You are on page 1of 27

ISSN ISSN

0103-5665 0103-5665

187

O SUJEITO CEREBRAL1 THE CEREBRAL SUBJECT

Alain Ehrenberg* Traduo de Marianna T. de Oliveira & Monah Winograd

Gary [...] tinha cada vez mais dificuldade de acreditar que seu problema no era neuroqumico, mas pessoal. (Franzen, 2002)

Erik R. Kandel (1999), que recebeu em 2000 o Prmio Nobel de Fisiologia e de Medicina por seus trabalhos sobre a memria dita procedimental, acredita que a maioria dos bilogos est convencida de que o esprito ser, para a biologia do sculo XXI, o que o gene foi para a biologia do sculo XX (Kandel, 1999). Esta biologia ser uma cincia do homem total e seu objetivo est claramente indicado pelo argumento de um colquio sobre A biologia da conscincia. Neurocincias, neuropsiquiatria, cognio, que se realizou em Paris, em abril de 2002, sob a presidncia de Gerald Edelman (1992): As neurocincias so a chave dos processos de aprendizagem, dos comportamentos sociais, das disfunes neurolgicas e mentais. O social, o cerebral e o mental sero fundidos nesta nova cincia rainha. As disciplinas hoje reagrupadas sob a etiqueta neurocincias interessavam-se tradicionalmente pelo movimento, pelos sentidos (viso, audio etc.), pela aprendizagem e pelas doenas neurolgicas (Alzheimer, Parkinson). Existia igualmente uma importante tradio de pesquisa em psiquiatria biolgica sobre as patologias mentais. A partir dos anos 1980, as neurocincias permitiram a produo de duas

* Socilogo e pesquisador do Centro Edgar-Morin; Diretor do Centro de Pesquisa Psychotropes, Sant Mentale, Socit du Centre National de Recherche Scientifique (CNRS) Frana.
PSIC.P C SIC LIN .C ., LIN RIO ., DE RIO JANEIRO DE J ANEIRO , VOL,.21, VOLN .15, .1, N P.187 .2, P.X 213, Y, 2003 2009

188 O SUJEITO CEREBRAL

mudanas. Por um lado, as doenas neurolgicas e as doenas mentais se tornaram suscetveis de serem abordadas como uma nica espcie de doena. Por outro, o permetro de ao dessas disciplinas se estendeu s emoes, aos comportamentos sociais e aos sentimentos morais. Graas imageria cerebral e s novas tcnicas de biologia molecular que permitem ver o crebro em ao, poder-se-ia no somente esperar progressos no tratamento das patologias mentais, mas, ainda, anunciar o surgimento de uma biologia da conscincia ou do esprito. Sadas do gueto da especulao metafsica, estas noes so doravante objeto de numerosas experincias de laboratrio. Human Brain Projects foram elaborados nos Estados Unidos e na Europa segundo o mesmo modelo do genoma humano, com vistas a estabelecer vrios atlas do crebro, conservados em bancos de dados (Beaulieu, 2001). Nas revistas cientficas de mais prestgio e na mdia, so anunciados regularmente resultados sobre os circuitos neuronais da simpatia e do luto, da deciso de compra, da crena em Deus, da violncia, do amor, etc2. Um relatrio da Academia de Cincias, por exemplo, sublinha que apreender o crebro indispensvel a fim de compreendermos a ns mesmos (Korn, 2003). Esta ideia igualmente comum entre os psiclogos cognitivistas que redescobrem o crebro como objeto da psicologia. Estes empreendimentos constituem um dos aspectos das guerras do sujeito evocadas na apresentao desse dossi. Se a tenso entre uma concepo do homem como ser corporal e cerebral e uma concepo adversa do homem como ser social e falante tradicional em psiquiatria3, um novo contexto instalou-se: o sofrimento psquico e a sade mental tornaram-se os principais pontos de referncia da individualizao da condio humana dentro da sociedade da autonomia generalizada. Eles oferecem uma nova linguagem que permite expressar as tenses sociais que acompanham este regime normativo4. O contexto aviva as polmicas, pois a clientela potencial concerne a cada um de ns. As neurocincias so o aporte cientfico, tecnolgico e mdico que permite responder fabulosa demanda de sade mental que se difundiu h 20 anos nas nossas sociedades. Minha proposta menos tomar partido na guerra entre partidrios do Sujeito cerebral e do Sujeito falante do que deslocar seus termos, utilizando a filosofia das cincias como ponto de apoio para uma antropologia do individualismo. A patologia mental um bom terreno para clarear a confusa questo do indivduo, pois ela apresenta o grande interesse de ser o domnio onde a dupla constituio biolgica e social da espcie humana, dupla constituio que condiciona a possibilidade de nossa vida psquica, se mistura inextricavelmente. Para clarear o debate sobre o crebro em psiquiatria e na vida social, proponho um procedimento de anlise das neurocincias que distingue dois programas e trs perspectivas.
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

189

Pode-se, com efeito, distinguir um programa fraco e um programa forte de neurocincias. O programa fraco visa o progresso no tratamento das doenas neurolgicas (Parkinson, Alzheimer) e a descoberta dos aspectos neuropatolgicos das doenas mentais, como as esquizofrenias. O programa forte, ao qual darei ateno aqui, identifica, filosoficamente falando, conhecimento do crebro e conhecimento de si mesmo e, no plano clnico, acredita poder fundir neurologia e psiquiatria, quer dizer, in fine, tratar as psicopatologias neuropatologicamente e, talvez num prazo mais longo, agir mais eficazmente sobre nossa maquinaria cerebral para aumentar nossas capacidades de deciso e ao. Tal verso maximalista visa construir uma biologia do esprito, uma neurobiologia da personalidade, dito de outro modo, uma biologia do indivduo. Se uma tal biologia cientificamente desejada, que tipo de individuo ser seu alvo? Responder a esta questo esquecida pelos dois campos permitir, talvez, decidir entre hipteses cientificas ambiciosas suscetveis de recadas mdicas e o bla-bla-bl metafsico. O programa forte das neurocincias evidencia trs perspectivas: terica, prtica e social. A perspectiva terica a explicao do esprito sobre uma base exclusivamente materialista a partir do postulado de que o crebro o fundamento do esprito. Esta perspectiva no nova, mas o contexto de progresso cientfico e de intensa preocupao com o sofrimento psquico e com a sade mental faz dela, hoje em dia, uma perspectiva prtica (profissional e teraputica): a aproximao, atravs da fuso, entre neurologia e psiquiatria, cuja separao teve incio no final do sculo XIX, estar em breve ao alcance das mos. Nos ltimos anos, os apelos pela fuso das duas profisses so objeto de numerosos artigos nas revistas que do o tom da pesquisa e elaboram as referncias em matria de tratamento nos hospitais universitrios. Alis, numerosos resumos apresentam o estado da arte, colocando no mesmo conceito de doena o Alzheimer e as esquizofrenias5. O que significa que poderamos, ao final, tratar as patologias psiquitricas como problemas neurolgicos. A perspectiva social se situa, ao mesmo tempo, nestas questes teraputicas e alm delas: em que medida a referncia ao crebro para descrever e compreender os comportamentos sociais suscetvel de entrar na linguagem comum? O crebro pode ser e em que condies um objeto de identificao, um meio de se reconhecer como um agente social? Este rgo no pode ser mais considerado hoje somente como um objeto cientfico e mdico, ele foi promovido tambm a ator social. A opinio publica est em vias de adotar a ideia de que nossas dificuldades relacionais e psicolgicas no so pessoais, mas neuroqumicas? Trata-se de uma metfora? De uma v proclamao qual ninPSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

190 O SUJEITO CEREBRAL

gum adere verdadeiramente? De uma nova linguagem para justificar nossos atos, suscetvel de se difundir socialmente? o que se deve explorar. De sada, afirmemos que a redefinio em curso das fronteiras entre neurologia e psiquiatria no por fim tenso entre o sujeito cerebral e o sujeito falante, pois essa tenso no somente interna ao mundo da psiquiatria e da sade mental, ela to inerente nossa forma de ver que no poderia ser superada. Aqui, uma aproximao antropolgica se revela til. Se a pesquisa em neurobiologia molecular evidentemente necessria, eu gostaria de mostrar que o programa forte um subproduto tpico de uma de nossas principais crenas individualistas, a saber, que o homem est primeiramente fechado na interioridade de seu corpo, lugar de sua verdade, e que, em seguida, graas ao seu esprito, ele entra em relao com outrem para formar (por contrato, imitao ou obrigao) uma sociedade. Essas crenas no so especificas das neurocincias: elas so igualmente muito comuns em sociologia e antropologia. Se as neurocincias tm tendncia a fetichizar o crebro, as cincias sociais fazem o mesmo com esta entidade mgica que o si-mesmo (ntimo, social, objetivo, farmacolgico, etc6). Sintetizarei primeiramente os elementos da grande diviso que, no final do sculo XIX, separou as doenas da leso e as doenas da funo, grande diviso que o programa forte pretende superar. Em seguida, discutirei a utilizao de dois argumentos recorrentes na literatura cientfica: a existncia de uma ponte entre o crebro e o esprito, a relao entre a especificidade biolgica de um indivduo e a especificidade do mesmo indivduo como ser social. Terminarei, enfim, com uma interrogao sobre o contexto social que leva a considerar o crebro como um indivduo, em outras palavras, a se pensar a si prprio como um crebro so ou enfermo.

1900-2000: NASCIMENTO E DECLNIO DA GRANDE DIVISO ENTRE


NEUROLOGIA E PSICOPATOLOGIA

A ideia de uma neurobiologia do sujeito humano, ou seja, de um crebro assimilado a este sujeito, se banalizou, as neurocincias tendo aparecido nas mais importantes revistas internacionais como o futuro da psiquiatria, j que elas representam uma contribuio fundamental para a compreenso dos distrbios mentais (em que consiste exatamente a contribuio para o tratamento das doenas mentais fica a precisar). O objetivo compreender os mecanismos celulares e moleculares com a esperana de que, a longo prazo, se poder agir sobre o crebro para modificar os estados mentais.
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

191

Vrios neurocientistas deixam que se espere, por fim, uma explicao completa do esprito pelos mecanismos neurobiolgicos ou pelas representaes mentais, e isto apesar do fato de que, como sublinham Albright, Jessel, Kandel e Posner (2000) no balano das neurocincias do sculo XX, publicado em fevereiro de 2000 na prestigiosa revista Cell, os problemas [so] inacreditavelmente complexos, mais complexos do que qualquer assunto ao qual ns j tenhamos sido confrontados antes em outros domnios da biologia (Albright e cols., 2000), e ainda, como lembra Edelman (1992) dentre tantos outros, apesar de que se trata do objeto material mais complexo que conhecemos no universo (Edelman, 1992). Nancy Andreasen (2001) (redatora-chefe do American Journal of Psychiatry), numa obra destinada ao grande pblico, sublinha que:
a convergncia desses dois domnios do conhecimento [biologia molecular e neuroimagem] uma das coisas mais excitantes que esto ocorrendo atualmente em medicina e em sade mental. Sua convergncia j mudou a maneira como ns pensamos, ao mesmo tempo, as causas e o tratamento das doenas mentais (Andreasen, 2001: 9-10).

Progressos no curto prazo so, nos diz ela, esperados relativamente s causas da esquizofrenia, dos transtornos do humor e dos transtornos de ansiedade. A longo prazo, precisa Andreasen (2001), o objetivo achar uma penicilina da doena mental. Gostaramos de combater a esquizofrenia ou a demncia to eficazmente quanto podemos combater as doenas infecciosas (Andreasen, 2001: 11). Este programa implica acabar com a grande diviso estabelecida, entre os anos 1880 e a primeira dcada do sculo XX, entre as doenas da leso e as doenas da funo. A distino leso/funo permite estabelecer sobre uma base clnica as fronteiras entre neurologia e psiquiatria. Para compreender os problemas levantados pelo projeto de uma biologia da personalidade, necessrio explicar as razes dessa diviso. Um nome marca para ns a clnica mental da poca: Freud. O peso da psicanlise na psicologia clnica e na psiquiatria, mas tambm na cultura ocidental do sculo XX, tal que esquecemos dos debates que deram origem psicopatologia e as suas perspectivas7. A histeria foi a patologia que permitiu construir a ideia de psiquismo e lhe dar um contedo especfico diferente de uma leso cerebral. Na poca, para falar de doena era necessrio que houvesse uma leso explicando o mal. Confrontado aos tremendos problemas da ligao entre uma leso que no se acha e uma
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

192 O SUJEITO CEREBRAL

sintomatologia desconcertante, o neurologista Charcot emprega a noo de leso funcional ou dinmica. Isto lhe permite considerar a histeria como uma patologia autntica, inserindo-a nas classes bem conhecidas das doenas sine materia e das doenas constitucionais para as quais a patologia experimental era impotente em achar leses. Em outras palavras, a ideia de funo ou de problema funcional no implica absolutamente qualquer psicologia e menos ainda algo que se poderia chamar de psiquismo. Charcot mostra que o signo discriminante da histrica sua capacidade de ser sugestionada pela hipnose, a qual produz uma reao fisiolgica e no psicolgica, a psicologia sendo um tipo de a-mais da fisiologia. Assim, Charcot salva o estatuto de doena da histeria, abrigando-a solidamente, pelo menos o que ele cr, no rinco da neurologia. A desqualificao desta concepo, por um lado, d origem psicopatologia e, por outro, reduz o permetro de ao da neurologia. s doenas imaginrias sucedem as doenas da imaginao (Castel, 1998a), as quais vo ser reservadas s mltiplas psicoterapias inventadas nessa poca, como, por exemplo, a psicanlise, que emerge dentre elas. Essa concepo foi contestada por Bernheim (o grande adversrio francs de Charcot), que mostra que qualquer um pode ser hipnotizado, e no somente as histricas, e que, consequentemente, Charcot se engana ao considerar a histeria como uma questo neurolgica e fisiolgica. Mas, e a est o gnio de Bernheim, ainda assim, ele no considera que as histricas enganam o mdico, mas sim que a histeria deve evidenciar uma outra objetividade diferente daquela da qual os mdicos e os fisiologistas fazem uso e com a qual lidam. Aqui, a funo autonomizada relativamente leso. Lida-se com problemas funcionais no sentido atual da expresso, ou seja, sem precisar invocar uma base orgnica para explicar o mal. esta ruptura que permite pensar em uma outra objetividade: o psiquismo. A isso Bernheim acrescenta ainda algo mais: H [sujeitos hipnotizados] que conservam muita vontade para certas coisas, que s cumprem as sugestes que lhes so agradveis ou indiferentes. Em outras palavras, se no se pode sugestionar qualquer coisa a qualquer um, porque h algo no sujeito que aceita ou recusa, algo de puramente pessoal. Assim, Bernheim faz emergir o prprio de um sujeito, ou seja, a existncia do subjetivo8. Ao contrrio de Bernheim, o neurologista Babinski, antigo chefe de clnica de Charcot, pensa que impossvel saber se a histrica fantasia ou no. Ele elimina assim a subjetividade, pois ela no tem nada a ver com a neurologia (pode-se reproduzir e eliminar vontade os sintomas pela sugesto; isto no pode, portanto, ser um problema de leso) e, consequentemente, com as doenas mentais que pertencem psiquiatria. Sua contribuio ter estabelecido uma fronteira entre o neurolgico e psicolgico, colocando em questo a possibilidade de compreender
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

193

os estados mentais a partir de estados cerebrais. Ora, precisamente isso o que tenta fazer nosso programa forte contemporneo. Certamente, ele se situa em oposio a Freud e psicanlise, os quais apresentam os problemas em termos de relaes fantasmticas (so doenas da imaginao), enquanto que a neurobiologia e a psiquiatria biolgica pensam em termos de dficit cognitivo; mas ele se situa igualmente em oposio s concepes de Babinski, que eliminava uma subjetividade hoje reintroduzida9. Mas em que consiste uma subjetividade doente que no mais feita de culpabilidade, de ideias obsessivas, de medos irracionais ou de fantasmas torturantes? Entre a abertura feita por Bernheim e outros psiclogos do fim do sculo a ideia de psquico e o fechamento da neurologia ao inobjetivvel, feito por Babinski, Freud d origem a uma maneira singular de tratar os sujeitos humanos. Ele fornece um certo contedo a esta noo de psquico que est emergindo, ou seja, que toma por objeto a subjetividade. Sua contribuio a descoberta do poder mgico das palavras, segundo sua expresso na monografia sobre a afasia de 1891 (Freud, citado por Forrester, 1984). O problema de Freud distinguir a afasia neurolgica da afasia histrica. Enquanto se trata de histeria, ele mostra que certamente algo se passa no corpo, como na afasia neurolgica, mas no um fenmeno do corpo. A razo do sintoma (corporal) um sistema de pensamento, de palavras do paciente, sistema que lhe prprio: as palavras so mal colocadas, por isso o sintoma uma linguagem e no o efeito de uma disfuno do sistema nervoso. Mas qual linguagem? O sintoma uma expresso de tenses entre ideias, das quais o paciente no se d conta, que funcionam como um sistema de foras e contraforas. Freud no pensa em termos biolgicos: a vida psquica no repousa sobre uma matria; ela parece antes com um campo de foras (Leader, 2001). Lembremos que Freud elaborou duas tpicas, dois sistemas de foras, no curso de sua vida (inconsciente/pr-consciente/consciente e depois isso/eu/supereu). A tenso entre as ideias (as foras) a prpria operao do desejo, que uma entidade conflituosa. E a tenso do desejo domina o eu, escreve Freud no Projeto para uma psicologia cientfica em 1895 (Freud, citado por Leader, 2001: 255). Ela se acha no centro da vida psquica. Isto o conduziu a fazer do animal humano o sujeito de seu desejo, um ser tomado pelo conflito do desejo. Mostrando que se pode estar doente do prprio desejo, Freud descobre assim uma chave tcnica para tratar um problema a histeria que estava posto para toda a medicina (Castel, 1998b). O perodo que vai do fim do sculo XIX ao incio do sculo XX v estabelecer-se uma separao, fundada sobre a clnica, entre o homem cerebral da neurologia e o homem falante da psicopatologia. No primeiro caso, o sintoma transcenPSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

194 O SUJEITO CEREBRAL

de o paciente que tem uma doena do sistema nervoso ( o seu crebro o ponto de imputao da teraputica), no segundo, o sintoma inteiramente singular ao paciente que est doente de si mesmo, por assim dizer, de sua intencionalidade (desejo, crena, vontade, etc.). A partir da, psiquiatras e neurologistas procuraram permanentemente as relaes entre seus dois domnios. Paralelamente, a distino entre leso e funo se tornou o n das controvrsias sobre as relaes corpoesprito (ou crebro-esprito). Seriam as neurocincias a denominao de uma nova neurologia, cujo programa seria muito mais ambicioso do que o de Babinski, uma vez que cruzaria a fronteira entre estar doente do crebro e estar psicologicamente doente? Esta ambio, a qual os partidrios da biologia do esprito pensam resultar do progresso cientfico, no seria favorecida por um contexto que coloca no centro da vida social a subjetividade dos indivduos, o sofrimento psquico que eles testemunham? Em que medida as maneiras de pensar o progresso cientfico e os sentidos dados vida social misturam-se? Para responder, necessrio trabalhar, ao mesmo tempo, sobre os conceitos e sobre os contextos.

EXISTE UMA PONTE ENTRE O CREBRO E O ESPRITO?


Se no necessrio misturar os negcios do filsofo com os do sbio, nessa matria, o dito sbio faz-se filsofo: ele fala do erro de Descartes (Damsio, 1995), ele pensa que o homem neuronal (Changeux), ou que se pode explicar o social a partir do crebro (Edelman, 1992), teses eminentemente filosficas, mais do que hipteses cientficas. Lembremos que os bilogos, em funo de seu ofcio, devem trabalhar sobre os seres humanos abordando-os a partir de seus corpos, quer dizer, em neurobiologia, a partir de seu crebro. Em biologia, o humano um ser segundo o corpo, um ser que deve metodologicamente ser reduzido ao seu corpo (genes, aminocidos, enzimas, reas cerebrais, redes neuronais, neurotransmissores, sinapses etc.). Os bilogos devem neutralizar, por rigor metodolgico, o social. Na falta de uma tal neutralizao, no possvel testar experimentalmente as hipteses ou estabelecer correlaes estatsticas. Por isso, surpreendente que numerosas especulaes biolgicas sobre o esprito efetuem um passo a mais que, na minha concepo, um passo demais. Precisemos: um passo que pula da necessria neutralizao metodolgica do social cegueira conceitual; o ser abordado segundo o corpo sendo frequentemente assimilado, implcita ou explicitamente, ao ser considerado em sua totalidade. O passo demais um erro, ao mesmo tempo lgico e antropolgico, que remete questo das relaes entre o sujeito humano e seu corpo, entre o todo e a parte.
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

195

DISTINGUIR CAUSAS E RAZES


Como o crebro produz o esprito ou os estados mentais (ansiedade, delrio, memria, cognio etc.)? Na literatura cientfica, tem-se a tendncia a responder pela hiptese de uma ponte entre o crebro e o esprito, entre os mecanismos moleculares e os estados mentais. Poderemos descobrir ou construir esta ponte graas ao progresso da biologia molecular e da imageria cerebral10. As extremas dificuldades no so de maneira alguma negadas, mas os pesquisadores pensam resolv-las considerando que as patologias do esprito devem ser abordadas segundo o modelo das doenas somticas ditas complexas, como o cncer e o diabetes, cujas causas so multifatoriais. As leses do crebro so, ento, os verdadeiros atores da patologia mental e, de uma maneira mais geral, a experincia pessoal derivaria dos processos bioqumicos no nvel molecular. O problema conceitual que a biologia coloca, que faz dos (complexos) mecanismos cerebrais o sujeito da pessoa, o ator das operaes mentais aquele que age em ltima instncia , a confuso entre duas espcies de fenmenos. Franois Jacob (2000) (que no neurobilogo) concluiu seu ltimo livro sobre essa questo: Ns somos uma perigosa mistura de cidos nucleicos e de lembranas, de desejos e de protenas. O sculo que termina se ocupou muito dos cidos nucleicos e das protenas. O seguinte vai se concentrar nas lembranas e nos desejos. Ser que ele vai saber resolver tais questes? (Jacob, 2000: 220). Da uma questo: somos compostos no mesmo sentido de protenas e de desejos? Tal formulao corresponde natureza dos fenmenos estudados? Se no esse o caso, no seria necessrio distinguir as duas espcies de fenmenos? E segundo quais critrios? Uma distino, introduzida por Wittgenstein, entre causas e razes nos ajudar. A formao de uma protena o objeto de uma hiptese verificvel pelo fato de que, se descobrimos uma causa para a protena x, essa causa, nas mesmas condies, agir necessariamente para formar sempre a mencionada protena: lidamos com a expresso de uma regularidade natural, constatvel empiricamente e previsvel (se temos tal causa, teremos, de modo mecnico ou probabilstico, tal efeito). A relao causal se caracteriza, ento, pela exterioridade da causa e do efeito, que so dois acontecimentos independentes um em relao ao outro. Consequentemente, uma causa no tem autor. Uma razo ou um motivo, ao contrrio, tm um autor e no se pode separar o autor de suas razes, ao contrrio da causa e do efeito: sou eu que me lembro ou que no desejo. Uma razo essencialmente uma interpretao das nossas aes, ela no imposta pelos fatos: Eu no me lembro mais porque no reenvia principalmente a uma causa, mas a uma
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

196 O SUJEITO CEREBRAL

razo, uma justificativa. A razo o que torna uma ao inteligvel, o que lhe d um sentido ser ela mentirosa, verdadeira ou errnea no o problema. O desejo e a lembrana so, com efeito, providos de intencionalidade (como crer, querer etc.), o que significa que eles so orientados em direo a um objeto (eu quero que a chuva caia) e no em direo a um fato (a chuva cai). Dito de outro modo, eles so regulados pela linguagem: eu invoco um desejo ou uma ausncia de lembrana para justificar minha ao (eu fiquei assim em razo de ter me tornado socilogo ou ter perdido um encontro) e em funo do que aceitvel a este ttulo pelo outro, o que supe um mundo, uma relao entre mim e ele, logo, um contexto, ou seja, uma vida social. Em contrapartida, invoco meu desequilbrio de cido rico ou minha tendinite crnica nos joelhos para explicar que eu ca ou que eu manco e em funo do que se passa realmente. A soluo que no distingue as espcies e no as hierarquiza em nveis se refere a: resolver o problema psicofsico substituindo a alma etrea e insacivel do filsofo pela alma material e tangvel do sbio, a saber, o crebro (Bouveresse, [1976] 1987: 677). A existncia de alteraes cerebrais no um argumento: na medida em que possumos um corpo, normal que mltiplas intermediaes biolgicas (neurotransmissores, sinapses, artrias cerebrais etc.) nos faam sentir o que ns sentimos. Aqui, a distino das causas e das razes deve ser considerada como hierrquica: a mecnica causal do crebro englobada no universo das significaes do qual ela deriva. As significaes implicam a preeminncia dos valores (bem/mal, bonito/feio) e regras (permitir, ordenar, proibir) sobre o corpo (ou o crebro).

INDIVIDUAO E INDIVIDUALIZAO
A espcie humana geneticamente equipada para uma diferenciao infinita de indivduos. Assim, cada crebro especfico a cada ser humano, inclusive o dos gmeos monozigticos. Mas a identidade biolgica seria a identidade de uma pessoa considerada em sua totalidade? Pensem, escreve Antonio Damsio, naquilo que poderia ter dito o prncipe Hamlet, se ele tivesse podido contemplar [na imageria cerebral] suas prprias trs libras de crebro agitadas por pensamentos confusos, ao invs do crnio vazio que lhe estendeu o coveiro (Damsio, 1995: 47). Nada de mais? desejvel individuar Hamlet pelo seu crebro, como podemos fazer com suas impresses digitais. Obteremos, assim, sua impresso cerebral, mas ela nos servir, sobretudo, para dizer: Hamlet, para design-lo pelo seu crebro. A identidade biolgica uma individuao.
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

197

Poder-se-ia, eventualmente, ver que Hamlet ciumento, mas no se poderia dizer de quem ou por que ele tem cimes, pois seria necessrio que ele no-lo dissesse e no-lo contasse. H, talvez, uma mediao biolgica do cime no nvel molecular, mas a rede neuronal, o mecanismo cerebral, s poderia ser desencadeado se o sujeito tivesse razes para ter cimes e para estar com cimes de algum com quem ele tem uma relao, em um contexto que lhe d razes (boas, ms, falsas, ilusrias) para tanto. O cime sentido por mim porque estou numa relao significante com algum. O objeto do cime e o ciumento formam um par, so relativos um ao outro em referncia ao cime. Pode-se separar o cime do ciumento ou o luto do enlutado? Sentirei a mesma coisa pela morte de minha mulher independentemente do fato de am-la ou de no am-la mais? O sujeito e o objeto (do cime e do luto) no so duas entidades independentes s quais adicionamos, depois, uma relao social ou mental: eles so dois agentes. Aqui, no estamos mais na designao individuante, mas na individualizao, numa relao significante11. O uso de uma perspectiva exclusivamente naturalista consiste seja em colocar no mesmo plano o ser considerado a partir de seu corpo (neste caso, o crebro) e o ser considerado como um ser pensante e atuante, seja em fazer do segundo a consequncia do primeiro. A confuso entre a individuao e a individualizao leva a pensar que o crebro , ao mesmo tempo, o sujeito que dirige a pessoa e a pessoa inteira (o que no o crebro no conta verdadeiramente). Acredita-se ter, enfim, corrigido o erro (dualista) de Descartes e s se faz prolong-lo com mtodos cientficos. Em outras palavras, faz-se do crebro uma alma material. necessrio, ento, manter uma distino entre a individuao no seio da espcie, ou seja, a identidade pessoal que faz com que uma coisa seja ela mesma (uma mosca ou um homem), e a individualizao, o sentido que atribumos a essa identidade, a conscincia que se tem dela. Ora, este sentido no reside no crebro (que s conhece mecanismos), mas na vida social. Se o programa forte pode produzir, ao final, uma biologia do indivduo, ser uma biologia da individuao e no da individualizao.

SUJEITO CEREBRAL E SUJEITO FALANTE: RELATIVIZAR A OPOSIO


As especulaes, cuja anlise acabo de esboar, tm perspectivas prticas: elas fornecem as referncias cientficas que permitem prever a integrao da psiquiatria e da neurologia. Observa-se, hoje, uma tendncia muito forte, nas publicaes cientficas de renome, a enaltecer tal integrao. Em vrios artigos, psiquiaPSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

198 O SUJEITO CEREBRAL

tras afirmam que cada vez mais difcil distinguir cientificamente as disciplinas da neurologia e da psiquiatria (Martin, 2002: 695)12 ou que chegou a hora de a psiquiatria e a neurologia se tornarem uma nica disciplina (Detre & McDonald, 1997: 203). no plano da clnica que as coisas se passaro: as pesquisas em neurocincias permitiro ao programa forte atingir seus objetivos? No caso da psiquiatria gentica, v-se claramente que no possvel, hoje, distinguir verdadeiramente a parte dos genes da parte do meio, sejam quais forem os mtodos empregados. Mais ainda, os obstculos metodolgicos so tais que a informao demonstrada corre o risco de ser das mais insignificantes13. No nvel dos resultados prticos, quais mecanismos fisiopatolgicos ou quais marcadores biolgicos de uma afeco mental qualquer (permitindo dizer: eis o mecanismo!) podem ganhar crdito por todas essas pesquisas? Os resultados referem-se s sndromes de carter biolgico no autismo (cerca de 15% dos casos). No plano prtico, h pelo menos dois argumentos contra o programa forte. O primeiro diz respeito ao diagnstico. Tomemos a maneira pela qual apresentado o autismo num programa de televiso para o grande pblico. No programa a se discute, apresentado por Jean-Luc Delarue e dedicado ao autismo em 13 de outubro de 2003, tanto os pais presentes como a pedopsiquiatra declaram unissonamente que os pais nunca esto em questo, pois se trata de um problema de neurodesenvolvimento, certamente de natureza gentica e, em todo caso, constitucional. As propostas sustentadas correspondem perfeitamente s tendncias dos profissionais de pesquisa: somente os franceses falariam ainda de psicose infantil, em todos os outros lugares o autismo um problema invasivo do desenvolvimento14. No entanto, a clnica mostra que relaes patognicas15 durante a primeira infncia podem produzir o mesmo tipo de sintoma, ainda que seja frequentemente difcil diferenciar um problema neurolgico e biolgico de uma doena mental. Essa dificuldade est na origem das intensas controvrsias neste domnio: depois da explicao geral pela me esquizofrnica, instala-se uma outra explicao geral pelas causas biolgicas e pelos dficits cognitivos. Em consequncia, o acento posto sobre as causas biolgicas impede que se faa um diagnstico diferencial que conduza a cuidados teraputicos diversificados e personalizados, segundo a dinmica daquela sintomatologia especfica uma relao patognica no significa uma ao intencional por parte dos pais. Essa diferenciao diagnstica to importante de ser estabelecida que um relatrio, publicado em 2001 por um rgo americano, o National Research Council, estimou ser impossvel depreender, tanto das pesquisas em cincias cognitivas, quanto daquelas
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

199

do domnio florescente do apego, uma concluso slida no que diz respeito ao desenvolvimento a longo prazo da criana (Hulbert, 2003). Distinguir duas espcies de doena permitiria relativizar a oposio entre o cerebral e o relacional. Eles formam as duas partes solidrias do todo que o paciente. O segundo argumento clnico. Em neurologia, os problemas psicopatolgicos ou os distrbios funcionais so suscitados pela causa biolgica ou pela prpria doena. Esses problemas agravam as dificuldades gerais de pacientes neurolgicos e devem ser levados em considerao. Oliver Sacks (1988) um exemplo de tal perspectiva em neurologia. Ele realmente mostrou a necessidade de uma investigao clinica sutil e de uma profunda compreenso psicolgica dos pacientes neurolgicos. Em psiquiatria, as neurocincias tm um lugar legtimo, pois razovel pensar que a pesquisa distinguir mais aspectos neuropatolgicos, ou seja, corporais, nas doenas mentais. uma hiptese razovel porque, por exemplo, o grupo das esquizofrenias um conjunto de sndromes e muito possvel que assistamos, no final, a um desmembramento da a esquizofrenia, com uma parte das sndromes basculando para o domnio da neurologia, como no caso do autismo. No entanto, um retardo no neurodesenvolvimento cria pesados problemas psicopatolgicos. Em consequncia, ainda quando os pacientes psicticos se tornarem pacientes neurolgicos, a psicopatologia ter o seu lugar. Em outras palavras, por um lado, no se pe fim diviso entre neurologia e psiquiatria, entre doenas da leso e doenas da funo, e, por outro, no se chega a livrar-se do adjetivo mental que mantm sua necessidade. Distinguir o cerebral do relacional, relativizando sua oposio, permite contornar a dupla pegadinha da fuso e da oposio frontal entre neurologia e psicopatologia em proveito do acento posto na clnica e na relao mdico-paciente16. Mais que procurar a fuso das duas disciplinas ou, inversamente, pensar que as neurocincias colocam em perigo a subjetividade, no ser mais racional e eficaz para os pacientes usarem os progressos da biologia do crebro para melhor refletir sobre a distino entre as duas disciplinas? Tambm importante sublinhar o interesse de tal desdobramento lgico que comea a se impor pela ideia de que preciso parar de culpar os pacientes ou seus pais (pelas psicoses e os distrbios alimentares, anorexia e bulimia), atitude atribuda psicanlise. Ora, a psicanlise , a principio, menos feita para culpabilizar pacientes e pais do que para ajud-los a se confrontarem com suas prprias culpas (sentimento que no raro numa situao em que se tem uma criana atingida por distrbios psiquitricos), o que outra coisa. Mas, evidentemente, isso no diz nada da prtica muito diversa da psicanlise. Livramo-nos de uma subjetividaPSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

200 O SUJEITO CEREBRAL

de passando pela linguagem em proveito de uma subjetividade cerebral. Trata-se de construir uma subjetividade que no designa ningum em particular, porque ela no leva em conta os conflitos, as divises, os dilemas nos quais os indivduos so realmente tomados. uma subjetividade do autmato, para retomar a expresso de Vincent Descombes (1995), cujo paradigma o ser vivo, ou seja, um ser capaz de se deslocar sozinho, por si mesmo, sem ser impulsionado do exterior (Descombes, 1995: 218)17. Essa subjetividade mnima , ao mesmo tempo, asseguradora. Ela se difunde e adquire sua legitimidade na socializao do crebro. Seu uso abusivo no necessariamente benfico para os pacientes. Mas pode acontecer o mesmo que aconteceu com a psicanlise: o todo psicanaltico no uma soluo melhor do que o todo biolgico. Nenhuma disciplina est protegida da tentao do programa forte.

O VALOR SOCIAL DO CREBRO


Do estresse s esquizofrenias, passando pelos transtornos obsessivo-compulsivos, a depresso ou a dislexia, a midiatizao obtida pelas neurocincias indubitvel e o crebro se tornou uma personagem da imaginao contempornea. Revistas destinadas ao grande pblico (Psychologie et cerveaux, em 2002), manuais para estudantes de psicologia (Cerveaux et psychologie, em 2002, coleo Premier cycle, PUF) e guias prticos foram publicados (Como medir suas competncias cognitivas? Como controlar suas emoes? Desenvolver o crebro das crianas? Encontrar as suscetibilidades neurolgicas? etc.) (Hulbert, 2003). Numerosas associaes de pacientes na Frana demandam, atualmente, pesquisas em neurocincias. As mdias esto falando cada vez mais frequentemente disso e o crebro , s vezes, a manchete. Assistimos a uma clara valorizao social do conhecimento do crebro que se junta literatura sobre a relao (de casal, pais-filhos, patro-assalariado etc.) no discurso pblico sobre as patologias mentais e sobre os bons comportamentos a adotar na vida cotidiana. O programa forte saiu dos laboratrios. Isso significa que uma linguagem naturalista se difunde na vida social. Alis, ela no est limitada ao crebro. O vocabulrio psicolgico do apego, da resilincia e do traumatismo e aquele das tcnicas espiritualistas esto entrelaados com o da neurologia. Curar o estresse, a ansiedade e a depresso sem medicamentos, nem psicanlise, por David ServanSchreiber (2003), o primeiro grande sucesso popular francs das neurocincias, me parece extremamente representativo. Ele prope sete tcnicas que so os elementos de uma nova medicina das emoes [que] est em vias de nascer um
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

201

pouco em todos os lugares do mundo: uma medicina sem psicanlise, nem Prozac (Servan-Schreiber, 2003: 21). Todas essas tcnicas fazem apelo ao corpo a partir de um princpio de diviso do crebro descoberto pelo neurologista Antonio Damsio (1995): o crebro emocional, que o crebro do crebro e insensvel cognio e linguagem. O princpio clnico consiste em reprogramar o crebro emocional, aumentando suas capacidades, ao que parece bem conhecidas, de autocura. As aptides que derivam desse princpio so os fundamentos do domnio de si e do xito social (Servan-Schreiber, 2003: 29). O encontro entre certos movimentos espiritualistas, notadamente o budismo, e as cincias cognitivas uma tendncia forte18.

UMA RESPOSTA AOS PROBLEMAS PROPOSTOS PELA REGRA DA AUTONOMIA INDIVIDUAL?


Pode haver crenas irracionais, at mesmo msticas, com respeito cincia: o contexto situacional comanda os recursos a estas crenas ao lhes dar um valor social. A distino entre crenas racionais e irracionais um problema clssico em antropologia: os primitivos acreditavam em suas prticas mgicas mesmo que elas no tivessem eficcia (Lara, 2004)? Essa questo sobre as relaes deles com a magia deveria ser colocada tambm para compreendermos nossas relaes com as neurocincias. No estou dizendo de forma alguma que a biologia uma iluso e tampouco sou partidrio do relativismo. Sublinho apenas que a biologia pode funcionar, na nossa viso de mundo hipercivilizada, um pouco como as foras ocultas da magia antiga (Bouveresse, 1982: 123-124). Este o caso, quando uma explicao pelas causas acrescenta pouqussimo a uma compreenso pelas razes. Em seu livro sobre a feitiaria dos azandes, Evans-Pritchard ([1937] 1976) mostrou potentemente que a oposio racional/irracional era vazia de sentido e que era necessrio relativizar essa oposio, dado que a maioria das pessoas tem uma ideia bastante confusa a respeito desta distino. A feitiaria uma resposta a certas situaes e no um conceito (Evans-Pritchard, [1937] 1976: 54). Ela no uma atividade sagrada ao lado de atividades profanas. Ela no objeto de uma teoria geral. Da mesma forma, a maioria entre ns possui uma ideia vaga daquilo que cientfico e daquilo que no o . Ento, perfeitamente possvel se apoiar sobre a biologia em casos para os quais ela no apropriada. Poderamos dizer de nossas noes cientficas o que Evans-Pritchard sugere de suas noes msticas: elas so eminentemente coerentes, ligadas por uma rede de vnculos lgicos e to ordenados que no contradizem to cruamente a experincia sensorial. Ao contrrio, a experincia parece justific-las (Evans-Pritchard, [1937] 1976: 150)19.
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

202 O SUJEITO CEREBRAL

As razes sociais do sucesso popular das neurocincias esto menos relacionadas a seus resultados cientficos e prticos do que ao estilo de resposta dada para os problemas formulados pelo nosso ideal de autonomia individual generalizada. Elas permitem, hoje, consolar quem na realidade, a maioria de ns tem dificuldade de encarar o mundo de deciso e ao que se edificou sobre as runas da sociedade da disciplina, aquela que conhecia o respeito autoridade cuja perda objeto de lamentaes cotidianas. Mas as neurocincias suscitam tambm a esperana de que sejam dadas a todos tcnicas de multiplicao das capacidades cognitivas e de controle emocional, igualmente indispensveis a tal estilo de vida. porque as neurocincias no so exteriores ideia de sade mental, elas so a sua ponta cientfica e tecnolgica. Os hbitos contrados com o consumo de medicamentos psicotrpicos, de drogas e substncias dopantes, essas prticas neuroqumicas de usinagem de si, prepararam o terreno largamente. A extenso das fronteiras de si que a normatividade da autonomia (valorizao da realizao de si, da ao individual, do self-ownership) recobre faz com que paream reunidas as condies para que uma representao de si como crebro doente constitua uma referncia semntica apropriada. Este j o caso dos Estados Unidos atravs das transformaes do autismo e da hiperatividade com dficit de ateno no adulto. O critrio que torna possvel o uso de uma patologia supostamente cerebral a incapacidade social: este um dos critrios diagnsticos do autismo e o critrio da hiperatividade. O autismo, tradicionalmente considerado um retardo mental grave ou uma psicose infantil, est conhecendo um alargamento diagnstico que inclui os casos menos graves, os Aspergers (segundo o nome do psiquiatra austraco que nomeou essa sndrome em 1943)20: eles possuem um QI normal, mas no tm teoria do esprito, ou seja, so incapazes de compreender as interaes sociais habituais, os subentendidos da linguagem, os signos que nos endereamos na vida cotidiana e que so supostamente compreendidos por todo mundo. Os autistas de alto-nvel, esses Aspergers, tm frequentemente uma inteligncia normal, at mesmo superior, s vezes tm talentos particulares. a distncia entre suas competncias intelectuais e suas incompetncias sociais que chama ateno. Os Aspies, como eles mesmos se qualificam, so socialmente deficientes, mas no estpidos ou preguiosos. Seus dficits no resultam de maus-tratos parentais ou de uma falha no carter, mas de um crebro que funciona diferentemente daquele das pessoas normais. Aulas para a aprendizagem de competncias sociais comeam a entrar em cena nos Estados Unidos e grupos de autoajuda constituem-se onde um nmero crescente de Aspergers comeam a celebrar sua prpria e nica maneira de ver o mundo21 e clamam por uma tolerncia neurodiversidade, debochando dos
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

203

neurotpicos. Uma sumidade mundial sobre a questo, Simon Baron-Cohen (2000), professor em Cambridge, props em 2000 uma conferncia cuja questochave consistia em saber se no era finalmente necessrio caracterizar os Aspergers menos sob o ngulo de um deficiente do que sob o da diferena de estilo cognitivo. A sndrome de hiperatividade com dficit de ateno, considerada at agora como uma patologia da infncia e da adolescncia, atingiria vrios adultos desorganizados em seus trabalhos ou incapazes de cumprir uma tarefa corretamente (4% da populao adulta seria atingida no Canad)22. O reconhecimento da sndrome permitiria, graas a uma maior tolerncia social, aumentar a estima de si dessas pessoas e assim melhor assegurar seu desempenho na vida social. A tambm tcnicas de treinamento para a vida social so propostas. Os disabilities movements promovem uma nova linguagem da incapacidade social, reivindicando a tolerncia e o direito diferena, apoiados sobre a referncia ao crebro. Teramos ainda podido tomar o exemplo das sndromes neurolgicas, como a de Tourette (a doena dos palavres). Como na verso psicolgica, as noes de deficiente e de diferena de estilo de vida so, pelo polo patolgico, uma maneira de reformar o tratamento e, pelo polo da normalidade, um estilo de justificativa das dificuldades relacionais nas mltiplas situaes da vida cotidiana, em que a questo da responsabilidade pessoal emerge. Elas tambm so um meio de expressar as tenses da autonomia individual. As verses psicolgicas e naturalistas formam as duas partes de um todo: elas dividem um esprito comum.

O CREBRO TEM UMA UTILIDADE NA VIDA SOCIAL?


Mas necessrio perguntar se esse tipo de declarao pode se transformar em uma linguagem aceitvel para justificar nossas maneiras de ser e de fazer na vida social. A enquete do antroplogo americano Joseph Dumit (2004) sobre a imageria cerebral e o romance de Jonathan Franzen (2002) do elementos para resposta. Joseph Dumit (2004) pensa que, graas imageria cerebral, um self-objetivo est surgindo, uma categoria ativa de pessoa que se desenvolve atravs de referncias ao saber de experts e invocada atravs dos fatos (Dumit, 2004: 164). Ao fabricarem um self-objetivo, as tcnicas de imageria cerebral ajudam [...] as pessoas sofredoras a negociar com o fato dos sintomas da doena mental (Dumit, 2004: 166). Esse fato a estigmatizao social que singulariza as patologias mentais. Dumit (2004) cita um tcnico em neuroimagem e psiquiatra clnico: Uma das mensagens intrnsecas que a depresso algo de que necessrio no se ter vergonha. uma doena que necessita ser compreendida. E no culpa deles (Dumit, 2004: 166).
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

204 O SUJEITO CEREBRAL

Encontramos esse tipo de declarao por todos os lados, mas a referncia culpa pessoal e estigmatizao equivocada. O problema que ela pe no haver mais critrio para distinguir entre a culpa (moral) e a patologia (mental). Ora, para o paciente, essa indistino tem um preo que preciso avaliar. Os benefcios produzidos pelo self-objetivo consistem, por exemplo, em poder controlar suas prprias emoes sem exercer necessariamente um julgamento severo a respeito de si mesmo. Mas isso esquecer que o julgamento severo a respeito de si mesmo um sintoma e, mesmo, um sintoma caracterstico da depresso, posto que uma de suas principais caractersticas a baixa da autoestima. Quanto ao tema da estigmatizao, confundem-se ento duas coisas: superar o estigma e superar a patologia. Superar o estigma tem uma funo de segurana. Mas pode aprisionar o paciente em sua doena. Constatamos isso no livro da jornalista Tracy Thompson (1995), que se pergunta continuamente se a responsvel por sua doena e se deve, ento, levar a culpa disso, ou se o seu crebro. Mas essa lancinante questo jaz sem resposta. Ela perde a batalha contra a vergonha e a culpa. Sua referncia ao seu self-objetivo s lhe permite a escolha de um estilo de vida deprimido. Ela forjou para si uma identificao positiva com sua prpria doena do crebro, escreve Dumit (2004: 161), mas um prmio de consolao, um benefcio secundrio porque, onde h patologia, o senso comum permite hoje substituir por um estilo de vida diferente. Thompson (1995) tenta desesperadamente evitar a culpa e a vergonha superar o estigma ao invs de se confrontar com elas, j que so seus sintomas (ideias obsessivas, etc.). A caracterstica dessas patologias que so patologias morais. No danos que afetaram a moral (uma falta), mas patologias cujo sintoma frequentemente um sentimento moral (culpa delirante na melancolia, escrpulos inibidores que se exprimem pela vergonha e pela culpa na neurose obsessiva ou na depresso). Foi essa distino que se perdeu na naturalizao e que faz perder de vista o que seja um problema psicopatolgico. Claro, pode-se ter vergonha de estar doente de cncer, mas numa neurose obsessiva, ou numa depresso, a vergonha tem um outro estatuto, o de sintoma. Dumit (2004) no faz nada mais que retomar os termos do programa forte sem avaliar seriamente suas possibilidades de utilizao social. O romance de Jonathan Franzen (2002), que teve um grande sucesso comercial e de crtica nos Estados Unidos e na Frana, traa um retrato justo dos limites do emprego de uma linguagem cerebral na vida social. Ele mostra de que forma isso pode servir para justificar as prprias aes dentro de um contexto (noo, alis, totalmente esquecida pelo antroplogo Dumit, 2004). Pois o crebro no
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

205

pode viver a si mesmo (salvo nos casos de distrbios neurolgicos)23, e se ele pode se ver na imageria cerebral, ele no tem outra possibilidade seno se dizer dentro da vida social. O romance pe em cena uma personagem em busca da Boa Sade Mental (Franzen, 2002: 286), que pensa seu mundo relacional apoiando-se sobre uma concepo neuroqumica e cuja preocupao principal no cair em depresso clnica:
Outras palavras reconfortantes pareciam necessrias, mas Gary no achou nenhuma delas. Ele sofria um dficit crtico de fatores 1 e 3. Ele tivera o sentimento, alguns instantes mais cedo, de que Caroline estava no ponto de acus-lo de estar deprimido e ele temia que, se a ideia de que estava deprimido vingasse, perderia todo direito a ter opinies. Ele perderia suas certezas morais; cada palavra que pronunciasse se tornaria um sintoma da doena; ele nunca venceria numa discusso (Franzen, 2002: 201).

As variaes de humor de Gary so o reflexo de sua vida familiar. Ao contrrio de sua mulher, Caroline, ele no encontrou a Boa Sade Mental. No mais, ele optou pela neuroqumica, enquanto Caroline escolheu a psicoterapia. Os ingredientes do jogo entre os protagonistas so: Aps seu casamento, ela fez cinco anos de psicoterapia bissemanal at que o terapeuta, na ltima sesso, declarou que ela obteve um sucesso perfeito e que havia conquistado uma vantagem definitiva sobre o Gary na corrida pela sade mental (Franzen, 2002: 199). A guerra domstica se apresenta da seguinte maneira:
Ele atacava cruelmente sua pessoa [a de Caroline]; ela atacava heroicamente sua doena, a de Gary, doena que ele no quer reconhecer e, sobretudo, na qual ele no quer se deixar aprisionar enquanto indivduo. Gary resolve uma pequena crise conjugal confessando-se clinicamente deprimido. A confisso (Eu me rendo) constitui o momento da reconciliao do casal (Obrigada, responde Caroline) (Franzen, 2002).

V-se em que condies semnticas o discurso da neurobiologia encontra um emprego no cotidiano: porque existe um certo tipo de relaes significantes entre Caroline e Gary, porque h um mundo comum entre eles e um contexto de casal, em que o DSM, o Prozac, a depresso tornaram-se elementos cotidianos de nossas vidas, que o crebro utilizado por Gary: um recurso numa relao de fora com sua mulher. O uso do crebro subordinado ao tipo de relao adotada pelo casal. Em outras palavras, o crebro de Gary (como a psicoterapia de Caroline)
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

206 O SUJEITO CEREBRAL

um elemento para agir dentro do todo relacional que forma o casal. O fracasso cerebral de Gary, sempre em curso, complementar ao sucesso psicoterpico de Caroline, para quem tudo est sempre under control. , portanto, em relaes significantes que podemos usar o crebro. Aqui, o que est em jogo : quem no tem e quem tem razo, em outras palavras, quem responsvel? Pois Gary quer ser responsvel por tudo, salvo por ele mesmo. E para recordar a epgrafe: Gary tinha cada vez mais dificuldade de acreditar que seu problema no era neuroqumico, mas pessoal. Mas o leitor deve evidentemente compreender que o seu problema j, e desde o comeo, um problema pessoal. Neste contexto, o seu uso do crebro no lhe serve para nada. Se segussemos Dumit (2004), poderamos pensar que Gary usa seu selfobjetivo ou que essa uma questo de biossocialidade para Thompson (1995). Mas evidente que no h nada de objetivo na vida social de Gary (ele , na melhor das hipteses, personificado por sua neuroqumica, e de nenhuma forma objetivado por ela). A neuroqumica uma referncia para agir numa relao. No entanto, ela no ajuda a ganhar o jogo, assim como no ajuda Thompson a sair da depresso. Ao invs de falar da formao do self-objetivo e de acumular os Selfs (objetivo, subjetivo, social etc.), que mais produzem uma pilha do que mostram um agente social, deveramos falar do contexto que permite empregar tal linguagem de justificativa da ao.

CONTEXTOS INSTITUCIONAIS E PROFISSIONAIS QUE FAVORECEM O


PROGRAMA FORTE

No entanto, do lado do polo patolgico, existe um problema real de estigmatizao, particularmente nos Estados Unidos, e ele institucional. A popularidade da abordagem naturalista encontra uma justificativa no tema da luta contra a estigmatizao dos distrbios mentais que o dualismo corpo-esprito e a distino orgnico-funcional favoreciam. Um editorial recente de uma grande revista americana de psiquiatria destrincha o argumento: um dos problemas postos pela separao entre neurologia e psiquiatria que ela perpetua o dualismo corpo-esprito [...], fonte de estigmatizao das doenas mentais que conduzem a uma falta de equidade na devoluo dos tratamentos psiquitricos em relao s outras condies mdicas (Yudofsky & Hales, 2002: 1262). A National Association for the Mentally Ill (NAMI), a mais importante associao americana de doentes mentais, defende uma concepo da doena mental como doena do crebro. A NAMI se desenvolveu fortemente a partir do final dos
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

207

anos 1970, quando a gentica molecular comeou suas pesquisas sobre as doenas psiquitricas (Tobin, citado por Carson & Rothstein, 1999). certamente uma escolha de poltica psiquitrica, mas o contexto do seguro-sade nos Estados Unidos favorece essa escolha (uma verdadeira doena, a que atinge o corpo, melhor reembolsada): o sistema institucional americano estimula, diferentemente do francs, uma concepo materialista. H, portanto, uma justificativa prtica para considerar essas patologias como problemas biolgicos e mdicos antes de tudo. A consequncia das transformaes da assessoria mdica que hoje os psiquiatras supermedicam os pacientes por precauo e por falta de poder fazer reembolsar psicoterapias custosas em tempo e em recursos humanos (Luhrmann, 2000). Para os profissionais, possvel que essa neurologizao da psiquiatria, sob as asas das neurocincias, seja um meio de os psiquiatras reencontrarem um espao social e uma identidade profissional no mundo dos psicoterapeutas e dos empreendedores do equilbrio pessoal (renovaes religiosas, grupos espiritualistas etc.) que drenam uma enorme clientela (inclusive entre os pacientes que se consultam em medicina geral e em psiquiatria), de um lado, e dos clnicos gerais que, por outro lado, dispem atualmente de molculas supermanuseveis e praticam 80% das aes psiquitricas. Pois a psiquiatria, na qualidade de disciplina universitria, capaz de responder do seu prprio jeito demanda massiva e multiforme de sade mental e de melhora do si. Ora, essa disciplina trabalhada por uma tenso recorrente entre uma concepo do homem como ser corporal e uma concepo adversa do homem como ser de linguagem, tenso que resulta da especificidade das patologias de que ela trata: inmeros sintomas correspondem s ideias que se faz de si-mesmo e do outro. Essa situao particular, que entrelaa a medicina, a moral e o social, faz com que a psiquiatria seja, ao mesmo tempo, uma medicina como outra qualquer e algo diferente da medicina. No contexto de exploso da demanda por sade mental, essa situao fragiliza a legitimidade cientfica dessa profisso que ento tentada, para permanecer uma medicina como qualquer outra, pela fuga para os instrumentos, sem se dar conta da natureza dos fenmenos sobre os quais eles agem. A psiquiatria deve, portanto, enquanto disciplina mdica universitria, agir de modo que os ideais de seu pblico potencial (qualquer um entre ns, hoje em dia) sejam compatveis com as normas cientficas rigorosas. Com as neurocincias, a psiquiatria entra na big science. Elas fornecem o estilo adequado que torna crvel seu programa forte: tm teorias que correspondem fielmente s nossas representaes do indivduo (o crebro a verso materialista da totemizao da personalidade Ehrenberg, 2004), os instrumentos sofisticados e espetaculares (as tcnicas de imageria cerebral), elas se apoiam sobre a ponta mais avanada da cincia (a
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

208 O SUJEITO CEREBRAL

neurobiologia molecular), permitindo a incluso dos psiclogos e a aliana com a nebulosa espiritualista o que multiplica as profisses, os atores e as clientelas suscetveis de serem implicados. Pois esse mesmo contexto que simultaneamente faz pesar sobre cada um a responsabilidade de ter de se construir por si mesmo como um todo autnomo e impele os cientistas a proporem solues parcialmente ilusrias a esta preocupao maior das sociedades individualistas, a saber, a afirmao de que no somente nenhuma doena, mas, ainda, nenhuma situao social problemtica deve ser abordada atualmente sem levar em considerao o sofrimento psquico e sem visar restaurao da sade mental. Compreendemos que a pesquisa da Boa Sade Mental encoraja a extenso da pesquisa neurobiolgica na direo dos comportamentos sociais e dos sentimentos morais. Mas tambm porque o que est acontecendo nos laboratrios de neurocincias levanta questes que ultrapassam largamente as de uma sociologia da cincia.

A ALIANA DO MITO INDIVIDUALISTA DA INTERIORIDADE E DA


AUTORIDADE DA CINCIA

H em biologia um grande nmero de generalizaes, mas pouqussima teoria, escreveu recentemente Franois Jacob (1999). O programa forte no substituiria uma teoria por uma generalizao? Basta apostar nas ferramentas da biologia molecular e desenvolver mtodos que abandonem o trabalho conceitual sobre a natureza dos fenmenos que pretendemos estudar e sobre aqueles sobre os quais esperamos agir de maneira prtica? Quando os bilogos (e no a biologia) afirmam provar que tudo vem do interior (inclusive o social), eles substituem a interioridade metafsica por uma interioridade biolgica: a metafsica toma ares de questo cientfica. Que haja reas cerebrais e redes neuronais ativadas no prova que a compreenso de outrem resida em um sentimento produzido pelo crebro. Com efeito, a compreenso emptica no um sentir; ela uma aptido para participar de uma forma de vida (Wright, citado por Bouveresse, 1982: 104) entre a homossexualidade institucional da antiga Atenas e a orientao homossexual contempornea no h nenhuma relao, a no ser a subjetividade mnima do ser vivo. Os mecanismos biolgicos so derivados da constituio social do homem que engloba a sua biologia. Tambm no se compreende, na verdade, por que uma das caractersticas naturais maiores da espcie humana consista em viver em sociedade, como se fosse somente uma questo de opo, como se as necessidades da espcie no fossem sociais. Suponhamos que se descubram, um dia, os mecanismos biolgicos da culpa, da vergonha, da angstia. Ser que no
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

209

teramos mais nenhuma razo (social e moral) para nos sentirmos culpados, envergonhados e angustiados? Esses sentimentos desempenham um papel lgico e antropolgico to indispensvel para viver a vida humana quanto o corpo. Somos, portanto, equipados biologicamente para vivermos como seres sociais. Isso implica tomar como critrio do mental no a interioridade, mas a significao (Descombes, citado por Ehrenberg & Lovell, 2001), em outras palavras, a normatividade social: sem corpo no h ser humano, mas sem vida social, sem mundo comum, tampouco.

REFERNCIAS

BIBLIOGRFICAS

Agid, Y. (2002). Rflexions propos de lavis La neurochirurgie fonctionnelle daffections psychiatriques svres. Les Cahiers du comit consultatif national dthique pour les sciences de la vie et de la sant, 32. Albright, T. D.; Jessel, T. M.; Kandel, E. R. & Posner, M. I. (2000). Neural science: a century of progress and the mysteries that remain. Cell, v. 100. Andreasen, N. (2001). Brave new brain. Conquering mental illness in the era of the genome, London/New York: Oxford University Press. Balint, M. (1960). Le mdecin, son malade et la maladie. Paris: Payot. Baron-Cohen, S. (2000). Is Aspergers Syndrome/High functioning autism necessarily a disability? Disponvel em <http://www.geocities.com/CapitolHill/7138/lobby/ disability.htm>. Acessado em 07/09/2008. Beaulieu, A. (2001). Voxels in the brain: neuroscience, informatics and changing notions of objectivity. Social Study of Science, v. 31, n 5, 635-680. Berthoz, A. (2003). La dcision. Paris: Odile Jacob. Bouveresse, J. (1976/1987). Le mythe de lintriorit. Exprience, signification et langage priv chez Wittgenstein. Paris: Minuit. . (1982). Lanimal crmoniel. Em Wittgenstein, L. Remarques sur le Rameau dor de Frazer (pp. 39-124). Paris: Lge dhomme. Carson, R. A. & Rothstein, M. A. (eds.). (1999). Behavioral genetics. The clash of culture and biology. Baltimore/London: John Hopkins University Press. Castel, P.-H. (1998a). La querelle de lhystrie. Paris: PUF. Castel, P.-H. (1998b). Introduction LInterprtation du rve de Freud. Paris: PUF. Clerget-Darpoux, F. (2002). La folle course au gne de la folie. La Recherche, n 311, 4447. Damsio, A. R. (1995). Lerreur de Descartes. Paris: Odile Jacob. Descombes, V. (1995). La denre mentale. Paris: Minuit.
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

210 O SUJEITO CEREBRAL

Detre, T. & McDonald, M. (1997). Managed care and the future of psychiatry. Archives of General Psychiatry, v. 54, 201-204. Dumit, J. (2004). Picturing personhood: brain scans and biomedical identity. New Jersey: Princeton University Press. Edelman, G. M. (1992). Biologie de la conscience. Paris: Odile Jacob. Ehrenberg, A. (1998). La fatigue dtre soi. Dpression et socit. Paris: Odile Jacob. . (2004). Les changements de la relation normal-pathologique. propos de la souffrance psychique et de la sant mentale. Esprit, v. 304, n 5, 133-156. Ehrenberg, A. & Lovell, A. M. (orgs.). (2001). La maladie mentale en mutation. Paris: Odile Jacob. Evans-Pritchard, E. E. (1937/1976). Witchcraft, oracles, and magic among the Azande. Oxford: Clarendon Press/Oxford University Press. Forrester, J. (1984). Le langage aux origines de la psychanalyse. Paris: Gallimard. Franzen, J. (2002). Les corrections. Paris: LOlivier. Goldstein, K. (1934/1983). La structure de lorganisme. Paris: Gallimard. Harmon, A. (2004a). Answer, but no cure, for a social disorder that isolates many. New York Times, April 29, 2004. Disponvel em <http://www.nytimes.com/2004/04/29/ national/29SYND.html?ex=1398571200&en=dad83cf87cb6f717&ei= 5007&partner=USERLAND>. Acessado em 07/09/2008. . (2004b). The disability movement turns to brain. New York Times, May 9, 2004. Disponvel em <http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?sec=health&res= 9C07E0D9143CF93AA35756C0A9629C8B63>. Acessado em 07/09/2008. Hulbert, A. (2003). Raising America: experts, parents and a century of advice about children. New York: Knopf. Jacob, F. (1999). Quest-ce que la vie? Paris: Odile Jacob. . (2000). La souris, la mouche et lhomme. Paris: Odile Jacob. Kandel, E. R. (1999). Biology and the future of psychoanalysis: a new intellectual framework for psychiatry revisited. American Journal of Psychiatriy, 156, 505-524. Korn, H. (org.). (2003). Neurosciences et maladies du systme nerveux. Acadmie des sciences, Rapport sur la science et la technologie, 16. Kremer, P. (2003). Fesse et insulte, ces actes de violence qui ne se voient pas. Le Monde, 15 octobre 2003. Lara, P. de (2004). Lhomme rituel. Wittgenstein, sociologie, anthropologie. No prelo. Leader, D. (2001). Freud et la question du genre. Paris: Payot. Lemme, J. (2003). Les orphelins de Brooklyn. Paris: LOlivier.
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

211

Luhrmann, T. (2000). Of two minds. The growing disorder of American psychiatry. New York: Albert Knopf. Martin, J. B. (2002). The integration of neurology, psychiatry and neuroscience in the 21st Century. American Journal of Psychiatry, v. 159, n 5, 695-704. Pearce, T. (2004). Too distracted to read this? We thought so. The Globe and Mail, May 15, 2004. Plomin, R. & McGuffin, P. (2003). Psychopathology in the postgenomic era. Annual Review of Psychology, n 54, 205-228. Price, B. H.; Adams, R. D. & Coyle, J. T. (2000). Neurology and psychiatry: closing the great divide. Neurology, v. 54, n 8, 8-14. Rose, N. (1999). Governing the soul: the shaping of the private self. London: Free Associations Books. Sacks, O. (1988). Lhomme qui prenait as femme pour un chapeau. Paris: Le Seuil. Servan-Schreiber, D. (2003). Gurir le stress, lanxit et la dpression sans mdicaments ni psychanalyse. Paris: Laffont. Shulman, R. G. (2001). Functionnal imaging studies: linking mind and basic neuroscience. American Journal of Psychiatry, v. 158, n 1, 11-20. Thompson, T. (1995). The beast. A journey through depression. New York: Plume Book. Tobin, A. (1999). Amazing Grace. Em Carson, R. A. & Rothstein, M. A. (eds.). Behavioral genetics. The clash of culture and biology (pp. 1-11). Baltimore/London: John Hopkins University Press. Yudofsky, S. T. & Hales, R. E. (2002). Neuropsychiatry and the future of psychiatry and neurology. American Journal of Psychiatry, v. 159, 1261-1264.

NOTAS
1

Este artigo foi originalmente publicado sob o ttulo de Le sujet crbral, na revista Esprit, n 309, 2004, pp. 130-155. A este respeito ver os artigos de Gndel, M. H.; OConnor, M.-F.; Littrell, L.; Fort, C. & Lane, R. D. Functional neuroanatomy of grief: an FMRI Study, e de Borg, J.; Andre, B.; Soderstrom, H. & Farde, L. The serotonin system and spiritual experiences, os dois no American Journal of Psychiatry, novembro 2003 (o editorial do nmero intitulado: Toward a biochemistry of mind?). Ver tambm Lamour lpreuve des neurosciences, Le Journal du CNRS, fevereiro de 2004; The science of love, The Economist, v. 14, n 20, fevereiro de 2004; Caspi, A.; McClay, J.; Moffitt, T. E.; Mill, J.; Martin, J.; Craig, I. W.; Taylor, A. & Poulton, R., Role of genotype in the cycle of violence in maltreated children, Science, v.
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

212 O SUJEITO CEREBRAL

3 4

10

11

12 13

14 15

297, 2 de agosto de 2003; Neuromarketing: beyond branding, The Lancet Neurology, fevereiro de 2004. Sobre a deciso, vista muito generalizadamente, ver Berthoz (2003), que critica as teorias econmicas de ter negligenciado o crebro. Sobre o caso de depresso, ver Ehrenberg (1998). Ver Ehrenberg (2004). Esse artigo e o presente estudo expem cada um alguns aspectos das duas partes do ensaio em curso sobre o lugar das questes mentais na sociedade da autonomia generalizada. Ver Plomin e McGuffin (2003). Esses dois psiquiatras codirigiram um nmero especial do British Journal of Psychiatry sobre gentica e psiquiatria em 1997. Esse tipo de self particularmente empregado na antropologia mdica foucaultiana. Ver Rose (1999) e Dumit (2004). Tudo se refere ao conceito de biossocialidade proposto em 1978 por Paul Rabinow (em Ehrenberg & Lovell, 2001). Apoiei-me sobre a anlise de Pierre-Henri Castel (1998a), a qual revi para a anlise aprofundada da constelao dos debates. No deixemos ento sugerir o que desejamos, escreve Castel (1998a: 82-83). , conforme ele, seu pressentimento [que] a contribuio decisiva de Bernheim viso moderna da subjetividade (Castel, 1998a: 83). Aqui, devemos distinguir entre a neurologia da experincia viva proposta por Oliver Sacks (1988), a saber, a ateno que ele depositou psicologia dos pacientes neurolgicos, e o programa forte, que visa eliminar toda psicologia. Sacks se inscreve na perspectiva holstica do neurologista Kurt Goldstein ([1934] 1983). Entre diversos exemplos possveis, ver Shulman (2001) ou Martin (2002), este ltimo tendo participado da aplicao do Human Brain Project. Ver tambm Beaulieu (2001). Portanto, o que a imagtica mostra so as atividades metablicas locais que so, alis, difceis de interpretar. Ver igualmente Agid (2002). Agid dirige o Instituto Federativo de Pesquisa em Neurocincias localizado no La Salptrire. Esse instituto reagrupa os servios de psiquiatria e neurologia, assim como inmeros laboratrios de pesquisa. Ele dispe de uma plataforma tcnica muito sofisticada em imagtica cerebral. As aproximaes mentalistas, quer sejam materialistas ou espiritualistas, substituem uma experincia por uma relao, escreveu Vincent Descombes (1995: 276-277). Ver igualmente, entre outros, Price, Adams e Coyle (2000) e Yudofsky e Hales (2002). Ver Clerget-Darpoux (2002), que presidente da Socit Internationale de Gntique pidmiologique). Allan Tobin (1999), diretor do Brain Research Institute da UCLA, mostra a mesma coisa. Autisme, vers la fin des querelles?. La Recherche, n 373, maro 2004, pp. 38-45. paradoxal constatar que, por um lado, no cessamos de falar de maus-tratos, dito de outra forma, de relaes, ao ponto de que a surra torna-se em si mesma uma violncia (Kremer,

PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

SUJEITO CEREBRAL

213

16

17

18 19 20 21 22

23

2003) e, por outro lado, uma total indiferena relao patognica. Ver tambm o projeto de lei posto no Parlamento europeu visando interditar a surra na Unio Europeia pelo motivo de que ela constitui atentado aos direitos humanos. Michael Balint (1960) tem sublinhado h mais de cinquenta anos que o maior problema da medicina geral a incompreenso dos verdadeiros problemas do paciente. Sobre a diferena entre a subjetividade do autmato e da autonomia, ver Descombes (1995: 217-223). Ver a entrevista de M. Ricard, intrprete do Dala-Lama, Le Monde, 13 de outubro de 2003. Substituo suas noes msticas pelas nossas noes cientficas. O retardo mental profundo e o autismo de Kanner. O diagnstico data igualmente de 1943. Ver Harmon (2004a, 2004b). Ver Pearce (2004). O National Institute for Mental Health produziu um guia para os learning disabilities. Ver o romance de Jonathan Lemme (2003), cujo personagem principal atento sndrome de Tourrete. Aqui, o crebro conta, ele faz presso sobre os pensamentos dos personagens, que reagem com tapas intempestivos, com grosserias ou fluxos verbais.

PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.187 213, 2009

You might also like