You are on page 1of 3

A.

Conceito de mass-customization Algumas empresas desenvolveram a sua flexibilidade de modo que os produtos e servios que disponibilizam so customizados para cada cliente individual. Ainda assim, essas empresas empregam uma forma de produzir tais produtos customizados em elevados volumes e mantando custos reduzidos. O termo mass cutomization descreve a capacidade de uma empresa fornecer produtos e servios altamente personalizados (customizados) para diferentes clientes em todo o mundo. (CHASE, s.d.) Graas mass customization, as empresas podem operar na sua eficincia mxima e atender rapidamente os pedidos dos clientes, com uma quantidade mnima de stock. (CHASE, s.d.) B. Semelhanas entre mass-customization e mass production

C. Contrastes entre mass-customization e mass production A mass production est mais relacionada com um cenrio de procura insaturada. A mass customization associa-se a um cenrio de excesso de oferta face procura, com os mercados a focarem-se cada vez mais em crescentes nveis de customizao. Customizao ao nvel: a. Da distribuio b. Da montagem c. Do fabrico d. Do design (TIDD, s.d.)

A flexibilidade associa-se d empresa a habilidade para produzir produtos variados. Habitualmente uma elevada variedade significa elevados custos (relacionados, por exemplo, com o setup do equipamentos). Por essa razo as operaes de elevado volume no apostam igualmente em elevada variedade. (SLACK, s.d.)

D. Alteraes na empresa necessrias implementao da mass-customization As empresas precisam de repensar e integrar o design dos seus produtos, os processos utilizados para produzir e entregar esses produtos, bem como a configurao de toda a supply chain. (CHASE, s.d.) Uma estratgia de mass customization eficiente relaciona-se com 3 princpios fundamentais: a. Um produto deve ser projectado em mdulos independentes que possam ser montados de maneira fcil e barata, gerando diferentes formatos do produto.

b. Os processos de produo e prestao de servios devem ser projectados em mdulos independentes que possam ser facilmente retrabalhados e reordenados para atender a diferentes projectos da supply chain. c. A supply network o posicionamento do inventrio eu a localizao, nmero e estrutura do servio, produo e instalaes de distribuio deve ser projectada para proporcionar duas capacidades. Em primeiro lugar, deve ser capaz de fornecer todos os produtos bsicos para as instalaes que realizam a customizao de forma custoeficiente. Em segundo lugar, deve ter flexibilidade e capacidade de resposta para receber pedidos de clientes individuais e entregar rapidamente o produto acabado, customizado. (CHASE, s.d.)

E. Momento ideal para a implementao da mass-customization A chave para a mass customization eficiente adiar (colocar em segundo plano) a tarefa de diferenciar um produto para um cliente especfico at ao ltimo ponto possvel da supply chain. (CHASE, s.d.)

F. Como podem as empresas alcanar a mass-customization A implementao da mass-customization envolve, no mnimo, 5 reas da empresa: O marketing deve determinar em que extenso a mass customization necessria para atender s exigncias dos clientes; A pesquisa e o desenvolvimento devem reprojectar o produto para que este possa ser customizado no ponto mais eficiente da supply chain; A produo e a distribuio devem coordenar ambos o fornecimento e o redesign dos materiais e posicionar os processos de produo ou montagem nas localidades A funo financeira deve proporcionar informaes informaes de custo baseadas na actividade e nas anlises financeiras das alternativas. (CHASE, s.d.)

A implementao de uma estratgia envolve todas as reas funcionais da organizao. Viso sistmica e holstica da organizao.

G. Como devem as empresas alcanar a mass-customization

H. Limitaes da mass-customization

I.

Impacto da mass-customization na estratgia da organizao

A implementao do mass-customization obriga as empresas a encontrar formas flexveis de resposta procura por parte do consumidor. A optimizao das actividades nucleares da empresa permite maximizar a velocidade de resposta s alteraes nas expectativas do consumidor. (CHASE, s.d.)

J.

Indstrias mais adequadas implementao da estratgia de mass-customization

K. Estratgia costumer segments of one

L. Adopo da estratgia costumer segments of one pela indstria japonesa

M. Adopo da estratgia costumer segments of one pela indstria americana

N. Factores necessrios implementao da estratgia costumer segments of one

O. Integrao Vertical

P. Integrao Vertical a Montante

Q. Integrao Vertical a Jusante

You might also like