You are on page 1of 6

Fundamentos Sociolgicos da Educao

Questes para Acompanhamento da Aprendizagem Questes para Acompanhamento da Aprendizagem Aula Tema 4 Karl Max e o Materialismo Historico Reviso da tentativa 1
Terminar reviso

Iniciado em Completado em Tempo empregado Notas Nota

tera, 1 outubro 2013, 14:42 tera, 1 outubro 2013, 14:51 9 minutos 24 segundos 6/6 1.5 de um mximo de 1.5(100%)

Question1
Notas: 1

Esto entre os conceitos estruturantes das anlises de Karl Marx, exceto: I.Prxis II.Dialtica III.Positivismo IV. Alienao e classe social. Escolher uma resposta. e e e ideologia. materialismo. idealismo.

a. II, III e IV b. I, II e III c. I, II e IV d. I, II, III e IV

e. I, III e IV

Resposta correta: I, II e IV. Comentrio sobre a resposta correta: Parabns! A resposta est correta porque o pensamento marxista se fundamenta no materialismo histrico, corrente de pensamento no relacionada ao positivismo e ao idealismo.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2
Notas: 1

(AERONUTICA, 2008 Magistrio Sociologia) O Estado, na perspectiva do materialismo histrico, considerado: Escolher uma resposta.

a. Instituio que existe em funo das aes individuais. b. Aparelho que no se define pelo seu contedo, mas pelo meio especfico que lhe prprio: a integrao da sociedade. c. Aparelho com direo hegemnica de classe. d. O crebro da sociedade, expresso do interesse geral, promotor do bem comum e aparelho que no se define pelo seu contedo, mas pelo meio especfico que lhe prprio: a integrao da sociedade. e. O crebro da sociedade, expresso do interesse geral, promotor do bem comum.

Resposta correta: Aparelho com direo hegemnica de classe.

Comentrio sobre a resposta correta: Parabns! A resposta est correta porque, na perspectiva de Karl Marx, o Estado, longe de representar o bem comum, aparece como a expresso dos interesses da classe dominante, ou seja, da burguesia.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3
Notas: 1

O principal antagonismo da sociedade capitalista, apontado por Karl Marx, est relacionado: Escolher uma resposta.

a. Aos educadores e educandos. b. Ao idealismo como corrente de pensamento. c. dominao burguesa. d. luta de classes. e. Ao Estado e corrupo poltica.

Resposta correta: luta de classes. Comentrio sobre a resposta correta: Parabns! A resposta est correta porque, na viso de Marx, apesar de dependentes uns dos outros, burgueses e proletrios eram classes sociais opostas, com interesses conflitantes, e destinadas luta de classes.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4
Notas: 1

Sobre a viso marxista sobre a escola e a educao, correto afirmar que: Escolher uma resposta.

a. A transformao da sociedade passa pelas instituies polticas, ma no pelas educacionais. b. A construo da sociedade comunista passa pela presena da ao educativa. c. As ideias humanas geram as mudanas sociais, por isso a escola livre de ideologias. d. A educao funo do Estado e por isso no sofre a influncia da burguesia.

e. A escola deve ser pblica para transmitir valores adequados classe trabalhadora

Resposta correta: A construo da sociedade comunista passa pela presena da ao educativa. Comentrio sobre a resposta correta: Parabns! A resposta est correta porque, de acordo com Marx, tanto a transformao do indivduo, como a da sociedade, passam pela educao e, portanto, pelas escolas.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5
Notas: 1

Classifique I. A

as

proposies um

abaixo

como

Verdadeiras exclusivamente

ou

Falsas: individual. social.

educao

problema

II. prtica educativa cabe transformar os indivduos e prtica poltica se destina a transformao III. A educao deve ser empregada em favor da emancipao humana. IV. A educao funo do Estado e, como ele, favorece interesses dominantes. Considerando as posies marxistas, so verdadeiras as afirmaes: Escolher uma resposta.

a. IV. b. I, III e IV. c. III e IV. d. II e III. e. II, III e IV.

Resposta correta: III e IV. Comentrio sobre a resposta correta: Parabns! A resposta est correta porque, de acordo com Marx, a educao deveria consistir em uma possibilidade de superao da ordem social capitalista e, para tanto, deveria atuar no sentido de emancipar o ser humano e se libertar da influncia das ideologias burguesas.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6
Notas: 1

No que se refere ao materialismo histrico, incorreto dizer que: Escolher uma resposta.

a. Explica a histria por meio de ideologias e princpios positivistas. b. O mundo material derivado do esprito humano.

c. Defendia que a conscincia humana era determinada pela histria e p fatores materiais.

d. Ataca veementemente as ideologias impostas pelas classes dominant e. Consiste em uma corrente de pensamento oposta ao idealismo hegeliano.

Resposta correta: Explica a histria por meio de ideologias e princpios positivistas. Comentrio sobre a resposta correta: Parabns! A resposta est correta porque, na perspectiva do materialismo histrico, a histria explicada por meio de fatores materiais, como os econmicos ou tcnicos, e no atravs das ideias.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

You might also like