You are on page 1of 6

Modelos de Habilidades e Competncias

Os modelos de administrativos com foco em competncias e habilidades se enquadram dentro do conceito de RH Estratgico e nasceram inseridos num contexto de competitividade crescente como uma forma inovadora e inteligente de atender s novas demandas dos ambientes organizacionais.. De inicio, importante esclarecer que quando falamos sobre competncia estamos adotando sua definio mais amplamente utilizada: "Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptides que possibilitam maior probabilidade de obteno de sucesso na execuo de determinadas atividades." Ao longo das vrias mudanas ocorridas, as empresas implementaram readequaes em diversos mbitos de seus processos. As estruturas organizacionais passaram a ter um nmero menor de nveis hierrquicos de forma a possibilitar reduo de custos aliada a maior agilidade na cadeia de deciso. Os quadros de pessoal, na busca de alternativas para reduo de custos, sofreram revises e enxugamentos. Comeamos a falar sobre multi-funcionalidade, responsveis por processos e grupos auto-geridos. Estas, dentre outras medidas, fizeram surgir novas necessidades que os sistemas tradicionais de RH no conseguiam atender e, como alternativa, experincias foram sendo desenvolvidas com base na gesto por competncias e habilidades, sendo que atualmente vrias empresas de ponta j adotam esta ferramenta. Uma vez identificadas estas competncias por meio da elaborao das descries de cada funo, assim como aes de seleo, acompanhamento, avaliao, desenvolvimento e remunerao dos profissionais, elas passam a ser regidas sob o foco de dotar a empresa dos nveis de competncias necessrios ao alcance e gesto de um diferencial competitivo baseado em seus recursos humanos. A principal caracterstica da gesto baseada em competncias que ela permite empresa gerir seus recursos humanos de acordo com o grau de capacitao alcanado pelos seus colaboradores dentro das competncias previstas para cada cargo. Desta forma, alm de orientar as aes da organizao, tambm sinalizado para o funcionrio onde ele pode investir em seu autodesenvolvimento e, na medida em que ele v alcanando nveis maiores de competncia dentro do cargo, tambm vai alcanando crescimento nos nveis salariais recebidos. Existem vrios modelos tericos que apresentam grupos de habilidades e competncias, em minha carreira utilizei vrios, de acordo com a cultura organizacional e modelos de cargos que identifiquei em vrias empresas, e posso concluir que o melhor modelo aquele que est alinhado com as competncias organizacionais, ou seja, com os valores corporativos de cada empresa. Como exemplo listo abaixo um pequeno modelo, onde fao a diviso entre Habilidades e Competncias Tcnicas e Comportamentais, e os elementos que as compem.

Competncias Tcnicas

Entendo como Competncias Tcnicas todas aquelas que so obtidas atravs de educao formal, treinamentos e experincia profissional, so elas: ESCOLARIDADE Nvel de escolaridade formal exigida para o pleno desenvolvimento das atribuies do cargo. TREINAMENTOS Treinamentos, cursos especficos, habilitaes profissionais, especializaes, etc., necessrios para obter melhores resultados no desempenho do cargo. CONHECIMENTOS TCNICOS Conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuies do cargo, obtidos atravs da escolaridade e treinamentos realizados e aplicados e aprimorados em experincia profissional, podem ser classificados como:

Conhecimentos tcnicos elementares - Pressupe o conhecimento de um vocabulrio que permita compreender as orientaes de trabalho e comunicar com titulares de empregos semelhantes. O conhecimento tcnico limitado ao nvel da tomada de conhecimento da existncia de princpios tcnicos subjacentes realizao de tarefas relativamente simples e repetitivas. Este nvel de conhecimentos adquirido atravs do ensino bsico e de uma prtica profissional de curta durao ou de adaptao ao posto de trabalho. Conhecimentos tcnicos bsicos - Conhecimento preciso de um determinado vocabulrio tcnico que lhe permite tratar informaes variadas. Este nvel de conhecimento permite a recolha de informaes, o seu registro, assim como a compreenso de princpios tcnicos. Este nvel est associado a tarefas com algum grau de repetitividade ou a uma polivalncia horizontal (realizao de tarefas de outros postos ou empregos prximos). Conhecimentos tcnicos fundamentais - Pressupe um nvel de conhecimento que se traduz em capacidades para compreender as repercusses de determinado fenmeno ou fator nas aes. Trata-se de um nvel em que se exige a elaborao de relaes analgicas entre os conhecimentos e as prticas, apelando para o domnio de alguns fundamentos gerais de ordem cientfica e tcnica. Pressupe tambm que o indivduo consiga discutir, colocar questes, compreender as respostas e negociar diferentes formas de abordar um problema. Este nvel de conhecimento adquirido atravs do ensino tcnico-profissional e/ou de uma experincia profissional construda atravs de um percurso profissional por vrios empregos idnticos ou prximos (2-5 anos). As atividades associadas a este nvel podem ser de transformao e manuteno com autonomia; de coordenao e controlo relativos a tomada de decises de rotina. Conhecimentos tcnicos slidos - Pressupe um nvel de conhecimento que permita avaliar e analisar resultados e conhecer os limites e os constrangimentos dos conceitos, mtodos e instrumentos e, em funo dos mesmos, prever situaes, propor alteraes aos procedimentos. Trata-se de possuir um domnio de conhecimentos cientficos e tcnicos especficos que pressupe que o indivduo disponha de uma real autonomia nos conceitos, mtodos e instrumentos, adquiridos ao nvel do ensino superior politcnico ou equivalente que lhe permitam desenvolver atividades de concepo e de gesto com autonomia e encontrar solues para situaes imprevistas e disfuncionamentos.

Conhecimentos tcnicos profundos - Trata-se de um nvel de conhecimentos que permite a evoluo dos conceitos, mtodos e instrumentos e corresponde capacidade de conceber e renovar o sistema de gesto, o sistema tcnico, ou outro. Este nvel exige o domnio total e aprofundado dos fundamentos cientficos e tcnicos, que so adquiridos atravs do ensino de nvel superior. Permite pesquisar, intervir e tomar decises inovadoras relativas a situaes no experimentadas.

Competncias Comportamentais
Entendo como Competncias Comportamentais todas aquelas que possibilitam maior probabilidade de obteno de sucesso na execuo de determinadas atividades, podem ser inerentes s caractersticas de personalidade de um indivduo, ou obtidas no convvio social, bem como podem ser obtidas e aprimoradas atravs de treinamentos e auto-desenvolvimento. Subdividido essas competncias em cinco grupos: Intelectuais, Comunicativas, Sociais, Comportamentais e Organizacionais, com conceitos a saber: 1. INTELECTUAIS So as competncias necessrias para reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente, introduzir modificaes no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.

Aplicar conhecimento Saber aplicar seus conhecimentos tcnicos para a resoluo das situaes expostas em seu contexto de atuao. Transferir conhecimento Saber multiplicar seus conhecimentos tcnicos para seu superior, pares, subordinado, clientes, fornecedores, ensinando, instruindo e aperfeioando a resoluo das situaes expostas em seu contexto de atuao. Estar apto para adquirir novos conhecimentos. Generalizar conhecimento Traduzir os conhecimentos do nvel institucional realidade da organizao, transferindo ao prximo nvel, o operacional, a responsabilidade direta pela implementao das idias. De um lado, faz contato com situao de extrema instabilidade - quando interage com o nvel institucional - e, de outro, com protocolos sobretudo rgidos e previsveis quando faz interface com o nvel operacional. Reconhecer e definir problemas, propondo solues para equacion-los Visualizar, analisar e situar os negcios da empresa dentro do contexto nacional e mundial, de modo solidificar e perpetuar a imagem e atuao da empresa dentro desse cenrio, independente do produto ou servio prestado.

2. DE COMUNICAO So as competncias utilizadas na forma de expresso e comunicao com seu grupo, superiores hierrquicos ou subordinados, clientes internos e externos, de cooperao de trabalho em equipe, de dilogo, de exerccio da negociao e de comunicao.

Comunicao - Comunicar-se com os acionistas, clientes, fornecedores, parceiros, superiores e subordinados de forma eficaz - Entender os tipos de feedback, como avaliar a adeqabilidade e as condies do feedback. Feedback

eficaz. Feedback individual versus feedback coletivo; prs e contras; como e quando pedir feedback; as diversas direes possveis de se dar feedback.

Redao e Gramtica Comunicar-se por escrito de maneira mais clara e mais eficaz. Inclui diretrizes especficas de como preparar memorandos, cartas, emails, propostas e outros tipos de comunicao. Escrever centrado no leitor e formatar suas comunicaes de tal forma que sejam fceis de ser lidas, que causem o impacto desejado e que o ajudem a alcanar seus objetivos. Negociao Capacidade de demonstrar atitudes flexveis e de adapt-las a terceiros e a situaes diversas. Desenvolver habilidades de relacionamento, incluindo as capacidades de flexibilizao e adaptao, com enfoque na postura pessoal.

3. COMPETNCIAS SOCIAIS So as competncias necessrias para atitudes e comportamentos necessrios para transferi-lo conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa.

Relacionamento Interpessoal - Cultuar uma boa relao com seus colaboradores, tanto nas questes voltadas ao dia-a-dia de trabalho, atravs de orientaes em relao aos trabalhos, quanto naquelas horas onde a emoo fazse presente. preciso que o lder esteja atento s atitudes de sua equipe, para melhor direcionar sua atuao frente aos acontecimentos. Trabalhar em equipe, gerenciando conflitos e interesses Capacidade e discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo da Motivao e a aplicao eficaz da liderana, com capacidade de influenciar o comportamento do grupo com empatia e equidade, visando os interesses interpessoais e institucionais. Conscincia Ambiental Dimensionar a importncia do meio-ambiente e o impacto de suas aes na preservao do mesmo.

4. COMPETNCIAS COMPORTAMENTAIS So as competncias necessrias para demonstrar esprito empreendedor e capacidade para a inovao, iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura s mudanas, conscincia da qualidade e implicaes ticas do seu trabalho.

Iniciativa - Identificar e atuar pro ativamente sobre problemas e oportunidades. Oferecer-se para Tarefas e identificar o que precisa ser feito e comea a agir. Comear a agir sem que lhe peam ou exijam. Aproveitar oportunidades e comea a agir para tomar vantagem delas. Comear projetos individuais ou em grupo e assume responsabilidade total por seu sucesso. Identificar logo o que precisa ser feito frente a obstculo e age at que sejam superados. Assumir responsabilidade de criar todos os passos de um projeto cujas circunstncias e resultados no estejam bem definidos. Criatividade - Produzir mais e melhores idias para o desenvolvimento de produtos e de novos processos de trabalho.

Adaptabilidade Adaptar-se s condies favorveis e desfavorveis sejam elas de qualquer ordem (ambientais, econmicas, tecnolgicas...). Conscincia da qualidade - Buscar pela excelncia de produtos e servios e uma preocupao maior com as crescentes exigncias dos clientes internos e externos. tica Sustentar-se em valores ticos e morais, gerando credibilidade e confiana na sua gesto por aqueles que fazem parte do seu convvio dirio: Colaboradores, Clientes Internos e Externos, Parceiros e Fornecedores. Coerncia - O discurso no deve ser diferente da prtica e isso um ponto de relevncia que deve ser sempre observado na gesto. preciso que o lder seja coerente em suas atitudes, com sua Misso e com sua equipe, pois quando a equipe observa contradio, certamente se comportar da mesma maneira, o que caracteriza a cultura do no comprometimento, ameaando os resultados produzidos.

5. COMPETNCIAS ORGANIZACIONAIS So as competncias necessrias para compreenso do negcio, seus objetivos, relaes com o mercado, ambiente scio poltico (conhecimento em negcio, planejamento, orientao para o cliente).

Compromisso com Resultados Liderar/atuar com foco em objetivos quantitativos e qualitativos. Quando observado e praticado pelo lder, trar credibilidade por parte de seus liderados. Uma vez que o lder influencia diretamente o comportamento de seus liderados, quando de sua aceitao, a prtica de tal competncia servir como modelo a ser seguido e poder gerar estmulos positivos na equipe, tornando-a cada vez mais compromissada com as metas a serem atingidas. Gerenciar Tempo - Estabelecer metas, priorizar tarefas, lidar com os desperdiadores de tempo, fazer anlise do tempo e criar e maximizar sua programao de uso do tempo. Gerenciar Recursos Zelar pelo controle da previso oramentria do departamento ou Unidade de Negcio e como analisar e justificar um investimento. Equacionar a mo-de-obra disponvel com os recursos tcnicos disponveis. Planejamento e Organizao Coordenar suas tarefas e/ou da equipe, incluindo o planejamento (plano de ao/cronograma), a organizao (distribuio de trabalhos), e as tarefas seqenciais (aes), bem como a seleo e a alocao de recursos necessrios. Liderar Administrar equipes com eficcia: delegar eficazmente, ampliar oportunidades e demonstrar justia ante seus feitos. Criar um clima propcio ao desenvolvimento: ampliar os desafios e as oportunidades para criar um clima que favorea o desenvolvimento de sua equipe. Saber lidar com colaboradores quando apresentam problemas : agir com deciso e equidade quando tratar colaboradores com problemas. Formar uma equipe de talentos: investir no

desenvolvimento do potencial de seus colaboradores, identificando e oferecendo novos desafios e responsabilidade compartilhada.

Atuar estrategicamente Estabelecer conexo com dois tipos de ambientes que influenciam diretamente nos resultados da equipe: os internos e os externos. Atuar de forma a antever oportunidades e ameaas, tendncias e inovaes possibilitando o agir, ou seja, empreender esforos para a excelncia na performance de sua equipe...

Autor: Equipe Pesquisa Salarial da Catho Online

You might also like