You are on page 1of 14

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

O PANORAMA DAS ARTES PLSTICAS EM MANAUS


Luciane Viana Barros Pscoa1
RESUMO: Este texto procura estabelecer uma viso panormica do movimento das artes plsticas na cidade de Manaus, reunindo as informaes existentes at o momento sobre os artistas, suas obras e suas concepes estticas. As expresses artsticas abordadas foram as seguintes: fotografia, pintura, escultura e decorao. O perodo de estudo compreende desde a segunda metade do sculo XIX at meados da dcada de 70 do sculo XX, com destaque para a produo referente ao ciclo da borracha e ao movimento artstico e literrio Clube da Madrugada e seus desdobramentos. PALAVRAS-CHAVE: Artes Plsticas Manaus ABSTRACT: This paper aims to show a landscape approach for visual arts movement in Manaus, amounting informations about artists, their works and aesthetic conceptions. It includes painting, sculpture, photograph, and decorative arts. The period analyzed envolves from the middle of XIXth century to 70s, featuring issues from Rubber Boom cycle and Clube da Madrugada movement with later consequences. KEYWORDS: Visual arts Manaus 19th century and 20th century Sculos XIX e XX.

As informaes sobre as artes plsticas no Amazonas (pintura, escultura, arquitetura, fotografia e assemelhados) comeam no alvorecer dos tempos provinciais, por volta de 1850, quando Hiplito Marinette tirava imagens em daguerretipo na capital amazonense. Depois dele vieram outros fotgrafos, tais como Marco de Panigai, que manteve at 1910 o seu Atelier do Fotgrafo (PSCOA, 1997, p. 234). Mas particularmente interessante o italiano Arturo Luciani, chegado a Manaus no fim do perodo imperial. Seus primeiros trabalhos foram como pintor decorativo de casas e prdios pblicos, pois desde 1887 j se anunciava como decorador e pintor. Alguns imveis em Manaus ainda conservam trabalhos semelhantes, ainda que no se confirme a autoria. Mas Luciani tambm se dedicou ao desenho artstico, chegando a ocupar o cargo de professor desta habilidade no Instituto de Educandos Artfices,
1

Doutora em Histria Cultural pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal), Mestre em Histria Histria da Arte pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP), licenciada em artes plsticas e msica pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (UNESPSP). professora de Esttica e Histria da Arte e Filosofia da Arte no curso de Msica da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

entre 1889 e 1899, e na Academia de Belas Artes, no departamento de Artes Objetivas por volta de 1900 (Op. Cit, p. 96). No comeo do sculo XX, Luciani chegou a representar o Amazonas em uma exposio nacional, levando consigo dezenas de telas em que estavam figuradas sobretudo as paisagens amaznicas e algumas personalidades locais. Um pouco depois disto o italiano empreenderia os trabalhos artstico-decorativos no velho teatro den, que chamar-se-ia ento Eldorado. Por volta desta mesma poca abriu seu ateli fotogrfico em Manaus, restando alguns exemplares de seu trabalho em mos particulares e em museus na Itlia. (PSCOA, 1997, p. 167).

Ilustrao 1. Arturo Luciani. Arturo Furlai. Albumina, 162 x 107 mm. Biblioteca dell'Archiginnasio Fondo Cervi, Bologna. (Frente)

Ilustrao 2: Arturo Luciani. Arturo Furlai , albumina, 162 x 107mm, Biblioteca dell' Archiginnasio Fondo Cervi, Bologna. (Verso)

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

Entretanto, os mais afamados fotgrafos em atividade no Amazonas foram os scios George Hbner e Libnio do Amaral. Eles j haviam comprado a clebre Fotografia Fidanza, do Par, ainda no sculo XIX, e tambm possuam uma casa comercial semelhante no Rio de Janeiro. Em Manaus fundaram a Photographia Alem em 1900, cuja existncia chegou a meados do sculo XX, j sob outra direo. Libnio do Amaral, que viveu em Manaus algum tempo, era irmo do famoso pintor e decorador Crispim do Amaral (1858-1911) (PSCOA, 1997, p. 19). Este, por seu turno, envolveu-se com o Amazonas bem mais cedo. Comeou a estudar desenho e pintura em Pernambuco com o francs Len Chapelin. Dedicando-se inicialmente cenografia, transferiu-se em 1876 para Belm e mais tarde fixou-se em Manaus, realizando trabalhos destinados s companhias teatrais nestas duas cidades. Permaneceu no norte durante oito anos, e depois residiu por cinco anos em Paris, onde estudou e trabalhou. De volta ao Brasil, realizou trabalhos importantes de decorao e mesmo de concepo visual e artstica do Teatro Amazonas. Nos seus ltimos anos estava no Rio de Janeiro, onde exerceu a atividade de caricaturista em publicaes como O Malho, A Avenida (1903-05), O Pau (1905) e O Sculo (LEITE, 1988-b, p.142). Para desenvolver o trabalho das pinturas do Salo Nobre e do plafond do Teatro Amazonas, Crispim do Amaral indicou o artista italiano Domenico de Angelis (1853-1900), oriundo da antiga e renomada Academia di San Luca em Roma, fundada no sculo XVI. De Angelis associou-se com o pintor Giovanni Capranesi (c.1851-1936), com quem manteve um ateli de artes decorativas De Angelis/Capranesi situado na Praa Vittorio Emanuele em Roma (VALADARES, 1974, p.81). Juntos, estes artistas realizaram vrios trabalhos de grande importncia na Itlia, tais como a decorao de uma sala do Palcio Ferri, do Salo do Banco da Itlia, do interior da Capela do Sagrado Corao na Igreja de So Incio, para mencionar alguns. A equipe de De Angelis e Capranesi contava ainda com os pintores assistentes Adalberto de Andreis e Francesco Alegiani, alm do arquiteto Slvio Centofanti, todos vindos da Itlia. Pode-se afirmar que a elaborao das pinturas do Teatro Amazonas o resultado de um trabalho coletivo. (PSCOA, 1997, p.22) Slvio Centofanti ganhou notoriedade em Manaus, onde viveu durante algum tempo com um escritrio de arquitetura, chegando mesmo a lecionar na Academia Amazonense de Belas Artes por volta de 1908. de sua autoria a pavimentao da praa de So Sebastio e so atribudas a este artista a execuo das pinturas murais da Igreja de So Sebastio e a montagem dos altares da Catedral Metropolitana de Manaus (Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceio) (VALADARES, 1974, p.95).

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

O grupo de esculturas em gesso do Salo Nobre do Teatro Amazonas so obras do toreuta Enrico Quatrini, que tambm trabalhou com De Angelis em dois monumentos de sua concepo, o da Abertura dos Portos do Amazonas, na praa de So Sebastio e o monumento ao Bispo do Par, Dom Caetano Brando no Largo da S em Belm, concebidos e erigidos entre 1899 e 1900. So atribudos a De Angelis e seus assistentes a criao dos panos de boca e parte do teto do foyer do Teatro Amazonas, alm do painel que representa a fuga de Peri e Ceci, personagens do romance O Guarani de Jos de Alencar, que inspirou a pera homnima de Carlos Gomes. O Teatro Amazonas uma obra ecltica que corresponde belle poque, revivendo estilos passados na Histria da Arte (VALADARES, 1974, p.56). Em Belm, Domenico De Angelis tambm executou a pintura dos tetos do foyer (destrudo pela infiltrao da chuva) e da sala de espetculos do Theatro da Paz, bem com os painis dos altares laterais (Madalena, So Jernimo e So Sebastio), o teto da nave e o painel do coro da Catedral da S, alm da pintura realizada no antigo Pao Municipal, representando a morte de Carlos Gomes. No incio do sculo XX, Manaus abrigou ainda alguns outros artistas importantes, como os pintores acadmicos Fernandes Machado (1895-19--?), Aurlio de Figueiredo (18561916) e Antnio Parreiras (1860-1937). Fernandes Machado foi pintor e decorador, estudou na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro com Rodolfo Amoedo, Henrique Bernardelli e Modesto Brocos. Recebeu em 1901 o prmio Viagem ao Estrangeiro, atravs do qual aperfeioou-se em Paris na Acadmie Julien, onde estudou com Jules Lefebvre, Robert Fleury e Jean-Paul Laurens. Realizou uma exposio no Amazonas em 1907, encontrando-se no acervo da Pinacoteca do Estado do Amazonas algumas de suas melhores pinturas histricas, como A Glria Coroando Gonalves Dias (s.d) e Primeiro Vo de Santos Dumont (c.1906-07). (PONTUAL, 1969, p.326)

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

Ilustrao 3: Joaquim Fernandes Machado. O primeiro vo de Santos Dumont. leo sobre tela, c.1906. 228 x 164 cm. Coleo Pinacoteca do Estado do Amazonas.

Aurlio de Figueiredo, irmo de Pedro Amrico, foi paisagista, retratista, caricaturista e desenhista. Estudou na Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro e completou seus estudos em Florena, especializando-se em pintura de histria, gnero e retratos. Uma obra de carter histrico deste artista pode ser apreciada atualmente no interior do prdio da Biblioteca Pblica do Amazonas, intitulada A Lei urea. No acervo da Pinacoteca do Estado do Amazonas esto as telas O ltimo Baile da Ilha Fiscal (1905) e O Banho de Ceci (s.d). Sobre a obra O ltimo Baile da Ilha Fiscal, Arajo Viana comentou:

uma concepo alegrica: irrompendo das nuvens e aos primeiros clares da alvorada, marcha como um sonho glorioso, o carro triunfal da Repblica, que iria ser proclamada no dia seguinte. um tema magnfico. Embaixo, luz das gambiarras e dos archotes, agita-se todo um brilhante mundo prestes a soobrar, o Imperador e os grandes do imprio, alheios, no tumulto jovial da festa, ao perigo iminente que se anuncia nos longes do horizonte poltico. (VIANA apud LIMA, p.851)

No Instituto Geogrfico e Histrico do Amazonas existem duas telas da autoria de Aurlio de Figueiredo, a saber, um retrato da Princesa Isabel e um retrato de Dom Pedro II. Este artista esteve em Manaus realizando exposies em algumas ocasies, em 1888, 1907 e 19092. Na sua estada de 1907 na cidade, chegou tambm a integrar o corpo docente da Academia Amazonense de Belas Artes (PSCOA, 1997, p.97). Sobre a recepo do artista

Conferir o peridico Dirio do Amazonas, em 18 de maro de 1910.

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

em Manaus, sobreviveu um relato a partir das memrias do pintor, registradas por sua filha Heloysa de Figueiredo Cordovil:
No Amazonas, principalmente, foi alvo de manifestaes de grande apreo que lhe prestaram os conterrneos ali residentes, que lhe ofereceram um banquete na residncia do Major Juvncio Frana, na Praa da Saudade, n 11. Nele tomaram parte, entre outras personalidades de destaque, o Coronel Camilo Amora, o Senhor General Marques Porto, ladeados pelos Senhores Dr. Moreira Alves, Juiz da Comarca do Acre, Coronel Egydio Pinheiro, Comandante do Regimento Militar do Estado [...] (1985, p.20).

No acervo da Pinacoteca do Estado do Amazonas figuram duas obras de Antnio Parreiras: so duas pinturas a leo, intituladas Quarta-feira de Cinzas (1904) e Caador Furtivo (1903). Provavelmente estas obras foram adquiridas pelo Governo do Estado do Amazonas durante uma exposio individual deste artista em Manaus, no Palcio Rio Negro, em 1905. Antnio Parreiras iniciou seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro em 1883, foi membro do Grupo Grimm e em 1888 complementou seus estudos na Academia di Belle Arti di Venezia. Em 1905, este artista esteve em Belm para aprofundar seus estudos sobre a paisagem amaznica e exps no Theatro da Paz, retornando a esta cidade em 1908, quando entregou ao Governo do Estado do Par a tela A Conquista da Amaznia encomendada pelo governador Augusto Montenegro, no ano de 1905. Esta obra considerada sua composio histrica de maior formato. (LEITE, 1988, p.386-388)

Ilustrao 4: Antnio Parreira. Quarta-feira de Cinzas, 1904. leo sobre tela, 200 x 150 cm. Coleo Pinacoteca do Estado do Amazonas.

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

Neste mesmo perodo, Manaus possua uma pliade de artistas nacionais e estrangeiros, especialmente italianos, como os escultores da marmoraria talo-Amazonense, cujas obras mais interessantes que sobreviveram at nossos dias encontram-se no secular cemitrio So Joo Batista. O ensino das artes plsticas por sua vez desenvolveu-se tanto em escolas pblicas, como o Gymnasio Amazonense, onde o professor Salvador Carlos de Oliveira teve por discpulo o ainda pequeno Manoel Santiago, como na citada Academia Amazonense de Belas Artes, com corpo docente mais vasto, mas de atividade mais curta. O ensino de artes visuais nesta Academia era feito no Ateli de Artes Objetivas, que oferecia as matrias de Desenho, Filosofia e Histria da Arte, onde empregava muito dos italianos acima citados (PSCOA, 1997, p.98). Manoel Santiago (1897-1987), nascido em Manaus e falecido no Rio de Janeiro um dos artistas amazonenses de experincia internacional e de renome nacional, cuja formao acadmica se deu na Escola Nacional de Belas Artes (RJ) e depois no ateli de Eliseu Visconti, completando-se na Europa (aps ganhar o Prmio Viagem ao Estrangeiro em 1927, concedido pelo Salo Nacional de Belas Artes), onde recebeu influncias da Escola de Paris, adotando um estilo impressionista tardio, de paleta luminosa e vibrante.

Ilustrao 5: Manoel Santiago. O curupira, 1934. leo sobre tela, 64 x 54 cm. Coleo Pinacoteca do Estado do Amazonas.

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

O perodo posterior primeira Guerra Mundial trouxe uma reduo dos acontecimentos artsticos e culturais no Amazonas. Era o fim de um tempo rico em realizaes culturais e econmicas, que correspondia ao ciclo da borracha. Somente nos anos 40 despontou um nome. Branco Silva (1896-1959), nascido em Manaus e formado pelo Liceu de Artes e Ofcios de Lisboa. Seu estilo acadmico dotado de um realismo mgico presente nas suas obras paisagsticas e na retratstica. Como pintor de retratos, destacou-se ao pintar o presidente Getlio Vargas, obra que se encontra no Museu da Repblica (RJ). Destacou-se tambm na elaborao de obras sacras, ganhando duas menes honrosas do Vaticano. (PSCOA, 2001) Pouco depois, a partir de 1945, despontaria Moacir Andrade (1927-), pintor autodidata dotado de excelente domnio tcnico, Em 1954, juntamente com poetas e escritores tais como Antsthenes Pinto, Alencar e Silva e Jorge Tuffic, alm de outros artistas plsticos amazonenses, Afrnio de Castro, Oscar Ramos e Ansio Mello, fundou o Clube da Madrugada. Sua trajetria pessoal foi marcada por diversas exposies no Brasil e no estrangeiro. A obra pictrica de Moacir Andrade transitou entre o figurativismo expressionista, a abstrao lrica, o realismo fantstico tropicalista e o paisagismo naturalista, com fortes implicaes telricas relacionadas com a regio amaznica.

Ilustrao 6: Moacir Andrade. O fazedor de bonecos de barro, 1964. leo sobre tela. Coleo Particular.

A partir de 1954 com o movimento cultural iniciado pelo Clube da Madrugada, promoveram-se debates literrios, cursos, palestras, festivais de cinema e exposies de artes

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

plsticas. Com um carter ideolgico anrquico-libertrio, o Clube da Madrugada realizou vrias aes vanguardistas nos anos 60 e 70. No campo especfico das artes plsticas, realizou o I e II Sales Madrugada, as I, II e III Feiras de Artes Plsticas, alm de patrocinar exposies coletivas e individuais de diversos artistas, dentre eles Afrnio de Castro, lvaro Pscoa, Horcio Elena, Getlio Alho, Moacir Andrade, Marcos Vila, Gualter Batista, scar Ramos, Paulo D Astuto, Jair Jacquemont, Jos Maciel, Marianne Overbeck, Paolo Ricci, dentre outros (PSCOA, 2006, p.223). Esta efervescncia cultural culminou nos anos 60, com a criao Pinacoteca do Estado do Amazonas pelo governador Arthur Csar Ferreira Reis. Instalada no prdio da Biblioteca Pblica, a Pinacoteca do Estado do Amazonas abrigou um acervo museolgico significativo da arte amazonense e brasileira. Os professores que l ensinaram, foram de grande importncia para as artes. Eram ministrados cursos de desenho (Manoel Borges), pintura (Moacir Andrade), Histria da Arte e Xilogravura (lvaro Pscoa). Cabe aqui destacar o talento retratstico de Manoel Borges (1944-1987), pintor, desenhista e fotgrafo, cujo estilo realista e naturalista aproximou-se mais do aspecto acadmico.

Ilustrao 7: Manoel Borges. Cabocla, 1985. Aquarela sobre papel. 51 x 43cm. Coleo Pinacoteca do Estado do Amazonas.

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

10

A vertente expressionista e neo-realista faz-se presente nas obras do escultor, entalhador, gravurista e professor lvaro Reis Pscoa (1920-1997), artista portugus naturalizado brasileiro, radicado em Manaus desde 1958. Iniciou sua formao artstica no Porto, onde tomou contato com movimento neo-realista e participou das atividades vanguardistas do Teatro Experimental do Porto. Alm de atuar no Clube da Madrugada e contribuir para o suplemento literrio Caderno Madrugada com xilogravuras e outras ilustraes, exerceu durante sua trajetria um importante papel na poltica cultural do Estado do Amazonas nos anos 70. Sua atividade pedaggica na Pinacoteca do Amazonas formou uma gerao de artistas plsticos, dentre eles Hahnemann Bacelar (1948-1971), Enas Valle (1951-), Zeca Nazar (1952-), Van Pereira (1952-), Thyrso Muoz (1952-), Jair Jacquemont (1947), dentre outros que continuam ativos atualmente. (PSCOA, 2006, p.246-257)

Ilustrao 8: lvaro Pscoa. Me embalando filho. 1967. Xilogravura, 23 x 12 cm. Coleo Pinacoteca do Estado do Amazonas.

Hahnemann Bacelar, jovem talento premiado em 1966, destacou-se na pintura e foi profundamente influenciado pelo carter expressionista de seu mestre lvaro Pscoa. A temtica dominante de sua obra a figura humana e a denncia social, com colorido intenso e vibrante.

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

11

Ilustrao 9: Hahnemann Bacelar. Misria, 1968. leo sobre tela, 98 x 77cm. Coleo Pinacoteca do Estado do Amazonas.

Van Pereira (1952 -), desenhista, pintor e ilustrador, integrou o Clube da Madrugada nos anos 70, para o qual colaborou com inmeras ilustraes de livros. Das mostras coletivas que participou, destacam-se as seguintes: I Salo de Artistas Jovens do Par, Belm (1971), Bienal Nacional de So Paulo, So Paulo (1974) e Pao das Artes, So Paulo (1979). Em 1991, foi convidado pela Editora Fukuinkan de Tkio, Japo, para realizar uma srie de ilustraes para um livro da escritora japonesa Suma Jinnai, trabalho que o projetou internacionalmente.

Ilustrao 10: Van Pereira. Sem Ttulo, 1974. leo sobre duratex, 65 x 51 cm. Coleo Pinacoteca do Estado do Amazonas.

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

12

Da gerao mais recente, a figura mais destacada, tanto pela composio da obra quanto pela difuso, a de Roberto Evangelista. A partir da dcada de 70 contribuiu ao panorama local com criaes nas tendncias da arte conceitual e land art no Amazonas. Participou de diversas exposies no Brasil e no exterior, tais como na XIV Bienal Internacional de So Paulo (1977), na Clocktower Gallery em (Nova York, 1989) e no Royal Museum of Fine Arts (Blgica, 1992), com destaque para a sua participao na XXIII Bienal Internacional de So Paulo, no segmento Universalis Brasil em 1996.

Referncias Bibliogrficas:

CORDOVIL, Heloysa de Figueiredo. Aurlio de Figueiredo:meu pai. Rio de Janeiro: Grfica Vida Domstica, 1985.

LEITE, Jos Roberto Teixeira. Dicionrio Crtico da Pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.

________________________. Pintores Negros do Oitocentos. So Paulo, Ed. Emanoel Arajo; Indstria de freios KNORR, MWM Motores, 1988. (b)

LIMA, Herman. Histria da Caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1963.

PSCOA, Luciane. Relaes Culturais e Artsticas entre Porto e Manaus atravs da obra de lvaro Pscoa, em meados do sculo XX. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2006. (Tese de Doutorado)

PSCOA, Mrcio. A Vida Musical em Manaus na poca da Borracha (1850-1910). Manaus: Imprensa Oficial do Estado do Amazonas/FUNARTE, 1997.

PSCOA, Mrcio. Branco e Silva. Srie Memria n 78.Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 2001.

PONTUAL, Roberto. Dicionrio de Artes Plsticas no Brasil. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1969.

Revista Eletrnica Abor Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo - Edio 03/2007 ISSN 1980-6930

13

SAMPAIO, Patrcia; SANTOS, Francisco. (Org.) Estado do Amazonas em Verbetes, Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 2001.

TUFIC, Jorge. Clube da Madrugada: 30 anos. Manaus: Imprensa Oficial, 1984.

VALADARES, Clarival do Prado. Restaurao e Recuperao do Teatro Amazonas. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 1974.

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

You might also like