You are on page 1of 31

AULA 4/1

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


VERBO b) Vogal temtica E o elemento que, acrescentado ao radical, possibilita a ligao entre Verbo a palavra que se flexiona em nmero, pessoa, tempo, modo e voz. Em termos significativos, o verbo costuma indicar uma ao, um estado ou um fenmeno da O radical am-; a desinncia -r. Entretanto, na lngua portuguesa, impossvel a ligao am + r. necessrio mais um elemento, no caso, a vogal na temtica. Assim temos: am + a + r. A vogal temtica indica tambm a conjugao (conjunto ordenado de todas as flexes de um verbo) a que pertencem os verbos. Em portugus, temos trs conjugaes indicadas pelas diferentes vogais temticas: -a-: verbos da primeira conjugao (falar, cantar, amar, etc.); -e-: verbos da segunda conjugao (beber, vender, H, no entanto, verbos cuja significao escapa a esses trs itens: suceder, acontecer (indicam ocorrncia); querer, desejar, aspirar (indicam vontade, desejo); convir, cumprir # DICAS: 1. O radical acrescido da vogal temtica recebe a denominao de tema. 2. O verbo pr e seus derivados (repor, transpor, dispor, compor, etc.) pertencem 2 Estrutura das formas verbais segunda conjugao. Sua forma arcaica era poer; na forma atual, o verbo pr no apresenta As formas verbais apresentam trs elementos em sua estrutura: radical, vogal temtica e desinncias. a) Radical E a forma mnima (portanto indivisvel em unidades menores) que indica o significado do verbo: am- o radical do verbo amar beb- o radical do verbo beber part- o radical do verbo partir
DUDA NOGUEIRA

o radical e a desinncia; tambm indica a conjugao. Veja, por exemplo, o verbo amar:

natureza.Observe os trs exemplos seguintes, retirados da obra de Fernando Pessoa: "Todos os amantes beijaram-se

minh'alma." (ao) "Sou livre, contra a sociedade organizada e vestida." (estado permanente, em oposio a estou livre, estado circunstancial, passageiro) "Ah, na minha alma sempre chove"

(fenmeno da natureza)

comer, etc.); -i-: verbos da terceira conjugao (partir, sair, dormir, etc.).

(indicam convenincia) e outros. Assim, o verbo deve ser caracterizado pelas suas flexes e pelo seu papel dentro da orao, que ser estudado mais adiante.

vogal temtica no infinitivo. Repare, no entanto, que palavras que apresentam o radical de poer mantm a vogal temtica: sol poente, galinha poedeira. c) Desinncias So elementos colocados no final das palavras para indicar certos aspectos gramaticais; as desinncias verbais indicam as flexes de nmero, pessoa, tempo e modo.

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/2

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


Por exemplo: am - - sse - mos am- o radical -a- a vogal temtica -sse- a desinncia que indica o modo subjuntivo e o tempo imperfeito -ms a desinncia que indica primeira pessoa e nmero plural OBS: Formas rizotnicas e arrizotnicas Formas rizotnicas: so as formas verbais em que o acento tnico cai no radical. Por exemplo: amo, parto, bebam, etc. Formas arrizotnicas: so as formas verbais em que o acento tnico no cai no radical, e sim na terminao. Por exemplo: amarei, partirs, beberamos, etc. 3. Flexes verbais 3.1 Nmero O verbo apresenta flexo de nmero e pode estar no singular ou no plural. Est no singular quando se refere a um ser nico (eu suo, tu suas, ele/ela/voc sua); no plural, quando se refere a mais de um ser (ns suamos, vs suais, eles/elas/vocs suam). 3.2 Pessoa So trs as pessoas do discurso: a) primeira pessoa a que fala, o emissor (no singular, representada pelo pronome pessoal eu; no plural, ns); b) segunda pessoa a pessoa com quem se fala, o receptor (no singular, representada pelo pronome pessoal tu; no plural, vs); OBS: Alm dos trs modos indicativo, subjuntivo, imperativo , os verbos apresentam ainda as formas nominais: infinitivo (pessoal e impessoal), gerndio e particpio. As duas formas verbais exprimem uma ordem, um desejo, uma vontade. o modo imperativo. A atitude, agora, de incerteza, de dvida; exprime uma condio, uma possibilidade. Essa atitude caracteriza o modo subjuntivo. ame voc no amem Veja, por exemplo, as diferentes atitudes em: eu amo eu amei A atitude do falante de certeza, o fato ou foi uma realidade. Essa atitude caracteriza o modo indicativo. se eu amasse quando eu amar 3.3 Modo As flexes de modo, tempo e voz so caractersticas do verbo. A flexo de modo indica as diversas atitudes do falante com relao ao fato que enuncia. c) terceira pessoa a pessoa de quem se fala, o referente (no singular, representada pelos

pronomes ele/ela; no plural, eles/elas).

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/3

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


3.4 Tempos Emprego dos tempos verbais

O processo indicado pelo verbo pode ser localizado no tempo de trs maneiras diferentes: pode estar ocorrendo no momento em que se fala; pode ser um fato j acontecido, anterior, portanto, ao momento da fala; pode, tambm, ser um fato que ainda vai ocorrer, ou seja, um fato posterior ao ato da fala. Dessa forma, caracterizamos os trs tempos verbais bsicos: o presente, o pretrito

Veremos, a seguir, o emprego mais comum dos tempos do modo indicativo. a) Presente Emprega-se o presente do

indicativo para assinalar: um fato que ocorre no momento em que se fala: "Eles estudam silenciosamente (Usa-se,tambm, uma forma composta: "Eles esto estudando silenciosamente". Nesse caso,torna-se mais ntido que a ao se passa no exato momento em que se fala.); uma ao habitual: "Corro todas as manhs"; uma verdade universal (ou tida como tal): "O homem mortal", "A mulher ama ou odeia, no h outra alternativa"; fatos j passados: Usa-se o presente em lugar do pretrito para dar maior realce narrativa. fatos futuros no muito distantes, ou mesmo incertos. Nesse caso, substitui o futuro: "Amanh vou escola", "Qualquer dia eu te telefono". b) Pretrito imperfeito Emprega-se o pretrito imperfeito do indicativo para designar: um fato passado contnuo, permanente,

(passado) e o futuro, como nos exemplos: eu estudo eu estudei eu estudarei

Entretanto, as possibilidades de se localizar um determinado processo no tempo so maiores. Por exemplo, quando falamos: Eu estudava quando ele chegou. temos um fato passado que no se concluiu (Eu estudava), e que, no entanto, era presente em relao a outro fato passado (quando ele chegou). Por isso mesmo, esse tempo chamado de pretrito imperfeito. Outro exemplo: Eu jogaria se no tivesse chovido. Observe que jogaria indica um fato futuro, mas em relao a um outro fato passado, j acontecido (j choveu). Esse tempo chamado de futuro do pretrito.

habitual: "Ele andava toa", "Ns vendamos sempre fiado"; um fato passado, mas de incerta localizao no tempo. o que ocorre, por exemplo, no incio das fbulas, lendas, histrias infantis: "Era uma vez..."; um fato presente em relao a outro fato passado: "Eu lia quando ele chegou".

O presente nico; no apresenta subdivises. J o pretrito pode ser perfeito, imperfeito, maisque-perfeito. O futuro pode ser do presente ou do pretrito.
DUDA NOGUEIRA

c) Pretrito perfeito Emprega-se o pretrito perfeito do indicativo para referir um fato j ocorrido, concludo:

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/4

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


"Estudei a noite inteira". Usa-se a forma composta para indicar uma ao que se prolonga at o momento presente: "Tenho estudado todas as noites". d) Pretrito mais-que-perfeito Chama-se mais-que-perfeito porque indica uma ao c) Pretrito perfeito Emprega-se o pretrito perfeito composto do subjuntivo para apontar um fato passado, mas incerto, hipottico, duvidoso (que so, afinal, as caractersticas do modo subjuntivo): "Que tenha estudado bastante o que espero". e) Futuro do presente Emprega-se o futuro do presente do indicativo para apontar um fato futuro em relao ao momento em que se fala: "Irei escola". f) Futuro do pretrito Emprega-se o futuro do pretrito do indicativo para assinalar: um fato futuro, em relao a outro fato passado: "Eu jogaria se no tivesse chovido"; um fato futuro, mas duvidoso, incerto: "Seria realmente agradvel ter de sair?"; um fato presente; nesse caso, o futuro do pretrito indica polidez e s vezes ironia: "Daria para fazer silncio?!" Formao dos tempos verbais A seguir, o emprego mais comum dos tempos do modo subjuntivo: a) Presente Emprega-se o presente do subjuntivo para mostrar: um fato presente, mas duvidoso, incerto: "Talvez eles estudem... no sei"; um desejo, uma vontade: "Que eles estudem, este o desejo dos pais e dos professores".
DUDA NOGUEIRA

b) Pretrito imperfeito Emprega-se o pretrito imperfeito do subjuntivo para indicar uma hiptese, uma condio: "Se eu estudasse, a histria seria outra", "Ns combinamos que se chovesse no haveria jogo".

passada em relao a outro fato passado (ou seja, o passado do passado): "A bola j ultrapassara a linha quando o jogador a alcanou".

d) Pretrito mais-que-perfeito Emprega-se o pretrito mais-que-perfeito do subjuntivo para

indicar um fato passado em relao a outro fato passado, sempre de acordo com as regras tpicas do modo subjuntivo: "Se no tivssemos sado da sala, teramos terminado a prova tranquilamente". e) Futuro Emprega-se o futuro do subjuntivo para indicar um fato futuro j concludo em relao a outro fato futuro: "Quando eu voltar, saberei o que fazer".

Inicialmente, necessrio reconhecer dois tipos de tempos verbais: a) primitivos so os trs tempos verbais que originam os demais: presente do indicativo, pretrito impessoal; perfeito do indicativo, infinitivo

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/5

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


b) derivados evidentemente so os tempos que se originam dos primitivos. Exceo feita a estes, incluem todos os demais. Derivados do presente do indicativo O tema do pretrito perfeito do indicativo o radical acrescido da vogal temtica da segunda pessoa do singular. Por exemplo: (tu) amaste, onde am- o radical, -a- a vogal temtica, -ste a desinncia; portanto, o tema ama-. Uma vez isolado o tema, s acrescentar as desinncias: O presente do indicativo origina o presente do subjuntivo e os imperativos (afirmativo e negativo): a) presente do subjuntivo forma-se a partir do radical do presente do indicativo acrescido das desinncias -e, -es, -e, -emos, -eis, -em para os verbos de primeira conjugao; aos verbos de segunda e de terceira conjugao acrescentamse as desinncias -a, -as, -a, -amos, -ais, -am; b) imperativo afirmativo as segundas pessoas (do singular e do plural) derivam das formas correspondentes no presente do Derivados do infinitivo impessoal a) mais-que-perfeito do indicativo

desinncias -r, -rs, -r, -ramos, -reis, ram; b) imperfeito do subjuntivo desinncias -sse, sses, -sse, -ssemos, -sseis, -ssem; c) futuro do subjuntivo desinncias -r, -rs, -r, -rmos, -rdes, -rem.

O infinitivo impessoal origina o imperfeito do indicativo, o futuro do presente do indicativo, o futuro do pretrito do indicativo, o infinitivo pessoal, o particpio e o gerndio. a) imperfeito do indicativo radical acrescido das terminaes -ava, -avas, -ava, -vamos, -veis, -avam para os verbos de primeira conjugao e das terminaes -ia, -ias, -ia, -amos, -eis, -iam para os verbos de segunda e de terceira conjugao; b) futuro do presente tema (radical mais vogal temtica) mais as desinncias -rei, -rs, -r, -

indicativo, caindo o s final. Por exemplo: presente do indicativo: tu amas, vs amais; imperativo afirmativo: ama tu, amai vs. As demais pessoas do imperativo afirmativo so idnticas s correspondentes no presente do subjuntivo; c) imperativo negativo exatamente igual ao presente do subjuntivo. Derivados do pretrito perfeito do indicativo

remos, -reis, -ro; c) futuro do pretrito tema mais as desinncias -

O pretrito perfeito do indicativo origina o mais-que-perfeito do indicativo, o imperfeito do subjuntivo e o futuro do subjuntivo; para tanto, necessrio acrescentar ao tema as desinncias correspondentes a cada tempo.
DUDA NOGUEIRA

ria, -rias, -ria, -ramos, -reis, -riam; d) infinitivo pessoal infinitivo impessoal mais as desinncias de pessoa: -es (para a segunda pessoa do singular), -ms, -ds, -em (para as trs pessoas do plural);

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/6

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


e) particpio radical mais a desinncia -ado para a primeira conjugao; radical mais ido para a segunda e para a terceira conjugao; f) gerndio tema mais a desinncia -ndo. = verbo auxiliar Corrompido = particpio do verbo que exprime o fato Pela sociedade = agente da passiva voz passiva sinttica: formada por um verbo transitivo na terceira pessoa (singular ou plural, As vozes verbais indicam a relao entre o sujeito e a ao expressa pelo verbo. Podemos ter trs situaes: a ao praticada pelo sujeito; a ao sofrida pelo sujeito; o sujeito ao mesmo tempo pratica e sofre a ao: O homem feriu o animal. O animal foi ferido pelo homem. O homem feriu-se. OBS: Flexo de gnero? Vimos que o verbo a palavra que apresenta No primeiro exemplo, o sujeito (homem) pratica a ao; no segundo, o sujeito (animal) sofre a ao; no terceiro, o sujeito (homem) pratica e ao mesmo tempo sofre a ao. mais possibilidades de flexo: nmero,pessoa, modo, tempo e voz. Existe um caso, entretanto, em que o verbo tambm apresenta flexo de gnero: o particpio que forma a voz passiva analtica. Observe os exemplos: Temos, assim, as trs vozes verbais: a) Voz ativa O sujeito pratica a ao (da falar-se em sujeito agente): O homem feriu o animal. b) Voz passiva O sujeito sofre a ao (da falar-se em sujeito paciente): O animal foi ferido pelo homem. Consertamse aparelhos eltricos. Como se observa, a voz passiva pode apresentar duas estruturas: voz passiva analtica: formada pelo verbo auxiliar ser mais o particpio do verbo principal: O homem corrompido pela sociedade. O homem = sujeito paciente
DUDA NOGUEIRA

3.5 Vozes verbais

concordando com o sujeito) mais o pronome apassivador se: Consertam - se aparelhos eltricos. Na realidade, podemos exprimir esse mesmo fato na voz passiva analtica: "Aparelhos eltricos so consertados".

A mesa foi quebrada. O animal foi ferido. Maria foi paquerada por Joo. Joo foi paquerado por Raquel.

Como voc j percebeu, nesses casos o particpio concorda em gnero com o sujeito: se o sujeito for um substantivo masculino (animal, Joo), o particpio aparecer no masculino; se o sujeito for um substantivo feminino (mesa, Maria), o particpio tambm concordar com ele. c) Voz reflexiva O sujeito pratica e ao mesmo tempo sofre a ao; a voz reflexiva apresenta a

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/7

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


seguinte estrutura: um verbo na voz ativa mais um pronome oblquo exercendo a funo de objeto: O homem feriu - se. (isto , feriu a si mesmo) sujeito objeto direto pronome exercendo a funo de Em cheguei, a ao , alm de perfeita, momentnea aspecto momentneo. Em estavam conversando, a ao prolongada aspecto durativo. Quando cheguei, eles estavam conversando.

3.6 Aspectos verbais

Tenho admirado os gafanhotos que saltitam. Em tenho admirado e saltitam, os processos se repetem aspecto iterativo. Terei falado, quando ele chegar. Em terei falado, processo concluso e permanente em seus efeitos aspecto permansivo. 4 Formas nominais

Alm das flexes, o verbo apresenta uma carga significativa a mais: as formas verbais tm a propriedade de designar a durao do processo que indicam. Essa propriedade chamada aspecto. No sistema verbal do portugus, o aspecto claramente perceptvel quando contrastamos formas como ele falava e ele falou. No primeiro caso, temos o aspecto

Como j dissemos, so trs as formas nominais do verbo: o infinitivo, o gerndio e o particpio. Caracterizam-se por no apresentarem indicao de tempo ou de modo, dependendo sempre do contexto em que se encontram. So chamadas nominais porque, ao lado de suas funes verbais, podem desempenhar funes de nomes, ou seja, de substantivos, adjetivos e advrbios.

imperfeito, pois o processo apresentado em curso e ainda inconcluso; no segundo caso, temos o aspecto perfeito, pois o processo j est concludo. Da chamarmos esses tempos de pretrito imperfeito e pretrito perfeito, respectivamente. O aspecto pode apresentar outras caractersticas do processo verbal. Veja os exemplos:

4.1 O infinitivo Amanhece, e a cidade comea a trabalhar. O infinitivo apresenta o processo verbal em si Em amanhece, h o incio de um processo e seu desenvolvimento gradual aspecto Pode substantivar-se, chegando a adquirir flexes de nmero, como ocorre em "Os poderes da Repblica", por exemplo. (Alis, para substantivar qualquer verbo, basta colocar um artigo diante do infinitivo: "O amar alimenta a alma".)
DUDA NOGUEIRA

mesmo, no o localizando em funo do tempo.

incoativo. Em comea a trabalhar, h referncia apenas ao incio da ao aspecto inceptivo.

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/8

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


O infinitivo pode ser pessoal ou impessoal. "Era um homem muito sofrido." (flexo de gnero e grau) pessoal quando possui um sujeito: "Deixem-me falar." (O pronome oblquo me o sujeito do infinitivo falar.) 4.3 O gerndio impessoal quando no se refere a nenhum sujeito: "E proibido proibir." (Caetano Veloso) E a forma nominal que, alm da natureza verbal, pode desempenhar papel de advrbio e, mais raramente, de adjetivo. O gerndio verbo nas Quando pessoal, o infinitivo pode ser locues verbais e nas oraes reduzidas: "Chegando a manh, partimos." "Eram homens sofridssimos." (flexo de gnero, nmero e grau)

flexionado, recebendo desinncias indicativas de pessoa, ou no flexionado, permanecendo invarivel. "Ouviram-te chorar" exemplo de infinitivo pessoal no flexionado; em "Julgo serem eles conhecedores do assunto" temos infinitivo pessoal flexionado. J estudamos as desinncias formadoras do infinitivo pessoal flexionado quando vimos os paradigmas de conjugao verbal.

Em uma frase como: "Sorrindo, ele aproximouse.", o gerndio indica modo, confundindo-se com o advrbio. J numa construo como "gua fervendo", seu valor adjetivo, pois qualifica um substantivo. 1. CLASSIFICAO DOS VERBOS

4.2 O particpio

Considerando

as

possveis

flexes,

podemos

classificar os verbos em: O particpio a forma nominal que participa ao mesmo tempo da natureza do verbo e do adjetivo. Como verbo, surge nas locues verbais e tempos compostos, podendo tambm formar oraes reduzidas: "Resolvido o problema, seguiremos adiante." b) Irregulares No seguem os paradigmas das Como adjetivo, acompanha substantivos, conjugaes, pois apresentam irregularidades, que podem ocorrer nas desinncias ou nos radicais. Um exemplo do primeiro caso o verbo dar, cuja primeira pessoa do presente do indicativo dou (a
DUDA NOGUEIRA

a) Regulares So conjugados de acordo com os paradigmas das respectivas conjugaes (amar para a primeira, beber para a segunda, partir para a terceira). Na conjugao de um verbo desse tipo, o radical e as desinncias verbais mantm-se

regulares nos diferentes tempos e modos.

flexionando-se em gnero, nmero e grau: "Era uma mulher sofrida." (flexo de gnero)

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/9

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


desinncia dessa pessoa nos verbos regulares o: amo, canto, falo, etc.). Exemplificamos o segundo caso com o verbo subir, que apresenta irregularidades no radical: subo, sobes, sobes, subimos, subis, sobem. c) Defectivos No apresentam todas as flexes, isto , so verbos cuja conjugao no completa. Alguns s so conjugados na terceira pessoa (como j vimos, por exemplo, todos os verbos que indicam fenmenos da natureza); outros no so conjugados em algumas pessoas ou tempos. Todavia, no caso dos verbos defectivos mais usados na linguagem cotidiana, h uma veremos adiante, o particpio desempenha funo semelhante do adjetivo; no caso dos particpios irregulares, algumas formas cristalizaram-se em adjetivos, como por exemplo omisso (particpio do verbo omitir), tinto (particpio do verbo tingir), etc.

e)

Verbos

anmalos

Os

verbos

muito

irregulares,que apresentam profundas alteraes nos radicais, so chamados anmalos (anomalia ='anormalidade', 'irregularidade'). Em portugus, h dois verbos anmalos: ser e ir. Podemos explicar diacronicamente a anomalia desses verbos, formados a partir de radicais de verbos diferentes: ir: oriundo das formas latinas ire, vadere efugere (ou esse); ser: oriundo das formas latinas sum e sedere.

tendncia natural para conjug-los como se fossem verbos regulares. o caso, por exemplo, do verbo computar, cada vez mais usado em nosso cotidiano. O verbo computar defectivo. O presente do indicativo s conjugado nas trs pessoas do plural. Entretanto, a gramtica natural, a consagrada pelo uso, conjuga-o em todas as pessoas, tempos e modos. d) Abundantes Apresentam mais de uma forma para uma mesma flexo. O verbo haver, por exemplo, apresenta duas formas para a primeira pessoa do plural do presente do indicativo: havemos e hemos (essa segunda forma menos usada). Entretanto, a abundncia ocorre com frequncia no particpio. Vrios verbos apresentam pela uma forma regular do

VERBOS ABUNDANTES

So os verbos que apresentam mais de uma forma para uma mesma flexo. Sabemos tambm que a abundncia normalmente ocorre no particpio, em que,ao lado da forma regular em ado e ido, surgem formas irregulares.

ALGUNS EXEMPLOS:

Aceitar = Enxugar = Encher = Tingir =

aceito enxuto cheio tinto

aceitado enxugado enchido tingido

(caracterizada

desinncia

tpica

particpio: -ado para os verbos de primeira conjugao; -ido para os de segunda e os de terceira conjugao) e outra irregular. Como
DUDA NOGUEIRA

Como voc observou, algumas formas irregulares possuem, na lngua atual, valor de adjetivo (cheio, tinto, para citar dois exemplos). A coexistncia

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/10

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


dessas formas de particpio origina construes diferentes. O particpio regular (em -ado e -ido) normalmente acompanha os auxiliares ter e haver, criando sentido ativo. O particpio irregular acompanha os auxiliares ser e estar, originando sentido passivo. # VERBOS MAIS PEDIDOS Segue uma lista, em ordem alfabtica, de verbos Compare as construes abaixo: "Tnhamos/ Havamos imprimido nosso Abolir (defectivo) presente do indicativo: aboles, abole, abolimos, abolis, abolem pretrito perfeito do indicativo: aboli, aboliste, aboliu, abolimos, abolistes, aboliram cuja conjugao pode suscitar dvidas. Essa forma irregular est presente tambm nos derivados desses verbos: entreaberto, descoberto, bendito, satisfeito, composto, etc.

programa de trabalho." (sentido ativo: o sujeito ns pratica a ao) "Nosso programa de trabalho fora/ estava impresso." (sentido passivo: o sujeito nosso programa de trabalho sofre a ao) Os verbos ganhar, gastar e pagar so abundantes. Sua peculiaridade que as formas irregulares podem ser usadas com os quatro auxiliares, substituindo as formas regulares nas locues com ter e haver.

Este verbo no possui a primeira pessoa do singular do presente no se do conjuga no indicativo; nem no

consequentemente, presente do

subjuntivo,

nem

imperativo

negativo.Conjugam-se da mesma forma: banir, carpir, colorir, delinquir, demolir, descomedir-

Assim, temos: Tnhamos / Havamos gasto / ganho / pago ao lado de: Tnhamos / Havamos gastado / ganhado / pagado Chegar tem, em lngua culta, apenas o particpio regular chegado.

se,emergir, exaurir, explodir, fremir, fulgir, haurir, retorquir, urgir. Acudir (irregular com alternncia voclica grfica) presente do indicativo: acudo, acodes, acode, acudimos, acudis, acodem pretrito perfeito do indicativo: acudi, acudiste, acudiu, acudimos, acudistes, acudiram

H alguns verbos que possuem apenas uma forma irregular para o particpio. So eles: abrir aberto cobrir coberto dizer dito escrever escrito
DUDA NOGUEIRA

Assim se conjugam: bulir, consumir, cuspir, engolir, fugir. Adequar (detective) presente do indicativo: adequamos, adequais pretrito perfeito do indicativo: adequei,

fazer feito pr posto ver visto vir vindo

adequaste, adequou, adequamos, adequastes,


www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/11

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


adequaram.Como lhe falta a primeira pessoa do singular do presente do indicativo, este verbo no possui nem o presente do subjuntivo, nem o imperativo negativo. Aderir grfica) presente do indicativo: adiro, aderes, adere, aderimos, aderis, aderem pretrito perfeito do indicativo: aderi, aderiste, aderiu, aderimos, aderistes, aderiram Conjugam-se da mesma forma: advertir, cerzir, digerir, divergir, ferir, despir, diferir,sugerir. Agir (regular com acomodao grfica: o g do radical muda para j na primeira pessoa do singular do presente do indicativo) presente do indicativo: ajo, ages, age, agimos, agis, agem pretrito perfeito do indicativo: agi, agiste, agiu, agimos, agistes, agiram Assim se conjugam: adstringir, afligir, coagir, erigir, espargir, fingir, refulgir, restringir, transigir. Aprazer (irregular) Agredir (irregular com alternncia voclica grfica) presente do indicativo: agrido, agrides, agride, agredimos, agredis, agridem pretrito agrediste, perfeito do indicativo: agredi, presente do indicativo: aprazo, aprazes, apraz, aprazemos, aprazeis, aprazem pretrito perfeito do indicativo: aprouve, Apiedar-se (pronominal) presente do indicativo: apiedo-me, apiedas-te, apieda-se, apiedamo-nos, apiedais-vos.apiedam-se pretrito perfeito do indicativo: apiedou-se, apiedei-me, (irregular com alternncia voclica presente do indicativo: guo, guas, gua, aguamos, aguais, guam pretrito perfeito do Indicativo: aguei, aguaste, aguou, aguamos, aguastes, aguaram Assim se conjugam: desaguar, enxaguar, minguar. Ateno para a posio da slaba tnica: eu guo, ele gua, que eu gue. Essa slaba leva acento nas formas rizotnicas.

apiedaste-te,

apiedamo-nos,

apiedastes-vos, apiedaram-se Este verbo admite tambm no presente do indicativo uma conjugao mista. Nas formas rizotnicas, conjuga-se como o verbo apiadar-se, hoje em desuso. Nas demais formas, segue a conjugao de apiedar-se: apiado-me, apiadas-te, apiada-se, apiedamo-nos, apiedais-vos, apiadamse.

aprouveste, aprouve, aprouvemos, aprouvestes, aprouveram

agrediu,

agredimos, Arguir (regular) presente do indicativo: arguo (), arguis, argui, arguimos, arguis, arguem pretrito perfeito do Indicativo: argui, arguiste, arguiu, arguimos,

agredistes,agrediram Assim se conjugam: prevenir, progredir, regredir, transgredir.

Aguar (regular)

arguistes, arguiram O u tnico seguido de e ou i leva acento agudo; se for tono, recebe o trema.

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/12

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


Atrair (irregular) presente do indicativo: atraio, atrais, atrai, atramos, atras, atraem pretrito perfeito do indicativo: atra, atraste, atraiu, atramos, atrastes, atraram Como este se conjugam: abstrair, cair, distrair, subtrair, sair, trair. Cear (irregular) presente do indicativo: ceio, ceias, ceia, ceamos, ceais, ceiam Atribuir (regular) presente do indicativo: atribuo, atribuis, atribui, atribumos, atribus, atribuem pretrito atribuste, atriburam Assim se conjugam: afluir, concluir, destituir, excluir, possuir, instruir, restituir, usufruir. Os verbos terminados em -uir no sofrem alterao destruir. no radical, exceto construir e Coar (regular) presente do indicativo: coo, cas, ca, coamos, Averiguar (regular) presente do indicativo: averiguo (), averiguas (), averigua (), averiguamos, averiguais, coais, coam pretrito perfeito do indicativo: coei, coaste, coou, coamos, coastes, coaram Assim se conjugam: abenoar, perdoar, magoar, com a diferena de que recebem acento circunflexo apenas na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Comerciar (regular) presente do indicativo: comercio, comercias, comercia, comerciamos, comerciais, comerciam Caber (irregular) presente do indicativo: caibo, cabes, cabe, cabemos, cabeis, cabem pretrito perfeito do indicativo: comerciei, perfeito atribuiu, do indicativo: atribu, pretrito perfeito do indicativo: ceei, ceaste, ceou, ceamos, ceastes, cearam Assim se conjugam os verbos terminados em -ear: passear, pentear, falsear, recear, etc. H dois verbos terminados em -ear que seguem este modelo, mas tm pronncia aberta em formas rizotnicas: estrear e idear: estrear: estreio, estreias, estreia, estreamos, estreais, estreiam pretrito perfeito do indicativo: coube, coubeste, coube, coubemos, coubestes, couberam No usado no imperativo. Seu derivado descaber s utilizado no particpio.

atribumos,

atribustes,

averiguam () pretrito perfeito do Indicativo: averiguei, averiguaste, averiguou,

averiguamos,averiguastes, averiguaram O u tnico seguido de e recebe acento agudo; quando tono, recebe trema. Assim se conjuga: apaziguar.

comerciaste,

comerciou,

comerciamos,

comerciastes, comerciaram Assim se conjugam os verbos terminados em -iar: anunciar, evidenciar, licenciar, etc.

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/13

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


H cinco verbos terminados em -iar que no seguem o modelo acima, pois nas formas rizotnicas conjugam-se como os verbos Expugnar (regular) presente do indicativo: expugno, expugnas, terminados em -ear. So os seguintes: mediar, ansiar, remediar, incendiar, odiar e seus pretrito perfeito do indicativo: disse, disseste, disse, dissemos, dissestes, disseram

derivados: desremediar e intermediar. (frmula mnemnica mano)

expugna, expugnamos, expugnais,expugnam pretrito perfeito do indicativo: expugnei,

expugnaste, expugnou, expugnamos,expugnastes, Construir (irregular e abundante) presente do indicativo: construo, constris (ou construis), constri (ou construi), construmos, construs, constroem (ou construem) pretrito perfeito do indicativo: constru, Falir (detective) presente do indicativo: ns falimos, vs falis pretrito perfeito do indicativo: fali, faliste, faliu, falimos, falistes, faliram Crer (irregular) presente do indicativo: creio, crs, cr, cremos, credes, creem pretrito perfeito do indicativo: cri, creste, creu, cremos, crestes, creram Como lhe falta a primeira pessoa do singular do presente do indicativo, este verbo no possui nem o presente do subjuntivo, nem o imperativo negativo. Assim se conjugam: aguerrir, combalir, remir, renhir. Fazer (irregular) expugnaram Assim se conjugam: estagnar, designar, impugnar, pugnar, repugnar, resignar.

construste, construiu, construmos, construstes, construram. Assim se conjuga: destruir.

pretrito imperfeito do Indicativo: cria, crias, cria, cramos, creis, criam Assim se conjugam: descrer, ler e reler. Dignar-se (regular) presente do indicativo: digno-me, digna-te, digna-se, dignamo-nos, dignais-vos,dignam-se pretrito perfeito do indicativo: dignei-me, dignaste-te, dignou-se, dignamo-nos,dignastesvos, dignaram-se Assim se conjuga: persignar-se. Dizer (irregular) presente do indicativo: digo, dizes, diz,

Presente do indicativo: fao, fazes, faz, fazemos, fazeis, fazem pretrito perfeito do indicativo: fiz, fizeste, fez, fizemos, fizestes, fizeram Ficar (regular com acomodao grfica: o c muda para qu antes de e) presente do indicativo: fico, ficas, fica, ficamos, ficais, ficam pretrito perfeito do indicativo: fiquei, ficaste, ficou, ficamos, ficastes, ficaram

dizemos, dizeis, dizem

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/14

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


Ir (irregular) presente do Indicativo: vou, vais, vai, vamos, ides, vo pretrito perfeito do indicativo: fui, foste, foi, fomos, fostes, fora m presente do subjuntivo: v, vs, v, vamos, vades, vo Jazer (irregular) presente do indicativo: jazo, jazes, jaz, Pedir (irregular) presente do indicativo: peo, pedes, pede, pretrito perfeito do indicativo: ouvi, ouviste, ouviu, ouvimos, ouvistes, ouviram

pedimos, pedis, pedem pretrito perfeito do indicativo: pedi, pediste, pediu, pedimos, pedistes, pediram Assim se conjugam: despedir, expedir, medir.

jazemos, jazeis, jazem pretrito perfeito do indicativo: jazi, jazeste, jazeu, jazemos, jazestes, jazeram Mobiliar (regular) presente do indicativo: moblio, moblias, Perder (irregular) presente do indicativo: perco, perdes, perde, perdemos, perdeis, perdem pretrito perfeito do indicativo: perdi, perdeste, perdeu, perdemos, perdestes, perderam

moblia, mobiliamos, mobiliais, mobliam pretrito perfeito do indicativo: mobiliei, Poder (irregular) presente do indicativo: posso, podes, pode, podemos, podeis, podem pretrito perfeito do Indicativo: pude, pudeste, Obstar (regular) presente do indicativo: obsto, obstas, obsta, obstamos, obstais, obstam pretrito perfeito do indicativo: obstei, pde, pudemos, pudestes, puderam Polir (irregular com alternncia voclica grfica: nas formas rizotnicas, o o do radical muda para u) presente do indicativo: pulo, pules, pule, polimos, polis, pulem pretrito perfeito do indicativo: poli, poliste, poliu, Optar (regular) presente do indicativo: opto, optas, opta, optamos, optais, optam pretrito perfeito do Indicativo: optei, optaste, optou, optamos, optastes, optaram Ouvir (irregular) presente do Indicativo: ouo, ouves, ouve, ouvimos, ouvis, ouvem Precaver-se (detective e pronominal) presente do Indicativo: precavemo-nos, polimos, polistes, poliram

mobiliaste, mobiliou, mobiliamos, mobiliastes, mobiliaram

obstaste, obstou, obstamos, obstastes, obstaram

precaveis-vos pretrito perfeito do indicativo: precaveu-se, precavi-me,

precaveste-te,

precavemo-nos,

precavestes-vos, precaveram-se

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/15

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


Como lhe falta a primeira pessoa do singular do presente do indicativo, este verbo no possui nem o presente do subjuntivo, nem o imperativo negativo. Prover (irregular) presente do indicativo: provejo, provs, prov, provemos, provedes, proveem pretrito perfeito do indicativo: provi, proveste, proveu, provemos, provestes, proveram Saber (irregular) presente do indicativo: sei, sabes, sabe, Rir (irregular) presente do indicativo: rio, ris, ri, rimos, rides, riem pretrito perfeito do indicativo: ri, riste, riu, rimos, ristes, riram Assim se conjuga: sorrir.

sabemos, sabeis, sabem pretrito perfeito do indicativo: soube, soubeste, soube, soubemos, soubestes, souberam

Querer (irregular) presente do indicativo: quero, queres, quer, queremos, quereis, querem pretrito perfeito do indicativo: quis, quiseste, quis, quisemos, quisestes, quiseram Saudar (regular) presente do indicativo: sado, sadas, sada, saudamos, saudais, sadam pretrito perfeito do indicativo: saudei, saudaste, saudou, saudamos, saudastes, saudaram Reaver (defectivo) presente do indicativo: reavemos, reaveis pretrito reouveste, reouveram Este verbo derivado de haver, mas s conjugado nas formas em que haver possui a letra v. perfeito reouve, do indicativo: reouve, Suar (regular) presente do indicativo: suo, suas, sua, suamos, suais, suam pretrito perfeito do indicativo: suei, suaste, suou, suamos, suastes, suaram Assim se conjugam: acentuar, atuar, continuar, habituar, individuar, recuar, situar.

reouvemos,

reouvestes,

Requerer (irregular) presente do indicativo: requeiro, requeres, requer, requeremos, requereis, requerem pretrito requereste, perfeito do indicativo: requeri,

Trazer (irregular) presente do indicativo: trago, trazes, traz,

trazemos, trazeis, trazem pretrito perfeito do indicativo: trouxe, trouxeste, trouxe, trouxemos, trouxestes, trouxeram Valer (irregular) presente do indicativo: valho, vales, vale,

requereu,

requeremos,

requerestes.requereram Este verbo, derivado de querer, se conjuga como ele, exceto na primeira pessoa do singular do presente do indicativo e no pretrito perfeito do indicativo. Neste ltimo, regular.
DUDA NOGUEIRA

valemos, valeis, valem

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/16

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


pretrito perfeito do indicativo: vali, valeste, valeu, valemos, valestes, valeram Ver (irregular) presente do indicativo: vejo, vs, v, vemos, vedes, veem pretrito perfeito do indicativo: vi, viste, viu, vimos, vistes, viram Assim se conjugam seus derivados: rever, prever, antever, etc. Em muitas regies, essas formas so # DICAS: Tu e vs: caindo em desuso

No portugus falado hoje no Brasil, as formas verbais de segunda pessoa (tu e vs) so pouco empregadas.

substitudas pelos pronomes de tratamento voc e vocs, que obrigam a concordncia verbal em terceira pessoa:

Viajar (regular) presente do indicativo: viajo, viajas, viaja, viajamos, viajais, viajam pretrito perfeito do indicativo: viajei, viajaste, viajou, viajamos, viajastes, viajaram Os verbos terminados em -jar mantm o j em todas as formas. Assim se conjugam: almejar, alojar, arranjar, avantajar, beijar, cortejar, enferrujar, farejar, traja r, ultraja r, etc. Tu conhece aquela moradora do quinto andar? Vir (irregular) presente do indicativo: venho, vens, vem, vimos, vindes, vm pretrito perfeito do indicativo: vim, vieste, veio, viemos, viestes, vieram Assim se conjugam seus derivados: advir, convir, intervir, provir, sobrevir, etc. Tu conheces aquela moradora do quinto andar? ou Voc conhece aquela moradora do quinto andar? Tu viste o que aconteceu com ele? ou Voc viu o que aconteceu com ele? Tu viu o que aconteceu com ele? Embora frequentes, ta is construes no so aceitas no padro formal-culto linguagem. Em situaes formais, devemos dizer: Mesmo nas regies em que se emprega o pronome de segunda pessoa do singular (tu), comum flexionar-se o verbo na terceira pessoa do singular: Voc recebeu notcias dele? Vocs sabem por que razo ocorreu aquele acidente?

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/17

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


Bibliografia CMARA JR.,Joaquim Mattoso.Histria e estrutura da lngua portuguesa. 2.ed.Rio de Janeiro,Padro,1976. ____ Estrutura da lngua portuguesa.16.ed.Petrpolis,Vozes,1985. LIMA,Rocha.Gramtica normativa da lngua portuguesa.23.ed.Rio de Janeiro,Jos Olympio,1983. INFANTE,Ulisses; NICOLA,Jos de.Gramtica contempornea da lngua portuguesa.15ed.So Paulo,Scipione,1999 CAMPEDELLI,Samira Youssef.Gramtica do texto,texto da gramtica.1 ed.So Paulo,Saraiva,1999. INFANTE,Ulisses,Curso de gramtica aplicada aos textos.6 ed.So Paulo,Scipione,2001. TERRA,Ernani; NICOLA,Jos de.Gramtica,literatura e produo de textos.2 ed.So Paulo,Scipione,2003. CAVALLETE,Floriana Toscano; TERRA,Ernani; NICOLA,Jos de.Portugus para o ensino mdio-lngua,literatura e produo de textos.1 ed.So Paulo,Scipione,2002. INFANTE,Ulisses; CIPRO NETO,Pasquale.Gramtica da lngua portuguesa.2 ed.So Paulo,Scipione,2004. ____Gramtica da lngua portuguesa.1 ed.So Paulo,Scipione,1999.

EVITE IMPRIMIR DESNECESSARIAMENTE Para cada 40 kg de papel, uma rvore cortada.

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/18

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


EXERCCIOS DE FIXAO 1 01. Transpondo para a voz ativa a frase "As testemunhas seriam ouvidas pelo juiz corregedor", obtm-se a forma verbal: a) iro ser ouvidas. b) estaria ouvindo. c) ouviria. d) deviam ser ouvidas. e) vai ouvir. 02. Passe a orao abaixo da voz passiva analtica para a sinttica. Sejam feitas as apostas, enquanto so elaborados os novos planos. 03. Assinale a frase que no tem sentido passivo. a) O atleta foi estrondosamente aclamado. b) Que exerccio fcil de resolver! c) Fizeram-se apenas os reparos mais urgentes. d) Escolheu-se, errado. infelizmente, o homem c) seriam revistas. d) comecei a rever. e) estavam sendo revistas. 06. Assinale a alternativa que contm voz passiva. a) Tnhamos apresentado diversas opes. b) Dorme-se bem naquele hotel. c) Precisa-se de gerente de vendas. d) Difundia-se racionamento. e) n.d.a. 07. D nova redao frase abaixo,passando-a para a voz ativa. Ela foi nomeada tutora." 08. Transpondo para a voz ativa a orao "Os scios foram convocados para uma reunio", obtm-se a forma verbal: a) convocaram-se. b) convocaram. c) convocar-se-ia. d) haviam sido convocados. e) havero de ser convocados. 09. Em: "Queria que me ajudasses", o trecho destacado pode ser substitudo por: a) a sua ajuda. b) a vossa ajuda. c) a ajuda de voc. d) a ajuda deles. e) a tua ajuda. 10. (F. C. Chagas-PR) Transpondo para a voz ativa a frase:"0 filme ia ser dirigido por um cineasta ainda desconhecido", obtm-se a forma verbal: a) dirigir. b) dirigir-se-. c) vai dirigir.
www.eclipsecomcursos.com.br

boato

de

que

haveria

e) Entreolharam-se agressivamente os dois competidores. 04. "Acredito que Maria tenha feito a lio." Passando-se a orao destacada para a voz passiva, o verbo ficar assim: a) foi feita. b) tenha sido feita. c) esteja sendo feita. d) tenha estado feita. e) seja feita. 05. Transpondo para a voz passiva a frase "Eu estava revendo, naquele momento,as provas tipogrficas do livro", obtm-se a forma verbal: a) ia revendo. b) estava sendo revisto.
DUDA NOGUEIRA

AULA 4/19

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


d) ser dirigido. e) ia dirigir. 11. (Unesp-SP) Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Transpondo a orao em destaque para a voz passiva, temos a seguinte forma verbal: a) tinha sido aprendido. b) era aprendido. c) fora aprendido. d) tinha aprendido. e) aprenderia. 12. Transpondo para a voz ativa a orao: "Os documentos esto sendo destrudos pela umidade e pelos ratos...", obtm-se a seguinte forma verbal: a) destroem. b) destruram. c) vo sendo destrudos. d) iam destruindo. e) esto destruindo. EXERCCIOS DE FIXAO 2 01. Observe os tempos verbais destacados nas frases abaixo e explique seu emprego: a) "Talvez tenha acabado o vero." b) "Talvez telefone outro dia, e volte; talvez,como aconteceu uma vez, entre suas duas visitas, fique aborrecida por me telefonar em uma tarde em que tenho algum compromisso para a noite." c) "O escritor profissional teria muitas surpresas se reparasse em algumas opinies annimas, ou quase annimas, que s vezes aparecem nos jornais." d) "Quem temia que o Brasil atolasse na exploso demogrfica encontrou algum alvio
DUDA NOGUEIRA

na semana passada." e) "O dono de um posto de gasolina que quisesse transportar gasolina por conta prpria tinha que pagar propina aos intermedirios para conseguir um lugar na fila da distribuidora. Com o fim do FUP (Fundo de Unificao de Preos), nada garante que isso mudar, mas bem provvel que os donos dos postos e as distribuidoras no aceitem mais a ao do cartel do contrrio seus custos ficaro mais altos que os dos concorrentes que conseguirem transporte mais barato." 02. Complete as lacunas, colocando o verbo no tempo e modo pedidos. a) "Que me conste, ainda ningum ...o seu prprio delrio..." (relatar- pretrito perfeito do indicativo) b) "Antes de iniciar este livro,... constru-lo pela diviso do trabalho." (imaginar- pretrito perfeito do indicativo, 1a pessoa do singular) c) Nesse tempo eu no ... mais nela..." (pensar - pretrito imperfeito do indicativo) d) "No sendo meu costume dissimular ou esconder nada,... nesta pgina o caso do muro." (contar - futuro do presente do indicativo) e) "O barulho urbano ...amortecido quele quinto andar." (chegar- pretrito imperfeito do indicativo) f) "... sempre nos... aquele aproveitamento da vida..." (faltar - pretrito mais-que-perfeito do indicativo)

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/20

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


g) "Eu ...j o comeo de velhice - esta vida era s o desmoronamento." (sofrer - pretrito imperfeito do indicativo) h) "Mas o homem inexoravelmente." ... o homem, b) Ride com os que se alegram, mas no vos exalteis c) Quando voc for ao centro, pe a carta no correio d) Mantende-vos firmes e no arrefeais quando as circunstncias da vida vos quiserem abalar 06. O acordo no _______ as reivindicaes, a no ser que ______ os nossos direitos e ________ da luta: a) substitue, abdicamos, desistimos b) substitui, abdiquemos, desistamos c) substitui, abdiquemos, desistimos d) substitue, abdiquemos, desistamos j)"Ns, ajoelhados, ressentidos da influncia moral do cenrio, ... sinceramente." (orar - pretrito imperfeito do indicativo) l)"Quem voc que no sabe o que ..." (dizer - presente do indicativo) m) "Ento eu ...a noite inteira. " (cantar - futuro do pretrito) 03. Assinale a alternativa correta: a) No te atrases, vai logo que puderes b) No te atrasa, vai logo que puderes c) No se atrase, vai logo que puderes d) No te atrase, vai logo que puder 04. Assinale a opo em que o imperativo est empregado corretamente: a) No ide l, eu vo-lo probo b) No vades l, eu vo-lo probo c) No vo l, eu vo-lo probo d) No ides l, eu vo-lo probo 05. O item em que o imperativo est mal empregado a) No intervenhais naquilo que no de vossa alada
DUDA NOGUEIRA

(espiar - presente do indicativo) i)"Quatro vezes tentara estabelecer contato com os mortais, mas ... por falta de experincia e turbulncia nos canais." (falhar indicativo) pretrito mais-que-perfeito do

07. As linhas ______ para um ponto e depois se ______ no infinito. a) convergem, esvo; b) convirgem, esvaem; c) convergem, esvaiem; d) convergem, esvaem 08. No ______.Voc no acha prefervel que ele se ______ sem que voc o _________? a) interfira, desdiga, obrigue b) interfere, desdiz, obriga c) interfira, desdisser, obrigue d) interfira, desdissesse, obriga 09. Sempre que h vagas, _________alunos que _____________de todos os lugares: a) afluem provm b) aflue, provm c) afluem, provm d) afluem, proveem 10. O diretor examinar o processo ainda hoje: Passando para a voz passiva, obtm-se a forma verbal: a) foi examinado

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/21

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


b) examinado c) ter sido examinado d) ser examinado 11. O menino ia assinalando as resposta numa folha. Passando para a voz passiva, obtm-se a forma verbal: a) foram assinaladas b) tinham sido assinaladas c) iam sendo assinaladas d) eram assinaladas 12. Os campos foram invadidos pelas guas dos rios que, naquele ano, destruram toda a plantao: Passando para a voz ativa e para a passiva, respectivamente, obtm-se as formas verbais: a) invadiro era destruda b) invadiram foi destruda c) tinham invadido destruda d) foi invadido foi destrudo 13. Passando para a voz passiva a frase Os guardas mantiveram o povo distncia. Teremos: a) Manter-se-o os guardas a distncia b) Manter-se-ia o povo distncia c) Manteve-se o povo distncia d) Mantm-se os guardas a distncia 14. Assinale o item com verbo defectivo: a) Demoliram vrios prdios naquele local b) Elas se correspondem frequentemente c) Coube ao juiz julgar o ru d) Compramos remarcadas muitas mercadorias 20. Voc queria que eu ________? . No ____faz-lo, pois s _______dos motivos da briga, depois que o atingiram: a) intervisse, pde, soube b) intervisse, pude, soube 15. Aponte a alternativa, se houver, em que o
DUDA NOGUEIRA

verbo reaver est correto: a) necessrio que voc reavenha o dinheiro b) necessrio que voc reaja o dinheiro c) necessrio que voc reaja o dinheiro d) N.D.A. 16. possvel que ______ novidades interessantes, que ______ e _______ ao mesmo tempo: a) surjam, divertem, instruam b) surjam, divirtam, instruam c) surgem, divertem, instruem d) surgem, divirtam, instruam 17. Assinala a nica alternativa correta: a) Tu dissestes a verdade b) Se eu quisesse, eu farei c) No tenhais medo da vida d) Ouve, cr e cale! 18. Quando eu cheguei, o avio havia partido a frase correspondente : a) ... o avio partiu b) ... o avio partia c) ... o avio tinha partido d) ... o avio teria partido 19. Quando eu cheguei, ela j ______ embora. (verbo ir): a) tivera ido b) fosse c) fora d) foi

c) interviesse, pude, soube

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/22

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


d) interviesse, pude, sube 21. Que fizeste com os papis que te dei? _______ que s havias ______a metade deles. J _____os demais: a) Disseste, revisto, reouveste b) Dissestes, revido, reavestes c) Dissestes, revisto, reaveste d) Disseste, revido, reaveste 22. Ns _____agora de So Paulo. 02. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase. Mesmo que o grupo_________,no conseguiramos que os diretores ___________ os compromissos que _________ sido propostos. a) interviesse - mantivessem - tm b) intervesse mantessem - tm c) interviesse mantinham - tem d) intervisse - mantivessem - tm e) intervinha mantessem tem 03. Assinale a alternativa em que o tempo verbal est corretamente indicado entre parnteses. a) No mundo tudo poderia ser apresentado em generosa amplitude. (futuro do pretrito) b) Nada lhe parece mais estpido e mesquinho que o ideal do trabalhador. (imperativo afirmativo) c) Se existisse uma tica do trabalho, a da aventura pode desaparecer. (pretrito mais que perfeito) d) Dois princpios encarnam-se nos tipos do aventureiro e do trabalhador. (imperfeito do subjuntivo) e) S uma tica de trabalho dar valor moral positivo ao trabalho. (pretrito perfeito) 04. Passando-se a orao - Os calores intensos provocavam as chuvas. - para a voz passiva analtica, obtm-se: a) As chuvas eram provocadas pelos calores intensos. b) As chuvas so provocadas pelos calores intensos. c) As chuvas foram provocadas pelos calores intensos. d) Provocam-se chuvas por causa dos calores intensos. e) As chuvas provocaram-se por causa dos calores intensos. 05. A alternativa correta quanto ao uso dos verbos : a) Quando ele vir suas notas, ficar muito feliz. b) Ele reaveu, logo, os bens que havia perdido.
DUDA NOGUEIRA

Ontem ns ________de Minas Gerais Ns ________o filme h um ano Neste instante __________voc a) viemos, vemos, vimos, vemos b) vimos, viemos, vimos, vemos c) viemos, vimos, viemos, vimos d) viemos, vimos, vimos, vemos 23. Marque a frase de sintaxe incorreta: a) Devem existir livros sobre esse assunto b) No deveria haver desavenas entre irmos c) Se no houvesse ingratides, no haveria fineza d) Ho de haver meios de salvar os meninos da rua EXERCCIOS DE CONCURSO Verbo FCC e VUNESP 01. O segmento adequado para ampliar a frase Ele comprou o carro..., indicando concesso, : a) para poder trabalhar fora. b) como havia programado. c) assim que recebeu o prmio. d) porque conseguiu um desconto. e) apesar do preo muito elevado.

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/23

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


c) A colega no se contera diante da situao. d) Se ele ver voc na rua, no ficar contente. e) Quando voc vir estudar, traga seus livros. 06. O particpio verbal est corretamente empregado em: a) No estaramos salvados sem a ajuda dos barcos. b) Os garis tinham chego s ruas s dezessete horas. c) O criminoso foi pego na noite seguinte do crime. d) O rapaz j tinha abrido as portas quando chegamos. e) A faxineira tinha refazido a limpeza da casa toda. 07. Assinale a alternativa que d continuidade ao texto abaixo, em conformidade com a norma culta. Nem s de beleza vive a madreprola ou ncar. Essa substncia do interior da concha de moluscos rene outras caractersticas interessantes, como resistncia e flexibilidade. a) Se puder ser moldada, daria timo material para a confeco de componentes para a indstria. b) Se pudesse ser moldada, d timo material para a confeco de componentes para a indstria. c) Se pode ser moldada, d timo material para a confeco de componentes para a indstria. d) Se puder ser moldada, dava timo material para a confeco de componentes para a indstria. e) Se pudesse ser moldada, daria timo material para a confeco de componentes para a indstria. 08. O uso indiscriminado do gerndio tem-se constitudo num problema para a expresso culta da lngua. Indique a nica alternativa em que ele est empregado conforme o padro culto. a) Aps aquele treinamento, a corretora est falando muito bem. b) Ns vamos estar analisando seus dados cadastrais ainda hoje. c) No haver demora, o senhor pode estar aguardando na linha. d) No prximo sbado, procuraremos estar liberando o seu carro. e) Breve, queremos estar entregando as chaves de sua nova casa. 09. ... que possa garantir a vida na Terra. O verbo empregado nos mesmos tempo e modo em que se encontra a forma grifada acima est na frase: a) ... que a Terra suporta? b) ... as estimativas variaram entre ... c) ... afirma o gegrafo lvaro Luiz Heidrich. d) ... a populao da Terra cresceu mais de 40 vezes ... e) ... que em 2050 tenhamos 9,3 bilhes de pessoas ... 10. Assim como est bem formada a construo a quem no se perguntou qual livro gostaria de levar, assim tambm est correta a construo: a) a quem no se props de qual livro gostaria de levar. b) para quem no se consultou de qual livro gostaria de levar. c) com quem no se apurou a qual livro gostaria de levar. d) com quem no se especulou de qual livro gostaria de levar. e) a quem no se consultou sobre qual livro gostaria de levar. 11. Transpondo-se para a voz passiva a frase qual livro gostaria de levar para sua ilha deserta, empregar-se- a forma verbal
www.eclipsecomcursos.com.br

DUDA NOGUEIRA

AULA 4/24

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


a) fosse levado. b) tivesse sido levado. c) teria levado. d) levaria. e) tinha levado. 12. Esto corretamente flexionadas todas as formas verbais da frase: a) Ainda bem que obtiveram tudo o que requereram,sem que a polcia interviesse. b) Como no lhe aprouveu ficar mais uns dias, acabou perdendo a comemorao do centenrio da cidade. c) Se no reavermos nossas prestaremos queixa na delegacia. malas, d) Se o progresso no intervisse na vida de Aracampina, os moradores no fazeriam novos projetos de vida. e) Quando os habitantes de Aracampina se proporam a aceitar as novidades, ningum conteu seu ingnuo entusiasmo.

15. Transpondo-se para a voz passiva a frase As mudanas na dieta esto causando uma mudana gradual na fisiologia do organismo, a forma verbal resultante ser a) tm causado. b) foi causada. c) esto sendo causadas. d) est sendo causada. e) foram causadas. 16. (IBGE) Assinale a nica frase cuja forma verbal destacada esta incorreta: a) Os jornais contm informaes. b) Os cronistas retm os fatos na memria. c) Muitos crem que esta e uma grande inveno. d) A imprensa mantm a sua posio no mundo atual. e) So numerosos os que vm em busca de notcias. 17. (TJ-SP) A opo em que a forma verbal est correta : a) Se pores tudo em ordem, ficarei satisfeito. b) O superior interveio na discusso, evitando a briga. c) No se premiam os fracos que s obteram derrotas. d) Se a testemunha depor favoravelmente, o ru ser absolvido. e) Disse ser falsas aquelas assinaturas.

d) Caso as clulas no se recompossem, todos os tecidos entrariam rapidamente em colapso. e) Ele intervia a todo momento no jogo, buscando boicot-lo. 13. ... pequenos agricultores e assentados tambm aumentam o problema. Transpondose para a voz passiva a frase acima, a forma verbal passar a ser a) aumenta. b) aumentado. c) aumentou. d) est aumentando. e) foram aumentados. 14. Esto corretamente flexionadas as formas verbais da frase: a) Os caboclos de fato obtiveram algumas melhorias,mas nem todas as novidades lhes convieram. b) O pesquisador deteu-se em alguns dados e percebeu que do progresso adviram, tambm, alguns prejuzos. c) Conclue-se, da leitura do texto, que a alimentao mais natural constitue um fator de sade.
DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/25

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


18. (MPE-SP) Passando a frase - Ele no s criou aqui o primeiro observatrio astronmico das Amricas, como trouxe cientistas - para o futuro do presente, os verbos destacados assumem, respectivamente, as seguintes formas: a) criava trazia b) criaria traria c) criar trar d) criar trazer e) criara trouxera

EVITE IMPRIMIR DESNECESSARIAMENTE Para cada 40 kg de papel, uma rvore cortada.

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/26

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4


GABARITO

ECLIPSE COmCURSOS
EXERCCIOS DE FIXAO 1

1. C
As testemunhas seriam ouvidas pelo juiz corregedor sujeito paciente agente da passiva O juiz corregedor ouviria as testemunhas sujeito O.D.

ECLIPSE COmCURSOS
2. Faam-se as apostas, enquanto se elaboram os novos planos. Note que as apostas e os novos planos possuem funo de sujeito. Por isso os verbos ficam no plural.
3. E Voz reflexiva e sentido reflexivo. Voz passiva: sempre sentido passivo Voz reflexiva: sempre sentido reflexivo Voz ativa: sentido ativo ou passivo

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/27

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4

ECLIPSE COmCURSOS
4. B
Maria tenha feito a lio suj. (fez) O.D. A lio tenha sido feita por Maria 5. E

Eu estava revendo, (...), as provas tipogrficas do livro suj. O.D. As provas tipogrficas do livro estavam sendo revistas por mim

ECLIPSE COmCURSOS
6.D 7. Nomearam-na tutora
8. B

9. E 10. E
11. C

12. E

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/28

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4

ECLIPSE COmCURSOS
EXERCCIO DE FIXAO 2

1. a) pret perf composto subjuntivo = processo hipottico b) telefone, volte, fique = presente do subjuntivo: aes duvidosas tenho = presente ind: ao certa

c) teria = fut pret ind: ao condicional Reparasse = pret imperf subj: ao condicional Aparecem = presente ind: ao certa
d) temia = pret imp indic: ao contnua Atolasse = pret imperf subj: ao condicional Encontrou = pret perf ind: ao concluda

ECLIPSE COmCURSOS
e) quisesse = pret imp subj:ao condicional Tinha = pret imp ind: ao contnua Garante = presente ind: ao certa Mudar, ficaro = futuro pres ind: ao futura certa Aceitem = presente subj: ao hipottica Conseguirem = fut subj: ao futura duvidosa
2. a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l)

Relatou Imaginei Pensava Contarei chegava Faltara Sofria Espia Falhara Orvamos diz cantaria

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/29

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4

ECLIPSE COmCURSOS

3. A
4. B 5. C 6. B

13. C

14. A
15. D 16. B 17. C 18. C

7. D 8. A

19. C 9. C 20. C 10. D 11. C 12. B

21. A
22. B 23. D

ECLIPSE COmCURSOS
TESTES DE CONCURSOS
1. E 2. A Intervir = vir = viesse Manter = ter = tivessem Ter no plural = tm no singular = tem 3. A b) Parece = presente do indicativo c) Existisse = pretrito imperfeito do subjuntivo d) Encarnam = presente do indicativo e) Dar = futuro do presente do indicativo

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/30

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4

ECLIPSE COmCURSOS
4. A
Os calores intensos provocavam as chuvas suj V.T.D. O.D. As chuvas eram provocadas pelos calores intensos 5. A b) Reouve = haver (v) c) Conteve = ter d) Vir = ver no futuro do subjuntivo e) Vier = vir no futuro do subjuntivo 6. C a) Estaramos salvos b) Tinham chegado d) Tinha aberto e) Tinha refeito

ECLIPSE COmCURSOS
7. E
Atente-se aos tempos condicionais: - pretrito imperfeito do subjuntivo; - futuro do pretrito do indicativo 8. A Trata-se de gerundismo: gerndio + dois verbos Construo ERRADA na lngua portuguesa.

9. E Possa: presente do subjuntivo (dvida)


10. E

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

AULA 4/31

LNGUA PORTUGUESA TEORIA AULA 4

ECLIPSE COmCURSOS
11. A 12. A 13. B 14. A
15. D 16. B 17. B 18. C

EVITE IMPRIMIR DESNECESSARIAMENTE Para cada 40 kg de papel, uma rvore cortada.

DUDA NOGUEIRA

www.eclipsecomcursos.com.br

You might also like