You are on page 1of 15

10- TRANSPORTE DE MATERIAIS

Uma boa fatia dos custos de produo atribuda ao transporte de materiais, dentro da empresa, no abastecimento das linhas de produo, no armazenamento de matria primas e materiais em processo e tambm, os dos transportes externos dos fornecedores e os de distribuio at o consumidor. A administrao e um bom planejamento de transporte busca uma utilizao econmica e adequada de equipamentos, materiais e mo de obra. 10.1- Transporte Interno 10.1- Principais fundamentos do transporte interno - Planejamento das Operaes - Execuo adequada destas operaes - Utilizao econmica do equipamento do transporte - Obteno do custo de transporte - Manuteno - Treinamento dos operadores de equipamentos A) Planejamento - necessrio determinar o melhor mtodo do ponto de vista econmico, para a movimentao de materiais, considerando as condies particulares de cada operao. O melhor mtodo escolhido passa a constituir o padro. Devem-se padronizar os mtodos de trabalho e o tipo de equipamento. Cada caso de movimentao interna exige uma tcnica adequada que ser funo de: natureza do material, distncia a ser percorrida, condies ambientais (temperatura, umidade, piso, espao, etc), custo de mo de obra, custo do equipamento a utilizar, grau de urgncia, grau de segurana, dentre outras. A prtica e a experincia acumulada j consagram mtodos padronizados para a maioria dos problemas de movimentao. O setor industrial de equipamentos de transporte oferece um universo de tipos de mquinas e equipamentos., e se mostra acessvel para sugestes e adaptaes aos projetos de melhorias em transporte.

Figura 37- Ilustrao de alguns equipamentos de transporte.

A padronizao do equipamento de transporte aumenta sua produtividade e reduz investimentos. vantagens da padronizao so: - uniformidade dos mtodos de trabalho, - menor diversidade no treinamento dos operadores, - uniformidade de manuteno, - menor investimento em peas de reposio, - intercambialidade dos equipamentos e seus componentes, - altura das plataformas de carga e descarga, - altura dos vos abertos e - tipos e caracterstica das embalagens.

As principais

essencial planejar um fluxo contnuo e progressivo de materiais, reduzir ao mnimo as distncias a serem percorridas pelos materiais e as vrias formas geomtricas de fluxo. As formas geomtricas bsicas de fluxos devem ser:

B) Operaes - As operaes devem ser planejadas, sucessivamente, de tal modo que o material que passou por uma fase j se encontre no local e na posio para fase seguinte. Deve ser evitados transporte intermedirio e duplo manuseio. O aproveitamento dos espaos verticais contribui para o descongestionamento das reas de movimentao e a reduo dos custos unitrios de armazenamento. O empilhamento de materiais sobre estrados reduz a mo de obra de deslocamento. A movimentao de materiais em nvel superior ao das mquinas economiza espaos. A armazenagem circulante propicia um lay-out mais eficiente. Devem ser evitados: o remanejamento, armazenamentos intermedirios, o transporte de um depsito a outro, baldeao, deve ser evitado. C) Obteno do Custo de transporte interno O custo deve ser calculado por Unidade Transportada, considerando: - A seleo do equipamento de transporte deve ser feita tendo em vista o menor custo por unidade transportada. - Estar atento aos custos fixo e varivel do equipamento de transporte para viabilizar sua substituio. - Amortizao do investimento calculada pela economia obtida entre 2 a 5 anos de uso. - Atentar para o crescimento anual dos custos de manuteno. - O custo unitrio de transporte decresce com o aumento do volume transportado. - Quanto mais prximo da capacidade de carga projetada se realizar o transporte, tanto menor ser o custo unitrio. - A versatilidade do equipamentos de transporte fundamental para reduo de custos. - Carga Unitria. De modo geral, quanto maior for a carga unitria a ser transportada, tanto menor ser o custo do transporte. - Economia direta no manuseio. - Menor incidncia de danos ao material. - Uso de pallets para reunir a carga unitria. - Tempo de Permanncia. O equipamento de transporte deve ter o tempo de permanncia reduzido ao mnimo possvel e compatvel com a operao nos terminais de carga . - Peso Prprio. Quanto menor for o peso prprio do equipamento de transporte em relao a sua capacidade de carga, tanto mais econmica ser a operao. Verificar sempre a relao de tara e o peso da carga til ao adquirir veculos de transporte. - Transporte por Gravidade. As possibilidades de transporte por gravidade devem ser sempre consideradas. D) Manuteno - indispensvel e imprescindvel a manuteno preventiva de equipamentos de transporte no s para garantia do funcionamento, como para a obteno do custo operacional e da segurana do pessoal e dos materiais transportados. So importantes o monitoramento de: - inspees dirias, - revises especficas a intervalos regulares, - revises gerais, - lubrificao adequada, - estoque de peas de reposio, - reciclagem de treinamento de pessoal. 10.2- Caractersticas de Transporte Internos. De um modo geral os transportes internos de uma empresa so classificados em dois grandes grupos; 1) o transporte confinado, aquele em que so transportados lquidos, gases e gros atravs de dutos fechados e 2) o transporte aberto que poder ser ao nvel do solo, sobre esteiras e o suspenso.

10.2.1- Transporte ao nvel do solo. o transporte realizado sobre rodas e/ou trilhos, geralmente com grande versatilidade de movimentao tanto horizontal como verticalmente. Existe um nmero imenso de equipamentos disponveis para esse tipo transporte, desde pequenos carrinhos de mo at grandes veculos como caminhes e empilhadeiras. De um modo geral so realizados por trajetos e vias pavimentadas, demarcadas e sinalizadas, de modo a disciplinar o deslocamento de pessoal e outros equipamentos.

Figura 38- Piso demarcado para movimentao de equipamentos de transporte.

Figura 39- Equipamento verstil - Empilhadeira a gs de mdio porte para transporte e elevao de carga.

Figura 40- Empilhamento vertical com empilhadeira.

Figura 41- Armazenagem com empilhadeiras.

Figura 42- Diversidade de Garras e Lanas de empilhadeiras versatilidade.

Figura 43- Estrados (Pallets) para empilhamento.

Figura 44- Containers Aramados

Figura 44- Diversidade de equipamentos de transporte industrial.

Figura 43- Transporte por caminhes

10.2.2- Transporte Suspenso Acima do Nvel do Solo. o transporte caracterizado pela ocupao do espao areo sobre as mquinas e pela grande economia que possibilita s linhas de fabricao e montagem. Pode ser dotado de versatilidade direcional como tambm de confinamento posicional. De maneira geral apresentam baixo custo de manuteno. Utiliza-se de pontes rolantes, talhas, prticos e canaletas suspensas. A Ponte Rolante como ilustrada na Figura 45, trabalha a cu-aberto ou internamente em um galpo, possui acionamento atravs de uma cabine de comando onde o operador treinado dispe de trs movimentos da carga: longitudinal (motorizao da ponte), transversal (motorizao da talha) e vertical sobe e desce a carga (motorizao da talha). Geralmente so pontes de grande porte para transporte de cargas acima de 10 toneladas.

Figura 45- Ponte rolante motorizada a cu aberto.

Figura 46- Transporte robotizado suspenso por trilhos.

Figura 47- Transporte por talha eltrica, acionada por botoeira.

Figura 47- Prtico sobre rodas.

Figura 48 Guindaste giratrio de coluna fixa.

10.2.3- Transporte Suspenso Apoiado por Esteiras. o transporte realizado sobre mesas servidas de roletes e/ou esteiras que movimentam materiais em direes definidas, podendo ser motorizados ou no, com possibilidade de desvios horizontal e vertical. So largamente empregados para transporte a granel em linhas de montagem em srie em qualquer distncia, com grande versatilidade de sincronismo de velocidade, permitindo operaes sensoriais, pneumticas e hidrulicas.

Figura 48- Mesas e Esteiras Transportadoras

Figura 50- Inspeo de produtos em esteira transportadora.

Figura 51- Esteiras em curvas e Rampa.

10.3- Itens para Planejamento de Fluxo e Transporte ee Materiais Ao planejar um fluxo de transporte ou propor melhorias no transporte de numa linha de produo, os 20 itens a seguir devem ser criteriosamente observados de forma a facilitara operao, o manuseio de materiais e a obteno do custo. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. O caminho mais direto possvel, atravs da fbrica, para os materiais que entram e saem. O arranjo de materiais em pallets e caambas de modo a reunir o maior nmero possvel de itens transportados em uma nica operao (carga unitria). Reduzir a um mnimo o retorno por caminhos j percorridos. Criar o fluxo de materiais de modo a facilitar o processo de fabricao, de forma contnua, uniforme e maximizada. Menor espao praticvel entre operaes. De maneira que o movimento seja controlado por mquinas, a fim de assegurar constncia de fluxo e que o material chegue no lugar certo, na quantidade certa e na hora certa. Vias diretas de transporte levando em conta a flexibilidade do processo. Que os materiais que chegam sigam diretamente para a rea de trabalho ou para a operao seguinte sem armazenamentos intermedirios, sempre que possvel. Pense em linha de produo contnua, ou como se assim fosse. Nunca empilhar coisa alguma sobre o cho. Usar paletts, caambas, cestos, sacos ou containers. Instalar o equipamento de transporte de materiais de modo a permitir que o pessoal da produo dedique todo seu tempo somente atividade produtiva. Instalar equipamentos que substituam o esforo fsico pesado para o homem. Examinar o arranjo fsico da fbrica com fim a melhoria constante, para reduzir o custo de transporte. Utilizar a fora da gravidade sempre que possvel. Combinar operaes quando isso for praticvel, a fim de eliminar re-manipulao e remanejo. De modo a mover materiais pesados e de maior volume menor distncia possvel. Para que o espao para movimentao e trnsito de materiais seja o mais adequado e seguro, tanto para o material, para o equipamento, quanto para o pessoal envolvido. A manuteno dos equipamentos de transporte de modo a no ser necessrio parada na linha de produo. De modo a contar com o mximo de segurana quando materiais suspensos transitarem sobre pessoas. Para oferecer ao transporte externo, ou de terceiros, condies de adaptao ao sistema interno sem improvisaes de ltima hora.

10.4- Custeio do Transporte Externo Rodovirio o transporte rodovirio de matrias-primas do fornecedor at a empresa e o de produtos desta at o consumidor final. No Brasil, o transporte de cargas rodovirio fatura mais de R$ 40 bilhes por ano e movimenta 2/3 do total de cargas. Existe uma pulverizao desse setor de cerca de: 350 mil transportadores autnomos; 12 mil empresas transportadoras 50 mil transportadores de carga prpria. Entre as razes dessa pulverizao destaca-se a relativa facilidade de entrada de competidores no setor em virtude da baixa regulamentao, levando a um aumento da oferta de servios de transporte e aumento da concorrncia, o que faz com que os preos sejam reduzidos ao mnimo possvel. Destaca-se tambm pelas ocorrncias de vrias greves, assaltos e impasses devido ao valor do frete. 10.4.1- Classificao dos Custos em Fixos e Variveis A classificao dos custos em fixo e varivel para o transporte externo deve ser feita em relao a algum parmetro de comparao diferente daqueles para os custos de produo industrial. 1) Na indstria:

Custo fixo independe do nvel de atividade da empresa. Custo varivel depende do nvel de atividade e da produtividade da empresa. 2) No Transportador - Classificao de acordo com a distncia percorrida (quilometragem como varivel)

Custo fixo independe do deslocamento do caminho. Custo varivel varia de acordo com a distncia percorrida. Os conceitos de custos fixos e variveis so vlidos em anlises a curto prazo, pois a longo prazo a capacidade pode ser varivel. 10.4.2- Etapas do Custeio. O processo do custeio dividido em 4 etapas: 1. 2. 3. 4. Definio dos itens de custo; Classificao dos itens de custo em fixos e variveis; Clculo do custo de cada item; Custeio das rotas de entrega / coleta.

1- Definio dos Itens de Custo: Depreciao; Remunerao do capital; Pessoal (motorista e ajudantes); Seguro do veculo; IPVA/Seguro obrigatrio; Custos administrativos; Combustvel; Pneus; Lubrificantes; Manuteno; Pedgio (*); Escolta (*); Carros especiais (refrigerado, aquecido, fora de estrada) (*);
(*)Operaes complementares ao transporte

2- Classificao dos Itens de Custo em Fixos e Variveis So Custos Fixos: Depreciao; Remunerao do capital; Pessoal (*); Custos administrativos; Seguro do veculo; IPVA/Seguro obrigatrio So Custos Variveis: Pneus; Combustvel; Lubrificantes; Lavagem; Manuteno; Pedgio (no deve levar em conta a quilometragem, depende da rota).
(*) Em alguns casos a remunerao do motorista considerada como um item de custo varivel, pois ele recebe de acordo com a quilometragem.

3- Clculo do Custo de Cada Item Classificados como custo fixo: - Custos constante ms a ms, salvo variaes de preos e/ou salariais e os calculados em relao ao ms (R$/ms).

Classificados como custo varivel:

- Que dependem da distncia e calculado em funo da quilometragem (R$/km)

Tabela 12 Formulrio para clculo de itens de custo de transporte. FIXO Item de custo Depreciao (Ddep) Frmula Vaquisio-Vresidual N meses Item de custo Pneu (Cpneu) VARIVEL Frmula npneux(P1+ nrecap x P2) vida til do pneu c/recap. P1-preo unitrio do pneu novo P2 preo da recapagem preo x capacidade Intervalo entre trocas custo de lubrificao Intervalo entre trocas preo por litro rendimento Custo estimado por km Custo de acordo com a rota

Remunerao do Capital (Cr. cap) Custo Administrat. (Cadm) IPVA / Seguro Obrigatrio (CIPVA) Pessoal

Vaquisio x 1+tx.anual -1 custo adm. total n de veculos Valor do \\\ipva anual 12 Salrios + encargos e benefcios

leo (Cleo) Lavagem/ lubrificao (Club) Combustvel (Ccomb) Manuteno Pedgio

4- Custeio das Rotas de Entrega/Coleta Crota = tempo (h) x CF(R$/h) + Distncia (km) x CV(R$/km) Custos fixos (CF) = valores unitrios de todos itens de custo (R$/ms) utilizao (n de horas trabalhadas por ms) (38) (39)

Custos variveis (CV) = Somatria dos custos variveis em (R$/km) Tempo total da rota (carregamento, descarregamento, inclusive de espera e tempo de viagem) Desmembrando do custo da rota: Cviagem = tempo (h) x CF(R$/h) + Distncia (km) x CV(R$/km) Ccarga = tempo de carga (h) x CF(R$/h), Cdescarga = tempo de descarga (h) x CF(R$/h), independem da distncia percorrida 10.4.3- Fatores que Influenciam no Custo e no Preo do Transporte proporcional ao tamanho da rota

(40) (41)

(42)

(43)

Escolha entre peso e cubagem ver aquele que limita a capacidade do veculo; Facilidade de manuseio do produto facilidade de carga e descarga do veculo; Paletizao diminuio significativa nos tempos de carga e descarga. Facilidade de acomodao peas muito irregulares ou extensas prejudicando a utilizao do espao do veculo; Risco da carga produtos inflamveis, txicos ou mesmo visados para roubo; Sazonalidade safra de gros, aumento da procura por frete e de seu preo; Trnsito entrega em grandes centros urbanos com trnsito e janelas de horrio para carga e descarga influenciam o custo e o preo do transporte; Carga retorno no existindo, o transportador tem que considerar o custo do retorno para compor o preo do frete; Especificidade do veculo de transporte quanto maior a especificidade do veculo, menor a flexibilidade do transportador frete superior a um veculo de carga a granel.

10.4.4- Subsdios Cruzados (partilhar ou no transportes de outras empresas como meio de barateamento do custo) a) Preo do frete incluso no valor do bem deve-se verificar o custeio para verificar se a margem gerada por cada cliente realmente sustenta os seus custos de entrega. Se a entrega no for rentvel, a empresa pode: estabelecer lotes mnimos de entrega diferenciados por regio, alterar a freqncia de entrega de determinados clientes, e ou estabelecer dias da semana para entregar em determinadas regies. b) Preo do frete a parte do valor da mercadoria fundamental que no haja subsdio cruzado isto , beneficiamento de alguns clientes em detrimento de outros. c) Destacam-se dois tipos de subsdios: Em relao distncia da praa destino ocorre quando no so considerados de maneira adequados os tempos e os respectivos custos de carga e descarga. 2. Em funo do volume quando no so consideradas economias de escalas. No so diferenciados os preos por tonelada em funo da capacidade do caminho e no so privilegiadas as cargas fechadas. A longo prazo, os clientes que so prejudicados pelo subsdio acabam assumindo a responsabilidade pelo frete. Por outro lado, aqueles que recebem subsdios continuam deixando a responsabilidade por conta do fornecedor. 10.4.5- Oportunidades para a Reduo de Custos 1.

O ponto principal para reduo do custo de frete o nvel de utilizao da frota, isto , rodar o mximo possvel com o caminho carregado. Algumas aes para aumentar a utilizao da frota:
Melhorar o planejamento do transporte; Programar embarques e desembarques; Diminuir a variabilidade do volume embarcado; Aumentar a utilizao da frota trabalhando com dois turnos h uma reduo de 15% dos custos, e com trs turnos a reduo de at 20%.

10.4.6- Exemplo de Planlia de Custos (Dados De 2002)

Tabela 13- Planilha de custo de transporte rodovirio

Centro de Estudos em Logstica COPPEAD UFRJ

Transporte de Materiais e Pessoas Total Irresponsabilidade

Figura 50- Exemplos de total irresponsabilidade em transporte de cargas.

Fonte: Internet

You might also like