You are on page 1of 13

O Uso das Ferramentas Sociais na Educao

Roberto Meizi Agune 2 lvaro Gregrio, ngelo Ricchetti, Jos Antnio Carlos e Srgio Bolliger
1

I. Introduo A Internet mudou, ou melhor, a forma com que nos relacionamos e o uso que fazemos das aplicaes disponveis na rede mundial foi alterado nos ltimos trs anos, quer em relao infra-estrutura, com a popularizao das conexes em banda larga, quer em nvel de servios, com a oferta de ferramentas de edio, processamento, bases de dados, mixagem e publicao de formatos hipermiditicos no ambiente web. Cham-la de Web 2.03 ou qualquer outro neologismo pouco importa, considerando a polmica que esses rtulos despertam, tanto no meio acadmico quanto no mercadolgico corporativo. O importante a percepo da mudana, entender que a inovao dentro da rede caminha para o uso intensivo de ferramentas sociais, ambientes de apoio construo colaborativa de conhecimento, na maioria dos casos, gratuitos, ou com custos apenas simblicos. As ferramentas sociais sinalizam com clareza a nova utilizao da rede, incentivando o compartilhamento de aplicaes e a criao de contedos. Sites como Wikipedia, Youtube, Orkut, Blogger e Google, entre os principais, vo alm do fornecimento de ferramentas, ofertam um ambiente integrado e inter-operativo onde o conhecimento pode ser organizado, publicado, melhorado e redistribudo constantemente, com usabilidade e facilidade de uso e acesso.

II. A importncia das ferramentas sociais para a educao A utilizao da Internet no mais como simples fonte de consulta, mas como um local privilegiado para a troca de conhecimento, marca central da Web 2.0, acentua as mudanas trazidas na primeira onda da rede mundial em nossa vida privada e nos ambientes corporativos. Na educao, nosso particular foco de interesse no momento, a intensificao do uso das ferramentas sociais afetar fortemente o processo de aprendizado, alargando horizontes de docentes e alunos.

Coordenador do GATI - Grupo Tcnico de Apoio Inovao, da Secretaria de Gesto Pblica do Governo de So Paulo. 2 Tcnicos do GATI. 3 Termo cunhado por Tim OReilly, em setembro de 2005, para designar o novo ambiente colaborativo em formao na web.

Dentre as principais possibilidades de inovao na educao abertas pelas ferramentas sociais, podemos lembrar: Possibilitam a insero no processo educacional de um amplo conjunto de tecnologias contemporneas que foram desenvolvidas especialmente para o usurio no especialista em informtica. Todas elas so fceis de aprender e operar, tendo ainda como atrativo adicional sua gratuidade. Ampliam a capacidade de comunicao e envolvimento pelo uso intensivo de imagens, desenhos, filmes, e outros recursos udio-visuais. Estendem as oportunidades de aprendizagem a outros momentos e locais de atividades cotidianas, possibilitando que essas atividades no fiquem circunscritas aos ambientes formais de ensino, atendendo s exigncias de uma poca de mudanas rpidas e continuadas. Enfatizam a importncia das redes de conhecimento despertando em professores e alunos o gosto pelo trabalho colaborativo e o respeito diversidade. Estimulam a vocao para a pesquisa, uma vez que a diminuio nos custos de processamento e comunicao torna a Internet, uma fonte inesgotvel de saber. Viabilizam a publicao autnoma de contedo. As ferramentas sociais, dadas sua facilidade e custo, permitem docentes e alunos a criao de pginas web sem qualquer dependncia das estruturas formais de processamento do rgo ou do governo, normalmente comprometidas com o atendimento de demandas obrigatrias (produo de dados cadastrais, relatrios de rotina, estatsticas, s para citar algumas delas). Em sntese, estas ferramentas permitem que cada escola ganhe personalidade e visibilidade, por meio da publicao de blogs que relatem suas histrias, atividades, lutas e desafios; pela criao de comunidades que ampliem a integrao entre pais, alunos e docentes; pela troca de experincias entre escolas fisicamente distantes; pelo estreitamento da relao da escola com sua Diretoria de Ensino, Coordenadoria, e mesmo com toda a estrutura de governo. Com elas, o processo educacional pode ser todo ele reinventado, tendo como nico limite a criatividade de cada um.

III. Principais categorias e ferramentas No h uma definio clssica para o termo ferramentas sociais. O noviciado e o rpido crescimento dos recursos postos disposio dos usurios tm conduzido a entendimentos distintos, conforme a fonte consultada. Para as finalidades deste documento, estamos considerando ferramentas sociais como o conjunto de ferramentas gratuitas disponveis na Internet destinadas a promoo do trabalho colaborativo e da interatividade; criao, administrao, publicao e armazenamento de contedo, e que facilitem ou
2

forneam suporte para a execuo das tarefas antes mencionadas. Da mesma forma, a classificao das ferramentas sociais em famlias de afinidade no segue um padro amplamente aceito. Neste caso, adotamos uma categorizao que nos pareceu a mais didtica para o entendimento da questo, face os objetivos deste curso. Por fim, as categorias e ferramentas aqui citadas no possuem a pretenso de cobertura universal. Limitamos-nos a uma seleo e categorizao que nos pareceram ser as mais importantes para a melhoria das atividades educacionais e para a modernizao do servio pblico como um todo.

Escritrio Virtual Conjunto de aplicaes que permite ao usurio montar uma espcie de mesa ou escrivaninha de trabalho digital, com recursos como agenda, bloco de anotaes, quadro de avisos, processador de texto, planilha, gerenciador de apresentao, etc., todos eles gratuitos e disponveis on-line na Internet. Exemplos: Agenda: Google Calendar; Mapas: Google Maps; Maplink Atualizaes e Lembretes: Google Alert; Aplicativos: Google Docs, Zoho Docs; Cronograma e Gesto de projeto: Gantt Project, Basecamp Blog O blog uma ferramenta simplificada de publicao de contedo, que no demanda conhecimento tcnico especializado em informtica. No incio se limitava a ser uma forma de dirio pessoal on-line, no entanto, ao longo do tempo foi ganhando novas funes. Hoje, o blog utilizado como recurso corporativo por um nmero crescente de organizaes, que vem na ferramenta a possibilidade de uma comunicao mais informal e mais prxima tanto interna como externa - com os clientes, no caso das empresas privadas e com a populao em geral, no caso dos rgos pblicos. Atualmente, existem indexados na Internet cerca de 133 milhes de blogs.4 Exemplos: Blogger, WorldPress, TypePad, UOL blog, Terra blog Browser Browser ou navegador um programa de computador que possibilita aos usurios interagirem com documentos virtuais da Internet, tambm conhecidos como pginas HTML.

Fonte: Technorati Media, State of the Blogosphere, 2008

Ele nasceu da necessidade de conferir certa normatizao tcnica aos sites que comearam a surgir em ritmo exponencial com a liberao da internet fora do ambiente acadmico, na primeira metade dos anos 90. Possuem uma srie de funes que facilitam a navegao, tais como abas, barras de busca rpida e seleo de endereos favoritos. Exemplos: Firefox, pera, Safari, Internet Explorer, Chrome Captura de Tela Na montagem de um blog, tutorial ou de um documento qualquer, muitas vezes importante mencionar ou apontar para pginas web consideradas importantes. Estas ferramentas permitem tirar uma foto da pgina desejada em seu ambiente ou mesmo film-la em movimento. Lembre-se que uma imagem vale mais do que mil palavras. Exemplo: Jing, ScreenToaster, ScreenHunter Classificao de Notcias Site de publicao que permite organizar e classificar notcias indicadas pelos usurios, levando em considerao a importncia das mesmas de acordo com o nmero de acessos ou por um sistema de votao. Exemplos: DIGG, Google Notcias Criao de Sites J vai longe o tempo em que criar sites era tarefa de programadores. Hoje existem recursos que permitem montar pginas em pouco tempo sem necessidade de conhecimento de linguagem de programao. Em alguns casos voc precisa ter um local para hospedar a pgina criada, em outros, entretanto, esse servio j est includo. Exemplo: Google Sites, Yahoo Geocities, Webs Correio Eletrnico via Web O e-mail uma ferramenta de grande importncia para a comunicao, pois permite a comunicao de maneira rpida, prtica e barata. Essa tecnologia permite que as informaes sejam transportadas sem custo quase que instantaneamente, facilitando assim a comunicao com um amplo e disperso conjunto de pessoas. Exemplos: Gmail, Hotmail, Yahoo mail, Zipmail Editor de Fotos Fotos escuras, muito grandes no so mais problema para o fotgrafo amador. H softwares gratuitos que permitem melhorar a qualidade de
4

fotografias, acrescentar textos e criar efeitos visuais, dando um toque profissional a um trabalho amador. Exemplo: Picasa, Photoscape, Photoshop Express Educao Distncia - EAD Em uma poca em que a aprendizagem passa a ter carter permanente (lifelong learning), a educao distncia torna-se recurso estratgico, capaz de viabilizar o treinamento simultneo de uma srie de profissionais, em seus prprios ambientes de trabalho, nos horrios mais convenientes. Assim, possvel adotar o ritmo mais adequado para compatibilizar esta tarefa com as demais demandas de rotina da organizao. Da mesma forma que as ferramentas de vdeo-conferncia, a educao distncia reduz drasticamente os custos de deslocamento. Convm lembrar, no entanto, que um programa srio de educao distncia, vai muito alm da disponibilidade de ferramentas tecnolgicas de ponta, acompanhadas da simples replicao de procedimentos do mundo presencial. A educao distncia, ao contrrio, deve possuir mtodo e pedagogia prprios, desenvolvidos especialmente para o mundo virtual e, no caso do servio pblico, tendo como alvo, o profissional adulto. Exemplo: CourseLab, TelEduc, Feed um formato de distribuio de informaes pela Internet que permite listar atualizaes de um determinado site, possibilitando que seja feito facilmente o acompanhamento deste, sem necessidade de acess-lo. Associado com outras ferramentas como blog, possibilita tambm criar e divulgar manchetes sobre assuntos variados, para os quais deseje chamar ateno, e que so tratados, em detalhe, dentro de determinado site. Exemplos: Google Reader, Feedburner, Browsers em geral Gerenciamento de Cursos Esta famlia de ferramentas permite a criao de pginas web voltadas para atividades educacionais, na qual professores e alunos podem interagir, fazendo exerccios, realizando pesquisas, elaborando relatrios de atividades, criando comunidades, trocando bases de dados de interesse comum, e mais uma infinidade de tarefas onde a criatividade de cada grupo o limite. possvel utiliz-las para a realizao de cursos distncia ou como complemento de atividades presenciais (blended learning) Exemplo: Moodle

Gerenciamento de Favoritos Diariamente ns descobrimos pginas web que nos impressionam pela beleza, pela quantidade de informaes, pela utilidade para o nosso trabalho rotineiro. Sem guardar seu endereo em algum canto, torna-se praticamente impossvel voltar a elas, quando necessrio. Este tipo de recurso permite guardar e classificar esses endereos, permitindo voltar a eles de qualquer computador, em qualquer lugar e at mesmo compartilhar esses endereos com outras pessoas. Exemplos: Delicious, Simpy, Pagestacker Mecanismo de busca A Internet conta, hoje, com mais de 186 milhes de sites5, cobrindo os mais variados temas. Ainda que seja humanamente impossvel conhecer tudo o que vai ao ar, devemos ter conscincia de que um nmero crescente de documentos e servios publicados na grande rede mundial til para o trabalho e, mesmo, para nossa vida pessoal. A navegao neste universo nebuloso, e qualitativamente desigual, ir, por isso, demandar mecanismos de busca, cada vez mais sofisticados e seletivos. S com o uso desses instrumentos, conseguiremos agilizar nossas pesquisas, separar informaes, e localizar elementos de interesse que possam redundar, no futuro, em novos conhecimentos para a organizao. Exemplos: Google, Yahoo, Live Search Micro-blog Os micro-blogs como o prprio nome aponta, referem-se a um conjunto de ferramentas semelhantes aos blogs, porm com limitao de tamanho de escrita. De incio, foram utilizados para fornecer informaes praticamente real time sobre a localizao e atividade do blogueiro. Com o passar do tempo, passou a ser utilizado para tarefas com mais propsito, tais como cobertura de eventos diretamente do local e na hora em que ocorrem, envio de manchetes jornalsticas, alertas de utilidade pblica (lembrando os SMS dos telefones celulares), entre outros. Exemplos: Twitter, Tumblk, Jaiku, Pownce, FriendFeed, Yammer Hospedagem, Compartilhamento e Classificao de Documentos Diversos A continuada queda nos custos de processamento, armazenamento e comunicao de dados, viabilizou o surgimento de locais gratuitos para o armazenamento e a distribuio de textos, fotos, slides e vdeos. Estes recursos permitiram aos produtores dos documentos guard-los fora de

Fonte: Netcraft Ltd., Dezembro 2008

seus computadores, em super servidores, a partir dos quais, com a concordncia dos autores, pudessem ser vistos em toda a Internet. Os sites destinados ao armazenamento de arquivos multimdia (vdeos, fotos ou slides) tambm possibilitam criar canais, personalizados ou no, que agrupam contedos relacionados a um determinado tema (educao, humor, etc.). Alm de disponibilizar os arquivos multimdia, os participantes dos canais podem criar ambientes de discusso e trocar informaes atravs de comentrios. Exemplos: Textos Google Docs, Scribd; Fotos Flickr, Picasa; Slides, Slideshare; Vdeos Youtube, Vimeo, Dotsub, Google Vdeos; Arquivos diversos Humyo, 4share, Fileshare Podcast Os podcasts so programas que permitem gravar, hospedar e distribuir o registro de udios, com o formato de arquivos de udio MP3. Esta ferramenta possibilita aos usurios montarem sua prpria estao de rdio cujo contedo e pblico alvo sero definidos por seus produtores. Exemplo: Podcast1, MyPodcast, PodBean Rede Sociail Ambiente, aberto ou exclusivo, que congrega pessoas com interesses comuns, dispostas a interagir e ampliar relaes, por meio da troca de idias, discusso de temas de interesse comum, busca de solues para questes propostas, sejam elas de cunho profissional ou pessoal. Exemplos: Orkut, Myspace, Facebook, Ning, Linkedin Voz sobre IP Internet Protocol Ferramenta que permite a comunicao telefnica utilizando a Internet. Sua utilizao possibilita drstica reduo nos custos de comunicao local, interurbana e internacional. Com a melhoria das condies de trfego, oriunda da utilizao da banda larga, a comunicao telefnica pela Internet vem se aperfeioando rapidamente, permitindo, com o apoio de uma webcam, a visualizao do(s) interlocutor(es). A tecnologia via Internet possibilita ainda a integrao com outros servios, como, por exemplo, mensagens de textos instantneas e compartilhamento de arquivos.
7

Exemplo: Skype, Tokbox, Justvoipe, Google Talk, MSN, Meebo Wiki Outra ferramenta de gesto de contedo. Tem como caracterstica central possibilitar a criao coletiva de um documento web. O contedo no wiki fcil de ser criado e alterado, uma vez que a interface desenhada para o usurio final, no necessitando de conhecimentos especficos de web. A wikipedia, enciclopdia livre criada em 2001, que conta hoje com mais de 300.000 verbetes, o mais conhecido exemplo de ambiente produzido com o uso de ferramentas desta categoria. Exemplos: Zoho, Wikispace, MediaWiki, DidiWiki, TWiki, Wetpaint.

IV. A Rede Paulista de Inovao A Rede Paulista de Inovao em Governo um ambiente virtual de colaborao, interao e qualificao, onde os funcionrios pblicos podem compartilhar solues e experincias voltadas para a melhoria da gesto pblica. O projeto estimula e orienta a utilizao de muitas das ferramentas sociais anteriormente citadas com as quais o servidor, neste caso o profissional do ensino, poder rapidamente criar, publicar e divulgar iniciativas inovadoras, antes restritas a um determinado rgo, permitindo que essas solues possam ser apropriadas por toda a administrao pblica. Os principais elementos desse ambiente so os seguintes, neste incio de 2009: 1. Portal iGovSP (http://www.igovsp.net) o concentrador das iniciativas apresentadas neste projeto. Ele consolida as novidades que ocorrem na Rede Paulista de Inovao em Governo durante a semana, como por exemplo, a incluso de novos pontos na rede ou a produo de novos contedos. o site de convergncia das aes da rede, suas pginas explicam o projeto e criam a interao com os contedos, conectando o usurio diretamente aos blogs, canais de vdeo, wikis, podcasts e outros produtos de inovao, alm de, claro, oferecer contato e relacionamento entre os interatores de Governo. 2. Blog iGovBrasil (http://www.igovbrasil.com/) O objetivo do blog iGovBrasil buscar nas iniciativas de Governos de vrios pases exemplos de inovao que promovam o bem estar dos cidados e a melhoria da gesto pblica. O relato desse tipo de ao visa abrir discusses sobre a aplicao de iniciativas no Governo do
8

Estado de So Paulo. Com esse intuito o blog incentiva a interao com o leitor, atravs de comentrios e classificao das notcias apresentadas. Semanalmente o site atualizado com disponibilizao de novo contedo, sendo que desde seu lanamento em 2007 j conta com 121 postagens. 3. Blog iGovSP (http://igovsp.blogspot.com) O blog iGovSP tem a funo informativa de relatar as experincias inovadoras promovidas por servidores pblicos paulistas. Dessa forma, o blog emerge boas prticas que esto ocultas ou restritas ao mbito local. Desde sua criao em dezembro de 2007, j foram publicadas 34 postagens. O iGovSP atualizado semanalmente, com o relato de novas iniciativas. 4. Blog iGovSaber (http://igovsaber.blogspot.com) O iGovSaber um espao virtual destinado divulgao de contedo sobre gesto do conhecimento e inovao no servio pblico nacional e internacional. O blog disponibiliza uma srie de informaes em diversos formatos como textos, apresentaes, vdeos, recomendaes bibliogrficas e podcasts. O iGovSaber atualizado semanalmente, sempre com informaes provenientes de pesquisadores e especialistas nos temas de Gesto do Conhecimento e Inovao, o que refora a credibilidade das informaes postadas e mantm o interesse do pblico alvo. Desde sua criao, em maio de 2008, j foram publicadas 29 postagens. 5. Blog do Projeto SMS (http://smsigovsp.blogspot.com/) O Projeto SMS, que tem como objetivo disseminar o uso de SMS em servios pblicos e utiliza, como ferramenta de gesto, vrios blogs. A maioria deles so blogs privados, aos quais s tm acesso aqueles envolvidos no projeto. Eles so voltados para a gesto de subprojetos correspondentes a pilotos de emprego de SMS em servios pblicos. H um blog para cada piloto. A ferramenta neles utilizada para coordenar as aes, centralizar a comunicao, armazenar informaes do projeto, etc. H tambm um blog pblico, o Projeto SMS (http://smsigovsp.blogspot.com), que no usado diretamente na gesto cotidiana do projeto, mas sim para a comunicao do seu andamento, resultados e documentos ao pblico em geral. O projeto inovador no s pela gesto atravs de blogs, mas por propor o uso de mensagens SMS (popularmente conhecidas como torpedo) para a prestao de servios aos cidados paulistas. O blog Projeto SMS
9

atualizado de acordo com a freqncia de novidades no projeto, os leitores podem ainda utilizar-se de feed (assinatura de atualizao automtica de postagens) para facilitar o acompanhamento das novidades. Desde sua criao em maio de 2008, foram publicadas 12 postagens informativas sobre o projeto. 6. Site Compras Sustentveis (http://www.comprassustentaveis.net) O site Compras Pblicas Sustentveis um espao informativo que possibilita a troca de informao e criao conjunta de contedo com a finalidade de incentivar hbitos sustentveis e compartilhar experincias de sucesso pelos servidores pblicos. O objetivo torn-lo um espao permanente de colaborao para implementao do Programa Estadual de Contrataes Pblicas Sustentveis. O contedo discutido no site abrange as aes ambientais das Comisses e Secretarias Pblicas, notcias sobre sustentabilidade, leis e decretos, publicaes e estudos de sustentabilidade em diversos setores, como educao, sade, segurana e transporte. Esse contedo deve ser criado de forma colaborativa, por exemplo, atravs dos relatos dos coordenadores e membros das Comisses Internas de Contrataes Pblicas Sustentveis, sobre as aes, experincias e atividades realizadas por sua entidade. O site ainda contm um wiki de Compras Sustentveis que disponibiliza conceitos referentes ao tema. Alm disso, as informaes so apresentadas de diversas formas, como texto, RSS, foto e vdeo. 7. Canal de Podcast Pensando Alto (http://igov.podbean.com/) O propsito do canal de udio promover, como em uma programao de rdio, o debate, as idias, as novidades e acontecimentos nacionais e internacionais em tecnologia, governo e inovao. O pblico pode participar dando sua opinio atravs de comentrios direcionados a cada podcast. A ferramenta podcast possibilita que cada programa seja ouvido on-line no prprio canal ou possa ser baixado para ser ouvido a qualquer hora e qualquer lugar. O canal Pensando Alto foi lanado em agosto de 2008 e conta com seis programas. A freqncia de promoo desses debates quinzenal. 8. Tutorial iGovExplica (http://www.igovsp.net/igovexplica) O iGovExplica tem por objetivo apresentar e explicar a utilizao das ferramentas Web 2.0, para que o servidor se sinta estimulado a utiliz-las em seu trabalho. O tutorial composto por um wiki (http://igovexplica.wiki.zoho.com) e por um canal de vdeo (http://www.vimeo.com/canaligovexplica) tendo como foco instruir conceitualmente a web 2.0 e sua aplicabilidade aos servidores pblicos.

10

O wiki iGovExplica apresenta os tutoriais em formato de texto, imagens, vdeos e slides para facilitar a compreenso de todo o contedo pelo leitor. Por ser feito em uma plataforma wiki, o contedo facilmente revisado semanalmente, de maneira que o tutorial esteja sempre se modificando. Dessa forma, as informaes so continuamente melhoradas e completadas. At o momento j foram desenvolvidos tutoriais sobre blogs, fruns, wikis e transmisso interativa de vdeo, abordando passo a passo desde a criao e configurao de contas nessas ferramentas at boas dicas para o uso e bons exemplos em setor pblico. O canal de vdeo iGovExplica utiliza duas abordagens para os tutoriais: vdeo com a explicao passo a passo de criao e uso de cada ferramenta e vdeo para sensibilizar o servidor pblico a utiliz-las, com a identificao de alguns casos de uso, por exemplo, como e em que situao se usa blog, wiki e frum, empregando uma linguagem ldica e didtica. Os vdeos foram criados usando materiais e equipamentos de baixo custo e de fcil acesso. J foram desenvolvidos cinco vdeos para o canal: o que blog, blog passo a passo, o que wiki, wiki passo a passo, o que frum. 9. Canal de vdeo iGov Flash (http://www.vimeo.com/igovspflash) O canal agrega vdeos de poucos minutos das palestras de pessoas renomadas nacional e internacionalmente em torno de temas como gesto do conhecimento, inovao, ferramentas sociais, gesto pblica, entre outros. Alm da disponibilizao dos vdeos no iGovSP Flash, eles so tambm analisados e divulgados no Blog iGovSaber com relatos em postagens sobre a palestra assistida. 10. Canal de vdeo IPTV iGov (http://iptv.usp.br/overmedia/videos.jsp?_contexto=grupo&_idContexto=61) O IPTV USP um canal que busca agregar e permitir o acesso amplo a informaes educacionais, cientficas e culturais produzidas na Universidade de So Paulo, democratizando o conhecimento gerado nesta Instituio. Para cumprir tal objetivo o projeto tem um escopo amplo, que atende no s as necessidades relacionadas ao processo de publicao e consumo de vdeos e eventos, mas que tambm permite uma gerncia e centralizao mais efetiva dos servios e contedos audiovisuais, e a criao de grupos e comunidades de discusso entorno de temas comuns e relacionados aos vdeos.

11

11. Canal de vdeo Persona (http://vimeo.com/canaligovpersona) Nesse espao, personalidades do meio acadmico, do setor pblico e do setor privado mostram sua opinio sobre assuntos variados como gesto do conhecimento, inovao e gesto pblica. As entrevistas so realizadas geralmente aps as palestras ministradas, sendo questionados pontos relevantes de sua exposio. O Canal Persona j disponibiliza oito entrevistas com personalidades como Jos Cludio Terra, referncia nacional em gesto do conhecimento e Charles McNeely, administrador da cidade de Reno (EUA). 12. Canal de vdeo O que voc pensa? (http://www.vimeo.com/canaligovoquevocepensa) O canal O que voc pensa? mostra a opinio de especialistas e servidores sobre um conceito ou um tema. Assim o canal forma um mosaico de opinies atravs das entrevistas realizadas. O tema atual do canal O que voc pensa sobre inovao e j possui a opinio de oito entrevistados. Dentre os entrevistados esto David Gurteen e Ana Neves, referncias internacionais em gesto do conhecimento, e Ary Plonski, referncia nacional em gesto da inovao. 13. Canal Interativo iGovSP (http://igovspinterativo.blogspot.com/) O canal uma plataforma para a transmisso ao vivo de palestras e eventos, que permite a interao do pblico atravs de debates em chats. O Canal Iterativo iGovSP tambm disponibiliza fotos desses eventos e links dos pontos que compem a rede. Quando no h nenhum evento, ocorre a transmisso de vdeos dos pontos da rede relacionados a inovao no setor pblico. 14. Comunidade NsGov (http://igovsp.ning.com/) A comunidade NsGov tem o objetivo de ser um ambiente colaborativo entre os servidores pblicos interessados em promover a inovao. um espao propcio a debates e integrao dos servidores pblicos, feita atravs da criao de fruns. Alm dos debates que ocorrem nos fruns, cada membro pode ter um perfil na comunidade e pode ainda publicar vdeos e informaes de eventos relacionados inovao em Governo. Lembramos, por fim, que no caso das ferramentas sociais aqui abordadas, a comunidade NsGov possui um frum especfico voltado para discusso deste tema. Por isso, se vocs tiverem alguma dvida, ou interesse em aprofundar a
12

discusso sobre questes levantadas nesta apostila, visitem este ambiente. Ser um prazer receb-los l.

13

You might also like