You are on page 1of 3

7 Ano - Simulado Exerccio Renascimento Cultural

Exerccio Simulado sobre o Renascimento Cultural


Tenha lpis e papel a mo para responder as questes abertas e depois conferir com o gabarito. Na quarta-feira noite divulgo o gabarito. Vamos l, poste suas respostas nos comentrios. 1 - Leia o texto: Renascimento o nome dado a um movimento cultural italiano e s suas repercusses em outros pases. Caracterizase pela busca da harmonia e do equilbrio nas artes e na arquitetura, acrescentando aos temas cristos medievais outros temas inspirados na mitologia e na vida cotidiana a) Qual foi a fonte (de onde veio) de inspirao para os intelectuais e artistas do renascimento? b) Cite uma caracterstica que diferencie a era medieval do renascimento cultural. 2 Com relao s artes e s letras de seu tempo, os humanistas dos sculos XV e XVI, afirmavam: a) que a literatura e as artes plsticas passavam por um perodo de crescimento, dando continuidade ao perodo medieval. b) que a literatura e as artes plsticas, em profunda decadncia no perodo anterior, renasciam com o esplendor da Antiguidade. c) que as letras continuavam as tradies medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam com os velhos estilos. d) que as artes plsticas continuavam as tradies medievais, enquanto a literatura criava novos estilos. 3 - (UFAC) Referindo-se ao Renascimento, correto afirmar que: a) surgiu na Grcia por volta do sculo II d. C, tendo sido pouco influente na Itlia. b) os renascentistas criticavam o humanismo por ser uma forma de pensamento filosfico que considera o ser humano como a obra mais importante da criao.

c) caracterizou-se principalmente pela valorizao da racionalidade do ser humano, isto , da capacidade humana de conhecer a realidade por meio da razo e da observao objetiva da natureza, no mais pela crena nas explicaes religiosas e na tradio. d) o Renascimento foi a expresso cultural das profundas mudanas da Europa na passagem da Idade Moderna para a Idade Contempornea e teve inicio na Alemanha, no sculo XVII. 4 - Marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso: (___) No Renascimento existe a Valorizao do Homem. renascentista acredita que a verdade era encontrada por meio da f e dos dogmas. (___) Na mentalidade renascentista o corpo do homem visto como belo e maravilhoso. (___) Os renascentistas desprezavam a natureza porque era fonte de pecado e da perdio. (___) Leonardo da Vinci, Boticelli, Rafael Sanzio, Michelangelo so artistas do renascimento. (___) A viso do mundo para um renascentista era teocntrica. (___) O Renascimento Cultural surgiu nas cidades Italianas. 5 - Analise as duas pinturas abaixo. A seguir, Identifique qual delas podemos afirmar ser caracterstica do Renascimento e por quais motivos.

Imagem 1

a)

Leonardo da Vinci e A Virgem dos Rochedos Leonardo da Vinci e A Virgem e o Menino. Leonardo da Vinci e Homem Vitruviano. Leonardo da Vinci e Mona Lisa. Leonardo da Vinci e ltima Ceia.

b) c) d) e) Imagem 2 6 A Mentalidade renascentista promove uma transformao no modo de pensar quando comparado com o homem medieval. Assinale a alternativa onde est comparao est correta: a) Os medievais a verdade est na razo e nos renascentistas a verdade encontrada nas tradies, na Igreja. b) O medievo ligado ao domnio cultura da Igreja Catlica, enquanto os renascentistas o domnio cultural demonstra-se atravs dos Intelectuais, artistas e cientistas c) Medieval Antropocentrismo enquanto Renascimento Teocentrismo. d) O homem medieval deve conhecer a natureza para melhor domin-la enquanto o renascentista a natureza deveria ficar distante do homem, porque pecaminosa. 7 - (UFRGS-RS-modificada) A charge a seguir que relaciona o presidente Lula com o renascentista Leonardo da Vinci, traz como referncia, uma conhecida obra desse gnio do Renascimento. O artista renascentista e o ttulo da obra que inspirou a charge so, respectivamente:

8 - (Enem) Leia: (...) Depois de longas investigaes, convenci-me por fim de que o Sol uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela o centro e a chama. Que, alm dos planetas principais, h outros de segunda ordem que circulam primeiro como satlites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) No duvido de que os matemticos sejam da minha opinio, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, no superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstraes que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que toram o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemticas no devem ser julgadas seno por matemticos. (COPRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium) Aqueles que se entregam prtica sem cincia so como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bssola. Sempre a prtica deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou trs vezes e verifique se as experincias produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigao humana pode se considerar verdadeira cincia se no passa por demonstraes matemticas.

(VINCI, Leonardo da. Carnets) O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno a) a f como guia das descobertas. b) o senso crtico para se chegar a Deus. c) a limitao da cincia pelos princpios bblicos. d) a importncia da experincia e da observao. e) o princpio da autoridade e da tradio. 9 - (Pucrs) O Renascimento, movimento cultural com origem na Itlia, e o Humanismo, no princpio da Idade Moderna, tiveram repercusso social de carter _________. Ao representarem as relaes do homem com Deus e com a natureza, as obras renascentistas caracterizaram-se pelo _________, ao passo que a renovao cientfica do perodo criou uma nova imagem do universo fsico, marcada pelo _________. a) popular - antropocentrismo - geocentrismo b) elitista - teocentrismo heliocentrismo. c) popular antropocentrismo heliocentrismo. d) popular - teocentrismo geocentrismo. e) elitista antropocentrismo heliocentrismo. 10 - Responda: a) Qual foi a classe social que financiou as obras renascentistas? b) Por que os cientistas do Renascimento Cultural entravam choque com a Igreja?

5 - Imagem, pois podemos identificar a valorizao do corpo humano como fonte de beleza, profundidade, das a) Burgueses, os volume e

proporcionalidade 6 7 8 9 10

formas,

sombras. B D D E Mecenas

b) Porque sua busca por experimentao e observao com o uso da razo chocava-se com os dogmas religiosos, que so baseados na f, tradio e interpretao da bblia.

Gabarito 1 a) Inspirao nos valores greco-romanos, como se eles estivessem sido esquecidos durante a Idade Mdia e agora estavam a renascer, adicionando-os muitas vezes aos temas bblicos.

b) Renascimento, busca pelo racionalismo. Idade 2 3 Mdia, teocentrismo. b c

You might also like