You are on page 1of 17

MAX SCHELER E O PROJETO DE UMA ANTROPOLOGIA FILOSFICA

Max Scheler and the project of a Philosophical Anthropology

Rafael Werner Lopes


Resumo: O surgimento da antropologia los ca est ligado a um processo de naturalizao do pensar, ocorrido nos sculos XIX e XX, momento no qual as experincias negativas de fracasso, solido e insegurana levaram recolocao da loso a diante da pergunta sobre homem. Max Scheler considerado o fundador dessa disciplina los ca, que em essncia busca estabelecer uma viso abrangente do homem a partir de um dilogo entre loso a e cincia. O ser humano, na perspectiva scheleriana, perpassa diferentes graus orgnicos, mas tem sua singularidade assegurada pelo esprito. Palavras-chave: antropologia, homem, cincia, loso a, Scheler.

Abstract: The appearing of the Philosophical Anthropology is linked to a process of naturalization of thinking, which occurred in the nineteenth and the twentieth centuries, just when negative feelings of failure, solitude and insecurity led to the replacement of Philosophy in face of the question about the mankind. Max Scheler is considered the founder of this philosophical subject, which essentially aims to set a broader view over mankind from a dialogue between Philosophy and science. The human being, in the Schelerian perspective, passes through of different organic degrees, but it has its uniqueness assured by the spirit. Keywords: anthropology, mankind, science, Philosophy, Scheler.

O projeto iluminista de aplicao dos mtodos da cincia e da racionalidade para desenvolvimento do homem e do mundo criou as condies possveis para que os lsofos do sculo XX experimentassem um sentimento de profundo fracasso diante da ideia de progresso. Esse sentimento tornou-se condio para o reposicionamento da loso a diante do homem, experincia na qual se deu a base para uma antropologia los ca. O sentimento de abandono e impotncia do ser humano diante da natureza e de si mesmo conduz ao surgimento de um novo paradigma, que traz agenda los ca a conscincia da nitude e a necessidade de uma nova forma de pensar.

Doutor em Filosoa (PUCRS), Professor do Curso de Graduao em Filosoa da Faculdade IDC.

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

81

Rev 136.indd 81

19/04/2012 15:37:58

A partir dos acontecimentos de 1914-1918, um forte abalo sentido em questes de cincia, economia e poltica. Esse perodo de krisis do pensamento, frente possibilidade de autodestruio humana, abre terreno para a recolocao da pergunta sobre homem e pelo sentido de sua existncia. nesse contexto que vem tona a descon ana na razo e na cincia, assim como a percepo acerca do processo histrico que culminou numa espcie de esquecimento do ser, ponto fundamental para se compreender a guinada los co-existencial, ocorrida nas primeiras dcadas do sculo XX. nos anos que seguem a Primeira Guerra Mundial que encontraremos os empreendimentos los cos mais relevantes, que geraram a temtica prpria da antropologia los ca. Nesse perodo e contexto, a pergunta sobre homem deixou de ser uma questo entre outras para assumir o ponto de partida e chegada de todo procedimento los co. A antropologia busca pensar o ser, a histria, a vida, a linguagem, o corpo e o sensvel a partir do simplesmente humano. Max Scheler (1875-1928) fundador de uma perspectiva los ca alternativa aos mtodos tradicionais, designada antropologia los ca. Conforme a rma o autor, em A posio do homem no cosmos (1928), a loso a revela-nos como questo bsica e original a pergunta sobre homem. Essa questo original est na base da metafsica e de todas as cincias. Essa forma de abordagem ganhou espao nas dcadas de 1920 e 1930, no apenas entre lsofos, mas tambm nas agendas de cincias tais como a biologia, a medicina, a psicologia e a sociologia. A tendncia dominante no inicio do sculo XX a preocupao acerca de uma questo central que busca uma nova imagem da constituio essencial do homem1. Essa busca revela a insu cincia das formas tradicionais e a relevncia da re exo los ca como abertura para uma nova perspectiva. A proposta antropolgica consiste, fundamentalmente, em olhar o homem atravs de um profundo dilogo com as cincias. Desse dilogo deve emergir uma viso genuinamente los ca que no reduz o saber metafsico perspectiva naturalizada. Scheler trata de buscar uma elevao da antropologia ao estatuto los co, isto , busca estabelecer uma compreenso do homem como ser natural, sem deixar de lado o empreendimento de compreend-lo no interior de uma ontologia. O pensamento scheleriano procura a essncia humana a partir da base concreta, real, natural e existente, de um saber que se concentra no sentido do que faz do homem aquilo que ele .
1 SCHELER, Max. A posio do homem no cosmos. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003, p. 3.

82

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

Rev 136.indd 82

19/04/2012 15:37:58

Esse elemento no poder ser reduzido simplesmente ao plano sensvel e concreto, pois este, para ser compreendido, j pressupe uma condio para seu sentido. Essa condio fundamental para a formao da compreenso do ser humano ser considerada a prpria ontologia. Trata-se de encontrar o sentido do homem no interior do ser, ou de realizar uma metafsica na base da prpria existncia, num dilogo entre o saber los co e as inmeras propostas parciais de compreenso do homem. Tais propostas devem estar articuladas e formar um todo compreensivo. A re exo antropolgica procura reconhecer uma unidade de interpretao do homem, sem deixar de lado a multiplicidade de resultados parciais das cincias. As perguntas antropolgicas que o homem? e qual a sua posio no interior do ser? devem assumir a base de todas as re exes los cas. A relao dialgica entre loso a e cincia no sugere a submisso da loso a s orientaes cient cas. A compreenso ontolgica pressupe como sua base investigativa a anlise antropolgica, e esta pressupe como sua base aquela. Em relao aos domnios do saber, encontrados nos diferentes perodos histricos, a antropologia scheleriana procura evitar sua restrio s tradies teolgica, los ca e cient co-natural. A partir das mltiplas reas do saber, uma nova forma de autoconscincia e auto-intuio ser buscada. A uni cao da pesquisa cient ca contempornea com a tradio metafsica pode colocar a pergunta sobre homem de uma maneira nova e abrangente. O dilogo se dar entre a losoa e as vises fracionadas das cincias especializadas, tais como a botnica, a zoologia, a antropologia, a paleontologia, a arqueologia, a etnogra a, a lingustica, a anatomia, a siologia, a patologia, a psicologia etc. O UADRO TEMTICO DA ANTROPOLOGIA FILOSFICA

O exerccio de uma antropologia los ca no deve ser reduzido busca de uma estrutura xa por trs de variaes histricas, para, a partir disso, se formar uma imagem da essncia humana. A ideia de uma estrutura rgida pode deixar de lado o ponto necessrio de articulao entre o xo e o mutvel. A antropologia deve reconhecer algo como uma constante, pois com isso garante a variedade de vises e permanece caracterizada pelas ideias de mutabilidade e multiplicidade, prprias para a formao de uma compreenso abrangente do acontecer humano. A base estruturante da antropologia los ca se d atravs de questes fundamentais que permitem diferentes respostas. Um dos problemas
CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

83

Rev 136.indd 83

19/04/2012 15:37:58

basilares diz respeito origem e ao m do homem. A partir disso formam-se diferentes perspectivas, tais como a ideia de eternidade do mundo, a viso cosmognica, a teoria do big bang, o criacionismo da teologia e o materialismo2. A insu cincia dessas vises, a impossibilidade de chegar a uma palavra nal, mantm justi cado o exerccio los co. Algo como uma viso de mundo e o sentido de nossa existncia se forma a partir de nosso posicionamento em relao a uma das possveis respostas a tal problema. Outra problemtica constante se cria entorno das relaes entre natureza e sociedade. certo que h na base da vida humana um campo de determinaes naturais que dirigem nossas aes. Mas, para alm da determinao natural, o homem atribui a si uma capacidade de interferncia no mundo circundante. Trata-se da possibilidade de deliberaes sobre as aes no mundo (liberdade) que sustenta o projeto da moralidade. entre os conceitos de determinao natural e autodeterminao humana que se encontrar a diviso do trabalho de base descritiva de uma antropologia e o trabalho de uma moralidade prescritiva. A imagem do homem se forma ao menos em certa medida no reconhecimento de algum tipo de capacidade de ao no mundo e imposio de sua vontade no ambiente externo. essa resistncia, ou imposio no mundo, que formar algo como um universo interior, que singulariza o homem diante das outras coisas e seres. A questo acerca da sociedade pode se formar numa ideia de fuga do natural. O homem pode ter estabelecido a sociedade para se proteger de outros seres e dos prprios fenmenos da natureza. Trata-se de considerar que o projeto ou essncia do ser humano ingressar na sociedade e vencer seu estado de natureza. Tambm uma viso alternativa possvel, na qual o projeto humano a volta ao estado de natureza, tal como encontramos na viso romntica de Rousseau. A sociedade pode ser vista como projeto especial do homem, revelando sua essncia metafsica, ou pode ser explicada em perspectiva natural, tal como faz a biologia evolucionista. A estrutura constante tambm ser formada pelas ideias de imanncia e transcendncia. O reconhecimento da interioridade que experimentamos, e a incapacidade do ser humano de conhecer-se a si mesmo, podem mostrar algo de misterioso e aterrorizante ao ser pensante. A possibilidade da existncia de um mundo para alm de nossas experincias nos joga para a busca de uma ordem da realidade de coisas que pode existir em si.

84

Cf. CARVALHO, Olavo. Para uma antropologia losca. Jornal O Globo, 19 de julho de 2003. CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

Rev 136.indd 84

19/04/2012 15:37:58

O ser humano est entre essas questes, e no pode ser reduzido a uma resposta apenas. prprio do pensamento moderno e contemporneo reduzir a metafsica a questes de partculas subatmicas, cdigo gentico e anlise lingustica3. na postura reducionista que perdemos a riqueza do quadro de referncias que formam o sentido da pergunta sobre homem e estruturam uma antropologia los ca. Entretanto, uma experincia genuinamente los ca da condio humana requer a abertura a todas as questes e possibilidades, cenrio no qual se revelar a essncia do acontecer humano. A pergunta sobre homem est na base de todas as estruturas possveis do pensar. O losofar e as cincias se desenvolveram entorno dessa questo, seja explcita ou implicitamente. Compreender que signi ca a antropologia los ca e qual sua singularidade diante das outras formas possveis do pensar exige que se tome conscincia acerca da transformao da estrutura do perguntar los co que deslocou o homem de questo marginal ou fundamental para uma posio central. O homem tratado como objeto los co, no com vistas a revelar uma estrutura metafsica que d as condies para a compreenso do humano, como se tratasse de consider-lo como acesso para uma base essencial genuinamente los ca. A ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA Alguns elementos estruturais que formam a disciplina de antropologia los ca no fazem parte de outras re exes antropolgicas, encontradas ao longo da histria do pensamento. Em determinados perodos histricos encontraremos uma inteno antropolgica ou uma preparao para o que veio a se constituir especi camente como antropologia los ca no sculo XX. A formao de uma disciplina independente requer a considerao de alguns fatores que levaram sua tematizao e posio diante das demais temticas los cas. Um dos resultados da Modernidade foi ter aplicado o mtodo das cincias em todas as esferas da natureza e da existncia para a produo do conhecimento, tanto em nvel los co quanto em nvel cient co. Nesse momento o homem, juntamente com as outras coisas, se tornou sujeito do conhecimento. E o movimento re exivo levou o sujeito ao lugar de objeto. Isso sugere uma espcie de coisi cao do humano a um plano de objeto a ser conhecido. Segundo os pensadores da antropologia, essa designao de sujeito e objeto um reducionismo los co que gera uma perda do sentido
3 CARVALHO, Olavo. Para uma antropologia losca. Jornal O Globo, 19 de julho de 2003.

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

85

Rev 136.indd 85

19/04/2012 15:37:58

e essncia do propriamente humano. O saber antropolgico no reduzir o humano a sujeito do conhecimento. As cincias pressupem um conceito de homem em suas investigaes. Essa pressuposio deixa de lado uma explicitao sobre o que o homem, qual sua essncia e sentido de sua existncia, resultando num espao nebuloso ao saber, que impede o desenvolvimento das prprias cincias. O projeto antropolgico procura evitar os reducionismos e radicalizaes das cincias e vises parcializadas do homem e do mundo, para procurar o todo do fenmeno humano. Entre os pensadores modernos podemos encontrar o esboo do que veio a se constituir como uma disciplina de antropologia los ca. Conforme Martin Buber, em Que o homem?4, Kant foi o pensador que mais acentuadamente assinalou a tarefa antropolgica em sentido profundo. Com a colocao das quatro perguntas kantianas: i) que posso saber?; ii) que devo fazer?; iii) que me cabe esperar?; iv) e que o homem?, Kant apontou efetivamente para a tarefa de uma antropologia los ca. Essa questo deve colocar as bases para uma disciplina que se ocupa de questes fundamentais do ser humano. Mas isso consiste apenas num esboo do que deveria ser uma disciplina fundamental. Entretanto, Buber ressalta que no h o desenvolvimento de uma antropologia genuinamente los ca no pensamento kantiano. Conforme o projeto kantiano, fundamental a temtica epistemolgica, que desenvolvida com foco central na estrutura e signi cado do conhecer humano. Esse posicionamento epistemolgico deixa de lado o desenvolvimento de questes fundamentais para uma antropologia. Em Kant falta a abordagem los ca de temas como o lugar prprio do homem no mundo e no cosmos, sua relao com o destino, com o mundo das coisas, a compreenso de si como ser em relao com o outro, a conscincia da prpria existncia e nitude, que se d a partir da temtica da morte, e a atitude do homem diante do mistrio que compe a vida. Segundo Buber, Kant apenas dirige o tema antropolgico sem se tornar ele mesmo um antroplogo. Ao procurar delinear o programa prprio da antropologia los ca, Buber estabelece tambm uma diferena com o projeto de Heidegger. O pensamento heideggeriano no coloca como questo los ca propriamente o humano, mas o modo de perguntar pelo ser. Essa tematizao deixa a questo acerca do homem em segundo plano. Na antropologia se trata de coloc-lo no lugar fundamental e central de toda investigao, pois uma on4 BUBER, Martin. Qu es el hombre? Trad. de Eugenio maz. Mxico: FCE, 1949.

86

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

Rev 136.indd 86

19/04/2012 15:37:59

tologia s poderia ser alcanada com uma ampla investigao do homem. Nesse sentido, poderamos entender que a antropologia estaria na base da ontologia. Ou poderamos tratar de uma unidade dessas duas esferas que se complementam na explicitao do homem. Assim, a loso a heideggeriana parece afastar-se do programa de uma antropologia los ca. De acordo com Buber, a ontologia fundamental heideggeriana no encara o tema da antropologia. A loso a heideggeriana no trata de iniciar a pesquisa sobre o homem como ser natural, estabelecendo dilogo com os resultados da psicologia e da biologia, conforme a proposta da antropologia. Sua meta encontrar o lugar prprio da ontologia fundamental dentro do que genuinamente los co. O incio do pensamento heideggeriano diretamente a pergunta pelo ser, colocada em lugar prprio e especial, que a existncia e o acontecer que se d no Dasein. uando pensamos na relevncia de um estudo segundo a proposta da antropologia los ca, importante notar que essa se d justamente pelo fato de nenhuma disciplina poder re etir sobre a integridade do homem, deixando sempre insu cientes as tentativas de respostas nais. Assim, a pretenso da investigao antropolgica no deve se formar na busca do fundamento metafsico, pois isso signi caria uma uni cao e organizao de todas as cincias segundo um princpio comum, o que geraria a perda de dilogo com as diferentes disciplinas. Essa relao dialgica no pode ser estabelecida considerando a loso a como tutora ou base das outras reas do saber, pois deve tratar das cincias como pares e no como espaos regionalizados do saber los co. A impossibilidade de uma resposta geral condio para se levar em conta a diversidade das outras cincias e as particularidades do homem. Um saber antropolgico deveria buscar um equilbrio entre o geral e o particular, onde um no se sobrepe ao outro. Sua articulao deve se dar entre o reconhecimento do gnero humano e sua expresso atravs dos povos, entre o reconhecimento da alma e seus variados tipos e caracteres que formam cada ser humano, entre a vida em geral e suas diversas expresses e idades. A integralidade pretendida pelo saber antropolgico leva em conta a diversidade sem as abreviaes nais de conceitos e abstraes como elementos su cientes para resolver a uni cao e apreenso do que concreto, do que humano. Seja l o que for, a essncia do homem apenas pode ser apreendida na uidez da vida e na multiplicidade de individualidades. Como saber que procura conhecer o homem em toda a riqueza de perspectivas possveis, a antropologia no pretende reduzir a loso a existncia, e tampouco fundar o homem e a loso a desde baixo ou de cima.
CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

87

Rev 136.indd 87

19/04/2012 15:37:59

Evitar a coisi cao do homem no saber antropolgico levou-nos a reconhecer o lugar prprio da ideia de pessoa como horizonte da loso a. O conceito de pessoa ajuda a evitar a reduo do homem a simples objeto de observao emprica. Essa considerao assegura um horizonte propriamente los co e abrangente. Como ponto de partida, necessrio reconhecer que a loso a no oferece segurana em nada. A condio do pensar justamente a insegurana acerca das coisas e a liberao de uma promessa de mundo melhor. EXPERINCIA NEGATIVA A dissoluo das tradicionais formas orgnicas de convivncia humana, sentida no sculo XX, levou a uma importante transformao social. Emancipao, secularizao e naturalizao so conceitos que ajudam a denir esse perodo de ruptura com a tradio. Um sentimento de abandono do homem no mundo o resultado dessa mudana. No entanto, essa perda de segurana condio de possibilidade para o desenvolvimento de novas imagens acerca do homem. Os pensadores do sculo XIX consideram o irracional e a natureza como algo tipicamente humano. Assim, a antropologia no deve partir da concepo de que a razo o especi camente humano. Esse um pressuposto inadmissvel para estabelecer o horizonte antropolgico de maneira apropriada. A antropologia ter como seu ponto de partida a estrutura geral da natureza que est presente tanto no ser humano como nos outros seres vivos. Do nvel geral da natureza emergir o lugar espec co do saber antropolgico. A experincia negativa do homem, seu sentimento de solido diante do mundo, terreno prprio para a construo de um losofar re exivo. Conforme autores como Groethuysen5 e Buber, encontramos vises que deixam de lado uma posio problemtica acerca do humano, por considerarem vises abrangentes e uni cadoras, que fornecem uma resposta e um lugar para a compreenso nal. Esses autores consideram Aristteles como formador de uma viso cosmolgica na qual o homem encarado como parte da natureza, isto , compreendido desde o mundo. A loso a aristotlica encara o homem como coisa entre coisas, viso que gera a perda do propriamente humano.
5 Cf. GROETHUYSEN, Bernhard. Philosophische Anthropologie. Mnchen: R. Oldenbourg, 1931.

88

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

Rev 136.indd 88

19/04/2012 15:37:59

Segundo esses autores, Santo Agostinho transforma a questo em tema propriamente antropolgico, pois com ele o homem deixa de ser uma coisa entre coisas e tambm deixa de ter um lugar no mundo. O ser humano passa a ser pensado a partir do binmio corpo/alma. No entanto, a f constitui uma nova manso csmica para a alma solitria. O homem precisa compreender sua grandeza desde sua situao de misria, pois est jogado no in nito e sem morada. Para o exerccio do losofar necessrio que se rompa a imagem cosmolgica de Aristteles. Buber a rma que com Coprnico que aprendemos a pensar e enfrentar a realidade do homem desde uma experincia de insegurana no mundo. Kant tambm aparece na histria com uma posio de suspeita diante do homem e do mundo, pois com suas re exes acerca de espao e tempo como simples formas da intuio, considerados condies de possibilidade do conhecimento, comeamos a pensar que mesmo o mundo que formamos em nosso intelecto talvez no seja a reproduo el da natureza em si. Kant considera o homem num espao fenomnico e sem acesso ao mundo numnico, estabelecendo, assim, uma ciso profunda entre mente e mundo. Coprnico e Kant, embora considerem uma perspectiva de suspeita e insegurana, no desenvolvem a temtica de uma antropologia los ca. O pensamento de Hegel tambm expressa um desvio antropolgico, pois, em favor da razo do mundo, deixa de lado a pessoa humana concreta e a sociedade. Segundo o lsofo idealista, o homem no mais que o princpio no qual a razo do mundo chega a sua autoconscincia plena. A segurana da tese logolgica, na qual o homem considerado meio para a expresso da razo do mundo, impede a re exo antropolgica. Mesmo o materialismo de Marx tambm apresenta uma evidente dependncia do sistema dialtico, enxergando a prpria histria a partir do sistema hegeliano. Marx aplica uma reduo sociolgica, pois o homem encontra sua segurana nas massas proletrias que se projetam para o futuro6. Outros dois pensadores auxiliam no processo de naturalizao do homem e lanam uma importante suspeita sobre a histria do pensamento: Feuerbach e Nietzsche. com a promessa de uma no a loso a que o comeo do pensar se projeta para o ser real e inteiro do homem. Esse momento pode ser chamado de preparao do terreno que veio a ser utilizado como base para a criao da antropologia los ca como disciplina prpria.
6 Cf. BUBER, Martin. Qu es el hombre?, p. 41-54

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

89

Rev 136.indd 89

19/04/2012 15:37:59

Esses autores consideram a natureza como a base do homem. O ser deve ser visto luz da existncia, sem fazer recurso a um mundo alm do mundo do homem. O reducionismo antropolgico de Feuerbach contribui para a transformao do homem como ser no problemtico. A principal contribuio feuerbachiana para a antropologia los ca pode ser compreendida a partir de sua forma de tratar o homem, no como ser isolado, mas como ser em relao, como ser que deve ser visto luz da relao dialgica entre eu e tu. Assim, o ser do homem se d na comunidade, na unidade do homem com o homem. Nietzsche, diferentemente de Feuerbach, situa o homem de maneira problemtica. a partir de Nietzsche que comeamos a pensar o homem como animal no xado, no acabado, em devir. A partir disso, podemos pens-lo desde uma separao violenta com seu passado animal. Tal separao pode ter ocorrido por causa da caracterstica de plasticidade que o homem possui. O pensamento nietzschiano nos faz suspeitar da existncia de sentido e meta que normalmente aplicamos ao ser humano. Nesse contexto encontramos a base para a recolocao da pergunta antropolgica de maneira apropriada. Talvez o homem, visto geneticamente, tenha surgido do mundo natural e tenha se separado dele. Essa sada da natureza gerou um processo de perda ou represso de instintos frente necessidade de ingresso num mundo moralizante. Assim, o homem vai desenvolvendo suas capacidades de animal gregrio e se xando como espcie que desaparece da natureza. Essa a forma do animal decadente. Estudar o homem como ser natural e problemtico a fundamental contribuio nietzschiana para a proposta de um saber antropolgico. Se hoje podemos encontrar um signi cado para a loso a, deve-se ao fato de ela procurar, ao menos em parte, dar conta de questes que envolvem a vida concreta e o domnio de outros saberes de maneira problemtica. A loso a necessita ser reencontrada ou encontrar um lugar para seu desenvolvimento sem perder seu carter original de amplitude, fundamento e profundidade que sempre teve como caracterstica ou objetivo. A singularidade humana no sua capacidade de penetrar no mundo para conhec-lo, mas a capacidade de conhecer a relao que h entre o mundo e ele mesmo a partir da insegurana e provisoriedade do saber que d abertura ao interrogar los co em toda sua profundidade.

90

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

Rev 136.indd 90

19/04/2012 15:37:59

A ANTROPOLOGIA SCHELERIANA Frente posio naturalista da biologia, Scheler renova um dualismo em que v no homem o habitante de dois reinos diferentes. O homem ser de impulsos e ser de esprito. Para o autor, a inteligncia no exclusiva do homem. No h diferena fundamental entre o homem e o animal. O ser psicofsico pode ser compreendido a partir de graus, tais como o impulso afectivo, o instinto, a memria associativa e a inteligncia prtica. Esses nveis formam uma estrutura de graus do orgnico. O homem possui um princpio irredutvel ordem biolgica, que o singulariza e o aparta das coisas e outros seres, situando-o num solitrio lugar do cosmos que em exclusividade lhe pertence. Esse princpio prprio do homem designado como esprito. Segundo Scheler, o conceito homem apresenta trs concepes incompatveis entre si ao longo de nossa histria: i) o homem da tradio judaico-crist, nas guras de Ado e Eva, juntamente com as ideias de criao, paraso e queda; ii) a concepo da Antiguidade clssica, segundo a qual o homem determinado pela posse da razo (logos), pela qual pode se admitir uma razo sobre-humana que est na base do universo e o ser humano como nico ser que dela pode tomar parte; iii) e a concepo da cincia da natureza e da psicologia gentica, a partir da qual o homem poderia ser o resultado tardio de uma evoluo da Terra, um ser que tem sua diferena em relao aos outros seres apenas em termos de graus de complexidade do organismo. As trs concepes revelam uma ausncia de unidade. Uma antropologia cient co-natural, uma antropologia los ca e uma antropologia teolgica no estabelecem relaes. Segundo Scheler, as cincias encobrem muito mais do que iluminam a ideia de homem. O fracasso no estabelecimento de uma viso los ca e apropriada do homem se d pela restrio de vises. Frente a isso, Scheler prope um olhar mais amplo, colocando o ser humano em comparao tambm com as plantas e animais. O dilogo estabelecido entre a biologia, a psicologia e as demais cincias dever conduzir a rmao de uma concepo peculiar de homem, um lugar prprio da re exo los ca que no se erige como resultado das cincias, mas como reserva de um saber que no se esgotou diante dos saberes e suas possveis respostas acerca de o que o homem. Scheler considera os traos peculiares que o homem possui morfologicamente enquanto um subconjunto dos mamferos vertebrados7 como incio de suas investigaes. Mas o homem no deve estar apenas submetido
7 Cf. SCHELER, Max. A posio do homem no cosmos, p. 6.

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

91

Rev 136.indd 91

19/04/2012 15:37:59

ao conceito de animal, pois perfaz um mbito muito pequeno desse reino8. Considerando a obra de Linn9 e sua a rmao de que o homem o pice da srie de mamferos vertebrados, Scheler considera que a palavra homem tambm deve signi car algo diverso dessa ideia. O homem mais prximo de um chimpanz do que de um infusrio. Essa proximidade pode revelar uma base comum para a compreenso da existncia do homem e dos outros seres, mas apenas o ser humano tem um lugar prprio, que o torna distinto dos outros seres. O conceito scheleriano, em contraposio ao conceito sistemtico-natural de homem, ser chamado de conceito essencial do homem10. H uma peculiaridade no ser humano que incomparvel com os outros seres. Para compreender essa posio peculiar do homem, necessria uma observao prvia acerca da base das re exes: o mundo biopsquico. O mundo biopsquico est formado por uma gradao de foras e capacidades psquicas11. Segundo Scheler, o limite do psquico est relacionado ao limite do vivente em geral, o que signi ca que a tese segundo a qual o psquico s comea com a memria associativa, somente com o animal ou somente com o homem, conforme a posio de alguns autores, est equivocada. Os seres vivos, ao lado de propriedades objetivas fenomenais, possuem um ser-parasi12 ou ser ntimo. Os seres no so meros objetos para observadores. Na interpretao da vida, Scheler considera o impulso afectivo como a energia presente em todos os seres, como o elemento mais simples que fundamenta a ideia de vida. Esse impulso no apresenta conscincia, sensao ou representao. Nesse impulso, sensao e pulso no esto cindidas. O impulso afectivo est cindido dos corpos inorgnicos, pois esses no expressam algo como um ser ntimo. As plantas revelam o primeiro nvel de evoluo anmica. Falta planta um estado interno (Scheler est contra Fechner13, que a rma que as plantas tm sensao e conscincia). O impulso afectivo das plantas est subordinado ao meio, que determina suas direes fundamentais. Esses movimentos esto referidos totalidade no especi cada14. No se pode atribuir
8 9 SCHELER, Max. A posio do homem no cosmos, p. 6. Carl von Linn le June (1741-1783), mdico, botnico e bilogo naturalista sueco. Escreveu obras como Supplementum Plantarum systematis vegetabilium, Philosophia botanica e Systema naturae. 10 SCHELER, Max. A posio do homem no cosmos, p. 7. 11 ibidem, p. 8. 12 ibidem, p. 8. 13 Gustav Therodor Fechner (1801-1887), lsofo alemo. Uma de suas ideias centrais a de que o fsico e o psquico no so opostos, mas aspectos diferentes da mesma realidade essencial. 14 SCHELER, Max. A posio do homem no cosmos, p. 9.

92

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

Rev 136.indd 92

19/04/2012 15:37:59

sensao ou arco-re exo s plantas, elas no tm nenhum rgo sensorial. Nesse sentido, apenas podemos falar de movimentos gerais de crescimento das plantas. Da ideia de vida pulsional, que atribumos aos animais, a nica coisa presente nas plantas impulso para crescimento e para a reproduo. Em contraponto a Nietzsche, Scheler a rma que a vida no essencialmente ontade de poder. Fundamentalmente, impulsos para a reproduo e para a morte formam a base originria da vida. As plantas no tm movimento locativo espontneo, pois so passivas ao meio. O termo vegetativo designa um impulso dirigido totalmente para fora. As plantas apresentam um impulso afectivo eksttico, o que revela a ausncia de algo como uma resposta. Plantas no possuem uma re- exio. A conscincia surge na re- exio primitiva da sensao. Falta s plantas um estar desperto, sua existncia reduzida a crescimento, reproduo e morte. No vegetal se acha o fenmeno originrio da expresso15. O lsofo a rma que apenas nos homens que podemos encontrar as funes representacional e designativa de signos por sobre as funes expressiva e informativa. Os vegetais no tm um Zentrum (sistema nervoso central). Sua possibilidade de alterao se d pela existncia do tecido epitelial, motivo pelo qual se pode reconhecer que so alteradas em grau mais elevado por estmulos externos que os animais. Apenas com a centralizao do sistema nervoso cresce uma comparao dos animais com relao estrutura das mquinas. A medida de hermetismo espao-temporal das plantas diminuta em comparao dos animais. A antropologia reconhecer a presena do impulso afectivo tambm nos seres humanos e nos seres no humanos. O homem rene em si todos os nveis da existncia, da vida16. O impulso representa a unidade de todas as pulses e afetos articulados no homem. A abordagem a partir das cincias naturais passar do impulso afectivo para o segundo grau de complexidade e evoluo dos seres: o instinto. O instinto, visto e interpretado a partir do comportamento do ser vivo, expressa estados internos e revela uma especializao do impulso afectivo. O instinto no pode ser acessado como o que . Seu acesso se d a partir dos estados fenomnicos que apontam para sua presena. O comportamento objeto de observao e descrio. O erro dos behavioristas admitir no conceito de comportamento a gnese siolgica de sua produo, como a rma
15 SCHELER, Max. A posio do homem no cosmos, p. 12. 16 ibidem, p. 13.

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

93

Rev 136.indd 93

19/04/2012 15:37:59

Scheler. Assim, o comportamento o campo de observaes intermedirio do qual temos de partir17. O instinto apresenta caractersticas, tais como: uma relao condizente com o sentido; teleoklino para o todo do vivente; transcorre segundo um ritmo xo e invarivel; e no depende da combinao de movimentos singulares. Ele no pode ter uma natureza mecnica, no se pode reconduzilo a re exos particulares. Instinto tem signi cado para a vida da espcie e no para a experincia particular do indivduo. Scheler a rma que no pode haver autoadestramento do instinto. Os contedos essenciais podem ser trocados sem descompens-lo. O instinto rgido e no pode estar ligado a modos plsticos de adestramento, autoadestramento e inteligncia. Segundo Jean Henri Fabre18, o instinto inato e hereditrio. No signi ca que a fora instintiva tem lugar logo ao nascimento, mas que est determinada a perodos de crescimento e amadurecimento. O instinto no pode surgir da adio de movimentos parciais. Ele pode se especializar atravs de experincia e aprendizado, mas no pode ser criado delas. Scheler a rma que isso corresponde a variaes de uma mesma melodia, no aquisio de uma melodia nova19. O estmulo sensao dispara o ritmo xo do instinto. O que um animal pode representar e sentir a priori determinado pela ligao do instinto com o meio ambiente20. Scheler apresenta-nos uma diferena entre ao pulsional e ao instintiva, pois aquela pode ser sem sentido21. O instinto no pode ser reduzido herana de modos de comportamento que repousam sobre hbito e autoadestramento. Instinto forma mais primitiva do ser que as formaes determinadas por associaes. Segundo Scheler, os decursos psquicos seguem as leis associativas e esto localizados no sistema nervoso em um ponto mais elevado. Do segundo nvel de evoluo natural e segundo a considerao dos diferentes graus do orgnico, Scheler passa caracterizao da memria associativa (mneme). Esse nvel de complexidade da estrutura do organismo no est presente em todos os seres vivos. As plantas no apresentam tal caracterstica, que ser unicamente atribuda a seres cujo comportamento se modi ca lenta e constantemente, em razo de um comportamento anterior,
17 ibidem, p. 15. 18 Jean Henri Fabre (1823-1915), entomologista francs. Cf. FABRE, J. H. Souvenirs entomologiques. Paris: Librairie Ch. Delagrave, 1789. 19 SCHELER, Max. A posio do homem no cosmos, p. 17-18. 20 ibidem, p. 18. 21 Como, por exemplo, a avidez por estupefacientes, que no tem sentido para o todo do vivente.

94

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

Rev 136.indd 94

19/04/2012 15:37:59

de maneira til vida. A memria associativa est ligada quantidade de tentativas e movimentos de prova. A concepo de re exo condicionado (Pavlov) a base desse nvel orgnico. A memria associativa est sob a fora determinante das pulses. Esse princpio atua em certo grau em todos os animais, mas no homem atinge sua maior amplitude. Conforme Scheler, a lembrana de acontecimentos individuais e identi cao de uma pluralidade de atos de lembrana entre si a uma nica e mesma coisa que aconteceu coisa prpria do homem. A efetividade do princpio associativo signi ca a runa do instinto, signi ca o progresso da centralizao e mecanizao da vida orgnica22. A associao o princpio que cria toda uma dimenso de possibilidades que a vida tem para enriquecer-se. O princpio de prazer no ser a rmado como algo originrio, como pensa o hedonismo, mas como consequncia da inteligncia associativa elevada. O homem pode ser mais ou menos como um animal, mas nunca um animal23. Sua natureza formada pelo espao prprio que ocupa como ser humano. O topo da base natural evolutiva do organismo, ou a quarta forma essencial da vida psquica, a inteligncia prtica, que funciona como um corretivo para os riscos nas primeiras disposies da memria associativa. A capacidade de escolha e ao seletiva est coimplicada com a inteligncia prtica. O ser dotado dessa caracterstica possui capacidade de escolher entre bens e estabelecer preferncias em meio aos membros da espcie, em meio ao processo de reproduo. A inteligncia pode ser colocada a servio de metas espirituais. Scheler de ne a inteligncia como inteleco emergente de um estado de coisas e de um nexo valorativo concatenados no interior do mundo circundante24. a inteleco de um estado de coisas por sobre a base de uma trama de relaes, cujos fundamentos esto dados em parte na experincia, em parte de maneira antecipatria na representao25. Esse nvel do organismo no deve ser visto como simplesmente reprodutivo, mas produtivo. Na inteligncia prtica, a situao no apenas nova e atpica para a espcie, mas tambm para o indivduo. Scheler a rmar que no so es-

22 23 24 25

SCHELER, Max. A posio do homem no cosmos, p. 27. ibidem, p. 28. SCHELER, Max. A posio do homem no cosmos, p. 29. ibidem, p. 30.

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

95

Rev 136.indd 95

19/04/2012 15:38:00

truturas xas do meio ambiente, tipicamente retornantes, que disparam o comportamento inteligente26. Na antropologia scheleriana, encontramos uma rica discusso sobre as semelhanas e diferenas entre os chimpanzs, os animais mais elevadamente organizados, e o homem. Segundo Scheler, aqueles tambm alcanaram o estgio de vida psquica descrita pela inteligncia prtica. Muitos cientistas dizem que a inteligncia um monoplio do homem, mas Scheler a rma que as capacidades dos animais no podem ser todas derivadas do instinto e dos processos associativos, pois em alguns casos tm lugar muito mais aes autenticamente inteligentes27. O animal no um simples mecanismo pulsional ou automatismo instintivo, pois neles se encontram as pulses para as realizaes mais genricas e mais especiais28. Segundo o lsofo, os animais conseguem intervir espontaneamente na constelao pulsional desde o centro de suas pulses...29. Entretanto, os animais no estabelecem preferncias entre os valores mesmos, no preferem o til ao agradvel independentemente de coisas singulares e concretas. Ao animal falta a meditao. Aes como presentear, se mostrar solcito, reconciliar-se e aes similares j podem ser encontradas nos animais30. Entretanto, essas expresses elevadas e complexas parecem no possuir a mesma abrangncia que pode ser encontrada nos seres humanos. A articulao com os resultados e pesquisas da biologia evolucionista e a psicologia behaviorista para a construo de uma imagem de homem levada at esse ltimo e mais elevado estgio dos seres, a inteligncia prtica. Mas Scheler, ao apresentar um lugar prprio para a loso a, estabelece uma diferena essencial entre o homem e os seres no humanos. Essa diferena no ser buscada na biologia ou na psicologia, mas puramente na losoa. Assim, aps conduzir o leitor aos vrios estgios da natureza em geral, Scheler ainda aplica uma espcie de salto metafsico. Esse salto ser dado pelo reconhecimento de que a particularidade do homem no est numa explicao das cincias, mas num lugar prprio, no qual apenas um saber metafsico pode lidar. O esprito humano no revela uma concordncia com a posio teolgico-metafsca tradicional, mas o reconhecimento da insu cincia das
26 27 28 29 30 ibidem, p. 30. ibidem, p. 31. ibidem, p. 33. ibidem, p. 33 ibidem, p. 33.

96

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

Rev 136.indd 96

19/04/2012 15:38:00

vises cient cas e naturais ao tentarem estabelecer a posio especial que o homem ocupa no cosmos. O dilogo com as cincias pode enriquecer tudo o que sabemos sobre o homem e sua posio como ser na natureza. Uma grande variedade de perspectivas e novas ideias podem ser construdas quando a loso a se prope a misso de reunir essas vises parciais num olhar mais amplo, que busca a constante do homem na uidez da existncia. Porm, quando no mais as cincias naturais ou a velha tradio metafsica oferecem uma posio convincente sobre aquilo que somos, cabe a uma antropologia los ca trilhar novos horizontes sem os vcios e radicalizaes de nossas vises passadas e presentes.

CULTURA E F | 136 | Janeiro - Maro | ano 35 | p. 81-97

97

Rev 136.indd 97

19/04/2012 15:38:00

You might also like