You are on page 1of 8

Bilhete de Chico Buarque diarista considerado magistral

Um grupo de semioticistas da UNICAMP estudar a despensa de Chico Buarque. As compras de supermercado dele so geniais, disse um deles.

LEBLON Socorro, por favor deixa um guisadinho de abbora com carne para o fim de semana. Obrigado, Chico. Escrito na ltima sexta-feira por Chico Buarque e endereado sua diarista Maria do Socorro, o bilhete veio a pblico ontem e foi imediatamente considerado excepcional por boa parte da crtica brasileira. Na Folha, o crtico Roberto Kaz ressaltou como a tenso dialtica empregada por Chico desnuda as contradies da sociedade brasileira. H na mensagem esse magma complexo que nos define delicadeza e opresso, gentileza e comando, flor e ao. toda a relao ambgua entre as classes que se d a ver nestas 15 palavras, apontou. Epaminondas Veras, do Estado, preferiu ressaltar o sentimento agnico que se instala no leitor ao cabo da leitura. Ter Socorro deixado o guisadinho? Estamos na estao das abboras? Nada disso se resolve na leitura, e Chico nos deixa a contemplar a possibilidade do abismo. uma experincia devastadora, escreveu. No Globo, Rodrigo Fonseca publicou uma longa coluna sobre as vitalidades contraditrias de uma esttica que decerto bebe na fonte do primeiro Scorsese, apenas para, em seguida, dar meia volta e se encharcar de perplexidade bergmaniana, sublinhada, com agudez certeira, na pungncia visceral da primeira palavra: Socorro. Jos Ramos Tinhoro foi uma das poucas vozes discordantes. Em ensaio nos Cadernos do CEBRAP, o crtico lembrou que a abbora no uma espcie nativa, e que Chico, no bilhete, revela a falta de potncia criativa do colonizado entregue ao gosto estrangeiro, estranho s suas gentes. Sabemos, ademais, que abbora, no Brasil popular, conhecida por jerimum. O registro erudito de Chico Buarque nada mais do que um sinal de seu apartamento dos pobres do pas. O seu cardpio o da aristocracia, no o do proletariado. Chico se americanizou.

A Casa de Rui Barbosa anunciou que conceder, a partir de setembro, duas bolsas de pesquisa para estudantes de doutorado que queiram se dedicar ao estudo dos recados deixados por Chico na secretria eletrnica de seu personal trainer, Marco. H dois anos comeamos a estudar esse material, revelou Wanderley Guilherme dos Santos, presidente da Fundao. Em dezembro, um dos nossos pesquisadores defender uma tese de doutorado em que interpreta, luz da neurocincia, um dos mais famosos recados que Chico deixou para Marco: Marco, estalei uma costela. Melhor desmarcar. Abraos, Chico. A tenso quase insuportvel, declarou um pesquisador com acesso ao recado.
.....................

Bilhete de Gil diarista considerado incompreensvel


Um grupo de semioticistas da UNICAMP estudar a despensa de Gilberto Gil. As compras de supermercado dele so impenetrveis. Ele compra OMO e Ariel, disse um deles.

SALVADOR Socorro, por favor deixa um guisadinho de abbora com carne para o fim de semana. Obrigado, Gil. Escrito na ltima segunda-feira por Gilberto Gil e endereado a sua diarista Maria do Socorro, a mesma de Chico Buarque, o bilhete veio pblico ontem e imediatamente causou perplexidade em boa parte da crtica brasileira. Na Folha, o crtico Roberto Kaz julgou que as acrobacias sintticas da mensagem no desvelam eventuais potencialidades do idioma, antes estariam a servio de uma opacidade recherche, sem substratos magmticos de sentido. Kaz dedica boa parte de sua crtica expresso deixar um guisadinho para o fim de semana. Ele pergunta: Por que diabos o fim de semana gostaria que lhe fosse deixado um guisadinho? H algo de vagamente mstico, para no

dizer teleolgico, nessa ideia de um sbado que quer guisadinhos, mas exatamente do que estamos falando aqui eu no sei. Epaminondas Veras, do Estado, preferiu ressaltar o sentimento agnico que se instala no leitor ao cabo da leitura. O que Gil quer dizer com guisadinho? Ser um guisado pequenininho? de pouca comida que estamos tratando? Intimaes da Somlia? Ou no nada disso, e Gil est fazendo um comentrio sobre o uso dos hipocorsticos no falar brasileiro, esses diminutivos de carinho que nos acompanham desde sinhazinha e dotzinho? Ento crtica social? E se estamos falando de afeto, afeto por uma abbora? Gil porngrafo, leitor de Bataille? por demais confuso. No Globo, Rodrigo Fonseca publicou uma longa coluna sobre a degradao de uma esttica da apatia que decerto bebeu na fonte do primeiro Antonioni, sem conseguir, no entanto, plasmar a vertigem existencial do mestre italiano, cuja lassido filosfica, na leitura gilberto giliana, se banaliza na superficialidade burguesa de um tdio de sbados e domingos movidos comida requentada, aos quais, numa tentativa malograda e artificial de pathos, tenta-se acrescentar a palavra Socorro, como se isso bastasse. Jos Ramos Tinhoro se juntou ao coro dos descontentes. Em ensaio publicado na revista Dicta e Contradicta, o crtico lembrou que o conceito de fim de semana nasceu com o capitalismo, e deriva do ingls weekend. Gil se americanizou. A Casa de Rui Barbosa negou a contratao de pesquisadores para estudar o significado da nica mensagem deixada por Gilberto Gil na secretria eletrnica do seu personal trainer, Marco: verdade que h dois anos comeamos a estudar esse material, explicou Wanderley Guilherme dos Santos, presidente da Fundao. Fracassamos. O recado diz: Marco, estalei uma costela. Melhor desmarcar. Abraos, Gil. Costelas no estalam, declarou, perplexo, um pesquisador da casa.
.....................

Bilhete de Joo Gilberto diarista considerado revolucionrio


Um grupo de semioticistas da UNICAMP estudar a despensa de Joo Gilberto. "O clique-claque das latinhas de Nescau contra os azulejos produzem uma assombrosa cadncia de tercinas em si bemol menor", disse um deles .

BECO DAS GARRAFAS Socorro, por favor deixa um guisadinho de abbora com carne para o fim de semana. Obrigado, Joo. Escrito na ltima quarta-feira por Joo Gilberto e endereado a sua diarista Maria do Socorro, a mesma de Chico Buarque e Gilberto Gil, o bilhete veio a pblico ontem e foi imediatamente considerado revolucionrio por boa parte da crtica brasileira. Na Folha, o crtico Roberto Kaz chamou ateno para a mtrica sincopada da palavra "abbora". "Por que Joo no pediu couve, espinafre ou cenoura? Carninha moda vai bem com macarro, mas ele no pede macarro. Por qu?", indagou o crtico, que logo respondeu: "Porque abbora tem a dupla repetio da letra b, em contratempo, como no refro da msica Bim bom. Ao lerabbora em sncopa de quilteras, h a transfigurao de algo banal num dos mais belos pedidos de comida da histria da MPB." Epaminondas Veras, do Estado, preferiu ressaltar o dilogo agnico com a tradio, essa dialtica trgica de reverncia e ruptura com nossa herana musical. Guisadinho remete a banquinho, barquinho e tardinha, que Joo eternizou; mas, sobretudo, remete ao peixinho de Vincius, o animal que, agora, morto e transformado em guisado, est posto diante de ns como cadver de nossas ambies civilizatrias. No Globo, Rodrigo Fonseca publicou uma extensa coluna a respeito da originalidade formal do recado. "Joo bebeu nas fontes do primeiro Godard. Do contrrio, o recado terminaria na palavra semana, mas Joo sabe que no h obra sem autor, e ento, num gesto esttico visceral, ele acrescenta o seu nome ao texto. uma arriscada experincia de metalinguagem que nada deve autoreferncia vertiginosa de Le Mpris e A Chinesa, aos quais Joo acrescenta, como Lars Von Trier em Melancolia e Slovat KerShebahb em Ascenso e Queda do Imprio Otomano, de 1856, a

ciso magmtica de uma angstia existencial que pe em crise as certezas do espectador, reduzido a repetir, como um co , a primeira de todas as palavras: Socorro. O crtico Jos Ramos Tinhoro foi dos poucos que no se deixou impressionar. Em ensaio publicado na revista Inteligncia, ele estranhou o fato de o recado comear com a palavra Socorro. A moa se chama Maria do Socorro. Joo poderia ter dito, Maria, ou mesmo Maria do Socorro. Mas no: Socorro. Alis: Socorro, por favor. Versificado, temos: Socorro Por favor Que nada mais do que Help {me}, If ou please O recado no passa de uma glosa dos Beatles. Joo se americanizou. A Casa de Rui Barbosa confirmou a contratao de pesquisadores para estudar as mensagens deixadas por Joo Gilberto na secretria eletrnica do seu personal trainer, Marco. H dois anos estamos debruados sobre esse material, explicou Wanderley Guilherme dos Santos, presidente da Fundao. Um dos nossos alunos de doutorado est prestes a publicar um artigo sobre a prosdia de Joo luz da telefonia celular. impressionante como ele altera as quebras rtmicas em funo da operadora. O famoso Marco, estalei uma costela. Melhor desmarcar. Abraos, Joo, soa inteiramente diferente quando dito atravs da Vivo ou TIM. A costela do Joo estala em quintas invertidas, declarou um pesquisador da casa com acesso gravao.
.............

Lobo critica recado de Caetano diarista


Um grupo de semioticistas da UNICAMP estudar a despensa de Caetano. "Parece que a Paula Lavigne vem uma vez por semana organizar os enlatados", disse um deles.

AMARALINA Conformista e conservador, vaticinou Lobo, assim que tomou conhecimento do bilhete deixado por Caetano Veloso para sua diarista, Maria do Socorro, a mesma de Chico, Gil e Joo Gilberto. Em iPad deixado na cozinha, Caetano escreveu: Soss, por favor deixa um guisadinho de abbora com carne para o fim de semana. Obrigado, Caetano. Tem coisa mais careta do que guisadinho de abbora com carne?, indagou Lobo, para quem o bilhete uma evidncia de como Caetano h muito deixou de ser um artista inquieto. Nada de novo acontece no mundo dos guisados. Caetano sabe disso. No passado, ele pediria a Socorro uma espuma de lichia sobre cccix de pato e suspiros de celulose. Lobo foi adiante: "Reparem que Caetano no pede sobremesa. Uma atitude burguesa, de quem se preocupa com a silhueta, na contramo absoluta da atitude transgressora e iconoclasta dos Doces Brbaros e isso apesar de toda aquela cafonice tropicalista." Em revelao bombstica, Lobo disse possuir provas de que Caetano faz ginstica. Tenho recados gravados do Caetano para o personal trainer dele, soltou Lobo, com evidente asco. O homem se chama Marco. As crticas no pararam por a. "Tambm chamo ateno para a arrogncia de classe dos recados deixados aos empregados. A MPB subiu no pedestal. Caetano estava ocupado demais para falar com Socorro pessoalmente? Teria medo de ouvir alguma crtica a suas colunas no Globo?" Lobo concluiu com uma proposta para espalhar receitas de guisadinho em bancas de jornal. No Leblon, a atriz Luana Piovani foi vista saindo de um supermercado com uma abbora na mo. O recado para mim, disse.

Na Folha, o crtico Roberto Kaz sustentou que o recado uma reatualizao da Semana de 22. "Abbora smbolo do Halloween. Mas Caetano a aproxima do guisadinho, um prato que percorre as camadas mais fundas da cultura nacional. Com isso, sugere um festim antropofgico." Epaminondas Veras, do Estado, preferiu destacar o sutil jogo de espelhos proposto pelo texto. " guisado de carne com abbora, ou de abbora com carne? Importa a ordem? Numa vertigem, nos damos conta que o recado de Caetano pode ser o avesso do avesso do avesso. Onde queres abbora sou carne? Onde queres carne, sou Soss? Onde sou Soss, sou Caetano?", perguntou. No Globo, Caetano usou sua coluna dominical para dizer que o guisadinho nasceu na Bahia. "Nas ladeiras do Pelourinho, no dia 13 de maio, um guisadinho de moranga foi preparado na casa de seu Pop do Maculel. Andy Warhol plantou batatas em Londres. Lobo tem razo." No mesmo jornal, o crtico Rodrigo Fonseca se declarou visceralmente atingido pelo recado: No se sai impune do guisadinho de Caetano. As guas da incomunicabilidade se agitam em ondas de dor onde os ingredientes caminham num Blow Up contnuo que lhes revele a razo da ausncia perptua que lhes governe. Em sntese: trata-se do Rosebud de Welles, um elemento fantasmtico a lembrar, agora, as runas da contemporaneidade que Benjamin evocou no filme que jamais dirigiu. O crtico Jos Ramos Tinhoro cerrou fileira com os que no gostaram. Em ensaio publicado na revista Tempo Social, Tinhoro observa que Caetano no faz, no recado, qualquer referncia ao jongo da Serrinha. Caetano se americanizou. A Casa de Rui Barbosa anunciou que conceder, a partir de setembro, duas bolsas de pesquisa para estudantes de doutorado que queiram se dedicar ao estudo dos recados deixados por Caetano na secretria eletrnica de seu personal trainer, Marco. H dois anos comeamos a estudar esse material, revelou Wanderley Guilherme dos Santos, presidente da Fundao. O problema que a secretria s grava 3 minutos e a fala de Caetano sempre interrompida no meio. Parece que ele estalou alguma coisa, mas nunca ficamos sabendo o qu ou quem.

Jos Celso Martinez anunciou que encenar o bilhete de Caetano. No espetculo, que durar dois meses, espectadores vestidos de abbora sero sodomizados por Maria do Socorro.

You might also like