You are on page 1of 6

DISCIPLINA: PORTUGUS

Mdulo N. 7 Nome do Mdulo: TEXTOS DE TEATRO I

FICHA INFORMATIVA FREI LUS DE SOUSA


Janeiro 2010 Estrutura interna da obra: O conflito vai-se desenrolando e tornando cada vez mais angustiante pela sucesso destas trs aces fundamentais: - o incndio do palcio de Manuel de Sousa e a destruio do seu retrato (fim do 1 acto); - a mudana para o palcio de D. Joo de Portugal e a chegada deste na pessoa do Romeiro (2 acto); - a morte de Maria e a tomada de hbito de Manuel de Sousa e de D. Madalena (fim do 3 acto). Estrutura interna da obra: Est dividida em trs actos e cada acto em cenas (o 1 acto tem 12 cenas; o 2 acto tem 15 e o 3 acto tem 12). Processos de caracterizao: a) Directa dada pelas palavras que as personagens produzem acerca de si prprias e pelas palavras de outras personagens. b) Indirecta deduzida pelo espectador a partir das atitudes, das aces e at das prprias palavras (na medida em que revelam procedimentos) das personagens. Como prprio da tragdia clssica, as personagens so nobres (aristocrticas) , sempre revelando grande dignidade. O prprio Telmo, um servial, nunca perde o aprumo e a dignidade. Todas as personagens se podem considerar, embora em diverso grau, modeladas. Com efeito, o conflito interior, a profundidade, a riqueza psicolgica das personagens que cria a tenso dramtica de uma obra com caractersticas trgicas.

Francisca Saio Lopes

Pgina 1

D. Madalena de Vilhena
Em tudo o mais sou mulher, muito mulher. Esta afirmao de Madalena uma exacta auto-caracterizao de uma personagem romntica. Na realidade, D. Madalena foi sempre dominada pelo sentimento do amor. Religiosa, sim, mas no compreendia que o amor de Deus pudesse exigir o sacrifcio do amor humano. Amava a filha, sim, mas o amor de mulher (para com Manuel de Sousa) era superior ao amor de me. Senhora virtuosa, como convinha sua dignidade social, mas essa virtude oscilava entre a realidade e a aparncia (amou o segundo marido ainda quando vivia com o primeiro). Uma mulher bem nascida, da famlia e sangue dos Vilhenas, cujos sentimentos dominam a razo: - O sentimento do amor Ptria praticamente inexistente: considera a atitude dos governadores espanhis como uma ofensa pessoal; - Para ela, inaceitvel que o sentimento do amor de Deus possa conduzir ao sacrifcio do amor humano, no compreendendo, nem aceitando a atitude da condessa de Vimioso que abandonou o casamento para entrar em votos: isto explica que, at ao limite, tente dissuadir o marido da tomada do hbito, s se resignando quando tem a certeza de que ele j foi. Apesar de se no duvidar do seu amor de me, nela mais forte o amor de mulher, ao contrrio do que acontece com Manuel de Sousa Coutinho, que se mostra muito mais preocupado com a filha do que com a mulher. A conscincia da sua condio social mantm a sua dignidade, mas tal no impediu de ter amado Manuel de Sousa ainda em vida de D. Joo de Portugal e de ter casado com aquele sem a prova material da morte deste. Pecadora: o nome Madalena evoca a figura bblica da pecadora com o mesmo nome. Torturada pelo remorso do passado: no chega a viver o presente por impossibilidade de abandonar o passado.

Manuel de Sousa Coutinho


Antes do aparecimento do romeiro, Manuel de Sousa era um heri clssico. Guiado sempre pela razo, enfrentava os acontecimentos com serenidade, deliberando sempre luz de uma ordem de valores aceites universalmente: a liberdade, a moral, a honra, o nacionalismo. Depois do aparecimento do Romeiro, a razo de Manuel de Sousa deixa-se perturbar pela emoo, revelando-se qaui esta personagem mais romntica do que clssica. Veja-se, por exemplo, a cena I do acto III, em que as suas palavras revelam, em tom verdadeiramente trgico, a violncia incontrolvel da emoo.

No acto I, assume uma atitude condizente com um esprito clssico, deixando transparecer uma serenidade e um equilbrio prprios de uma razo que domina os sentimentos e que se manifesta num discurso expositivo e numa linguagem cuidada e erudita: Revela-se patriota, corajoso e decidido; No sente cimes pelo passado de Madalena; No acto III, evidencia uma postura acentuadamente romntica: a dor, aps a chegada do Romeiro, parece ofuscar-lhe a razo, tal a forma como exterioriza os seus sentimentos, fazendo-o de uma forma um tanto violenta, descontrolada e, por vezes, at contraditria (a razo leva-o a desejar a morte da filha e o amor impele-o a contrariar a razo e a suplicar desesperadamente pela sua vida);

Francisca Saio Lopes

Pgina 2

Pode-se, pois, concluir que esta personagem, do ponto de vista psicolgico, evolui de uma personalidade de tipo clssico (actos I e II) para uma personalidade de tipo romntico (acto III).

Maria de Noronha
Menina inteligente e imaginativa, influenciada pela intranquilidade inevitvel da me e pelo sebastianismo de Telmo, tambm ela vivia no pressentimento de que qualquer coisa de terrvel esta eminente sobre a famlia. Da a sua fantasia incontrolvel e a sua curiosidade invencvel. Maria no nos aparece nunca como uma personagem real, tal o grau de idealizao em que foi concebida. Anglica como uma criana e perspicaz como uma adulta, Maria no se impe ao espectador (ou leitor) como uma criana real. Uma personagem idealizada: a ingenuidade, a pureza, a meiguice, o abandono, etc., prprios duma alma infantil, e a inteligncia, a experincia, a cultura, a intuio, caractersticas de um esprito adulto, confluem numa personagem pouco real, s entendida luz do desvelo que Garrett votava a sua filha Maria Adelaide e condio social que, para a mesma, resultara da morte prematura da me; prottipo da mulher-anjo, to do agrado dos romnticos; a sua dimenso psicolgica resulta, por isso, contraditria, ao revelar comportamentos, simultaneamente, de criana e de adulto; Alguns traos caracterizadores de Maria: - ternura; - culto sebastianista; - dom de sibila (dom da profecia); - cultura; - coragem, ingenuidade e pureza; - tuberculosa. Culto do passado.

D. Joo de Portugal
No decorrer dos dois primeiros actos, uma personagem abstracta: s existe na fantasia de Madalena, Maria e Telmo. Torna-se uma personalidade concreta quando aparece, no 3 acto, na figura de romeiro, concretizando assim os receios que torturavam Madalena e quando tenta mesmo interferir na aco dramtica, procurando impedir o desenlace fatal. Mesmo nesta segunda fase, como entidade concreta, esta personagem no vale por si prpria, tem apenas a fora simblica que movimenta as outras personagens. D. Joo de Portugal , pois, uma espcie de fantasma que personifica a fatalidade, o trgico destino, no em relao a si, mas em relao s outras personagens Casado com D. Madalena, mas desaparecido na Batalha de Alccer Quibir, revela-se como: - Uma existncia abstracta (uma espcie de fantasma omnipresente) at cena XII do acto II, inclusive, permanecendo em cena atravs dos receios evocativos de Madalena, da crena de Telmo em relao ao seu regresso e do sebastianismo de Maria (se D. Sebastio pode regressar, o mesmo pode acontecer em relao a D. Joo de Portugal); - Uma existncia concreta a partir da cena XIII do acto II: - regressa a Portugal ao fim de 21 anos, depois de ter passado 20 em cativeiro, em frica e na sia, surgindo na figura do Romeiro (mesmo assim, a sua identidade s revelada no final do acto II);
Pgina 3

Francisca Saio Lopes

- procura interferir voluntariamente na aco dramtica, tentando impedir, com a cumplicidade de Telmo, a entrada em hbito de Madalena e de Manuel de Sousa; - acaba por assistir morte de Maria e tomada de hbito dos ex-cnjuges.

Telmo
Com os seus pressgios, com os frequentes comentrios aos acontecimentos, tudo imbudo num sebastianismo arreigado, Telmo encarna em si o papel de coro na tragdia clssica. tambm confidente, sobretudo em relao a D. Madalena e Maria. Apesar de personagem secundria, Telmo dotado de uma certa profundidade psicolgica, provocada pelo conflito interior que o divide entre a fidelidade a D. Joo de Portugal e a fidelidade a Maria.

Frei Jorge
tambm confidente e participa com Telmo no papel prprio do coro da tragdia clssica. Ele , porm, a personagem que contribui para que os acontecimentos trgicos sejam suavizados por uma perspectiva crist.

CLASSIFICAO DA OBRA
Garrett disse na Memria ao Conservatrio que o contedo do Frei Lus de Sousa tem todas as caractersticas de uma tragdia. No entanto, chama-lhe drama, por no obedecer estrutura formal da tragdia: no no no no em verso, mas em prosa; tem cinco actos; respeita as unidades de tempo e de lugar; tem assunto antigo.

Sendo assim, quase podemos dizer que uma tragdia, quanto ao assunto. Na verdade, 1. o nmero de personagens diminuto; 2. Madalena, casando sem ter a certeza do seu estado livre, e Manuel de Sousa, incendiando o palcio, desafiam as prepotncias divinas e humanas (a hibris); 3. uma fatalidade ( a desonra de uma famlia, equivalente morte moral), que o assistente vislumbra logo na primeira cena, cai gradualmente ( climax) sobre Madalena, atingindo todas as restantes personagens (pathos); 4. contra essa fatalidade os protagonistas no podem lutar (se pudessem e assim conseguissem mudar o rumo dos acontecimentos, a pea seria um drama); limitam-se a aguardar, impotentes e cheios de ansiedade, o desfecho que se afigura cada vez mais pavoroso; 5. h um reconhecimento: a identificao do Romeiro (a agnorisis); 6. Telmo, dizendo verdades duras protagonista, e Frei Jorge, tendo sempre uma palavra de conforto, parecem o coro grego. Mas, por outro lado, a pea est a transbordar de romantismo: 1. a crena no sebastianismo; 2. a crena no aparecimento dos mortos, em Telmo; 3. a crena em agouros, em dias aziagos, em supersties; 4. as vises de Maria, os seus sonhos, o seu idealismo patritico; 5. o titanismo de Manuel de Sousa incendiando a casa s para que os Governadores do Reino a no utilizassem; 6. a atitude que Maria toma no final da pea ao insurgir-se contra a lei do matrimnio uno e indissolvel, que fora os pais separao e lhos rouba.
Francisca Saio Lopes

Pgina 4

Se a isto acrescentarmos certas caractersticas formais, como 7. o uso da prosa; 8. a diviso em trs actos; 9. o estilo todo, do princpio ao fim,

Teremos que concluir que um drama romntico, com lances de tragdia apenas no contedo.
Barreiros, Antnio Jos, Histria da Literatura Portuguesa, vol. II

Caractersticas clssicas
Tem unidade de aco, com progresso dramtica de acontecimentos at atingir o clmax; o sofrimento (pathos) apodera-se, progressivamente, das personagens at catstrofe; o incndio provocado por Manuel de Sousa pode considerar-se um excesso, um desfio (hybris); h a aco constante da fatalidade, do destino; h os pressgios lanados sobretudo por Telmo (funo do coro na tragdia clssica); da-se o reconhecimento (agnrise) que d origem catstrofe; as personagens so nobres (aristocrticas) e sempre poucas em cena. No obedece, porm unidade de espao e de tempo e no foi escrita em verso, como as tragedias clssicas, pelo que, pela prpria opinio do autor, na Memria ao Conservatrio Real, melhor considerar esta obra como um drama.

Caractersticas romnticas
Embora no perfeitamente histrico, o assunto nacional, eivado do messianismo que constitua uma reaco contra a dominao espanhola. Maria e Madalena so verdadeiras heronas romnticas pelo seu comportamento emocional. A religio consoladora parece suavizar o sofrimento trgico de Madalena e Manuel de Sousa. Alis, uma sensibilidade crist percorre toda a obra e o prprio conflito tem. Em grande parte, origem na tica crist. A morte de uma personagem em cena admite-se no romantismo, mas no no classicismo. A linguagem e o estilo tm, tambm, caractersticas romnticas. O conflito vai-se desenrolando e tornando cada vez mais angustiante pela sucesso destas trs aces fundamentais: - o incndio do palcio de Manuel de Sousa e a destruio do seu retrato (fim do 1 acto); - a mudana para o palcio de D. Joo de Portugal e a chegada deste na pessoa do Romeiro (2 acto); - a morte de Maria e a tomada de hbito de Manuel de Sousa e de D. Madalena (fim do 3 acto).

A Professora,
Francisca Saio Lopes

Pgina 5

Francisca Lanita Saio Lopes

Francisca Saio Lopes

Pgina 6

You might also like