You are on page 1of 25

MESA DE CONTROLE DE ILUMINAO SMARTFADE

Traduo Eng Ricardo Peres Fraco

Copyright Electronic Theatre Controls, Inc. Todos os direitos reservados As informaes e especificaes do produto esto sujeitas a mudanas.

INTRODUO
Parabns pela aquisio da mesa de controle de luz SmartFade. Esse equipamento oferece uma grande gama de caractersticas que incluem o controle manual, operao atravs de memrias e uma impressionante capacidade para o trabalho em sistemas. A SmartFade perfeita para qualquer tipo de aplicao desde de pequenos espetculos at grandes atividades em auditrios ou mesmo em teatros. A introduo contm as seguintes sees:

Utilizando este Manual Ajuda atravs de Servios Tcnicos ETC Procedimentos para ligar e Desligar seu equipamento

2 3 4

UTILIZANDO ESTE MANUAL


Parabns pela aquisio da mesa de controle de luz SmartFade. So disponibilizadas as seguinte configuraes: SmartFade 1248 que prov 12-canais (Bsico) no modo de operao DUAS CENAS, 48-canais no modo de operao NORMAL e modo de operao atravs de MEMRIA e DMX BACKUP para capturar at 24 nveis de DMX512 com operao por Faders ou Stack. SmartFade 2496 que prov 24-canais (Bsico) no modo de operao DUAS CENAS, 96-canais no modo de operao NORMAL e modo de operao atravs de MEMRIA e DMX BACKUP para capturar at 48 nveis de DMX512 com operao por Faders ou Stack. SmartFade 1296 que prov 12-canais (Bsico) no modo de operao DUAS CENAS, 96-canais no modo de operao NORMAL e modo de operao atravs de MEMRIA e DMX BACKUP para capturar at 48 nveis de DMX512 com operao por Faders ou Stack.

CONVENES DE TEXTO A SmartFade 1248 ser assumida como modelo para instrues apresentadas neste manual. Quando existirem informaes referentes SmartFade 1296 ou 2496 estas sero mostradas dentro (parnteses). As teclas de operao so indicadas em negrito [parnteses]. Por exemplo, [MEMS] ou [COPY]. Referncias indicando outras partes desse manual sero apresentadas em itlico. NOTA: Notas so sugestes teis e informaes que so suplementares ao texto principal. PRECAUO: Um apontamento de Precauo indica situaes onde podem haver indefinies ou conseqncias no desejadas de uma ao, possibilidade de perda de dados ou um problema no equipamento. ADVERTNCIA: Uma declarao de Advertncia indica situaes aonde danos podem acontecer, as pessoas podem ser prejudicadas ou existir conseqncias srias ou perigosas depois de uma ao. ADVERTNCIA: RISCO DE CHOQUE ELTRICO! Esta declarao de advertncia indica situaes onde h um risco de choque eltrico.

AJUDA ATRAVS DE SERVIOS TCNICOS ETC


Se voc estiver tendo dificuldades, seus recursos mais prticos so as referncias disponibilizadas neste manual. Para procurar mais amplamente, tente o site da ETC http://www.etcconnect.com. Se nenhum destes recursos for suficiente, contate os servios tcnicos ETC diretamente em um dos escritrios identificados a seguir. Ao solicitar ajuda, por favor tenha em mos as seguintes informaes: Nmero de srie e modelo da mesa (situado no painel traseiro); Fabricante do Dimmer e tipo de instalao; Outros componentes em seu sistema (Unison, outras mesas, etc.)

Americas ETC Internacional. Technical Services Department 3031 Pleasant View Road Middleton, WI 53562, 800-775-4382 (EUA) +1-608 831-4116 service@etcconnect.com sia ETC sia, Ltd. Technical Services Department Room 605-606 Tower III, Enterprise Square 9 Sheung Yuet Road Kowloon Bay, Kowloon, Hong Kong +852 2799 1220 service@etcasia.com Reino Unido Eletronic Theater Controls Ltd. Technical Services Department 5 Victoria Parque industrial Victoria Road, Londres W3 6UU Inglaterra +44 (0)20 8896 1000 service@etceurope.com Alemanha Eletronic Theater Controls GmbH Technical Services Department Ohmstrasse 3 83607 Holzkirchen, Alemanha, +49 (80 24) 47 00-0 techserv-hoki@etcconnect.com

PROCEDIMENTOS PARA LIGAR E DESLIGAR SEU EQUIPAMENTO


A SmartFade utiliza o boto de Liga-Desliga no apenas para ligar e desligar seu equipamento, mas tambm para acessar o menu de seleo do modo operacional. Procedimento para Ligar O processo de STARTUP ter incio uma vez que seu equipamento j estiver devidamente ligado. Este processo tem uma durao de 2,5 segundos e inclui uma tela de bem-vindo e a verso do software atualmente instalado na mesa. Tambm, os LEDs dos botes de Bump acendero na seguinte sequncia: Todos os LEDs verdes dos botes de Bump acendem e apagam no primeiro meio-segundo; Todos os LEDs vermelhos dos botes de Bump acendem e apagam no prximo meio-segundo; Todos os LEDs da seo de programao da mesa acendem e apagam no prximo meio-segundo; Todos os LEDs piscam em nveis relacionados ao modo de operao selecionado;

NOTA: Durante o processo de Startup, os LEDs acendem ao nvel mximo, respeitando as configuraes de Brilho do usurio. Ligando a mesa Smatfade Pressione e solte o boto de power [ Procedimento para Desligar (Shutdown) Quando voc usar o procedimento para desligar, a mesa SmartFade finalizar qualquer operao pendente e salvar todos as informaes do sistema assegurando assim que a prxima sesso de Startup no ocorram erros. Desconectar o cabo de alimentao do equipamento enquanto esse estiver em procedimento de Shutdown no acarretar em danos ao equipamento. Desligando a mesa Smartfade Passo 1: Pressione e solte o boto de power [ ]. Na tela de LCD aparecer uma mensagem perguntando se voc confirma o comando de Shutdown; Passo 2: Pressione: [9] para confirmar e desligar a mesa; [<] para cancelar cancelar a operao de Shutdown e retomar o controle. Menu de Modo Operacional: O boto de power [ ] tambm usado para acessar o Menu de Modo Operacional. A mesa deve estar desligada antes de mudar o modo. Escolhendo o Modo Operacional Passo 1: Com a mesa desligada, pressione e segure o boto de power [ ] at que seja exibido o menu de Modo Operacional no Display (LCD); Passo 2: Utilize o Scroller (roda) para navegar pelos modos disponveis; Passo 3: Quando o modo operacional desejado mostrado no LCD, pressione [9]. A mesa entrar no modo selecionado e continuar com o processo de Startup neste modo, at que ele seja novamente mudado. ].

CAPTULO 1

MODO DE DUAS CENAS O Modo de Operao com Duas Cena oferece um mtodo simples para controlar a iluminao do seu espetculo. Duas fileiras (ou Cenas) de Potencimetros ou Faders so posicionados um acima do outro. Cada fileira capaz de controlar os mesmos canais. Tipicamente, uma Cena est rolando em tempo real enquanto a outra fica em Stand-by. Isso significa que a primeira Cena ser ativada e controlar a operao dos Dimmers enquanto a outra estar programada mas desativada sem que exista nenhum tipo de interferncia na primeira cena. Um par de crossfaders (nomeados A e B) permite alterar os nveis fixados em uma fileira de Faders para a outra, alternando cada Cena de "tempo real" para "stand-by". O processo de alterao de uma Cena para a prxima pode ser feito manualmente, aonde a velocidade a qual voc move os Crossfaders determina a velocidade a qual o tempo de subida e descida das Cenas acontece. Voc tambm pode determinar (configurar) uma velocidade que completar o Crossfade automaticamente pelo tempo voc escolheu anteriormente (isto aplicado para tempos longos de Crossfades pois na prtica difcil de opera-los suavemente). O Modo de Operao de Duas Cenas oferece a opo de usar o patch 1-para-1 (significando que o canal 1 controla o dimmer 1, canal 2 controla o dimmer 2, e assim por diante) ou ento um patch determinado pelo usurio (mais informaes de Patch, pgina 14). NOTA: Quando o patch for configurado pelo usurio, esse deve realizar o procedimento em modo Normal. Veja Modo Normal no menu do LCD, pgina 32.

OPERAO COM DUAS CENAS Protocolo DMX DMX o idioma (ou protocolo) que sua mesa de luz utiliza para se comunicar com os equipamentos baseados nesse protocolo. usualmente aplicado para controlar dimmers, entretanto, tambm pode controlar Moving Lights, Mquinas de Fumaa, Scrollers, etc. O protocolo restringido a um total de 512 valores (dimmers) disponveis em cada universo de DMX. Como a SmartFade oferece 48 ou 96 canais, h muitos mais nveis de DMX que podero ser alocados dentro desses canais. Isto feito atravs da funo de PATCH (veja PATCH, pgina 14). Sua SmartFade vem com o PATCH configurado "1-para-1" (Significando que Canal 1 controla Dimmer 1, Canal 2 controla Dimmer 2, e assim por diante). Faders Utilize os faders (potencimetros) para alterar os nveis de intensidade de luz, individuais por Canais. NOTA: Para os Faders controlarem os Dimmers corretamente, assegure que o MASTER esteja na posio FULL. Para as mesas dos modelos SmartFade 1248 ou [1296] os Faders 1-12 controlam os Dimmers 1-12 (Cena B) e os Faders 13-24 controlam os Dimmers 13-24 (Cena A). No modelo SmartFade 2496 os Faders 124 controlam os Dimmers 1-24 (Cena B) e os faders 25-48 controlam os Dimmers 25-48 (Cena A). Se ambas as Cenas estiverem ativas, o fader com um nvel mais alta determina o controle dos Dimmers. SmartFade determina qual Fader est em um nvel mais alto, olhando para cada Fader individual de Canal e o nvel do Crossfader que comanda a Cena do Fader. O Fader com mais alto nvel proporcional "ganha" e gera a sada de comando. Os nveis de cada Fader e os tempos de Crossfader reais so exibidos no display (LCD). Botes de BUMP Os botes de BUMP de cada fader executam duas funes: Indicao de Sada Os LEDs dos botes de BUMP indicam quando um Fader est contribuindo com a sada daquele canal. Os LEDs diminuem sua intensidade conforme os Faders tambm diminuem essa contribuio. Quando voc muda de uma Cena A para uma Cena B, os LEDs em ambas as Cenas ascendem para indicar uma transio ativa de uma Cena para a prxima. Uma vez completada, a Cena com os BUMPS acesos a Cena ativa e a com BUMPS apagados estar desativada. Modos de operao Pile-On e SOLO Quando um boto de BUMP for pressionado, a sada aos Dimmers ser baseada no nvel do fader associado a esse BUMP. Os botes de BUMP podem operar tanto no modo Pile-On onde o nvel gerado ao se apertar o boto adicioando sada (live), quanto no modo SOLO, que ao apertar um boto de BUMP o nvel associado a esse BUMP substituir a sada que estiver ativa.

Habilitando/Desabilitando o Modo SOLO Passo 1: Aperte a tecla [SOLO] para ativar o modo SOLO. A tecla [SOLO] acender quando o modo SOLO estiver ativo. Passo 2: Pressione a tecla [SOLO] novamente para desativar o modo SOLO e retornar ao modo Pile-On. Operao de Duas Cena Cada fader de canal usa o LEDs do boto de BUMP para indicar que nvel est sendo enviado aos Dimmers. Quando qualquer Cena for ativada, esses LEDs ascendero proporcionalmente ao nvel do Fader e o nvel de Crossfader. As Cenas com LEDs apagados podero ser ajustadas sem afetar os nveis em Stage (Live). Monte e Ative uma Cena Manualmente Passo 1: Altere os nveis de canal dos Faders da Cena A 1-12 [1-24]; Passo 2: Abaixe ambos os Crossfaders at a mais baixa. Nesse ponto a Cena A estar ativa e a Cena B estar desativada. Passo 3: Altere os nveis de canal para a Cena B 13-24 [25-48]; Passo 4: No momento da troca da Cena A para a Cena B, mova ambos os Crossfaders da posio mais baixa para o topo. A Cena B agora estar ativa e a Cena A est desativada; Passo 5: Repita os passos 1-4 de acordo com a necessidade do seu show. NOTA: A SmartFade oferece Share-dipless crossfades. Isto significa que aqueles canais que estiverem ativos em ambas as cenas permaneam inalterados durante a troca de cenas e no altere seu nvel para 50% conforme voc modifique a posio dos crossfaders de uma cena para outra. Se voc move ambos o crossfaders para a posio zero (nvel zero), os canais que so compartilhados atravs de ambas as cenas ainda permanecero ativos. Se voc deseja gravar uma cena de Blackout entre cada cena, dever usar o Fader de Grandmaster ou a tecla de Blackout.

Tempo de Crossfade Para Crossfaders que requerem um tempo especfico de Fade In ou Fade Out, ou para longos tempos de Crossfaders que so difceis de executar manualmente, voc poder usar o Scroller para alterar/fixar um valor de tempo na janela de LCD. O Tempo de Crossfade padro exibido (Display) no modo de Duas Cenas. Essencialmente, Os Tempos de Crossfaders sempre sero fixados em algum valor. Para operao manual, a configurao tipicamente de 0 segundos. O valor de tempo poder ser inserido atravs da janela de LCD. Quando o tempo fixado em 0, a mudana acontece conforme voc desliza os faders de um ponto para o outro - a velocidade (tempo) qual voc move os faders a velocidade (tempo) a qual a mudana acontece. Quando o tempo fixado em um valor mais alto, por exemplo 10 segundos e se voc move os Faders de um ponto para outro mais rpido do que 10 segundos, a mudaa, mesmo assim, acontecer em 10 segundos. Se voc move os Faders mais lento que os 10 segundos, voc est anulando manualmente a mudana e o Crossfade levar mais tempo que os 10 seguntos programados.

Se voc tem um tempo de Crossfade programado e voc move os Crossfaders para alguma posio entre o fim e o incio, a mudana tambm parar naquele ponto. Se voc move os Faders para o ponto final, mudana continuar durante o intervalo de tempo programado no LCD. Configurando Tempo de Crossfade Passo 1: Se o Menu exibido, pressione [<<]; Passo 2: Use o Scroller para alterar o tempo de crossfade. O tempo pode ser programado entre (0s) e 59 segundos; Passo 3: Ative suas cenas conforme descrito acima. Veja mais informaes em Modo de Operao de Duas Cenas, pgina 9. NOTA: A qualquer momento durante um Crossfade programado, voc poder usar o Scroller para alterar o tempo de Crossfader. IND 1 e IND 2 Independente 1 e 2 provem duas sadas que estaro separadas dos comandos da mesa. Tem o objetivo de operarem dispositivos como Mquinas de Fumaa, Cue Lights, etc. IND 1 e 2 sempre estaro no nvel FULL ou ZERO. Se a mesa for configurada (PATCH) 1-para-1, IND 1 estar associado ao Dimmer 97 e IND 2 estar associado ao Dimmer 98. Os canais IND que so apresentados como i1 e i2, podem ser podem ser associados a qualquer Dimmer da mesma maneira que os outros canais da mesa. O PATCH poder ser configurado no modo Normal (IND 1 & 2 so exibidos no Menu de PATCH do Modo Normal como 'i1' e 'i2'). Veja Menu de Modo Normal, pgina 32. IND 1 e IND 2 no so afetados por [BALCKOUT], [SOLO] ou Gradmaster. Gradmaster e Blackout A proporo (nvel) do Grandmaster limita todas as sadas da mesa com excesso dos canais IND 1 e IND 2. A tecla de [Blackout] faz com que todas as sadas fique no nvel zero instantaneamente, com excesso dos canais IND 1 e IND 2. Pressionando [Blackout] para acion-lo. O boto de BUMP piscar em azul quando estiver ativado. Todas as sadas (menos IND 1 e IND 2) so foradas a zerar e todos os LEDs excetos IND 1 e IND 2 tambm apagam. Pressione [Blackout] novamente para desativar a funo de Blackout. Todas as sadas sero restabelecidas e a tecla [Blackout] ascender em azul. Se o Fader de Master estiver em uma posio diferente de FULL o boto de BUMP de Blackout piscar. Menu de Modo de Duas Cenas O Menu prov acesso rpido as configurao: Pressione [9] para entrar no Menu, mover a nveis subseqentes e aceitar mudanas; Use o Scroller para navegar por itens de Menu; Pressione [<] para voltar a nveis de Menu anteriores; Pressione [<<] para sair da Operao de Menu. NOTA: O PATCH poder ser configurado no modo Normal. Veja mais informaes em Menu de Modo Normal, pgina 32.

CAPTULO 2
MODO NORMAL
Uma vez dominado o Modo de Duas Cenas, voc deveria explorar as mais avanadas caractersticas da sua mesa. No modo Normal, voc poder usar o nmero mximo de canais (48 canais nos 1248, 96 canais em 1296 ou 2496) para controlar dimmers, configurar PATCH, Gravar e Operar Cenas. OPERAO NORMAL PATCH O PATCH aonde voc associa os canais da mesa com os Dimmers a serem controlados (Veja Protocolo DMX, pgina 8). Sua SmartFade vem com o PATCH configurado "1-para-1" (Significando que Canal 1 controla Dimmer 1, Canal 2 controla Dimmer 2, e assim por diante). Esta a verso mais simples de um PATCH e a mais comum, sendo fcil de se lembrar e proporciona um controle imediato de todos os canais disponveis. Tambm possvel de se criar um PATCH associando qualquer canal com qualquer Dimmer. Voc tambm pode associar mltiplos Dimmers a um nico canal de controle. Porm, qualquer Dimmer s poder ser associado a um canal de cada vez. Alterar o PATCH simples e executado no Menu (Veja mais informaes no Menu de Modo Normal, pgina 32). Voc pode escolher alterar atravs de DIMMERS (Associe cada Dimmer a um canal especfico), ou atravs de CANAL (especifique um canal e associe qual dimmer(s) controlado por ele). A alterao atravs das opes de DIMMER ou CANAL poder ser executada em qualquer modo de PATCH "LIVE" ou modo de PATCH "BLIND". No modo "LIVE" ser possvel de observar os nveis dos Dimmers que esto sendo operados. No modo "BLIND" no afetar os nveis de sada, independente dos canais que estiverem ativos. NOTA: Um Dimmer s pode ser associado a um canal de cada vez. Isto previne conflito de dados ao se controlar os mesmos. Se voc associa um Dimmer a um Canal e ento altera o mesmo Dimmer a um canal diferente, o Dimmer ser automaticamente desassociado de seu canal original e associado ao novo canal. FADERS Use o Faders (Potencimetros) para alterar os nveis dos canais individualmente, ou para acionar as memrias j existentes. Ao lado direito dos faders, existem duas teclas utilizadas no processo de seleo dos canais disponveis para operao. Estes botes so nomeados como [1-24] e [25-48] ([1-48] e [49-96] nos modelos SF1296 e SF2496 respectivamente). Os Faders 21-24 (ou 45-48) podem operar seqncias ou memrias. O modelo SF1248 controlar os Faders 1-24 quando a tecla [1-24] estiver acionada (verde) e controlar os canais 25-48 quando tecla [25-48] estiver acionada (verde). O modelo SF1296 controlar os Faders 1-24 quando a tecla [1-48] for apertada uma nica vez e controlar os canais 25-48 quando a mesma tecla for apertada uma Segunda vez. Igualmente para os Faders da fileira debaixo, a mesa controlar os

canais 49-72 quando a tecla [49-96] for apertada uma nica vez e controlar os canais 73-96 quando a mesma tecla for apertada uma segunda vez. Os canais que estiverem sendo controlados sero apresentados no display (LCD) da mesa. O modelo SF2496 controlar os canais 1-48 quando a tecla [1-48] estiver acionada (verde) e controlar os canais 49-96 quando tecla [49-96] estiver acionada (verde). Quando a tecla [1-48] for acionada, as intensidades dos canais 1-24 sero apresentadas no display de LCD. Pressione [1-48] novamente para observar as intensidades dos canais 25-48. O mesmo se aplica para os canais 49-96. Quando a tecla [49-96] apertada, as intensidades doas canais 49-72 so apresentadas no display de LCD. Pressione [49-96] novamente para observara as intesidades dos canais 73-96. Para alterar do Controle de Canais para o Controle de Memrias, pressione a tecla [MEMS]. Quando [MEMS] estiver acesa (vermelho), os faders estaro controlando memrias (mais informaes em Gravao de Memrias, pgina 18). No display alm dos nveis de cada canal, esse exibe os tempos de Crossfader atuais. Um "+" na janela de LCD, prximo letra "U" (idioma Ingls), indica que h canais ativos, entretanto esses esto em uma outra gama de canais, que no esto sendo exibidos no display. BOTES DE BUMP Os botes de BUMP localizados abaixo de cada fader de Canal/Memria executam duas funes. Acionamento direto do Canal (100%) quando for apertado e a informao da contribuio de cada acanal atravs da observao da sua iluminao. Os LEDs acendem ou apagam (dimmerizam) de acordo com a movimentao de cada Fader. MODO PILE-ON E SOLO Quando apertados, os botes de BUMP fazem com que todos os Dimmers associados a aquele canal (Fader) sejam elevados ao seu nvel mximo. Os botes de BUMP podem operar no modo Pile-ON (padro) aonde o nvel do canal gerado ao se apertar o boto somado ao que j est presente. Eles tambm podem operar no modo SOLO. Nesse caso ao se apertar o boto de BUMP a todos os nveis de canais que estiverem acionados sero zerados ficando presente apenas os nveis associados ao boto de BUMP selecionado. Habilitando / Desabilitando o Modo SOLO Passo 1: Pressione a tecla [SOLO] para ativar o modo SOLO. A tecla [SOLO] acender (branco) quando o modo SOLO estiver ativo. Passo 2: Pressione [SOLO] novamente para retornar ao modo Pile-On. OPERAO DE CENA NICA Se voc preferir operar manualmente seu espetculo, utilizado o nmero de mximo de canais, voc poder utilizar a funo [NEXT]. Quando pressionar [NEXT], os nveis dos canais ficaro travados na cena montada enquanto voc trabalhar em uma prxima cena que utilize os mesmos Faders. Voc tambm poder usar o modo NEXT atravs de Stack (mais informaes em Modo NEXT e Stack, pgina 27). Operao Manual Passo 1: Pressione [NEXT]. Com a tecla [NEXT] acesa os Faders deixam de controlar a cena atual permitindo que uma outra cena seja trabalhada. Passo 2: Altere os nveis dos canais para a montagem da prxima cena. Utilize as teclas de seleo dos canais, [1-24] e [25-48] (ou [1-48] e [49-96]), para acessar os canais de acordo com a necessidade. Passo 3: Utilize o Scroller para ajustar os tempos de subida e descida exibidos no display, caso deseje.

Passo 4: Pressione [..], ou opere os crossfaders manualmente para acionar a cena montada. Com a tecla [..] acesa e a tecla [NEXT] piscando, significa que os crossfaders esto em operao. Se utilizar os crossfaders para executar a operao manualmente, os tempos de Subida e Descida sero ignorados. Passo 5: Ao trmino da operao, a tecla [NEXT] deixar de piscar e os faders de canal ficaro disponveis para a programao da prxima cena. Altere os nveis dos canais para a montagem da prxima cena. Utilize as teclas de seleo dos canais, [1-24] e [25-48] (ou [1-48] e [49-96]), para acessar os canais de acordo com a necessidade. NOTA: Se existir a necessidade de alterar os nveis de certos canais que fazem parte da cena anterior, voc dever abaixar o potencimetro at o final (zerar) para que esse possa assumir qualquer valor entre 0 e 100%. Caso contrrio, esse assumir o mesmo valor para a prxima cena. Passo 6: Pressione [..], ou opere os crossfaders manualmente para acionar a cena montada. NOTA: Quando voc usa a tecla [..] o crossfade realizado automaticamente e a cena ser trabalhada dentro do tempo pr-determinado. Voc poder ajustar esse tempo a qualquer momento antes ou durante do processo de operao atravs do Scroller. Se voc utilizar os crossfaders para a operao manual, esse dever atingir a parte inferior de seu curso (zero) para que as cenas entrem em operao. Crossfades em modo NEXT s operam quando os faders atigem o zero. Passo 7: Repita os passos 4-5 de acordo com a quantidade de cenas necessrias. Voc tambm poder usar os crossfaders como Faderback entre uma cena atual e a cena prvia. Crossfade como Faderback entre duas cenas Passo 1: Altere os nveis dos canais para a montagem da prxima cena. Utilize as teclas de seleo dos canais, [1-24] e [25-48] (ou [1-48] e [49-96]), para acessar os canais de acordo com a necessidade. Passo 2: Pressione [..], ou opere os crossfaders manualmente para acionar a cena montada. Com a tecla [..] acesa e a tecla [NEXT] piscando, significa que os crossfaders esto em operao. Passo 3: Fixe novos nveis para os canais. Utilize as teclas de seleo dos canais, [1-24] e [25-48] (ou [1-48] e [49-96]), para acessar os canais de acordo com a necessidade. Passo 4: Mova os crossfaders manualmente da parte inferior at a parte superior, pressione a tecla [] antes que os faders alcancem o topo. Os novos nveis dos canais sero ativados e a prxima cena ser retida, em Blind, para que voc trabalhe com os Faders (Faderback). Uma vez ao topo voc poder soltar []. As teclas [..] e [NEXT] continuaro piscando. Passo 5: Pressione e segure [] quando voc desejar voltar cena original. Continue pressionando [] enquanto move os crossfaders de cima para baixo. A cena original ir atuar mais uma vez. Quando o Fader alcanar a parte inferior, voc poder soltar a tecla [] mas, voc ter que apertar e segurar [] novamente antes de mover o crossfaders. Passo 6: Para continuar esse processo entre duas cenas, repita os passos 4-5 tantas vezes quanto necessrio. Tenha certeza de estar apertando e segurando a tecla [] antes de movimentar os crossfaders para a posio superior. Passo 7: Quando voc estiver pronto para continuar o processo de uma cena para a outra, simplesmente mova os crossfaders sem apertar a tecla [].

IND 1 e IND 2 Independente 1 e 2 oferecem dois canais de controle que esto separados dos efeito (regras) dos demais controles da mesa. Possuem a finalidade de operar dispositivos como mquinas de fumaa. IND 1 e IND2 sempre esto a 100% (Full) ou 0%. Se a mesa for configurada com o Patch 1-para-1, IND 1 ser associado ao canal de DMX 97 e IND 2 ser associado ao canal de DMX 98. IND 1 e 2 (indicados como "i1" e "i2") podem ser associados a qualquer canal de DMX do mesmo modo que os outros canais da mesa. O Patch Padro dever ser modificado no modo de operao Normal. Mais informaes em Modo Normal, pgina 32. IND 1 e IND 2 no so afetados por [BLACK OUT], [SOLO] ou o Grandmaster. CLEAR Para os usurios avanados das mesas ETC, as funes associadas tecla de CLEAR so semelhantes funo "RELEASE" nas mesas da linha Express e Expression. CLEAR desabilita sadas especficas da mesa. Voc tambm pode usar CLEAR para desabilitar todas as sadas geradas dos Canais, Memrias, ou toda a sada de DMX (Veja mais informaes de CLEAR, pgina 31). CLEAR no tem a funo de "DELETE". No apagar memrias ou seqncias. H apenas uma exceo para essa funo: CLEAR usado para apagar todos os Snapshots gravados (mais informaes sobre Snapshot, pgina 30). GRANDMASTER E BLACKOUT O potencimetro de Master limita todas as sadas de DMX da mesa (de acordo com sua posio) com exceo de IND 1 e IND 2. A tecla de [BLACKOUT] envia imediatamente todos os nveis de DMX para o nvel ZERO, com exceo do IND 1 e IND 2. Pressione [BLACKOUT] para acionar a funo. A tecla de Blacout acender (azul) enquanto a funo estiver acionada. Todas a sadas (menos IND 1 e IND 2) so foradas a zerar e os LEDs de todos os botes, com exceo de IND 1 e IND 2, tambm apagam. Pressione [BLACKOUT] novamente para desabilitar a funo. Todas as sadas sero restabelecidas e a tecla de [BLACKOUT] apagar. Se o Potencimetro de Grandmaster tiver sua posio diferente do mximo (100%), a tecla de [BLACKOUT] piscar.

MEMRIAS Memrias so combinaes de vrios canais com vrios nveis de intensidade gravados em um nico local para playback. Eles so teis para controlar dimmers ou equipamentos baseados em seu tipo de instalao, cor de gel, rea iluminada, etc. Podem ser controladas usando os Faders de memria e/ou botes de BUMP (1-24 no modelo SF1248 e 1-48 no modelo SF1296 ou SF2496), ou atravs de Cue Stack ou Seqncias. Mias informaes de Seqncias, pgina 22. Existem 12 pginas de memrias disponveis, fazendo um total de 288 memrias no para o modelo SF1248 ou SF1296 e 576 memrias para o modelo SF2496. Memrias so numeradas pelo nmero da pgina e nmero do Fader: PP/FF. Por exemplo, 02/22 a memria gravada na pgina 2, no Fader 22. As memrias sempre so gravadas de acordo com a sada DMX que estiver ativa, no incluindo os valores (nveis) associados IND 1 e IND 2. Monte sua cenas antes de gravar a memria. Use a tecla [MAGIC] para criar nveis aleatrios (Random) nos canais ativos (veja Gravando Memria MAGIC, pgina 20).

NOTA: Nveis gerados por uma sequencia que estiver ativa (veja Seqncias, pgina 22) no momento da gravao uma memria sero capturados junto com qualquer outro nvel de canal para assegurar que nenhum passo (step) de sequencia seja capturado, mova os Faders de Sequencia para a posio zero antes de gravar a memria. O mesmo aplicado para nveis gerados pelo controle de Stack. SELECIONANDO UMA PGINA DE MEMRIA Pressione e segure a tecla [MEMS], para ento apertar o boto de BUMP (1-12) correspondendo pgina que deseja carregar. A pgina atual indicada por um boto de BUMP acesso em vermelho. O nmero da pgina atual tambm indicado atravs do display deLCD enquanto a tecla [MEMS] estiver apertada. Se um LED do boto de BUMP estiver apagado, a pgina correspondente no contm nenhuma memria gravada. Se um LED do boto de BUMP estiver piscando em vermelho, existem memrias gravadas naquela pgina.

GRAVANDO UMA MEMRIA Passo 1: Altere os nveis dos canais utilizando os potencimetros 1-24 (ou 1-48). Use os botes de Bump, [1-24] e [25-48] (ou [1-48] e [49-96]), para acessar os canais se necessrio. Voc tambm pode adicionar memrias j existentes em memrias novas. NOTA: Quando estiver gravando memrias, assegure-se que a tecla [NEXT] no esteja acessa. Se voc gravar memrias no modo NEXT, os nveis de intensidade podero no ser gravados de acordo com o programado. Passo 2: Pressione [REC MEM]. A tecla [REC MEM] fica acesa (vermelho) e a mesa altera para o modo de Memria. O LCD indica o nmero da pgina atual e os botes de BUMP abaixo de cada Fader so indicados como apresentado a seguir: Apagado....................................Indisponvel para gravao. Isto s aparecer na posio de memria 01/01 caso essa for fixada para dominar Contribuio de DMX. Vermelho Piscando (Full).......Memria vazia. Vermelho Piscando (Dimm)...Memria ocupada. Se voc insistir em gravar nessa memria, os valores antigos sero perdidos. Passo 3: Se necessrio, pressione e segure a tecla [MEMS] para ento apertar o boto de BUMP (1-12) correspondendo pgina que deseja carregar. Passo 4: Aperte um boto de BUMP. A memria ser gravada, a tecla [REC MEM] apagar e a mesa voltar ao modo de operao anterior ao processo de gravao. USE [CLEAR] PARA CANCELAR GRAVAO Pressione [CLEAR] para cancelar a gravao. a mesa voltar ao modo de operao anterior ao processo de gravao.

USE [UNDO] PARA DESFAZER UMA GRAVAO DE MEMRIA Se voc gravar uma memria em uma posio incorreta, pressione [UNDO] imediatamente. A gravao da ser apagada e os nveis anteriores sero restabelecidos. GRAVANDO UMA MEMRIA MAGIC Passo 1: Altere os nveis dos canais usando os Faders 1-24 (ou 1-48). Use as teclas de seleo dos canais, [1-24] e [25-48] (ou [1-48] e [49-96]), para trabalhar com todos os canais se necessrio. Voc tambm poder adicionar memrias existentes em novas memrias. NOTA: Quando estiver gravando memrias, assegure-se que a tecla [NEXT] no esteja acessa. Se voc gravar memrias no modo NEXT, os nveis de intensidade podero no ser gravados de acordo com o programado. Passo 2: Pressione [REC MEM]. A tecla [REC MEM] fica acesa (vermelho) e a mesa altera para o modo de Memria. O LCD indica o nmero da pgina atual e os botes de BUMP abaixo de cada Fader so indicados como apresentado a seguir: Apagado....................................Indisponvel para gravao. Isto s aparecer na posio de memria 01/01 caso essa for fixada para dominar Contribuio de DMX. Vermelho Piscando (Full).......Memria vazia. Vermelho Piscando (Dimm)...Memria ocupada. Se voc insistir em gravar nessa memria, os valores antigos sero perdidos.

Passo 3: Pressione [MAGIC]. Canais com seus nveis definidos sero configurados de modo aleatrio. Pressione [MAGIC] repetidamente para alterar o modo aleatrio de maneira a escolher um que seja gravado. Passo 4: Se necessrio, pressione e segure a tecla [MEMS] para ento apertar o boto de BUMP (1-12) correspondendo pgina que deseja carregar. Passo 5: Aperte um boto de BUMP. A memria ser gravada, a tecla [REC MEM] apagar e a mesa voltar ao modo de operao anterior ao processo de gravao. EDITANDO MEMRIAS Voc poder editar memrias em tempo real (Live). Voc tambm pode editar nveis no modo Blind ou diretamente nas memria vazias. Editando uma memria Passo 1: Se necessrio, pressione [CLEAR] [CLEAR] [CLEAR] [CLEAR] para tirar de operao as sadas existentes. Isto no deletar qaulquer memria ou informao que esteja gravada. Passo 2: Para editar uma memria em tempo real (Live), coloque o Fader da memria a ser editada na posio superior de seu curso (100%). Para editar um uma memria no modo Blind, coloque o Fader da memria a ser editada na posio inferior de seu curso (Zero). Passo 3: Pressione [EDITE MEM]. A tecla [EDITE MEM] piscar (vermelho) e os botes de BUMP acendero da seguinte maneira: Vermelho Acesso (Dimm).............Memria vazia. Vermelho Piscando (Full)............Memria ocupada.

Passo 4: Se necessrio, pressione e segure a tecla [MEMS] para ento apertar o boto de BUMP (1-12) correspondendo pgina que deseja carregar. Passo 5: Aperte o boto de BUMP da memria que voc deseja editar. Ser apresentado a primeira gama de canais disponveis para a edio dentro da memria selecionada. Aperte a tecla de seleo de canais, [1-24] e [25-48] (ou [1-48] e [49-96]), para visualizar uma segunda gama de canais disponveis, se necessrio. Os botes de BUMP ficaro acessos indicando os canais/nveis gravados dentro na memria selecionada. Pise 6: Ajuste a posio dos Faders como desejado. Voc precisar elevar o Fader acima do valor (nvel) atual. Nveis anteriomente gravados devem ser levados 100% para ento alterar seus valores. Os botes de BUMP dos canais iro acender (Dimm) indicando que uma mudana foi realizada. Pise 7: Pressione [EDIT MEM]. As alteraes so armazenadas na memria selecionada e a mesa retorna para o modo de operao anterior. NOTA: Se os Faders de memria estiverem em nveis diferentes do que a sada atual, os botes de Bump piscaro em vermelho (Full). Mova o fader de memria de acordo com o nvel de sada e o boto de Bump acender em vermelho (Full) sem piscar. ATIVANDO MEMRIAS Depois das gravaes de memrias, voc necessitar visualiz-las. Ativando Memrias Passo 1: Pressione [MEMS] para a operao das memrias manualmente. Os botes de Bump acendero como segue: Vermelho (Dimm)...............Memria gravada com o Fader em zero. Vermelho (Full)..................Memria gravada com o Fader diferente de zero Apagado..............................Memria vazia Passo 2: Mova o fader correspondente para ativar a memria desejada ou apertar o boto de inchao de memria para ver a memria a cheio. DESATIVANDO MEMRIAS Passo 1: Pressione [CLEAR] [CLEAR] [CLEAR] para desativar a memria que estiver ativa. NOTA: O fato de se apertar [CLEAR] no significa que a memria ser deletada (apagada). APAGANDO UMA MEMRIA Para apagar definitivamente uma memria da mesa, voc dever gravar sobre a memria j existente uma nova memria com todos os canais em nvel zero.

Apagando uma memria Passo 1: Pressione [CLEAR] [CLEAR] [CLEAR] [CLEAR] para desativar todos as sadas da mesa. Passo 2: Pressione [REC MEM]. A tecla [REC MEM] fica acesa (vermelho) e a mesa altera para o modo de Memria. Memrias j existentes piscaro em vermelho (Full). Passo 3: Aperte o boto de Bump (vermelho Full) da memria que voc deseja apagar. A memria gravar todos os nveis a zero e mesa retorna para o modo de operao anterior. Passo 4: Pressione [MEMS] para ter a certeza que a memria foi apagada. O boto de Bump correspondente no dever estar acesso. SEQNCIAS Seqncias so conjuntos de canais e/ou memrias. Seqncias podem ser programadas em qualquer Fader 21-24 (45-48) e em todas as pginas de memria (1-12) ou em Stack (mais informaes veja STACK, pgina, 25). As Seqncias associadas aos Faders 21-24 (45-48) podem conter at 24 passos cada, e quando gravadas como Stack podem conter at 99 passos. Seqncias em Faders e Stacks ativados pelos crossfaders podem ser ativados simultaneamente. Cada passo da sequencia pode ter seu prprio tempo de playback. O tempo Padro fixado atravs de navegao pelo Menu (Mais informaes veja Menu do Modo Normal, pgina 32). Este tempo pode ser anulado durante a ativao da sequencia utilizando a funo [RATE] e pelo Scroller. Passos de seqncia podem conter recordaes que j foram registradas, ou vazio recordaes que podem ser editadas depois. Voc pode usar a funo [MAGIC] para criar seqncias aleatrias. Uma vez gravadas, Seqncias do tipo Magic podem ser editadas como qualquer outra sequencia. NOTA: Os atributos de seqncias podem ser alterados atravs da navegao do Menu (Mais informaes veja Menu de Modo Normal, pgina, 32). Seqncias que so operadas manualmente e que so armazenadas nos Faders 21-24 (45-48) necessitam da funo de GO e sero excludas de funes de SOLO (Mais informaes veja Modos de PILE-ON e de SOLO, pgina 15. Gravando uma Sequencia Passo 1: Passo 4: Se necessrio, pressione e segure a tecla [MEMS] para ento apertar o boto de BUMP (1-12) correspondendo pgina que deseja carregar. Passo 2: Pressione [REC SEQ]. A tecla [REC SEQ] piscar e os botes de Bump 21-24 (45-48) acendero como segue: Amarelo Piscando (Full)..........Memria vazia. Amarelo Piscando (Dimm).......Memria ocupado por uma sequencia que ser sobreescrita. Passo 3: Para gravar uma sequencia em tempo real, mova o fader designado para posio superior (100%). Para gravar a sequencia em Blind, mova o Fader designado para posio inferior (0%). NOTA: Gravao em Blind no afetar a sada atual da mesa e ainda os demais Faders podero ser usados normalmente. Porm, os botes de Bump no podero ser usados como botes de Bump porque eles esto sendo usados para a seleo dos passos.

Passo 4: Pressione os Bumps 21-24 (45-48) para selecionar um Fader de sequencia. Se a tecla [MEMS] estiver selecionada, todos os Bumps que contiverem memrias gravadas piscaro a Full (vermelho). Bumps que no possuem memria gravadas piscaro Dimm (vermelho), mas podendo ser selecionados. As memrias dos Faders 21-24 (45-48) tambm podem ser adicionadas em uma sequencia. NOTA: Gravaes vazias em uma sequencia tero como resultado um blackout no palco. Deixe as memrias sem gravao para manter o blackout, ou as edite posteriormente se necessrio. As memrias gravadas nos Faders 21-24 (45-48) podero ser sobreescritas por seqncias gravadas no mesmo Fader. Nesse caso as memrias no sero apagadas, mas elas estaro inacessveis at que a seqncia registrada seja apagada. Depois que a seqncia for apagada, o Bump voltar acender em vermelho e a memria original estar acessvel novamente. Passo 5: Se necessrio, ajuste o tempo de cada passo utilizando o Scroller. Esse tempo est em minutos e segundos em intervalos de 0.1 segundos at 59 minutos e 59 segundos (mostrado como 5959). Passo 6: Pressione: O boto de Bump da memria que voc deseja inserir como o primeiro passo. Ento aperte o boto de Bump da memria que voc deseja inserir como o prximo passo. Repita esse procedimento tantas vezes quanto forem os passos, tendo um limite de 24 passos para um mesmo Fader de seqncia. Voc pode mudar as pginas de memria enquanto grava os passos. As teclas de seleo dos canais que corresponde ao canal voc quer inserir em um passo. Podem ser inseridos canais individuais como passos de seqncia. E segure o boto de Bump da primeira memria ou canal e ento, aperte o boto de Bump da ltima memria ou canal a ser inserido. Memrias ou canais sero adicionados um(a) por de acordo com o nmero de memrias ou canais selecionados. A ordem dos passos baseada no nmero da memria/canal inicial em comparao com o nmero da memria/canal final. O incio pelo nmero menor. S podem ser selecionadas memrias/canais da mesma pgina. Voc poder usar qualquer um dos mtodos acima mencionados de qualquer maneira. Se voc tentar adicionar mais passos do que o permitido, uma mensagem de advertncia aparecer no display.

Passo 7: Quando a seqncia estiver completa, pressione [REC SEQ]. Os Faders retornam para o modo de operao que estavam anteriormente. Passo 8: Para controlar as seqncias, pressione [MEMS] para entrar no modo de Memria e movimente o Fader dentro de seu curso para comear a seqncia. Gravando uma Sequencia Magic Passo 1: Pressione [MEMS] para entrar no modo de Memria. Se necessrio, pressione e segure a tecla [MEMS], e aperte o boto de Bump (1-12) correspondendo pgina voc deseja carregar. Passo 2: Pressione [REC SEQ] e ento pressione o Bump 21-24 (45-48) para selecionar o Fader da seqncia desejada. Passo 3: Posicione o Fader na posio superior (100%). Passo 4: Pressione a tecla [MAGIC]. Passo 5: Se necessrio, pressione [MEMS] ou as tecla de seleo de canais para entrar no modo de Faders desejado. Uma Seqncia Magic poder conter smente memrias ou canais e no um combinao de ambos. Passo 6: Pressione o Bump correspondente memria ou canal que deseje incluir na seqncia. Aperte o Bump novamente para remove-lo da seleo.

Passo 7: Uma vez selecionadas (memrias ou canais), pressione [MAGIC] para tornar aleatrios os passos da seqncia. Voc poder apertar [MAGIC] tantas vezes quanto desejar para obter a aleatoridade desejada. Cada vez que pressionar [MAGIC] ser criado novos tempos baseados nos valores apresentados no display. Passo 8: Voc pode alterar qualquer um dos parmetro apresentados no display. Pressione [9] para navegar entre os parametros. So eles: Order......................100% significa que h nenhuma aleatoridade e os tempos a serem usados durante o playback so constantes. 50% significa que o tempos so aleatrios entre meio e o final da escala de tempo exibida. 0% significa que so completamente aleatrios entre zero e o tempo exibido no display. Fade.......................O tempo de Fade ajustvel entre 0 e 59.9 segundos em intervalos de 0.1 segundos. Rate........................O tempo de passo ajustvel entre 0 a 59.9 segundos em intervalos de 0.1 segundos. Passo 9: Se voc mudar as memrias ou canais que foram includos, pressione [MAGIC] novamente para ver as mudanas. Passo 10: Quando uma seqncia gerada for satisfatria, pressione [REC SEQ] para grav-la. NOTA: Seqncias MAGIC sero gravadas e podem ser editadas da mesma maneira que seqncias normais. USE [CLEAR] CANCELAR GRAVAO Pressione [CLEAR] para cancelar a gravao. A mesa retorna para o modo de operao anterior. USE [UNDO] REVERTER SEQNCIA PREVIAMENTE REGISTRADA Se voc gravar uma seqncia em uma posio de memria incorreta, pressione [UNDO] imediatamente. A seqncia anterior ser restabelecida. COPIANDO GRAVAES E SEQNCIAS A tecla [COPY] permite copiar memrias de qualquer Fader em qualquer pgina para qualquer outro Fader em qualquer outra pgina. Seqncias tambm podem ser copiadas para os Faders 21-24 (45-48). Copie uma memria ou seqncia Passo 1: Pressione [COPY]. A tecla [COPY] acender (branco) e a mesa entra no modo de Memria. O botes de Bump dos Faders 1-24 acendero como se segue: Apagado...............................Memria vazia. Vermelho piscando (Full)...Memria ocupada com contedo a ser copiado. Amarelo piscando (Full).....Seqncia ocupada com contedo a ser copiado. Passo 2: Se necessrio, pressione e segure [MEMS], e aperte o boto de Bump (1-12) correspondente pgina voc deseja carregar. Passo 3: Aperte o boto de Bump que corresponde memria ou seqncia voc deseja incluir o contedo copiado. Os botes de Bump acendero como se segue: Apagado.........................................Indisponvel para gravao. Isto s aparecer na posio de memria 01/01 caso essa for fixada para dominar a contribuio de DMX. Piscando Vermelho (Full)............Memria vazia e disponvel. Piscando Vermelho (Dimm).........Memria gravada. Os valores sero sobreescritos. Piscando Amarelo (Full)..............Seqncia vazia e disponvel. Piscando Amarelo (Dimm)...........Seqncia gravada. Os valores sero sobreescritos. Passo 4: Se necessrio, pressione e segure tecla [MEMS] e aperte o boto de Bump (1-12) correspondente pgina voc deseja carregar.

Passo 5: Aperte o boto de Bump que corresponde memria ou seqncia voc queira copiar. O processo de cpia estar completo e a tecla [COPY] apagar. A mesa retorna ao modo de operao anterior. STACK O Stack semelhante Seqncia pois baseado em uma cadeia de canais e/ou memrias. Entretanto e diferente das Sequencias, o Stack possui 99 passos disponveis para a gravao; Sua operao realizada atravs do par de crossfaders ou atravs da tecla [..], ao invs de passos temporizados das seqncias. possvel trabalhar com Stack atravs dos crossfaders e acionar seqncias simultaneamente. O Stack o mtodo preferido para operar uma lista de Cenas, chamados de Steps, durante seu espetculo. Atravs de gravaes das memrias e/ou canais em uma ordem especfica, voc poder pr-gravar todos os passos (steps) necessrios (ou cenas) em seu espetculo estando eles disponveis para o playback. Alm disso, voc pode inserir novos steps ou pode modificar steps existentes atravs do Submenu de Sequencias dentro do Menu do Modo Normal (mais informaes veja Menu de Modo Normal, pgina 32). Gravando Memrias/Canais em Stack Passo 1: Pressione [STACK]. A tecla [STACK] acender em amarelo. Passo 2: Pressione [REC SEQ]. Faders 21-24 (45-48) acendero como descrito na pgina 22 e a tecla [STACK] piscar em amarelo (Full). Passo 3: Pressione [STACK] novamente. O display mostrar que os crossfaders (XF) foram selecionados para uma seqncia. Nenhum nmero de passo ser mostrado sendo indicando apenas o ltimo passo a ser gravado (neste caso nenhum) e os Bumps acendem com se segue: Piscando Vermelho (Dimm)...............[MEMS] selecionado e o fader no contm nenhuma memria. Piscando Vermelho (Full)..................[MEMS] selecionado e o fader contm um memria gravada. Piscando Verde..................................Um intervalo de canais selecionado e os Bumps indicam os canais disponveis para gravao.

Passo 4: Se necessrio, ajuste o tempo do passo atravs do Scroller. O intervalo de tempo disponvel vai desde 0s (instantneo) at 59 minutos e 59 segundos (mostrado como 5959). Passo 5: Pressione o Bump da memria ou canal que voc deseja gravar como o primeiro passo. No display ser mostrado o nmero do passo (1). Passo 6: Pressione o Bump da prxima memria ou canal voc deseja gravar. Passo 7: O Passo 6 ser repetido at que voc grave todos os passos necessrios ou at voc utilize os 99 passos disponveis. NOTA: Como no existe nenhuma maneira de acrescentar passos em um STACK j gravado, recomendado que voc acrescente um tipo de step chamado "Dummy". Fazendo isso voc encontrar um mtodo de inserir passos antes do "Dummy" atravs do Menu. No momento, essa a nica maneira de acrescentar passos a um STACK completo. Passo 8: Pressione [REC SEQ]. Qualquer boto deixar de piscar e a mesa retornar ao Modo Normal. No display ser mostrado o primeiro passo do STACK (Stp 1), indicando que est pronto para o playback. NOTA: Depois de completar sua gravao do STACK, salve seu espetculo em um SD Card (Carto de Memria). Isto assegurar que seu espetculo est disponvel no caso de uma perda de dados.

PRECAUO: Uma vez o STACK gravado, no tente registrar novamente um Stack. Fazendo isso, todos os passos do Stack sero apagados. Lembre-se que para acrescentar passos depois do Stack j gravado, voc dever usar o Menu (mais informaes veja Menu de Modo Normal, pgina 32). Isto lhe permitir inserir um passo em qualquer lugar do Stack, com exceo do fim. CONTROLE DE CROSSFADER DO STACK Voc poder usar os crossfaders para operar o Stack. [..]...............................Go. [].....................................Pausa. Pressione [] parar para o Fader no meio do caminho. Pressione [] para retornar ao passo anterior; aperte repetidas vezes para retornar aos passos anteriores. Depois de apertar [], voc pode retomar o controle apertando [..] ou movendo os crossfaders dentro do seu curso (0 100%). Controle o Stack atravs dos crossfaders Passo 1: Pressione [STACK] para entrar no Modo de SATCK. O crossfaders carregaro o passo zero do STACK (um passo no existente). O display indicar o prximo passo disponvel do SATCK. Passo 2: Se necessrio, altere o tempo do passo atravs do Scroller. Passo 3: Inicie o passo #1: Pressione [..] para iniciar automaticamente o prximo passo. O passo ser iniciado de acordo com o tempo fixado durante a programao. Move os crossfaders dentro do seu curso (0 100%) para operar o passo manualmente. Passo 4: Inicie o prximo passo: Pressione [..] para iniciar automaticamente o prximo passo. Move os crossfaders dentro do seu curso (100 0%) para carregar o prximo passo e ento mova novamente os crossfaders at a posio superior do seu curso (100%) para operar manualmente aquele passo. Passo 5: O passo 3 ser repetido para cada passo do STACK subseqente.

Salte para um nmero de Passo desejado Passo 1: Pressione e segure [STACK]. Passo 2: Use o Scroller para selecionar o nmero de passo desejado no display. Passo 3: Solte a tecla [STACK]. O passo selecionado est agora disponvel nos crossfaders. Passo 4: Pressione [..] para operar o passo selecionado. MODO NEXT E STACK Voc tambm pode operar Stack no Modo NEXT. Isto lhe permitir completar o passos gravados no Stack com canais adicionais, antes de operar o passo. Os canais adicionados acompanharo o passo gravado e seguiro o mesmo tempo de Fade programados para o Stack.

Operando o Stack no ModoNEXT Passo 1: Aperte a tecla de seleo de canais [1-24] ou [25-48] (ou [1-48] e [49-96]). Passo 2: Pressione [STACK]. A mesa entrar no Modo de Stack e mostrar o prximo passo disponvel (Stp 1) no display. Passo 3: Pressione [NEXT]. A tecla [NEXT] acender e os Bumps de qualquer canal includos no prximo passo tambm acendero. Passo 4: Altere os nveis de canal usando os Faders 1-24 (ou 1-48). Use a tecla de seleo de canais [1-24] e [25-48] (ou [1-48] e [49-96]) para acessar os canais desejados. Passo 5: Pressione [..] para iniciar automaticamente o prximo passo. O passo ser iniciado de acordo com o tempo fixado durante a programao. Qualquer nvel adicional tambm obedecer o tempo anteriormente programado. Passo 6: Repita os passos 4-5, como necessrio, durante a operao do Stack. RATE A funo de [RATE] lhe permite anular o tempo associado gravao de Seqncias e Stack. Geralmente, o uso de [RATE] fornece um multiplicador do tempo programado (ou um valor fixo, no caso de um playback manual temporizado). O tempo padro de um fade ou passo considerado em uma taxa de 100%. Os valores de RATE, que variam entre 0% a 1599%, esto descritos abaixo de acordo com uma ao especfica. Ajustando o tempo de crossfader de um Stack Passo 1: Pressione [RATE] uma vez. Passo 2: Pressione [STACK]. O dispaly mostrar o passo de STACK e os tempos de Fade gravados. Passo 3: Use o Scrolle para alterar os tempos exibidos em um intervalo de 0% (instantneo) at 1599% (16x mais lento que os tempos registrados.). O valor ser armazenado anulando o tempo anterior. Passo 4: Pressione [..] para iniciar o prximo passo usando os tempos ajustados. Ajuste o tempo de uma Seqncia Passo 1: Pressione [MEMS]. Os Faders com seqncias gravadas, 21-24 (45-48), acendero (amarelo). Passo 2: Pressione [RATE] uma vez. Os Faders com seqncias gravadas, 21-24 (45-48) piscaro em amarelo (Full). Passo 3: Pressione o boto de Bump correspondente seqncia voc queira ajustar. O display mostrar o nmero do Fader de Seqncia selecionado, o nmero do passo, o tempo gravado e o contedo do passo. Passo 4: Use o Scrolle para alterar os tempos exibidos em um intervalo de 0% (instantneo) at 1599% (16x mais lento que os tempos registrados.). O valor ser armazenado anulando o tempo anterior. Passo 5: Enquanto [RATE] estiver acionado, voc poder apertar qualquer um dos botes de Bump de Sequencia que estiverem piscando ou o boto de [STACK] se um STACK est presente e ajustar os tempos de Fade. Passo 6: Pressione [RATE] para voltar display de Menu. Ajuste os tempos de passo de uma seqncia (Velocidade do Efeito) NOTA: A escala de ajuste dos tempos de RATE dos passos de uma seqncia (Velocidade do Efeito) o oposto das trs sees anteriores. A escala de Velocidade do Efeito vai desde 0% (parado) at 1599% (16x mais rpido que o tempo registrado). Passo 1: Pressione [MEMS]. Os Faders, 21-24 (45-48) com seqncias gravadas acendem em amarelo. Passo 2: Pressione [RATE]. Os Faders, 21-24 (45-48) com seqncias gravadas, piscaro em amarelo (Full). Passo 3: Aperte o boto de Bump que corresponde seqncia que voc deseja ajustar.

Passo 4: Utilize o Scroller para alterar os tempos exibidos dos passos proporcionalmente em uma escala de 0% (parado) at 1599% (16x mais rpido que os tempos registrados) para todos os passos da seqncia selecionada. O tempo ser armazenado anulando o valor anterior. Passo 5: Enquanto [RATE] estiver aceso, voc poder apertar qualquer um dos botes de Bump das seqncias ou a tecla de [STACK] se um Stack estiver presente e ajustar os tempos de passo. Os tempos dos passos de um STACK s podem ser ajustados se o STACK estiver ativado no Modo de TimeStack (Mais informaes veja Menu de Modo Normal, pgina 32). Passo 6: Pressione novamente a tecla [RATE] para voltar ao Display de Menu. Use a funo de TAP para alterar a velocidade do Efeito (Rate) Passo 1: Pressione [MEMS]. Os Faders, 21-24 (45-48) com seqncias gravadas acendem em amarelo. Passo 2: Pressione [RATE]. Os Faders, 21-24 (45-48) com seqncias gravadas, piscaro em amarelo (Full). Passo 3: Aperte o boto de Bump que corresponde seqncia que voc deseja ajustar. Passo 4: Pressione e segure a tecla [RATE]. O Bump abaixo dos Faders 21-24 (45-48) piscaro em uma intensidade (Dimm) correspondente sua programao (velocidade). O nmero do Bump que voc apertou ser exibido no display. Passo 5: Tecle o boto de Bump correspondente seqncia que voc quer ajustar em uma velocidade que voc deseja aplicar. Quando a mesa SmartFade calcular o valor de batidas-por-minuto, esse ser exibido na display. O valor ento ser armazenado e aplicado para todos os passos sendo o valor antigo anulado. Passo 6: Solte a tecla [RATE] para voltar ao display de Menu. NOTA: Para desfazer uma programao de Rate e retornar ao valor original, pressione [CLEAR] e [RATE] ao mesmo tempo. Upfade, Downfade e tempos de Espera Voc poder ajustar os tempos de Upfade (tempo de entrada) ou Downfade (tempo de sada) de qualquer passo de qualquer seqncia atravs do Menu (mais informaes veja Menu de Modo Normal, pgina 32). Voc tambm poder acrescentar um tempo de espera a qualquer passo. Ajustando o Upfade, Donwfade e tempos de Espera Passo 1: Pressione [9] para entrar no Menu. Passo 2: Use o Scroller para navegar pelo Menu at encontrar o Menu de "Seqncias". Passo 3: Pressione [9]. A tela "Playback" ser mostrada no display. Passo 4: Use Scroller para navegar entre as opes de qual seqncia que voc deseja controlar. "XF" representa o STACK, "21-24" representam os Faders de Seqncia da pgina de memria atual. Para acessar as seqncias em outra pgina de memria, simplesmente pressione e segure [MEMS] e aperte o Bump da pgina que voc deseja acessar. Passo 5: Pressione [9] uma vez que voc tenha selecionado o Stack ou Seqncia que deseja alterar. Passo 6: Selecione o Tempo do Passo e aperte [9]. Passo 7: Selecione "Um Passo" e aperte [9]. Passo 8: Pressione [9] para navegar entre o Nmero do Passo, U (Upfade), D (Downfade) e W (Espera). NOTA: Tempos de Espera so aplicados ao trmino de um passo e no no incio. Ento, adicionando um tempo de espera, voc estar retardando o incio da prxima Cena no STACK ou Seqncia.

Passo 9: Use o Scroller para aumentar ou diminuir o valor do tempo em qualquer um destes campos. O tempo padronizado em segundos. Passo 10: Depois de ajustar tempos, voc pode usar o Scroller para escolher um passo diferente dentro da seqncia ou pressionar [<] para voltar ao Menu anterior. SNAPSHOT A mesa SmartFade oferece dez memrias de Snapshot (cenas instantneas) que voc deseje gravar, mas que no sabe em qual posio de memria voc deseja usar. Toda vez que voc gravar um Sanpshot, ele ser armazenado no prximo nmero de memria disponvel. Se voc possuir dez Snapshots gravados e decidir gravar um dcimo primeiro, os valores do Snapshot #1 sero apagados e substitudos pelos novos nveis. Os Snapshots gravados podem ser copiados para um local de memria atravs do Menu. NOTA: Snapshots no podem ser ativados at que eles sejam gravados em uma memria. Voc pode ver um Snapshot atravs do Menu View and Copy Snap (mais informaes, veja Menu de Modo Normal, pgina 32).

You might also like