You are on page 1of 5

O que trombose?

A coagulao do sangue um processo normal para evitar a perda de sangue quando um vaso rompido e nem sempre est ligada a uma doena. Porm, o que no costumamos lembrar que o sangue pode coagular at mesmo dentro das artrias e veias que percorrem nosso corpo. A sim, podemos nos preocupar. Devido a diversos fatores, o sangue pode coagular ao passar por um determinado lugar dentro de uma artria ou de uma veia, formando um pequeno cogulo que se adere s paredes do vaso. Esse cogulo tambm chamado de trombo. Cada vez que um trombo se forma, ele pode ocasionar sintomas importantes, dependendo da regio em que ocorre. isto que chamamos de trombose. Quando o trombo se forma dentro de uma veia, temos a trombose venosa. Quando o trombo se forma dentro de uma artria, temos a trombose arterial. Neste site voc encontra informaes sobre a trombose venosa e suas consequncias.

Voc sabia que...


...Nossas artrias levam sangue rico em oxignio do corao em direo a todas outras partes do corpo? ...As veias trazem de volta o sangue pobre em oxignio e rico em gs carbnico, para que o corao o envie para os pulmes, onde ser novamente enriquecido com oxignio?

Os sintomas

A trombose pode passar totalmente despercebida se o trombo for muito pequeno. Os sintomas mais comuns de uma trombose nas pernas no so absolutamente especficos e o diagnstico precisa ser confirmado por exames. Entretanto, a trombose pode tambm causar sintomas importantes como dor, inchao e vermelhido na perna que est com a veia entupida. Sintomas similares podem at mesmo ocorrer aps esforos musculares ou uma infeco, sendo importante o diagnstico diferencial feito por um mdico. Dentre os sintomas mais comuns, destacam-se:

Descolorao ou vermelhido; Inchao; Calor nas pernas Dor forte; Dificuldade para caminhar.

Fatores de Risco
As chances de ocorrer um trombo em determinada veia dependem do nmero de fatores de risco presentes. Trs fatores predispem ao desenvolvimento da trombose:

REDUO DO FLUXO SANGUNEO no interior da veia. Isto acontece, por exemplo, quando algum est engessado, acamado ou permanece sentado por muito tempo (em uma viagem mais prolongada).

COAGULAO AUMENTADA DO SANGUE. Isto pode acontecer em pacientes com cncer ou que perderam muito sangue em uma cirurgia, por exemplo. Algumas doenas genticas mais raras tambm podem contribuir para o aumento da coagulao do sangue. LESES DA PAREDE INTERNA DOS VASOS. Pode ocorrer durante uma cirurgia. O processo que o organismo desencadeia para tentar consertar essa leso estimula um processo exagerado de coagulao.

Voc sabia que...


..existem outros fatores de risco para trombose? Idade de 40 anos ou mais Obesidade Acidente Vascular Cerebral (AVC) Gravidez (risco quatro vezes maior) Ps-parto (risco 3-5 vezes maior do que na gravidez) Varizes nas pernas Uso de anticoncepcional e medicamentos para o tratamento do cncer Uso de reposio hormonal Alguns tipos de cncer Algumas doenas crnicas Dificuldade de movimentao Vos de longo curso Anormalidades genticas da coagulao Fraturas sseas Traumatismos (principalmente nas extremidades inferiores)

Como acontece

Uma pessoa com fatores de risco, quando exposta a determinadas situaes, pode desenvolver trombose. Algumas outras situaes de risco:

Trauma Cirurgias prolongadas Anestesia geral Imobilizao Hospitalizao prolongada Doenas cardacas ou respiratrias graves Infeco grave

Embolia Pulmonar
A consequncia mais temida da trombose a embolia pulmonar (EP ou TEP tromboembolismo pulmonar). Isso ocorre quando o cogulo que estava dentro de uma veia, se desloca pela circulao sangunea e para no pulmo. Se este cogulo for grande pode, inclusive, colocar em risco a vida da pessoa. Pessoas com embolia pulmonar, alm dos sintomas da trombose, podem apresentar:

Dor no peito; Batimento cardaco acelerado; Respirao curta e acelerada; Tosse com ou sem sangue; Fadiga; Febre baixa, at 38C.

Prevenindo complicaes
A trombose pode ser evitada com medidas preventivas. Converse com o seu mdico, solicite uma avaliao de risco e tire a trombose do seu caminho. Confira algumas dicas que podem ajudar a prevenir a trombose em caso de baixo risco.

Faa caminhadas regularmente. Se tiver que permanecer sentado por muito tempo, procure movimentar os ps como se estivesse pedalando uma mquina de costura. Quando estiver em p, parado, mexa-se discretamente, como se estivesse andando, sem sair do lugar. Antes de viagens longas, fale com seu mdico sobre a possibilidade de usar alguma medicao preventiva e/ou adotar outras medidas recomendadas por ele. Caso fique acamado, faa movimentos com os ps e as pernas. Se necessrio, solicite ajuda de algum. Evite fumar. Faa exerccios. Controle seu peso. Se voc necessita fazer uso de hormnios, j foi acometido de trombose ou tem histria familiar de tromboses, consulte regularmente seu mdico. Use meias elsticas se seu tornozelo costuma inchar com frequncia. Para riscos mais elevados, consulte sempre o seu mdico. Ele o nico que pode avaliar a sua sade e indicar a melhor conduta para voc. A determinao dos fatores de risco serve de fio condutor para a escolha do tratamento preventivo mais adequado. Em alguns casos necessrio o uso de medicamentos durante o perodo em que for exposto a uma situao de risco. Ateno: no tome remdios sem o conhecimento do seu mdico. Pode ser extremamente perigoso para a sua sade.

You might also like