You are on page 1of 81

SUMRIO: NOO DE REFERENCIAL, MOVIMENTO E REPOUSO

Aprendizagens Especficas:
- Distinguir os conceitos de repouso e de movimento. - Indicar diferentes tipos de trajectrias. - Referir a diferena entre espao percorrido e deslocamento. - Distinguir entre rapidez mdia, velocidade mdia e velocidade.
SUMRIO: TRAJETRIA E EQUAES PARAMTRICAS DO MOVIMENTO

Aprendizagens Especficas:
- Equaes Paramtricas do Movimento. - Equao da Trajetria.

Contedos a Lecionar:
Quando uma partcula est em movimento em relao a um dado referencial, a sua posio varia no decorrer do tempo. Consequentemente, as coordenadas x, y e z do vetor posio variam no tempo. Assim, o vetor posio r uma funo vetorial do tempo:

r =r (t) (1)
Nestas condies, as coordenadas x, y e z so tambm funes do tempo:

x=x(t) y=y(t) z=z(t) (2)


Estas ltimas equaes, que indicam o modo como variam as coordenadas de posio da partcula, em funo do tempo, designam-se por equaes paramtricas do movimento ou equaes escalares. So paramtricas porque todas as coordenadas dependem do parmetro tempo, t.

Movimento de um Mvel: O movimento Funo do Tempo

A equao vetorial do movimento pode portanto ser escrita da seguinte forma:

r (t)=x(t)e

+y(t)e

+z(t)e

(3)

Esta equao traduz a chamada Lei do Movimento ou Lei das Posies. Esta equao ainda conhecida como lei Horria. Em qualquer dos casos, trata-se de uma equao paramtrica das posies do mvel, cujas componentes escalares so:

x=x(t) y=y(t) z=z(t) (4)


No caso de um movimento retilneo, (visto ser necessrio apenas um eixo e uma nica equao paramtrica), a Lei do Movimento simplesmente:

r (t)=x(t)e

(5)

O estudo das equaes escalares (ou paramtricas) de movimentos retilneos da mxima importncia, visto que qualquer movimento a duas ou trs dimenses pode ser visto como a composio de movimentos a uma dimenso.

Movimento de um Mvel: O movimento Funo do Tempo

Por exemplo, o lanamento horizontal de projteis, pode ser visto como a composio de dois movimentos, um retlineo e uniforme segundo a horizontal, e outro retlineo e uniformemente acelerado segundo a vertical. A combinao destes dois movimentos perpendiculares entre si, resulta num movimento curvilneo uniformemente acelerado.
CATEGORIAS: SUMRIOS & LIES

Posio e Vetor Posio Subtema 1.1 Sumrio: Localizao de um Ponto e seu Deslocamento

Aprendizagens Especficas: - Referencial e Vetor Posio. - Deslocamento e Vetor Deslocamento. Contedos a Lecionar: Em cada instante a posio de uma partcula pode ser dada pelas suas coordenadas cartesianas x, y e z, ou atravs do Vector Posio, r , cuja origem coincide com a origem do referencial e cuja extremidade coincide com a posio da partcula.

Ponto Material: Posio e Vetor Posio O conjunto das coordenadas cartesianas x, y e z designa-se de Posio da Partcula e, geralmente, representa-se por: P (x;y;z) (1) O vector posio, r , pode ser escrito com recurso s suas componentes vetoriais segundo as direces Ox, Oy e Oz, respetivamente: r =r x +r y +r z (2) O vector pode ainda escrever-se custa das componentes escalares e dos respetivos versores segundo os eixos xx, yy e zz: r =r x e x +r y e y +r z e z (3) Ou, mais simplesmente: r =xe x +ye y +ze z (4) Na representao matemtica do vetor posio, e para evidenciar que este escrito para identificar um determinado ponto, (por exemplo, o Ponto P), comum figurar em ndice, na escrita do vetor, a letra que representa esse ponto: r P =x p e x +y p e y +z p e z (5) As componentes vetoriais do vetor posio so portanto: Componentes Vetoriais r x =x p e x r y =y P e y r z =z P e z (6) E as componentes escalares: Componentes Escalares r x =x P =x r y =y P =y r z =z P =z (7)

A distncia entre a posio da partcula e a origem do referencial pode determinar-se a partir do mdulo ou norma do vetor posio, o que dado pela expresso: r =(x) 2 +(y) 2 +(z) 2 (8) Calcular: Mdulo do Vetor Posio O mdulo (ou norma) do vetor posio determina-se a partir das respetivas componentes escalares: r =(x) 2 +(y) 2 +(z) 2 (9)

P(x;y;z) - Coordenadas do Vetor Posio O movimento e o repouso so conceitos relativos visto que estes so totalmente dependendes do referencial adotado. Por exemplo, quando nos deslocamos, sentados no assento de um autocarro, podemos afirmar que em relao ao referencial autocarro estamos em repouso. No entanto, em relao ao referencial estrada, estamos em movimento:

Referencial: O repouso e o Movimento so Relativos

Toma Nota: O Movimento, tal como o Repouso relativo. Para a descrio de um movimento importante escolher um referencial cartesiano conveniente, a uma, duas ou trs dimenses. Para o estudo de um movimento retilneo, basta um nico eixo de referncia que se faz coincidir com a direo da trajetria:

Referencial Unidimensional: Estudo do Movimento Retlineo Para descrever um movimento curvilneo no plano, como, por exemplo, o de um camio numa estrada, o referencial cartesiano dever ter duas dimenses com dois eixos:

Referencial Bidimensional: Estudo do Movimento Curvlineo no Plano Para descrever um movimento curvilneo no espao a trs dimenses, como, por exemplo, o movimento de um avio de acrobacias, so necessrias trs coordenadas cartesianas, x, y e z, para definir o vetor posio, r :

Referencial Tridimensional: Estudo do Movimento Curvlineo no Espao Espao Percorrido: O Espao Percorrido, ou Distncia Percorrida, o valor que se obtm na medio do comprimento da trajectria descrita pelo Corpo ou Mvel. O seu valor depende da trajetria. Quanto maior o seu cumprimento, maior o valor do espao percorrido. A distncia percorrida portanto uma grandeza escalar positiva:

Trajetria: Espao Percorrido por um Mvel O espao percorrido muitas vezes representado pela letra S ou, tratando-se de uma diferena de espaos, por S , (L-se "delta s"):

Trajetria: Espao Percorrido por um Mvel Vetor Deslocamento: O deslocamento (ou Vetor Deslocamento) uma grandeza vetorial que indica a variao de posio, num dado intervalo de tempo. caracterizado por um vetor, com origem na posio inicial e extremidade na posio final. Por exemplo, se uma partcula se mover de uma posio A, para uma posio B, o deslocamento, nesse intervalo de tempo, ser dado por um vetor, r , com origem em A e extremidade em B. Este vetor, com relao aos pontos A e B muitas vezes representado por, r AB :

Vetor Deslocamento: Translao no Espao O vector deslocamento, r AB , ser portanto igual diferena entre os vetores posio em B e A, isto : r AB =r B r A (10) Calcular: Vetor Deslocamento

O deslocamento ou vetor deslocamento obtido a partir da diferena do vetor posio final e vetor posio inicial: r AB =r B r A (11)

r B - Vetor Posio Final r A - Vetor Posio Inicial Atendendo ao facto dos vetores r A e r B se poderem escrever de acordo com as suas componentes escalares: r A =x A e x +y A e y (12) r B =x B e x +y B e y (13) Obtm-se combinando as expresses (10), (12) e (13): r AB =(x B x A )e x +(y B y A )e y (14) Generalizando para o espao tridimensional: r AB =(x B x A )e x +(y B y A )e y +(z B z A )e z (15) Esta expresso do vetor deslocamento pode ainda ser escrita, para efeitos da sua determinao, a partir da projeo escalar das componentes do deslocamento em relao a cada um dos eixos ordenados: r AB =x AB e x +y AB e y +z AB e z (16) Sendo, para cada componente escalar: x AB =(x B x A ) y AB =(y B y A ) z AB =(z B z A ) (17) Para o movimento de um mvel, e qualquer que seja o trajeto experimentado por este, verifica-se que o deslocamento entre as extremidades do movimento sempre o mesmo. Diz-se que o deslocamento de um mvel, depende apenas das suas posies inicial e final:

Vetor Deslocamento: No depende da Trajetria Verifica-se portanto que o vetor posio depende do referencial adoptado, mas o vetor deslocamento no depende. Assim, para dois referenciais distintos que no estejam em movimento um em relao ao outro, verifica-se que, ainda que a posio de um corpo possa ser definida com um vetor posio diferente, as demais grandezas cinemticas, deslocamento, velocidade, etc., sero iguais. Calcular: Vetor Deslocamento O deslocamento ou vetor deslocamento obtido a partir das componentes escalares dos vetores posio final e inicial: r AB =(x B x A )e x +(y B y A )e y +(z B z A )e z (18)

P(x A ;y A ;z A ) - Coordenadas da Posio Inicial P(x B ;y B ;z B ) - Coordenadas da Posio Final Este facto pode facilmente ser demonstrado com recurso a um exemplo simples: na adoo de dois referenciais ortonormados distintos, mas que estudam um mesmo movimento de um mvel entre dois pontos A e B, ainda que as coordenadas de posio sejam distintas para cada um destes referenciais, a respetiva escrita do vetor deslocamento ser exatamente a mesma:

Vetor Deslocamento: No depende do Referencial Adotado Toma Nota: O vetor posio depende do referencial adotado mas o vetor deslocamento no depende do referencial adotado. Numa trajetria curvilnea de um mvel, o vetor deslocamento evidencia a distncia mais curta entre as posies final e inicial:

Trajetria: Espao Percorrido por um Mvel A distncia entre os dois pontos A e B, (distncia mnima), representa-se por AB , e numricamente igual ao valor do mdulo do vetor deslocamento entre estes dois pontos, r AB . Tem-se, para o caso geral a trs dimenses: r AB =(x AB ) 2 +(y AB ) 2 +(z AB ) 2 (19) Que, atendendo a (17), pode ainda escrever-se na forma:

r AB =(x B x A ) 2 +(y B y A ) 2 +(z B z A ) 2 (20) Nalguma literatura cintfica, o mdulo ou a norma do vetor deslocamento, r AB , identificado como sendo o Deslocamento Escalar de um mvel. Esta quantidade, sempre positiva, utilizada para evidenciar o valor da distncia mais curta entre dois pontos. No entanto, o deslocamento uma grandeza vetorial pelo que deve optar-se por referir mdulo do vetor deslocamento, ou mdulo do deslocamento em detrimento da expresso deslocamento escalar. Calcular: Mdulo do Deslocamento O mdulo do deslocamento, (por vezes chamado deslocamento escalar), obtido a partir do mdulo do vetor deslocamento: r AB =(x B x A ) 2 +(y B y A ) 2 +(z B z A ) 2 (21)

P(x A ;y A ;z A ) - Coordenadas da Posio Inicial P(x B ;y B ;z B ) - Coordenadas da Posio Final Para qualquer movimento curvilneo no espao verifica-se que o espao percorrido sempre superior ao valor do deslocamento. S na situao limite do movimento retilneo sem inverso do sentido de marcha que o espao percorrido iguala o valor do deslocamento. Assim, para qualquer movimento entre dois pontos A e B, verifica-se sempre que: S AB r AB (22)

Vetor Deslocamento: No depende do Referencial Adotado Toma Nota:

Apenas nos movimentos retlineos sem inverso do sentido de marcha que se verifica: S= r (23) Categorias: Sumrios & Lies

Conceito de Referncial
Subtema 1.1

SUMRIO: NOTAO VETORIAL E PROPRIEDADES DOS VETORES

Aprendizagens Especficas:
- Notao Vetorial. - Propriedades dos Vetores.

Contedos a Lecionar:

Grandezas Fsicas que ficam perfeitamente definidas quando so especificados o seu mdulo e sua unidade de medida so denominadas Grandezas Escalares. So exemplos a temperatura, a rea e o volume. H grandezas que no so completamente definidas quando apenas especficado o seu mdulo e a sua unidade de medida. Por exemplo, o Deslocamento s fica perfeitamente definido se, para alm da distncia percorrida (por exemplo, 5 m) for especificado a direo e o sentido em que o deslocamento ocorreu. Estas grandezas que apenas so completamente definidas quando especificados o seu mdulo, direo e sentido, so denominadas Grandezas Vetoriais. So exemplos o deslocamento, a Velocidade, a Acelerao e a Fora.

Vetores e Referenciais: Aplicao em Mapas

Notao Vetorial:
A representao matemtica de uma grandeza vetorial o vetor. Este representa-se graficamente pelo segmento de reta orientado que apresenta as seguintes caractersticas: Mdulo do Vetor ( dado pelo comprimento do segmento numa escala adequada); Ponto de Aplicao ( determinado pelo ponto a partir do qual se representa o vetor, podendo ser fixo ou indiferente); Direo do Vetor ( dada pela reta suporte do segmento); Sentido do Vetor ( dado pela seta colocada na extremidade do segmento).

Representao de um Vetor: Notao Vetorial

A notao, isto , a forma como representado o vetor, pode ser diversa, de acordo com os autores ou matemticos. Em qualquer caso, na notao do vetor, sempre adotado um Vetor Unitrio, designado de Versor, ao qual se acrescenta o valor da respetiva Itensidade (Magnitude) e a unidade da grandeza. Por regra, os vetores representam-se sempre com recurso escrita de setas por cima das letras que os representam abstratamente.

Representao de um Vetor: Magnitude de um vetor

A intensisade do vetor (Magnitude) dada pela sua Norma, ou pelo Mdulo, cuja forma de clculo ou determinao se estudar mais frente.

Componentes de um Vetor:

Para descrever o Movimento, habitualmente adota-se o Referencial Cartesiano que constitudo por Trs Eixos Perpendiculares entre si (Eixos dos xx, dos yy e dos zz), que se intersectam num Ponto O chamado Origem do Referencial. Os Versores (Vetores de Mdulo Unitrio ou Vetores Diretores) definem a direo e o sentido de cada um destes eixos. No plano, a adoo dos eixos xx e yy suficiente.

Representao de um Vetor: Componentes de um vetor

Por exemplo, no caso da figura acima, a representao do vetor A pode ser obtida com recurso Intensidade das suas Componentes Escalares afetada dos respetivos Vetores Diretores (Versores):

A =A x e

+A y e

(1)

Neste caso, diz-se que os Valores Algbricos segundo xx e yy, relativos ao Ponto (x, y) com relao origem, so as Componentes Escalres do Vetor A . Estas Componentes Escalares so portanto as quantidades numricas que afetam os versores:

Componentes Escalares {x=A x y=A y (2)


Esta representao vetorial pode ser simplificada pela conjugao (soma) dos dois segmentos orientados coincidentes com a Projeco Vetorial nos Eixos e que permite a Escrita de um Vetor com recurso soma vetorial das Componentes Vetoriais. Esta possibilidade deve-se ao facto da soma de dois segmentos orientados (Vetores) obedecer chamada Regra do Paralelograma, isto :

A =A

+A

(3)

Representao de um Vetor: Componentes Vetoriais de um vetor

Atendendo s Regras Trignomtricas, nomeadamente s funes seno e coseno de um ngulo, ainda possvel escrever a expresso vetorial do vetor com recurso ao valor do ngulo que o vetor faz com um dos eixos orientados (neste caso,o eixo dos xx):

A =Acos()e

+Asin()e

(4)

Representao de um Vetor: Componentes de um vetor

A equao do vetor tem portanto as seguintes Componentes Escalares:

Componentes Escalares {x=A x =Acos() y=A y =Asin() (5)


Bem como as seguintes Componentes Vetoriais:

Componentes Vetoriais A =A y e y =Asin()e y (6)

=A x e

=Acos()e

Os versores podem assumir diferentes tipos de representao na Notao dos Vetores. Qualquer uma destas representaes adotadas na literatura cintfica aceitvel. No entanto, a notao mais comum utiliza a seguinte representao:

xx: e

yy: e

zz: e

(7)

Ainda assim, e no sentido de facilitar a escrita da notao vetorial, frequente, pelos autores, a utilizao da seguinte notao nos versores:

xx: i ^ yy: j ^ zz: k ^ (8)

Representao de um Vetor: Notao Alternativa

Propriedades dos Vetores:


Os vetores apresentam um conjunto de propriedades. Diz-se que dois vetores so iguais quando estes apresentam a mesma intensidade, a mesma direo e sentido. Nestes condies, estes vetores dizem-se vetores paralelos ou equipolentes:

Propriedades dos Vetores: Vetores Paralelos e Antiparalelos

Outra propriedade dos vetores a adio. A soma de dois vetores origina um vetor cujas caractersticas de direo, sentido e intensidade pode diferir significativamente dos vetores que lhe deram origem. Em qualquer caso, a soma vetorial (ou a substrao vetorial - adio do vetor simtrico), pode ser determinada analiticamente a partir dos valores das componentes escalares (ou vetoriais) dos vetores que se operam:

Propriedades dos Vetores: Adio de Vetores

possvel multiplicar, ou relacionar um vetor, com uma quantidade escalar, positiva ou negativa. O vetor resultante desta operao tem sempre a mesma direo do vetor que lhe deu origem. Pode contudo apresentar sentido oposto se o escalar apresentar sinal negativo:

Propriedades dos Vetores: Multiplicao por um Escalar

A soma de dois vetores obedece sempre chamada Regra do Paralelograma. Esta regra refere que a soma de dois vetores resulta no vetor que graficamente se obtem com as extremidades do paralelograma (ou polgono fechado) que se constroi com dois pares de vetores equipolentes (paralelos entre si) aos da respetiva soma:

Propriedades dos Vetores: Regra do Paralelograma

A Regra do Paralelograma consequncia do Teorema de Pitgoras. Isto porque a soma dos vetores resulta num vetor cuja rea do polgono que este define se relaciona com as reas dos polgonos definidos pelos vetores da soma:

Propriedades dos Vetores: Teorema de Pitgoras

A soma de dois ou mais vetores pode obter-se graficamente com aplicao da Regra de Cauda e Cabea. Esta regra essencialmente de aplicao ou determinao grfica (representao grfica da soma de vetores), e permite obter o vetor da soma de dois ou mais vetores por juno destes a partir do simples princpio que ao ponto de aplicao do vetor que se soma deve anteceder a cabea do vetor somado a este, respeitando a direo e o sentido de cada um deles:

Propriedades dos Vetores: Regra da Cauda e Cabea

Esta regra muito prtica quando, por exemplo, se pretende determinar a soma de um conjunto vetores definidos apenas apartir das suas intensidades e direes (ngulo) em relao a um ponto. No exemplo que se segue determinado graficamente o vetor que resulta da soma dos vetores A , B e C e que representa o deslocamento sucessivo de um corpo em relao a um ponto de partida (Ponto O) com os seguintes movimentos retilneos: 18 km 27 Sul - Este, 17 km Sul, 48 km 77 norte - Este:

Propriedades dos Vetores: Regra da Cauda e Cabea


CATEGORIAS: SUMRIOS & LIES

SUMRIO: MECNICA DA PARTCULA MATERIAL

Aprendizagens Especficas:
- Repouso e Movimento. - Referencial e Posio.

Contedos a Lecionar:

A Fsica a cincia que estuda a natureza e os fenmenos que nela ocorrem. a cincia que descreve e interpreta o mundo material, o seu comportamento e as consequncias dos seus fenmenos. Em suma, a cincia que procura a compreenso cientfica dos comportamentos naturais e gerais do mundo nossa volta, desde as partculas elementares at aos gigantescos objetos astronmicos do universo como um todo. Tendo a matemtica como linguagem natural uma cincia que descreve a natureza atravs de modelos cientficos. considerada a Cincia Fundamental.

Fsica: Estudo das Partculas Elementares no CERN - Large Hadron Colider

A Fsica estrutura-se em ramos de saber ou reas de estudo de acordo com os objetos do seu interesse ou os comportamentos destes e suas interaes. Um destes ramos a Cinemtica. A cinemtica procura descrever os movimentos dos corpos sem se preocupar com as foras que originam os mesmos.

Cinemtica:
o ramo da Fsica que procura descrever os movimentos sem se preocupar com as foras que originam os mesmos. Na cinemtica procura-se descrever e estudar os movimentos dos objetos. So estabelecidas condies e Mecanismos Matemticos que permitem estimar trajetrias, espaos percorridos, velocidades, aceleraes, etc., sem contudo estudar-se o que est na origem destes movimentos.

Cinemtica: Lanamento de um Torpedo no USS Preble

Outro ramo da Fsica a Dinmica. A dinmica estuda as relaes entre as foras e os movimentos que por estas so produzidos. A cinemtica e a dinmica em conjunto com a esttica, pertencem a um ramo mais vasto da Fsica designado de Mecnica.

Dinmica:
o ramo da Mecnica que estuda as relaes entre as foras e os movimentos que por estas so produzidos. Na dinmica procura-se relacionar os movimentos com as foras por forma a interpretar a forma como as foras condicionam ou determinam os movimentos dos objetos. No h uma descrio do movimento, mas antes uma interpretao do papel das foras na origem dos mesmos.

Dinmica: Movimentos de uma Grua Gigante da Weldex

A Esttica a parte da Fsica que estuda os sistemas sob a ao de foras que se equilibram. Este ramo da Fsica tambm se preocupa com o comportamento das foras, em particular na relao dos esforos e fadigas que as estruturas suportam para garantir as condies de equilbrio.

Esttica:
o ramo da Mecnica que estuda os sistemas sob a ao de foras que se equilibram. Na esttica, procura-se determinar quais as condies de equilbrio para um determinado conjunto de foras concorrentes, em particular na determinao das condies que otimizam o equilbrio, evitam ou minimizam as condies de fadiga das estruturas que possam levar rotura.

Esttica: Estrutura Metlica de uma Ponte

Na mecnica o conceito de fora define-se de acordo com o modelo de Newton. por isso geral a utilizao da terminologia de Fsica Newtoniana para a mecnica. Neste modelo, a fora o agente capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, ou deform-lo.

Fora:
O agente capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, ou deform-lo a fora. Na mecnica newtoniana, e qualquer que seja o ramo, o conceito de Ponto Material fundamental, pois este permite a simplificao dos modelos que descrevem as situaes fsicas. Um ponto material uma partcula material cuja posio pode ser representada por um nico ponto num referencial. Este ponto coincide com o seu Centro de Massa, CM.

Esttua de Isaac Newton: Trinitys Chapel Cambridge College

O Referencial o Sistema de Coordenadas em relao ao qual definido a Posio de um objeto ou ponto. Os referenciais podem assumir inmeras formas ou serem associados a um variadssimo nmero de objetos. Em qualquer caso sempre um objeto real ou abstrato que permite definir a posio do ponto material em relao ao referencial. O referencial pode permitir a interpretao de acontecimentos no espao, bem como no tempo.

Noo de Referencial: Localizao de um Ponto

Fala-se em movimento quando a posio de um corpo varia no decorrer do tempo em relao a outro que tomamos como referencial. No entanto, a condio de movimento relativa a esse referencial, isto porque um corpo pode estar em repouso relativamente a um dado referencial, mas em movimento em relao a outro. Por isso, o movimento, tal como o repouso, relativo.

Referencial:
O referencial o sistema de coordenadas em relao ao qual definido a posio. Um exemplo disso o que sucede numa viagem de comboio. Nesta situao os passageiros esto em repouso relativamente ao referencial comboio, mas esto em movimento em relao ao referencial estao de onde o comboio partiu, (o referencial estao diferente do primeiro, referencial comboio).

Ponto Material:
Uma partcula material uma partcula cuja posio pode ser representada por um nico ponto num referencial. Este ponto coincide com o seu centro de massa, CM. Para se conhecer e estudar um movimento portanto necessrio fixarse um referencial em relao ao qual se determinam as grandezas fsicas posio, deslocamento, velocidade, acelerao, etc., que permitem descrever o movimento.

Posio:
A posio o conjunto de coordenadas que permitem localizar um ponto ou corpo num determinado referencial. Um corpo em movimento relativamente a um dado referencial ocupa, em todos os instantes, diferentes posies que, no seu conjunto, descrevem uma trajetria. Assim, a trajetria o conjunto das sucessivas posies ocupadas pelo corpo em movimento, no decorrer do tempo. A forma da trajetria de um corpo depende do referencial adotado.

Imagem Estroboscpica: Trajetria de uma Bola de Basquete

A trajetria de um corpo pode ser estudada com recurso a Tecnologias Estroboscpicas, que consistem na obteno de fotografias sobrepostas de um dado objeto em movimento tiradas em intervalos de tempo muito curtos.

trajetria:
a sequncia de posies que o corpo vai ocupando em instantes sucessivos num determinado referencial. No estudo do movimento, os referenciais podem ser escolhidos por forma a coincidirem com a trajetrio dos corpos. o que sucede quando se descreve a posio de um acidente numa autoestrada indicando, por exemplo, que o acidente sucedeu ao quilmetro 125 da autoestrada A1 no sentido Norte - Sul. Neste caso, o referencial a prpria autoestrada que, assim, se define sobre a trajetria. Noutras situaes os referenciais adotados so definidos com recurso a

artifcios matemticos. o caso dos Referenciais Cartesianos que se constituem como um esquema reticulado que permite a localizao de pontos em dimenses. Estes referenciais podem ser unidimensionais (uma s dimenso), bidimensionais (duas dimenses) ou tridimensionais (trs dimenses).

Referencial sobre a Trajetria: Sinalizao de Advertncias ou de Informaes de Trnsito

A Saber: Tipos de Referenciais


Sobre a Trajetria Independentes da Trajetria E serem Unidimensionais, Bidimensionais ou Tridimensionais

Aprendizagens Especficas:
1. Descrever a Influncia da Temperatura do Ar no Clima de uma Regio 2. Descrever a Influncia da Humidade do Ar no Clima 3. Descrever a Influncia da Presso Atmosfrica no Clima 4. Interpretar Cartas Meteorolgicas de Superfcie

Contedos a Lecionar:
Na interpretao das cartas meteorolgicas de superfcie necessrio compreender a influncia dos factores que afectam o clima de uma regio: Temperatura do ar. Humidadedo ar. - Presso Atmosfrica. Temperatura do Ar: O instrumento de medida da temperatura designa-se termmetro. Os dados da temperatura vm expressos em C (grau Celsius) embora a unidade SI seja o K (Kelvin). Outra unidade de medida, usada no sistema de unidades ingls o grau Fahrenheit (F).

A medio da temperatura do ar, em meteorologia, efectuada com recurso a termmetros de mxima e de mnima:

A temperatura varia ao longo do dia entre os seus valores mnimo e mximo. A variao da temperatura do ar est relacionada com vrios factores. 1 - Incidncia da Radiao Solar: A variao da temperatura do ar est relacionada principalmente com a incidncia da radiao solar na superfcie terrestre.

Em zonas prximas do equador, a radiao solar atinge a superfcie terrestre quase perpendicularmente. A rea da superfcie abrangida pela radiao menor, aquecendo-a mais. Por isso, nestas regies da Terra a temperatura do ar mais elevada. Em zonas de latitudes elevadas, a norte e a sul do equador, a inclinao da radiao solar que atinge a superfcie terrestre maior. A rea da superfcie abrangida pela radiao maior, ficando menos aquecida. Por isso, nestas regies da Terra a temperatura do ar mais baixa. 2 - Movimento Aparente do Sol: Na mesma regio do planeta, tambm ocorrem variaes de temperatura, ao longo do dia. Estas oscilaes trmicas tm a ver com o movimento aparente do Sol. Durante a manh a temperatura aumenta, porque desde o nascer do Sol at ao meio-dia solar a inclinao da radiao solar e a espessura da atmosfera que a radiao atravessa vo sucessivamente diminuindo. Durante a tarde a temperatura diminui porque a inclinao da radiao solar e a espessura da atmosfera que a radiao atravessa vo aumentando.

Durante o dia, devido incidncia de radiao solar, a temperatura aumenta. J durante a noite a temperatura vai diminuindo gradualmente, porque a Terra no recebe radiao solar. No entanto, esta irradia para o Espao, sendo que o aquecimento da atmosfera devido radiao reflectida pela superficie terrestre. A amplitude trmica diurna (ATD) a diferena entre a temperatura mxima e a temperatura mnma registadas durante o dia. A temperatura mdia diurna (TMD) corresponde mdia aritmtica das temperaturas registadas ao longo do dia. A amplitude trmica anual (ATA) a diferena entre a temperatura mdia do ms mais quente e a temperatura mdia do ms mais frio. Na cartografia meteorolgica existem mapas nos quais se representam linhas que unem pontos que se encontram mesma

temperatura: So as linhas isotrmicas. Permitem conhecer a distribuio da temperatura numa determinada regio.

Mapa de Curvas Isotrmicas:

Mapa de reas Isotrmicas:

Temperatura Mdia Mensal:

3 - Correntes Martimas: Nos oceanos tambm ocorrem variaes de temperatura, sendo que alguns dos factores que influenciam estas variaes trmicas so, alm da radiao solar, as correntes martimas:

As correntes ocenicas transferem energia, como calor, por conveco, das regies tropicais para as regies polares, moderando o clima do nosso planeta. Tambm ocorrem transferncias de energia, como calor, entre o nvel das guas do mar e a atmosfera, provocando o movimento de grandes massas de ar por conveco:

Estas movimentaes das massas de ar, originam a circulao dos ventos nos Hemisfrios Norte e Sul:

Por outro lado, o aquecimento das regies equatoriais proporciona o movimento convectivo:

As brisas martima e terrestre tm origem nestes fenmenos de massas de ar:

A Brisa Martima:

A Brisa Terrestre:

Humidade do Ar:

O ciclo da gua ou ciclo hidrolgico influencia o clima das regies do nosso planeta. Por exemplo: - O clima das regies equatoriais quente e muito hmido. - O clima das regies polares frio e seco. Na Europa, o clima predominantemente temperado e frio:

Em Portugal Continental, mediterrnico e quente:

clima

predominantemente

A quantidade de vapor de gua que existe na atmosfera varia de local para local sendo que esta depende essencialmente da temperatura do ar. Quando a temperatura do ar aumenta, ocorre maior vaporizao da gua. Por isso, aumenta a quantidade de vapor de gua existente na atmosfera. Porm, o ar no pode conter indefinidamente o vapor de gua resultante da vaporizao. Se este contiver uma determinada quantidade (mxima), diz-se que est saturado. As grandezas fsicas que permitem avaliar a quantidade de vapor de gua existente na atmosfera so a Humidade Absoluta (HA) e a Humidade Relativa, (HR). A humidade absoluta do ar (HA) a massa de vapor de gua, expressa em gramas (g), que existe por metro cbico (m3) de ar. A humidade absoluta do ar e a temperatura tm a seguinte relao:

Da anlise do grfico conclui-se que, por exemplo, temperatura de 30 C: - O ar est insaturado se a humidade absoluta for de 10 g/m3. - O ar est saturado se a humidade absoluta for de 35 g/m3. - O limite a partir do qual o vapor de gua condensa de 30 g/m3. A linha que separa as regies de ar saturado e ar insaturado designa-se por linha de saturao e representa a massa de vapor de gua necessria para saturar o ar, a cada temperatura. Por exemplo, temperatura de 30 C e uma humidade absoluta de 30 g/m3, atingese o ponto de saturao (PS) ou ponto de orvalho, isto , basta que haja um abaixamento da temperatura do ar para que ocorra a condensao do vapor de gua. A humidade relativa do ar (HR) a relao que existe entre a quantidade de vapor de gua existente num dado volume de ar (HA),

a uma dada temperatura, e a quantidade mxima de vapor de gua que esse volume de ar pode conter, mesma temperatura (PS). A humidade relativa do ar exprime-se em percentagem. O seu valor varia entre 0% e 100% e calcula-se atravs da seguinte expresso matemtica:

Os higrmetros so aparelhos que permitem medir a humidade atmosfrica:

Ao longo do dia, a temperatura e a humidade atmosfrica variam sendo que se verifica que os picos de mxima da temperatura correspondem aos mnimos da humidade do ar:

Alguns instrumentos incorporam o higrmetro ao barmetro e ao termmetro:

A quantidade de vapor de gua existente na atmosfera muito importante para os meteorologistas: - Quando ocorre um abaixamento da temperatura do ar, podem formar-se nuvens, nevoeiro, neblina, orvalho e geada. - Quando a temperatura do ar baixa bruscamente para valores inferiores a 0 C, pode formar-se granizo, saraiva ou neve. Os meteorologistas utilizam o termo precipitao para designar a forma como as gotas de gua constituintes das nuvens caem para o solo. Quando estas gotas de gua aumentam de tamanho, adquirem peso suficiente para vencerem a resistncia do ar, formando a chuva. A quantidade de chuva que cai num dado local, num certo intervalo de tempo, chama-se pluviosidade e exprime-se em milmetros por metro quadrado (mm/m2). Avalia-se com um instrumento chamado pluvimetro:

Com o mesmo sistema de recolha existem dispositivos automticos para o registo da pluviosidade:

Presso Atmosfrica: A fora gravitacional da Terra atrai as molculas dos gases constituintes da atmosfera. Ao ser atrado pela Terra, o ar exerce foras sobre os corpos situados superfcie da Terra. A presso atmosfrica o valor dessa fora que a atmosfera exerce sobre os corpos, por cada unidade de superfcie. No Sistema Internacional de Unidades, a presso atmosfrica exprime-se em pascal (Pa). Tambm se pode exprimir em unidades que no pertencem ao Sistema Internacional de Unidades. atmosfera (1 atm corresponde a 101 325 Pa). - milmetro de mercrio (1 mmHg corresponde a 133,3 Pa). Em meteorologia, a presso atmosfrica tambm se pode exprimir noutras unidades, que so: bar (1 bar vale 105 Pa). - milibar (1 mbar vale 102 Pa). Os aparelhos que servem para medir a presso atmosfrica so os barmetros. Os mais vulgares so os barmetros metlicos ou anerides:

Nestes barmetros h uma pea flexvel que se deforma com as variaes da presso atmosfrica. Essas deformaes so transmitidas a um ponteiro que se move num mostrador, indicando o valor da presso atmosfrica:

Ao barmetro aneride pode ainda ser acoplado um tambor para registo em papel dos valores ao longo dos dias ou meses:

A Tabela apresenta alguns valores da presso atmosfrica que se associam s condies do tempo:

Normalmente, a subida gradual da presso atmosfrica permite prever tempo bom e seco. Pelo contrrio, uma descida dos valores da presso atmosfrica anuncia tempo hmido e chuva. As variaes bruscas da presso atmosfrica podem significar a aproximao de tempestades. Ao nvel do mar, a presso atmosfrica mdia de 760 milmetros de mercrio. Este valor corresponde a 1013 milibares ou 1 atm. Este valor de presso vulgarmente referido como presso atmosfrica normal. Num dado local, a presso atmosfrica alta quando o seu valor superior presso atmosfrica normal (1013 milibares) e baixa se for inferior a este valor. Os meteorologistas, a partir do conhecimento da presso atmosfrica em determinadas regies, constroem cartas onde traam linhas fechadas que unem pontos com a mesma presso atmosfrica. Estas linhas designam-se por linhas isobricas ou isbaras. As cartas que se obtm chamam-se cartas isobricas:

Estas cartas permitem identificar: - reas onde a presso aumenta da periferia para o centro. So os anticiclones ou centros de alta presso. Representam-se pela letra A ou pelo sinal "+". - reas onde a presso diminui da periferia para o centro. So as depresses, ciclones ou centros de baixa presso. Representam-se pela letra B ou pelo sinal "-". A circulao do ar, ocorre sempre dos locais onde a presso alta para os locais onde a presso baixa, dando origem aos ventos. Em virtude do movimento de rotao da Terra, o movimento das massas de ar tem uma trajectria curvilnea. No hemisfrio norte, o vento sopra no sentido dos ponteiros de um relgio, sentido divergente. No hemisfrio sul o sentido do movimento dos ventos inverso, sentido convergente.

No Hemisfrio Norte...

No Hemisfrio Sul...

Rotao dos Ventos:

Quanto maior for a proximidade dos centros baromtricos, maior a velocidade dos ventos. Os anemmetros so os aparelhos que permitem medir a velocidade dos ventos.

Anemmetro:

Os cata-ventos tambm indicam a direco dos ventos:

Anemmetro com Cata Vento:

Cata Ventos:

Cartas Meteorolgicas de Superfcie: As cartas meteorolgicas de superfcie contm vrias informaes que permitem aos meteorologistas efectuar a previso do estado do tempo. Para estas previses, a existncia de altas e de baixas presses, a proximidade de montanhas ou do mar e, at, a poluio atmosfrica condicionam o clima e o estado do tempo para uma dada regio. Contudo, sempre necessrio proceder anlise da dinmica das massas de ar. Uma massa de ar uma poro de atmosfera onde existem valores semelhantes de temperatura e de humidade sendo que a circulao dos ventos em torno da Terra cria diferentes massas de ar, que regulam o clima do nosso planeta. A energia que transferida para as massas de ar, por conveco, provm dos oceanos e dos continentes, sendo por isso, que as massas de ar com diferentes caractersticas tm os nomes das regies onde se formam:

As diferentes massas de ar raramente se misturam. Tal acontece porque o ar quente menos denso do que o ar frio. No contacto entre as duas massas de ar, com temperaturas e humidades diferentes, forma-se uma superfcie frontal ou frente. Os meteorologistas referem-se habitualmente s linhas frontais, que correspondem s linhas de interseco das superfcies frontais com o solo. H trs tipos de frentes: fria, quente e oclusa. Frente Fria: A frente fria ocorre quando a massa de ar frio avana, fazendo recuar a massa de ar quente. Uma frente fria uma zona de transio onde uma massa de ar frio (polar, movendo-se para o equador) est a substituir uma massa de ar mais quente e hmido (tropical, movendo-se para o plo).

A massa de ar frio, relativamente densa, introduz-se sob o ar mais quente e menos denso, provocando uma queda rpida de temperatura junto ao solo, podendo ocorrer chuva forte e aguaceiros, e por vezes tempestades e trovoadas.

Na aproximao da frente fria ocorre o aumento da temperatura do ar e a diminuio da presso baromtrica. Aps a sua passagem ocorre a diminuio da temperatura do ar e o aumento da presso baromtrica.

A frente fria representa-se por uma linha azul contnua orlada de picos.

Frente Quente: A frente quente ocorre quando a massa de ar quente empurra a massa de ar frio.

Uma frente quente uma zona de transio onde uma massa de ar quente e hmido est a substituir uma massa de ar fria. As frentes quentes deslocam-se do equador para os plos.

Como o ar quente menos denso que o ar frio, a massa de ar quente sobe por cima da massa de ar mais frio e geralmente produzem-se algumas nuvens ou chuva pouco intensa.

A frente quente representa-se por meio de uma linha vermelha contnua orlada de semicrculos.

Frente Oclusa: As frentes quentes tendem a deslocar-se lentamente e podem ser facilmente alcanadas por frentes frias.

A frente oclusa ocorre quando uma massa de ar frio ultrapassa a massa de ar quente.

Produzem-se abundantes nuvens, podendo ocorrer chuvas fortes, tempestades e trovoadas.

A frente oclusa representa-se por uma linha roxa contnua orlada de picos alternados com semicrculos.

Frente Estacionria: A frente estacionria ocorre quando as massas de ar frio e quente no progridem uma sobre a outra.

Uma frente estacionria uma fronteira entre ar quente e ar frio sendo que as massas de ar deixam de se mover.

Se a frente se mover, esta pode evoluir e passar a ser fria ou quente. Normalmente h uma mudana de temperatura ou de direco do vento. Pode ocorrer precipitao.

A frente estacionria representa-se por uma linha contnua com uma orla de picos azuis que apontam para o ar quente e uma orla de semicrculos vermelhos que apontam para o ar frio.

Sistema Frontal: Muitas vezes, numa determinada regio de baixa presso, associam-se vrias frentes. Esta associao designa-se por sistema frontal. A sua

passagem numa regio provoca alteraes no estado do tempo atmosfrico.

Sistema Frontal:

Cartas Sinpticas: As cartas meteorolgicas ou sinpticas, permitem fazer a previso do estado de tempo. No entanto, para interpretar um mapa sinptico, necesrio conhecer a simbologia utilizada pelos meteorologistas.

Por exemplo, no mapa que se segue, Portugal Continental no est sob a influncia de qualquer superfcie frontal. O cu est limpo. Aproxima-se do nosso pas uma frente fria. Dever ocorrer chuva forte e aguaceiros:

No mapa abaixo, est bom tempo, mas aproxima-se do nosso pas uma frente quente. Prevem-se algumas nuvens ou chuva pouco intensa, para as prximas horas.

Estas informaes so recolhidas a partir das fotografias da atmosfera obtidas a partir dos satlites meteorolgicos:

No boletim meteorolgico a interpretao destas informaes simplificada com recurso simbologia dos mapas meteorolgicos de superfcie:

No video selected.

You might also like