You are on page 1of 4

A arte do Rococ

Contexto histrico-cultural.
O que verdadeiramente significativa na explicao da arte de um determinado momento histrico no determinada obra ou autor, mas o conjunto de circunstncias que a tornam possvel.
Rebull (Rosa) e Triad (Juan-Ramn): Deuses, Reis e Burgueses Tesouros Artisticos do Mundo, vol. V, Ediclube, 1992, p.17

O estilo a que chamamos de Rococ teve a sua origem e desenvolvimento na Europa ocidental, entre 1720 e 1760. Foi um estilo alegre e elegante que nasceu na continuidade e em oposio ao Barroco. Correspondeu aos gostos frvolos, mas requintados, da alta sociedade aristocrtica e burguesa.

A escultura Rococ
Prxima da esttica Barroca pela expresso plstica, mas igualmente oposta a ela pelas formas, Contedos e objectivos, a escultura rococ trouxe-nos um conjunto de caractersticas novas que cumpre analisar: 1. Novos cnones estticos. Continuando a apreciar e a acentuar as linhas curvas e contracurvas os escultores do Rococ tornavam-nas, todavia, mas delicadas e fluidas, organizadas em estilizados esses (s), em expressivos ces (c), ou ainda em contracurvados duplos. Na figura humana, utilizaram o cnone anatmico maneirista, de corpos alongados e silhuetas caprichosas, e procuraram conferir-lhes leveza e graciosidade nos gestos, nas atitudes e nas posies em tudo galantes, cortess ou lnguidas. Nos grupos escultricos, as composies possuam movimento e ritmo (algumas personagens parecem quase danar) e um elevado sentido cnico, fazendo o enquadramento perfeito da escultura com o cenrio a ela destinado. 2. Novos gneros escultricos. As caractersticas plsticas e estticas que acabamos de definir provam que a escultura rococ teve, fundamentalmente uma vocao e um sentido ornamental. Isto explica que a grande escultura monumental como a estaturia independente e os grandes monumentos comemorativos ou alegricos no tivesse sido uma modalidade muito praticada por este estilo que preferiu, sem dvida, os seguintes gneros: a escultura comemorativa, parte integrante da arquitectura, pois cobria quase todas as estruturas e superfcies construdas com rebuscados e movimentados relevos de inspirao naturalista. e a estaturia de pequeno porte , destinada sobretudo a interiores e tambm com funes decorativas e/ou de entretenimento as quais podemos remontar a tradio do bibelot. A pequena dimenso foi praticada, inclusive em modalidade como o retrato (bustos, geralmente), a estaturia religiosa e as composies mitolgicas e alegricas to ao uso da poca.

A arte do Rococ

3. Novos materiais. O predomnio da escultura de pequenas dimenses fs com que o escultor do Rococ recuperasse materiais normalmente ignorados pelos seus antecessores, remetendo a pedra o bronze ou chumbo para grande escultura de exterior. Tal foi o caso da madeira, da argila, do estuque e do gesso (estes dois ltimos muito mais utilizados na decorao de mural dos exteriores, principalmente em Itlia e de uma porcelana especial a que os francs deram o nome de biscuit. Esta foi o material mais usado na produo das pequenas esculturas, ornamentais e divertidas. 4. Novos temas. A grande novidade nas temticas da escultura deste perodo o abandono dos temas srios e nobres, de grande simbolismo e significado, e a preferncia sistemtica por temas menores, irnicos, jocosos, sensuais e at levemente erticos ou galantes. Esta tendncia manifestou-se principalmente na pequena escultura, enquanto a estaturia monumental se manteve presa aos tradicionais temas comemorativos, alegricos e/ou honorficos, ou ainda ao retrato de reis e outra figuras publicas, em modalidades como a estatua equestre. No entanto mesmo nesta, a frivolidade dos temas acentuou-se porque: na temtica mitolgica, preferiam os deuses menores, at ai secundarizados , como Pan, o deus dos pastores, Vnus, a deusa do amor e da graa e os pequenos cupidos alados nos temas profanos, valorizaram-se os aspectos pitorescos ou frvolos e ntimos do quotidiano, em gestos galantes e requintados e atitudes de rebuscada graciosidade;

na estaturia religiosa, restrita, neste estilo, quase s a Alemanha, sublinha-se o contraste entre o tema, de natureza sagrada (figuras de santos), e a forma, em requebros sinuosos, com roupagens luxuosas e maneirismos elegantes . Veja a obra So Korbiniano, do escultor alemo Ignaz Gunther.

A arte do Rococ reflecte, pois, uma nova maneira de sentir e viver a arte a da Arte pela Arte que jamais deixaria de substituir at aos dias de hoje.

A arte do Rococ
A Pintura do Rococ
Pintura sobre tela do Rococ A pintura Rococ foi o reflexo de uma sociedade galante e festiva cheias de contradies entre as quais a esttica, onde se digladiavam os defensores do classicismo, por um lado, e os defensores do Barroco, por outro. Foi a velha querela entre os Antigos e os Modernos, ou seja, os seguidores de Rubens e os de Poussin. No entanto, esta disputa no definiu princpios estticos claros, mas foi modelando e transformando a arte Barroca, pesada e dramtica, numa arte idlica, aristocrtica e festiva onde abundaram as cenas pastoris e as festas galantes. Mas continuou-se a tradio do retrato que pode ser histrico, sereno e burgus, sensvel ou psicolgico, ou ainda, colorista, delicado e de tons suaves e sensveis, onde as gradaes cromticas fazem lembrar o sfumato renascentista. Todos estes temas foram tratados de forma mais ligeira e superficial com referncias mitolgicas a deuses. As composies so rtmicas, exuberantes e de tendncia decorativa. Foi na Frana o pas impulsionador deste estilo, possuindo os sedutores mais significativos desta arte cortes. De entre eles destacamos: Jean Antoine Watteau (1684-1721) que trabalhou os temas das festas galantes, cenas de gnero e mitolgicas com uma afectao e uma teatralidade prpria deste estilo mas as quais esta subjacente um certa ansiedade e tristeza prprias, tambm, do Barroco; Franois Boucher (1703-17070) que possui uma pintura mais robusta e slida revelando, apesar disso, todo o decorativismo do Rococ. Para alm de pintor foi, igualmente, gravador de nomeada, assim como autor de cartes de tapearia e ilustrador; Jean-Honor Frangonard (1732-1806), de pincelada rpida e espontnea, que pintou o amor, o virtuosismo e a alegria de viver em representaes onde aparecem, frequentemente, figura femininas. A sua sensibilidade apurada revelada, tambm, na forma dinmica emotiva como aplica a cor, revela-nos uma sensibilidade moderna e uma expresso tcnicoformal avant la lettre. Jean- Batiste-Simon Chardin (1699-1779), que se insere nas caractersticas de racionalidade, mas cujos temas foram, basicamente, cenas de gnero e naturezas-mortas reveladoras da vida quotidiana.

A arte do Rococ
Na Itlia, so sobretudo os paisagistas venezianos, Canaletto e Francesco guardi, os grandes inovadores da pintura sobre tela. Canaletto (1697-1768) foi um pintor minucioso da realidade e um dos maiores expoentes do classicismo, subtil e minuciosa, onde sobressai o rigor construtivo, de grande pureza e sobriedade, destacando-se o tratamento da luminosidade. Francesco guardi (1712-1793) conhecido pelos seus cappricios lricos, paisagens imaginrias onde se misturam o real e o surreal. A arquitectura e fantasista e a cor e a luminosidade que a envolvem so delicadamente etreas e impressionistas. A Inglaterra aproximou-se, nesta poca. Da arte do Rococ com pinturas onde o retrato, a representao de animais e crianas, a caricatura e a pintura social e a paisagem so temas mais destacados. Willam Hogarte (1697-1764) que cultivou a beleza tpica do Rococ, quer na forma harmoniosa como desenvo0lveu as figuras, nas suas curvas em S, quer na valorizao daquilo que mutvel e transitrio. As caricaturas abundam, tambm, no seu esplio pictrico; Joshua Reynolds (1723-1792) foi sobretudo um retratista de estilo delicado, com uma pintura que combina a mitologia com elegncia clssica o retrato colectivo; Thomas Gainsborough (c. 1727-1788), retratista e paisagista de delicado colorido e elegncia sensvel. Uma das suas obras mais importantes, pela sua inovao, A Carroa do Mercado, que inicia a inovao paisagstica inglesa que terminar em Constable e Turner.

A Pintura Mural do Rococ. A pintura mural foi pintada em trome-loeil nas paredes e tectos de igrejas e palcios. No Rococ a decorao mural sofreu algumas alteraes formais e estilsticas, sobretudo na Frana. Neste pas a pintura mural ficou reduzida a pequenos painis em tela que eram colocados sobre os painis decorativos fixos. Estes emolduravam a pintura e possuam formas docemente curvilneas para se moldarem aos sofitos. Giambattista Tiepolo (1696-1770) em cuja pintura a composio decorativa, com cores claras e lmpidas, e o brilho do colorido de tradio veneziana. A exuberncia e alegria da composio aliam-se a uma imaginao rica e a um talento particular na expresso visual, tpica de uma arte palaciana como foi o Rococ. Este artista trabalhou na Alemanha onde deixou marcas assinalveis nos fresquistas deste pas

You might also like