You are on page 1of 29

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais.

Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

Capito Amrica: Interpretaes Scio-antropolgicas de um Super-Heri de Histrias em Quadrinhos


Luciana Zamprogne Chagas1

Resumo: Este ensaio visa analisar histrias em quadrinhos atravs de uma perspectiva histricocultural dentro da teoria antropolgica hermenutica, resgatando os smbolos e significaes que aliceraram a gnese dos super-heris e sua trajetria por essa mdia de origem popular: as histrias em quadrinhos. Atravs do mundo fantstico do Capito Amrica, o ensaio realiza alguns apontamentos das resignificaes presentes nessa personagem, dentro de dois universos: macrossociolgico e poltico, e microssociolgico e cotidiano. Partindo desses pressupostos, esse trabalho se prope apontar, a partir do mtodo indicirio, as idias difundidas nos contextos culturais e sociais da dcada de quarenta (quando o Capito Amrica surge), no seu renascimento na dcada de setenta; e na contemporaneidade, aps o 11 de setembro e no evento Guerra Civil, lanado pela Marvel nos Estados Unidos em 2006. Dessa forma, pretendo tecer uma teia de inter-relaes entre axiologias e smbolos sociais presentes, considerando o contexto histrico e as suas especificidades culturais e sociais, para, atravs dos quadrinhos, realizar uma anlise de alguns aspectos da sociedade ocidental contempornea. O propsito final do ensaio , portanto, fazer avanar o debate sobre a sociologia dos quadrinhos, apresentando contribuies para novas perspectivas.

A Sociologia dos Quadrinhos

Atribuo o carter de ensaio ao trabalho que se segue, pelo simples fato de poder, a partir dessa perspectiva, possuir uma maior mobilidade metodolgica e analtica para estudar os super-heris, dentro de uma mdia de comunicao

predominantemente popular: as histrias em quadrinhos a partir daqui denominadas HQ.

Dentro do contexto acadmico, pretendo analis-las a partir das concepes de cultura de Clifford Geertz como uma teia de construes simblicas entre os indivduos e George Ydice como resultado conveniente de uma sociedade performtica. Alm disso, apontar os smbolos e significaes dos super-heris
Luciana Zamprogne Chagas graduanda do 6 perodo do Curso de Cincias Sociais da UFES. Possui grande interesse em mdias populares, histria em quadrinhos, consumo, gnero e diversidade sexual. Trabalha com design, origamis modulares e escreve contos. Exerce filatelia (estudo e coleo de selos) e numismtica (estudo e coleo de moedas).
1

134

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

atravs das axiologias (Viana, 2005) da sociedade ocidental contempornea, tomando como exemplo o maior heri axiolgico dos quadrinhos norte-americanos: o Capito Amrica. Para tanto, utilizo como mtodo de anlise o indiciarismo, que me proporcionou um aprofundamento nas questes dos super-heris a partir das perspectivas do prprio mundo dos quadrinhos e no da perspectiva dos autores e das anlises e conceitos que aqui abordo. Segui, dessa forma, os parmetros metodolgicos do paradigma indicirio discutidos pelo pensador italiano Carlo Ginzburg: um conjunto de princpios e procedimentos que contm a proposta de um mtodo heurstico centrado nos detalhes, nos dados marginais, nos vestgios encarados como indcios, pistas, sinais ou sintomas, e que orientam a forma de interpretar os fenmenos estudados" (Coelho, 2007:15).

Saliento aqui, a importncia de se analisar as HQ atravs de uma sociologia dos quadrinhos, pois, ao contrrio do senso comum presente no meio acadmico a respeito dessa mdia, caracterizando-a como um tema irrelevante, que parece banal aos olhos dos que apenas o conhecem superficialmente , ao contrrio, uma incrvel tessitura de observaes, lcidas, de iluses e tradies algumas das quais milenares de influncias, de relaes entre personagens, exigindo um trabalho paciente e metdico para ser analisado (Couprie apud, Anselmo 1970:82).

O porqu de analisar Histrias em Quadrinhos


A anlise cultural (ou deveria ser) uma adivinhao dos significados, uma avaliao das conjecturas, um traar de concluses explanatrias a partir das melhores conjecturas e no a descoberta do Continente dos Significados e o mapeamento de sua passagem incorprea. (Geertz,1978:30-1).

O conjunto de significados que compe os elementos miditicos possuem caractersticas especficas, que devem ser compreendidas sem a viso a priori sobre determinada significncia, por um sentimento de descrena de qualidade e

135

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

importncia social do fenmeno apreendido. O estudo das mdias populares2, e aqui destaco as HQ, podem levantar questes ricas de indcios sociais e que dizem respeito ao contexto social que estamos vivendo, bem como importantes aspectos sociais, a partir de uma perspectiva histrica. Se quisermos compreender as HQ e a sua importncia cultural como mdia popular, devemos olh-las em relao s amplas transformaes sociais que moldaram o mundo moderno, ou seja, no h como analisar um fenmeno de mdia popular, sem levar em conta o contexto social e poltico ao qual este est inserido. Alm disso, necessrio perceber que no universo das HQ existem diversos fatores que contribuem em maior ou menor grau para a confeco de uma revistinha, dentre os quais destaco: o padro da personagem algo que ele carrega consigo desde que foi criado; o contexto social no qual est sendo lanada que traz questes pertinentes ao momento histrico de forma emblemtica; e tambm os profissionais que a criam, que apesar de sofrerem uma certa censura com relao capacidade criativa por terem que obedecer normas da empresa e buscar um produto vendvel , no esto totalmente carentes dela.

Um exemplo prtico disso Stan Lee, criador dos X-Men, Hulk e Homem-Aranha. Em 1971, Lee viu uma de suas Revistinhas do Aranha ser barrada pelo Code Comics Authority (CCA) uma espcie de entidade institucional usada para censurar as HQ nos Estados Unidos, e que possua um selo obrigatrio em todas as revistinhas que circulavam no pas. O motivo: falar abertamente sobre o uso de
2

O conceito de mdia popular que abordo nesse ensaio no compactua com o significado do termo mdia de massas, uma vez que esse termo imbudo de uma relao de alienao entre a mdia e os seus consumidores, e tambm assume uma postura especulativa ao afirmar a propagao de um conhecimento raso, ignbil e muitas vezes nocivo ao desenvolvimento crtico-intelectual dos indivduos alienados. As mdias populares, a meu ver, tambm so veculos de informao e entretenimento, mas que nem por isso alienantes. Dentro do prprio universo das HQ encontramos diversos casos de construes de quadrinhos que realizam justamente o contrrio: promovem uma reflexo em seus consumidores, como o caso das tirinhas virtual Os Malvados ou a famosa Mafalda de Quino. Em alguns casos, mesmo revistinhas que, num primeiro olhar, poderiam levar uma interpretao equivocada de provocadora de alienao, dentro de uma metodologia interpretativa de rigor cientfico e centrada nos detalhes como o mtodo indicirio, pode transpor essa barreira do senso comum e mostrar que esto mais alinhadas com a sociedade e suas problemticas do que se v, como o caso desse ensaio. Esse conceito ainda pode abordar mdias que no so feitas para as massas, ou seja, que no atingem grandes contingentes de pessoas em uma primeira instncia, mas que no deixam de ser populares. Por exemplo, as prprias HQ de super-heris no tm, atualmente, um pblico alvo muito amplo. Entretanto, com a facilidade de circulao da informao, existem outras formas de apropriao dessas mdias e propagao das histrias, como os filmes, os brinquedos infantis, o marketing viral e a prpria pirataria, que, de certa forma, impulsiona a propagao dessas mdias digitalmente.

136

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

drogas, mostrando o mal que faziam. Na concepo do CCA, Lee estava fazendo apologia s drogas e poderia influenciar a juventude a us-las quando o que o autor propunha com a revista era exatamente o contrrio. Stan Lee publicou a revista mesmo assim. O resultado foi a quebra do Cdigo e sua extino em publicaes posteriores (S.Unmasked, 2003). Podemos perceber aqui, o que Ydice (2004), toma por convenincia da cultura, ou seja, a utilizao da cultura como recurso, que pressupe o seu gerenciamento para outros fins alm dos artsticos, como os polticos, econmicos e sociais esse conceito abre espao para uma discusso mais ampla dessa manipulao e demonstra que as grandes multinacionais detm o poder de manipular as mdias, mas tambm o poder de influenciar consumidores e artistas na resignificao desses veculos, o que na sociedade contempornea se torna mais complexo se levarmos em conta a velocidade com que a informao circula no mundo. Aqui introduzimos, tambm, no mbito da cultura, a idia de performatividade, que se
[...] refere aos processos pelos quais identidades e entidades da realidade social so constitudas pelas repetidas aproximaes dos modelos gerais, bem como por aqueles resduos (excluses constitutivas) que so insuficientes [...] medida que a globalizao se aproxima de culturas diferentes para contato mtuo, ela aumenta o questionamento das normas e, com isso, instiga a performatividade (Ydice, 2004).

Essa noo de performatividade ajuda a explicar tambm, uma caracterstica das HQ de super-heris: o constante remodelamento e a falta de um roteiro fixo ao longo dos anos. fato de que a DC e a Marvel, as duas grandes produtoras de histrias de super-heris, no possuem, nem de longe, o nmero de leitores que as primeiras histrias em quadrinhos publicadas nos jornais possuam. Percebe-se isso pela anlise do veculo miditico que as duas publicaes utilizam: as primeiras HQ nos suplementos dominicais dos jornais e os super-seres em revistas prprias, com uma variedade de ttulos o que j faz as tiragens sarem em volume muito menor. Soma-se a isso o fato do material utilizado hoje para produzir HQ serem do mais alto padro de acabamento o que encarece o produto resultado do sucesso das Graphic Novels: HQ que possuem arcos fechados, ou seja, comeo-meio-fim em uma s publicao, ou so um conjunto de publicaes reunidas em um s volume, 137

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

com um preo nada popular. Assim, uma boa histria no est mais s atrelada a um fator esttico ou ao contedo. Hoje, para uma HQ de super-heri se tornar um negcio rentvel, deve possuir diversos quesitos artsticos, polticos, econmicos e sociais, pois seu pblico nada alienado perante essas questes exige um grau de desenvolvimento maior das tramas, o que pode ser observvel se pegarmos as revistinhas de trinta e quarenta anos atrs e as de hoje.

Dessa forma, a importncia das Histrias em Quadrinhos como um tpico enigmtico, que necessita de uma anlise mais profunda do que a princpio possa parecer, vital para que se torne um tpico revelador de desdobramentos dos mais diversos aspectos da sociedade contempornea.

Breve Histrico das Histrias em Quadrinhos

Antes de iniciar o breve histrico das HQ, ressalto a importncia de conceituar o que so histrias em quadrinhos. Dentre as vrias definies com as quais me deparei, a que melhor se encaixa : imagens pictricas e outras, justapostas em seqncia informaes deliberada e/ou destinadas uma a transmitir no
Figura 1. McCloud produziu diversos livros que explicam quadrinhos em forma de HQs

produzir

resposta

espectador. (McCloud, 2005:09) (Figura1) ou, resumidamente, arte seqencial (Eisner apud

Macload, 2005:07). Isso quer dizer que as HQ so, de certa forma, um produto artstico, pois carregam consigo o peso do desenho, que tambm influencia tanto na popularidade das publicaes como no que produzido em termos de discurso e possui uma srie de tcnicas prprias desenvolvidas para passar as informaes para o leitor da forma mais inteligvel possvel. Tambm temos fatores importantes como noes de tempo, espao, dinmica, sentimentos como a raiva, o amor, o tdio, etc. O peso do discurso literrio, preso em bales de fala que reproduzem no s a fala das personagens, mas tambm podem interagir com o desenho.3

Este tema abordado pode ser analisado em Quadrinhos e arte seqencial de Will Eisner (1995).

138

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

No h um consenso com relao perspectiva histrica dos quadrinhos. H quem diga que existe a pr-histria dos quadrinhos, que comea quando os homens das cavernas desenhavam seus feitos nas paredes, contando as histrias que viviam. Alguma arte egpcia e maia, alm do famoso Bayeux Tapestry francs, uma tapearia de 70 metros que detalha a conquista da Normandia em 1066 (McCloud, 2005 p.12), que tambm se encaixa nessa categoria de pr-histria dos quadrinhos. No obstante, desvendar esse mistrio no o propsito desse ensaio. Os quadrinhos modernos, com o formato que conhecemos hoje, tm seu incio no final do sculo XIX, nos Estados Unidos. o primeiro perodo das HQ, onde, em 1896, surge a primeira personagem: The Yellow Kid ou o menino amarelo, de Outcault tambm o primeiro a possuir bales de fala. As histrias dessa poca eram essencialmente de carter cmico e publicadas atravs dos jornais, nos suplementos dominicais sob a forma de tiras seqncia de trs quadros. H ainda um relativo espao de tempo at que os primeiros heris apaream.

De acordo com Nildo Viana, o surgimento de heris e super-heris corresponde aos contextos histricos e sociais marcados pela crise de 1929, os turbulentos anos 1930 e a emergncia da Segunda Guerra Mundial (Viana, 2005). tambm essa poca chamada de Golden Age ou era de ouro dos Quadrinhos, principalmente para a super-aventura, que atingira o seu pice de popularidade saindo das tiras de jornais para revistas especializadas em quadrinhos. A crise de 1929 traz a necessidade de um indivduo forte, resistente, um verdadeiro heri. O Heri dos quadrinhos, pela sua prpria existncia, o veculo desta mensagem. apenas em 1938 que aparece o primeiro super-heri: Super-Homem, capa da Actions Comics #1 (Figura 2).
Figura 2. Primeira apario do Super-Homem. Action Comics #1 de 1938.

O mundo dos super-heris passa a ter uma funo propagandstica de determinados valores hegemnicos na sociedade, principalmente durante a poca da Segunda Guerra Mundial e nos anos cinqenta, com o incio da Guerra Fria. Nessa conjuntura, explicita-se o carter poltico das Histrias em Quadrinhos. (Viana,

139

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

2005). Nessa conjuntura, nasce o mais axiolgico dos super-seres: o Capito Amrica.

Steve Rogers: o Supersoldado dos Estados Unidos.


Ns estvamos lutando contra Hitler, antes do Governo lutar contra Hitler (Stan Lee in Super Heroes Unmasked, 2003, traduo nossa).

Timely Comics [Marvel], na poca onde os heris eram previamente testados em outras revistinhas para averiguar a sua popularidade, lanou o maior anti-nazista que se poderia ter naquele contexto, que roubou a cena em uma capa com mensagens nada indiretas - primeira apario do Capito Amrica, batendo em Hitler. Logo se tornaria o principal ttulo da Timely.
Figura 3. Dr. Reinstein e Steve Rogers. Capito Amrica #1 de 1941.

Criado por John Simmons e Jack Kirby, a histria do Capito Amrica comea quando a Guerra j estava acontecendo. O Governo aprova um projeto secreto para criar um exrcito de super-soldados. Steve Rogers foi o primeiro voluntrio. O professor maluco de nome Reinstein injeta em Rogers um lquido especial e o transforma em um super-soldado, nomeando-o: ns devemos cham-lo de Capito Amrica filho! Porque, como voc, a Amrica dever ganhar a fora e a coragem para guardar nossas fronteiras! (Figura 3) (Captain Amrica #1, 1941, traduo nossa). Logo em seguida, um nazista espio mata o professor e a frmula morre com ele, deixando o Capito Amrica s na tarefa de sentinela das fronteiras.

O primeiro Capito Amrica o mais axiolgico de todas as posteriores verses da personagem. Como afirmam Carlos Patati e Flvio Braga (2006), o Capito Amrica era um panfleto (Figura 4) e havia pblico para ele. Um pblico que foi com o Capito Amrica para as trincheiras, quando sua tiragem foi toda comprada pelo governo estadunidense e distribuda entre seus soldados franzinos (Figura 5). Jovens que se alistaram no exrcito estadunidense e que viam na personagem, a inspirao para que pudessem manter o seu ideal enquanto combatentes da guerra. 140

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

Nessa poca, Steve Rogers, sua identidade secreta, era, no por coincidncia, um incompetente soldado do exrcito dos Estados Unidos (Figura 6)

Figura 4. A figura do Tio Sam, popular nos panfletos da Primeira Guerra Mundial, foi substituda pela imagem do Capito: Seja um sentinela da liberdade! (traduo nossa). Imagem retirada de Moya Hi t i d Hi t i Q di h (1986)

Figura 5. Soldado estadunidense lendo uma HQ no campo de batalha. Imagem retirada do documentrio Super Heroes Unmasked (2003).

Figura 6. A transformao do soldado incompetente no super-soldado: no h mais tempo para coisas de rotina! De agora em diante eles vo responder ao... Capito Amrica! (traduo nossa) Capito Amrica #1 de 1941.

Antes de esmiuar os smbolos estampados no Capito Amrica, gostaria de deixar claro o motivo pelo qual utilizo os termos axiologia e ideologia. De acordo com o Dicionrio Brasileiro da Enciclopdia Britnica (1990), axiologia refere-se ao ramo do conhecimento que tem por objeto o estudo da noo de valor em geral, ao passo que ideologia refere-se um conjunto de valores de determinado grupo ou indivduo. Quase todos os estudos com os quais me deparei, analisam a figura semitica do Amrica como ideolgica, utilizando como referncia a teoria marxista, que designa ideologia como uma falsa conscincia que resulta da posio de classe dos sujeitos sociais (Boudon e Barricaud, 2004). A exceo foi Nildo Viana (2005), que trabalha com a noo de axiologia. Para esse autor, axiologia refere-se ao padro dominante de valores da nossa sociedade, ou seja, um padro que possui supremacia sobre outros padres, que se destaca e se impe. Partindo desses 141

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

pressupostos, pretendo analisar o Capito Amrica de uma perspectiva dupla: h uma sedimentao de ideologias que o heri carrega consigo desde sua primeira apario em 1941 o seu cdigo moral: os ideais de liberdade e justia para todos, entretanto, h tambm, mudanas semiticas significativas na personagem, quando se leva em conta os contextos nos quais as suas revistinhas foram publicadas e aqui sero analisadas: dcada de quarenta (quando o Capito surge), no seu renascimento na dcada de setenta; e na contemporaneidade aps o 11 de setembro e no evento Guerra Civil, lanado pela Marvel nos Estados Unidos em 2006.
A estrutura semntica da imagem no apenas muito mais complexa do que parece na superfcie, mas uma anlise dessa estrutura fora a reconstituio de uma multiplicidade de conexes referenciais, entre ela e a realidade social, de forma que o quadro final o de uma configurao de significados dissimilares a partir de cujo entrelaamento se originam tanto o poder expressivo como a fora retrica do smbolo final. Esse entrelaamento em si mesmo um processo social, uma ocorrncia no na cabea, mas naquele mundo poltico onde as pessoas falam umas com as outras, do nome s coisas, fazem afirmativas e, num certo grau, compreendem umas s outras (Geertz, 1978:184).

O visual do capito a princpio, claro e objetivo: um supersoldado, que carrega o nome de um posto da alta hierarquia do exrcito, vestido com a bandeira dos Estados Unidos (Figura 7). No obstante, ao realizar uma anlise perifrica, centrada nos detalhes, como prope o mtodo Indicirio (Coelho, 2007), nota-se que sua arma um tanto interessante e diferente: um escudo, o que nos traz a idia de defesa (Moya,1977; Cyrne,1982; Viana, 2005). Ou seja, esse super-ser s ataca para se defender. Coincidentemente, ou no, o mundo ouviu e viu o mesmo discurso atacamos para nos defender! usado pelo pas do Tio Sam em todas as guerras ao qual esteve presente, e, particularmente a ultima contra o
Figura 7. Primeiro uniforme da personagem. Capito Amrica #1 de 1942.

Iraque, onde a justificativa para a superpotncia atacar aquele pas foi declaradamente o ato de se defender do

terrorismo. 142

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

Alm disso, h o pequeno detalhe de seu capuz: as asas. O mesmo chapu alado um dos adereos do deus helnico Hermes, tambm conhecido como Mercrio. Filho de Zeus (Jpiter) e Maia, Hermes possua asas no chapu e nas sandlias, pois era o mensageiro ou intrprete da vontade dos Deuses (Figura 8). Era ele quem guiava as almas dos heris ou pessoas importantes at o rio Estige, lugar que ligava o reino dos vivos com o reino dos mortos e foi ele quem tentou resgatar Persfone dos mortos quando ela foi perseguida por Hades.4
Figura 8. Hermes com seus apetrechos: o chapu com asas e o caduceu. Imagem retirada de Floridas Educational Clearinghouse.

Esse conjunto de smbolos conjuga os ideais do Capito: a liberdade, defendida juntamente Proclamadas pela com como a justia. axiomas ocidental atravs da dos o

sociedade

contempornea, Declarao Direitos

Universal (2007):

Humanos da

reconhecimento

dignidade

inerente a todos os membros da famlia humana e de seus direitos iguais e inalienveis da o da

fundamento

liberdade,

justia e da paz no mundo. Os ideais do Capito sero o guia comportamental seguido risca por Rogers atravs do mundo dos quadrinhos. Mesmo que para isso, ele tenha que ficar contra o seu prprio criador: o Governo estadunidense.
Este tema abordado pode ser analisado em O livro de ouro da mitologia de Thomas Bulfinch (2001)
4

Figura 9. Primeira apario do Capito Amrica em 1941.

143

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

1941 O Sentinela da Liberdade ou o Caador de Nazistas?

Como j dito anteriormente, a Capa da revista #1 do Capito Amrica tambm sua primeira apario emblemtica: nada menos do que o super-heri socando Hitler (Figura 9). Alm disso, existem na capa, diversos detalhes que compe um visual declaradamente hostil aos nazistas. importante pensar, tambm, no impacto visual que essa capa trouxe a quem a leu em 1941 e a quem l agora. Confeccionada com o intuito de fortificar o sentimento patriota e nacionalista nos soldados e cidados estadunidenses, ela tenta demonstrar algo como a Alemanha nazista, e conta com uma grande bandeira do partido ao fundo, e diversas outras susticas espalhadas pela cena. Outro ponto interessante que enquanto o Capito Amrica soca o Fuehrer, trs soldados ao fundo, de hierarquias diferentes dentro do exrcito alemo, tentam mat-lo a tiros. como se o Capito Amrica estivesse lutando no s contra aquelas pessoas que ali estavam, mas contra toda a Alemanha nazista. Outra figura que destoa , ao fundo, um homem com fones de ouvidos olhando para uma televiso enorme, cuja tela contm um homem de terno e chapu possvel espio nazista acionando um dispositivo de dinamite e uma grande exploso, de algum prdio, onde est escrito Fbrica de equipamentos de Guerra (traduo nossa) um trocadilho, pois em ingls essa frase U.S. Munitions Works tambm poderia ser identificada como as armas dos Estados Unidos funcionam. Outro ponto que vale ser ressaltado uma janela que se encontra na margem direita da composio, cujas grades esto tortas e quebradas, o que nos leva a entender que foi por esse espao que o Capito Amrica entrou, sozinho, no Quartel General de Hitler.

Ainda na capa, no primeiro plano da figura, existe uma mesa, com um mapa dos Estados Unidos e uma folha rosa embaixo, onde se podem ler algumas letras das palavras que nos levam a frase: planos de sabotagem para os Estados Unidos (traduo nossa). Atrelando isso frase anterior, de que as armas dos Estados Unidos funcionam, e a toda composio da figura percebe-se a mensagem que se passa: o inimigo fraco, pois precisa traar planos de sabotagem e espionagem, todo o exrcito luta contra apenas um soldado estadunidense. Em contrapartida, a superpotncia de guerra Yankee, simbolizada na figura de um supersoldado

144

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

vestido com a bandeira do pas, esmaga os seus adversrios em uma clara ofensiva de guerra.

A revistinha possui 4 histrias (Figura 10). Logo nas duas primeiras pginas, o leitor v um espio nazista explodindo uma fbrica estadunidense, e a transformao do soldado franzino Steve Rogers no Capito Amrica. O que se segue so aventuras do super-ser ao lado de Bucky sua verso em miniatura, que, assim como Robin, foi muito utilizada naquela poca para inspirar o pblico infantil contra espies e agentes do governo Hitlerista, incluindo o seu famoso arquiinimigo: o
Figura 10. Montagem feita a partir de imagens da primeira revista. Mostra como os viles eram retratados quase como extra-terrestres. Capitain Amrica #1 (19141)

Caveira Vermelha, tambm um espio nazista. Todos nazistas so retratados como figuras horrorosas e, a maioria, deformadas.

O preldio contado pela primeira publicao ser o enredo nico de todas as publicaes posteriores do Capito Amrica nessa poca: batendo em nazistas e distribuindo socos em Hitler. O Capito tambm no hesitar em (com)bater (n)os comandantes Japoneses e Italianos, retratados da mesma forma que os outros soldados do eixo. Uma caracterstica preponderante nas histrias de superaventuras o maniquesmo. A luta do bem contra o mal, necessria para que os super-heris tenham sentido.
Um super-heri s um super-heri quando tem que colocar em prtica seus poderes e isto s pode ocorrer havendo uma populao de seres poderosos num mundo em que ele vive e combate, ou seja, o super-heri s pode existir, em constante relao com super-viles e com outros super-heris (Viana, 2005).

No h necessidade de heris quando no h ameaa para a sociedade estadunidense. Terminada a Guerra, o Capito volta para os Estados Unidos sem um inimigo definido. Qual seria a soluo? 145

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

Transformaram-no em combatente do crime, como tantos por a - bem mais competentes, diga-se de passagem. Tanto que o heri no agentou a concorrncia na nova "linha de trabalho", e sua revista foi cancelada em 1948, em meio a crise de vendas que tambm seria uma das causas do fim da chamada "Era de Ouro das HQs (Souza, 2003).

Morre aqui a primeira fase do Capito Amrica que sedimentou o simulacro do Super-soldado das trincheiras. a partir dessa primeira fase que iro surgir crticas personagem, quando as guerras estadunidenses deixam de fazer sentido para o resto do mundo.

Anos 1960 a 1980: Eu preciso de um Psiquiatra.

Aps uma tentativa frustrada de ressuscitar o Capito Amrica em 1954, no clima da Guerra Fria, enterram-no de vez. A partir dos anos 1960, a conjuntura social da sociedade Ocidental muda. J no final da dcada de 1950, temos o preldio do que seriam os anos 60: a Literatura beat de Jack Kerouac, o rock de garagem, movimentos de vanguarda na literatura e no cinema, espalham-se por todo o continente americano. Do plo sul ao plo norte, tempo do movimento de luta pela liberdade. Surgem importantes movimentos sociais como o Feminismo, a luta em favor dos negros e dos homossexuais, o movimento Hippie em protesto contra a Guerra Fria e o Vietn e a contracultura5. Dentro desse contexto de luta pela liberdade e justia, eis que surge o maior defensor das duas novamente. Em 1964, Stan Lee reviveu o Capito Amrica, afirmando que ele havia cado de um avio no Atlntico Norte nos ltimos dias da guerra e que passou as ltimas dcadas congelado, num estado de morte aparente. Assim, explicado que o heri no envelhecera porque havia sido congelado ao final da II Guerra Mundial. Ou seja, resolveram desconsiderar a difana fase personagem nos dos anos 50 (Souza, 2003).

Aps 22 anos congelado, Steve Rogers volta ativa como um super-heri mais humanizado. Bales de referncia a pensamentos pipocam pelos quadrinhos do
Ver MESSEDER PEREIRA, Carlos Alberto. O que contracultura, 7 ed. So Paulo Brasiliense, 1983
5

146

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

velho Capito. Ele vive em constante crise de identidade e (Figuras 11 e 13) no consegue entender como as pessoas podem no confiar mais no Capito Amrica, alm de se sentir sempre fora de sua poca (Figura 12). Diversas vezes a moral do super-heri questionada pela organizao com a qual trabalha em parceria, a S.H.I.E.L.D sigla para "Supreme Headquarters International Espionage LawEnforcement Division" ou "Superintendncia Humana de Interveno, Espionagem, Logstica e Dissuaso" (traduo nossa) uma espcie de CIA super equipada com armas e tecnologia. O guerreiro tambm vive um amor conturbado com uma das agentes da S.H.I.E.L.D, Sharon Carter. Sua constante busca por sua identidade perpassada pela dualidade da vida enquanto super-heri e Steve Rogers, sempre questionando sobre qual das duas deveria desistir. H uma srie passagens da histria onde o heri vive um monlogo quase Shakesperiano de ser ou no ser. Por fim, conclui que necessita de um psiquiatra (Figuras 11 e 13). Ele tambm faz reflexes a respeito da liberdade, da luta pela vida e chega a assumir em uma das batalhas que foi derrotado, quando v que sua namorada corre risco de ser morta (Figura 14).

Figura 13. Capito Amrica #127 pag 19. Jul. (1970?) Figura 12. Capito Amrica #122 pag 16. Feb. (1970?)

147

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

Toda essa trajetria da personagem traz para a HQ uma dimenso mais profunda de questes sociais e morais, recheada de metforas existenciais e que algumas vezes fazem aluses a obras clssicas da literatura como o Fausto de Goethe.
[...] a revista em quadrinhos Capito Amrica (n236) anuncia os desgnios malficos do... Doutor Fausto! O vilo, que se assemelha extraordinariamente a Orson Welles, sobrevoa o porto de Nova York num gigantesco dirigvel. (...) Isso quer dizer confuso: na ltima vez que conseguiu agir, o Doutor Fausto confundiu as mentes de todos os americanos, levando-os paranoicamente a suspeitar de todos os vizinhos e denunci-los, o que gerou o macarthismo. Quem sabe o que est em suas intenes, agora? Nisso, um relutante Capito Amrica interrompe sua pacata vida de aposentado para enfrentar o inimigo. E, por mais fora de moda que isso parea, ele diz a seus embotados leitores dos anos 1970, eu preciso faz-lo, pela Nao. A Amrica jamais poder ser a terra dos homens livres se Fausto captur-la em sua armadilha! Quando o vilo fustico finalmente derrotado, a aterrizada Esttua da Liberdade se sente vontade para voltar a sorrir (Berman, 2007:51).
Figura 14. Capito Amrica #151 pag 19. Jun. (197-)

Boa parte de suas histrias, ainda que cheias de aventura e inimigos para distribuir socos, agora vo ter foco em um contexto da poca, principalmente no que diz respeito as questes de gnero e racial. Apesar de ressuscitarem o Capito, seu fiel ajudante Bucky, vai continuar enterrado, morto na Segunda Guerra Mundial em campo de batalha. Outro tormento na vida do heri, que se culpa constantemente pelo acontecido. Dessa forma, surge uma nova personagem no menos axiolgica que o primeiro Capito Amrica, agora para o contexto da poca: Falco, um negro, pobre, assistente social que vive
Figura 15. Capito Amrica #134 pag 04. (197-)

no

Harlem,

um

bairro

de

afro-

descendentes na periferia de Nova Iorque. Ele surge como um criminoso comandado pelo

Caveira Vermelha, mas se rebela e vai lutar ao lado do Capito Amrica (Figura 15). 148

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

No menos emblemtico que seu companheiro, o aprendiz do Capito Amrica o primeiro heri afro-descendente da Marvel o primeiro negro o Pantera-negra, rei de um pas imaginrio da frica, Wakanda. interessante notar que a personagem no possui nenhum poder que o torne especial como todos os outros super-heris. S mais tarde que ele vai ganhar uma roupa produzida pelo Pantera-negra que possui asas mecnicas e lhe d uma habilidade banal de voar. Nesse meio tempo, a nica coisa que o Falco tem de importante uma ligao especial com asa vermelha, um falco.

Toda essa atmosfera azul, vermelha e branca quase libertria, fraternal e igualitria leva a crer, que o Capito Amrica o smbolo maior dos Estados Unidos. Ento, nada mais coerente para um supersoldado com uma alta patente do exrcito, do que obedecer, sobretudo, ao seu governo, certo? Errado. Em uma de suas histrias, vemos o Capito Amrica desistir de seu uniforme, aps ser pressionado pelo governo estadunidense a realizar uma misso que iria contra os seus preceitos morais. Em seu discurso, as palavras: minha inteno foi a de representar um sonho... um sonho de liberdade e justia que no se modifica ao sabor das administraes (Capito Amrica #332, p.24, 1986). O Capito Amrica, enquanto smbolo, segue a ideologia do Sonho Americano, os ideais de liberdade e justia. No obstante, existe a sua dimenso axiolgica e, por mais que seja um supersoldado a servio de seu pas, no hesita em deixar seu posto quando o que lhe pedem algo que vai de encontro com a construo moral fortemente fundamentada de seu discurso sobre a liberdade. Na continuao de seu discurso:
...no decorrer de nossa histria, vrios governos agiram de maneira contrria aos ideais que nortearam a criao desse pas! Meu compromisso para com esses ideais maior do que a letra de um documento assinado cinqenta anos atrs! Sinto muito, mas assim que deve ser! (Capito Amrica #332, p24, 1986).

Esse comportamento o que vemos nos movimentos que se tornaram hegemnicos nos E.U.A, principalmente durante a guerra do Vietn. O que leva a eterna questo dentro das cincias polticas: at onde vai a representao do povo e de sua vontade em um Estado Democrtico? Uma discusso que no nos cabe no presente 149

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

momento, mas que serve para ilustrar aos que ainda consideram os quadrinhos coisa s para crianas, a capacidade que esses possuem em levantar essas questes nos leitores.

Ainda dentro dessa questo da renncia, importante ressaltar novamente o contexto. Pois se o que se torna axiolgico no momento ir contra a guerra, principalmente levantada por um governo que vai claramente contra o que defende uma significativa parcela da populao. No h sentido para a existncia de um supersoldado com a bandeira estadunidense. Talvez. Enquanto Steve Rogers parte em busca de sua identidade, outro heri toma conta do uniforme do Capito, o Superheri que atendia pelo nome de Patriota: um individuo militarista, inescrupuloso e que segue bem as ordens que lhe so dadas (se fosse alcolatra e religioso eu diria que uma pr-verso de George W. Bush). Essa histria no possuiria sentido algum se terminasse dessa forma. Em crise de valores, Steve Rogers abandona o uniforme de Capito Amrica e passa a circular o pas sob a identidade de "Nmade", procurando a verdadeira "alma" da Amrica. Aps esse perodo de "auto-exlio", Rogers volta, com o
Figura 16. Capito Amrica #337, Capa. Jan.1987.

mesmo uniforme, a exceo da cor, preta e do nome: Capito (Figura 16).

Sua luta no mais por poltica ou por governos, sua luta agora pelo povo. Por quase um ano, o confronto ideolgico entre o novo Capito Amrica (John Walker) e Steve Rogers, o Capito original, permeou as pginas da revista, reinterpretando as motivaes do personagem e seu papel no universo dos Quadrinhos. No final da saga foi revelado que o Caveira Vermelha - que havia adquirido uma identidade civil de alta respeitabilidade no governo norte americano - havia manipulado a Comisso para que destitussem Steve Rogers do seu papel de Capito Amrica. (Souza, 2003) O drama desse perodo ilustra algo que a povo estadunidense e isso inclui 150

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

toda as pessoas que fazem parte da confeco da revistinha percebe, de alguma forma: as falhas que existem no governo, to suscetvel a corrupo e a erros como qualquer outro. Contexto bem diferente da credulidade cega que havia na dcada de 1940.

Outro ponto que eu gostaria de ressaltar um pouco mais sobre esse perodo, diz respeito a essa humanizao dos quadrinhos de super-aventura. O erro se torna parte da construo social e da teia de significados (Geertz, 1987) dos super-heris. A velha forma, dos seres inabalveis, que no erram e no tem problemas, no funciona mais. preciso que haja uma identificao do pblico com o seu superheri e para que isso ocorra, esses devem estar dentro dos padres de cada momento histrico, ainda que de um modo diferente das pessoas comuns. Nesse contexto, vo nascer heris mais humanos, como o Homem-Aranha e suas eternas crises de identidade e os X-men, um grupo minoritrio que vive o drama de no ser aceito por seu meio social, apenas por ser diferente. importante ressaltar essas mudanas, para que se compreenda que o fluxo de influncias que existe entre consumidores e mercado recproco, ainda que em instncias e abrangncias diferenciadas. O que torna a mdia popular, no s um produto com objetivo de vender, mas algo que traga uma significao e uma identificao para quem compra. Os super-heris s tm a fama que tm, porque esto o tempo todo sendo reinventados de forma a corresponder s expectativas de quem os l.

Aps esse perodo ento, o fim da Guerra Fria, a queda do Muro de Berlim e o neoliberalismo - que propunha diminuir, de certa forma, o poder do Estado -, trazem como uma das conseqncias, o crescimento das idias de anti-nacionalismo e de individualidade, na construo do self contemporneo. O mundo entra em um perodo de paz mundial e um soldado vestido de bandeira vira uma pea de museu. Com alguns arcos e tentativas frustradas de encaixar o super-heri na realidade presente, novamente, o Capito Amrica sai de circulao.

11 de Setembro de 2001: O Atentado que j Cheirava Guerra.

Lembro quando liguei a televiso pela manh e vi duas torres pegando fogo. Acho que ningum, ou quase ningum, se deu conta, naquela poca, da quantidade de 151

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

desdobramentos polticos, econmicos e sociais que aquele dia traria para a sociedade ocidental contempornea. Ainda hoje, sete anos aps o 11 de Setembro, acredito que ainda h desdobramentos que no foram totalmente desdobrados.

Em todas as esferas da sociedade houve mudanas significativas. E os quadrinhos de super-heris no poderiam deixar de estarem inclusos na parcela das mdias populares afetadas pelo processo. Logo aps o 11 de setembro, em uma jogada de marketing fantstica, a Marvel espalhou diversos cartazes por Nova Iorque com o Capito Amrica estampado na maioria delas em mensagens de pesares pelo atentado alm disso, ela vendeu esses cartazes pela internet e o dinheiro arrecadado foi para as famlias dos
Figura 17. Um dos cartazes do atentado com a frase: ns nunca esqueceremos o 11 de setembro de 2001

bombeiros que morreram tentando salvar as vtimas (Figura 17). A editora tambm lanou uma srie de HQs sobre o atentado, entre elas o Homem-Aranha,

edio especial 11 de setembro, que conta o percurso dos super-heris no atentado (Figura 18), e que deixa bem claro o sentimento daquele momento: ao ver os destroos das torres gmeas, entre outras falas, d o parecer dos super-heris da Marvel:
...no pudemos chegar, no pudemos prever, no pudemos impedir. Mas estamos aqui agora. (...) At aqueles que consideramos nossos inimigos esto presentes, porque existem coisas que superam qualquer rivalidade, qualquer fronteira. Porque a histria humana no escrita em torres, mas em lgrimas (Homem-Aranha, 11 de Setembro, s.d.).

Melhor momento no h para a ascenso do bandeiroso. A Marvel vinha passando por uma reformulao de seus heris:

Figura 18. Homemaranha especial 11 de setembro. S.d.

152

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

...no caso do Capito Amrica, foi decidido cancelar a revista regular do heri e criar uma nova srie, agora sob o selo Marvel Knigths - publicaes mais "adultas" e mais "realistas" com os tradicionais personagens da editora. Para essa nova viso do personagem, mais humanista e apresentando temas polticos [...] (Souza, 2003).

Como eu j disse anteriormente, uma HQ no se faz s de smbolos. Tentei mostrar que o contexto tambm se faz muito presente na publicao como um todo. Mas existe o terceiro fator que considero de importante influncia numa HQ: as pessoas que as confeccionam. John Ney Rieber o nome dessa influncia na terceira fase que analisei do Capito Amrica (Figura 19). Ele tambm o autor de uma aclamada srie de quadrinhos

denominada Os livros da magia, que conta a histria de um mago londrino adolescente


Figura 19. Capito Amrica #2. Capa. (2002).

qualquer semelhana com Harry Potter no mera coincidncia, apesar de o autor desculpar o

plgio descarado da Rowling , e que mostra claramente a veia pacifista e quase potica do roteirista.

Rieber trouxe reformulaes para a personagem.O que o leitor vai perceber, um Capito Amrica mais introspectivo e que analisa seus atos, que lembra, de certa forma, a personagem ressuscitada por Stan Lee. Apesar de lutar contra terroristas muulmanos, h srias crticas Guerra declarada pelo governo estadunidense e ao comportamento da superpotncia antes do atentado nos quadrinhos de Rieber, como quando o Capito defende um adolescente, descendente de rabes, logo na primeira publicao (Capito Amrica #1, 2002). Ou em um dilogo de um terrorista com o Capito: eu sou Al-Tariq. Eu sou o dio. Essas so minhas ovelhas. Meus filhos, americano...e os seus (Capito Amrica #2, 2002). O autor tenta mostrar, desde a primeira publicao, que o que aconteceu aos americanos foi o resultado de polticas que o governo estadunidense fez por todo o planeta. H uma srie de passagens que mostram ao smbolo do sonho americano, como ele questionvel 153

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

e como no h nada mais lgico que o sentimento anti-americano que se espalhou pelo planeta: Pelas leis deste governo... quer voc queria quer no... todo americano cmplice das trevas que este pas espalha pelo planeta... ao pagar os seus impostos (Capito Amrica #11, 2002). Apesar de o Amrica afirmar que isso um discurso terrorista, ele j vem questionando esses valores desde a primeira publicao e isso vai gerar conseqncias para todos, principalmente para Rieber. Depois de jogar no ventilador que o exrcito americano tambm mata inocentes, ele ser substitudo. Sobre sua sada, John Rieber admitiu que ocorreu em virtude dos conflitos editoriais: O Capito Amrica que eu estou escrevendo no o Capito Amrica que eles querem. A minha sada o melhor para todos, chegou a dizer (Souza, 2003).

Percebemos por esse episdio, entre muitos outros que poderamos destacar, como a fora poltica est presente na cultura - tanto erudita quanto popular - e como ela usada convenientemente para difundir os comportamentos axiolgicos da sociedade ao qual se insere. Em outras palavras, no existe ingenuidade nas publicaes, sejam elas de quais nichos culturais pertencerem, sempre haver uma posio poltica, um jogo de interesses, uma tentativa de difundir idias. Nas palavras de George Ydice:
[...] impossvel no lanar mo da cultura como recurso. Consequentemente, a anlise cultural necessariamente pressupe uma tomada de posio, mesmo nos casos em que o escritor procura objetividade ou transcendncia. Mas essa posio no precisa ser normativa, baseada no que certo ou errado (Ydice, 2006:63-64).

A sociedade performtica torna a cultura um brao de sua luta conflituosa, contraditria e poltica e nas HQs de super-heris no poderia ser diferente. Temos diversos exemplos mais escancarados e famosos de histrias em quadrinhos que falam de poltica, sobretudo as tirinhas como a Mafalda de Quino e a eletrnica Os Malvados de Andr Dahmer. Entre outros que participaram de movimentos de vanguarda, contracultura, etc...

154

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

Nem por isso as mdias mais populares tm menor legitimidade enquanto tomada de posio poltica perante determinada situao, ou ainda, transmitam um

conhecimento mais raso da situao. O que existe so diferentes pontos de vista, impulsionados por interesses dos mais diversos e por foras dialticas em busca de maior influencia em todas as esferas sociais. necessrio abstrair-se de valores a priori para que se faam anlises, ao menos, um pouco mais justas das mdias populares no meio acadmico.

Guerra Civil: Poltica, ideologia, culturas, smbolos e histria.

Antes de iniciar esse tpico, eu quero deixar claro que, de todas as histrias que j li em HQ, Guerra Civil est entre as mais complexas, multifacetadas, simblicas, polticas e todos os outros adjetivos que se possa dar para complicar qualquer anlise de um fenmeno. Esse evento tomou conta de todo o universo da Marvel: so mais de noventa revistinhas sob os mais variados ttulos contando as mltiplas vises e verses da histria. No , em momento algum, ambio minha, esmiuar um fenmeno desses nas pginas que me restam. Portanto, atentarei apenas para uma anlise mais superficial, centrada na figura do Capito Amrica. Diversas outras questes importantes e que so frequentemente estudadas nas Cincias Sociais perpassam a HQ, como: poder, opinio pblica, o poder e a poltica na mdia, o papel do Estado, das leis, a eterna guerra entre liberdade versus segurana que vem desde os filsofos contratualistas, o sistema carcerrio e, entre outras coisas, muita poltica.

Pode surgir a pergunta: mas por que ento falar sobre algo superficialmente? Simples. Guerra Civil tem como um dos principais focos, algo que quero demonstrar. O que Nietzsche chama de transvalorao dos valores. (Marton, 1993). Basicamente, a idia que bom e mal sempre so valores relativos, que foram construdos socialmente, e que podem mudar de acordo com o ponto de vista de quem conta a histria. Qualquer histria. por isso que se faz necessrio sempre, para que possamos atingir um mnimo da realidade, ouvir os mais variados pontos de vista sobre algum fenmeno, principalmente os sociais. E por serem valores relativos, eles podem ser manipulados politicamente. o que acontece com 155

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

o Capito Amrica, que, tendo sido visto sempre como o representante oficial dos E.U.A, o smbolo do sonho americano, nesse evento vai ser tratado como um subversivo, tendo que se disfarar e se esconder do governo a todo o momento para no ser preso.

Como eu disse no tpico anterior, o 11 de setembro trouxe diversos desdobramentos que ainda no foram totalmente desdobrados. Um deles o pano de fundo da prxima anlise que fiz do Capito Amrica, chama-se The Patriotic Act ou Lei Patriota (traduo nossa). a sigla para Providing Appropriate Tools Required to Intercept and Obstruct Terrorism Act Lei de Provimento Aquisio de Ferramentas Adequadas para Interceptar e Obstruir o Terrorismo (traduo nossa). Resumidamente falando, um pacote de leis que d direito a rgos do governo rastrear, quebrar sigilos bancrios, telefnicos, etc. sem prvia autorizao, sob a suspeita da vtima ser um terrorista. Isso, no pas da liberdade, d no mnimo o que falar. Ainda mais sob as circunstancias em que foi assinado, um ms aps o atentado. Mas teorias da conspirao no cabem a este artigo. O que a Lei Patriota tem a ver com Guerra Civil, a aluso que se faz a ela com a Lei de Registro que obriga os super-heris a se registrarem como agentes do governo estadunidense. Em outras palavras, tira a liberdade e, principalmente, a privacidade de todos os super-seres que se escondem atrs de uma mscara.

Guerra Civil foi publicado pela Marvel em 2006 nos E.U.A., e, pelo menos at agora, veio para ser um divisor de guas da editora. Praticamente todos os super-heris da Marvel esto envolvidos nela. A alegoria histrica vasta: encontramos aqui a Guerra Civil estadunidense, o 11 de Setembro (Figura 20), a Lei Patriota, entre outras diversas histrias de guerras as guerras mundiais, Vietnam, etc... que as prprias revistinhas contam de forma quase potica fazendo relaes com a Guerra Civil da Marvel. Ainda em publicao no Brasil, Guerra Civil conta a
Figura 20. Amazing Spider-man #532, p09.(2006) Aluso ao 11 de setembro.

histria de uma Guerra de super-heris. Existe um preldio, que mostra Anthony 156

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

Starks Homem de Ferro fazendo todo o possvel para adiar a promulgao da chamada Lei de Registro, at que uma tragdia acontece e acelera o processo que vai mudar os rumos do Universo Marvel. Um grupo de super-heris adolescentes, em busca da fama, filma um reality show, onde tentam invadir um reduto de superviles. Um deles, de codinome Nitro, ao se ver encurralado, explode. O Circo est armado. A exploso deixa em torno de seiscentas vtimas, entre elas sessenta crianas de uma escola das redondezas. Dois dias aps o ocorrido a Lei de Registro assinada e os super-heris sem registro comeam a ser caados. Sob o slogan De que lado voc est? (Figura 21), a histria tenta muito relativamente contar os dois lados da moeda, comandados respectivamente pelo Homem de Ferro ao lado da lei e o Capito Amrica contrrio ao ato. Digo que relativamente porque, em noventa e trs revistinhas que li, Starks aparece em pelo menos, setenta por cento delas. Posso contar nos dedos de uma mo as vezes que vi o Bandeiroso. O prprio criador da histria, Mark Millar, afirmou estar do lado do Homem de Ferro. E tambm afirmou, ainda que nas entrelinhas, que a alegoria poltica algo constante em seus Gibis (HqNews, 2007).
Figura 21. Sob o slogan: De que lado voc est? O Capito Amrica e o Homem de Ferro, antes amigos trabalharam diversas vezes juntos agora dividem o Universo Marvel. Homem de Ferro e Capito Amrica Direct edition. p11 (2006)

Dadas as devidas pinceladas, foco agora as atenes ao Capito. Desde a primeira revistinha, ele ir se opor a Lei de Registro por considerar que a mesma errada, pois priva as pessoas de suas liberdades (Figura 22). Por conta disso, o Capito Amrica vai passar por toda a histria andando na penumbra,
Figura 22. O Capito falando sobre a lei. Convices ideolgicas acima de tudo. Homem de Ferro e Capito Amrica Direct edition. p11 (2006)

se

escondendo

em

esgotos,

sob

disfarces, enfim, realizando o seu movimento contra o ato de uma perspectiva extremamente

underground.

157

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

A mensagem aqui clara: se estivesse mesmo do lado certo, o Capito Amrica, o mesmo que saiu dando sopapos em Hitler na Segunda Guerra Mundial, no precisaria andar pelas ruas disfarado. Apesar de ganhar fortes aliados como Wolverine e Homem-Aranha, perceptvel, de que lado a Marvel est. Quem ela considera errado, ou melhor, o perdedor. No a toa, que, no final da histria, Steve Rogers preso pelo Homem de Ferro, e, ao caminho do tribunal, leva dois tiros no peito e morto (Figura 23).
Figura 23. A morte do sonho. Capito Amrica, direct edition #25 p.17, (2007)

bem verdade que qualquer morte nos quadrinhos algo relativo vide o superhomem que j morreu pelo menos umas quatro vezes. Mas o fato que matar o smbolo do sonho americano em prol da segurana algo significativamente simblico. No deixando de analisar o contexto do desenlace dessa histria, o que assistimos hoje uma total decadncia moral da Guerra contra o Terror protagonizada por George W. Bush. O sentimento anti-americano mundial cresce junto com o numero de civis mortos no Iraque. A situao se arrasta e o episdio se repete como no Vietn: os E.U.A no tem capacidade nenhuma de controlar o Iraque. O que antes era apoiado por boa parcela da populao estadunidense hoje um dos principais fatores da derrocada popularidade do presidente. Novamente, um supersoldado do exrcito em uma guerra fadada ao fracasso no faria sentido. Confesso que ao ler Guerra Civil, apesar de toda a ingenuidade e do simbolismo do Capito Amrica, ele ganhou a minha simpatia. Quando ele assume seus defeitos, faz uma retrospectiva de sua histria e d uma aula de dignidade e integridade para Peter Parker o homem-aranha (Amazing Spiderman#537, p.1516) qualquer um que cresa com os valores morais proclamados por nossa sociedade se simpatiza com o loiro vestido de bandeira, mesmo que no goste de nacionalismo e patriotismo. Provavelmente no fui a nica.

O Capito Amrica voltou em 2008 mesmo no sendo Steve Rogers , alm de estar prometido um filme do Heri. No sem antes ter sido lanado o filme do Homem de Ferro (GibiHq!, 2007). Qual no foi a minha surpresa ao ver as primeiras imagens do novo Capito vestido de preto. Seria um flashback dos anos setenta? 158

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

Estaria o soldado americano perdendo o seu sentido novamente? Talvez essas questes no assustem tanto quanto o fato de haver uma pistola na mo direita da personagem. Qual a necessidade de uma arma para o heri que s ataca para se defender? Que discurso h por trs de toda essa histria? Como no sou partidria da futurologia, e os indcios que de disponho por ora no so suficientes para apontar alguma anlise que se sustente por si. Joe Simon, co-criador do personagem, hoje com noventa e quatro anos de idade disse, ao ver o novo Capito em ao nas HQs americanas: esse personagem com a pistola e a faca (...) no o Capito Amrica. (Tribuna, 11 de maio de 2008).
Figura 25. Imagens do novo Capito Amrica. Uniforme preto e arma na mo? Retirado de Comic Art Community: galery of comic art.

S me resta terminar esse ensaio com as palavras de Jacques Marny a respeito dos heris de Histrias em Quadradinhos e com as palavras do prprio capito:
O Heri o campeo do bem, o restaurador da ordem, por vezes at o policia do cosmos. Contra ele, bem podem desencadear-se as foras do mal e da treva; acaba por sair vencedor, visto que os deuses no podem permitir que o excesso triunfe, pois assim o cosmos arruinar-se-ia. Os deuses no podem aceitar nem a desordem nem a injustia. Os homens tambm no. O que explica a venerao quase sagrada com que rodeamos o heri: tem sua volta como que uma aurola de divindade. Os homens tm uma necessidade interior de heris (Marny, 1970:123).

Figura 26. O discurso do Capito para o Homem-Aranha. Amazing Spiderman, #537, p 15. (2007)

159

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

Referncias

ACTION comics. n 1. Estados Unidos:

AMAZING spider-man. n 532. Estados Unidos: Marvel Comics, 2007. _____. n 537. Estados Unidos: Marvel Comics, 2007.

ANSELMO, Z.A. Histrias em quadrinhos. Petrpolis: Vozes, 1975 BERMAN, Marshall. Tudo que slido se desmancha no ar. So Paulo: Cia. das Letras, 2007. BOUDON, Raymond e BOURRICAUD, Franois. Dicionrio Crtico de Sociologia. 2.ed. So Paulo: tica, 2004. BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histrias de deuses e heris. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. CAPITAIN america. n1. Estados Unidos: Marvel Comics, mar. 1941. _____. Estados Unidos: Marvel Comics, 1941-1948.

CAPITO amrica. n 122. [S.l.]. Marvel Comics, Feb. (197-) _____. n 127. [S.l.]. Marvel Comics, Jul. (197-) _____. n 134. [S.l.]. Marvel Comics, S.d. (197-) _____. n 151. [S.l.]. Marvel Comics, Jun. (197-) _____. n 246. [S.l.]. Marvel Comics, Jun. (198-) _____. n 332. [S.l.]. Marvel Comics, S.d. (1986) _____. n 337. [S.l.]. Marvel Comics, Jan. (1987)

CAPITAIN amrica. n 1. Estados Unidos: Marvel Knigths, 2002. _____. n 2. Estados Unidos: Marvel Knigths, 2002. _____. n 11. Estados Unidos: Marvel Knigths, 2002.

CAPITO Amrica, direct edition n25 Marvel Comics, 2007 160

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

CAPITO Amrica & Homem de Ferro, direct edition, Marvel Comics, 2007 CIRNE, Moacy. Uma introduo poltica aos quadrinhos. Rio de janeiro: Achiam, 1982. COELHO, Claudio Marcio. Gilberto Freyre: indiciarismo, emoo e poltica na casagrande e na senzala. Dissertao defendida no Mestrado de Histria Social das Relaes Polticas do PPGHIS - UFES - Vitria/ES, 2007. COMIC Art Community: galery of comic art. Desenvolvido por: 4images 1.7.4 (20022007) Disponvel em :<http://www.comicartcommunity.com/gallery/>. Acesso em: 22/10/2007. COMIC Book Superheroes Unmasked. Direo: Steve Kroopnick. Produo: History Channel. Roteiro: James Grant Goldin.Estados Unidos, 2003. AVI (93 min.), color.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte seqencial. So Paulo: Martins Fontes, 1995. ETC: Educational Technology Clearinghous. Desenvolvido por: Florida Center for Instructional Technology (2003-2008) Disponvel em :<http://etc.usf.edu/clipart/>. Acesso em: 17 /05/2008. GEERTZ, Cliford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GibiHQ!: todo dia uma novidade. (2007) Disponvel em :<http://www.gibihq.org>. Acesso em: 18/05/2008.

HQ News.(2007). o fim de Civil War, diz criador de Histria em Quadrinhos. Matria do site Hq News. Disponvel em: <http://hqnews.org/2007/03/04/e-o-fim-decivil-war-diz-criador-da-historia-em-quadrinhos/#more-23>. Acesso em: 27/10/2007.

MARNY, Jacques. Sociologia das histrias aos quadradinhos. Porto: Barcelos, 1970.

MESSEDER PEREIRA, Carlos Alberto. O que contracultura. 7.ed. So Paulo Brasiliense, 1983 161

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162.

McCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos. So Paulo: Makron Books, 1995. Ministrio da Justia: o portal do cidado (2007), Declarao Universal dos Direitos Humanos Disponvel em: <http://www.mj.gov.br>. Acesso em: 12/10/2007. MOYA, lvaro. Histria da histria em quadrinhos. Porto Alegre : LPM, 1986. MOYA, lvaro. Shazam! 3.ed. So Paulo: Perspectiva, 1977 PATATI, Carlos e BRAGA, Flavio. Almanaque dos quadrinhos: 100 anos de uma mdia popular. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

POLMICO renascimento do capito amrica. A Tribuna, Vitria, 11/05/2008. Letras.

Quadrinhos de humor: tirinhas dos malvados. Desenvolvido por: Andr Dahmer. (2007) Disponvel em: <http://www.malvados.com.br/>. Acesso em: 19/05/2008.

SOUZA, Nano. (2003) "Capito Amrica: Vilo ou Heri?". Matria do site Universo HQ. Disp: < http://www.universohq.com/quadrinhos/2003/capitao_americap1.cfm>. Consultado em 26/10/2007.

VIANA, Nildo. Heris e super-heris no mundo dos quadrinhos. Rio de Janeiro: Achiam, 2005.

Wikipedia: the free encyclopedia. Desenvolvido por: media wiki (2007). Disponvel em: <http://en.wikipedia.org/>. Acesso em: 19/10/2007.

162

You might also like