You are on page 1of 3

Questionrio 01 01 Caracterize mercado e tipos de mercados.

. - MERCADO a forma de intercmbio na qual se realiza compras e vendas de bens e servios, pondo em contato compradores e vendedores - TIPOS DE MERCADOS: - monoplio Existe um s ofertante que tem plena capacidade de determinar preos; - Oligoplio caracteriza-se por um pequeno nmeros de empresas que dominam a oferta de mercado; - Monopisnio caracterizado pela existncia de muitos vendedores e um nico produtor; - Oligopsnio o mercado em que existem poucos compradores que dominam o mercado, e muitos vendedores. - Concorrncia perfeita - Monoplio bilateral 02 Quais so as principais estruturas de mercados conhecidas. - Estruturas Clssicas Bsicas - Outras Estruturas Clssicas Bsicas - Modelos marginalistas de oligoplio 03 Trace as principais caractersticas do mercado de concorrncia perfeita, detalhe cada uma delas. - existe grande nmero de compradores e vendedores; os produtos so homogneos; no existe barreiras para a entrada de empresas no mercado; transparncia do mercado. 04 Analise a estrutura de mercado do monoplio. - quando existe um nico produtor que realiza toda a produo, dessa forma a oferta da firma a oferta do setor. Nesta estrutura a firma nica, de maneira que a entrada de novas firmas alteraria a estrutura e o funcionamento do mercado. 05 Qual a diferena entre o monoplio legal e o tcnico. - O tcnico quando a produo atravs de uma nica empresa a forma mais barata de fabricao do produto. - O legal quando uma lei governamental assegura a primazia no mercado. 06 Quais os principais objetivos em controlar o mercado, ou seja, a existncia de poucas empresas ofertando um bem. - maximizar lucros 07 O que ocorre na estrutura do mercado oligopolista, exemplifique sua resposta. - caracterizada pela existncia de um pequeno nmero de produtores e vendedores fabricando bens que so substituto prximo ente se. Siderrgicas, empresas de transportes areos e rodovirios.

08 o que significa um cartel e que estrutura de mercado pode ser caracterizada como cartel. - uma estrutura de mercado oligopolista, e se caracteriza pela organizao formal ou informal dos produtos dentro de um setor, que determina a poltica de preos para que todas as empresas, nesta estrutura tenham lucros expressivos. (obs)09 Diferencie monopsnio e oligopsnio, conceituando cada estrutura. - Monopsnio uma forma de mercado na qual h somente um comprador para muitos vendedores - Oligopsnio um mercado onde existe poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores. 10 Caracterize concorrncia monopolista. - tambm conhecida como concorrncia imperfeita, uma estrutura de mercado intermediria entre a concorrncia perfeita e o monoplio. 11 o mercado automobilstico se encaixa em que estrutura de mercado, e o mercado de trabalho. - mercado automobilstico Oligoplio - mercado de trabalho Concorrncia Perfeita

QUESTIONRIO 2 01 Defina poupana agregada e investimento agregado. - Poupana Agregada a parcela da renda nacional que no consumida. - Investimento Agregado o gasto com bens que foram produzidos e no foram consumidos no perodo. 02 Quais so os componentes do investimento agregado. - investimentos em bem de capital, variao de estoque de produtos que no foram consumidos. 03 Defina depreciao, investimento bruto e investimento lquido. depreciao o desgaste do bem num dado perodo investimento bruto tudo o que foi gasto em produtos novos mais a variao de estoque investimento lquido o investimento bruto menos depreciao

04 Defina PIB e PIL. - PIB Produto Interno Bruto o somatrio de todos os bens e servios que foram produzidos dentro do territrio nacional num dado perodo. - PIL Produto Interno Lquido o PIB menos a depreciao.

05 Diferencie PNB e PIB. - PNB corresponde ao valor de bens e servios finais produzidos exclusivamente com fatores de produo de propriedade de residentes no pas. A diferena que o PIB deve acontecer dentro das fronteiras geogrficas e o produto nacional no necessariamente. 06 Defina renda lquida enviada para o exterior,PNB E PIB. - quando ele maior que a recebida, ento o PIB maior que o PNB 07 Construa os conceitos de renda enviada ao exterior e renda recebida do exterior. - Renda enviada a remunerao paga aos fatores de produo estrangeiros ( ex/; lucros e juros); renda recebida a contribuio de fatores residentes no pais de produo do resto do mundo. 08 Explique se a afirmao verdadeira: Os paises subdesenvolvidos tendem a apresentar renda liquida recebida do exterior. - no, pois o seu PNB menor que o seu PIB, os paises subdesenvolvidos tendem a apresentar um PIB maior que o seu PNB. 09 Numa economia onde o PIB de 400bi. A renda enviada para o exterior de 3,5bi. E a renda recebida do exterior 0,5bi. Calcule o PNB e diga se o pais desenvolvido ou subdesenvolvido. PNB=PIB-REE+RRE PNB= 400-3,5+0,5 = 397 PNB = 397 subdesenvolvido pios o PNB menor que o PIB 10 Diferencie PIB pm do PIB cf. - a diferena o valor dos impostos menos os subsdios 11 Construa o conceito de custo de fatores e preo de mercado - pm o preo do produto com os impostos menos os subsdios - cf o preo do produto menos os impostos mais os subsdios 12 Para um pais onde so conhecidos os seguintes dados, em bilhes de reais. PIB cf 200bi; I.I 10bi; Subsdios 5bi; e renda liquida enviada ao exterior 3bi. Determine o PNB pm. PNBpm =PIBcf+I.I-Subsdios-REE PNB pm = 200+10-5-3 =202 14 Caracteriza os seguintes macro macroeconmicos: Produto, Renda e a Despesa. - Produto corresponde ao valor total de bens e servios finais que foram produzidos no perodo de um ano. - Renda corresponde ao somatrio das remuneraes recebidas pelos proprietrios dos fatores de produo como redistribuio pela utilizao dos servios. - Despesa o total de gastos efetuados pelos agentes econmicos na aquisio de bens e servios finais produzidos pela sociedade.

You might also like