You are on page 1of 4

O que SCADA?

Sistemas SCADA e Sistemas Supervisrios


Romeu Reginato Julho de 2007 SCADA = Supervisory Control And Data Acquisition Controle Supervisrio e Aquisio de Dados um sistema a superviso distncia de processos industriais, podendo tambm realizar funes de operao e controle.

Principais Elementos
1. Sensores e atuadores. Elementos de contato com o processo e fontes das informaes para o sistema SCADA. 2. CLPs/RTUs. Conectados a sensores, atuadores, redes, efetuam a coleta de dados e realizam aes de controle sobre o processo.

Principais Elementos
3. Redes de comunicao. A principal rede de comunicao no caso entre CLPs/RTUs e as Estaes de monitoramento central. 4. Estaes de monitoramento central. Onde realizada a superviso do sistema, registro e anlise de dados, gerenciamento de alarmes, podendo atuar sobre set-point de controladores e outras aes sobre o processo.

Arquitetura tpica
Comunicao wireless Estao de Monitoramento Ethernet TCP/IP

Principais Funes
Visualizao de dados. Dispe de IHM permitindo fcil visualizao e anlise de variveis do processo, alarmes e condies de operao. Permite tambm interao com determinadas variveis do processo. Proporcionada pelo Sistema Supervisrio. Alarmes. Gerenciamento de alarmes associados ao processo, incluindo registro em logs, hierarquizao, distribuio por operador, etc.

CLP

RTU

RTU

Fieldbus Profibus Canbus etc

Sensores e Atuadores

Principais Funes
Aquisio de dados. Aquisio de variveis provenientes de vrias partes do processo, de diferentes processos, incluindo longas distncias (via rdio, satlite, etc). Registro. Armazenamento de histrico de variveis do processo, da ocorrncia de alarmes e de uso do sistema.
Utilidades:

Caractersticas
Monitoramento Operao Controle (coordenao de set-points)

Arquiteturas flexveis, facilmente escalvel. Aberto. Hardware e software de vrios fabricantes podem ser utilizados. Em geral baseado em equipamentos tpicos de controle/automao (CLPs, PCs, sistemas supervisrios, barramentos industriais abertos)

O que ?
Elemento essencial em sistemas SCADA um pacote de software destinado superviso de processos industriais, fornecendo a IHM de sistemas SCADA. Genericamente a IHM de SDCDs poderia tambm ser chamada de sistema supervisrio.

Sistemas Supervisrios

Caractersticas
Roda em mquinas comuns (PCs) Utiliza-se de sistemas operacionais tpicos (Windows, Linux) Estrutura modular 1 mquina todos mdulos instalados na mesma mquina (economia) Vrias mquinas mquinas distintas para distintos mdulos (desempenho, capacidade)
Cliente Servidor

Principais Mdulos

Desenvolvimento Banco de Dados Interfaces de comunicao

Objetos do Sistema Supervisrio


Tag. Referncia a variveis internas e do processo. Tela. Telas de apresentao de grficos, dados, interfaces com o operador. Histrico. Arquivos de dados histricos de variveis do processo. Drivers. Mdulos de software para interface do sistema supervisrio com diferentes dispositivos.
Fonte. Dannels, A.; & Salter, W.; What is SCADA? http://ref.web.cern.ch/ref/CERN/CNL/2000/003/scada/Pr/

Modos de Operao
Desenvolvimento. Criao das telas, associao com as variveis do processo (tags), configurao de histricos, etc.
Biblioteca de representaes grficas de equipamentos de processos industriais. Animaes Indicaes/displays (numricas, grficas, barras, mudanas de cor, etc) Botes, entrada de dados numricos, chaves Desenvolvimento de scripts

Mdulo de desenvolvimento

Fonte. Maitelli, A. L.; Superviso e Controle Operacional de Sistemas; DCA-UFRN.

Modos de Operao
Run. Execuo da aplicao desenvolvida pelo usurio.
O operador passa a interagir com as telas criadas Indicaes/displays mudam conforme as variveis reais do processo Clicando em botes, chaves ou entrando dados numricos interage-se com o processo Sinalizaes disparam conforme a ocorrncia de alarmes Dados so armazenados/recuperados da base de dados

Visual para o operador

Fonte. Maitelli, A. L.; Superviso e Controle Operacional de Sistemas; DCA-UFRN.

Visual para o operador

Fonte. Maitelli, A. L.; Superviso e Controle Operacional de Sistemas; DCA-UFRN.

You might also like