You are on page 1of 8

Desburocratizao da Aquisio de Bens e Servios no Setor Pblico

Seminrio Estadual de Desburocratizao 1. O QUADRO DESASTROSO E DESUMANO QUE A BUROCRACIA ESTATAL IMPE AO BRASIL
FOLHA DE SO PAULO 12/05/2003 Burocracia Estatal dificulta combate dor Matria trata da morosidade estatal na concesso de medicamento para sociedade. REVISTA VEJA 05/11/2003 - Em 54 anos de atividade empresarial, posso dizer com toda a certeza que uma das tendncias mais marcantes no Brasil o aumento do tamanho e da complexidade da burocracia estatal entrevista com Antnio Ermrio, fundador do grupo Votorantim. FOLHA DE SO PAULO 04/10/2011 CEF afirma que cumpre todas as exigncias legais lentido nos processos licitatrios na CAIXA somam 42 mil contratos para 7.000 profissionais e mais de 2.400 terceirizadas gerenciarem. FOLHA DE SO PAULO 03/06/2012 Atrasos na Ferrovia Norte-Sul custam ao pas R$ 12 bilhes por ano Diversos contratos com empreiteiras expiram e obras no so concludas. FOLHA DE S. PAULO 25/02/2011; 22/08/2011 Paralizao nas obras da usina de Belo Monte se prolonga em razo de longos e arrastados julgamentos na Justia Federal. FOLHA DE S. PAULO 06/01/2013 Livres das amarras da Lei n 8.666/1993, do Tribunal de Contas da Unio e da burocracia estatal Consrcios assumem aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Braslia e iniciam melhorias a partir de servios bsicos, elevando receitas.

2. PANORAMA DA ATUAL LEGISLAO FEDERAL


Normas que alteraram a Lei n 8.666/1993: 61 medidas provisrias, mdia de 3 por ano 19 Leis, mdia de 1 por ano TOTAL: 80 normas Vade-Mcum de Licitaes e Contratos 6 edio: + de 180 normas sobre compras pblicas 2.234pginas Desde 5 de outubro de 1988 data da promulgao da atual Constituio Federal at 5 de outubro de 2012 foram editadas 4.615.306 normas para regular a vida dos cidados brasileiros, o que representa, em mdia, 788 normas a cada dia til.

3. BOAS PRTICAS: CDIGO DE LICITAES E CONTRATOS DO ESTADO DO MARANHO - CLC/MA


Lei n 8.666/1993 Art. 118. Os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e as entidades da administrao indireta devero adaptar suas normas sobre licitaes e contratos ao disposto nesta Lei. Lei Estadual n 9.579, de 12 de abril de 2012 Institui o Cdigo de Licitaes e Contratos do Estado do Maranho.

3.1. CINCO IDEIAS IMPORTANTES E DESBUROCRATIZANTES DO CLC/MA


(excertos da Exposio de Motivos, adaptados)

- Reduo das modalidades de licitao a apenas quatro; - Mudana de paradigma da menor proposta, para a melhor proposta; - Regularizao da ocupao de reas pblicas com a definio adequada do direito de preferncia; - Institucionalizao dos contratos de racionalizao ou eficientizao, que exigem uma regulamentao mais especfica, dirimindo dvidas e otimizando aes, esclarecendo e oferecendo oportunidade de ganho real para toda a sociedade, garantindo a promessa de reduo de custos com metas qualitativas e quantitativas sobre o risco de transferncia para o contratado; - Plena regulao dos sistemas auxiliares da licitao: Sistema de Registro de Preos Permanente, Credenciamento e a Pr-qualificao, amplamente utilizados, mas timidamente regulamentados; - Segurana ao espao para modernizao, definindo a instrumentalizao do ambiente virtual e a permisso para o uso de chaves e cdigos de acesso; - Permite o pagamento com conta vinculada e a aplicao da teoria da desconsiderao da pessoa jurdica, quando evidenciada m-f; - Detalhamento/esclarecimento de questes complexas como a questo da amostra do objeto, a citao e a excluso de marcas, as alteraes qualitativas do objeto e a licitao deserta ou fracassada; - Insero austera dos contratos de terceirizao, vedando a nomeao de parentes como empregados dos terceirizados, em plena conformidade com a jurisprudncia.
(excertos do Relatrio de Avaliao da CCL/MA, adaptados)

- Padronizao de editais: elaborar modelos de editais das modalidades concorrncia (com e sem inverso de fases) e prego, padronizando os procedimentos.

- Sistema de digitalizao de processos: banco de dados formado com todos os processos adjudicados, o que facilita o controle e a consulta, alm de trazer muitos outros benefcios. A digitalizao possibilita uma gesto documental eficiente, baseada em polticas pr-definidas e aumenta a velocidade e a preciso na localizao da informao nos documentos. O resultado do trabalho a transformao dos documentos em suporte tradicional (papel) em verso digital no formato PDF (formato de documento porttil), possibilitando a pesquisa por informaes no interior dos documentos, o arquivamento em formato digital e a reproduo dos processos, o que traz enorme ganho de tempo para a instituio.
(relao de metas da CCL/MA para 2013, adaptados)

- Uniformizao dos certames do Estado, atravs da anlise trimestral dos processos licitatrios das Comisses Setoriais; - Capacitao, contemplando todo o Sistema Integrado de Licitaes, com avaliao e nota mnima; - Implantar a Intranet: sistema interno com a finalidade de realizar relatrios, estatsticas, anlise crtica, observaes, sugestes, recomendaes, interligando a Comisso Central Permanente de Licitao s Comisses Setoriais de Licitao; - Adotar, preferencialmente, a modalidade prego eletrnico; - Promover estudos para aprimoramento dos processos licitatrios garantindo agilidade no procedimento, simplificando procedimentos de rigor excessivo e evitando formalidades desnecessrias, com base nos princpios trazidos pelo Cdigo de Licitaes e Contratos do Estado do Maranho; - Implantar o Sistema de Registro de Preos Permanente, tornando o sistema menos burocrtico; - Prestar assistncia tcnica/jurdica no campo das licitaes pblicas aos rgos de esfera municipal do Estado quando solicitado, mediante autorizao da Governadora do Estado.

4. O QUE VOC PODE FAZER J?


Resposta: 8 Conselhos do Professor Jacoby

Lei n 8.666/1993 Art. 115. Os rgos da Administrao podero expedir normas relativas aos procedimentos operacionais a serem observados na execuo das licitaes, no mbito de sua competncia, observadas as disposies desta Lei. Pargrafo nico. As normas a que se refere este artigo, aps aprovao da autoridade competente, devero ser publicadas na imprensa oficial.

1 Conselho: normatize seu direito e dever!

2 Conselho: alivie a responsabilidade dos rgos requisitantes


Crie catlogo de bens e servios Para fazer isso: use os editais anteriores do seu rgo, do TCU, do STF, do Jardim Botnico do Rio de Janeiro, do Instituto Chico Mendes, da CEMIG, do Banco do Brasil... GENTE: crie grupo de trabalho s com 3 servidores!

3 Conselho: normatize pesquisa de preos


Decreto n 28.493/2012 Estado do Maranho Das regras oramentrias e de contratao Art. 25. A estimativa de preos para balizar o pregoeiro e a comisso de licitao poder ter em conta: I preo registrado no Estado ou constante do catlogo de produtos e servios; II preo constante de bancos de preos pblicos; III preo de outras Atas de Registro de Preos; IV preo de tabelas de referncia; V preo praticado no mbito dos rgos e entidades da Administrao Pblica; e VI pesquisa junto a fornecedores. 1 Para aferio da realidade mercadolgica, sero admitidas variaes dos preos em at 10% da mdia alcanada, salvo disposio legal em contrrio constante da Lei de Diretrizes Oramentrias da Unio ou do Estado. 2 Exclusivamente no caso do inciso IV deste artigo que se recomenda a pesquisa junto a trs fornecedores. Pesquisa de Preo para repactuao de servios contnuos? [...] 9.1.17 a vantajosidade econmica para a prorrogao dos contratos de servio continuada estar assegurada, dispensando a realizao de pesquisa de mercado, quando: 9.1.17.1 houver previso contratual de que os reajustes dos itens envolvendo a folha de salrios sero efetuados com base em conveno, acordo coletivo de trabalho ou em decorrncia da lei; 9.1.17.2 houver previso contratual de que os reajustes dos itens envolvendo insumos (exceto quanto a obrigaes decorrentes de acordo ou conveno coletiva de trabalho e de Lei) e materiais sero efetuados com base em ndices oficiais, previamente definidos no contrato, que guardem a maior correlao possvel com o segmento econmico em que estejam inseridos tais insumos ou materiais; 9.1.17.3 no caso de servios continuados de limpeza, conservao, higienizao e de vigilncia, os valores de contratao ao longo do tempo e a cada prorrogao forem inferiores aos limites estabelecidos em ato normativo da Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto - SLTI/MP. Se os valores forem superiores aos fixados pela SLTI/MP, caber negociao objetivando a reduo dos preos de modo a viabilizar economicamente as prorrogaes de contrato; [...].
Fonte: TCU. Processo TC n 006.156/2011-8. Acrdo n 1214/2013 Plenrio.

Decreto n 28.493, de 8 de agosto de 2012 Estado do Maranho

4 Conselho: institua, em carter de urgncia, o Sistema de Registro de Preos Permanente!

Regulamenta o Sistema de Registro de Preos disciplinado no art. 39, 1, do Cdigo de Licitaes e Contratos do Estado do Maranho, e d outras providncias. Decreto n 44.787, de 18 de abril de 2008 Estado de Minas Gerais Regulamenta o Sistema de Registro de Preos disciplinado no art. 15 da Lei Federal n 8.666, de 21 de junho de 1993, e d outras providncias.

Lei n 8.666/1993 Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio. 1o O representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados. 2oAs decises e providncias que ultrapassarem a competncia do representante devero ser solicitadas a seus superiores em tempo hbil para a adoo das medidas convenientes.

5 Conselho: alivie a responsabilidade dos gestores dos contratos contrate empresa para fiscalizar os contratos... quarteirize!

6 Conselho: invista em capacitao!


Jurisprudncia do Tribunal de Contas da Unio Processo TC n 011.846/1995-0. Deciso n 136/1997 Plenrio; Processo TC n 002.646/1997-8. Deciso n 186/1999 Plenrio; Processo TC n 001.025/1998-8. Acrdo n 298/2000 Plenrio; Processo TC n 006.337/2002-0. Deciso n 811/2002 Plenrio; Processo TC n 003.789/1999-3. Acrdo n 1521/2003 Plenrio. Processo TC n 005.561/2002-2. Acrdo n 2.960/2003 1 Cmara; Processo TC n 009.419/2003-0. Acrdo n 1.744/2003 Plenrio; Processo TC n 010.215/2003-2. Acrdo n 1.182/2004 Plenrio; Processo TC n 010.583/2003-9. Acrdo n 654/2004 2 Cmara; Processo TC n 012.133/2003-4. Acrdo n 171/2005 1 Cmara; Processo TC n 015.775/2005-7. Acrdo n 1.794/2005 Plenrio; Processo TC n 008.092/2003-3. Acrdo n 854/2006 2 Cmara; Processo TC n 015.237/2005-9. Acrdo n 2.490/2006 2 Cmara; Processo TC n 010.029/2005-3. Acrdo n 2.600/2006 1 Cmara; Processo TC n 025.541/2006-0. Acrdo n 536/2007 Plenrio; Processo TC n 023.264/2006-9. Acrdo n 582/2007 Plenrio; Processo TC n 003.746/2006-0. Acrdo n 100/2008 Plenrio;

Processo TC n 008.919/2006-7. Acrdo n 455/2008 1 Cmara; Processo TC n 018.040/2009-0. Acrdo n 6.784/2009 1 Cmara; Processo TC n 021.190/2008-0. Acrdo n 667/2010 2 Cmara; Processo TC n 015.957/2009-2. Acrdo n 5.350/2010 2 Cmara; Processo TC n 014.234/2008-7. Acrdo n 10.090/2011 1 Cmara; Processo TC n 026.211/2007-7. Acrdo n 2.363/2011 Plenrio; Processo TC n 029.142/2011-3. Acrdo n 7.273/2012 2 Cmara; Processo TC n 007.887/2012-4. Acrdo n 2.585/2012 Plenrio; Processo TC n 016.124/2008-4. Acrdo n 6.886/2012 2 Cmara; Processo TC n 009.629/2011-4. Acrdo n 5.029/2012 2 Cmara; Processo TC n 009.378/2012-0. Acrdo n 1.160/2013 Plenrio; Tribunal de Contas da Unio, Smula n 222: As Decises do Tribunal de Contas da Unio, relativas aplicao de normas gerais de licitao, sobre as quais cabe privativamente Unio legislar, devem ser acatadas pelos administradores dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

Portaria Conjunta com a PGE

7 Conselho: normatize a ao do controle junto com os rgos de controle

Ajuda: a PGE pode elaborar editais e contratos padro (10 modelos), dispensando o exame da PGE quando seguir modelos. Valorize: Procurador no precisa opinar: Dispensas, inexigibilidades e contratos inferiores a R$ 15.000,00; Aditivos de contratos s de valor e/ou prazo; Sobre questes tcnicas e econmicas no jurdicas; Processos de licitao e contratos. Portaria Conjunta com CGE Ajuda: Checklist, critrios para eleio de processos por relevncia econmica (a partir de; a tapioca). Valorize: A CGE examina o processo s uma vez (o controle prvio acabou com a Constituio de 1946!); A CGE examina qualquer processo, em auditoria. STF decidiu: [...] O art. 71 da Constituio no insere na competncia do TCU a aptido para examinar, previamente, a validade de contratos administrativos celebrados pelo Poder Pblico. Atividade que se insere no acervo de competncia da funo executiva. inconstitucional norma local que estabelea a competncia do tribunal de contas para realizar exame prvio de validade de contratos firmados com o Poder Pblico. [...].
Fonte: STF. ADI n 916 - Plenrio. Relator: Ministro Joaquim Barbosa. DJE 6/3/2009.

Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966 Cdigo Tributrio Nacional Art. 193. Salvo quando expressamente autorizado por lei, nenhum departamento da administrao pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, ou dos Municpios, ou sua autarquia, celebrar contrato ou aceitar proposta em concorrncia pblica sem que o contratante ou proponente faa prova da quitao de todos os tributos devidos Fazenda Pblica interessada, relativos atividade em cujo exerccio contrata ou concorre. [...] Art. 207. Independentemente de disposio legal permissiva, ser dispensada a prova de quitao de tributos, ou o seu suprimento, quando se tratar de prtica de ato indispensvel para evitar a caducidade de direito, respondendo, porm, todos os participantes no ato pelo tributo porventura devido, juros de mora e penalidades cabveis, exceto as relativas a infraes cuja responsabilidade seja pessoal ao infrator. Lei n 8.666/1993 Art. 29. A documentao relativa regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, consistir em: (Redao dada pela Lei n 12.440, de 2011) [...] II - prova de inscrio no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domiclio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatvel com o objeto contratual; III - prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domiclio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

8 Conselho: alivie a responsabilidade do contratado

9 Conselho: quando lhe parecer que a burocracia renasceu, faa a segunda edio deste Seminrio e chame o Professor Jacoby!

You might also like