You are on page 1of 18

tipos de projectos que se podem desenvolver no sector do turismo

Jos Serrano

Jos Serrano

tipos de projectos que se podem desenvolver no sector do turismo

Neste ponto vamos referir os tipos de projectos que se podem desenvolver no sector do turismo, dando indicaes das caractersticas de cada um, e, de uma forma muito sucinta os passos a dar para instruir o processo de licenciamento. Uma vez que se trata de informao muito vasta, apenas se referem os principais aspectos, remetendo para a legislao em vigor tudo o no estiver especificado. No final de cada ponto pode-se encontrar o regime jurdico respeitante a cada tipo de empreendimento. 3.1. EMPREENDIMENTOS TURSTICOS
1

Os empreendimentos tursticos so os estabelecimentos que se destinam a prestar servios de alojamento temporrio, restaurao ou animao de turistas. Podem ser integrados num dos seguintes tipos: Estabelecimentos hoteleiros (3.1.1.); Meios complementares de alojamento turstico (3.1.2.); Parques de campismo pblicos e privativos (3.1.3.); Conjuntos tursticos (3.1.4.). Tal como foi referido a ttulo de introduo vamos referir alguns passos a dar para licenciar o seu empreendimento turstico, no entanto esta informao no dispensa a consulta da legislao aplicvel. Para licenciar um empreendimento turstico o promotor deve dirigir-se Cmara Municipal do municpio onde pretende vir a desenvolver o seu projecto, e este segue o Regime Jurdico da Urbanizao e da Edificao. Pode ser feito um pedido de informao prvia para saber da possibilidade de vir a instalar um empreendimento turstico. No mbito deste pedido a Cmara Municipal consulta2 a Direco Geral do Turismo no prazo de 10 dias a contar da recepo do requerimento, e outras entidades quando necessrio, que emitem parecer no prazo de 30 dias (o parecer da DGT vinculativo). A Cmara pronuncia--se no prazo de 20 ou 30 dias aps a recepo dos pareceres, consoante se trate de procedimento de autorizao ou licenciamento, respectivamente.
Ateno: Os projectos de arquitectura devem respeitar as normas tcnicas bsicas de eliminao de barreiras arquitectnicas para melhoria do acesso aos edifcios dos cidados portadores de deficincia.
1 2

Tipos

Licenciamento

Pedido de informao prvia

Adaptado de Manual de Procedimentos Administrativos Direco-Geral do Turismo, 4. edio Tambm dever ser consultada a Direco Regional do Ambiente e do Ordenamento do Territrio (DRAOT, actualmente na CCDR Alentejo) quando no haja plano de urbanizao, plano de pormenor ou licena ou autorizao de loteamento que prevejam o uso proposto

D3

Licenciamento

Licena Utilizao Turstica Vistoria

Alvar

Classificao

Ultrapassada a fase anterior, caso o promotor tenha feito pedido de informao prvia, pode dar-se incio ao processo de licenciamento ou autorizao de operaes urbansticas. Os projectos de arquitectura so apresentados Cmara Municipal para aprovao, bem como o projecto de segurana contra incndios. Estes carecem de parecer, da Direco-Geral do Turismo no primeiro caso, e do Servio Nacional de Bombeiros no segundo, sendo a Cmara Municipal a requer-los junto dessas entidades. As autoridades de sade e a Direco Regional do Ambiente e Ordenamento do Territrio3 tambm so consultadas no mbito do pedido de licenciamento. Concluda a obra e equipado o empreendimento turstico, o interessado requer Cmara Municipal a emisso de licena ou autorizao de utilizao turstica. Esta precedida de uma vistoria que se realiza no prazo de 30 dias a contar da data do pedido de concesso da licena ou autorizao de utilizao turstica, aps a qual, o Presidente da Cmara tem 20 dias para deliberar no caso de se tratar de procedimento de autorizao e 30 dias no caso de se tratar de procedimento de licenciamento, a contar em ambos os casos a partir da data da realizao da vistoria, ou do prazo para a sua realizao. Concedida a licena ou a autorizao de utilizao turstica, o titular requer ao Presidente da Cmara a emisso do alvar que a titula, o qual deve ser emitido no prazo de 30 dias. Estando na posse do alvar de licena de utilizao turstica, no prazo de dois meses, o interessado deve requerer Direco-Geral do Turismo a aprovao definitiva da classificao dos empreendimentos tursticos. Esta aprovao sempre precedida de vistoria a efectuar pela referida entidade. O requerimento deve fazer-se acompanhar de cpia do alvar da licena de utilizao turstica. A vistoria deve realizar-se no prazo de 45 dias a contar da data de apresentao do comprovativo do pagamento das taxas. No prazo de 15 dias da realizao da vistoria, a Direco Geral do Turismo deve aprovar a classificao do empreendimento e fixar a capacidade mxima. As obras a realizar nos empreendimentos tursticos que no caream de licenciamento municipal nem autorizao da DGT, carecem sempre de autorizao do Servio Nacional de Bombeiros. Nestes casos os promotores devem solicitar Cmara Municipal a dispensa para comprovao junto das entidades financiadoras.
3

A consulta DRAOT feita caso esta no se tenha pronunciado no mbito do pedido de informao prvia

D4

3.1.1. Estabelecimentos hoteleiros So os empreendimentos tursticos destinados a proporcionar, mediante remunerao, servios de alojamento e outros servios acessrios ou de apoio, com ou sem fornecimento de refeies. Os estabelecimentos hoteleiros podem ser classificados em 6 grupos: Hotis, classificam-se atendendo sua localizao, qualidade das suas instalaes, dos seus equipamentos e mobilirio e dos servios que ofeream, nas categorias de 5*, 4*, 3*, 2* e 1* e ainda como hotis rurais; Hotis-apartamentos (aparthotis), classificam-se atendendo sua localizao, qualidade das suas instalaes, dos seus equipamentos e mobilirio e dos servios que ofeream, nas categorias de 5*, 4*, 3*, 2*; Penses, classificam-se atendendo sua localizao, qualidade das suas instalaes, dos seus equipamentos e mobilirio e dos servios que ofeream, nas categorias de Albergaria, 1., 2. e 3.; Estalagens, so os estabelecimentos hoteleiros instalados num ou mais edifcios, que pelas suas caractersticas arquitectnicas, estilo do mobilirio e servio prestado, se integrem na arquitectura regional e disponham de zona verde e logradouro, com as categorias de 5* e 4*; Motis, so estabelecimentos hoteleiros situados fora dos centros urbanos e na proximidade das estradas constitudas por unidades de alojamento independentes com entradas directas do exterior e com um lugar de estacionamento privativo e contguo unidade de alojamento, com as categorias de 3* e 2*. Pousadas, so estabelecimentos hoteleiros pertencentes ENATUR (actualmente estes estabelecimentos so explorados pelo grupo Pestana). 3.1.2. Meios Complementares de Alojamento So os empreendimentos destinados a proporcionar, mediante remunerao, alojamento temporrio com ou sem servios acessrios e de apoio, em conformidade com as caractersticas e tipo de estabelecimento. Existem trs grupos de meios complementares de alojamento turstico: Aldeamentos tursticos, so estabelecimentos de alojamento turstico constitudos por um conjunto de instalaes interdependentes, situadas num espao delimitado, que se destinem a proporcionar, mediante remunerao, alojamento e outros servios complementares e de apoio a turistas. Podem classificar-se com as categorias de 5*, 4* e 3*; Apartamentos tursticos, so os estabelecimentos constitudos por fraces de edifcios independentes, mobiladas e equipadas, que se destinem a proporcionar, mediante remunerao, alojamento e outros servios complementares e de apoio a turistas. Podem classificar-se com as categorias de 5*, 4*, 3* e 2*; Moradias tursticas, so constitudos por um edifcio autnomo, de carcter unifamiliar, mobilado e equipado, que se destinem a proporcionar, mediante remunerao, alojamento e outros servios complementares e de apoio a turistas. Podem classificar-se com as categorias de 1. e 2..

Grupos

Grupos

D5

3.1.3. Parques de Campismo Pblicos e Privativos


Parques de Campismo Pblico

Parques de Campismo Privativos

Parques de Campismo Associativos

So os empreendimentos instalados em terrenos devidamente delimitados e dotados de estruturas destinadas a permitir a instalao de tendas, reboques, caravanas e demais material e equipamento necessrio prtica de campismo, mediante remunerao, abertos ao pblico em geral. Os parques de campismo privativos diferenciam-se dos pblicos pelo facto da frequncia ser restrita aos associados, e beneficirios das respectivas entidades proprietrias ou exploradoras. Os parques de campismo privativos pertencentes ou explorados pela Federao Portuguesa de Campismo ou explorados pelos clubes e colectividades nela inscritos so qualificados como Parques de Campismo Associativos Os parques de campismo podem classificar-se na categorias de 4*, 3*, 2* e 1*. 3.1.4. Conjuntos Tursticos So as instalaes enquadradas num espao demarcado, funcionalmente interdependente, que integrem exclusivamente um ou vrios estabelecimentos hoteleiros ou meios complementares de alojamento turstico, estabelecimentos de restaurao ou de bebidas e pelo menos um estabelecimento, iniciativa, projecto ou actividade declarada de interesse para o turismo e que estejam submetidos a uma mesma administrao.

Legislao aplicvel

Regime Jurdico dos Empreendimentos Tursticos: Decreto-Lei n 55/02, de 11/2003 (altera o Decreto.Lei n 167/97, de 04/07) instalao e funcionamento dos empreendimentos tursticos; Decreto-Lei n 305/99, de 06/08 (altera o Dec.Lei n 167/97 de 04/07) instalao e funcionamento dos empreendimentos tursticos; Decreto-Lei n 167/97, de 04/07 (alterado pelo Dec.Lei n 305/99, de 06/08) aprova o regime juridico de instalao e funcionamento de empreendimentos tursticos. Decreto-Regulamentar n 14/2002, de 12/03 (altera o Decreto-Regulamentar n 33/97, de 17/09) regula os parques de campismo pblicos e privativos; Decreto-Regulamentar n 22/2002, de 02/04 (altera o Decreto-Regulamentar n 20/99, de 13/09) regula os conjuntos tursticos; Decreto-Regulamentar n 16/99, de 18/08 (altera o Dec.Reg. n 36/97 de 25/09) regula os requisitos das instalaes e funcionamento dos estabelecimentos hoteleiros; Decreto-Regulamentar n 14/99, de 10/08 (altera o Dec.Reg. n 34/97 de 17/09) regula os requisitos das instalaes e do funcionamento dos meios complementares de alojamento; Decreto-Regulamentar n 6/2000, de 27/04 (altera o anexo III do Dec.Reg. n 34/97 de 17/09) regula os requisitos das instalaes e do funcionamento dos meios complementares de alojamento; Decreto-Regulamentar n 20/99, de 13/09 (alterado pelo Dec.Reg. n 22/02, 02/04) regula os conjuntos tursticos; Decreto-Regulamentar n 33/97, de 17/09 (alterado pelo Dec.Reg. n 14/02, 12/03) regula os parques de campismo pblicos; Decreto-Regulamentar n 34/97, de 17/09 (alterado pelo Dec.Reg. n 14/99, 14/08) regula meios complementares de alojamento Decreto-Regulamentar n 36/97, de 25/09 (alterado pelo Dec.Reg. n 16/99, 18/08) regula os estabelecimentos hoteleiros Portaria n 1229/2001, de 25/10 revoga as tabelas A, B, C, D, F, I do Despacho Normativo n 105/90 de 14/09 tabela das taxas de vistoria aos empreendimentos tursticos. Portaria n 351/2001, de 09/04 alterao do artigo 8. da Portaria n 1069/97, de 23/10, Livro de Reclamaes; Portaria n 25/2000, de 26/01 aprova os modelos, fornecimento e distribuio das placas de classificao dos empreendimentos tursticos, TER, parques de campismo privativos e estabelecimentos de restaurao e bebidas(revoga as portarias n.os 1070/97, de 23/10 e 6/98, de 12/02); Portaria n 365/99, de 19/05 altera a Portaria n 1069/97 de 23/10 no que respeita ao preo e condies de pagamento do livro de reclamaes (revoga portaria n 05/98, 06/01); Portaria n 930/98, de 24/10 aprova o modelo do alvar de utilizao turstica e o modelo de alvar de licena de utilizao para servios de restaurao e bebidas; Portaria n 1071/97, de 23/10 aprova os mecanismos inerentes implementao e organizao do registo dos empreendimentos tursticos e dos estabelecimentos de restaurao e bebidas classificados de luxo e qualificados de tpicos; Portaria n 1069/97, de 23/10 (alterada pela Portaria n 365/99 de 19/05) aprova o modelo, preo, fornecimento, distribuio, utilizao e instruo do livro de reclamaes.

D6

Portaria n 1068/97, de 23/10 aprova os sinais normalizados dos empreendimentos tursticos, estabelecimentos de restaurao e de bebidas, Turismo no Espao Rural; Portaria n 1064/97, de 21/10 aprova os procedimentos de instruo de pedido de licenciamento dos empreendimentos tursticos; Portaria n 1063/97, de 21/10 aprova as medidas de segurana contra risco de incndio; Portaria n 773/97, de 09/10 aprova os mecanismos inerentes implementao e organizao do registo dos empreendimentos tursticos e dos estabelecimentos de restaurao e bebidas classificados de luxo e qualificados de tpicos; Regime Jurdico da Urbanizao e da Edificao: Decreto-lei n 177/2001, de 04/06 (altera o Dec.Lei n555/99, de 16/12) altera o regime jurdico da urbanizao e da edificao; Decreto-lei n 13/2000, de 20/07 (suspende a vigncia do Dec.Lei n 555/99, de 16/12) altera o regime jurdico da urbanizao e da edificao; Decreto-Lei n 555/99, de 16/12 estabelece o regime jurdico da urbanizao e da edificao (alterado pelo Dec.Lei n177/2001, de 04/09); Portaria n 1110/2001, de 19/09 elementos que devem instruir os pedidos de informao prvia de licenciamento e de autorizao referentes a todos os tipos de operaes urbansticas. Normas Tcnicas de Eliminao das Barreiras Arquitectnicas: Decreto-Lei n 123/97, de 22/05 normas tcnicas bsicas de eliminao das barreiras arquitectnicas em edifcios pblicos, equipamentos colectivos e via pblica para melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada.

3.2. ESTABELECIMENTOS DE RESTAURAO E BEBIDAS 4 Estabelecimentos de restaurao, so os estabelecimentos destinados a proporcionar, mediante remunerao, refeies e bebidas para serem consumidos no prprio estabelecimento ou fora dele. Mediante a actividade podem denominar-se como: restaurante, marisqueira, casa de pasto, pizzeria, snack-bar, self-service, eat-driver, take-away e fast-food; Estabelecimentos de bebidas, so os estabelecimentos destinados a proporcionar, mediante remunerao, bebidas e servios de cafetaria para consumo no prprio estabelecimento ou fora dele. Mediante a actividade podem denominar-se como: bar, cervejaria, caf, pastelaria, confeitaria, boutique de po quente, cafetaria, casa de ch, gelataria, pub e taberna; Estabelecimentos de restaurao ou bebidas com salas ou espaos destinados a dana, podem denominar-se como: discoteca, clube nocturno, boite, night club, cabaret e dancing; Estabelecimentos de restaurao e bebidas mistos, os que prestam simultaneamente servios de restaurao e bebidas, conforme os requisitos mencionados anteriormente. Os processos para a instalao deste tipo de estabelecimentos so apresentados na Cmara Municipal da rea onde pretende desenvolver o seu projecto, e seguem o regime jurdico de urbanizao e edificao. Pode ser feito um pedido de informao prvia junto da Cmara que, caso se trate de um estabelecimento com sala ou espaos de dana, deve consultar o Governador Civil, que se deve pronunciar no prazo de 30 dias. A Cmara deve pronunciar-se no prazo de 20 dias a contar do requerimento ou da data de recepo do parecer do Governo Civil. O licenciamento da construo deve ser requerido Cmara Municipal e instrudo de acordo com a Portaria n 1110/2001 de 19/09. O licenciamento ou autorizao carece sempre de parecer do Servio Nacional de Bombeiros e da Autoridade de sade.
4

Estabelecimentos de restaurao

Estabelecimentos de bebidas

Estabelecimentos de restaurao ou bebidas com salas de dana

Estabelecimentos de restaurao ou bebidas mistos

Informao prvia

Licenciamento

Adaptado de Manual de Procedimentos Administrativos Direco-Geral do Turismo, 4. edio

D7

Licena de utilizao Vistoria

Alvar

Aps a obra concluda o promotor deve requerer ao Presidente da Cmara Municipal a emisso da licena ou autorizao de utilizao. No prazo de 30 dias realizada uma vistoria, aps a qual o Presidente da Cmara tem 20 dias para deliberar no caso de se tratar de procedimento de autorizao e 30 dias no caso de se tratar de procedimento de licenciamento, a contar em ambos os casos a partir da data da realizao da vistoria, ou do prazo para a sua realizao. Concedida a licena/autorizao o titular deve requerer ao Presidente da Cmara a emisso do alvar que a titula que deve ser emitido num prazo de 30 dias a contar da data de recepo do requerimento. Os estabelecimentos de restaurao e bebidas podem ser classificados de luxo ou qualificados tpicos, se cumprirem os requisitos definidos no regulamento. O pedido de classificao deve ser feito mediante requerimento Direco Geral do Turismo, sendo feita uma vistoria no prazo de 45 dias, devendo esta entidade pronunciar-se no prazo de 15 dias aps a vistoria.

Estabelecimentos de restaurao ou bebidas de luxo ou tpicos

Legislao aplicvel

Regime Jurdico dos Estabelecimentos de restaurao e de bebidas: Decreto-Lei n 57/2002, de 11/03 altera o Dec.Lei n 168/97 de 04/07, que aprovou o regime jurdico das instalaes e do funcionamento dos estabelecimentos de restaurao e bebidas. Decreto-Lei n 9/2002, de 24/01 restries venda e consumo de bebidas alcolicas; Decreto-Lei n 263/2001, de 28/09 Sistemas de segurana privada; Decreto-Lei n 222/2000, de 9/9 altera o artigo 46. do Dec.Lei. n 168/97, de 4/9 registo central de estabelecimentos de restaurao e bebidas. Decreto-Lei n 139/99, de 24/04 (alterado pelo Dec.Lei n 57/02 de 11/03) altera algumas disposies do Dec.Lei n 168/97 de 04/07 que aprovou o regime jurdico das instalaes e do funcionamento dos estabelecimentos de restaurao e bebidas; Decreto-Lei n 168/97, de 04/07 (alterado pelo Dec.Lei n 139/99 de 24/04) aprova o regime jurdico da instalao e funcionamento dos estabelecimentos de restaurao e bebidas; Declarao de Rectificao n 10AR/99, 30/06 de ter sido rectificado o Dec.Lei n 139/99, que altera algumas disposies do Dec.Lei n 168/97, de 04/07; Decreto-Regulamentar n 4/99, de 01/04 (altera o Dec.Reg. n 38/97 de 25/09) regula os estabelecimentos de restaurao e de bebidas; Decreto-Regulamentar n 38/97, de 25/09 (alterado pelo Dec.Reg. n 04/99 de 01/04) regula os estabelecimentos de restaurao e de bebidas; Portaria n 1229/2001, de 25/10 fixa as taxas a serem cobradas pela Direco Geral de Turismo, pelas vistorias requeridas pelos interessados, aos empreendimentos tursticos; Portaria n 351/2001, de 09/04 alterao do artigo 8. da Portaria n 1069/97, de 23/10, Livro de Reclamaes; Portaria n 262/2000, de 13/05 determina que em todos os estabelecimentos de restaurao e de bebidas que prestem servio de cafetaria seja obrigatria a afixao em local bem visvel,e de forma clara e bem legvel de uma tabela de preos e as condies de prestao de servios (revoga as portarias n 357-B/97, 6/4 e 1028/83, de 9/12 e o despacho normativo n 39-A/82 de 6/04); Portaria n 25/2000, de 26/01 aprova os modelos, fornecimento e distribuio das placas de classificao dos empreendimentos tursticos, TER, parques de campismo privativos e estabelecimentos de restaurao e bebidas; Portaria n 365/99, de 19/05 (altera a portaria n 1069/97, 23/10) preo e condies de pagamento do livro de reclamaes (revoga portaria n 5/98, 6/01); Portaria n 26/99, de 16/01 estabelece a obrigao de sistemas de segurana privada para estabelecimentos de restaurao e bebidas que disponham de salas/espaos de dana; Portaria n 930/98, de 13/05 aprova o modelo de alvar de licena de utilizao turstica e o modelo do alvar de licena de utilizao para servios de restaurao e de bebidas; Portaria n 1071/97, de 23/10 aprova os mecanismos inerentes implementao e organizao do registo dos empreendimentos tursticos e dos estabelecimentos de restaurao e bebidas classificados de luxo e qualificados de tpicos; Portaria n 1069/97, de 23/10 (alterada pela portaria n 365/99 de 19/05) aprova o modelo, o preo, fornecimento, distribuio, utilizao e instruo do livro de reclamaes; Portaria n 1068/97, de 23/10 aprova os sinais normalizados dos empreendimentos tursticos, dos estabelecimentos de restaurao e bebidas e TER; Portaria n 1063/97, de 21/10 aprova as medidas de segurana contra riscos de incndio;

D8

3.3. TURISMO NO ESPAO RURAL5 O Turismo em Espao Rural consiste no conjunto de actividades, servios de alojamento e animao a turistas em empreendimentos de natureza familiar, realizados e prestados mediante remunerao, em zonas rurais. O turismo no espao rural compreende os servios de hospedagem prestados nas seguintes modalidades: Turismo de Habitao, o servio de hospedagem de natureza familiar prestado a turistas em casas antigas particulares utilizadas simultaneamente como habitao do proprietrio e que, pelo seu valor arquitectnico, histrico ou artstico, sejam representativas de uma determinada poca, nomeadamente os solares e casas apalaadas; Turismo Rural, o servio de hospedagem, de natureza familiar, prestado a turistas em casas rsticas particulares utilizadas simultaneamente como habitao do proprietrio, e, que pela sua traa materiais construtivos e demais caractersticas, se integrem na arquitectura tpica regional; Agro-Turismo, o servio de hospedagem, de natureza familiar, prestado em casas particulares utilizadas simultaneamente como habitao do proprietrio e integradas em exploraes agrcolas que permitam aos hspedes o acompanhamento e conhecimento da actividade agrcola ou a participao nos trabalhos a desenvolvidos, de acordo com as regras estabelecidas pelo responsvel das casas e empreendimentos; Turismo de Aldeia, o servio de hospedagem prestado num empreendimento composto por um conjunto de, no mnimo, cinco casas particulares situadas numa aldeia e exploradas de forma integrada, quer sejam ou no utilizadas como habitao prpria dos seus proprietrios; Casas de Campo, so as casas particulares situadas em zonas rurais que prestem um servio de hospedagem, quer sejam ou no utilizadas como habitao prpria dos seus proprietrios. So ainda consideradas no TER os seguintes empreendimentos tursticos: Hotis Rurais, so os estabelecimentos hoteleiros situados em zonas rurais e fora das sedes de concelho cuja populao, de acordo com o ltimo censo realizado, seja superior a 20.000 habitantes, que prestem o servio de alojamento e outros servios acessrios ou de apoio, com fornecimento de refeies. Aos Hotis Rurais, aplicam-se os procedimentos relativos aos estabelecimentos hoteleiros. O licenciamento dos Hotis Rurais segue as normas aplicveis aos estabelecimentos hoteleiros e o regime jurdico da urbanizao e edificao. Parques de Campismo Rurais, so os terrenos destinados permanentemente ou temporariamente instalao de acampamentos, integrados ou no em exploraes agrcolas, cuja rea no seja superior a 5000 m2 e se encontrem devidamente marcados durante o perodo de funcionamento. Estes seguem as normas definidas no Decreto-Lei n 192/82 de 19/05.
5

Turismo de Habitao

Turismo Rural

Agro-Turismo

Turismo de Aldeia

Casas de Campo

Hotis Rurais

Parques de Campismo Rurais

Adaptado de Manual de Procedimentos Administrativos Direco-Geral do Turismo, 4. edio

D9

Pedido de informao prvia

Licenciamento

Licena de utilizao turstica Vistoria

Alvar

Classificao

Podem ainda ser consideradas como integradas no TER, as actividades de animao ou diverso que se destinem ocupao dos tempos livres dos turistas e contribuam para a divulgao dos produtos e tradies de uma regio, designadamente o seu patrimnio natural paisagstico e cultural, os itinerrios temticos, a gastronomia, a caa, a pesca, os jogos e transportes tradicionais. O processo de licenciamento de unidades de Turismo em Espao Rural decorre na Cmara Municipal do concelho da rea onde pretende desenvolver o projecto, de acordo com o estabelecido no regime jurdico da urbanizao e edificao. Pode ser feito um pedido de informao prvia para saber da possibilidade de instalar o empreendimento de turismo no espao rural. No mbito deste pedido a Cmara Municipal no prazo de 10 dias a contar do requerimento, consulta diversas entidades, entre as quais a Direco Regional do Ministrio da Economia (DRE) do Alentejo, em vora (no caso da nossa regio) e a Direco-Geral de Desenvolvimento Rural (actual IDRHA), cujos pareceres so vinculativos. ainda consultada a Regio de Turismo Plancie Dourada, no caso da nossa regio, sem prejuzo de outras consultas previstas no regime jurdico da urbanizao e edificao. Estas entidades devem pronunciar-se no prazo de 30 dias a contar da data da recepo da documentao. A Cmara Municipal pronuncia-se em definitivo no prazo de 20 dias ou 306 dias, aps recepo dos pareceres ou aps a data limite para emisso dos mesmos. Ultrapassada a fase anterior, caso o promotor tenha feito pedido de informao prvia, pode dar-se incio ao licenciamento ou autorizao de operaes urbansticas. Os projectos de arquitectura so apresentados Cmara Municipal para aprovao, que consulta as entidades acima referidas que se devem pronunciar no prazo de 30 dias a contar da data da recepo da documentao. Concluda a obra e equipado o empreendimento, o interessado requer Cmara Municipal a emisso de licena ou autorizao de utilizao para turismo no espao rural. Esta precedida de vistoria que se realiza no prazo de 30 dias a contar da data do pedido de concesso de licena ou autorizao. A licena deve ser emitida no prazo de 20 ou 30 dias, a contar da data da realizao da vistoria, caso se trate de procedimento de autorizao ou de licenciamento, respectivamente. Concedida a licena, o titular requer ao Presidente da Cmara Municipal a emisso do alvar que a titula, o qual deve ser emitido no prazo de 30 dias a contar da recepo do requerimento. No prazo de 2 meses a contar da data de emisso do alvar, o interessado deve requerer DRE Alentejo a aprovao definitiva da classificao. O requerimento deve fazer-se acompanhar da cpia do alvar da licena ou autorizao de utilizao para turismo no espao rural. A vistoria deve realizar-se no prazo de 45 dias a contar da data de apresentao do comprovativo do pagamento das taxas. No prazo de 15 dias a contar da vistoria a DRE Alentejo deve aprovar a classificao quanto modalidade de hospedagem e fixar a respectiva capacidade mxima. Quando as obras no estejam sujeitas a licenciamento municipal, mas se destinam a alterar a classificao ou capacidade mxima do empreendimento ou possam pr em causa os requisitos mnimos, carecem de autorizao da DRE Alentejo.
6

No caso dos projectos localizados em zonas no abrangidas por plano de pormenor ou operao de loteamento

D 10

Regime Jurdico do Turismo no Espao Rural: Decreto-lei n54/2002, de 11/03 estabelece o novo regime jurdico de instalao e funcionamento dos empreendimentos de turismo no espao rural; Decreto-Regulamentar n13/2002, de 12/03 estabelece os requisitos mnimos de instalao e funcionamento do turismo no espao rural; Decreto-Lei n 192/82, de 19/05 cria os Parques de Campismo Rurais; Portaria n 351/2001, de 09/04 altera a Portaria n 1069/97 de 23/10 que aprova o modelo, preos, fornecimento, distribuio, utilizao e instruo do Livro de Reclamaes; Portaria n 1229/2001, de 25/10 fixa as taxas a serem cobradas pela Direco-Geral do Turismo pelas vistorias requeridas pelo interessado aos empreendimentos tursticos. Portaria n 25/2000, de 26/01 aprova os modelos das placas de classificao (revoga as portarias n 1070/97, 23/10 e 6/98, 12/02); Portaria n 365/99, de 19/05 (altera a Portaria n 1069/97, 23/10) preo e condies de pagamento do livro de reclamaes (revoga portaria n 5/98, 6/01); Portaria n 1069/97, de 23/10 (alterada pela Portaria n 365/99, de 19/05) aprova o modelo, preo, fornecimento e distribuio, utilizao e instruo do livro de reclamaes; Portaria n 1068/97, de 23/10 sinais normalizados dos empreendimentos tursticos, estabelecimentos de restaurao e de bebidas e empreendimentos de turismo no espao rural;

Legislao aplicvel

3.4. TURISMO DE NATUREZA7 Turismo de Natureza o produto turstico composto por estabelecimentos, actividades e servios de alojamento e animao turstica e ambiental realizados e prestados em zonas integradas na rede nacional de reas protegidas8. Compreende os servios de hospedagem prestados em: Casas e empreendimentos tursticos de turismo no espao rural; Casas de natureza nas seguintes modalidades: . Casas-Abrigo, o servio de hospedagem prestado a turistas em casas recuperadas a partir do patrimnio do Estado cuja funo original foi desactivada, quer sejam ou no utilizadas como habitao prpria do seu proprietrio; . Centros de Acolhimento, as casas construdas de raz ou adaptadas a partir de edifcios existentes, que permitam o alojamento de grupos, com vista educao ambiental, visitas de estudo e de carcter cientfico; . Casas-Retiro, as casas recuperadas, mantendo o carcter genuno da sua arquitectura, a partir de construes rurais tradicionais ou de arquitectura tipificada, quer sejam ou no utilizadas como habitao prpria do seu proprietrio. Integram-se no turismo de natureza as actividades de animao ambiental nas modalidades de: Animao; Interpretao Ambiental; Desporto Natureza. O licenciamento das Casas de Natureza decorre na Cmara Municipal da rea onde pretende instalar o seu projecto, e deve ser feito de acordo com o regime jurdico da urbanizao e edificao. Pode haver lugar ao pedido de informao prvia, que facultativo. Para o efeito quando a Direco Geral do Turismo e o Instituto de Conservao da Natureza devam emitir parecer, estes pronunciam-se no prazo de 30 dias a contar da recepo da documentao.
7 8

Casa-Abrigo

Centro de Acolhimento

Casa-Retiro

Animao Ambiental

Licenciamento

Pedido de Informao prvia

Adaptado de Manual de Procedimentos Administrativos Direco-Geral do Turimo, 4. edio Rede Nacional de reas Protegidas criadas pelo Dec.Lei n 19/93 de 23/01

D 11

Licenciamento

Licena de utilizao Vistoria

Alvar

Classificao

Licenciamento de animao ambiental

Ultrapassada a fase anterior, caso o promotor tenha feito pedido de informao prvia, pode dar-se incio ao licenciamento ou autorizao de operaes urbansticas. Os projectos de arquitectura so apresentados Cmara Municipal para aprovao que consulta as entidades acima referidas que se devem pronunciar no prazo de 30 dias a contar da data da recepo da documentao. Concluda a obra e equipado o empreendimento, o interessado requer Cmara Municipal a emisso de licena ou autorizao de utilizao para Casa de Natureza. Esta precedida de vistoria que se realiza no prazo de 30 dias a contar do requerimento. A licena deve ser emitida no prazo de 20 ou 30 dias a contar da data da realizao da vistoria, caso se trate de procedimento de autorizao ou de licenciamento, respectivamente. Concedida a licena o titular requer ao Presidente da Cmara Municipal a emisso do alvar que a titula, o qual deve ser emitido no prazo de 30 dias a contar da recepo do requerimento. No prazo de 2 meses a contar da data de emisso do alvar, o interessado deve requerer DGT a aprovao definitiva da classificao. O requerimento deve fazer-se acompanhar da cpia do alvar da licena ou autorizao de utilizao para Casas de Natureza. A vistoria deve realizar-se no prazo de 45 dias a contar da data de apresentao do comprovativo do pagamento das taxas. O licenciamento das iniciativas e projectos de actividades, servios e instalaes de animao ambiental carece de licena, emitida pelo Instituto de Conservao da Natureza.
Regime Jurdico do Turismo de Natureza: Decreto-Lei n 56/2002 de 11/03 altera o Dec.-Lei n 47/99 de 16/02 regula o Turismo de Natureza. Decreto-Lei n 47/99, de 16/02 (alterado pelo Dec.-Lei n 56/02 de 11/03) regula o Turismo de Natureza; Decreto Regulamentar n 18/99, de 27/08 regula a animao ambiental nas reas protegidas; Decreto-Regulamentar n 2/99, de 17/02 regula os requisitos mnimos das instalaes e funcionamento das casas de natureza; Resoluo do Conselho de Ministros n 112/98, de 25/08 Programa Nacional do Turismo de Natureza; Portaria n 164/05, de 11/02 (Declarao de rectificao n 12/05, 16/03), taxas a cobrar pela emisso de licenas de animao ambiental.

Legislao aplicvel

3.5. ESTABELECIMENTOS DE HOSPEDAGEM Este tipo de estabelecimentos, embora no sejam considerados como alojamento turstico pelas entidades oficiais, representam uma importante quota das dormidas na nossa regio. Pelas caractersticas do licenciamento, partida um processo mais simples e rpido, e pode constituir uma alternativa para os promotores deste tipo de projectos. A partir de 1997, com alteraes introduzidas na legislao hoteleira esta categoria de alojamento deixou de ser licenciada pela Direco-Geral do Turismo (art.79. do Decreto-Lei n 167/97, de 4/07, alterado pelo Dec.-Lei 55/2002 de 11/03), passando a ser competncia das assembeleias municipais sob proposta do presidente da cmara, a regulamentao da instalao, explorao e funcionamento dos estabelecimentos de hospedagem, que podem ser designados por: Hospedarias; Casas de Hspedes; Quartos Particulares.

D 12

Na nossa regio existem nove regulamentos aprovados para licenciar os estabelecimentos de hospedagem: Cmara Municipal de Aljustrel - Aviso n 1861/2001 (2. Srie) AP, DR n 54, de 05/03/2001; Cmara Municipal de Alvito - Aviso n 2010/2000 (2. Srie) AP, DR n 69, de 22/03/2000; Cmara Municipal de Beja - Edital n 187/2001 (2 Srie) AP, DR n 112, de 15/05/2001; Cmara Municipal de Mrtola - Aviso n 6094/98 (2 Srie) AP, DR n 232, de 08/10/1998; Cmara Municipal de Castro Verde - Edital n 28/2003 (2 Srie) AP, DR n 13, de 16/01/2003; Cmara Municipal de Cuba - Aviso n 3833/2001 (2. Srie) AP, DR n 108, de 10/05/2001; Cmara Municipal de Ferreira do Alentejo - Aviso n 2413/2000 (2. Srie) AP, DR n 76, de 30/03/2000; Cmara Municipal de Ourique - Aviso n 5673/2004 (2. Srie) AP, DR n 175, de 27/07/2004; Cmara Municipal de Serpa - Aviso n 180/2000 (2. Srie) AP, DR n 114, de 17/05/2000;
Para mais informaes aconselhamos uma consulta Cmara Municipal do concelho onde pretende desenvolver o projecto ou ao Gabinete de Apoio ao Investidor da Regio de Turismo Plancie Dourada.

3.6. AGNCIAS DE VIAGENS So Agncias de Viagens e Turismo, as empresas que exeram: as actividades de organizao e venda de viagens tursticas; reserva de servios em empreendimentos tursticos, em casas e em empreendimentos de turismo no espao rural e nos estabelecimentos ou projectos declarados de interesse para o turismo; bilheteira e reserva de lugares em qualquer meio de transporte; representao de outras agncias de viagens e turismo, nacionais ou estrangeiras, ou de operadores tursticos estrangeiros, bem como a intermediao na venda dos respectivos produtos; recepo, transferncia e assistncia a turistas. Os principais requisitos para o exerccio desta actividade, so: capital social de 99.759, 58 euros prestao de cauo 24.939,89 euros seguro de responsabilidade civil de 74.819,68 euros ser Cooperativa, EIRL ou Sociedade Comercial H ainda lugar ao pagamento da taxa de licenciamento no valor de 12.469,95 euros. O exerccio da actividade de agncia de viagens e turismo emitido na forma de alvar, o qual concedido pela Direco-Geral do Turismo. Do pedido de licena devem constar vrios documentos (ver Dec. Lei n 12/99).
Requisitos

Taxa de licenciamento

Alvar

D 13

Vistoria

A deciso da DGT sobre o pedido de licena, deve ser tomada no prazo de 30 dias. A vistoria s instalaes ser realizada no prazo de 6 meses da data da concesso da licena.
Regime Jurdico das Agncias de Viagens: Decreto-Lei n 12/99, de 11/01 (Altera o Dec.Lei n 209/97 de 13/08), que regula o acesso e o exerccio da actividade das agncias de viagens e turismo; Decreto-Lei n 209/97, de 13/08 (Alterado pelo Dec.Lei n 12/99 de 11/01), regula o acesso e o exerccio da actividade das agncias de viagens; Declarao de Rectificao n 21-D/97, de 29/11 rectifica algumas disposies do Decreto-Lei n 209/97, de 13/08. Norma n 24/93, de 28/09 responsabilidade civil geral das agncias de viagens e turismo; Portaria n 351/2001, de 09/04 (altera a Portaria n 1069/97 de 23/10) modelo livro de reclamaes; Portaria n 365/99, de 19/05 altera a Portaria n 1069/97 de 23/10 relativa ao preo e condies de pagamento do livro de reclamaes; Portaria n 1069/97, de 23/10 (alterada pela Portaria n 365/99 de 19/05) aprova o modelo, preo, fornecimento, distribuio, utilizao e instruo do livro de reclamaes; Portaria n 784/93, de 06/09 determina as taxas pelas concesses de licenas; Regulamento n 12/99 norma n 04/99 R de 15/05 aplice uniforme do seguro obrigatrio de responsabilidade civil das agncias da viagens e turismo.

Legislao aplicvel

3.7. EMPRESAS DE ANIMAO TURSTICA So empresas de animao turstica as que tenham por objecto a explorao de actividades ldicas, culturais, desportivas ou de lazer, que contribuam para o desenvolvimento turstico de uma determinada regio e no sejam empreendimentos tursticos, estabelecimentos de restaurao e bebidas, casas e empreendimentos de turismo no espao rural, casas de natureza e agncias de viagens ou operadores martimo-tursticos. As empresas proprietrias ou exploradoras de empreendimentos tursticos, estabelecimentos de restaurao e de bebidas, casas e empreendimentos de turismo no espao rural, casas de natureza, agncias de viagens e operadores martimo-tursticos podem exercer actividades de animao turstica desde que cumpram os requisitos previstos na lei. Actividades prprias das empresas de animao turstica: Marinas, portos e docas de recreio predominantemente destinados ao turismo e desportos; Autdromos e kartdromos; Balnerios termais e teraputicos; Parques temticos; Campos de golfe; Embarcaes com e sem motor, destinadas a passeios martimos e fluviais de natureza turstica; Aeronaves com e sem motor, destinadas a passeios de natureza turstica, desde que a sua capacidade no exceda um mximo de seis tripulantes e passageiros; Instalaes e equipamentos para salas de congressos, seminrios, colquios e conferncias, quando no sejam partes integrantes de empreendimentos tursticos e se situem em zonas em que a procura desse tipo de instalaes o justifique;

Actividades prprias

D 14

Centros equestres e hipdromos destinados prtica de equitao desportiva e de lazer; Instalaes e equipamentos de apoio prtica de windsurf, surf, bodyboard, wakeboard, esqui aqutico, vela, remo, canoagem, mergulho, pesca desportiva e outras actividades nuticas; Instalaes e equipamentos de apoio prtica da espeleologia, do alpinismo, do montanhismo, e de actividades afins; Instalaes e equipamentos destinados prtica de paraquedismo, balonismo e parapente; Instalaes e equipamentos destinados a passeios de natureza turstica em bicicletas ou outros veculos de todo-o-terreno; Instalaes e equipamentos destinados a passeios de natureza turstica em veculos automveis sem prejuzo do legalmente estipulado para utilizao de meios prprios por parte destas empresas; Instalaes e equipamentos destinados a passeios em percursos pedestres e interpretativos; As actividades, servios e instalaes de animao ambiental previstas no Decreto Regulamentar n 18/99, de 27 de Agosto, sem prejuzo das mesmas terem de ser licenciadas de acordo com o disposto nesse diploma; Outros equipamentos e meios de animao turstica, nomeadamente de ndole cultural, desportiva, temtica e de lazer. So consideradas actividades acessrias das empresas de animao turstica, sem prejuzo do regime legal aplicvel a cada uma delas, as seguintes actividades: As iniciativas ou projectos sem instalaes fixas, nomeadamente os eventos de natureza econmica, promocional, cultural, etnogrfica, cientfica, ambiental ou desportiva, quer se realizem com carcter peridico ou isolado; A organizao de congressos, seminrios, colquios, conferncias, reunies, exposies artsticas, museolgicas, culturais e cientficas; A prestao de servios de organizao de visitas a museus, monumentos histricos e outros locais de relevante interesse turstico. Os principais requisitos para o exerccio desta actividade, so: capital social de 12.469,95 euros seguro de responsabilidade civil de 49.879,79 euros (os mnimos so actualizados por portaria conjunta dos ministros das Finanas e da Economia) ser Cooperativa, EIRL ou Sociedade Comercial H ainda lugar ao pagamento da taxa de licenciamento no valor de 2.493,99 euros. Para poder exercer a actividade de animao turstica necessrio uma licena, que concedida pela DGT, a qual depende de alguns requisitos (ver Dec. Lei n 204/00 alterado pelo Dec. Lei n 108/02 de 18/04). A DGT dispe de 45 dias a contar da data de recepo do requerimento para decidir sobre o pedido de licena.
Regime Jurdico das Empresas de Animao Turstica: Decreto de Lei n 108/02 de 16/04 Altera o decreto-lei n 204/00 de 1/09 que regula o acesso e o exerccio da actividade das empresas de animao turstica. Decreto-Lei n 204/00, de 1/09 (alterado pelo Dec. Lei n 108/02 de 16/04) regula o acesso e o exerccio da actividade das empresas de animao turstica; Portaria n 96/01, de 13/02 aprova o modelo, preo, fornecimento, distribuio, utilizao e instruo do livro de reclamaes para uso dos utentes das empresas de animao turstica; Portaria n 138/01, de 1/03 fixa o montante das taxas devidas pela concesso da licena.

Actividades acessrias

Requisitos

Taxa de licenciamento Licena

Legislao aplicvel

D 15

3.8. ALUGUER DE AUTOMVEIS SEM CONDUTOR A indstria de Aluguer de Automveis sem Condutor tem por objecto a explorao de: Veculos ligeiros de passageiros e mistos com lotao at nove lugares; Motociclos; Veculos de caractersticas especiais aprovados para o efeito pela Direco-Geral de Transportes Terrestre (autocaravanas, caravanas, atrelados de campismo e barcos, atrelados para transporte de bagagens at 300kg, veculos adaptados ao transporte de valores, veculos adaptados conduo por deficientes fsicos). S podem exercer a actividade sociedades com sede em territrio nacional e que se proponham explorar um nmero mnimo de veculos: 25 veculos (aluguer de veculos ligeiros de passageiros e mistos com lotao at nove lugares sem condutor); 10 motociclos (aluguer de motociclos sem condutor); 5 veculos (veculos de caractersticas especiais sem condutor). O exerccio da indstria de aluguer de automveis sem condutor depende da autorizao a conceder pela Direco-Geral de Transportes Terrestres, ouvida a Direco-Geral do Turismo, e ser titulado por alvar de que constem os elementos de identificao do objecto do direito concedido. As empresas titulares de alvars podero ser autorizadas a abrir agncias ou filiais, mediante despacho do Director-Geral de Transportes Terrestres, desde que as respectivas instalaes independentes, nas quais podero exercer, exclusivamente as actividades que lhe so prprias, sejam aprovadas pela Direco-Geral do Turismo. As instalaes devem obedecer aos requisitos mnimos fixados pela Direco-Geral do Turismo, no podendo ser abertas ao pblico sem prvia aprovao em vistoria por essa Direco-Geral.
Legislao Aplicvel Decreto-Lei n 354/86, de 23/10 normas relativas actividade de aluguer de automveis de passageiros sem condutor; Despacho n 1020/98, de 29/12 determina quais os veculos ligeiros com caractersticas especiais; Portaria n 65/93, de 16/01 fixa o nmero mnimo de veculos por categoria; Decreto-Lei n 44/92, de 31/03 altera o Decreto-Lei n 354/86, de 23/10; Decreto-Lei n 373/90, de 27/11 altera alguns artigos do Decreto-Lei n 354/86, de 23/10;
5 5

Nmero mnimo de veculos

Licenciamento

Legislao aplicvel

Sob a forma de sociedades comerciais, com capital social mnimo de 49.879,8 Euros.

D 16

3.9. ACTIVIDADES MARTIMO-TURSTICAS

A actividade martimo-turstica consiste nos servios de natureza cultural, de lazer, de pesca turstica e de txi, prestados mediante a utilizao de embarcaes com fins lucrativos. Esta actividade assegurada por um operador martimo-turstico, constitudo em empresrio em nome individual ou numa sociedade comercial, incluindo as cooperativas, que tenha por objecto o exerccio da actividade martimo-turstica. Pode ser exercida nas seguintes modalidades: Passeios martimo-tursticos, com programas previamente estabelecidos e organizados; Aluguer de embarcaes com tripulao; Aluguer de embarcaes sem tripulao; Servios efectuados por txi; Pesca turstica; Servios de natureza martimo-turstica prestada mediante a utilizao de embarcaes atracadas ou fundeadas e sem meios de locomoo prprios ou selados; Aluguer de motas de gua e de pequenas embarcaes dispensadas de registo; Outros servios, designadamente os respeitantes a servios de reboque de equipamentos de carcter recreativo, tais como bananas, pra-quedas, esqui aqutico. No exerccio da actividade martimo-turstica, podem ser utilizadas os seguintes tipos de embarcaes: Embarcaes registadas como auxiliares, designadas como martimo-tursticas; Embarcaes dispensadas de registo; Embarcaes de recreio; Embarcaes de comrcio que transportem mais de 12 passageiros. As embarcaes de recreio utilizadas na actividade no podem embarcar mais de doze pessoas, excluindo a tripulao. Estas embarcaes s podem ser utilizadas na modalidade de aluguer, com ou sem tripulao e s possvel utiliz-las depois de, para o efeito, serem devidamente vistoriadas. A validade da vistoria de manuteno limitada a um ano e a inspeco ao casco em seco deve ser efectuada de dois em dois anos. Licenciamento das actividade martimo-tursticas Os interessados em exercer a actividade martimo-turstica devem solicitar o necessrio licenciamento atravs de requerimento: Ao rgo local da Direco-Geral da Autoridade Martima (DGAM) com jurisdio na rea onde pretendem exercer a actividade (no caso da nossa regio na Delegao de Beja da CCDR Alentejo ou na capitania do porto de Vila Real de St. Antnio), caso utilizem: . Embarcaes dispensadas de registo; . Embarcaes registadas como auxiliares locais ou de porto, de recreio da navegao costeira restrita e/ou navegao em guas abrigadas; . Embarcaes atracadas ou fundeadas e sem meios de locomoo prprios ou selados.
1

Modalidades

Tipos de embarcaes

Licenciamentos

Adaptado de legislao aplicvel e do manual de Procedimentos Administrativos da DGT, 4 edio.

D 17

. Ao presidente do Conselho de Administrao do Instituto Porturio e dos Transportes Martimos (IPTM), se pretenderem utilizar embarcaes com registo diferente. . Ao IPTM, no caso de utilizao conjunta de embarcaes (embarcaes descritas nos dois pontos anteriores).
Elementos necessrios

Do pedido de licenciamento deve constar: a identificao do requerente e indicao da sua residncia ou sede; descrio da actividades a desenvolver, com referncia da modalidade do exerccio; as zonas onde pretende operar e locais de embarque a utilizar; a identificao das embarcaes, incluindo a de assistncia, quando exigida. O pedido deve ser acompanhado dos seguintes elementos: carto de contribuinte; certido do registo comercial, no caso de se tratar de sociedade comercial; autorizao ou parecer prvio da autoridade porturia ou da entidade com jurisdio nos cais ou locais de embarque ou em outras infraestruturas a utilizar relativo disponibilidade e adequabilidade dos mesmos para a actividade que o operador se prope efectuar; documento comprovativo da efectivao do seguro de responsabilidade civil. No caso das modalidades respeitantes aos passeios martimo-tursticos, com programas previamente estabelecidos e organizados e a outros servios de natureza martimo-turstica prestados com embarcaes atracadas ou fundeadas, sem meios de locomoo prprios ou selados, as entidades licenciadoras devem solicitar parecer prvio, no prazo de 8 dias, Direco-Geral do Turismo (DGT), que se dever pronunciar no prazo mximo de 20 dias, contados a partir da data de recepo. A no emisso de parecer no prazo legal, entende-se como favorvel. No caso de parecer desfavorvel, este vinculativo.

Licenas

Apresentado o processo respeitante ao pedido de licenciamento, as entidades competentes dispem de 45 dias contados a partir da data da recepo do requerimento, ou, no caso de terem sido solicitados pareceres, a partir da data de recepo dos mesmos, para decidir sobre o pedido e proceder emisso das respectivas licenas. O IPTM deve informar a DGT sobre as licenas que emitiu. A licena o documento que permite o exerccio da actividade e que identifica o operador.
Legislao Aplicvel Decreto-Lei n. 269/2003, de 28/10 Decreto-Lei n178/2002, de 31/07 Decreto-lei n21/2002, de 31/10

Legislao aplicvel

Adaptado de legislao aplicvel e do manual de Procedimentos Administrativos da DGT, 4 edio.

D 18

You might also like