita. At mesmo Satans era perfeito, quando foi criado (Ezequiel 28:15). Existem pouqussimas informaes na Bblia sobre a criao original, sobre o que lemos em Gnesis 1:3-31, onde vemos uma recriao e restaurao da Terra sua condio original, antes que ela tivesse se tornado sem forma e vazia e submersa em gua e trevas (verso 2).

III - O REI DA CRIAO Satans apontado como o deus deste sculo (2 Co 4:4), na era atual, mais parece que ele tambm havia ocupado esta posio, j na eternidade. (Ezequiel 28:11-19). importante perceber que Satans foi rei sobre uma criao fsica e espiritual. (J 1).

IV - A QUEDA DO REI A condio catica da Terra (Gn 1:2): geralmente associada queda de Satans. O texto mais usado para respaldar essa concluso encontrado em Isaas 14:12-16. Na realidade, esta pode ser uma passagem proftica, mas, certamente, descreve um tipo de queda anterior de Satans. Sua queda na eternidade passada respaldada por uma recriao. Somente uma coisa de tal magnitude poderia ter deixado a Terra sem forma e vazia.

A RECRIAO RESPALDADA POR: {* NOTA: Hlio e SolaScriptura-TT rejeitam a Teoria da Brecha/Intervalo esposada pelo autor. Ver "TEORIA DO INTERVALO: MAIS UMA DEMNCIA TEOLGICA DOS EVOLUCIONISTAS TRAVESTIDOS DE CRENTES" - Pedro Almeida, em http://
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (2 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

www.baptistlink.com/creationists/gaptheory.htm} A) - A expresso: E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom (Gn 1:31), no aparece no segundo dia da criao. A razo para tal omisso, aparentemente, existe apenas se o leitor perceber a verdade contida em Efsios 6:10-13; Isaas 24:21 e J 41:31-32. O segundo cu, no qual se encontram os sistemas solares, as galxias, as nebulosas, corpos estelares e as constelaes, tambm hospeda os imitadores de Deus - os anjos decados e o prprio Satans. B) - instrues so dadas ao homem para encher a Terra (Gn 1:28). A definio de encher, no dicionrio, reaver a plenitude anterior.

A DISPENSAO EDNICA:
Introduo - a recriao da Terra seguida pela criao dos habitantes da mesma (6. dia da criao). O homem foi criado imagem de Deus (Gnesis 1:28) e isto explica a razo pela qual o homem tem 2 faculdades, as quais nenhum animal jamais teve ou ter: a faculdade de falar (No princpio era o verbo - Joo 1:1) e de escrever: Tua palavra a verdade desde o princpio (Salmo 119:160). Por que deveria qualquer revelao legtima de Deus chegar ao homem, de qualquer outra maneira, seno na forma de palavras escritas em um Livro? (ver Salmo 119:89, 105, 130). A imagem tambm definida em Hebreus 1:1-3; Colossenses 2:9; e 2 Corntios 4:4, como sendo o Senhor Jesus Cristo. A imagem equivale a uma pessoa e Ado to semelhante a Cristo que Jesus chamado o segundo Ado (1 Co 15:4). Alm disso, a imagem prova que Ado era tricotmico (corpo, alma e esprito), do mesmo modo como Deus existe em trs Pessoas. As trs partes do homem podem ser vistas em Gnesis 2:7. O corpo - o p (Salmo 119:25). O corpo volta ao p porque, como diz o apstolo Paulo, na minha carne no habita bem algum (Romanos 7:18). O corpo de Deus Jesus Cristo (Hebreus 1:1-3). A alma - equivale ao Eu sou e corresponde a Deus Pai, em tipo; ela constitui aquela parte da imagem que nunca foi vista por algum (Joo 1:18, 1 Timteo 6:16). Aps a queda do homem, a alma foi transformada em um corpo de morte e, conseqentemente, os escritores do Velho Testamento usaram a palavra alma como sinnimo de corpo (Gnesis 17:14, 19:20; Nmeros 31:28; A alma abandona o corpo na morte e, muito antes do p ser atirado sobre o morto (Gnesis 35:18, 49:33, 50:3). O esprito - assim como o vento - ou ar - o esprito comum a todos os homens (1 Corntios 2:11) e a todos os animais (Eclesiastes 3:21). Aps a queda, ele se tornou um esprito morto, precisando nascer de novo; no a alma (Joo 3:6). Na era atual, o homem no convertido assemelha-se a um pneu vazio. Ele um corpo vivo, porm com um esprito morto (Efsios 2:1-6), ao mesmo tempo em que, quando ele se torna um filho de Deus um esprito vivo com um corpo morto (Rm 6:2-10).
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (3 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

I - Inocncia - O estado do homem - Em um jardim de inigualveis delcias, em meio a cenas de indescritvel amor, tendo Deus como o seu conselheiro e seres angelicais como visitantes, com uma natureza impecvel e um ambiente por demais favorvel para viver uma vida pura e santa, os progenitores da raa humana forma colocados. As condies eram ideais. - As Coroas - Deus criou um rei e do seu reinado no pode haver qualquer dvida, pois, no dia de sua criao foi dito que ele fora coroado de glria e honra e constitudo sobre as obras de suas mos, tendo todas as coisas sujeitas debaixo dos ps (Hebreus 2:6-8). Isto se refere Sua Majestade, Ado, o Primeiro. Do mesmo modo que Satans, ele era um filho de Deus (Lucas 3:38; J 1:6, 38:1-7). Este novo rei foi provido com uma ajudadora, a qual podia satisfazer suas necessidades; foi-lhe dada uma comisso e uma autoridade sobre dois Reinos, os quais lhe foram deixados por um querubim decado. Como rei, sobre o Reino de Deus, Ado o filho de Deus, criado Sua imagem. Como rei, sobre o Reino do Cu, foi-lhe dada uma comisso para encher e subjugar a Terra, tendo o domnio sobre todas as coisas (Gnesis 1:26-28). Salvao - A salvao definida como o dom da vida eterna (Romanos 6:23). De Ado, foram exigidas duas coisas, para que ele tivesse a segurana da vida eterna: 1. - Obedincia - abster-se da rvore do conhecimento do bem e do mal (Gnesis 2:17). 2. - Aceitar o dom - comer do fruto da rvore da vida (Gnesis 3:22-24) (OBS: esta passagem fala em no comer o fruto da rvore da vida...). A Bblia parece fazer um crculo completo (Apocalipse 22:14). Deus vai completar o Seu plano? (Isaas 45:18). Ningum pode ajudar, mas deve desejar saber se a rvore da vida sinnimo de uma Pessoa (Joo 15:1), do mesmo modo como a Palavra de Deus (Jo 1:1).

II- A QUEDA Os crticos da Bblia procuram sempre culpar Deus pela queda de Ado. Vamos pensar e agir atravs de alguma racionalizao:

Pergunta 1: - Por que Deus criou o cu e a Terra? (Gnesis 1:1). Resposta: - Ele os criou para serem habitados. (Is 45:18 e 2 Pedro 3:13). Aconteceu uma triste reviravolta nos eventos; ser que a Bblia e os no regenerados eruditos, cientistas, filsofos e historiadores tm o mesmo plano?
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (4 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Pergunta 2 - Se Deus os criou (e Deus perfeito), por que Ele no os fez perfeitos? Resposta: Ele os fez perfeitos. Volte e observe que os versos de Gnesis 1:3-28 esto tratando de uma recriao da criao anterior, a qual terminou no verso 1. At mesmo Satans foi criado perfeito, conforme Ezequiel 28:15 e no como uma serpente ou um diabo, mas como um querubim. Pergunta 3 - Se Deus os fez perfeitos, por que eles j no so perfeitos? Resposta: Porque algo aconteceu criao fsica, entre Gnesis 1:1 e Gnesis 1:3. E algo aconteceu criao espiritual - o primeiro homem e a primeira mulher - entre Gnesis 2:7 e Gnesis 3:13. Pergunta 4 - Se Deus perfeito e ama a perfeio, por que Ele no evitou que esse algo acontecesse? Resposta: porque embora a criao fsica fosse perfeita, o homem que Deus criou no era perfeito; ele era sem pecado, mas no perfeito. (ora, se at satans era perfeito quando foi criado, por que o homem no era perfeito??? Creio que ele foi criado perfeito tambm, porm, era livre e optou por pecar) Pergunta 5 - Deus no conhecia o resultado do teste, antes que isto acontecesse? (Se Ele perfeito deveria saber). Resposta - Pensando bem, Ele conhecia. Ele Sabia que Ado iria cair e por saber disso, Ele lhe deu liberdade de vontade e escolha (livre arbtrio), de modo que ele pudesse escolher entre pecar ou no pecar. Pergunta 6 - Ento, Deus no deve ser indiretamente (ou diretamente) culpado pelo que aconteceu no princpio de Sua Criao? Resposta Sim, o Senhor poderia ter evitado que o pecado entrasse no mundo, mas Ele no o fez (Lamentaes 3:38; J 2:10). Pergunta 7 - Ento, Deus no responsvel pelo pecado de Ado e pela confuso em que ele se meteu? Resposta - NO!!! Deus no tenta homem algum nem pode ser tentado: Ningum, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus no pode ser tentado pelo mal, e a ningum tenta. Mas cada um tentado, quando atrado e engodado pela sua prpria concupiscncia. Depois, havendo a concupiscncia concebido, d luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte (Tiago 1:13-15). Pergunta 8 - Nesse caso, quem tentou Ado? Resposta - Eva (Gnesis 3:4-6; 1 Timteo 2:12-14). Pergunta 9 - E quem tentou Eva? Resposta - Uma serpente (Gnesis 3:1-5; 2 Corntios 11:1-3).
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (5 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Pergunta 10 - E quem tentou a serpente, se no foi o prprio Deus? Resposta - Antes de ser uma serpente, o querubim fora escorraado do Cu por causa de sua ambio, do seu desejo de se elevar acima de Deus (Ezequiel 28:10-17; Isaas 14:12-15). Pergunta 11 - Ora, se Deus eterno e j conhecia o fim, desde o princpio, ele deveria ter evitado que o Lcifer de Isaas 14 casse ao nvel de serpente! Resposta - verdade, porm, Deus permite que uma poro de coisas caiam, a fim de executar o Seu plano original (Romanos 11:11-33). Pergunta 12 - Ento, Deus no apenas deixa de ser responsvel pelo pecado do homem, mas tambm da serpente. Afinal, Ele permitiu que AMBOS acontecessem. No verdade? Resposta - Se eu disser que sim, como que vai ser? Pergunta 13 - Ento Darwin e Marx tm razo: No h Deus! (Salmo 14:1); mesmo porque um Deus to imperfeito, responsvel pela imperfeio, NO perfeito. Resposta - Vou-lhe fazer uma pergunta, olho no olho: suponhamos que Deus consertasse tudo e endireitasse tudo o que foi feito errado; mesmo assim Ele no teria se livrado de TODA a culpa e responsabilidade no assunto (Romanos 3:4-6). Se Deus perfeito, ento o AMOR uma de suas qualidades (I Joo 4:8, 16). E este AMOR, precisa ser perfeito. Para que o amor seja perfeito deve haver duas partes (uma parte que ama a si mesma, no AMOR, pois o AMOR prprio no AMOR verdadeiro); ento cria uma segunda parte, o HOMEM (Hebreus 2:6), para nele manifestar este atributo; se o homem no tem livre arbtrio ento ele no pode retribuir ao AMOR de Deus. Um rob no pode AMAR. O HOMEM precisa do livre arbtrio (Josu 24:15). E para fazer uma livre escolha deve haver uma terceira parte. Assim, o eterno tringulo completado por um querubim, o qual vai se tornar uma serpente. Voc pode escolher esse querubim (2 Corntios 4:4) ou escolher Deus (1 Reis 18:21). Deus permite que esse querubim aparea e tente a humanidade, a fim de que o homem possa escolher livremente o nosso DEUS como objeto do seu amor. Ado escolheu a esposa como um objeto e sua esposa preferiu o conhecimento. Como tm feito todos os intelectuais! O homem cai e Deus o redime, arcando com toda a culpa (Romanos 5:6-19), tanto do homem como do querubim; Ele Se fez pecado carregando-o, quando desceu Terra para morrer como homem (Filipenses 2; Isaas 53; Romanos 10; 2 Corntios 3). Tendo absolvido a Si mesmo de TODA a culpa, agora possvel que o homem seja declarado inculpvel para sempre quando ele recebe um Salvador sem pecado, como o seu prprio Salvador (Joo 1:10-12). O resto com voc. (Peter Ruckman).

III - O JULGAMENTO

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (6 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Ado morreu espiritualmente (exatamente como Deus havia dito), e fisicamente, no devido tempo (Hebreus 9:27). Sua morte foi passada frente (Romanos 5:12-14) e seus filhos nasceram sua imagem e no imagem de Deus (Gnesis 5:3). Ele perdeu sua coroa espiritual (Reino de Deus), por ter perdido a imagem de Deus, e sua coroa fsica (o Reino do Cu); ento, o seu domnio foi amaldioado (Gnesis 3:17:19).

A DISPENSAO DA CONSCINCIA:
Introduo - Esta dispensao se estende da Queda at o Dilvio, tendo perdurado por 1.656 anos. Ela mostra o que o homem capaz de fazer, quando dirigido pela sua conscincia. Ado e Eva no tinham conscincia alguma, antes da queda, quando comeram o fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal. A conscincia pode produzir temor e remorso, mas no consegue evitar que o homem erre, pois ela no compartilha o poder.

I - Salvao - Na dispensao antediluviana, a humanidade era tratada como um todo. No havia naes. Esta dispensao chamada - em Atos 17:30 - como TEMPOS DA IGNORNCIA, sendo um contraste dos tempos atuais. Somos informados que, na dispensao dos tempos da ignorncia, Deus no levou em contra o que Ele no deixaria passar na Dispensao da Lei. A conscincia da conduta humana era a regra pela qual os homens se acusavam e escusavam (Romanos 2:15). A Lei do Sinai no foi entregue seno no final do xodo. Sem lei, no havia a regra da lei para o pecado, pois pela lei vem o conhecimento do pecado (Romanos 3:20). Contudo, os homens eram inescusveis diante de Deus, porque Ele estava muito prximo da humanidade, naqueles dias, e Sua voz era pronunciada e ouvida, em reprimenda, como no caso de Caim (Gnesis 4:14); ou em comunho, como no caso de Enoque (Gnesis 5:22-24), ou em forma de conselho, como no caso de No (Gnesis 6:3). Eles no estavam, portanto, sem o conhecimento de Deus; porm no o glorificaram como Deus, nem lhe deram graas... Por isso Deus os abandonou s paixes infames... (Romanos 1:20-32). Nesse tempo, suas filhas coabitaram com os anjos decados (filhos de Deus) tendo dado luz gigantes... (Gnesis 6:1-7). Os princpios pelos quais Deus governava e administrava esses tempos da ignorncia no seriam apropriados para os dias de Moiss, quando Deus iria revelar Sua vontade, atravs da Lei. Devemos, portanto, distinguir entre as duas dispensaes, como sendo uma SEM LEI e outra SOB A LEI, pois isto afetaria a base de julgamento nestas dispensaes. Essa distino claramente revelada em Romanos 2:12: Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei tambm perecero; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei sero julgados. Vemos claramente, aqui, que a ignorncia da Lei no ser desculpa nem salvar pessoa alguma do
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (7 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

castigo. Este princpio de julgamento o que deve prevalecer no Julgamento do Grande Trono Branco, quando sero julgados os habitantes da dispensao antediluviana e os da Dispensao da Lei. Conquanto no houvesse uma Lei escrita na dispensao antediluviana, havia uma lei no escrita e, conforme Paulo escreve: Porque, para com Deus no h acepo de pessoas. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei tambm perecero; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei sero julgados. Porque os que ouvem a lei no so justos diante de Deus, mas os que praticam a lei ho de ser justificados. Porque, quando os gentios, que no tm lei, fazem naturalmente as coisas que so da lei, no tendo eles lei, para si mesmos so lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus coraes, testificando juntamente a sua conscincia, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; no dia em que Deus h de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. (Rm 2:11-16) Deveria ser observado que um sacrifcio de sangue tornou-se evidente, j nesta dispensao. Deus vestiu Ado e Eva com peles de cabritos (Gnesis 3:21), o que necessitou de um derramamento de sangue (Hebreus 9:22). O contexto de Hebreus 9 no inclui cada dispensao; portanto, impossvel dizer se um sacrifcio era ou no de absoluta necessidade. 1 - Abel conhecia o sacrifcio de sangue (Gnesis 4:4), bem como No (Gnesis 8:20). 2. - Deus se comunicou com os homens e tornou clara a mensagem da obedincia. 3. - Sem dvida, Deus nomeou um pregador da justia na pessoa de No; outros, como Enoque, tambm pregaram.

II - IMITAO Um dos eventos mais significativos desta dispensao foi o grande esforo satnico de imitar o plano original de Deus. Para apressar seu intento, os anjos decados, chamados filhos de Deus, foram usados. O ttulo de filhos de Deus no tem no Velho Testamento a mesma conotao do Novo Testamento. No NT, ele se aplica aos que se tornaram filhos de Deus pelo novo nascimento (Joo 1:12; Romanos 8:14-16; Glatas 4:6; 1 Joo 3:1-2). No VT, ele se aplica aos anjos e, assim, usado cinco vezes: duas vezes em Gnesis 6:2-4 e trs vezes em J (J 1:6; 2:1; 38:7). Ser filho de Deus significa ter sido trazido existncia por um ato criador de Deus. Eram assim os anjos; assim era Ado, conforme este chamado em Lucas 3:38. Mas os descendentes de Ado no so criao de Deus. Ado foi criado semelhana de Deus (Gnesis 5:1), mas os seus descendentes nasceram sua semelhana, pois, lemos, em Gnesis 5:3, que Ado gerou um filho sua semelhana, sua imagem. Portanto, todos os homens nascidos de Ado e de seus descendentes, por gerao natural, so filhos dos homens e somente quem nasce de novo, torna-se uma nova criatura (Joo 3:3-7) e, portanto, um filho de Deus (Joo 1:12), no sentido do Novo Testamento. Esses filhos de Deus (ou deuses), do VT, vieram do espao (Atos 14:11-14) e trouxeram a
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (8 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

incumbncia de povoar os cus. Que a sua descendncia era diferente, bvio, pois eles eram gigantes (Gnesis 6:4). razovel que Deus no permitisse que essa iniqidade se infiltrasse nos Cus, da ter enviado o julgamento pelo dilvio.

III - O JULGAMENTO As caractersticas da dispensao antediluviana, conforme descritas pelo falecido Dr. A. T. Pierson, foram: primeiro, um avano total da revelao; depois uma decadncia gradual do esprito, conformando-se com o mundo, com ele se amalgamando; formando uma civilizao de gigantes sem Deus, com o desenvolvimento paralelo do mal e do bem; caindo na apostasia, para, finalmente, vir a catstrofe. [N.T. - Exatamente o que estamos vendo nos dias de hoje]. Estas so as caractersticas de todas as dispensaes seguintes, exceto a ltima. interessante observar que, exatamente antes do julgamento, Deus arrebatou Enoque, um tipo do santo da era da igreja. Quando Jesus estava preparando os judeus para a Tribulao, Ele comparou os eventos desse tempo com os dias de No (Mateus 24:36-41). Vai acontecer uma nfase enorme sobre as viagens espaciais, haver muitos divrcios, nos dias que antecederem o Arrebatamento. Tudo indica que esse dia est prximo e muitos Enoques sero arrebatados... Glria ao Senhor!

A DISPENSAO DO GOVERNO HUMANO:


Introduo - Se alguma vez a raa humana teve a oportunidade de desenvolver a teoria do governo humano, isso aconteceu logo aps o dilvio. No era um homem idoso, de 600 anos de idade, cheio de sabedoria e experincia, e sua famlia, cujos membros eram todos adultos (pois o mais novo tinha 98 anos) estavam qualificados para se autogovernar. Atrs deles, veio o dilvio com as suas admoestaes e tambm todo o conhecimento acumulado, desde Ado at o seu tempo. Eles tambm tiveram a vantagem de uma nova Aliana chamada Aliana Noeica (Gnesis 8:20-22). No restabeleceu tambm o verdadeiro modelo de adorao, edificando um altar e sacrificando sobre o mesmo. Contudo, essa dispensao foi um fracasso, exatamente como as anteriores. Deus ordenou que No e seus filhos fossem frutferos, se multiplicassem e enchessem a Terra, mas, em vez de se espalharem, eles se conservaram juntos e tentaram construir uma cidade capital para dar a si mesmos um nome, construindo uma torre que atingisse os Cus. Isso foi uma desobedincia, por isso Deus desceu e confundiu sua linguagem, tendo-os espalhado pela face da Terra (Gnesis 11:19). Todos os nomes desses arquitetos foram esquecidos, exceto o de Ninrode (Gnesis 10:8-10). Aqui,
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (9 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

tiveram incio as diversas lnguas da Terra. No Pentecoste, houve o milagre da reverso (Atos 2:4). Por causa da relativa brevidade desta dispensao (aproximadamente 427 anos), estudaremos os eventos por ordem cronolgica.

I - NO RESTABELECE A ADORAO CORRETA Em Gnesis 8:20, vemos que No foi achado justo na f. Por isso, ele recebeu perdo. Estas revelaes incluem a preparao da Arca (obedincia) e a oferta de sacrifcio (Hebreus 11:7). Em Gnesis 9:1, lemos: E abenoou Deus a No e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. Esta a comisso original dada a Ado (Gnesis 1:28). No um tipo de Ado nos seguintes pontos:

A - ambos foram os nicos possuidores da terra; B - ambos receberam uma comisso de Deus; C - ambos substituram as raas que Deus no desejava que controlassem a Terra; D - ambos tiveram trs filhos nomeados; E - um desses filhos foi um tipo de Cristo (Abel e Sem); F - um desses filhos foi um tipo do Anticristo (Caim e Co); G - Abel e Sem foram conectados com Cristo; H - Caim e Co foram ambos amaldioados; I - Ado estava nu quando pecou, exatamente como No; J - Ado e No participaram do fruto proibido; K - A proibio feita a Ado foi uma vinha e a No o sangue (Gnesis 9:4).

Guardem em mente que a vinha chamada uma rvore (Ezequiel 15:2, 6) e o seu fruto, comparado ao sangue (Deuteronmio 32:14). Antes da Lei, foi proibido beber sangue (Gnesis 9:1-5); tambm durante a Lei (Levtico 17) e na dispensao atual (Atos 15:20, 29). O vinho novo (suco de uva) um tipo bblico de sangue (Gnesis 40:10, 11; Isaas 65:8). O vinho fermentado proibido (Provrbios 20:1, 23:31). No obviamente no ficou embriagado apenas com o suco da uva.

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (10 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

III - A COROA PERDIDA (Gnesis 9:20-24) No participou de um fruto proibido, exatamente como o fizera Ado, e perdeu a coroa do Reino do Cu, exatamente como aconteceu com Ado. Mais uma vez, por causa dessa falta, a coroa voltou para o deus deste sculo. Logo que este a teve de volta, comeou a se esforar para, novamente, imitar o plano original de Deus (Isaas 45:18). Esta uma repetio exata do esforo anterior, segundo Gnesis 6: alcanar os cus com os filhos de Deus.

IV - A BASE DE DEUS DA SOCIOLOGIA durante esta dispensao que Deus espalha a humanidade pela Terra, mostrando-lhe onde cada povo deveria encontrar o seu local de habitao. A) Co - uma maldio de servido colocada sobre Cana (neto de No) porque Deus j havia abenoado os seus filhos (Gnesis 9:1). Quanto posteridade de Co, conforme se depreende na Bblia, esta parece ter ocupado a frica. B) Sem - Bendito seja o Senhor Deus de Sem (Gnesis 9:26). Sem recebe, claramente, algo espiritual na profecia de No. Quando chegamos percepo espiritual, no podemos combater Sem; ele o autor de cada grande religio terrena. Ele um introvertido, um mediador, um fatalista, enfim, um pensador. Cada autor bblico pode traar a sua ascendncia em Sem; o Salvador do mundo confessou ter vindo dos judeus (Joo 4:22). Sem se espalhou pela sia e sia Menor. C) Jaf - Alargue Deus a Jaf e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Cana por servo (Gnesis 9:27). Embora Sem more na ndia, Jaf precisa escalar suas montanhas. Embora Sem more no Japo, ele precisa copiar suas rodovias, seus avies, suas motos, e navios. Embora Sem more na China, ele no pode desenvolver os seus recursos, at que Jaf (a Rssia) use a descarga de fogo para os vermelhos. Jaf, no Sem, quem descobre os dois plos; a passagem para a ndia; a passagem para a Lua; a eletricidade; a mquina a vapor; o telgrafo sem fio; o telefone; o rdio; o avio; o tanque e o submarino. Obviamente, Sem no se distingue nas conquistas geogrficas, nas invenes cientficas e nem no nvel de vida mais elevado. E habite nas tendas de Sem (Gnesis 9:27). Essas tendas so de Sem e um cego toparia com elas, quando viajasse pela Amrica, nos anos 1500. Caso no as visse dois ps sua frente. Sem cruza o estreito de Bering e arma suas tendas desde a Colnia Britnica at o Cabo Horn. Jaf cruza o atlntico e recebe a discriminao por t-lo tomado dos outros. E o cho que estamos pisando, agora mesmo, de modo nenhum nos pertence. No somos americanos; somos europeus ou africanos (a no ser que sejamos totalmente ndios). O cho da nossa tenda o cho onde Sem faz suas caadas, onde ele arma suas tendas, desde mil anos a.C., at 1800 d.C.

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (11 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

E habite nas tendas de Sem. As profecias raciais de No devem ser cridas literalmente, pois continuam em vigor; so profecias envolvendo totalmente os trs maiores ramos da humanidade. A histria as confirma; o senso as confirma e a Bblia as confirma. Jaf tem suas tendas, um caso claro de discriminao. Sem tem um Salvador e a Bblia, outro caso claro de discriminao. Co serve, um caso realmente claro de discriminao; e todas as subseqentes excees comprovam a regra e as excees subseqentes.

V - A TORRE DE BABEL (Gnesis 11:1-9) Deveramos observar que estas caractersticas existem exatamente antes de Deus ter dado o castigo da confuso das lnguas (2 Tessalonicenses). A - Integrao total B - Uma lngua universal C - Adorao babilnica D - Tentativa de alcanar o espao E - Materiais artificiais fabricados pelo homem, usados como materiais divinos (Hebreus 11:10) F - nfase sobre cidades e torres G - A convocao para que os hebreus deixem Cana. H - A exaltao de uma regra camita (Ninrode).

O DECRETO DO PAPA PIO IX A Encclica Silabus dos 8 erros 1864: Artigo 15 - Seja antema quem disser que todo o homem tem a liberdade de abraar e professar a religio que ele pense ser verdadeira Artigo 24 - Seja antema quem disser: A igreja no tem o direito de usar a fora.

A DISPENSAO PATRIARCAL:
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (12 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Introduo - Esta dispensao se estende desde a chamada de Abrao at o xodo, por um perodo de 430 anos, sendo conhecida como a Dispensao da famlia. Aps a Dispensao de Babel, os descendentes de No e de seus filhos tornaram-se idlatras. Claro que Deus tinha uma testemunha, embora no haja um registro. Ento, Deus decidiu que apenas uma famlia recomeasse tudo ao Seu gosto. Abrao foi escolhido e comprovou ser um poderoso homem de f; contudo, sua justia declinou em seus descendentes; Isaque foi um homem bom, porm no to bom como o seu pai; Jac, filho de Isaque, o qual conseguiu o direito de primogenitura, foi pior ainda, e os doze filhos de Jac, com exceo de Jos, afastaram-se grandemente do modelo paterno e esta dispensao de apenas 430 anos terminou com todos os descendentes de Abrao tornando-se miserveis escravos, nas fbricas de tijolos do Egito. Existem trs coisas que devem ser ressaltadas a respeito de Abrao:

I - SUA COROA Abrao chamado de o amigo de Deus (Tiago 2:23; Isaas 41:8) e no h qualquer dvida sobre sua realeza, pois, em Isaas 41:2 lemos: Quem suscitou do oriente o justo e o chamou para o seu p? Quem deu as naes sua face e o fez dominar sobre reis? Ele os entregou sua espada como o p e como pragana arrebatada pelo vento ao seu arco. Ento, Abrao sobe ao trono, para o grande desgosto do prncipe das potestades do ar. medida que o tempo passa, todos os meios so usados para destronar este novo rei; mas, uma aliana incondicional de graa foi-lhe dada (por causa do fracasso de No), conforme Gnesis 8:21, e este novo rei dificilmente poder ser destronado (Romanos 4:1-13). Um rei instalado pela graa dificilmente pode ser removido, visto como o seu reinado no depende de sua conduta.

II - SUA PROPRIEDADE A Abrao, foi prometido por Deus todo o domnio literal, fsico e visvel da Terra (Gnesis 15:1321). Esta promessa foi dada tambm aos seus descendentes. A importncia deste fato no pode deixar de ser enfatizada, quando se estuda o Reino, pois, agora o domnio de Satans est sendo drasticamente reduzido em relao ao Reino do Cu. Dessa vez, o Reino foi instalado pela graa, com uma promessa incondicional de proteo divina, respaldando essa promessa; ela passada automaticamente descendncia de Abrao, porque ele h de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor (Gnesis 18:19). O local descrito para o domnio terreno, fsico e visvel que lhe foi dado (Gnesis 15:13-21), transformou-se no principal campo de batalha deste planeta. O pedao de terra onde Abrao viveu fica, deliberadamente, no centro dos trs continentes, dados a Sem, Co e Jaf - sia, frica e Europa. Ele
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (13 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

to visado, pela localizao, que todo o homem que apia a teoria catlica romana do Domnio do Reino obviamente se coloca CONTRA os descendentes de Abrao, a quem foi dado o Reino. O prprio Papa catlico pode atestar este fato melhor do que ningum mais. Deixemos que a publicao destas palavras no catlico de Tablet faa a sua pregao: Sua santidade (porta voz do Arcebispo Gregorius Hakin, de So Joo de Akka) regressando de Roma, onde falou com o papa PIO XII, pediu que transmitisse sua grande satisfao e alegria de unidade e total colaborao demonstrada pelos rabes palestinos na proteo da Terra Santa! O papa estudou os textos contra a declarao Balfour feita pelo seu antecessor, o papa Pio XI... poltica da Santa S. A poltica da Santa S relativa declarao no mudou. Sua Santidade, o Papa, no pode ajudar o Sionismo contra os rabes palestinos, porque ELES so os legtimos proprietrios da Terra Santa. Mais uma vez, a Bblia pode esclarecer o assunto (embora ningum mais lhe d ateno), pois, nela, encontra-se escrito que o PROPRIETRIO da Terra o DOADOR da terra, o RECEBEDOR da terra e o titular da mesma (1 Corntios 10:26-28; Isaas 45:18-19, 40:15-17; Salmo 8:3-4; 24:1; Gnesis 15:18; Salmo 105:6-12; II Crnicas 6:25, 31, 38). Esta terra no foi dada a Ismael - o rabe (Glatas 4:25-28)! O prprio Deus age contra Gesem, o rabe em (Ne 6:1, 4:7), quando ele aparece, professando ser a semente escolhida, a quem a promessa foi feita. Se a Bblia verdadeira, todo turco, mulumano e cruzado europeu que morreu nas cruzadas catlicas, morreu em vo, tentando preservar a fbula catlica, sobre a qual Deus nem se daria ao trabalho de cuspir. Vocs podem ver agora a razo por que os homens sempre ODIARAM a velha Bblia? Ela sempre corre na direo oposta s suas operaes polticas, quando eles tentam trazer o Reino.

III - SUA SALVAO A salvao de Abrao foi operada em duas etapas. Ele recebeu a justia imputada, quando creu em Deus (Gnesis 15:6; Romanos 4:3, 20-22) mas, foi justificado, quando ofereceu Isaque (Gnesis 22; Tiago 2:21-23). A um santo da Igreja, estas duas etapas da salvao acontecem simultaneamente, quando ele cr em Jesus Cristo (Romanos 4:24-25). Vamos ver as verdades referentes ao seu sacrifcio: A - At que Deus Se tornasse o sacrifcio, a reparao era incompleta (Hebreus 10:4). B - At que Deus Se oferecesse voluntariamente, Ele no podia aceitar o seu (de Abrao) sacrifcio (Hebreus 10:5-7; Levtico 1:3). C - Todos os sacrifcios entre Gnesis 3 e Mateus 27 eram expedientes que no resolviam completamente o problema da reparao (Hebreus 10:11). D - Deus prov uma classe sacerdotal nao de Israel, para oferecer sacrifcios (1 Crnicas 15:14-16; xodo 28:40-43 e Levtico 9). E - Mas no existia classe sacerdotal, antes de Nmeros 1-13, nem aps Atos 2 (Ver Mateus 27:51; Hebreus 8:1; 9:24; 1 Pedro 2:9 e Apocalipse 7:7).

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (14 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

F - Melquisedeque no ofereceu sacrifcio de sangue, mas apenas um sacrifcio memorial (Gnesis 14:18; 1 Corntios 10:16-17; 11:25). G - Todo o corpo de crentes nascidos de novo constitudo de sacerdotes no Novo Testamento e jamais oferece sacrifcio de sangue (1 Pedro 2:5; Hebreus 13:15-16; 1 Corntios 10:16-17). H - A proviso divina ser aceitvel pelo homem fiel (Romanos 10:4). I - Portanto, o homem fiel, aps Atos 2, confiar na proviso do sacrifcio de Deus no Calvrio, a qual foi dada uma vez para sempre (Hebreus 10:8-12 e 9:24-26). J - O homem fiel, entre xodo 20 e Mateus 27, confiar na proviso que Deus fez no templo de Jerusalm. (no seria no Calvrio?) K - O infiel far proviso por si mesmo, inventando e instituindo o sacerdcio, aps Mateus 27; rejeitando, desse modo, a proviso divina (Glatas 5:4; Romanos 10:1-3).

A DISPENSAO D A LEI:
Introduo - Esta dispensao se estende desde o xodo at o nascimento de Cristo, durante um perodo de mais ou menos 1.491 anos, sendo conhecida como a Dispensao da Lei. Ao final da dispensao anterior, os filhos de Israel clamavam a Deus por causa do seu cativeiro; por isto, Ele lhes enviou um redentor chamado Moiss. At ento, Deus havia permitido que o homem se governasse sozinho; mas, agora, Ele quis organizar uma repblica com leis e regulamentos e um sistema visvel de adorao, com um local de habitao ou adorao. Este governo deveria ser teocrtico. A inteno de Deus era governar a Terra atravs de um representante que Ele mesmo nomearia. A pessoa escolhida foi Moiss. Quando este faleceu, foi sucedido por Josu. Aps sua morte, os filhos de Israel ficaram sem um governante, exceto quando caam cativos dos inimigos e ento clamavam novamente ao Senhor; por isto, Ele lhes deu os juzes, que os governaram durante 450 anos (Atos 13:20). Foi quando eles provocaram Deus, exigindo um rei e Deus lhes deu Saul, o qual foi escolhido para governar durante 40 anos. Ele foi sucedido por Davi, este por seu filho Salomo, tendo cada um desses reinados perdurado 40 anos. Quando Salomo faleceu, em 975 a.C., o reino foi dividido: o filho de Salomo - Roboo - ficou com as duas tribos chamadas Jud, enquanto Jeroboo, o usurpador, ficou com as dez tribos chamadas Israel. Israel perdurou 721 anos e, 115 anos depois, Jud foi levada em cativeiro para o exlio na Babilnia.
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (15 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Em 536 a.C., aps 70 anos de cativeiro, os judeus regressaram a Jerusalm e de 166 at 40 a.C., eles ficaram sob a regncia dos asmoneus, em Israel?. Em 40 d.C., Herodes, o Grande, um idumeu, foi sagrado rei pelos romanos e, em 70 d.C., Jerusalm foi saqueada e queimada por Tito; e os judeus foram expulsos de Israel. Durante a Dispensao da Lei, Deus lidou com a nao escolhida, Israel. Esse trato foi embasado na lei escrita, entregue a Moiss, no Monte Sinai. Esta Lei Cerimonial foi dada somente a Israel e a nenhuma outra nao. Deste modo, Israel deve ser julgada segundo a sua observncia da Lei. No que se refere ao exterior, a Lei Cerimonial cessou com a destruio de Jerusalm, em 70 d.C. Por causa do grande nmero de eventos significativos durante esta dispensao, estudaremos algumas lies cobrindo este perodo. Este esboo vai tratar da Pscoa e dos eventos que conduziram mesma.

I - TIPOS A - O Egito - Os filhos de Israel no foram criados para o Egito nem o Egito para eles. Os israelitas foram criados para a Terra de Cana - ou Terra da Promessa. O Egito simboliza este mundo mau. Nos dias de Moiss, ele representava a pior espcie de glria e magnificncia mundanas jamais vista no mundo. O Egito tinha tudo para gratificar a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida (1 Joo 2:16). B - O Fara era um tipo de Satans. O Egito vivia mergulhado na idolatria, sendo a exata fortaleza de Satans e o covil de todo tipo de pecado. Ter Israel sob o seu poder era o constante desejo do Fara e foi o que ele tentou fazer. Satans faz exatamente isto com o pecador. C - Moiss foi um tipo de Cristo. Ele foi preparado e enviado por Deus para a obra de libertao do povo israelita do cativeiro egpcio. D - As pragas do Egito foram castigos contra os seus deuses: 01.- A gua transformada em sangue - contra o dolo Rio Nilo. 02.- As rs - contra a adorao s mesmas. 03.- Os piolhos - contra o deus da terra, Seb, e os sacerdotes, os quais no poderiam efetuar os seus servios por causa da coceira. 04.- As moscas - Contra o deus atmosfrico Shu, filho de Ra, o deus Sol. 05.- A peste nos animais - contra o touro sagrado, pis. 06.- As lceras - contra os deuses Sutec e Tifon, a quem eram oferecidas vtimas, cujas cinzas eram espalhadas ao vento.

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (16 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

07.- A saraiva - contra o deus Shu. 08.- Os gafanhotos contra o inseto sagrado. 09.- As trevas - contra o deus Sol, Ra, de quem o Fara acreditava ser filho. 10.- A morte de todos os primognitos, contra a nao culpada de infanticdio, que havia ordenado que todos os filhos dos hebreus fossem atirados ao Rio Nilo (xodo 1:22).

II - Os compromissos - Quando Moiss e Aro apareceram diante do Fara, eles disseram: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Mas Fara disse: Quem o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? No conheo o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel (xodo 5:1-2). Em seguida, Moiss e Aro pediram permisso para uma jornada de trs dias pelo deserto. Novamente, o Fara recusou e praticamente falou que o culto ao Senhor era uma perda de tempo. Em seguida, ele aumentou a carga horria de trabalho dos filhos de Israel. Depois de trs pragas, veio a das moscas e o Fara achou que chegara a hora de assumir um compromisso. Mandou chamar Moiss: Ento chamou Fara a Moiss e a Aro, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra (xodo 8:25).

A - O Primeiro Compromisso - (xodo 8:25-26) - Fara no iria se opor a um sacrifcio ocasional na terra, se isso deixasse Israel satisfeito e o povo israelita continuasse no Egito, sob o seu poder. Satans nunca se ope a qualquer espasmo religioso, enquanto a pessoa permanece no mundo. Moiss respondeu, lembrando ao Fara que pis - o boi sagrado - era um dos deuses do Egito e se Israel oferecesse sacrifcio de bois ao seu Deus, na terra, isto seria abominao para os egpcios e estes iriam apedrejar o seu povo (Ver xodo 8:26). Isto significa que um homem no pode ser cristo e adorar o seu Deus na terra, sem ofender o mundo.

B - O segundo Compromisso - (xodo 8:27-28): Deixa-nos ir caminho de trs dias ao deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus, como ele nos disser. Ento disse Fara: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao SENHOR vosso Deus no deserto; somente que, indo, no vades longe; orai tambm por mim. Fara sabia que teria Israel de volta, caso o povo no fosse muito longe. Observe o Natal, a Pscoa e outras festas religiosas, mas, pelo resto do ano, deleite-se nos prazeres do Egito. Israel jamais teria chegado a Cana, se permanecesse nas proximidades do Egito. Quando um cristo pergunta: pecado fazer isto?, logo descobrimos que ele no foi muito longe no estudo da Palavra.

C - O terceiro Compromisso - (xodo 10:7-11). Entre o segundo e o terceiro compromisso,

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (17 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

aconteceram as pragas da peste dos animais, das lceras e da saraiva. Mais uma vez, Fara se comprometeu em concordar que somente os homens fossem sacrificar no deserto. Ele sabia que se estes deixassem no Egito os seus entes amados, com certeza no demorariam em regressar. Este compromisso significa: deixemos que os mais idosos sejam religiosos, mas no forcemos os jovens a praticar religio alguma. A religio um assunto pessoal e os jovens precisam gozar os prazeres do Egito.

D - O Quarto Compromisso - (xodo 10:24-26) Neste compromisso, vemos o Fara permitindo que Israel v, mas, insiste em que fiquem no Egito os seus rebanhos e o gado. Este compromisso significa ser um cristo, entregar a alma a Deus, mas guardar todos os seus bens para si mesmo. As pessoas sucumbem diante deste compromisso, investindo o dinheiro para aumentar suas riquezas, porm, nada investindo no Reino de Deus (Mateus 6:20).

III - A PSCOA - O modelo de poder divino no Velho Testamento encontrado no xodo. Mas, antes de Deus libertar o povo pelo Seu poder, esse povo precisava ser remido pelo sangue. A Pscoa uma bela ilustrao do Plano de Salvao atravs do sangue de Jesus Cristo. Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa pscoa, foi sacrificado por ns (1 Corntios 5:7). Assim como o sangue do cordeiro pascal salvou Israel, do mesmo modo, o sangue do Cordeiro de Deus nos salva: Sabendo que no foi com coisas corruptveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa v maneira de viver que por tradio recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado (1 Pedro 1:18-19). Enquanto os filhos de Israel habitaram a terra de Gsen, a qual pertencia ao Egito, eles estavam sob a maldio do Egito, que seria a morte de todos os primognitos. Para evitar isso, aos filhos de Israel foi ordenado que apanhassem um cordeiro imaculado, com um ano de idade, matassem-no e dele retirassem o sangue e o aspergissem nas ombreiras das portas de suas casas, de ambos os lados, pois, quando o Senhor visse o sangue, ele passaria por cima da casa, naquela noite fatdica, e no destruiria o primognito, o qual estaria protegido pelo sangue marcado na porta. (xodo 12:1-28). A Pscoa passaria a ser para Israel o princpio dos meses (verso 2), ou seja, o primeiro ms do ano judaico. Um homem no comea a viver, at que seja salvo pelo sangue de Cristo. At ento, ele est espiritualmente morto em ofensas e pecados (Efsios 2:1-3). O tempo gasto nas alvenarias do pecado e nos prazeres da carne no contam e devem ser omitidos da vida crist. A Pscoa, como um meio de salvao, foi o plano da prpria viso de Deus. Nenhum homem teve participao nele, a no ser fazendo o que Deus havia ordenado. Tudo GRAA!

A - O Sacrifcio - Seria um cordeiro ou cabrito (xodo 12:5). Um emblema da mansido e pureza de Jesus iria demonstrar que Ele foi oprimido e afligido, mas no abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele no abriu
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (18 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

a sua boca (Isaas 53:7). Se algum defeito fosse detectado no cordeiro destinado ao sacrifcio, ele seria inadequado para esse fim. Jesus era imaculado; absolutamente sem pecado. (2 Corntios 5:21 e 1 Joo 3:5). Muitos tm a idia de que so automaticamente salvos pela morte de Cristo. Mas, o caso no era simplesmente matar o cordeiro. Algo precisava ser feito com o seu sangue e com a sua carne. O sangue deveria ser aspergido nos umbrais, dos dois lados das portas das casas, e a carne deveria ser comida (xodo 12:7). O primognito no estaria seguro, caso o sangue fosse apenas derramado e apanhado na bacia. No era suficiente examinar o sangue; ele deveria ser usado na asperso das portas das casas, com um molho de hissopo. Hissopo uma planta comum que cresce em todo o Egito. Deus no exigiu que os israelitas usassem uma planta rara, que eles precisassem ir buscar noutro pas. O hissopo um sinnimo de f. [N. T. - Deus nunca dificulta as coisas. Isso uma especialidade de Satans. Toda religio exige sacrifcio dos seus seguidores. Cristo exige de ns apenas f e sinceridade na f].

B - A Festa - (xodo 12:8-10) E naquela noite comero a carne assada no fogo, com pes zimos; com ervas amargosas a comero. No comereis dele cru, nem cozido em gua, seno assado no fogo, a sua cabea com os seus ps e com a sua fressura. E nada dele deixareis at amanh; mas o que dele ficar at amanh, queimareis no fogo. Os israelitas foram salvos pelo sangue, mas o caso no era apenas matar o cordeiro e usar o seu sangue. Eles precisavam se alimentar do cordeiro. Alguns cristos param, logo aps terem sido salvos; porque deixam de se alimentar do Cordeiro. Por isso que existem tantos crentes mal nutridos na vida crist. O cordeiro no devia ser cozido na gua, mas assado no fogo (verso 9). Para o assarem, os israelitas usaram um espeto, que lembra o formato de uma cruz, simbolizando a cruz onde Jesus, o Cordeiro de Deus, ficaria merc do fogo da ira divina contra o pecado. O cordeiro pascal deveria ser comido com pes zimos (verso 8). O fermento um smbolo do mal; portanto, no poderia ser usado na Festa da Pscoa; tanto que o apstolo Paulo nos aconselha: Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa pscoa, foi sacrificado por ns. Por isso faamos a festa, no com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malcia, mas com os zimos da sinceridade e da verdade (1 Corntios 5:7-8). Eles tambm deveriam com-lo com ervas amargosas (xodo 12:8), smbolo de sua antiga servido; e tudo que sobrasse do cordeiro deveria ser queimado no fogo (verso 10). Eles deveriam ficar acordados para se alimentarem do cordeiro e nada deveria ser deixado, quando eles partissem. Que lindo quadro temos aqui! Enquanto o terrvel furaco da ira divina varria todo o Egito, meia-noite, destruindo os primognitos, em todas as casas que no estavam aspergidas com o sangue do cordeiro, os filhos de Israel festejavam pacfica e alegremente, sua primeira Pscoa, com o cordeiro assado.

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (19 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

I - O TABERNCULO
Introduo - O estudo do Tabernculo uma histria excitante. Deus deseja habitar com o homem e lhe trazer redeno.

Por que estudar o Tabernculo? 1. O Tabernculo e a forma de adorao do Tabernculo eram figuras do que iria acontecer (Hebreus 9:8, 9, 24; 10:1), conforme os planos de Deus, no futuro. 2. O Tabernculo e as experincias dos israelitas formam exemplos e modelos estabelecidos por Deus para ns (1 Corntios 10:11; Hebreus 8:5). 3. O Tabernculo oferece uma ilustrao do Senhor Jesus Cristo, em detalhes to perfeitos, que entusiasmam o crente medida que o estudo prossegue Cada detalhe do Tabernculo aponta para algum aspecto da Pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo. (Joo 1:14).

O Tabernculo Era o lugar da habitao de Deus. A palavra tabernculo significa local temporrio da habitao de Deus, no deserto e em Cana.

A - O Tabernculo do Velho Testamento era temporrio. B - O Templo (2 Crnicas 5:14) foi durante algum tempo o local da habitao de Deus, aqui na Terra (ele ser restaurado no Milnio). C - Enquanto Jesus esteve na Terra fazendo o Seu ministrio, Ele foi o local da habitao de Deus, no qual toda a plenitude da Divindade habitava corporalmente (Colossenses 2:9). [No FINAL DE ETENIM (SETEMBRO), ms em que os judeus comemoravam a FESTA DOS TABERNCULOS, Deus veio tabernacular (HABITAR) conosco. Nasceu Jesus, o Emanuel, "Deus conosco".] D - Depois que Cristo subiu para o Cu, Deus fez habitao no corao do crente (1 Corntios 3:16). A palavra Igreja (Ekklesia) significa chamado para fora e no se aplica ao edifcio, mas aos crentes. Portanto, o Tabernculo tambm uma figura do crente, local habitado pelo Esprito Santo. E - No Cu, Ele apresentado como o verdadeiro Tabernculo... (Hebreus 8:1-2; 9:23-24; Apocalipse
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (20 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

11:19; 21:3).

II - O TABERNCULO CONTA A VERDADEIRA HISTRIA DA SALVAO O Tabernculo a figura do Senhor Jesus Cristo e tambm uma figura do crente em Cristo; ou seja, uma figura do plano de salvao. Existem sete passos na redeno divina:

A - Como pecadores afastados de Deus, primeiro precisamos entrar e parar diante do altar (a Cruz). B - Em seguida, vm a separao e a purificao dirias, na Bacia (a Bblia). C - Entramos na comunho da Palavra, na mesa. D - Aprendemos a andar na luz do Candelabro de Ouro. E - Depois, e somente depois, vem o poder da orao, na Mesa do Incenso. F - Estamos, ento, preparados para entrar no Santo dos Santos do Culto mais Alto (o poder Pessoal e a comunicao do Esprito Santo). G - Assim, alcanamos o perfeito repouso e paz, no Assento da Misericrdia, aspergido pelo Sangue, sob as asas do Querubim.

O assunto do Tabernculo inesgotvel e quando permitimos que o Esprito Santo nos ajude a entender essas verdades, somos levados para mais perto de Jesus e, quando avanamos mais, neste estudo, aprendemos tambm a am-Lo mais, podendo, assim, servi-Lo melhor. Portanto, o estudo do Tabernculo resulta em servio de amor.

III - O MODELO DO TABERNCULO Uma Diviso Tripla - o nmero da totalidade e perfeio divina (Joo 14:6). A - A parte exterior - a barreira, o altar de fogo e a bacia de lavar. B - O Lugar Santo - A mesa com os pes da proposio, o candelabro e o altar do incenso. C - O Santo dos Santos - A Arca e o Assento da Misericrdia.
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (21 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

IV - OS QUATORZE MATERIAIS Quatorze o nmero do testemunho. Cada material tem uma significao tpica. As significaes so as mesmas, onde quer que elas se encontrem em uso, no Tabernculo. Cristo visto em todas elas.

A - Ouro - Divindade (xodo 25:3). B - Prata - Redeno (idem). C - Bronze - Julgamento (xodo 25:3; Nmeros 21:6-9). D - Azul - Natureza e origem celestial (xodo 25:4). E - Prpura - Realeza (idem). F - Carmesim - Sangue sacrificado (idem). G - Linho fino - Justia perfeita (Idem). H - Pelo de cabra - Portador do pecado (x 25:4; Lv 16:2-22). I - Peles vermelhas de carneiro no castrado - o sofrimento de Cristo e a profundidade de Sua devoo (xodo 25:5; Lucas 22:44). J - Peles de texugos - a humildade de Cristo (xodo 25:5; Is 53:2). K - Madeira de accia - Humanidade de Cristo (idem). L - Azeite para a Luz - O Esprito Santo (xodo 25:6). M - Especiarias para o leo de uno - preciosa doura de Cristo (idem). N - Pedras de nix - A glria de Cristo (xodo 25:7; Joo 17:5).

V - AS SETE PEAS DE MOBILIRIO Sete o nmero da perfeio: Arca, Assento da Misericrdia, Altar do Incenso, Mesa dos Pes da Proposio, Candelabro, Bacia de lavar, Altar do Fogo.

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (22 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

VI - O TABERNCULO ERA CHAMADO A CASA DO SANGUE... Por causa do local dos sacrifcios de sangue exigidos por Deus. Mas todo esse sangue era apenas proftico, tpica sombra do sangue do Cordeiro de Deus, que seria vertido no futuro.

A - Temos redeno atravs do sangue (Efsios 1:7). B - Temos perdo atravs do sangue (idem). C - Somos justificados atravs do sangue (Romanos 5:9). D - Somos santificados atravs do sangue (Hebreus 10:10). E - Temos purificao atravs do sangue (1 Joo 1:7). F - Temos paz atravs do sangue (Colossenses 1:20). G - Temos vitria atravs do sangue (Apocalipse 12:11).

Os rituais de purificao do Velho Testamento (Hebreus 9:18, 23) no podiam apagar pecados (Hebreus 10:4), mesmo quando realizados diariamente (Hebreus 10:11). Os pecados no seriam tirados, a no ser que Cristo morresse pelos pecadores, levando sobre Ele os pecados (Hebreus 9:28). Ele os levou para as profundezas abissais (Mateus 12:40) e ali os deixou. Ele ressuscitou (Atos 2:37-31) sem pecado algum, livre de todos os pecados que Ele havia assumido em nosso lugar. Deveria haver contnuas ofertas queimadas (xodo 29:38-46). Este era o sacrifcio vespertino, do qual o 1 Reis 18:29 fala. Os santos do Velho Testamento precisavam de sacrifcios dirios - o nosso foi feito para sempre. (Hebreus 10:11-12). Esta prtica vai prosseguir no Milnio (Ezequiel 46:12-15, 40-48). E at mesmo um sacerdcio, na eternidade (Isaas 66:20-22).

OS JUZES
I - PANO DE FUNDO Aps a morte de Josu, a nao hebraica ficou sem um forte governo central. Ela era uma

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (23 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

confederao de 12 tribos independentes, sem qualquer fora unificadora, alm do seu Deus. A forma de governo nos dias dos juzes era, supostamente, uma Teocracia, ou governo do prprio Deus sobre a nao. Contudo, o povo no levava o seu Deus muito a srio e vivia caindo na apostasia e na idolatria. Vivendo num estado de quase anarquia e sendo perturbada pelas guerras civis e rodeada de inimigos, que viviam tentando extirp-la dos locais onde se encontravam as tribos, a nao hebraica andou muito lentamente em seu desenvolvimento nacional e no se tornou uma grande nao, at ser organizada em reino, nos dias de Samuel e Davi.

II - QUARENTA ANOS Otniel, Dbora, Baraque e Gideo, conforme dito, julgaram Israel, cada um deles por 40 anos. Ede julgou a nao por duas vezes 40 anos. Depois, Eli julgou a nao por 40 anos. Saul, Davi e Salomo a governaram, cada um deles, por 40 anos. 40 parece ter sido um nmero arredondado, denotando uma gerao. Vejam como ele usado constantemente na Bblia. No dilvio, choveu por 40 dias; Moiss foi fugitivo por 40 anos; passou 40 anos em Midi; e esteve 40 dias no Monte; Israel peregrinou por 40 anos no deserto. Os espias passaram 40 dias em Cana. Elias jejuou por 40 dias; 40 dias foi o prazo para Nnive se converter; Jesus jejuou por 40 dias e andou na Terra por 40 dias, aps Sua ressurreio.

III - O MANDAMENTO E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirs; no fars com elas aliana, nem ters piedade delas; nem te aparentars com elas; no dars tuas filhas a seus filhos, e no tomars suas filhas para teus filhos; pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vs, e depressa vos consumiria (Deuteronmio 7:2-4). Foi este o mandamento original, sob o qual os israelitas entraram na Terra de Cana. Embora o Livro de Juzes registre algumas vitrias para o Senhor, ele tambm descreve os rduos fracassos dos lderes do povo de Deus. A conquista israelita foi apenas parcial (Juzes 1:9, 21, 27, 28-35; 3:1-4).

IV - O COMPROMISSO Quando faleceu a gerao endurecida e selvagem, que havia conquistado a terra sob o comando de Josu, a nova gerao se estabeleceu numa terra de fartura, tendo logo cado na vida fcil e nos caminhos da idolatria dos vizinhos. Isto poderia ser uma ilustrao do que atualmente chamamos de segunda gerao crist. Em Juzes 17:6, lemos: Naqueles dias no havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (24 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

bem aos seus olhos. Este verso pode ser a soma total de tudo que aconteceu durante o tempo dos juzes. A confuso acontecia por falta de organizao e liderana, com alguns crimes registrados no Livro, mostrando que o homem, quando deixado a si mesmo, sempre se destri. Os israelitas se comprometeram no seguinte:

1. - O comando original de Deus 2. - Domnio incompleto 3. - Ligas Militares 4. - Casamentos mistos 5. - Apostasia total 6. - Cativeiro

V - OS CATIVEIROS Apostasia, Servido e Resgatador Juzes 3:5-8 - Aos reis da Mesopotmia, 8 anos - Resgatados por Otniel (3:9-11). Juzes 3:12-14 - Ao rei de Moabe, 18 anos - Resgatados por Ede (3:15-30, e Sangar, verso 31). Juzes 4:1-3 - Ao rei de Cana, 20 anos - Resgatados por Dbora (4:4-31) e Baraque. Juzes 6:1-10 - Aos midianitas, 7 anos - Resgatados por Gideo (6:1; 8:35). Juzes 10:6-18 - Aos filisteus, etc., 18 anos - Resgatados por Jeft (11:1). Juzes 13:1 - Aos filisteus, 40 anos Resgatados por Sanso (13:24-25; 16:31). (Dados colhidos no Explore the Book, de J. Sidlow Baxter).

VI - OS JUZES FORAM

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (25 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

1. Otniel - (3:9-11) 2. Ede - (3:15-30). 3. Sangar - (3:31). 4. Dbora e Baraque - (4:4-8). 5. Gideo (6:11; 8:32) 6. Abimeleque (9:1-57)* 7. Tola - (10:1-2). (* Mencionados em Hebreus 11:32).

8. Jair - (10:3-5). 9. Jeft - (11:1). 10. Ibz - (12:8-10) 11. Elon (12:11-12) 12. Abdom - (12:13-15). 13. Sanso - (13:24;16:31)*

VII - PECADO, SPLICA E SALVAO Os filhos de Israel seguiram o antigo modelo de vida familiar, algo que deveramos chamar de vida crist normal. Se fssemos desenh-lo num grfico, colocando nossas vitrias e derrotas, isso iria se assemelhar a um navio de carreira. Por exemplo, vamos focalizar o Livro de Juzes: O pecado - (Juzes 3:7)
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (26 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

O sofrimento - (verso 8) A splica - (verso 9) A salvao - (3:11)

Novamente: O pecado - (Juzes 3:12) O sofrimento - (idem) A splica - (3:15) A salvao - (idem)

VIII - APLICAES PRTICAS DO LIVRO DE JUZES A - Inicialmente, mais fcil tolerar e coexistir com o pecado que arranc-lo e elimin-lo totalmente. (Juzes 2:2). B - Muitas das durezas encontradas na vida crist so permitidas para nos conduzirem a um ponto de splica (Juzes 6:13). C - O Senhor far tudo que Ele puder, para cumprir Suas promessas e alianas. Contudo, Ele Santo, Justo e Ciumento. Ele jamais vai tolerar, em hiptese alguma, a idolatria. D - Deus est determinado a realizar todas as promessas do Seu Reino. (Juzes 2:16-19). E - At mesmo os assuntos polticos tm uma raiz espiritual (Juzes 11:24). F - O Diabo far todo o esforo, para atrapalhar o cumprimento do Reino de Deus, usando a religio (Juzes 17:7-13).

OS DIAS DOS REIS


file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (27 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Introduo - A ansiedade dos judeus por um lder visvel foi uma revolta contra a soberania divina. Enamorados da pompa e da glria dos reis e naes vizinhos, Israel tambm desejava sentir sua prpria glria. Deus jamais havia pretendido que o Seu povo se sujeitasse a um governante terreno, mas que fosse um reino de sacerdotes e uma nao santa, tendo o prprio Deus como Rei (xodo 19:6; 1 Pedro 2:9). Desse modo, a rejeio de Israel a t-Lo como Rei evidenciou uma completa falta de confiana em Deus. Sua presena no meio do povo no fora suficiente garantia de Sua segurana e proviso? Mas, a exigncia do povo: constitui-nos, pois, agora um rei sobre ns, para que ele nos julgue, como o tm todas as naes. (1 Samuel 8:5) significava uma clara e definitiva rejeio a Deus e ao Seu reinado, o que iria culminar em srias conseqncias para o povo. Em Sua graa e misericrdia, Deus reverteu esse pecado numa ocasio de fortalecer o Seu propsito, na obra a ser realizada em Cristo - a principal fonte de bnos divinas para todos os homens e toda a criao. O reinado de Saul no fazia parte do propsito de Deus, embora fazendo parte integral do Seu plano. O propsito divino era dar ao Seu povo um Reino visvel, conforme predito por Moiss em Deuteronmio 17:14-15. Quando Israel exigiu um rei, Samuel se voltou para a direo de Moiss (1 Samuel 10:24). A explcita promessa de Deus sempre estivera diante do povo, conforme Gnesis 17:16: reis de povos sairo dela [referindo-se a Sarai]. Outras aluses a reis podem ser encontradas em Gnesis 36:31; Nmeros 24:17. No foi o desejo da nao por um rei, mas o esprito do seu pedido que foi errado. O lder Samuel, nomeado por Deus, foi desprezado pelo povo, sob o pretexto de Eis que j ests velho (1 Samuel 8:5), depois dele ter dirigido os assuntos do povo durante 35 anos. Essa rejeio culminou com a impacincia anexada ao pecado da exigncia. Eles perderam a viso de que o seu Rei era Deus; por isto, o Senhor lhes deu um rei segundo o seu corao (Osias 13:10-11). Certa vez, Voltaire falou: O Cu sempre d os reis como vingana.

I - A ESCOLHA DO POVO (1 Samuel 9; 11:13-21; 2 Samuel 1; 21:1-9. Saul, filho de Quis, representava a insignificante tribo de Benjamim, que teve o seu nome mencionado do Novo Testamento (Atos 13:21; Filipenses 3:5); e Saul foi o nome que mais se distinguiu no Velho Testamento, na genealogia dessa tribo. Saul se tornou um rei segundo o corao do homem, assim como Davi se tornou um homem segundo o corao de Deus (1 Samuel 13:14; Atos 13:22). A histria de Saul tpica do pecado e da rejeio dos judeus ao Senhor e da necessidade divina de levantar filhos de Abrao entre os gentios (Mateus 3:8-10). A vida de Saul foi caracterizada pelo orgulho pessoal, vontade prpria e auto-ajuda (1 Crnicas 10:13; Provrbios 10:8 e 13:1).

II - IS-BOSETE (1 Crnicas 8:33; 9:39; 2 Samuel 2:8-12; 3:7-15 e 4) Mesmo tendo sido um usurpador, Is-Bosete reinou sobre Israel durante dois anos e, por isso, merece um lugar no estudo da realeza. Seu nome, que aparece 13 vezes no Livro 2 Samuel, originalmente era Esbaal (1 Crnicas 8:33), em sinal de desprezo a Baal, de alguma conexo da famlia,
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (28 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

segundo a qual ele havia sido nomeado. Ele era o mais novo dos 4 filhos de Saul.

III - DAVI (1 Samuel 16-31; 2 Samuel 1-25; 1 Reis 1-11; 1 Crnicas 2, 3, 10- 29.

DAVI - UM TIPO DE CRISTO O Livro de Rute contm a origem da famlia de Davi e sua descendncia da tribo de Jud (Rute 4:18 com Gnesis 38:29; Mateus 1:3-6; Lucas 1:32). Seu nome ocorre 1.120 vezes na Escritura e, sendo o mais importante personagem tipo de Cristo, seu nome dado a Cristo (Isaas 55:3; Jeremias 30:9; Ezequiel 34:23; Osias 3:5). Davi foi o nico rei nascido em Belm, lugar do nascimento do Salvador. Ele chamado o ungido do Senhor (2 Samuel 19:21; 23:1) e uma tripla uno realeza lhe foi concedida:

- Por Samuel (1 Samuel 16:13); 2. - Por sua prpria tribo (2 Samuel 2:4); 3. - Por toda Israel (2 Samuel 5:2-3).

Davi tinha 30 anos de idade, quando comeou a reinar, tendo reinado durante 40 anos: 7 anos sobre Jud e 33 anos sobre toda a nao de Israel. Ele precisou esperar durante sete anos e meio pelo cumprimento da promessa divina de que seria rei sobre toda Israel. Quando, finalmente, todas as tribos o reconheceram como rei, fizeram com ele uma liga e, em Hebrom, ele recebeu a coroao oficial. Deus no to lento em cumprir Suas promessas, quando os homens so aptos a pensar.

IV - SALOMO (2 Samuel 12:24-25; 1 Reis 1:11; 1 Crnicas 22-23:1;28-29; 2 Crnicas 1:9). Salomo foi um tipo do Reino Milenar. Salomo, o rei filho do rei (Salmos 72:1), foi o segundo filho de Davi com Bate-Seba, e aquele sobre quem Deus concedeu tal majestade real, como a nenhum outro rei antes dele, em Israel (1 Crnicas 29:20-25). Quando Salomo sucedeu a seu pai, ele ainda era jovem e tenro, talvez com 20 anos de idade, tendo reinado durante 40 anos. O Dr. William Graham Scroggie fala sobre Salomo: Um carter forte, que pode ser observado de trs maneiras: pessoal, oficial e tipicamente. Visto pessoalmente - Ele se caracterizou pela sabedoria e maldade; dotado de grande intelecto, muito fraco em matria de tica. Sua mente e sua moral no ocupavam o mesmo nvel. Visto oficialmente - Sua obra foi dupla: o desenvolvimento material do reino e a construo do templo.

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (29 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Visto tipicamente - No difcil ver nele uma antecipao do Reino Milenar de Cristo, o Qual, aps ter vencido todos os inimigos, estabelecer paz na Terra.

V - O REINO DIVIDIDO (975-586 a. C.) Com a morte do Rei Salomo, Israel foi dividido em duas partes, e a diviso aconteceu, principalmente, por causa da deslealdade da nao idlatra, na qual dominava o pecado, de ambos os lados, o que culminou com o castigo de Israel, sendo levado para a Assria (721 a.C.) e Jud (586 a.C.), para o cativeiro na Babilnia. Enquanto o autocrtico e sbio Salomo e seus conselheiros mantiveram o controle, as vrias tendncias rebeldes no ousaram se manifestar; porm, logo que ele faleceu, veio a catstrofe. A diviso do reino em duas partes desiguais teve como principal causa o adultrio e a idolatria de Salomo. Por ter-se afastado da adorao ao Deus verdadeiro, o castigo prosseguiu: Assim diz o Senhor a Salomo: Pois que houve isto em ti, que no guardaste a minha aliana e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos teus dias no o farei, por amor de Davi, teu pai; da mo de teu filho o rasgarei; porm todo o reino no rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalm, que tenho escolhido (1 Reis 11:11-13). Ento, a diviso foi decretada por Deus como castigo sobre a casa de Davi, por causa da idolatria de Salomo, quando importou suas esposas de naes pags e, assim, ter espalhado este contgio por todo o seu povo. Quando o reino foi desdobrado em suas partes, as tribos gmeas de Jud e Benjamim formaram o Reino de Jud, sob a liderana de Roboo e seus sucessores, enquanto as 10 tribos, sob a liderana do usurpador Jeroboo, filho de Nabate, e seus sucessores, formaram o Reino de Israel, conforme predito pelo profeta Aas (1 Reis 12:15. Ver 1 Reis 12; 18; 2 Crnicas 10-28). A histria dos 39 reis entregue, a fim de mostrar humanidade a certeza do cumprimento das promessas e ameaas divinas e, especialmente, que a justia exalta uma nao, enquanto o pecado a conduz destruio (Levtico 26:31; 2 Reis 25:9). Uma olhada nos dois reinos, separadamente, mostra como diferiam materialmente. O Reino do Norte (Israel), com suas dez tribos, era, portanto, mais poderoso que o Reino do Sul (Jud). Contudo, este ltimo era espiritualmente mais firme que o primeiro. Por isto, as dinastias do Norte eram de pouqussima durao, sendo atacadas por foras revolucionrias. Por outro lado, o pequeno, e muitas vezes invadido Reino de Jud, fielmente ligado linhagem real de Davi, embora caracterizado por perigosas crises e vrios governantes indignos, possua uma ligao espiritual, a qual mantinha o povo unido. O forte ministrio de Isaas pode ser enfocado sob este prisma.

VI - O REINO DE JUD (975-586) O Reino de Jud perdurou quase 400 anos, sob 20 reis, de Roboo at Zedequias, muitos dos quais
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (30 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

foram piedosos. Para comparao e contraste entre os dois reinos e seus reis, dirigimos ao leitor nossas observaes introdutrias e conclusivas dos acontecimentos sobre o Reino de Israel. Jerusalm era o centro do Reino do Sul (Jud), tendo sido destrudo pelos caldeus, sob Nabucodonosor, quando o principal do povo foi levado cativo para a Babilnia. Os profetas associados ao longo perodo deste reino foram: Isaas, Jeremias, Joel, Sofonias, Miquias, Naum e Habacuque. As profecias destes homens de Deus foram totalmente cumpridas e nos do a certeza de que profecias, como aquelas falando dos mortos, dos grandes e pequenos sendo julgados diante de Deus, cada um segundo as suas obras, sero ainda cumpridas (2 Pedro 3:11-14; Apocalipse 20:12).

A - Roboo - (1 Reis 12:20-24; 14:21-31; 2 Crnicas 11:12). B - Abias - (1 Reis 15; 2 Crnicas 13). C - Asa (1 Reis 15:9-15; 2 Crnicas 14-16). D - Jeosaf - (1 Reis 22:2-33; 41-50; 2 Crnicas 17-21:3). E - Jeoro - (2 Reis 8:16-24; 2 Crnicas 21). F - Acazias - (2 Reis 8:25-29; 2 Crnicas 22:1-9). G - Jos - (2 Reis 11:21; 2 Crnicas 22:10; 24:27). H - Amazias - (2 Reis 14; 2 Crnicas 25). I - Uzias - (2 Reis 15; 2 Crnicas 26; Isaas 6). J - Joto - (2 Reis 15:32-38; 2 Crnicas 27). K - Acaz - (2 Reis 16; 2 Crnicas 28; Isaas 7-12). L - Ezequias - (2 Reis 18-20; 2 Crnicas 29-31; Isaas 26-39). M - Manasss - (2 Reis 21:1-9; 2 Crnicas 33:1-9). N - Amom - (2 Reis 21:18-26; 2 Crnicas 33:21-25). O - Josias - (2 Reis 22-23:30; 2 Crnicas 34-35). P - Jeocaz - (2 Reis 23; 2 Crnicas 36). Q - Joaquim - (2 Reis 23:35 - 24:7; 2 Crnicas 36:5-8; Jeremias 22:18-21; 25).

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (31 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

R - Jeoiaquim - (2 Reis 24:8-16; 2 Crnicas 36:9,10; Jeremias 22:24-30; Ester 2:6). S - Zedequias - (2 Reis 24, 25; Jeremias 52:9-11).

Resumindo o perodo coberto pelos reis de Jud, observamos os seguintes fatos: Cerca de metade dos soberanos de Jud era constituda de bons reis, o que explica a durao do Reino de Jud ter ultrapassado a do Reino de Israel. Tambm merece cuidadosa observao que, conforme a piedade pessoal e a fidelidade do monarca, Jud era abenoado e o pas gozava de grande paz e prosperidade. O reinado mais longo foi o de Manasss, que durou 65 anos; e o mais curto foi o de Jeocaz, que durou apenas 3 meses. O Livro de Crnicas detalha especificamente o Reino de Jud, o qual foi levado para a Babilnia, uns 468 anos depois que Davi comeou a reinar sobre ele; 388 anos aps a apostasia das 10 tribos; 134 anos aps a destruio do Reino de Israel. Os mesmo que acontece s pessoas acontece s naes e a iniqidade sempre a causa de sua runa: Os mpios sero lanados no inferno, e todas as naes que se esquecem de Deus (Salmos 9:17). A preservao e contnua preeminncia de Jud e da linhagem de Davi demonstram o dedo da Providncia preparando o mundo para a prxima vinda do Messias, conforme fora predito na profecia (Gnesis 49:10; Isaas 11:10). A preservao da casa de Davi tambm notvel, quando nos lembramos da grande maldade de muitos das famlias de Jeoro, Acazias, Acaz e Amom.

VII - O REINO DO NORTE (975-721 a.C.) O Reino de Israel, formado por 10 tribos, as quais haviam se revoltado contra o despotismo de Roboo, existiu por cerca de 260 anos, sob 19 reis, de Jeroboo at Osias, todos eles idlatras. No final, o reino foi invadido pelos assrios, sob Salmaneser, e terminou indo para o exlio na Babilnia. O termo Israel usado algumas vezes para um todo; mas, nos registros do Livro dos Reis, ele sempre fica restrito s 10 tribos de Israel. A primeira capital do Reino do Norte foi Siqum, depois Samaria. Resumindo as histrias dos Reinos do Norte e do Sul, o Dr. William Graham Scroggie observa os seguintes fatos:

* No Reino do Sul, houve apenas uma dinastia - a davdica, enquanto no Reino do Norte houve dezenove dinastias. No Sul, alguns dos governantes foram bons, alguns instveis e outros maus; mas, no Norte
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (32 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

todos foram maus. * No Sul, houve trs reavivamentos religiosos, nos reinados de Jeosaf, Ezequias e Josias; no Norte, nenhum reavivamento. * As tribos do Sul foram levadas por Nabucodonosor para o cativeiro na Babilnia; as tribos do Norte, por Salmaneser, para o cativeiro na Assria. * Os poderes estrangeiros que entraram em conflito com o Sul ou com o Norte, nesse perodo, foram a Assria, o Egito, a Babilnia e a Sria. Os profetas para Israel foram Jonas, Ams, Osias e Miquias.

Lista dos monarcas do Reino do Norte: 01. - Jeroboo I (1 Reis 11:26-40; 12:14; 20; 2 Crnicas 10-11:16; 12:15; 13:3-20) 02. - Nadabe (1 Reis 14:20; 15:25-31). 03. - Baasa (1 Reis 15:27; 16:7) 04. - El (1 Reis 16:5-14) 05. - Zinri (1 Reis 16:9-10) 06. - Onri (1 Reis 16:16-28; Miquias 6:16) 07. - Acabe (1 Reis 16:29; 22:40; 2 Crnicas 18) 08. - Acazias (1 Reis 22:51; 2 Reis 1:18) 09. - Joro (2 Reis 1:17; 6; 9) 10. - Je (2 Reis 9:10-36; Osias 1:4) 11. - Jeocaz (2 Reis 13) 12. - Jeos (2 Reis 13:10-25) 13. - Jeroboo II (2 Reis 14:23-29; Ams) 14. - Zacarias (2 Reis 14:29; 15:8-12) 15. - Salum (2 Reis 15:13-15) 16. - Menam (2 Reis 15:16-22)

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (33 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

17. - Pecaas (2 Reis 15:23-26) 18. - Peca (2 Reis 15:25, 27-38) 19. - Osias (2 Reis 15:30; 17)

Concluso: A maior parte da Bblia dedicada ao assunto dos reis e reinos. Observar a degenerao dos reinos, mesmo daquele que teve uma linhagem correta, ter em mente que somente uma pessoa qualificada, eminentemente, para ser REI - e essa Pessoa o Senhor Jesus Cristo (Filipenses 2:9-11; Apocalipse 19:16).

O ADIAMENTO DO REINO
Introduo - Tem sido demonstrado que o Reino de Deus est completamente ausente da cena - de Ado at Cristo - e que o Reino do Cu existiu desde a pessoa de Ado at a descendncia pessoal de Abrao; depois para uma nao (Israel), quando a coroa foi arrebatada sob a liderana de Conias (Jeremias 22), para no mais aparecer. Quando Joo Batista andou pelo deserto, espalhando sujeira e poeira de suas sandlias, j no havia o Reino do Cu (literal), na Terra, nem ainda o Reino de Deus (espiritual). Tudo que existia era um bando de pervertidos lderes religiosos, imersos na mitologia babilnica, vestindo longas vestes, gozando o ttulo de Pais, levando Israel a crer que o nico Reino que iria vir (se ele viesse) seria o literal, visvel, messinico e davdico Reino Judaico do Cu! Nem sequer um entre dez destes sacerdotes e fariseus, amantes da tradio, vestidos de longas vestes, dizimistas, jejuadores, e parceiros de cama se lembrou (ou tentou se lembrar) de que descendiam todos de Ado, bem como do Pai Abrao. Ado foi um homem espiritualmente morto, que havia perdido a imagem de Deus, produzindo, portanto, uma raa de rejeitadores da Bblia, de odiadores da verdade, de assassinos religiosos (Ver Efsios 2:1; Mateus 23:9-36; Joo 9). (Dr. Peter Ruckman). O judeu tinha todo o direito de esperar que o Reino de Davi fosse restaurado (Ele tinha mais de 1.500 versos no Velho Testamento com esta promessa); porm, ele esqueceu a pregao dos profetas, a qual trata da retido moral, que acompanha o reino (Ver Zacarias 6:13; 8:16-17; Malaquias 3:5; Ageu 1:6-9). Por isso, a primeira coisa que Jesus fez, na abertura oficial do Seu ministrio, foi se sentar (Mateus 5-7) para enfatizar os princpios de retido moral que devem ser adotados pelos judeus, antes que seja estabelecido um Reino, tanto na Terra como no cu.

I - QUALIFICAES DE CRISTO PARA GOVERNAR (Isaas 9:6-7).


file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (34 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

A - Sua Imagem - O Rei que Se apresenta o Leo da Tribo de Jud (Gnesis 49). Ele tem todas as qualificaes para ocupar o trono de Davi. Nasceu na cidade de Davi; Sua me descendente de Davi; Seu pai adotivo da linhagem de Jeconias. Contudo, Ele nasceu de uma virgem e, por isso, no foi includo na descendncia de Jeconias (filho de Jeoiaquim e neto do Rei Josias - 1 Crnicas 3:16).

B - Sua Vitria Sobre Satans - Satans no tem poder apenas sobre os reinos do mundo, por causa do reino de Israel (Jeremias 22), mas tem tambm o poder sobre a morte (Hebreus 2:14), por causa de sua vitria sobre Ado. Quando ele tentou Cristo, no Monte da Tentao, viu que estava enfrentando um inimigo invencvel. O sangue de Cristo no sangue humano. Tendo em vista que a vida de toda carne o seu sangue (Levtico 17:14) e Sua vida a vida eterna (1 Joo 5:20), ento Ele tem o sangue de Deus (Atos 20:28). Quando este Homem morre, Sua morte precisa ser uma doao voluntria de Sua vida (Joo 10:18). Ele diferente de Abrao, de Davi, de Uzias ou de Jeoiaquim. Quando era um Querubim ungido sobre o trono (Ezequiel 28:9-16), Lcifer desejou adorao. Sua esfera proeminentemente religiosa; ele no ateu. Sendo um deus deste sculo (2 Corntios 4:4), ele quer ser adorado, at mesmo pelo Filho de Deus: E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. (Mateus 4:9). Jesus no deseja outra coisa, alm de fazer a vontade do Pai (Joo 4:34; 5:19,30; 6:38; Hebreus 10:5-8). Quando a tentao acabou, Jesus desceu do Monte com duas coroas intactas, brilhando - a do Reino de Deus e a do Reino do Cu. Como Rei sobre o Reino do Cu, Ele ter o encargo de dirigir Israel para o cumprimento perfeito da comisso original concedida a Ado, de frutificar e encher a Terra. Como Rei sobre o Reino de Deus, Ele poder restaurar a imagem perdida por Ado, a fim de que haja uma raa que possa cumprir as exigncias divinas, para a entrada no vasto reino universal e celestial, destinado a preencher todo o espao exterior.

C- Sua Obra - As obras de Jesus no apenas incluram uma variedade de milagres jamais antes operados, os quais deveriam convencer os judeus (1 Corntios 1:22), como o Seu ensino seguiu exatamente a linha dos profetas que vieram antes Dele. Em vez de reunir tropas, de armar milcias e de invocar fogo contra Roma; em vez de dividir o Jordo, a fim de que todos os Seus discpulos pudessem fugir para o deserto, enquanto 12 legies de anjos desceriam do Sinai para ajud-Lo (Judas 5; Deuteronmio 33:2; Habacuque 3; Salmo 68), o popular Messias Se vestiu com as roupas comuns do Seu tempo, criticando os filhos do Concerto e a baixa validade dos conclios religiosos (Mateus 23; Joo 9 e Marcos 13:9).

II - O DESEJO DE ISRAEL DE ACEITAR O REI De Mateus 5 at Mateus 13, muitas admoestaes so encontradas nos discursos de Jesus, todas
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (35 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

elas tendo cado em ouvidos moucos. Aqui e ali, uma ou duas pessoas (num total de umas 600 em Seus trs anos de ministrio) creram Nele e receberam Sua misso e mensagem, crendo Nele como o Messias. Para os demais e para os lderes judeus, as verdades de Sua primeira vinda foram ignoradas. Todos esperavam que aparecesse um rei usando uma Coroa.

A - Quatro mulheres gentias da linhagem real (Mateus 1:3-7). B - Trs reis gentios vm v-Lo (Mateus 2:2). C - A ancestralidade abramica nada vale (Mateus 3:9). D - O direito legal incapaz de contar (Mateus 5:20). E - A justia de Deus mencionada em conexo com o Reino de Deus - no o Reino do Cu (Mateus 6:33). F - O Reino do Cu incluindo tambm os gentios e no somente os judeus (Mateus 8:11-12). G - Demonstraes da Graa, tomando agora o lugar das restries da Lei (Mateus 9:10-13). H - Censura contra as cidades judaicas, comparando-as desfavoravelmente com as cidades gentlicas (Mateus 11:20-24). I - Admoestaes de que as observncias cerimoniais da Lei do VT tm apenas significao legal a elas conectada. (Mateus 12:4-9). J - Admoestao sobre o fato de que no apenas os gentios vo obedecer a mensagem do Rei melhor do que os judeus (Mateus 12:40-42), como ainda confiaro no Salvador pessoal (enviado a Israel) para os salvar dos seus pecados (Mateus 12:21).

III - A FORMA DO MISTRIO DO REINO Em Mateus 13, Jesus admoesta Sua audincia de que o Reino do Cu assumir uma forma de mistrio. A seguir, vem uma srie de ensinos sobre relacionamentos morais, visto como estes afetaro o literal e visvel reino terreno. Observem que, nestas sete parbolas, a considerao principal no sobre a linhagem poltica do poder que foi entregue a um rei terreno sobre o reino de Davi; mas, em seu lugar, sobre as responsabilidades e exigncias morais das pessoas que acham que vo entrar no Reino. (Mateus 13:15, 19, 22, 37-41, 49; 18:23, 28, 30, 33, 34; 20:13, 15; 22:6-8, 13; 25:12, 23, 26, 30, 40, 41, 46). Este ensino mistrio veio por causa da rejeio oficial a Cristo (Mateus 12); e logo que Jesus saiu de casa (Mateus 13:1). Guardem em mente que Jesus nunca foi censurado por no esperar o Reino (Ver
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (36 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Atos 1). queles que O crucificaram, at foi dada a chance de aceitarem um reino diferente, aps teremNo crucificado, em vez do tempo indefinido que iria preceder a vinda do Reino do Cu, pelo qual eles estiveram esperando (Atos 3:19-26; 3:17; Lucas 23:24; 1 Corntios 2:7-8). Vejamos: os lderes de Israel cometeram, em 35 d.C., um erro to grande como o erro dos seus sucessores - os catlicos romanos, em 335 d.C. e em 1963. Esse erro foi pensar que todos precisavam de um lder como todas as naes que os rodeavam. Este foi o mesmo erro cometido 1.000 anos antes, conforme Samuel 8:5, 20. O mesmo erro que a Alemanha cometeu em 1930-1945; o mesmo erro que todo indivduo e nao comete, quando pensa que algum reino na Terra pode ser trazido sem a restaurao da imagem original de Deus. Esta imagem a do prprio Filho de Deus (2 Corntios 4:4) e a nica maneira do homem receber esta imagem na Terra quando ele nasce de novo pelo Esprito Santo (Joo 1:11-12). Cristo no pode produzir Sua imagem em pessoa alguma, sem que ela morra primeiro (Joo 12:24); pois, como pode um Esprito Santo, sem pecado, entrar num homem decado e pecador, mesmo no modo de falar, at que, pelo menos, um Homem tivesse vivido vida santa e sem pecado? (Romanos 3:24-26). Esse Homem sem pecado apresentado em Mateus 13. A vida est ali. O Rei est ali. Ambos os Reinos se encontram mo e, exatamente quando parece que as coisas esto se encaminhando para um final feliz, Jesus adverte que um Reino do Cu fsico, literal e visvel vai entrar num estgio indiscernvel para os judeus e, at que tal acontea (Lucas 19:11), os judeus tero apenas o Reino de Deus, com o qual podero tratar (Lucas 17:20). Existem duas respostas para esta admoestao: a nao de Israel tropea nas parbolas, achando que nenhum Reino santo e moral precisa acompanhar o esperado Reino do Cu; e que ele est se espalhando sem a restaurao e a preeminncia da nao qual ele foi dado! Mateus 13 o local para todos os rejeitadores da Bblia - judeus e gentios - desenvolverem uma psicose teolgica, como todos fazem (Dr. Peter Ruckman).

OS DIAS DOS PROFETAS


Introduo - Os profetas foram os grandes heris... especialistas na demolio da teocracia do VT. Eles trovejaram de todas as maneiras, bombardeando os inimigos, at que estes dessem cabo deles (Mateus 23:35) ou que eles precisassem fugir para escapar com vida (1 Reis 22:35). Devemos acreditar nos profetas de Deus, a fim de podermos prosperar (2 Crnicas 20:20) e certamente deveramos distinguir um profeta de Deus (Deuteronmio 18:22) de um profeta do Diabo (Jeremias 28:9, 14-16, 21, 25-26 e 28). A maioria dos profetas era constituda de contemporneos dos reis que j estudamos na lio anterior. Osias, Miquias, Ams, Elias e Eliseu profetizaram para as tribos do Norte. Isaas, Jeremias, Joel, Obadias, Naum, Sofonias e Habacuque, proclamaram a mensagem de Deus em Jud. Ezequiel e
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (37 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Daniel profetizaram durante o tempo do cativeiro na Babilnia. Ageu e Zacarias pregaram a verdade durante o tempo de Esdras e Neemias, quando o remanescente obteve permisso para regressar a Jerusalm. Malaquias fica sozinho, por ter escrito, provavelmente, em algum tempo aps o regresso. Junto com uma variedade de mensagens contemporneas escritas para Israel e Jud, vamos descobrir, quando estudamos os profetas, que:

01. - Isaas aponta para a mesma Pessoa que sofrer e morrer pelos pecados e, contudo, governar a Terra. 02. - Jeremias um clssico dos santos da Tribulao os quais vo sofrer, antes da Segunda Vinda. 03. - Ezequiel profetiza contra as naes gentias do passado, presente e futuro. 04. - Daniel d um esboo proftico para os prximos 2.500 anos, o qual tem sido absolutamente correto, sem o menor deslize. 05. - Osias coloca nfase sobre o arrependimento e restaurao de Israel, na Segunda Vinda. 06. - Joel coloca nfase na Batalha do Armagedom, na Segunda Vinda. 07. - Ams d a rota da Segunda Vinda e a natureza dos castigos, que vo cair sobre outras cidades, alm de Jerusalm. 08. - Obadias aponta o fato de que Edom ser o local do Lago de Fogo, no Milnio. 09. - Jonas permanece na Bblia como um dos maiores tipos de um judeu durante a Tribulao, chamado para testemunhar aos gentios (Apocalipse 7). 10. - Miquias compara a Primeira Vinda com a Segunda Vinda. 11. - Naum trata de Nnive como um tipo de Babilnia, mostrando as condies que prevalecero na Segunda Vinda. 12. - Habacuque coloca nfase no governo da Segunda Vinda. 13. - Sofonias coloca nfase na natureza negativa da Segunda Vinda. 14. - Ageu tipifica a construo do Templo, que deve acontecer dentro de vinte anos. 15. - Zacarias compara as duas Vindas, dando os detalhes dos eventos, aps o Armagedom. 16. - Malaquias d as admoestaes finais que precedem a Segunda Vinda.

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (38 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

I - O PROPSITO DOS PROFETAS A - Pregar o Arrependimento - No coincidncia termos lido que, durante o tempo dos profetas, o povo de Deus vivia em pecado. Historicamente, um dos primeiros deveres dos pregadores de Deus foi identificar e clamar contra o pecado. B - Proclamar as Mensagens da profecia - Atravs de livros, como Daniel, as naes foram categorizadas e identificadas, anos antes de existirem. Reis foram nomeados antes do nascimento. Contudo, as maiores proclamaes foram dirigidas, principalmente, s duas Vindas de Cristo e ao Seu Reino. A Tribulao, Segunda Vinda e o Milnio ocupam grande espao nos profetas. C - Para Lembrar a Restaurao - Existem mais de 1.500 versos no Velho Testamento que apontam para o Reino e sua restaurao. A maioria destes aparece nos profetas.

II - A MENSAGEM DOS PROFETAS O modelo clssico de um profeta do Velho Testamento: A - Ele jamais pregava revoluo como um meio de desalojar a ordem social estabelecida. B - Ele era um forte segregacionista, que se opunha a todo tipo de integrao religiosa. C - Ele mostrava o corao pecaminoso do homem como sendo a fonte de todos os ais da humanidade - no o sistema econmico. D - Ele no era sonhador e jamais perdia cinco minutos pregando uma duradoura paz na Terra, a no ser a do Reino Milenar de um Messias judeu, em Israel. E - Todas as suas mensagens se embasavam num conceito bblico sobre Deus e Sua Santidade. Ele nada sabia sobre valores relativos, tica da situao, mudanas culturais, etc. F - Ele enfatizava a IRA e o castigo divino contra indivduos e naes, os quais imaginavam que Deus concorda com tudo. G - Ele tinha absoluta capacidade de predizer corretamente os eventos futuros, at 2.000 anos aps sua morte.

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (39 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

A IDADE APOSTLICA, LUZ DE UM REINO PENDENTE


I - A MENSAGEM DO REINO E OS SINAIS QUE A ACOMPANHAM Quando Natanael exclamou: Rabi, tu s o Filho de Deus; tu s o Rei de Israel! (Joo 1:49), Jesus no recusou o ttulo. Quando Jesus comeou o Seu prprio ministrio, Sua mensagem foi a mesma de Joo Batista: Arrependei-vos, porque chegado o Reino dos Cus (Mateus 4:17). O arrependimento aqui exigido era o arrependimento nacional. As Escrituras do Velho Testamento ensinam claramente que o Reino Messinico no pode ser estabelecido, antes que a nao de Israel se arrependa. Em Mateus 4:23, lemos: E percorria Jesus toda a Galilia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino. Conquanto Sua pregao fosse acompanhada de sinas e curas fsicas, em nenhuma parte somos ensinados que o Evangelho do Reino tenha algo a ver com a salvao da alma e, como ele ter de ser pregado novamente, aps o Arrebatamento da Igreja, para testemunho a todas as naes; que chegou o tempo de estabelecer o Reino; a inferncia que o Evangelho do Reino nada tem a ver com salvao, sendo apenas um anncio de que o Reino Messinico est disponvel. Quando Jesus enviou os Doze discpulos, Ele lhes ordenou: dizendo: No ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes s ovelhas perdidas da casa de Israel; e, indo, pregai, dizendo: chegado o reino dos cus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demnios; de graa recebestes, de graa dai (Mateus 10:5-8). Observem que Suas obras se limitavam a realizar os sinais do Reino, o que nada tem a ver com a salvao da alma, mas com o Evangelho do Reino. Alm disso, o Evangelho da Salvao para o mundo inteiro, enquanto os discpulos foram proibidos de preg-lo a quem no pertencesse casa de Israel; ou seja, eles deveriam pregar somente para os judeus. Que os discpulos estavam esperando estabelecer um reino terreno visvel evidenciado pelo pedido de Tiago e Joo a Jesus: Concede-nos que na tua glria nos assentemos, um tua direita, e outro tua esquerda (verso 37 da narrativa de Marcos 10:35-41). Se no houvesse a possibilidade de um reino terreno, Jesus teria retirado essa idia de suas mentes; mas, Ele a confirmou, dizendo: Na verdade bebereis o meu clice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se minha direita ou minha esquerda no me pertence d-lo, mas para aqueles para quem meu Pai o tem preparado (Mateus 20:23).

II - OUTRAS POSSIBILIDADES A - Os judeus Mas, algum pode indagar: O que teria acontecido aos judeus, como nao, se eles tivessem se arrependido e aceitado Jesus como Rei. Ser que o Reino Messinico teria sido estabelecido? Certamente, porm no to rapidamente; pois, algumas profecias do Velho Testamento, sobre a morte e ressurreio de Jesus, precisam ser cumpridas. Jesus precisava morrer pela redeno da raa humana, antes de assumir o Seu ofcio de Rei [N.T.: E a Escritura no pode ser anulada, segundo
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (40 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Joo 10:35]. Isso poderia ter-se cumprido atravs do governo romano, se ele prendesse e crucificasse Jesus, como usurpador; e com a Sua ressurreio e ascenso, a 69. semana de Daniel teria sido concluda e a 70. semana seria iniciada sem interrupo; e no final da mesma, Jesus desceria para estabelecer o Seu Reinado terreno.

B - A IGREJA - Ento, vocs perguntam: E a Igreja? Se foi o propsito de Deus formar a Igreja (Efsios 1:4), como poderia ela ter sido formada, sem uma interrupo, ou brecha, entre a 69. e a 70. semana de Daniel, com uma oferta bona fide de um reino terreno a Israel? Esta uma pergunta hipottica, embasada na suposio de que algo pudesse ter acontecido sem a previso divina, como se Deus no fosse Onisciente para antever claramente o futuro. O conhecimento antecipado de Deus de que a nao de Israel no iria dar ateno ao anncio de que o Reino do Cu estava mo, para se arrepender, no anula a sinceridade do anncio, do mesmo modo como a oferta de salvao por um pregador do Evangelho, a uma audincia de pecadores, no qual essa audincia tem toda confiana, muitas vezes rejeitada, mesmo sendo uma oferta bona fide.

III - A RECONCILIAO O plano e propsito de Deus, em todas as eras, est embasado no Seu conhecimento antecipado. Se Deus no tivesse previsto que os judeus iriam rejeitar o Rei e, portanto, o Reino, Ele teria planejado a formao da Igreja em algum outro tempo, alm desta dispensao atual. Como a Igreja deveria ser comprada pelo precioso sangue de Cristo (Atos 20:28; 1 Pedro 1:21), foi necessrio que Jesus fosse rejeitado e crucificado e isso pela Sua prpria nao, pois o profeta Zacarias havia profetizado que os judeus iriam olhar para Aquele a quem traspassaram (Zacarias 12:10). Mas, o conhecimento antecipado de Deus no exigia nem obrigava a nao judaica rejeitar Jesus, no mais que o conhecimento antecipado de que os judeus iriam tra-Lo e pedir a Sua crucificao. A possibilidade da Igreja ser povoada pelo arrependimento da nao judaica no entra no plano de Deus, o Qual previu a recusa de Israel em aceitar Jesus como Rei e que Israel no iria se arrepender, at que a Igreja fosse formada e arrebatada deste mundo. Ao expor as Escrituras, no tomamos algo que pertena a uma passada e a uma futura dispensao, para coloc-lo na dispensao presente. Por exemplo, o Reino. A dispensao passada e a futura tm algo a ver com o Reino, numa organizao poltica exterior, visvel e mundial. E deve ser estabelecida na Terra (Daniel 2:44). Ao mesmo tempo, a Igreja um organismo espiritual invisvel e celestial, a qual deve ser arrebatada (1 Tessalonicenses 4:16-17). O Reino foi preparado desde a fundao do mundo (Mateus 25:34). A Igreja foi escolhida Nele, antes da fundao do mundo (Efsios 1:4). Nesse caso, a Igreja no o Reino.

A CONCLUSO DA ERA APOSTLICA


file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (41 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

A era apostlica chegou ao fim, junto com a cessao dos sinais apostlicos. Quando estudamos o Livro de Atos, descobrimos que Deus foi, paulatinamente, extinguindo os sinais, em um aps outro local, onde os judeus iam rejeitando a mensagem (Jerusalm - Atos 7; sia Menor - Atos 13:45-46; Europa Central - Atos 18:6; Roma - Atos 28:28). Na 1 Corntios 1:22, os judeus pediam sinais; mas, quando Paulo chegou ao final do seu ministrio, ele declarou: Porquanto no h diferena entre judeu e grego; porque um mesmo o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. (Romanos 10:12). A essa altura, Paulo j nem pde curar o amigo Trfimo (2 Timteo 4:20), no final do seu ministrio.

A ERA DA IGREJA
Introduo - Somente a partir de Atos 8, que qualquer homem escuta a respeito da morte de Cristo, como uma reparao pelo pecado. Somente em Atos 9, que um homem descobre que Cristo habita no corpo do cristo. Somente em Atos 10, Pedro desperta para o fato de que o batismo na gua no necessrio para a salvao. A comisso em pauta : Nunca se preocupem com o Reino literal, fsico e visvel, o qual algum dia vai restaurar Israel (vou restaur-lo, mas no agora). Preocupo-Me, por enquanto, em que vocs saiam por a, falando de Mim, dando testemunho ao seu testemunho, pois estou lhes dando poder de operar sinais e maravilhas, em Meu nome (Atos 1, 2, 4, 15). Os discpulos saem. Eles operam os sinais e maravilhas apostlicos. Cooperando com o envolvimento doutrinrio e histrico do Livro de Atos, quando ele se relaciona ao ministrio e epstolas de Paulo, uma coisa fica clara: um reino espiritual est sendo pregado aos judeus e gentios e os gentios esto recebendo-o melhor que os judeus. (Atos 13, 16, 18, 28). O ltimo verso do Livro de Atos uma clara, didtica e dogmtica declarao de que, at que o Reino de Deus se torne visvel na Terra, com os seres glorificados (Lucas 19:11), no existe o Reino do Cu. Paulo estava pregando o Reino de Deus sem impedimento algum (Atos 28:31), sem ningum que o proibisse. Ele diz que este Reino deve ser de justia, e paz, e alegria no Esprito Santo (Romanos 14:17). O Reino de Deus no ser um sinnimo do Reino do Cu, at que o nico que governa ambos regresse Terra (Apocalipse 11:15; 2 Timteo 2:12; Romanos 8:17-25). Na era atual, os dois Reinos so diferentes e um deles ainda no se encontra aqui. [N.T.: O Reino de Deus se encontra dentro dos crentes verdadeiros e o Reino do Cu vai chegar com o governo de Cristo na Terra]. O Reino do Cu o que Roma e o Conclio Mundial de Igrejas professam controlar, liderar e difundir. Se os dois Reinos no so os mesmos, no h como estabelecer o Reino aqui na Terra [N.T.: Isso Dominionismo]. Com o adiantamento do Reino, para o stimo milnio, a Grande Meretriz (Mateus 13:33; Apocalipse 17:4), a qual tem levedado a massa com o fermento da falsa doutrina, est usurpando a posio da Filha Virgem de Israel, a Filha de Jerusalm) (Jeremias 14:17; Sofonias 3:14), garantindo que a me solitria j no pode dar luz filhos (Isaas 54:1-9; 66:5-10). O adiantamento do
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (42 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Reino resulta nessa abominvel imitao.

Por amor clareza, vamos considerar que a Igreja no e, depois, o que ela , de fato

O QUE A IGREJA NO A - Ela no a continuao da Dispensao Judaica com outro nome Os judeus foram deixados de lado porque a linhagem principal deveria entrar em compasso de espera, a fim de dar passagem Igreja. Jesus disse: A lei e os profetas duraram at Joo (Lucas 16:16). Se as Escrituras colocam Moiss e a Lei numa dispensao e Cristo e a graa na outra, devemos respeitar a ordem divina e no juntar o que Deus separou. Pelo fato de alguns organismos religiosos acreditarem que Igreja apenas uma nova fase do que eles chamam Igreja Judaica, eles tm insistido num ritual cerimonial, retendo o sacerdcio, o altar, as vestes sacerdotais, etc., sem falar nos edifcios idnticos ao Templo. Eles chamam as ordenanas crists de sacrifcios e sacramentos, chegando ao cmulo de advogar a Igreja Estatal, tendo a Igreja como cabea. Eles afirmam que todas as promessas de riqueza e glria do Velho Testamento foram transferidas dos judeus para a Igreja. Esta posio [N.T.: reconstrucionista/dominionista] no bblica.

B - Ela no o Reino Joo Batista apareceu pregando que o Reino do Cu havia chegado; Jesus enviou os Doze e os Setenta para fazer o mesmo; mas os judeus rejeitaram o Rei e o Reino, por isso o Reino do Cu foi adiado. Segundo Lucas 19:11-27, no pode haver Reino algum, enquanto o homem nobre, que partiu para uma terra remota (verso 12), receba de volta o Seu Reino. A Igreja nunca confundida com o Reino nas Escrituras. Ela comparada a uma casa (1 Timteo 3:15); a um templo (1 Corntios 3:16-17); a um Corpo (1 Corntios 12:27-31); porm, nunca ao Reino. Cristo a cabea da Sua Igreja (Efsios 1:22; 4:15; Colossenses 1:18), mas nunca aqui mencionado como Rei. A relao da Igreja com Cristo a de noiva (Efsios 5:23; Apocalipse 21:2, 9, 10).

O QUE A IGREJA A - Ela um mistrio. Os profetas do Velho Testamento a descrevem em termos brilhantes. Mas, havia algo que era um mistrio para eles e isso era o que estava no porvir, entre o sofrimento e a glria de Cristo (1 Pedro 1:9-12); ou seja, entre a cruz e a coroa. Jesus deu a entender que deveria haver algo que
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (43 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Ele chamou Igreja, mas no disse quando ela iria aparecer e a que ela iria se assemelhar (Mateus 16:13-20) [N.T.: Antibblica a declarao dos papistas, que dizem que Cristo fundou a Igreja sobre Pedro, o qual teria sido primeiro papa... E dos evanglicos emergentes, que se julgam donos da mesma, querendo dominar o mundo atravs do seus apstolos e profetas].

O Mistrio da Igreja foi primeiro revelado a Paulo Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vs, os gentios; se que tendes ouvido a dispensao da graa de Deus, que para convosco me foi dada; como me foi este mistrio manifestado pela revelao, como antes um pouco vos escrevi. (Efsios 3:1-3).

O MISTRIO O qual noutros sculos no foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Esprito... que (Ef 3:5)

Os gentios so co-herdeiros (verso 6). O mesmo corpo De um mesmo corpo e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho (Ver Efsios 3:1-11).

Vemos aqui que a Igreja era desconhecida pelos patriarcas do Velho Testamento. Que os gentios deveriam ser salvos no era mistrio algum (Romanos 9:24-30). O mistrio era que Deus iria criar um organismo inteiramente novo, composto de judeus e gentios, o qual seria chamado Igreja.

A IGREJA B - Ela um corpo chamado para fora (Ekklesia) Conquanto Israel seja tambm um corpo chamado para fora, ele um corpo nacional, exclusivo aos descendentes de Abrao. A Igreja um corpo internacional, composto de todas as raas e naes. Que Israel e a Igreja so distintos e separados, no podendo ser misturados, est claro pelo fato de que sua eleio aconteceu em datas diferentes. A eleio da Igreja antecipa a eleio de Israel, o qual foi escolhido em Abrao, desde a fundao do mundo (Mateus 25:34), enquanto a Igreja
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (44 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

foi escolhida antes da fundao do mundo (Efsios 1:4-6). Israel foi criado para trazer a semente fsica, enquanto a Igreja foi criada para trazer a semente espiritual.

C - A Igreja o Corpo de Cristo O fato de que a Igreja um corpo formado de membros vivos, mostra que ela no uma organizao, mas um organismo. Uma organizao construda com as unidades distintas, como portas, janelas, telhado, pisos, etc., de um edifcio, partes que podem ser removidas e substitudas, sem danificar a integridade do edifcio. O corpo humano um organismo, do qual no se pode remover um olho, um brao, um p e at mesmo um dedo, sem que ele seja danificado e sua integridade destruda. Sendo tambm um corpo ligado a Cristo, a Igreja no pode morrer, do mesmo modo como um corpo morto no pode ficar ligado a uma cabea viva; e Cristo, o Cabea da Igreja, no mais pode morrer, segundo Apocalipse 1:18: E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amm. E tenho as chaves da morte e do inferno. Isso quer dizer que Quando Cristo, que a nossa vida, se manifestar, ento tambm vs vos manifestareis com ele em glria (Colossenses 3:4). Cristo no apenas deu Sua vida pela Igreja como a deu para a Igreja. Mas, por que a Igreja chamada Corpo de Cristo? Porque o corpo serve para manifestao da personalidade. Uma pessoa pode existir sem um corpo fsico, entre a morte e a ressurreio do corpo; mas, a alma existe independente de um invlucro fsico. Embora essa existncia no possa ser manifestada. Nesse caso, a nica maneira de Cristo - j na glria - manifestar-Se ao mundo atravs do Seu corpo - a Igreja. A nica maneira de vermos Cristo hoje, neste mundo, atravs dos crentes verdadeiros, o Seu Corpo. Foi, provavelmente, isso que Paulo quis dizer com Filipenses 1:21: para mim o viver Cristo. Paulo quis viver no mundo, de modo que este pudesse ver em sua vida o prprio Cristo.

A TRIBULAO
Introduo - A nfase da Bblia na era da Igreja no est sobre o homem, mas sobre UM HOMEM, o Homem-Deus manifestado em carne, o Senhor Jesus Cristo. A nfase da Tribulao tambm est sobre um homem, o qual ser Satans manifestado em carne - o Anticristo. Na 1 Timteo 3:16, Cristo tratado como o mistrio da piedade, isto , Deus manifestado em carne. Como foi que Ele Se manifestou em carne? Tendo nascido de Maria (que era virgem), por obra do Esprito Santo, porque Ele era o Filho de Deus (Lucas 1:35).

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (45 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Na 2 Tessalonicenses 2:7, o Anticristo mencionado como o mistrio da iniqidade. Como Cristo nasceu de uma virgem, por obra do Esprito Santo, do mesmo modo, o Anticristo deve nascer por obra de Satans. Ento, Gnesis 3:15 se torna absolutamente claro: E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar. A semente da mulher foi Cristo e a da serpente, o Anticristo. Quando comparamos, diligentemente, Escritura com Escritura, podemos ver que o Anticristo no ser outro, seno Judas Iscariotes. Consideremos os seguintes fatos: 1. - Jesus disse que Judas um diabo (Joo 6:70-71). 2. - Jesus o chamou filho da perdio (Joo 17:12). 3. - Paulo se refere ao Anticristo como o filho da perdio (2 Tessalonicenses 2:3). 4. - Perdio um lugar (Apocalipse 17:8, 11). 5. - Judas foi para o seu prprio lugar (Atos 1:25). 6. - Conforme Apocalipse 17:8, a besta, ou anticristo algum que... *foi *no (quando Joo estava escrevendo) *h de subir do abismo *ir perdio.

I - O CARTER DO ANTICRISTO Ele ser um homem complexo. Ser algum que abraar em seu carter as habilidades e poderes de Nabucodonosor, de Xerxes, de Alexandre o Grande, e de Csar Augusto. Ele ter o admirvel dom de atrair os homens no regenerados e a irresistvel fascinao de sua personalidade, suas versteis conquistas, sua sabedoria sobre-humana, sua grande habilidade administrativa e executiva, aliadas ao seu poder de consumado lisonjeador, brilhante diplomata, e soberbo estrategista, que vo torn-lo o homem mais notvel e importante. Todos estes dons sero conferidos por Satans sua ferramenta humana transformada em super-homem. O Anticristo vai posar de grande humanista, amigo dos homens e, principalmente, dos judeus, a quem ele vai convencer que vai deslanchar a era de ouro prevista pelos profetas e, por isto, os judeus vo receb-lo como o Messias. Ele vai ludibriar a humanidade com uma forte iluso e com um sucesso jamais vistos. Quando ele for assassinado e ressuscitar, no ter perdido nenhum dos seus poderes e ainda ter sido incorporado com todos os tipos de maldade e blasfmia (Ver Daniel 7:25; 8:25; 2 Tessalonicenses 2:3-9).
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (46 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Pelo fato de vir em paz, ele retratado sobre um cavalo branco (Apocalipse 6), imitando Cristo, que vem montado num cavalo branco, em Apocalipse 19.

II - O REINADO DO ANTICRISTO Ele vai reinar durante sete anos, ou seja, durante a 70. semana de Daniel 9:27: E ele firmar aliana com muitos por uma semana; e na metade da semana far cessar o sacrifcio e a oblao; e sobre a asa das abominaes vir o assolador, e isso at consumao; e o que est determinado ser derramado sobre o assolador. Aps o Arrebatamento da Igreja, os judeus no convertidos sero reunidos e levados de volta sua terra. Nesse tempo, dez entre as naes que ocupam o antigo Imprio Romano (hoje Unio Europia) vo formar uma confederao poltica/eclesistica. Entre os dez reis destas naes, vai surgir o Anticristo. Ele depressa vai provar que um grande governante e vai se tornar o presidente dessa Confederao. O seu governo vai ser uma espcie de Monarquia Democrtica. O seu presidente vai fazer uma aliana com o povo judeu, a qual pode ser no sentido de lhe devolver a prpria terra. Qualquer que seja o carter dessa aliana, ela ser, conforme diz Isaas 28:15: Porquanto dizeis: Fizemos aliana com a morte, e com o inferno fizemos acordo; quando passar o dilvio do aoite, no chegar a ns, porque pusemos a mentira por nosso refgio, e debaixo da falsidade nos escondemos. Durante trs anos e meio, o presidente da Confederao vai cumprir a aliana feita. Depois, ele vai quebr-la. Durante o restante do seu reinado, ele iniciar uma tremenda perseguio contra os judeus, na Grande Tribulao. Em Apocalipse 13:3, lemos que uma das sete cabeas ou reis recebeu uma ferida mortal. No est claro quem ser. Supe-se que seja a ltima, pois a besta tem todas as suas cabeas, antes de receber a ferida mortal. Em Apocalipse 17:11, o Anticristo chamado a besta, que foi, no , h de subir do abismo e ir perdio. A melhor explicao para esta passagem que o Anticristo quem ir receber essa ferida mortal, provavelmente da mo de um assassino. E quando o seu corpo estiver sendo preparado para o sepultamento, ele ressuscitar da morte (Apocalipse 13:14), numa imitao da ressurreio de Cristo, o que levar a Terra inteira a se maravilhar aps a besta. Isto far crescer o seu prestgio e poder. Se tal acontecer na metade da 70 semana de Daniel, quando o drago for expulso do cu, haver grande chance deste se apossar do Anticristo, pois, antes de receber a ferida mortal, ele era dcil e amvel. Aps a sua ressurreio ou restabelecimento, ele vai se tornar demonaco, em vista da encarnao do Drago nele. Nesse tempo, ele vai quebrar a aliana feita com os judeus e vai profanar o Templo, colocando ali a abominao de desolao, ou seja, um dolo desse mesmo desolador.

III - O PROFETA DO ANTICRISTO Satans o deus deste sculo (ou Era) (2 Corntios 4:4). Como deus deste sculo, ele vai querer imitar
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (47 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Deus. Assim como Deus enviou o Seu Filho (Jesus) ao mundo, Satans enviar o Anticristo. Assim como Deus estava em Cristo, Satans vai estar tambm, encarnado no Anticristo.

A - Cristo tem uma Igreja - a Ekklesia; o Anticristo tambm tem uma igreja - a sinagoga de Satans (Apocalipse 2:9 e 3:9). B - Cristo tem uma Noiva, a Igreja (Efsios 5:25-27); o Anticristo ter uma noiva - a Mstica Igreja Prostituta (Apocalipse 17:1-16), [N.T.: emergindo, atualmente, imitando a igreja primitiva, com os seus falsos apstolos e profetas]. C - Cristo tem uma taa - O clice do Senhor (1 Corntios 10:16 e 11:25); o Anticristo tem o clice dos demnios (Idem, 10:21). D - O ministrio terreno de Cristo perdurou trs anos e meio. Satans vai reinar no Anticristo pelo mesmo espao de tempo. E - Cristo morreu aos 33 anos de idade; pode ser que o mesmo acontea ao Anticristo, em cuja idade morreu Alexandre o Grande, o grande chifre do bode. F - A Divindade uma Trindade: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. O propsito de Satans, o deus deste sculo, se manifestar numa trindade satnica, com trs personagens: 1. o drago - o anti-Deus; 2. a besta - o Anticristo; 3. o falso profeta - o Anti-Esprito. O Anticristo deve ser um rei, para governar sobre um reino. Ele vai aceitar o reino deste mundo, o qual Satans ofereceu a Cristo e Cristo recusou (Mateus 4:8-10). Ele vai se exaltar a si mesmo, afirmando que Deus (2 Tessalonicenses 2:4). O falso profeta no ser um rei; ele no se exaltar, mas exaltar a primeira besta (o Anticristo). Sua relao com a primeira besta ser a mesma do Esprito Santo com Cristo. Ele vai levar a Terra e os que nela habitam a adorar a besta. Ele ter tambm o poder de doar a vida, imitando, assim, o Esprito Santo. Assim como os seguidores de Cristo so selados com o Esprito Santo para o dia da redeno (Efsios 4:30), tambm o Anticristo ser selado pelo falso profeta para o dia da perdio. (Apocalipse 13:16-17). O falso profeta ser um grande operador de milagres. Conquanto Jesus tenha sido um grande operador de milagres, Ele fez poderosas obras no poder do Esprito Santo (Atos 10:38). Entre os milagres que o falso profeta vai operar, um deles ser trazer fogo do cu. Como vimos, o mesmo tambm vai acontecer sob a ao das Duas Testemunhas (Apocalipse 11:1-14). Provavelmente, haver um duelo de fogo entre o falso profeta e as Duas Testemunhas, como houve entre Elias e os falsos profetas de Baal, no Monte Carmelo, a fim de provar quem era realmente Deus. Que Satans vai energizar o falso profeta, est claro, conforme J 1:16, onde lemos que Satans, com a permisso de Deus, fez cair fogo do cu, para queimar o rebanho de ovelhas e os servos de J. Depois, o falso profeta vai ordenar que o povo faa uma imagem da besta.

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (48 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

A GRANDE TRIBULAO OU AS 42 SEMANAS


Introduo - Durante a primeira metade da Tribulao, os primeiros quatro selos sero abertos (Apocalipse 6:1-8). Durante esse tempo, haver uma falsa paz instituda pelo cavaleiro do cavalo branco (o Anticristo). Os trs selos seguintes indicam que, apesar da paz, as condies polticas e econmicas mundiais vo entrar em rpida desintegrao [N.T.: O que j comea a acontecer no mundo inteiro]. A segunda metade da Tribulao chamada Grande Tribulao. Neste estudo, tentaremos delinear os principais eventos, na mais possvel ordem cronolgica:

1. - A Mulher Vestida de Sol Na metade da semana, duas maravilhas vo surgir no cu. A primeira ser uma mulher, descrita em Apocalipse 12:1. Ela no Maria nem a Igreja. a nao de Israel. Vamos nos lembrar do sonho de Jos, com o sol, a lua e as estrelas (Gnesis 37:9), para ver que essa mulher vestida de sol, com a lua aos seus ps, com 12 estrelas coroando-lhe a cabea, representa os judeus. Jos era a 12. estrela. No Velho Testamento, Israel tem sido comparada com uma mulher casada, enquanto a Igreja ser a Virgem desposada, nesse tempo (2 Corntios 11:2). Esta mulher descrita como estando grvida de um filho, em trabalho de parto (Apocalipse 12:2). Quando foi que a Igreja esteve nessas condies? Paulo diz sobre Israel: Que so israelitas, dos quais a adoo de filhos, e a glria, e as alianas, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais so os pais, e dos quais Cristo segundo a carne, o qual sobre todos, Deus bendito eternamente. Amm. (Romanos 9:4-5). Israel espera o tempo, quando poder dizer: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado est sobre os seus ombros, e se chamar o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz no haver fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juzo e com justia, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exrcitos far isto (Isaas 9:6-7). Mas, antes que isso possa acontecer, a nao dever passar por terrveis flagelos e castigos, quando ser o tempo das dores de Jac. Como resultado das dores de parto, a mulher dar luz um Filho Homem, o qual vai governar as naes com vara de ferro. No pode haver dvida alguma sobre esse Filho Homem, conforme o Salmo 2, ou seja, Cristo, que foi arrebatado, na ascenso, para se assentar destra do Pai. Aps o nascimento do Filho, a mulher foge para o deserto, onde tem um lugar preparado por Deus e onde alimentada por 1260 dias. aqui que alguns intrpretes cometem um erro. Eles interpretam o fato de que entre o 5. e o 6. versos deste captulo, entra o atual perodo da Igreja. Aqui, est a brecha entre a 69. e a 70. semanas de Daniel. Joo transpe essa brecha, a partir da ascenso de Cristo, para o lanamento de Satans, porque ele no est tratando da Tribulao da Igreja nestes
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (49 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

captulos, mas da Tribulao de Israel. Joo deseja prosseguir em sua histria, sem interrupo. Temos aqui mais uma evidncia de que no Maria, pois a mulher no foge para o Egito, mas para o deserto; ela no foge com o Filho, pois Ele j subiu para o trono de Deus, e nem foge para proteger o Filho, mas para se proteger.

2. - O Grande Drago Vermelho Apocalipse 12:9 remove todas as dvidas quanto ao drago vermelho, que no outro seno Satans, a segunda maravilha de Apocalipse 12. Quando expulso do cu, pela ascenso do Filho do Homem ao poder, ele concentrar todo o seu dio e maldade contra a mulher (Israel), a qual deu luz o Filho. mulher, sero dadas duas asas de grande guia (verso 14), a fim de que ela possa fugir para o deserto, onde ser alimentada durante trs anos e meio, at que o drago seja amarrado.

3. - O Quinto Selo (Apocalipse 6:9-11) Quando o quinto selo aberto, Joo v as almas dos mrtires sob o altar. Esses mrtires, cujas almas so vistas por Joo, no so as das eras passadas, arrebatadas junto com a Igreja, mas os que venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e no amaram as suas vidas at morte (Apocalipse 12:11), durante a Tribulao. Depois que a Igreja for arrebatada, a pregao do Evangelho do Reino ser reassumida (Mateus 24:14). Como ele proclama que Cristo est em vias de estabelecer o Seu Reino na Terra, isso acarretar grande desgosto ao Anticristo e aos seus seguidores, desencadeando da parte destes uma grande perseguio contra os evangelistas (Mateus 24:9-13). As almas desses mrtires que foram vistas por Joo, sob o altar (Apocalipse 7:13-14). O seu pedido vai ser atendido em Apocalipse 20:4.

4 - O Sexto Selo (Apocalipse 6:12-17) Quando o sexto selo aberto, grandes mudanas ecolgicas acontecem na Terra (Joel 2:30-31; Mateus 24:29; Isaas 13:9-11). Sero mudanas to terrveis, que os homens pediro aos rochedos que os escondam da ira do Cordeiro (Ap 6:1-17). Entre a abertura do sexto e do stimo selo, haver um intervalo, durante o qual os 144 mil filhos de Israel, 12 mil de cada tribo, sero selados. Assim como havia, no tempo do rei Acabe, 7 mil que no se dobraram diante de Baal, haver 144 mil, no tempo do Anticristo, que no se dobraro diante dele. Eles sero selados na testa (por um anjo) e o selo ter impresso o Nome do Pai (Apocalipse 14:1; 22:4).

5. - O Stimo Selo (Apocalipse 8:1)

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (50 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

Na abertura do stimo selo, haver silncio no cu, durante um limitado espao de tempo. Ser um perodo de preparao para o conflito maior que vir a seguir. Logo que o silncio for rompido, sete anjos vo tocar, sucessivamente, sete trombetas.

6. - A Primeira Trombeta (Apocalipse 8:7) E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lanados na terra, que foi queimada na sua tera parte; queimou-se a tera parte das rvores, e toda a erva verde foi queimada. Isto ser o cumprimento de Joel 2:30-31. Ser uma repetio das pragas do Egito (xodo 9:22-26). Se aquelas foram literais, por que estas tambm no sero?

7. - A Segunda Trombeta - (Apocalipse 8:8-9) Quando soar a segunda trombeta, uma montanha de fogo, provavelmente um grande meteoro, cair dentro do mar (Mediterrneo), destruindo 1/3 das criaturas marinhas e a tera parte das embarcaes e, provavelmente, algumas frotas reunidas para uma batalha naval. A tera parte do mar se transformar em sangue.

8. - A Terceira Trombeta (Apocalipse 8:10-11) Quando a terceira trombeta for tocada, uma estrela ardendo em fogo, chamada Absinto, cair na Terra e transformar em guas amargas as fontes de gua potvel. (Ver Jeremias 9:13-15).

9. - A Quarta Trombeta (Apocalipse 8:12). Quando soar a quarta trombeta, a tera parte do sol, da lua e das estrelas vai escurecer, perdendo 1/3 de sua luz. Este um dos sinais mencionados por Cristo (Lucas 21:25-26). Em seguida, um anjo voar pelo cu, anunciando, em grande voz, trs ais, os quais devem seguir o som das trs trombetas que ainda restam.

10. - A Quinta Trombeta - O primeiro ai - a praga de gafanhotos (Apocalipse 9:1-4) Quando soar a quinta trombeta, uma estrela cair na Terra, trazendo a chave do poo do abismo. Esta no de fato uma estrela, mas um anjo que a ela se assemelha, ao qual foi entregue a chave. Quando o poo do abismo aberto, vem uma espessa nuvem de gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (51 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

poder, como o poder que tm os escorpies da terra. E foi-lhes dito que no fizessem dano erva da terra, nem a verdura alguma, nem a rvore alguma, mas somente aos homens que no tm nas suas testas o sinal de Deus (Versos 3-4). Esses gafanhotos tm um rei, que os gafanhotos comuns no tm (Provrbios 30:27). O nome do seu rei em Hebraico Abadom e em Grego, Apolion, cujo significado destruidor.

11. - A Sexta Trombeta - O segundo ai - a praga de homens-cavalos (Apocalipse 9:13-21) Quando soar a sexta trombeta, uma voz chegar do altar de ouro, ordenando que o trompetista solte os 4 anjos que se encontravam presos no Eufrates. Eram anjos maus e por isto haviam sido ali aprisionados. Eles formam um exrcito de 200 milhes de cavalaria infernal. Essa cavalaria no se compe de homens comuns. Os cavaleiros tinham couraas de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeas dos cavalos eram como cabeas de lees; e de suas bocas saa fogo e fumaa e enxofre (verso 17). Porque o poder dos cavalos est na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas so semelhantes a serpentes, e tm cabeas, e com elas danificam (verso 19).

12. - A Apario (Apocalipse 10) Entre o soar da sexta e da stima trombetas, haver um intervalo. Durante esse intervalo, um Anjo forte descer do cu, trazendo na mo um livrinho aberto. Esse Anjo forte deve ser o prprio Cristo, pois Sua descrio combina com Apocalipse 1:12-15 e Sua voz se assemelha de um leo, o que o identifica como o Leo da Tribo de Jud (Apocalipse 5:5; 10:3). Esta apario levar Israel converso, do mesmo modo como aconteceu com Paulo, na estrada de Damasco. Haver sempre uma luz brilhante, mais forte que a do sol (como na Transfigurao), quando Jesus aparecer, durante a Tribulao (xodo 43:2; Salmo 50:2). No sabemos quando, na 70 semana de Daniel, isto vai acontecer. Uma boa suposio poderia encaix-lo nos 4 meses que antecedero a Segunda Vinda, com base no Livro de J, o qual tem 42 captulos e o Senhor aparece no captulo 38.

13. - As Duas Testemunhas Em Apocalipse 11:1-14, temos a descrio das Duas Testemunhas, as quais devem profetizar durante a maior parte da segunda metade da Tribulao. Sua identidade est clara. Uma tem o poder de fechar o cu para que no chova, nos dias de sua profecia. Esta ser Elias, o qual foi trasladado, a fim de que pudesse regressar no grande e terrvel Dia do Senhor, conforme Malaquias 4:5-6. Ela vai fechar o cu por 42 meses, ou seja, trs anos e meio, como Elias fez, no tempo do rei Acabe. A outra testemunha, com grande poder de transformar a gua em sangue e ferir a Terra com toda sorte de flagelos, pode ser identificada com Moiss, o nico na Escritura que teve esse poder e para isto ser ressuscitado dos mortos. Assim como Moiss e Elias apareceram juntos, no Monte da Transfigurao, com a aparncia luminosa dos dois anjos que deram testemunho durante a ascenso de Cristo (Atos 1:10-11), o mais
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (52 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

provvel que eles regressem Terra para anunciar a Segunda Vinda de Cristo. Durante o seu testemunho, elas tm poder para destruir os seus inimigos e sua ascenso ao cu ser seguida por um grande terremoto, o qual vai completar o segundo ai.

14. - A Stima Trombeta - O terceiro ai (Apocalipse 11:15-19). A stima trombeta inclui tudo que vai acontecer at o final do captulo 19. No devemos esquecer, neste estudo do Livro do Apocalipse, que o stimo selo inclui as sete trombetas e as sete taas e que a stima trombeta inclui as sete taas do stimo selo e que as sete trombetas e as sete taas terminam todas com vozes, troves, relmpagos e um terremoto (Apocalipse 8:5; 11:19; 16:18).

15. - As Sete Taas (Apocalipse 16) As cinco primeiras taas tm grande semelhana com os selos e as trombetas e com as pragas do Egito. A sexta taa (Ap. 16:12-14) derramada sobre o rio Eufrates, para secar suas guas, a fim de permitir a travessia dos exrcitos ocidentais, para a Batalha do Armagedom (Isaas 11:15-16). Quando a stima taa derramada, uma grande voz (provavelmente a voz dAquele que clamou na cruz: Est consumado) vai clamar: Est feito! (Ap 16:17). Ento, haver um grande terremoto e a Grande Cidade ser dividida em trs partes e as cidades das naes (as dez naes confederadas) Londres, Roma, Paris, etc., mais a Grande Babilnia, cairo. Este terremoto foi predito por Zacarias 14:4-5: E naquele dia estaro os seus ps sobre o monte das Oliveiras, que est defronte de Jerusalm para o oriente; e o monte das Oliveiras ser fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haver um vale muito grande; e metade do monte se apartar para o norte, e a outra metade dele para o sul. E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegar at Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Jud. Ento vir o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo. Na grande saraiva, que vai cair sobre os homens, na qual cada pedra deve pesar umas 100 libras, teremos a repetio da 7. praga do Egito: Eis que amanh por este tempo farei chover saraiva mui grave, qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado at agora (xodo 9:18). A saraiva tem sido um dos instrumentos blicos usados pelo Senhor. Ele a usou para destroar os inimigos de Israel em Bete-Horom, nos dias de Josu (Josu 10:11); a Lei de Moiss exigia que o blasfemador fosse apedrejado (Levtico 24:16); os blasfemadores modernos sero apedrejados, tambm, nos ltimos dias. No Livro do Apocalipse, entre o derramamento das taas e a Batalha do Armagedom, a qual encerra o perodo da Grande Tribulao, vemos a destruio (nos captulos 17 e 18) do sistema religioso dominante, chamado Mistrio, a Grande Babilnia.

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (53 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

16. - A Grande Meretriz A mulher de Apocalipse 17 deve ser a Igreja Catlica Romana. Ela um sistema religioso ancorado na poltica. O novo Imprio Romano (Unio Europia) de Daniel 2 prover a ferramenta necessria para a confederao da igreja + estado, a qual ser governada pelo Anticristo. A mulher ser destruda exatamente pela mquina poltica que ela escolheu para dirigir. (Ap 17:16-18).

17. - A Batalha do Armagedom (Apocalipse 19:11-21) O perodo da Tribulao ser encerrado com a Batalha do Armagedom. Como j vimos, os exrcitos do Oriente e do Ocidente vo se juntar, na Terra Santa. O campo de batalha ser o Vale de Megido, localizado no corao de Israel, o mesmo campo de batalha do Velho Testamento. As foras engajadas nessa batalha sero: os exrcitos aliados do Anticristo, de um lado; do outro, o exrcito celestial de Cristo. Isso vai acontecer quando a seara da terra estiver madura (Apocalipse 14:15). E, no exato momento em que os exrcitos aliados do Anticristo estiverem quase se apossando da Cidade do Grande Rei (Jerusalm), O SENHOR sair, e pelejar contra estas naes, como pelejou, sim, no dia da batalha (Zacarias 14:3). A seqncia graficamente descrita em Apocalipse 19:11-15: E vi o cu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justia. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabea havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ningum sabia seno ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama a Palavra de Deus. E seguiam-no os exrcitos no cu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saa uma aguda espada, para ferir com ela as naes; e ele as reger com vara de ferro; e ele mesmo o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. Quando Jesus veio a Jerusalm na primeira vez, Ele ali entrou como um rei, montado num jumento (Mateus 21:1-11). Mas, desta vez, Ele vir montado num cavalo branco, usando muitas coroas e ter suas vestes salpicadas de sangue, no do Seu sangue, mas do sangue dos Seus inimigos. Isaas bem profetizou: QUEM este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande fora? Eu, que falo em justia, poderoso para salvar. Por que est vermelha a tua vestidura, e as tuas roupas como as daquele que pisa no lagar? Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ningum houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Porque o dia da vingana estava no meu corao; e o ano dos meus remidos chegado. E olhei, e no havia quem me ajudasse; e admirei-me de no haver quem me sustivesse, por isso o meu brao me trouxe a salvao, e o meu furor me susteve. E atropelei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e a sua fora derrubei por terra (Isaas 63:1-6).

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (54 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

O MILNIO
Introduo: A Terra vai continuar aqui (antes da Nova Terra) por 7 mil anos e no stimo perodo de 1.000 anos, ela J descansa, j est sossegada toda a terra; rompem cantando (Isaas 14:7). Esperamos que esta Terra, que j tem estado durante 6.000 anos em meio a muitas guerras e derramamento de sangue, possa, finalmente, descansar por um perodo de mil anos, no seu shabat de repouso.

I - O Governo do Milnio A - O Rei, Jesus Cristo, vai governar a Terra inteira, com vara de ferro, a partir de Jerusalm (Apocalipse 2:27; Isaas 11:1; Salmo 110). Ele governar numa ditadura militar pacifista. B - Os juzes de Israel - Sero os fiis discpulos de Cristo (Mateus 19:27-30). C - Os governantes das cidades do mundo - Sero os santos da Era da Igreja, que forem julgados fiis durante a era atual (Lucas 19:12-27). O direito de governar ser julgado pela sua disposio de sofrer (Romanos 8:17-18; 2 Timteo 2:12; 2 Corntios 5:1-14).

D - Os resultados desse governo: 1. Paz (Isaas 2:4; 9:4-7; 11:6-9; 33:5-6). 2. Justia (Isaas 9:7; 32:16; 42:1-4). 3. Proteo (Isaas 41:8-14; 62:8-9.; Ams 9:15). 4. Libertao da Opresso (Isaas 14:3-6; 42:6-7). 5. Trabalho (Isaas 62:8-9; 65:21-23; Jeremias 31:5). 6. Prosperidade Econmica (Isaas 4:1; 35:1-2, 7; Ams 9:14-15). 7. Linguagem Pura e unificada (Sofonias 3:9).

II - Os habitantes do Reino A - Os santos da Era da Igreja - Eles, obviamente, tero corpos glorificados, com uma aparncia semelhante de Cristo, aos 33 anos (1 Corntios 15:51-54; 1 Joo 3:2).
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (55 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

B - Israel Convertido - Os judeus voltaro a Israel. O tipo do Reinado de Cristo encontrado no 1 Reis 2:10. O reinado de Salomo, filho de Davi, o arqutipo do Reinado de Cristo, o Filho de Deus (Mateus 1), sobre o pedao de terra ao qual Jesus ter acesso no Milnio (Deuteronmio 4:31; Romanos 11:25-26 e Apocalipse 12:14).

C - O Remanescente da Tribulao 1. Os que no receberam a marca da besta e escaparam da Tribulao (Daniel 11:41-42). 2. Os que vieram da Tribulao e ajudaram os judeus (Mateus 25:31-46).

D - Os Nascidos no Milnio - As pessoas vo se reproduzir durante o Milnio (Jeremias 30:20; Ezequiel 47:22). Isaas 65:20 indica que haver um retorno idade avanada, da era pr-diluviana (Zacarias 8:4-5).

III - ADORAO NO MILNIO A - A adorao no Templo ser restaurada no Milnio - Israel ter todo o pedao da terra prometido a Abrao (Salmo 105:9-12), sobre a qual reinou Salomo (1 Reis 4:21). Ela ser dividida em 12 partes, para as 12 tribos de Israel (Ezequiel 48). No meio da mesma, haver uma poro sagrada, onde ser construdo o Templo, onde Cristo vai reinar. B - Os sacrifcios de sangue sero reinstitudos - Ezequiel 43:18-46; Zacarias 14:16; Isaas 56:6-8; 66:21; Jeremias 33:15-18; Ezequiel 20:40-41 todos ensinam a restaurao do sacerdcio e a reinstituio do sistema de sacrifcio de sangue que existiu no Velho Testamento. Os sacrifcios, neste tempo, sero para a reparao nacional (Ezequiel 45:17), olhando retroativamente para a cruz. As luas novas e os sbados sero observados exatamente como nos disseram que seriam, em Isaas 66:22-24 e conforme Paulo advertiu no Novo Testamento (Colossenses 2:16-17). C - A adorao das naes - A nica coisa dita sobre as naes durante o Milnio que estas subiro a Jerusalm, cada ano, a fim de adorar o Rei, o Senhor dos Exrcitos (Isaas 2:2-3). Ento, no futuro, a Lei do Senhor - os sbados, as luas novas, etc., sairo de Jerusalm e de Sio (Isaas 11:10-13; Zacarias 8:2123; Miquias 4:1-2). Zacarias 14 fala do Milnio. O Senhor voltar (Zacarias 14:9) e as naes sero instrudas para subir a Jerusalm, a fim de adorar o Rei, ano aps ano, mostrando que a Festa dos Tabernculos, em Setembro ou Outubro, est conectada Segunda Vinda de Cristo. Se as naes no honrarem o Rei em Jerusalm, sofrero pragas (Zacarias 14:17-19) (Comparar com Isaas 26:10; 60:12; Salmo 68:6; 72:9).

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (56 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

D - Salvao individual - No haver f no Milnio. O plano de salvao no Milnio ser conforme Mateus 5, 6, 7. No Milnio, se um homem chama o outro de tolo, corre o perigo de ir para o inferno, na mesma hora. Se um homem se zangar com o seu irmo, sem motivo, deve ser levado a um Tribunal. No Milnio, se um homem conduzir outro a uma corte judicial, este ser obrigado a dar-lhe tudo que possui. A salvao ser pelas obras (Mateus 5:24-26). Nesta dispensao, somos salvos pela graa atravs da f, sem coisa alguma a ser acrescentada, e agora ningum poderia ir para o cu, seguindo o Sermo do Monte, mesmo que ficasse de p a noite inteira, orando sobre o mesmo. Ento, um homem no Milnio salvo pelas obras, sem a f. Conseqentemente, ele ter uma natureza no regenerada, a qual continuar sem mudana, e se ele no praticar boas obras, ficar perdido. No final do Milnio, quando Satans for solto, ele encontrar uma quantidade de gente no regenerada, cansada da ditadura militar, saturada da autoridade de Cristo. Essas pessoas no estaro contentes com a Sua dureza, disciplina e poder; por conseguinte, vo seguir Satans (Ver Apocalipse 20:7-9; Salmo 72:8-9; Isaas 26:9-11; Salmo 66:7).

IV - MUDANAS NA NATUREZA DURANTE O MILNIO Assim como o homem precisa ser regenerado (Tito 3:5), tambm a Terra vai precisar disto (Mateus 19:28, Romanos 8:22). Hoje em dia, ela continua sentindo o efeito da maldio que tem vigorado desde Gnesis 3.

Quando a terra for regenerada, alguns resultados sero: 1. - Os animais selvagens sero amansados (Isaas 11:5-8). 2. - O sol e a lua sero 7 vezes mais brilhantes (Isaas 30:26). 3. - As guas do Mar Morto tornar-se-o saudveis (Ezequiel 47:8). 4. - O deserto florescer (Isaas 35:1-2). 5. - Haver quatro colheitas anuais (Ams 9:11-15; Levtico 26:2-6). 6. - Os espinhos e as ervas daninhas sero eliminados (Isaas 55:12-13). 7. - A produo de frutos ser multiplicada (Ezequiel 36:30).

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (57 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

A ETERNIDADE
Introduo - A ltima dispensao na Bblia a eternidade, qual dispensada grande soma de ateno, nos ltimos captulos do Apocalipse. A Bblia um crculo, um Livro infinito. Em Gnesis havia uma rvore da vida, a qual tambm mostrada em Apocalipse 22:2. O cordeiro de Abel sacrificado como sacrifcio, em Gnesis; o Cordeiro de Deus est em Apocalipse 21:23. Em Gnesis, o paraso perdido; em Apocalipse, ele recuperado. Em Gnesis 1:1, lemos: No princpio criou Deus o cu e a terra; em Apocalipse 21:1, lemos: E vi um novo cu e uma nova terra. Deus comea com o homem, em Gnesis 2:7, e termina com o homem, em Apocalipse 22. A Bblia um crculo, infinita no escopo, cuja perfeio nenhuma mente finita consegue compreender totalmente.

A Nova Jerusalm Dizem que a Nova Jerusalm a me de todo crente nascido de novo, na Era da Igreja. Vamos ver o que a Bblia diz sobre ela, conforme Apocalipse 21:9-25: E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taas cheias das ltimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em esprito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalm, que de Deus descia do cu. E tinha a glria de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que so os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Do lado do levante tinha trs portas, do lado do norte, trs portas, do lado do sul, trs portas, do lado do poente, trs portas. E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apstolos do Cordeiro. E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana at doze mil estdios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro cvados, conforme a medida de homem, que a de um anjo. E a construo do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcednia; o quarto, esmeralda; o quinto, sardnica; o sexto, srdio; o stimo, crislito;
file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (58 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

O MISTRIO DAS ERAS [As Dispensaes de Deus]

o oitavo, berilo; o nono, topzio; o dcimo, crispraso; o undcimo, jacinto; o duodcimo, ametista. E as doze portas eram doze prolas; cada uma das portas era uma prola; e a praa da cidade de ouro puro, como vidro transparente. E nela no vi templo, porque o seu templo o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. E a cidade no necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeam, porque a glria de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro a sua lmpada. E as naes dos salvos andaro sua luz; e os reis da terra traro para ela a sua glria e honra. E as suas portas no se fecharo de dia, porque ali no haver noite.

Excerto do trabalho do Dr. James Modlish - MYSTERY OF THE AGES Traduzido por Mary Schultze, em Novembro 2008. www.cpr.org.br/Mary.htm

file:///D|/Meus%20Documentos/MisterioDasEras-JModlish.htm (59 of 59) [3/12/2008 22:45:53]

You might also like