You are on page 1of 2

Introduo A moda est em constante mudana e podemos at perceber as mudanas no nosso dia-a-dia.

Todos os dias pessoas trabalham para que a industria da moda cresa e que o trabalho da sua empresa seja valorizado, temos que ser inovadores se estamos esperando evoluir profissionalmente neste campo de trabalho. A moda passa sentimentos, ela trabalha tambm com a emoo das pessoas, aquela sensao de colocar uma roupa e se sentir bem, de usar uma roupa que valorize o seu corpo e te deixe bonita pra voc mesma, por consequencia dessa auto estima aumentada a confiana tambm aumenta e voc consegue encarar seus medos e quebras obstaculos. Eu no tenho dvida de que a moda importante para a sociedade.

Conceitos de moda segundo os autores...

O conceito de moda, como sequncia de variaes constantes, de carter coercitivo, empregado pelos estudiosos da sociologia, da psicologia social ou da esttica, em dois sentidos. No primeiro, mais vasto, abrange as transformaes peridicas efetuadas nos diversos setores da atividade social, na poltica, na religio, na cincia, na esttica - de tal forma que se poderia falar em modas polticas, religiosas, administrativas, estticas, etc. Charles Blondel, citado por SOUZA (1), chega a afirmar por sua vez que o fenmeno ocorre no s nas idias mas tambm na vida afetiva, pois se a sociedade fixa os nossos sentimentos, no o faz de modo permanente, mas sim atravs de sucessivas flutuaes. (LIPOVETSKI) LIPOVETSKY, Gilles. O imprio do efmero. So Paulo, Cia das Letras, 1991. .

Diana Crane observa que: O vesturio, sendo uma das formas mais visveis de consumo, desempenha um papel da maior importncia na construo social da identidade. A escolha do

vesturio propicia um excelente campo para estudar como as pessoas interpretam determinada forma de cultura para seu prprio uso, forma essa que inclui normas rigorosas sobre a aparncia que se considera apropriada num determinado perodo (que conhecido como moda), bem como uma variedade de alternativas extraordinariamente ricas. Sendo uma das mais evidentes marcas de status social e gnero til, portanto, para manter ou subverter fronteiras simblicas -, o vesturio constitui uma indicao de como as pessoas, em diferentes pocas, vem sua posio nas estruturas sociais e negociam as fronteiras de status. Nos sculos anteriores, as roupas constituam o principal meio de identificao do individuo no espao publico. Na Europa e nos Estados Unidos, de acordo com o perodo, vrios aspectos da identidade expressavam-se atravs do vesturio, entre eles a ocupao, identidade regional, religio e classe social. Certos itens usados por todos, como chapus, eram particularmente importantes, emitindo sinais imediatos sobre o status social atribudo ao individuo ou almejado por ele. As variaes na escolha do vesturio constituem indicadores sutis de como so vivenciados os diferentes tipos de sociedade, assim como as diferentes posies dentro de uma mesma sociedade. (CRANE, 2006, 21-22). CRANE, Diana. A moda e seu papel social. Classe, gnero e identidade das roupas. So Paulo: Editora SENAC, 2006.

Alguns termos da linguagem corrente explicam realidades sociais difusas, [...] e que, justamente por sua visibilidade e dimenso de massa, alm de seu grande interesse interdisciplinar, do uma grande contribuio compreenso das experincias de sociedade no seu conjunto. Moda um desses termos que, usados em mltiplos contextos, oferecem um quadro comum de referncia e de reflexo para uma srie de aspectos da vida social. Alude, numa primeira instncia, a uma dicotomia temporal entre o velho e o novo, entre o presente e o passado, entre imobilidade e mobilidade. (CALANCA, 2008, p.11) CALANCA, Daniela. Histria social da moda. Traduo de Renato Ambrsio. So Paulo: Editora Senac So Paulo , 2008.

Concluso Podemos comparar a moda atraves dos anos, atraves de sociedades, de culturas, de classes sociais, etc. Eu posso dizer o que eu acho sobre tal combinao de peas de roupas, mas no posso dizer que todos so obrigados a concordar comigo.

You might also like