You are on page 1of 6

1 Justifica a supremacia europeia no incio do sculo XX A Europa era economicamente desenvolvida pois era a "fbrica" do Mundo (> fabricante,

produtora e abastecedora), a maior investidora de capitais do Mundo, dominava os mercados internacionais, era a potncia colonizadora do Mundo e era muito desenvolvida a nvel cientfico e cultural.

Identificar os espao primordial da expanso europeia Continente africano (porque era rico em matria-prima e mo-de-obra mais barata) Continente Asitico

Identificar as principais potncias europeias com interesses no continente africano


Gr-Bretanha Alemanha Frana

Identificar e justificar esses interesses

As potncias tinham um grande interesse no continente africano uma vez que este tinha muita matria-prima que era algo que eles desejavam/necessitavam. Africa tinha ainda muita mo-de-obra e barata o que tambm beneficiava estas potncias.

5 Definir Imperialismo Poltica expansionista, cujo o objectivo estabelecer o domnio poltico, econmico e cultural sobre outros territrios.

6 Comenta as afirmaes: 1 - "A Europa precipita-se para fora de si prpria"; 2 - "A poltica colonial filha da poltica industrial" 1 - A Europa era um continente cheio de gente por isso a emigrao era uma das suas necessidades. Tinha tambm algumas necessidades econmicas, a nvel da indstria, como matria-prima, mo-de-obra barata, novos investimentos onde aplicar o seu capital e novos mercados. Para satisfazer estas necessidades a Europa fez a "Corrida frica" (da tambm o interesse pelo continente africano).

2 - O grande desenvolvimento da indstria, na Europa, gera necessidades de mais matria-prima, mo-de-obra mais barata, novos investimentos e novos mercados. Por isso d-se a Corrida frica e recorre-se ao colonialismo, para ocupar os territrios e assim fazer a explorao econmica, para satisfazer as necessidades da Europa.

7 Relaciona a Conferncia de Berlim com as Rivalidades coloniais no final do sculo XIX No final do sc. XIX, vivia-se um clima de grandes rivalidades econmicas, uma vez que as potncias lutavam todas pelos mesmos territrios. Para chegarem a um acordo reuniram na Conferncia de Berlim, 1884/5, com o objectivo de fazer a diviso dos territrios africanos pelas potncias economicamente desenvolvidas. + 8 Esclarece o significado de Princpio da Ocupao Efectiva Na Conferncia de Berlim, estabeleceu-se o Princpio da Ocupao Efectiva. Este dizia que apenas as potncias que fizessem uma ocupao efectiva dos territrios, isto , fizessem uma defesa dos territrios, a sua explorao econmica, criassem infraestruturas e enviassem populao. O direito histrico deixou de prevalecer, o que no beneficiou em nada Portugal.

9 Explicar a questo do Mapa Cor-de-Rosa (ultimato) Portugal no possua capacidades quer econmicas quer humanas, para uma ocupao efectiva dos territrios. Para afirmar a sua presena em frica, Portugal organizou expedies militares entre Angola e Moambique, pretendendo ocupar essa vasta zona, unido Angola a Moambique. Este desejo est ilustrado Mapa Cor-de-Rosa. Mas a Inglaterra desejava estabelecer o seu imprio desde Cairo a Cabo (de uma ponta a outra de frica) e o desejo de Portugal impedia o seu desejo. Para que Inglaterra conseguisse o que queria, fez um Ultimato a Portugal para que este se retirasse e Portugal acabou por ceder porque no podia fazer frente a Inglaterra e no cumpria o PRINCPIO DA OCUPAO EFECTIVA.

10 Distinguir os regimes polticos na Europa, antes da 1 Guerra Mundial A Europa no sculo XX, uma Europa de contrastes polticos e econmicos: existem pases que:

- adoptam uma democracia parlamentar liberal, desenvolvidos economicamente (industrialmente) - adoptam regimes autoritrios (Itlia, Imprio Austro-Hngaro e Alemanha) com uma economia marcada/rural.

11 Caracterizar a situao da Europa, poltica e econmica, antes da 1 Guerra Na Europa, vivia-se um clima de grande tenso e rivalidades. Esta caracterizou-se pelos nacionalismos (modo como a nao procura, a todo o custo, engrandecer/valoriza o que seu). Existem movimentos nacionalistas como o pangermanismo e paneslavismo que defendiam os interesses dos alemes e dos povos Eslavos, respectivamente. (NACIONALISMOS) Havia ainda uma paz armada, imposta pelas armas (corrida ao armamento) e que tambm levou formao de alianas. (PAZ ARMADA) (RIVALIDADES ECONMICAS) disputas territoriais e na prpria Europa como foi o caso da Alscia-Lorena e a regio dos Balcs

(REGIMES POLTICOS) Distinguir os regimes polticos na Europa, antes da 1 Guerra Mundial A Europa no sculo XX, uma Europa de contrastes polticos e econmicos: existem pases que: - adoptam uma democracia parlamentar liberal, desenvolvidos economicamente (industrialmente) - adoptam regimes autoritrios (Itlia, Imprio Austro-Hngaro e Alemanha) com uma economia marcada/rural.

12

Indentificar as alianas militares e os pases que as integram Trplice Aliana: Imprio Alemo, Astro-Hngaro e Itlia Trplice Entente: Gr-Bretanha, Imprio Russo e Frana

13 Analisar o acontecimento que levou ao 1 conflito mundial

Em 1914, o herdeiro ao trono Austro-Hngaro, Arquitecto Francisco Fernando, foi morto por um estudante srvio, na Srvio. A Autro-Hungria responsabilizou a Srvia por tal acontecimento e declarou-lhe Guerra.

14

Identificar os rivais da Alemanha e justificar essa rivalidade

A Gr-Bretanha era o principal rival da alemanha. Eram rivais pelo comrcio e matrias-primas. (Indstria)

A Frana a nvel de territrios.

15 Caracterizar a guerra da Trincheiras Foi uma guerra de espera por parte de cada um dos lados procurando defender a sua posio. Sucedeu Guerra de Movimentos. A Guerra das Trincheiras sucedeu Guerra dos Movimentos: - Ambos os lados escavaram vales (trincheiras) ao longo da frente das batalhas para conseguirem manter as suas posies. Este sistema de fortificao escavadas no solo: - Foi uma fase muito desgastante porque exigiu que milhes de homens vivessem Invernos rigorosos praticamente ao ar livre, rodeados de lama, convivendo com os ratos, obrigados a uma higiene precria e atacados por epidemias. Esta fase traduziu-se numa grande mortandade (pop. activa)
Nota: Foi uma guerra de espera

16 Explicar a mundializao da Guerra

Os combates estenderam-se aos domnios coloniais e s reas produtoras de matrias-primas A poltica de bloqueio (atravs da qual os pases procuravam cortar os abastecimentos dos seus adversrios) atingiu toda a navegao e comrcio mesmo nos pases no intervenientes. Esta situao afectou tambm todo o quotidiano da populao civil A adeso de numerosos pases aos blocos em confronto. Foi decisiva a entrada dos EUA na guerra, na sequncia do ataque sua Marinha Mercante por submarinos alemes. A sua interveno (dos EUA), desequilibrou a Guerra a favor dos aliados.

17 Avaliar a entrada dos EUA na Guerra (?) 18 Identificar a data do amistcio da 1 Guerra Mundial 11 Novembro 1918

19 Analisar o papel do presidente americano Wilson nas negociaes de paz Presidente Wilson (EUA) resumiu as necessidades da Europa e do Mundo em 14 pontos. A a ele deve o novo mapa poltico.

20 Referir as alteraes no mapa poltico mundial, depois da 1 guerra Janeiro de 1919, Confercia de Paz (Paris) - Pases Vencedores Mapa poltico: - queda dos grandes Imprios (Alemo, Austro-Hngaro, Turco) - aparecimento de novos estados (Finlndia, Estnia, Letnia, Litunia, Polnia, Checoeslovquia, Jugoslvia, Hungria) - alargaram as fronteiras (Frana - recuperou Alscia-Lorena; Itlia) (Mal Feito) - reduziram-se outras 21 Analisar as consequncias do Tratado de Versalhes para a Alemanha Alemanha foi abrigada a assinar um tratado de paz muito penalizador, o Tratado Versalhes. Com este tratado a Alemanha foi obrigada a:

Entregar todas as suas colnias aos pases vencedores; Pagar indemnizaes aos pases que prejudicou Desmilitarizar a margem esquerda do rio Reno (junta fronteira com os pases ocidentais, nomeadamente Frana) e a margem direita num raio de 50 km Ficar sem indstria de Guerra (que proporcionava desenvolvimento econmico e mais empregos)

22 Referir os objectivos da criao da Sociedade das Naes (SDN)



Defender o direito dos povos autodeterminao Apelar ao desarmamento Promover a cooperao econmica, social e cultural entre os pases

Proteger as minorias nacionais

- EUA acabaram por no aderir SDN por discordarem das condies impostas a Alemanha pelo tratado de Versalhes. - Os pases vencidos no foram convidados para fazerem parte da organizao (vindo a fazer apenas mais tarde) - vo-se revoltar - SDN enfrentou dificuldades a cumprir os seus objectivos (organizao no tinha fora para se impor) 23 Justificar o fim da supremacia Europeia A Europa perdeu a supremacia pois ficou dependente dos EUA, que se tornou a maior potncia mundial, uma vez que o territrio americano foi o nico que no sofreu uma destruio e ficou com a sus estrutura econmica intacta.

You might also like