You are on page 1of 14

ABORDAGENS TERICO-METODOLGICAS NA PESQUISA DISCENTE EM EDUCAO AMBIENTAL: PROGRAMAS DE PS-GRADUAO EM EDUCAO DO RIO DE JANEIRO (1981-2002)

NOVICKI, Victor - UNESA GE: Educao Ambiental /n.22 Agncia Financiadora: No contou com financiamento.

Este artigo objetiva analisar a produo discente (dissertaes/ teses) dos programas de psgraduao em Educao situados no estado do Rio de Janeiro, enfatizando as abordagens tericometodolgicas (paradigmas) e as concepes de educao, desenvolvimento sustentvel, meio ambiente e educao ambiental presentes nesta produo.

1. Abordagens terico-metodolgicas na pesquisa educacional A investigao sobre os fenmenos educacionais nutre-se nas cincias humanas e sociais e, portanto, sofre as influncias das evolues, rupturas ou revolues cientficas ocorridas nestas cincias. Desde o fim da II Guerra Mundial, a crise dos modelos explicativos ou paradigmas est no centro dos debates nas cincias sociais. A chamada crise dos paradigmas atinge seu auge na dcada de 60 do sculo passado, momento em que o paradigma positivista recebe fortes crticas: enquanto Thomas Kuhn (1978) questionou a objetividade e racionalidade da cincia, a Escola de Frankfurt enfatizou os aspectos ideolgicos conservadores presentes neste paradigma. No desenrolar deste debate constata-se, nos anos de 1970/80, que modelos alternativos s abordagens quantitativas ganham fora e, segundo Alves-Mazzotti (2001: 129), sob a forma de trs paradigmas: ps-positivismo, construtivismo social e teoria crtica:

os argumentos de Kuhn, referentes impossibilidade de uma avaliao objetiva de teorias cientficas, provocaram duas reaes opostas: de um lado, esses argumentos, levados s ltimas conseqncias, desembocaram no relativismo representado pelo vale tudo de Feyerabend e pelo construtivismo social da Sociologia do Conhecimento; de outro, aqueles argumentos foram exaustivamente criticados, procurando apontar seus exageros e afirmando a possibilidade de uma cincia que busque a objetividade, embora essa objetividade no deva ser confundida com certeza [ps-positivismo]. Alm disso, partindo de uma outra perspectiva, muitos cientistas sociais, mobilizados pela crticas cincia tradicional apresentadas pela Escola de Frankfurt, buscavam caminhos para a efetivao de uma cincia mais comprometida com a transformao social [ teoria crtica] (grifos nossos).
Gamboa (1997) ao apresentar as principais caractersticas dos paradigmas ou das abordagens terico-metodolgicas presentes nas cincias sociais, assim as denomina: emprico-analticas (quantitativas), fenomenolgico-hermenuticas (qualitativas) e crtico-dialticas.

2
A seguir apresentaremos uma caracterizao sucinta destes paradigmas, enfatizando a relao sujeito-objeto (pressupostos gnosiolgicos), as concepes de Homem e de Educao (pressupostos ontolgicos), a concepo de histria, a metodologia e os temas privilegiados por estas abordagens terico-metodolgicas.

1.1. Abordagens emprico-analticas As abordagens emprico-analticas assumem como categoria epistemolgica fundamental a causalidade, tida como eixo da explicao cientfica (o porque de determinado fenmeno), que se explicita no experimento, na sistematizao e controle dos dados empricos e atravs das anlises estatsticas e tericas. Isto implica no entendimento da realidade como objetiva, dada, externa ao sujeito e, portanto, cognoscvel objetivamente: a verdade absoluta e objetiva (Santos Filho, 1997). Os pressupostos gnosiolgicos que informam este paradigma, referentes s concepes de objeto e de sujeito e a sua relao no processo do conhecimento, esto centrados no objeto (objetividade: observao controlada), na distino entre fatos e valores (neutralidade axiolgica) e na separao ou dualismo sujeito-objeto - o objeto tem existncia independente do sujeito: a cincia (social) entendida como neutra e livre de valores. Em decorrncia desses pressupostos, estas abordagens apresentam as seguintes noes de Homem e de Educao, conforme Gamboa (1997: 103):

a noo de homem est marcada pelas concepes tecnicistas e funcionalistas. definido pelo seu perfil ou sistema de variveis organizadas num grfico ou descritas numa caracterizao, tido como recurso humano (input) ou produto (output) de processos educativos, como agente, funcionrio etc., destacando seu carter tcnico funcional. A educao, para esse homem, diz respeito ao treinamento atravs de estmulos, reforos e processos que visam ao desenvolvimento de suas aptides, habilidades ou potencialidades, a aprendizagem de papis, de normas sociais e padres de comportamento etc.
Este paradigma apresenta uma concepo de histria com uma preocupao sincrnica, ou seja, o fenmeno analisado independente de sua evoluo no tempo. Isto implica em que os estudos do tipo levantamento (survey) limitem-se

a oferecer uma viso geral e instantnea de um determinado assunto. Como se uma mquina fotogrfica o tivesse registrado em determinado momento. Eles no oferecem a possibilidade de penetrao alm dessa fotografia instantnea e tampouco permitem uma averiguao das diferenas que grupos e indivduos necessariamente apresentam dentro de conjuntos maiores. Ao contrrio, procuram obter um resultado mdio, que rena (e anule!) as diferenas porventura existentes. Insistimos que este tipo de estudo tem e ter sempre validade para certos tipos de problemas. Por exemplo, se quisermos estudar o problema da evaso e da repetncia no 1 grau a nvel estadual, no h melhor meio de se conseguir uma viso geral do problema do que efetuando um levantamento junto aos estabelecimentos da rede escolar (Ldke & Andr, 1986: 6/7).
Em relao aos aspectos tcnicos, utilizam o design experimental para reduzir o erro, o vis e outros fatores que podem interferir na percepo clara dos fatos sociais. Adotam o mtodo dedutivo (da teoria para os dados), as definies predeterminadas e operacionalizadas, a postura racionalista, a preciso por meio da medida e da manipulao estatstica, a medida de variveis, a anlise de componentes e uma amostra grande com randomizao (Santos Filho, 1997).

3
Face s crticas recebidas, o paradigma positivista (abordagens emprico-analticas), segundo AlvesMazzotti (2001: 136), reconsiderou alguns de seus pressupostos:

Assim, ao contrrio dos positivistas, os ps-positivistas se recusam a considerar a observao como, ao mesmo tempo, fundamento e rbitro do conhecimento cientfico, o que exigiria que todos os conceitos tericos fossem traduzidos em termos observacionais. Admitem a subdeterminao da teoria, (isto , o fato de que, independentemente das evidncias disponveis para confirmar uma dada teoria, h sempre a possibilidade de que uma outra teoria, referente aos mesmos fenmenos, seja desenvolvida), mas consideram que h critrios racionais que permitam escolher entre duas teorias rivais. Tambm admitem que a teoria adotada influencia a observao do fenmeno, no se podendo, portanto, dizer que uma observao objetiva no sentido de que pura ou livre de influncias da teoria utilizada ou mesmo dos desejos e expectativas do pesquisador Consideram porm, que isto no razo para que se abandone o uso de teorias a priori no processo de investigao... A questo central da posio ps-positivista , portanto, a afirmao da possibilidade de objetividade nas cincia sociais.
No contexto de crise do paradigma positivista, de emergncia do ps-positivismo e visando responder aos desafios contemporneos da pesquisa educacional, segundo Ldke & Andr (1986: 7),

comearam a surgir novos mtodos de investigao e abordagens diferentes daqueles empregados tradicionalmente. As questes novas vinham, por um lado, de uma curiosidade investigativa despertada por problemas revelados pela prtica educacional [cotidiano escolar]. Por outro lado, elas foram fortemente influenciadas por uma nova atitude de pesquisa, que coloca o pesquisador no meio da cena investigada, participando dela e tomando partido na trama da pea...Foram aparecendo ento novas propostas de abordagens, com solues metodolgicas diferentes, na tentativa de superar pelo menos algumas das limitaes sentidas na pesquisa at ento realizada em educao. Assim surgiram a pesquisa-participante, ou participativa, ou ainda emancipatria, a pesquisaao, a pesquisa etnogrfica ou naturalstica, o estudo de caso.

1.2. Abordagens fenomenolgico-hermenuticas Estas abordagens, tambm denominadas como paradigma qualitativo, tm como categoria epistemolgica central a interpretao, a compreenso, ou seja, diferente das abordagens quantitativas apresentam uma maior preocupao com o processo do que com o resultado. Em oposio ao paradigma anterior, a realidade vista como socialmente construda (Berger & Luckmann, 2000), a partir das experincias cotidianas e de seus significados atribudos. A verdade relativa e subjetiva (Santos Filho, 1997).1 Cabe, portanto, ao pesquisador buscar a causalidade na relao entre o fenmeno (o que se mostra) e a essncia (o significado), entre o objeto e o contexto. Neste paradigma assume papel fundamental o pesquisador, na interpretao, compreenso dos fenmenos educacionais. Considera a neutralidade 1 Alves-Mazzotti (2001: 130) aponta o construtivismo social como uma denominao recentemente adotada para o paradigma qualitativo, em substituio pesquisa naturalstica, por terem seus adeptos considerado que este termo dava margem a associaes indevidas com o naturalismo ingls do sculo XIX ou com a ontologia realista. A escolha do termo construtivismo, porm, tambm tem sido questionada, pois esta denominao tem gerado outras confuses, desta vez com as teorias construtivistas da aprendizagem e do desenvolvimento humano.

4
axiolgica e o dualismo sujeito-objeto como inaceitveis, pois os fatos so perpassados por interesses, valores. Segundo Gamboa (1997: 100/101):

Para as pesquisas fenomenolgico-hermenuticas, a cincia consiste na compreenso dos fenmenos em suas diversas manifestaes (variantes) atravs de uma estrutura cognitiva (invariante) ou na explicao dos pressupostos, das implicaes e dos mecanismos ocultos (essncia) nos quais se fundamentam os fenmenos. Os fenmenos objetos da pesquisa (palavras, gestos, aes, smbolos, sinais, textos, artefatos, obras, discursos etc.) precisam ser compreendidos. Isto , pesquisar consiste em captar o significado dos fenmenos, saber ou desvendar seu sentido ou seus sentidos. A compreenso supe uma interpretao, uma maneira de conhecer seu significado que no se d imediatamente; razo pela qual precisamos da interpretao (hermenutica). A hermenutica entendida como indagao ou esclarecimento dos pressupostos, das modalidades e dos princpios da interpretao e da compreenso... A compreenso de um fenmeno s possvel com relao totalidade qual pertence (horizonte da compreenso). No h compreenso de um fenmeno isolado; uma palavra s pode ser compreendida dentro de um texto, e este, num contexto.
As seguintes noes de Homem e de Educao, conforme Gamboa (1997: 103), esto presentes neste paradigma:

predomina a noo existencialista de homem. O homem tido como projeto, ser inacabado, ser de relaes com o mundo e com os outros. Educar desenvolver e possibilitar o projeto humano, criando as condies para que o homem consiga ser mais; relao dialgica entre o educador e o educando; passar das percepes ingnuas e aparentes da realidade s percepes crticas e desveladoras do mundo, conscientizar.
Nestas abordagens, segundo Gamboa (1997: 104), somente algumas pesquisas fenomenolgicas (existencialistas e hermenuticas) apresentam uma concepo de histria com uma preocupao diacrnica, ou seja, os fenmenos so relacionados com a sua evoluo no tempo. Isto implica em que

As pesquisas fenomenolgicas, mais preocupadas com o invariante dos fenmenos do que com seus aspectos variantes, com a estrutura simblica do que com os sintomas (acontecimentos), com o sentido oculto do que com o sentido manifesto, ou que explicam os segundos como tendo origem nos primeiros, tm como paradigma comparativo a radiografia, que desvela ou mostra a estrutura interna, ultrapassando a aparncia fenomnica.
Em relao aos aspectos metodolgicos, emprega o mtodo indutivo (dos dados para a teoria) e utiliza tcnicas no-quantitativas, tais como entrevistas, depoimentos, vivncias, narraes, tcnicas bibliogrficas, histrias de vida e anlise do discurso (Gamboa, 1997). Segundo Ldke & Andr (1986: 9), em lugar dos questionrios aplicados a grandes amostras, ou dos coeficientes de correlao, neste novo tipo de estudo a observao participante, que cola o pesquisador realidade estudada; a entrevista, que permite um maior aprofundamento das informaes obtidas; e a anlise documental, que complementa os dados obtidos atravs da observao e da entrevista e que aponta novos aspectos da realidade pesquisada. O uso desta abordagem na pesquisa educacional privilegia a investigao do cotidiano escolar (cultura escolar) atravs do estudo de tipo etnogrfico (observao participante) visando analisar, por exemplo, o fracasso escolar.2 2 Ver, entre outros: Andr (1995), Aquino (1997).

1.3. Abordagens crtico-dialticas As abordagens crtico-dialticas tm como categoria epistemolgica fundamental a prxis (reflexoao-reflexo), pois objetivam a transformao social. A relao causal revela-se na inter-relao entre os fenmenos (lei da interdependncia universal), inter-relao entre o todo e as partes e vice-versa, interrelao da tese com a anttese, inter-relao dos elementos da estrutura econmica com os da superestrutura social, poltica, jurdica e intelectual etc. Os pressupostos gnosiolgicos que informam este paradigma esto centrados na concreticidade, na relao dialtica entre sujeito e objeto. Conforme Gamboa (1997: 103/4):

nas pesquisas dialticas, o homem tido como ser social e histrico; embora determinado por contextos econmicos, polticos e culturais, o criador da realidade social e o transformador desses contextos. A educao vista como uma prtica nas formaes sociais e resulta de suas determinaes econmicas, sociais e polticas; faz parte da superestrutura e, junto com outras instncias culturais, atua na reproduo da ideologia dominante. Numa outra verso, a educao tambm espao da reproduo das contradies que dinamizam as mudanas e possibilitam a gestao de novas formaes sociais.
Este paradigma apresenta uma concepo de histria com uma preocupao diacrnica. Isto implica, conforme Gamboa (1997: 105), em considerar

a histria como eixo da explicao e da compreenso cientficas, e tm na ao uma das principais categorias epistemolgicas. A ao , na sua concretude, critrio de verificao da relao cognitiva e prova da coincidncia das leis do ser e do pensar. A histria, na dialtica, no , como nas pesquisas empricoanalticas, um dado acidental ou secundrio... semelhana dos exemplos anteriores, as pesquisas preocupadas com a diacronia podem ser comparadas ao cinema, pois se preocupam com o registro do movimento, a evoluo e a dinmica dos fenmenos.
No nvel tcnico, este paradigma utiliza, alm das metodologias adotadas na abordagens fenomenolgico-hermenuticas, a pesquisa-ao e a pesquisa participante (Brando, 1999;1999a). Os temas privilegiados abrangem a educao escolar brasileira, a relao educao e sociedade, a relao teoria e prtica no exerccio profissional dos educadores, a problemtica da ideologia, do poder e da escola vinculada ao Estado etc. Este paradigma permite elucidar as relaes do fenmeno educativo com a sociedade e ajuda a compreender a dinmica e as contradies da prtica profissional do educador. As pesquisas crtico-dialticas, segundo Gamboa (1997: 97)

questionam fundamentalmente a viso esttica da realidade implcita nas abordagens anteriores. Esta viso esconde o carter conflitivo, dinmico e histrico da realidade. Sua postura marcadamente crtica expressa a pretenso de desvendar, mais que o conflito de interpretaes, o conflito dos interesses. Essas pesquisas manifestam um interesse transformador das situaes ou fenmenos estudados, resgatando sua dimenso sempre histrica e desvendando suas possibilidades de mudana. As propostas nelas contidas se caracterizam por destacar o dinamismo da prxis transformadora dos homens como agentes histricos. Para isso, alm da formao da conscincia e da resistncia

6
espontnea dos sujeitos histricos nas situaes de conflito, participao ativa na organizao social e na ao poltica.
2. Produo discente em Educao Ambiental (1981-2002) Esta anlise da produo discente em Educao Ambiental (EA) dos Programas de Ps-Graduao em Educao (PPG-EDU) teve inicialmente como referncia a base de dados ANPED (1997; 1999), que renem informaes bibliogrficas (autor, ttulo, orientador, data de defesa, PPG-EDU, resumo e termos descritores: palavras-chave, descritores onomstico, cronolgico e de regio) sobre 7.510 dissertaes de mestrado e 1.177 teses de doutorado, defendidas entre 1981 e 1998. No manuseio deste material constatamos uma baixa qualidade dos resumos das dissertaes/teses, pois em sua maioria no explicitam claramente o referencial terico-metodolgico, as categorias analticas centrais e os principais resultados alcanados. Apesar de no ser um problema especfico das pesquisas discentes em EA3, chamam a ateno os elevados percentuais de dissertaes/teses que omitem estas informaes. Em um primeiro momento, antes do lanamento de ANPED (1999), constatamos que: a) em nvel nacional, entre 1981-1996, 84,7% no revelaram a referncia terica e 43,1% no informaram as metodologias adotadas, b) no que se refere produo discente fluminense, neste mesmo perodo, 90% no divulgaram a referncia terica e 58% no permitiram a identificao das metodologias empregadas. Este quadro, que inviabilizava o desenvolvimento da pesquisa, levou a que realizssemos um levantamento, concludo em fevereiro/2003, junto aos PPG-EDU situados no estado do Rio de Janeiro, copiando (xerox) a capa, ndice, resumo, introduo e bibliografia de cada dissertao/tese localizada atravs da palavra-chave educao ambiental.

propem a

2.1. Educao Ambiental: produo discente nacional (1981-1998) A produo discente nacional em EA, entre 1981 e 1998 (ANPED, 1999), apresenta algumas caractersticas que devem ser destacadas: a) em 1996, a produo discente nacional em EA representava 0,99% da produo total dos PPG-EDU (6.935 dissertaes/teses) e, em 1998, 1,07% (8.687 dissertaes/teses), correspondendo ao crescimento de 34,7% nesta produo, ocorrido nos anos de 1997 e 1998, de 69 para 93 dissertaes/teses b) forte desequilbrio inter-regional, observvel pela concentrao desta produo na regio sudeste (61,3%) (Tabela 1), c) da mesma forma, causa surpresa e preocupao a ausncia de pesquisas discentes em EA produzidas na Regio Norte, dada sua importncia socioambiental planetria, d) em 1996 (ANPED, 1997), identificamos a seguinte distribuio regional: sudeste (46 dissertaes/teses), sul (11), centro-oeste (9) e nordeste (3). Em 1998 (ANPED, 1999), constatamos uma mudana neste cenrio, pois a regio centro-oeste superou a regio sul, que passou a ocupar o terceiro lugar em volume de produo discente.

Tabela 1: Educao Ambiental - produo discente nacional (1981-1998) 3 Warde (1993: 64) em pesquisa realizada em nvel nacional sobre a produo discente dos PPG-EDU, entre 1982-1991, informa que 78,2% das teses/dissertaes no ofereceram informaes sobre as referncias tericas em seus resumos

7
regio sudeste centro-oeste sul nordeste Total dissertaes/teses (n) 57 19 11 06 93 (%) 61,3 20,4 11,8 6,5 100

Na distribuio desta produo, entre 1981-1998, no identificamos registros nos anos de 1981, 1982, 1983, 1986 e 1987, resultando na verdade em treze anos de efetiva produo que, entendemos, podem ser divididos em trs perodos (Tabela 2). Seu comportamento ascendente apresenta dois pontos de inflexo, em 1988 e 1992, momentos em que a temtica ambiental conquistou visibilidade nos cenrios nacional e internacional, face s expectativas geradas na Assemblia Nacional Constituinte/ Constituio Federal de 1988 (primeira a dedicar um captulo temtica ambiental e enfatizar a EA) e Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), realizada no Rio de Janeiro. Desta forma, apesar da baixa significncia da EA no conjunto da produo discente dos PPG-EDU, constata-se um expressivo crescimento durante o perodo, particularmente, entre 1993 e 1998.

perodos nmero %

Tabela 2: Distribuio temporal da produo discente nacional 1981 - 1988 1989 - 1992 1993 - 1998 06 13 74 6,5 14 79,6

Total 93 100

As 93 dissertaes/ teses foram defendidas em 27 instituies: federais (19), estaduais (5) e privadas (3), assim distribudas por regio: sudeste (15), sul (6), centro-oeste (3) e nordeste (3), abrangendo um total de 13 unidades federativas (Tabela 3). Ao associarmos a produo discente regional com o nmero de PPG-EDU obtemos as seguintes mdias: sudeste (3,8 dissertaes/teses por PPG-EDU), centro-oeste (6,3), sul (5,5) e nordeste (2).

estados RJ SP MT RS DF MS ES BA PR SC MG CE PI Total

Tabela 3: Nmero de IES e produo discente instituies nmero (diss./teses) 5 29 7 24 1 12 3 7 1 4 1 3 1 2 1 2 2 2 1 2 2 2 1 2 1 2 27 93

% 31,2 25,8 12,9 7,5 4,3 3,2 2,2 2,2 2,2 2,2 2,2 2,2 2,2 100

A partir das informaes bibliogrficas contidas em ANPED (1999) podemos refletir sobre as bases em que se deu o crescimento da produo discente em EA, no interior dos PPG-EDU: a) foram identificadas somente seis teses de doutorado (6,4%), defendidas na USP (2) e UNICAMP (4), o que ratifica a jovialidade desta temtica como objeto de pesquisa, quando comparada ao conjunto da produo discente nacional em Educao4, b) as 93 dissertaes/teses foram orientadas por 74 professores, resultando numa mdia de 1,2 obras/orientador, com a seguinte distribuio: 62 professores (83,8%) orientaram apenas uma (01) dissertao/tese, 7 professores (9,5%) orientaram duas, 3 professores (4,1%) orientaram trs e 2 professores (2,7%) orientaram 4 dissertaes/teses.

2.2. Educao Ambiental: produo discente fluminense (1981-2002) Um primeiro ponto a ser destacado refere-se s fontes de dados: ANPED (1997; 1999) apresentam um nmero de dissertaes/teses inferiores aos que constatamos nos PPG-EDU do Rio de Janeiro (Tabela 4), o que sugere o desenvolvimento de esforos visando a um melhor fluxo de informaes entre a ANPED e os PPG-EDU.

Tabela 4: Produo discente em Educao Ambiental (1981-1998) Fonte \ Ano ANPED - RJ PPG-EDU - RJ 1981-1996 28 30 1981-1998 29 35

Atravs do levantamento realizado nos PPG-EDU situados no Rio de Janeiro, concludo em fevereiro de 2003, identificamos 40 pesquisas discentes, o que, por um lado, revela-se significativo nos contextos nacional (40%) e regional (70%), justificando a eleio desta unidade federativa para o desenvolvimento desta pesquisa e, por outro, informa a demanda por PPG-EDU preocupados com questes situadas na interface das temticas educacional e ambiental nesta unidade federativa. Entre 1981 e 2002, no foram detectados registros para 7 anos, resultando em 15 anos de efetiva produo que, no nosso entender, podem ser divididos em quatro perodos (Tabela 5), com os seguintes recortes: Constituio Federal de 1988, ECO-92 e lanamento dos Parmetros Curriculares Nacionais/ Tema Transversal: Meio Ambiente e da Poltica Nacional de Educao Ambiental. Semelhante ao comportamento da produo discente nacional, verifica-se maior concentrao no perodo 1993-1998. Entretanto, podemos constatar que, entre 1999-2002, ocorreu uma queda significativa na produo discente fluminense.

4 No levantamento realizado por Warde (1993), em nvel nacional, abrangendo o perodo 1982-1991, foram identificadas 3.233 dissertaes e 300 teses (8,5%).

Tabela 5: Distribuio temporal da produo discente fluminense perodos nmero % 1981 - 1988 02 5 1989 - 1992 09 22,5 1993 - 1998 24 60 1999-2002 05 12,5 Total 40 100

Esta produo discente est concentrada em seis instituies (Tabela 6): Universidade Federal Fluminense - UFF, Pontifcia Universidade Catlica - PUC-Rio, Instituto de Estudos Avanados em Educao - IESAE5, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Universidade Estcio de S - UNESA.

Tabela 6: Produo discente fluminense, por ano e IES


ano\IES 1984 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2001 2002 Total % 11 27,5 1 1 9 22,5 8 20 7 17,5 3 7,5 1 2 5 1 2 1 1 1 1 1 1 1 3 1 2 2 1 1 1 1 1 3 PUC UFF 1 1 1 1 1 1 1 1 2 1 (1981-2002) UFRJ IESAE UERJ

UNESA

Total 1 1 1 2 3 3 4 6 7 2 1 4 2 1 2 40 100

% 2,5 2,5 2,5 5 7,5 7,5 10 15 17,5 5 2,5 10 5 2,5 5 100

Excetuando-se uma tese de doutorado, o restante da produo discente fluminense consiste em dissertaes de mestrado, orientadas por 30 professores, resultando numa mdia um pouco superior observada no contexto nacional (1,3 dissertaes-tese/ orientador). Vale ressaltar que o maior nmero de

5 Deve-se destacar que o Mestrado em Educao do IESAE funcionou entre 1972 e 1992.

10
pesquisas por orientador foi igual a 6, seguida por um professor que orientou quatro, enquanto 2 professores orientaram duas e 26 professores (65%) orientaram apenas uma pesquisa discente.

2.3. Produo discente: caracterizao Neste tpico apresentamos o resultado da tabulao a respeito dos seguintes aspectos da produo discente: objetivo, concepes de educao, desenvolvimento sustentvel, meio ambiente e educao ambiental, bem como as abordagens terico-metodolgicas (paradigmas) presentes nesta produo. Lembramos que o resumo e a introduo desta produo discente consistiu em nossas fontes de informao. a) objetivo: a produo discente (40 dissertaes/teses) teve como principal objetivo a anlise da EA desenvolvida atravs de polticas pblicas, projetos, atividades profissionais, educao formal (ensino fundamental, ensino mdio, formao de professores, ensino superior) e no-formal (trilhas, unidades de conservao etc.), bem como a anlise das concepes acerca de aspectos relevantes da temtica ambiental (meio ambiente, EA, poluio, fauna etc.) presentes na mdia, livros didticos, e das percepes formuladas por ambientalistas, professores, consumidores, alunos etc. (55%). Em seguida, destacam-se os estudos propositivos (32,5%), ou seja, que consistiram basicamente na formulao de propostas de EA para cursos de formao de professores (1 e 2 graus), ensino superior, professores em geral; propostas de polticas pblicas de EA; proposta didtica de EA para alunos do ensino fundamental; proposta de reforma curricular; proposta metodolgica; proposta de EA em comunidades populares/faveladas, proposta de EA associada a coleta seletiva etc. Em menor nmero as investigaes apresentaram objetivos cientficos (tericos): anlise da concepo histrica de natureza, a partir das representaes construdas na interao homem-natureza; busca de pontes entre as diversas reas do conhecimento (disciplinas) e a EA, com vistas construo da interdisciplinaridade; identificar, no aparente consenso sobre a EA, os diferentes e antagnicos interesses que informam as matrizes discursivas dos atores sociais; contribuir para uma reflexo sobre as dificuldades enfrentadas pela EA dentro dos contextos escolares; tratar a questo do lixo levando em conta a sua dimenso metafrica - que o aproxima da morte e de outras produes socialmente rejeitadas (doentes terminais, encarcerados, miserveis, invlidos) - e alguns de seus aspectos tcnico-operacionais (12,5%). b) concepo de educao: em oposio concepo conservadora que prega a manuteno do status quo, constatamos que a maioria dos estudos buscaram destacar o potencial transformador da educao (42,5%) e exploraram a cidadania, justia social e eqidade como categorias analticas centrais. No foi possvel identificar a concepo de educao presente em 30% da produo discente fluminense. Dois outros aspectos devem ser destacados: 1) em 22,5% das investigaes (9 dissertaes/teses), no foi feita sequer meno educao nos resumos/introduo e, da mesma forma, na bibliografia constam poucas referncias sobre educao, ou inexistem (!); 2) duas dissertaes (5%) parecem vinculadas a programas de ps-graduao em ecologia. c) concepo de desenvolvimento sustentvel (DS): no identificamos na produo discente a presena da matriz discursiva da ecoeficincia (Acselrad, 2001), defendida pelos capitalistas verdes

11
(mercado), que prope a relativa reduo de consumo de matria e energia a partir da maior eficincia tecnolgica e tem, portanto, como princpios norteadores, o crescimento econmico e a eficincia na lgica do mercado - mo invisvel do mercado: taxas verdes, princpio poluidor-pagador, correo de falhas dos mecanismos de ajuste do mercado (no-internalizao da poluio como um custo de produo) etc. Em 60% dos estudos (24), no foi possvel caracterizar a concepo de DS. A concepo de DS pautada pela matriz da eqidade, presente em 40% da produo discente (16), prope uma mudana do paradigma hegemnico de desenvolvimento econmico, com base em princpios de justia social, superao da desigualdade scio-econmica e construo democrtica ancorada no dinamismo dos atores sociais. Compreende que as noes de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentvel so construes sociais fruto do embate social entre os vrios atores em busca de hegemonia de suas posies. Esta concepo tem como fundamento norteador a eqidade como princpio da sustentabilidade, destacando que o modo de produo capitalista que est na raiz da desigualdade social e da degradao ambiental. Os pressupostos desta concepo de desenvolvimento sustentvel esto ancorados na tradio do marxismo e na crtica da economia poltica (abordagens crtico-dialticas), ou na crtica sociedade fundada sobre a propriedade privada dos meios de produo, subsuno do trabalho ao capital e lgica da acumulao capitalista (Marx, 1983). d) concepo de meio ambiente (MA): a concepo preservacionista de MA, que privilegia uma leitura reducionista da temtica ambiental, baseada exclusivamente nos aspectos biolgicos do MA (concepo naturalista), desconsiderando o ser humano e as relaes sociais, no foi detectada na produo discente fluminense. Por outro lado, em 42,5% das investigaes no foi possvel identificar a concepo de MA. Na maioria dos estudos (57,5%) constatamos a concepo de MA defendida em Tbilisi, que abrange os recursos naturais do nosso planeta, as instituies e valores criados historicamente pela ao social do homem e, principalmente, a tenso existente entre ambos. Esta conceituao explicita claramente a necessidade de se incorporar as dimenses social, tica, cultural, poltica e econmica, de modo interdisciplinar/ transversal, tanto na resoluo dos problemas ambientais, quanto nas atividades de ensino/ pesquisa sobre questes situadas na interface das temticas educacional e ambiental, como a EA. e) concepo de educao ambiental (EA): postura dos empresrios-ambientalistas, corresponde uma concepo de EA. Como vimos, o desenvolvimento sustentvel da ecoeficincia ser alcanado com a correo das falhas do mercado. Esta ausncia de crtica ao modo de produo capitalista direciona a EA para uma abordagem comportamentalista-individualista que privilegia a mudana das atitudes individuais e, conseqentemente, culpabiliza o indivduo em geral pela degradao ambiental, sem identificar sujeitos sociais especficos com nveis diferenciados de responsabilidade. Consiste numa leitura acrtica e ingnua sobre a problemtica ambiental, na qual a transformao da sociedade seria o resultado exclusivo da transformao individual dos seus integrantes. Esta concepo de EA assume a forma de um adestramento ambiental (Brgger, 1994), que tem como horizonte a mudana de comportamento e no de valores e atitudes, no estando pautada por uma ao pedaggica crtico-transformadora, pelo contrrio objetiva a conservao das atuais relaes de dominao. Nesta concepo de EA a resoluo de problemas ambientais locais uma atividade-fim, que se esgota em si mesma (Layrargues, 1999). Esta concepo de EA no foi defendida na produo

12
discente analisada. Entretanto, em 47,5% das investigaes no foi possvel identificar a concepo de EA que orientou as investigaes. concepo de DS proposta pela matriz da eqidade relaciona-se um tipo de EA que, influenciada pela teoria social crtica (abordagens crtico-dialticas), pode ser denominada como educao ambiental crtica (Guimares, 2000). Esta concepo de EA leva em considerao que no cenrio poltico nacional existem distintos e antagnicos projetos educacionais, que expressam diferentes concepes de mundo, de cincia, de educao e de homem. Entretanto, ao lado do consenso acerca da gravidade da crise socioambiental, da necessidade de intervir na reverso deste quadro e do papel preponderante da EA nesta questo, constata-se --de forma preocupante-- a ausncia ou o mascaramento de divergncias a respeito dos objetivos, princpios e diretrizes de atuao da EA entre estes projetos educacionais. Esta concepo de EA foi encontrada em 52,5% da produo discente fluminense. f) abordagens terico-metodolgicas:

abordagens emprico-analiticas: neste paradigma foram detectadas duas dissertaes (5%): 1)


objetivou apresentar proposta didtica de EA para alunos do ensino fundamental (1-4), adotando como referncia terica a Escala de Atitude de Rensis Likert para analisar as concepes de 2.638 alunos acerca do objeto psicolgico meio ambiente; 2) visou verificar de que forma os 40.000 docentes do primeiro grau da rede oficial de ensino compreendem e agem em relao questo da EA (referncia terica no declarada/identificada);

abordagens fenomenolgico-hermenuticas (construtivismo social) : 8 estudos inserem-se neste


paradigma (20%) e adotaram como marco terico Moscovici, Denise Jodelet, Andr Giordan, D. W. Winnicott, Jean Marie Ihote, entre outros;

abordagens crtico-dialticas: 30% das investigaes (12) adotaram este tipo de abordagem,
privilegiando como referencial terico Karl Marx, Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brando, Thiollent, Moacir Gadotti, Apple, Althusser, Poulantzas, entre outros;

miscelnea terica: adotando sugesto de Warde (1993), inclumos nesta categoria os estudos, em
um total de 12 (30%), que declararam a utilizao de uma ampla e diversificada gama de autores ou marcos tericos. Exemplificamos com as referncias tericas de uma dissertao: E. Mounier, P. T. Chardin, Roger Garaudy, Louis Althusser, A. Gunther Frank, Regis Debray, F. Saussure, E. Morin, H. Marcuse, MacLuhan, Jean Piaget, P. Bourdieu e Passeron, La Passade e Lorrau, M. Foucault, A. Touraine, F. Guatarri, A. Gramsci, N. Bobbio e outros.

sem informao: no foi possvel identificar o referencial terico de 5 pesquisas (10%); ecologia: como vimos anteriormente, duas pesquisas (5%) parecem vinculadas a programas de psgraduao em ecologia. A metodologia privilegiada na produo discente dos PPG-EDU (40 pesquisas) foi o estudo de caso (42,5%), seguido por aquelas que no informaram a metodologia adotada - informao no disponvel (25%), as metodologias participativas: pesquisa-ao e pesquisa participante (7,5%), histria de vida (5%), estudo de tipo etnogrfico (5%), entrevistas (5%), quantitativa (5%), miscelnea (2,5%) 6 e anlise de contedo (2,5%). 6 Esta pesquisa informa ter adotado as seguintes metodologias: pesquisa participante, estudo de tipo etnogrfico e anlise do discurso.

13

3. Consideraes finais A evoluo da produo discente em EA, nas duas ltimas dcadas, leva-nos a supor uma tendncia de crescimento aps o lanamento e implementao dos Parmetros Curriculares Nacionais/ Tema Transversal: Meio Ambiente e da Poltica Nacional de Educao Ambiental. Neste sentido, gostaramos de apresentar algumas sugestes: . melhorar a qualidade dos resumos, no sentido de explicitarem o objetivo, referencial tericometodolgico, resultados alcanados etc.; . dada a relao de 1,2 pesquisas/orientador e a grande disperso nas temticas privilegiadas, cabe sugerir a constituio de grupos de pesquisa e/ou linhas de pesquisa nos PPG-EDU que, firmemente orientados segundo as diferentes abordagens terico-metodolgicas, aprofunde o conhecimento sobre os limites e potencialidades desses paradigmas; . ampliar e aprofundar as anlises aqui desenvolvidas sobre a produo discente, visando contribuir de forma crtica para a gerao de conhecimentos em EA, atravs da criao de grupos de trabalho em nvel estadual, regional e nacional; Finalmente, defendemos a necessidade de uma complementaridade entre as abordagens tericometodolgicas com vistas ao estudo dos fenmenos educacionais (fotografia, radiografia, cinema). Em uma produo discente com poucos estudos tericos e apenas sete teses de doutorado, entendemos ser prematuro falar de crise dos modelos explicativos ou dos paradigmas em EA.

4. Bibliografia ACSELRAD, H. Sentidos da sustentabilidade urbana. In: ACSELRAD, H. (Org.). A durao das cidades : sustentabilidade e risco nas polticas urbanas. Rio de Janeiro: DP&A, pp. 27-55, 2001. ALVES-MAZZOTTI, Alda J. O mtodo nas Cincias Sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J. & GEWANDSZNAJDER, F. O mtodo nas Cincias Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 ed. So Paulo: Pioneira, pp. 109-188, 2001. ANDR, M. E. D. A. Etnografia da prtica escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995. ANPED (Associao Nacional de Ps-graduao e Pesquisa em Educao). Base de Dados - CD-ROM ANPEd (1981-1996). 2 ed. So Paulo, Produo: Ao Educativa, 1997. ANPED (Associao Nacional de Ps-graduao e Pesquisa em Educao). Base de Dados - CD-ROM ANPEd (1981-1998). 3 ed. So Paulo, Produo: Ao Educativa, 1999. AQUINO, J. G. Erro e fracasso na escola : alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1997. BERGER, P. L. E LUCKMANN, T. A construo social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. BRANDO, C. R. (org.). Pesquisa Participante. 8 ed. Petrpolis - RJ: Brasiliense, 1999. BRANDO, C. R. (org.). Repensando a Pesquisa Participante. 3 ed. So Paulo: Brasiliense, 1999a. BRASIL (Repblica Federativa do Brasil). Poltica Nacional de Educao Ambiental. Braslia: Imprensa Nacional, 28.04.1999. BRGGER, P. Educao ou adestramento ambiental? Florianpolis: Letras Contemporneas, 1994.

14
GAMBOA, S. A. S. A dialtica na pesquisa em educao : elementos de contexto. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. So Paulo: Cortez, pp. 91-116, 1997. GUIMARES, M. Educao Ambiental: no consenso um embate? Campinas : Papirus, 2000. LAYRARGUES, P. P. A resoluo de problemas ambientais locais deve ser um tema-gerador ou a atividade-fim da educao ambiental. In: REIGOTA, M. (Org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discusso. Rio de Janeiro: DP&A, pp. 131-148, 1999. LDKE, M. & ANDR, M. E. D. A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas . So Paulo: EPU, 1986. MARX, K. O Capital: crtica da economia poltica. So Paulo: Abril Cultural, 1983. MEC/SEF (Secretaria da Educao Fundamental/MEC). Parmetros curriculares nacionais: temas transversais. Braslia: MEC/SEF, 1998. SANTOS FILHO, J. C.. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmtico. In: SANTOS FILHO, J.C. e GAMBOA, S.S. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. So Paulo: Cortez, pp. 13-59,1997. WARDE, M.J. A produo discente dos Programas de Ps-graduao em Educao no Brasil (19821991): avaliao & perspectivas. In: Avaliao e perspectivas na rea de Educao . RS: ANPED, pp.51-82, 1993.

You might also like