You are on page 1of 3

A AdegaMe e o Oeste na senda dos grandes tintos

A adega de Torres Vedras e os enlogos Anselmo Mendes e Diogo Lopes lanaram no mercado o sucessor do primeiro vinho nascido na AdegaMe. Depois da colheita de 2010, o novo Dory Tinto 2011 defende a mesma convico: a Oeste tambm se fazem grandes tintos, muito marcados pelo clima atlntico.
Sermos o que somos e tornar-nos o que somos capazes de ser a nica finalidade da vida Stevenson Ano de 2010. A construo da AdegaMe est em marcha. O sonho do fundador Joo Alves concretiza-se, a arquitectura sai do papel e faz-se realidade. Ao mesmo tempo tambm se faz vinho. Naquele mesmo ano de 2010 acontece a primeira vindima e, num entusiasmo que supera todos os constrangimentos, mesmo com a infraestrutura ainda em fase de concluso, a equipa de enologia constituda por Anselmo Mendes e Diogo Lopes concebe o primeiro vinho AdegaMe. O primognito nasce tinto, chama-se Dory e aponta a um objectivo bastante simples: demonstrar o potencial para produzir vinhos tintos de qualidade, nicos, espelho das caractersticas muito especficas da regio. O Dory Tinto 2010 mostra esse caminho e fica ento na histria como o primeiro vinho da AdegaMe. ele o primeiro a enfrentar o mercado e apresentar aquela personalidade vincada, um carcter diferenciador muito marcado pela influncia do clima atlntico. O potencial estava l todo e se hoje o blend Touriga Nacional, Syrah, Aragonez e Alicante Bouschet continua a demonstrar a sua evoluo em garrafa, ao mesmo tempo fez aumentar a expectativa em torno do seu sucessor. E ele a est, agora, acabado de lanar no mercado, o Dory Tinto 2011. Depois de j terem colhido resultados muito entusiasmantes com o Reserva lanado em Maro, eleito pela crtica especializada como um dos melhores tintos da regio, os enlogos Anselmo Mendes e Diogo Lopes acreditam novamente num bom resultado, desde logo porque este Dory Tinto 2011 nasceu num ano de excelentes condies climatricas, que terminou num Vero equilibrado. Alm disso, ao vinho foi conferida alguma complexidade, graas a um estgio parcial em madeira.

Filipe Santos // filipesantos@atelierdocaractere.pt +351 962 109 852 // +351 211 993 297

1/03

Dory Colheita Tinto 2011


A matria-prima foi muito boa, tivemos uvas com uma qualidade excelente. Pegmos nas castas que mais sobressaram, Aragonez, Syrah e Caladoc e fizemos um estgio parcial, com 30% do lote a entrar em barricas usadas de carvalho francs, explica a equipa de enologia. O Dory Tinto 2011 um vinho muito intenso, com as notas de fruta preta do Syrah, os frutos vermelhos do Aragonez e ainda as notas florais do Caladoc. O estgio parcial conferiu-lhe maior complexidade. Na boca um vinho com equilbrio, com boa acidez e frescura, termina Diogo Lopes. O Dory Tinto 2011 produzido com as castas Aragonez, Syrah e Caladoc, em solos argilo-calcrios e tem um preo referncia recomendado a rondar os 4 euros. Mais uma vez acreditamos estar a cumprir uma relao preo-qualidade muito boa para os consumidores. Desde o incio que queremos fazer bons vinhos que possam ser acessveis s pessoas, destaca o director-geral da AdegaMe, Bernardo Alves. Num ano pleno de novidades, marcado pelo lanamento do primeiro Reserva Tinto, de quatro monocastas brancos e da actualizao das colheitas Dory, branco e agora o tinto, a AdegaMe prepara-se ainda para trazer ao mercado, nas prximas semanas, o novo Reserva Branco e dois monocastas tintos. Dory Tinto 2011 // Notas de prova Cor ruby brilhante. Aroma intenso com notas de fruta preta e especiarias. Bom corpo na boca, com presena e equilbrio. Final redondo e persistente.

S. www.adegamae.pt F. www.facebook.com/adegamae TW. twitter.com/adegamae

2/02

EMPRESA Adega Me - Sociedade Agrcola, LDA NIF. 508 832 713 CORRESPONDNCIA Quinta da Archeira Estrada Municipal 554 // Fernandinho 2565-841 // Ventosa // Torres Vedras Apartado 127 2564-910 Torres Vedras Portugal T. +351 261 950 100 F. +351 261 958 626 E. geral@adegamae.pt S. www.adegamae.pt F. www.facebook.com/adegamae TW. twitter.com/adegamae GPS. +39 2 55 Lat. // N -9 17 45 Long. // W
+ INFO

You might also like