You are on page 1of 5

DESENHO TCNICO /ARQUITETURA ESCALAS / COTAS / LEGENDAS / MARGENS

DESENHO TCNICO Conjunto de regras que visam sistematizar a representao grfica de objetos de forma exata, completa e inequvoca. DESENHO ARTSTICO Permite graus de subjetividade associada criao artstica, sem preocupaes de definio efetiva dos objetos.

NORMAS So vrias as Normas que regulamentam a realizao de desenhos tcnicos: NP; EN; ISO

ESCALAS A escala uma forma de representao que mantm as propores do objeto representado. Em desenho tcnico, a escala indica a relao do tamanho do desenho da pea com o tamanho real da pea. A escala permite representar, no papel, peas de qualquer tamanho real. So estabelecidas pelas Normas algumas escalas que se tm demonstrado adequadas grande maioria das situaes. So as seguintes: a) Escalas de reduo: 1:2 1:20 1:200 1:2 000 1:125 000 b) Escalas de ampliao: 2:1 5:1 10:1 1:5 1:50 1:500 1:5 000 1:50 000 1:10 1:100 1:1 000 1:10 000 1:100 000

A informao da escala utilizada num desenho mencionada na respectiva legenda. uma informao fundamental no obstante a cotagem do desenho.

COTAGEM Tambm a cotagem deve ser efectuada de acordo com as regras indicadas nas Normas. Os valores a indicar refletem as dimenses reais da pea. Existem linhas de cota e linhas de chamada.

A interseco entre estas duas linhas explicitada por um smbolo. Podemos recorrer a vrios smbolos de interseco entre linhas de chamada e linhas de cota.

A inscrio de cotas deve ser sempre "por cima" da linha de cota. No caso de uma linha de cota no horizontal, a inscrio far-se- segundo o mesmo critrio aps uma suposta rotao do desenho de 90 no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio.

LEGENDA Tambm esto regulamentadas pelas diversas normas e resultam da necessidade de apresentar um conjunto de informaes relevantes para o desenho, tais como: . . . Identificao dos intervenientes no desenho (autor, desenhador, etc.) Identificao do objeto desenhado Escala

MARGENS E ESQUADRIAS

DOBRAGEM DE FOLHAS - A3 HORIZONTAIS

EXEMPLOS DE DESENHOS DE ARQUITETURA Plantas:

As paredes devem ser representadas atravs de duas linhas preenchidas com uma textura. Devem ser identificadas todas as portas e janelas. Os diferentes espaos devem ser identificados atravs de palavras simples e situadas no centro do espao a que se referem. O desenho deve estar cotado. As cotas devem ser representadas de forma legvel, atravs de linhas que se encontrem a cerca de um centmetro de cada uma das peas desenhadas. Devem ainda subdividir-se em partes, sempre que o desenho o justifique e complementadas com a cota total. Deve ser indicada a escala a que o desenho se encontra.

Alados:

Cortes:

You might also like