You are on page 1of 73

CENTRO UNIVERSITRIO CLARETIANO FACULDADE DE GEOGRAFIA ADRIANO APARECIDO DO NASCIMENTO

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

ARAATUBA 2013

ADRIANO APARECIDO DO NASCIMENTO RA: 1074422

RELATRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO


Trabalho de aproveitamento da disciplina Estgio Supervisionado do curso de Geografia do Centro Universitrio Claretiano (CEUCLAR), para a obteno de crditos.

CEUCLAR 2013

Relatrio de Estgio Supervisionado de Geografia

1. INTRODUO

O Estgio Supervisionado um cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que define que todo curso de Licenciatura deve oferec-lo para a formao de professores que podero atuar na rede de ensino pblica ou privada de nosso pas.

O Estgio Supervisionado uma atividade obrigatria que deve ser realizada pelo aluno de cursos de Licenciatura que deve cumprir uma carga horria pr-estabelecida em instituies pblicas e/ou privadas sob a orientao e superviso de Professor-Orientador e/ou profissionais credenciados pela Instituio.

O Estgio Supervisionado tem por princpios a formao acadmica, pessoal e profissional do futuro professor. Cabe a cada Instituio de Ensino Superior (IES) estruturar essa atividade obrigatria, sempre seguindo critrios gerais definidos pela Legislao especfica e demais normas relativas emitidas pelo Ministrio da Educao e Cultura (MEC). Assim, o Estgio deve ser estruturado de forma a dar continuidade aos conhecimentos e habilidades adquiridas previamente nas diversas disciplinas e atividades previamente ministradas pela Instituio de Ensino Superior (IES) a qual o aluno est vinculado.

O presente Relatrio de Estgio Supervisionado descreve as caractersticas e prticas observadas, conforme exigncia legal do Curso de Licenciatura em Geografia, da Centro Universitrio Claretiano .

O Estgio Supervisionado do Curso de Geografia do Centro Universitrio Claretiano deve ser desenvolvido para oportunizar mais um espao de aproximao e integrao do aluno de Geografia com a realidade educacional. Deve, assim, oportunizar ao aluno de Geografia a

vivncia prtica do conhecimento no campo de trabalho do professor de Geografia do Ensino Fundamental e do professor de Geografia no Ensino Mdio.

O Estagio Supervisionado dever integrar teoria e praticas, componentes indissociveis da prxis que tem um lado material, propriamente prtico, com a particularidade do que s artificialmente, por um processo de abstrao, podemos isolar (VASQUEZ, 1968).

Destaca-se que o trabalho pedaggico do professor deve envolver de forma integrada o contedo e modo de transmisso, sempre direcionando esses dois itens do fazer pedaggico para o aluno manifestando a unidade entre os contedos tericos e instrumentais do currculo escolar. Isto o que leva o educador a desenvolver uma formao transformadora.

Esse Estgio Supervisionado de Geografia feito levando-se em conta a durao de 1 (um) ano e meio, correspondendo ao calendrio letivo de 2.012 , indo do incio das aulas, em fevereiro, at o trmino das mesmas, em dezembro.

A carga horria desse Estgio Supervisionado de Geografia correspondente ao total de 250 (duzentos e cinquenta) horas.

O presente Estgio Supervisionado de Geografia possibilitou a vivncia da realidade escolar, permitindo o cumprimento de atividades diversas, como por exemplo: planejamento, com distribuio de contedos de acordo com o tempo, a gesto do tempo e do espao de ensino at a regncia, inclusive a avaliao. Portanto, houve a preparao completa que possibilita ao aluno de Geografia atuar como futuro professor, buscando sempre novos caminhos para a aprendizagem significativa.

O produto final do Estgio foi esse Relatrio de Estagio Supervisionado de Geografia, que foi realizado na Escola Estadual Cultura e Liberdade, municpio de Pompia, Estado de So Paulo. Nessa Unidade de Ensino, o aluno-estagirio cumpriu suas atividades, sempre

acompanhado pela superviso do Professor-Orientador, em diversas de turmas do Ensino Fundamental e Mdio e com a equipe gestora desta Unidade Escolar (administrao, vicedireo, direo e coordenao).

Os objetivos propostos foram atingidos tendo em vista que todas as condies foram disponibilizadas e todas as atividades propostas foram satisfatoriamente desenvolvidas. Alguns problemas levantando durante a realizao das atividades foram observados e foram sanados a partir de uma interveno direta do aluno-estagirio por meio da proposio de metodologias diferencias no cumprimento das atividades e tarefas.

Enfatizamos o total da Direo e Coordenao Pedaggica da Escola Estadual Cultura e Liberdade, tendo oferecido primorosa ateno e oportunizando todas as condies para a realizao das atividades propostas.

2. DIAGNSTICO DA ESCOLA

Este tpico apresenta com detalhes a caracterizao da Escola alvo do Estgio Supervisionado de Geografia.

2.1 IDENTIFICAO

A Escola Estadual Cultura e Liberdade localiza-se na Rua Jos de Moura Resende, 200, Centro, CEP 17.580-000, cidade de Pompia, Estado de So Paulo.

A Escola Estadual Cultura e Liberdade mantida pelo governo estadual de So Paulo e administrada pela Secretaria Estadual de Educao SEE, por meio do Projeto Poltico Pedaggico - PPP, nos termos da Legislao em vigor.

2.2 OBJETIVOS E PRINCPIOS DA ESCOLA

A Escola Estadual Cultura e Liberdade tem sua ao educativa fundamentada em 03 (trs) objetivos: (1) universalizao de igualdade de acesso, permanncia e sucesso; (2) obrigatoriedade da Educao Bsica; e (3) gratuidade escolar, como princpios gerais e ainda temos como princpios norteadores da educao do Estado de So Paulo: a escola que aprende; o currculo como espao de cultura; as competncias como eixo de aprendizagem; a prioridade da competncia de leitura e de escrita; a articulao das competncias para aprender; e a contextualizao no mundo do trabalho. A Escola Estadual Cultura e Liberdade tem por princpios promover uma educao de qualidade, democrtica, participativa e comunitria, como espao cultural de socializao e desenvolvimento do/a educando/a visando tambm prepar-lo/a para o exerccio da cidadania atravs da prtica e cumprimento de direitos e deveres.

2.3 FINALIDADES DA ESCOLA

A Escola Estadual Cultura e Liberdade tem por finalidade atender o disposto nas Constituies Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB (Lei Federal n 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e no Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei Federal n 8.069, de 13 de julho de 1990).

O alcance dessa finalidade se d por meio do Ensino Fundamental Ciclo II (6 ao 9 ano) e Ensino Mdio (1 srie do ensino mdio a 3 srie do ensino mdio).

A Escola Estadual Cultura e Liberdade oferece uma educao pautada no numa simples viso reducionista de ensinar a ler, escrever e to somente com o vislumbre da formao

profissional. Mais que isso, a Escola Estadual Cultura e Liberdade se compromete com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente tero maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa viso de uma Educao que busca a formao plena do aluno h uma gama de possibilidades de aes e trabalhos que podem ser realizados com foco na criao de oportunidades. Isso feito sempre por meio do incentivo a criatividade e conhecimento de boas experincias realizadas em outras localidades do estado de So Paulo, especificamente, e do Brasil, em geral.

2.4. CONCEPES PEDAGGICAS

As Concepes Pedaggicas da Escola Estadual Cultura e Liberdade tratam sobre as seguintes questes:

De Mundo: O mundo o local onde ocorrem as interaes homem-homem e homemmeio social caracterizadas pelas diversas culturas e pelo conhecimento. Devido rapidez dos meios de comunicao e tecnolgicos e pela globalizao torna-se necessrio proporcionar igualmente ao homem o alcance dos objetivos materiais, polticos, culturais e espirituais para que sejam superadas as injustias sociais, diferenas, distines e divises na tentativa de se formar o ser humano. Isto ser possvel se a escola for um espao que contribua para a efetiva mudana social.

De Sociedade: Pertencente a uma sociedade capitalista, competitiva baseada nas aes e resultados, por isso faz-se necessrio construir uma sociedade libertadora, crtica, reflexiva, igualitria, democrtica e integradora, fruto das relaes entre as pessoas, caracterizadas pela interao de diversas culturas em que cada cidado constri a sua existncia e a do coletivo.

De Homem: O ser humano, na atualidade, competitivo e individualista, resultado das relaes impostas pelo modelo de sociedade em vigor. No entanto, a luta deve ser por um homem social, voltado para o seu bem prprio, mas, acima de tudo, para o bem estar do grupo do qual faz parte. O homem, que modifica a si mesmo pela apropriao dos conhecimentos,

modifica tambm a sociedade por meio do movimento dialtico do social para o individual para o social. Dessa maneira, torna-se sujeito da histria.

De Educao: O processo educacional deve contemplar um tipo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a mera reproduo de saberes cristalizados e desemboque em um processo de produo e de apropriao de conhecimento e transform-lo, possibilitando, assim, que o cidado torne-se crtico e que exera a sua cidadania, refletindo sobre as questes sociais e buscando alternativas de superao da realidade.

Currculo: O currculo extrapola o fazer pedaggico abrangendo elementos como grade curricular, disciplinas, contedos e conhecimento. necessrio resgatar os saberes que o aluno traz de seu cotidiano. Elencado o objeto do conhecimento, este no deve ser trabalhado de forma superficial e desvinculado da realidade, fazendo com que o processo de aprendizagem ganhe significado para o discente.

Planejamento: Para planejar, considerando as reflexes anteriores neste documento, o profissional deve mudar sua postura enquanto homem e professor. Primeiramente preciso mudar a si prprio para, ento, pensar em mudar os outros. Planejar significa, a partir da realidade do estudante, pensar as aes pedaggicas possveis de serem realizadas e com objetivo de serem absorvidos por parte do alunado.

Avaliao: Compreendemos que a avaliao deve permear todas as atividades pedaggicas, principalmente na relao professor com o aluno e no tratamento dos conhecimentos trabalhados neste espao. Portanto, a interveno do professor ajuda a construir as mediaes necessrias para a construo do conhecimento.

2.5 HISTRICO DA ESCOLA ESTADUAL CULTURA E LIBERDADE

Escola Estadual Cultura e Liberdade:

A Escola Estadual Cultura e Liberdade uma escola pblica de referncia em qualidade de educao, que busca cada vez atender melhor comunidade num resgate cidadania, como marco referencial alm do conhecimento sistematizado.

Foi inaugurada em 25 de dezembro de 1950 (mil novecentos e cinquenta), pelo Excelentssimo Governador do Estado de So Paulo, e demais autoridades civis, militares e eclesisticas.

No incio, a escola atendia somente de 1 4 srie. Com o passar dos anos as exigncias escolares aumentaram, aumentando tambm sua capacidade. Assim, em 1950, foi inaugurado o Curso Normal, passando a atender da 5 at 8 srie.

Em 1960, autorizado o funcionamento das primeiras sries do 2 grau, com as habilitaes de Magistrio.

Em 1970, atravs da Portaria SEDUC n 001/70 autorizado o funcionamento do curso de Educao pr-escolar.

Em 1980, foi inaugurado o Ginsio de Esportes, uma antiga reivindicao da comunidade escolar, com a presena do Governador, do prefeito municipal e outras autoridades locais.

Atualmente, em 2010, a Escola Estadual Cultura e Liberdade possui os seguintes nveis de educao: Ensino Fundamental (sries finais 6 ao 9 ano) e Ensino Mdio.

2.6 LIBERDADE

CARACTERSTICAS

DA

ESCOLA

ESTADUAL

CULTURA

Esse tpico apresenta as dimenses Fsica, de Recursos Humanos e Financeira da Escola Estadual Cultura e Liberdade.

2.6.1 DIMENSO FSICA

O Espao Fsico da Escola Estadual Cultura e Liberdade amplo e divide-se em:

- 30 Salas de Aula; - 01 Biblioteca; - 01 Secretaria; - 01 Sala da Direo; - 01 Sala da Coordenao e Superviso Pedaggica; - 01 Sala Professores; - 01 Auditrio; - 01 Cozinha; - 02 Quadras Esportivas; - 01 Ginsio de Esportes; - 01 Auditrio; - 01 Laboratrio de Cincias; - 01 Laboratrio de Informtica; - 01 Laboratrio de LIBRAS e aprendizado para pessoas especiais.

2.6.2 RECURSOS HUMANOS

A Escola Estadual Cultura e Liberdade possui o seguinte quadro de profissionais:

- 01 Diretor; - 02 Coordenadores; - 01 Supervisores Pedaggicos; - 45 Professores; - 02 Tcnicos de Laboratrio; - 01 Merendeiras; - 4 Servios Gerais; Vale destacar que aqui no esto especificados os colaboradores e os profissionais diversos que atuam como Amigos da Escola nas diversas aes e projetos realizados ao longo do ano. Nesse tpico no esto includos tambm os profissionais da Secretaria Municipal de Educao que eventualmente realizam atividades de capacitao e acompanhamento das aes desenvolvidas em mbito da Unidade Escolar.

2.6.3 DIMENSO FINANCEIRA

Os recursos financeiros da Escola Estadual Cultura e Liberdade so geridos por 02 (duas) fontes:

a) A Associao de Pais e Professores (APP) da Escola Estadual Cultura e Liberdade gere recursos previstos em seu estatuto que visa atender os objetivos e metas da APP, atravs de Contribuio dos associados; Convnios; Subvenes; Doaes; Promoes diversas; Outras fontes.

b) Entidade Mantenedora O Governo do Estado de So Paulo, atravs da Secretaria Estadual de Educao (SEE), atende as necessidades financeiras da escola conforme regulamentao legal. Estes recursos chegam na Escola Estadual Cultura e Liberdade por

meio de requisies de materiais de expediente e ou reparos, bem como obras solicitadas pela equipe gestora da Escola.

2.6.4 PROJETOS E AES ESPECIAIS

A Escola Estadual Cultura e Liberdade possui uma rica programao de aes e projetos que seguem o proposto pelo Projeto Poltico Pedaggico (PPP) da Escola e da Secretaria da Educao do Estado de So Paulo (SEE).

Assim, so comemoradas datas especiais, que incluem: datas comemorativas e feriados, como por exemplo: Dia da gua, Dia do ndio, Dia das Mes, Dia da Abolio da Escravatura, Semana do Meio Ambiente, Festa Junina, Desfile de 7 de Setembro, Dia da Criana, Aniversrio da Cidade, Dia da Proclamao da Repblica, Semana da Msica e Natal.

H, ainda, diversos Projetos em andamento na Escola Estadual Cultura e Liberdade, a saber:

- Projeto de Educao Ambiental e Sanitria Biologia, Geografia e Cincias; - Projeto de Educao no Trnsito Todas as disciplinas; - Projeto de Educao Sexual Todas as disciplinas; - Projeto Escoteiro na Escola Todas as disciplinas; - Projeto Dana de Rua na Escola Todas as disciplinas; - Projeto Jogos e Brincadeiras Educao Fsica; - Atividades de Teatro e Msica Educao Artstica.

3. ESTGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA

O Estgio Supervisionado um processo de significativa aprendizagem. O referido Estgio foi realizado na Escola Estadual Cultura e Liberdade, no municpio de Pompia SP Estado de So Paulo. Foram realizadas vrias observaes no estabelecimento de ensino a fim de obter a maior quantidade de informaes relevantes ao Estgio. Com essas observaes foi possvel conhecer melhor a realidade da Escola.

Tambm foi analisado diversos documentos da Escola e acompanhamento das aulas de Geografia, aprendendo muitas metodologias novas. Em seguida, ocorreu o planejamento das aulas com base nos conhecimentos adquiridos na graduao, mas, tambm, nas observaes feitas nas diversas aulas de acompanhamento.

Tudo o que foi realizado durante o perodo do Estgio Supervisionado de Geografia encontra-se descrito adiante. Procuro fazer observaes e anlises a respeito dos recursos disponveis na Escola, executar atividades de regncia como, acompanhamento das aulas do professor, preparao e apresentao de aulas e, por fim, acompanhar as atividades extra-classe promovidas no mbito da Escola.

3.1 ATIVIDADES DE OBSERVAO E ANLISE DA ESCOLA

Inicialmente, houve a investigao de toda a estrutura escolar, averiguando as condies de trabalho, tais como: disponibilidade de recursos fsicos, materiais, financeiros e humanos. Tambm, foi observada a integrao da Escola com a comunidade e foram analisados os documentos norteadores da prtica pedaggica, a saber: (1) Plano das Disciplinas de Geografia; (2) Planos de Aula do Professor; (3) Projeto Poltico Pedaggico (PPP) da Escola e da Secretaria da Educao do Estado de So Paulo; e (4) Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE).

Essa etapa de Observao e Anlise no se restringiu s aos primeiros dias de Estgio, pois ela prolongou-se durante todas as demais etapas, permitindo que eu, alunoestagirio, obtivesse informaes diversas, tais como: (1) Caractersticas dos alunos em sala de aula e nas atividades extra-classe; (2) Contedo programtico das sries avaliadas; (3) Indicaes bibliogrficas; (4) Procedimentos de ensino mais utilizados pelos professores; (5) Tcnicas de Avaliao; (6) Mtodos de promoo do processo ensino aprendizagem; e (7) Principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos.

Alm disso, observei as seguintes informaes: (1) Filosofia da Escola; (2) Calendrio Escolar; (3) Fluxogramas existentes; (4) Funcionamento dos diversos rgos e setores da Escola; e (5) Integrao da Escola com outras instituies pblicas e privadas.

Nessa etapa, verifiquei as instalaes prediais da Escola, como por exemplo: sala de direo, sala dos professores e coordenao, secretaria, laboratrio de informtica, auditrio, biblioteca, quadras de esportes, cozinha etc.

Observei, ainda, diversos aspectos dos recursos humanos da Escola, por exemplo, o nmero de servidores administrativos e de apoio. E, chequei os recursos materiais disponveis (apagadores, pincis, computadores, TV, vdeo, equipamentos de som, aparelho de Data Show etc.).

Esse levantamento de dados e informaes sobre a realidade da Escola foi primeira parte para o andamento do Estgio. Durante essa fase de Diagnstico da Escola, contei com o acompanhado de um Professor-Orientador vinculado ao Centro Universitrio Claretiano de Ensino Distancia, de acordo com o Projeto de Estgio que foi apresentado anteriormente.

Com esses dados em mos, pude elaborar meu Plano de Ao, que reunia todos os detalhes propostas para a etapa da regncia em sala de aula e para as atividades extra-classe.

Ressalta-se que todos esses momentos foram muito importantes e contriburam com a formao e ampliao dos saberes. E, no poderia deixar de mencionar que nessa primeira fase contamos com acompanhamento do Professor-Orientador que colaborou com os seguintes trabalhos: (1) orientao para o preenchimento dos formulrios comprobatrios do Estgio; (2) orientao para elaborao do Plano de Ao; (3) orientao na coleta de dados durante a Observao e Anlise da Escola; e (4) preparao da apresentao em PowerPoint do Seminrio que dever reunir os dados coletados e uma obrigao a ser cumprida como parte da Disciplina de Estgio Supervisionado.

Aps essa primeira etapa, foram iniciadas as atividades de Regncia, quando foi possvel o desenvolvimento do meu Plano de Ao, que foi realizado com apoio da equipe pedaggica da Escola, melhor conhecedora da realidade local.

3.2 OBSERVAO DE REGNCIA DE GEOGRAFIA Lourdes Santana

- professora Maria de

Aps, a fase de Observao e Anlise os recursos disponveis na Escola eu iniciei a execuo das atividades de regncia. Essa etapa da regncia, contou com as seguintes atividades: acompanhamento das aulas do professor supervisor, preparao e apresentao de aulas e, por fim, acompanhar as atividades extra-classe promovidas.

Essa parte permitiu a aquisio de uma viso profunda da realidade presente da Unidade Escolar tornando o futuro professor apto para trabalhar com as tcnicas adequadas, utilizando os recursos disponveis atendendo as necessidades dos alunos.

Para as atividades de regncia, foram elaboradas aulas compatveis com o nvel geral de cada turma e com as necessidades da Escola Estadual Cultura e Liberdade.

Aps cada aula, dediquei um tempo para fazer reflexes sobre a aplicao dos contedos ministrados, verificando se os objetivos propostos para aquela aula foram atingidos, se os alunos participaram bem, como foi o desempenho geral, se as atividades foram adequadas etc. Assim, pude verificar o relacionamento da teoria e prtica.

Destaco ainda, que pude auxiliar o professor regente das disciplinas de Geografia no planejamento, realizao e avaliao das atividades, tais como: (1) Corrigir trabalhos e provas; (2) Aplicar provas; (3) Selecionar textos de interesse para a disciplina; (4) Selecionar e aplicar exerccios; (5) Acompanhar a turma em atividades extra-classe; (6) Selecionar e aplicar recursos didticos; (7) Preparar material didtico; (8) Supervisionar atividades diversificadas; (9) Montar murais e cartazes e, (10) Preparar aulas prticas; (11) Elaborar e executar projetos; e (12) Planejar trabalhos de campo.

Vale destacar que tudo isso deve ser inserido dentro do meu Plano de Ao.

A - PLANO DE AO

O Plano de Ao um norte para que cada aluno-estagirio deve usar para se orientar pedagogicamente em seu Estgio na Escola. Ele rene todos os Planos de Aula que sero desenvolvidos pelo aluno-estagirio durante o trabalho de regncia. E, traz ainda as aes e trabalhos extra-classe que o estagirio se prope desenvolver.

No dia-a-dia da sala de aula, como estagirio de Geografia busquei analisar os alunos, atravs da observao do interesse, participao, realizao das atividades, orais, escritas e prticas. Os contedos explorados tambm sero verificados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula e nas atividades extra-classe.

Durante essa fase do Estgio Supervisionado, busquei utilizar os espaos disponveis na escola, como salas de aula, biblioteca, laboratrios, auditrios entre outros, bem como o uso de recursos audiovisuais que a escola dispunha.

Assim, apresento a seguir os Planos de Aula que foram desenvolvidos em turmas do Ensino Fundamental e no Ensino Mdio, nas disciplinas de Cincias e Biologia.

Cabe destacar que cada uma das aulas de Geografia no Ensino Fundamental e Mdio foram concebidas para que o aluno desenvolva competncias e habilidades que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivduo e como cidado, utilizando conhecimentos de natureza cientfica e tecnolgica.

Sabemos que existem uma variedade enorme de estratgias e metodologias que podem ser usadas no processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo: Aula expositiva dialgica (Vice-Versa), exposio via televiso ou via televiso/DVD de filme, documentrio, clipe e etc. Exposio de transparncias via retro projetor, elaborao de fichamentos, resumos de textos pr-selecionados, mapeamentos, resoluo de exerccios, aplicao de mini aulas, utilizao de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, aparelho de DVD). Assim, buscamos explorar essa gama de possibilidades para enriquecer o Plano de Ao, alcanando assim resultados positivos.

RELATRIO DE AULA - AULA 1

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 6 ano A Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 06/08/ 2012 rea de conhecimento: Geografia

Tema da Aula: O que espao? Maria de Lourdes Santana

O aluno dever: 1) Compreender a organizao do espao e a sua construo; 2) Perceber que existem diferentes percepes acerca do que espao nas diferentes reas do conhecimento. A Geografia se preocupa com o espao produzido a partir das relaes da sociedade com a natureza e das relaes sociais em si; 3) Compreender que as relaes econmicas, sociais, polticas, culturais etc. se materializam na forma de casas, prdios, ruas, rede urbana, equipamentos, sistemas de transportes, sistemas de produo agrcola etc. Esses objetos tcnicos se fixam no espao e permanecem por um certo tempo, convivendo com objetos de perodos mais recentes; 4) Perceber que equipamentos urbanos (objetos tcnicos) mais antigos e novos formam o espao atual, sendo que os antigos, muitas vezes, apresentam novos usos. Como exemplo temos o uso atual dos antigos casarios coloniais e do perodo cafeeiro ou da cana-de-acar por redes de fast food e bancos, pontes que eram utilizadas para a passagem de animais e agora so usadas para passagem de automveis; 5) Compreender que as anlises e os estudos geogrficos do espao se realizam em uma perspectiva dialtica de tempo e espao e que o antigo e o novo interagem no processo de mudana, percebendo que esta herana espacial ajuda a entender a organizao do espao. Por exemplo, as cidades maiores de hoje, junto s linhas ferrovirias, correspondem a antigos entroncamentos ferrovirios; 6) Compreender, a partir das abordagens anteriores, que o espao uma acumulao desigual de tempos e que se a lgica que o criou mudar, partes dele podem se transformar em um obstculo e devem ser substitudos por novos objetos ou reaproveitados a partir de uma nova lgica. Estratgias 1) Identificar, em um lugar da cidade: a rua da escola, a rua mais antiga, no bairro mais importante, no centro comercial etc. a arquitetura das edificaes. Os alunos devero

fotografar estes imveis e organizar as fotos a partir da idade deles (eles devem organizar as fotos de forma intuitiva, a partir da sua viso de mundo); 2) Escolher alguns imveis e pedir para que os alunos descubram, atravs de pesquisas e entrevistas: a) Quando cada edificao foi construda? b) Como eram usadas no incio (residncia, comrcio, indstria etc.)? c) Qual o uso atual? d) O que foi modificado do projeto inicial? e) O imvel tem um valor de mercado elevado ou baixo?; 3) Pesquisar sobre o crescimento da mancha urbana da cidade (evoluo) e/ou das modificaes na rea rural (rodovias, ferrovias, sistemas de irrigao, tamanho das propriedades etc.); 4) Localizar, em um mapa ou planta, a rea pesquisada, indicando os itens e colocando legenda com informaes auxiliares e explicativas; 5) A partir da anlise emprica, apresentar os conceitos de: acumulao desigual de tempos, rugosidades (marcas do passado no espao), relao sociedade-natureza, organizao do espao etc.; 6) A partir de filmes e/ou documentrios e de um roteiro, apresentar as diferentes paisagens que formam a rea pesquisada. Correlacionar com os conceitos e avaliar como as heranas "ajudaram" ou "atrapalharam" o desenvolvimento do lugar (a presena ou a falta de rodovias, ferrovias, aeroportos ou hidrovias, por exemplo). Concluso da atividade Convidar moradores antigos para comparar o lugar, como era e como hoje. Convidar um representante da associao de bairro, um poltico ou um representante de uma ONG para um debate acerca dos problemas e potencialidades do lugar. Montar um painel sobre alguns lugares, como eram antes e como so hoje. Podemos usar como exemplo os engenhos de cana no Nordeste, as cidades cafeeiras do Centro Sul, a capital de So Paulo, o Rio de Janeiro etc. ou comparar as capitais Salvador (no ciclo da cana),

Rio de Janeiro (ciclo do ouro at 1960) e Braslia (a partir da sua construo). Observar que as mudanas em Braslia foram muito pequenas. Conceitos Espao, construo do espao, acumulao desigual de tempos, rugosidade, relao sociedade-natureza. Habilidades e Competncias Ler, observar, analisar, interpretar, compreender, selecionar e elaborar sistemas de investigao, reconhecer na aparncia das formas visveis e concretas do espao geogrfico atual os processos histricos construdos em diferentes tempos, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar.

RELATRIO DE AULA - AULA 2

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 6 ano A Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 07/08/ 2012 rea de conhecimento: Geografia

Tema da Aula: O que espao? Maria de Lourdes Santana Continuao da aula anterior.

RELATRIO DE AULA - AULA 3

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 7 ano A e B. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 08/08/2012, 09/08/2012, 10/08/2012 rea de conhecimento: Geografia

Tema da Aula: Aquecimento global Maria de Lourdes Santana

I. Introduo O aquecimento global tem sido focalizado nos diferentes meios de comunicao e a informao concreta o risco que todos os seres vivos esto correndo nos prximos anos, em funo das aes humanas. Afirma-se que a utilizao de mquinas nos diferentes setores, meios de transportes em excesso, etc liberam muitos gases e estes favorecem o aumento do efeito estufa, ocasionando assim o aquecimento global. Vale a pena levantar os diferentes pontos de vista sobre o tema, pois tambm h opinies no-catastrofistas. Por outro lado, interessante discutir o que cada um pode fazer preventivamente para evitar uma eventual catstrofe.

II. Objetivos de aprendizagem: 1) Analisar de forma crtica as causas e as conseqncias do aquecimento global em nossa vida e para o nosso planeta. 2) Coletar informaes em diferentes fontes e elaborar um relatrio.

III. Estratgias

1) Os alunos devero ler o texto e grifar as partes que julgam importantes e/ou polmicas. 2) Em seguida devero assistir ao documentrio "Uma verdade incoveniente", de Al Gore (disponvel em DVD), e analisar os argumentos apresentados. 3) O professor colocar uma situao extrema das conseqncias do aquecimento global em nossa vida, para o ambiente (pode explorar as adaptaes que sero necessrias por parte dos animais e plantas em relao ao curto espao de tempo) e para o planeta e discutir atravs de uma mesa redonda a(s) questo(es) da decorrente(s). 4) O aluno pesquisar e anotar mais dados em diferentes fontes, tais como revistas, jornais, Internet, etc 5) A fim de assegurar o conhecimento, o docente poder solicitar aos alunos um relatrio individual sobre o tema em questo e suas devidas concluses.

IV. Sugestes e dicas O educador poder discutir e incentivar os educandos a que adotem uma postura adequada e crtica em relao ao meio ambiente, como por exemplo, diminuir ou no usar o carro como meio de transporte, consumir produtos com embalagens reciclveis, etc.

V. Avaliao: - Ficha de leitura do contedo trabalhado em sala de aula. - Observao da participao. - Avaliao do comportamento dos alunos.

RELATRIO DE AULA - AULA 4

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental

Srie: 9 ano D e E. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 13/08/2012, 14/08/2012, 15/08/2012 e 16/08/2012. rea de conhecimento: Geografia

Tema da Aula: Conservacionismo Maria de Lourdes Santana

I. Introduo O conservacionismo compreende a utilizao dos elementos da biosfera para produzir a preservao racional do meio ambiente, de maneira a conservar a Terra em condies propcias vida. O conservacionismo abrange a manuteno, a preservao e tambm a restaurao (ou recuperao) do meio ambiente.

II. Objetivos de aprendizagem: - Conscientizar os alunos sobre a importncia do conservacionismo. - Incentivar aes que favoream a aplicabilidade do conservacionismo; por exemplo, a luta pelo equilbrio ambiental. - Estimular os alunos a praticar o uso sustentvel de recursos e bens de consumo. - Mobilizar os alunos para aes de sustentabilidade na comunidade escolar e na sociedade.

III. Estratgias 1. Pedir aos alunos que observem a quantidade de papel que destinada ao lixo na escola. 2. Coletar o lixo de duas salas de aula (pelo perodo de uma semana). 3. Pesar os papis coletados e calcular a quantidade anual estimada.

4. Pesquisar como ocorre a produo de papel, analisando os gastos de energia, gua e outros recursos. 5. Pesquisar quantas folhas uma rvore pode produzir. 6. Estimular a ao de repensar as formas de consumo, preocupando-se com reaproveitamento e reciclagem dos materiais, negando-se a consumir produtos de origem no sustentvel. 7. Partindo dos resultados obtidos com a coleta de lixo, promover aes de conscientizao na escola e no bairro.

IV. Dicas 1. Realizar anlises semelhantes com outros materiais: copos plsticos, embalagens utilizadas no lanche e/ou em casa, celulares e baterias, pilhas, latas de refrigerante, etc. 2. Promover aes de restaurao, recuperao e preservao do meio ambiente na escola e no bairro (por exemplo, em jardins e/ou praas). 3. Visitar alguma rea de proteo ambiental e/ou empresas que apresentem o chamado "selo verde".

V. Avaliao: - Ficha de leitura do contedo trabalhado em sala de aula. - Observao da participao. - Avaliao do comportamento dos alunos.

RELATRIO DE AULA - AULA 5

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 8 ano A

Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 17/08/ 2012 rea de conhecimento: Geografia

Tema da Aula: Geologia e Geomorfologia Maria de Lourdes Santana

Objetivos 1) Conhecer as diferentes teorias sobre a formao do Universo, do Sistema Solar e da Terra; 2) Compreender como a dinmica interna da Terra reflete nas diferentes camadas que a formam e como so criadas as macroestruturas de relevo na superfcie; 3) Associar esses processos aos diferentes modos de ocupao do planeta; 4) Relacionar a Teoria da Tectnica de Placas com eventos catastrficos, como terremotos e tsunamis, alm de suas localizaes. Estratgias 1) Propor a produo de uma maquete representando as diferentes camadas que formam a estrutura interna da Terra; 2) Ler os textos sobre tectnica de placas, vulcanismo e escala Richter no

siteEducao; 3) Exibir um filme que enfatize a importante relao desses processos com a vida no planeta. Exemplos: "O Ncleo", "O Inferno de Dante" e "Tsunami"; 4) A partir de mapas, o aluno deve localizar as reas de maior atividade vulcnica, ssmica e de tsunamis no mundo, e depois produzir um texto com suas concluses; 5) Pesquisar os temas propostos em sala de aula. Exemplos: como outras culturas explicam a formao da Terra, do Sol, da Lua e do Universo; como um vulco e como ele "funciona". Conceitos

Processos internos da Terra, tempo geolgico, teorias sobre a formao da Terra. Habilidades e competncias 1) Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar; 2) O aluno dever ser capaz de entender/explicar os processos internos da Terra mais importantes, as paisagens formadas na superfcie e como o homem diminui o impacto desses processos atravs da tecnologia. Concluso da atividade 1) Construir uma maquete explicativa com as zonas convergentes, ou reas de choque de placas tectnicas (exemplos: Andes, Himalaia, Alpes, Fossa das Marianas e Vitjaz), e divergentes, ou reas de separao de placas tectnicas (exemplos: dorsal mesoatlntica); 2) Construir uma maquete de um vulco, se possvel, colocando gelo seco na chamin, para parecer mais real; 3) Montar uma exposio com as maquetes, imagens de vulces, conseqncias de abalos ssmicos e datas e mapas indicando a ocorrncia dos maiores terremotos.

RELATRIO DE AULA - AULA 6

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 8 ano B e 8 ano A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 20/08/ 2012, 21/08/2012, 22/08/2012 e 23/08/2012. rea de conhecimento: Geografia

Tema de Aula: Geologia e Geomorfologia - Maria de Lourdes Santana

Objetivos

1) Conhecer as diferentes teorias sobre a formao do Universo, do Sistema Solar e da Terra; 2) Compreender como a dinmica interna da Terra reflete nas diferentes camadas que a formam e como so criadas as macroestruturas de relevo na superfcie; 3) Associar esses processos aos diferentes modos de ocupao do planeta; 4) Relacionar a Teoria da Tectnica de Placas com eventos catastrficos, como terremotos e tsunamis, alm de suas localizaes. Estratgias 1) Propor a produo de uma maquete representando as diferentes camadas que formam a estrutura interna da Terra; 2) Ler os textos sobre tectnica de placas, vulcanismo e escala Richter no

siteEducao; 3) Exibir um filme que enfatize a importante relao desses processos com a vida no planeta. Exemplos: "O Ncleo", "O Inferno de Dante" e "Tsunami"; 4) A partir de mapas, o aluno deve localizar as reas de maior atividade vulcnica, ssmica e de tsunamis no mundo, e depois produzir um texto com suas concluses; 5) Pesquisar os temas propostos em sala de aula. Exemplos: como outras culturas explicam a formao da Terra, do Sol, da Lua e do Universo; como um vulco e como ele "funciona". Conceitos Processos internos da Terra, tempo geolgico, teorias sobre a formao da Terra. Habilidades e competncias 1) Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar; 2) O aluno dever ser capaz de entender/explicar os processos internos da Terra mais importantes, as paisagens formadas na superfcie e como o homem diminui o impacto desses processos atravs da tecnologia. Concluso da atividade

1) Construir uma maquete explicativa com as zonas convergentes, ou reas de choque de placas tectnicas (exemplos: Andes, Himalaia, Alpes, Fossa das Marianas e Vitjaz), e divergentes, ou reas de separao de placas tectnicas (exemplos: dorsal mesoatlntica); 2) Construir uma maquete de um vulco, se possvel, colocando gelo seco na chamin, para parecer mais real; 3) Montar uma exposio com as maquetes, imagens de vulces, conseqncias de abalos ssmicos e datas e mapas indicando a ocorrncia dos maiores terremotos.

RELATRIO DE AULA - AULA 7

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 7 ano A e B. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 24/08/2012, 27/082012, 28/08/2012, 29/08/2012, 30/08/2012 e 31/08/2012. rea de conhecimento: Geografia

Tema da Aula: Hidrografia Maria de Lourdes Santana

Objetivos 1) Conhecer a hidrosfera, isto , as diferentes formas de acmulo de gua na superfcie terrestre, em aqferos e lenis freticos; 2) Compreender a dinmica do ciclo da gua; 3) Enumerar os conceitos bsicos de hidrologia e hidrografia e associ-los com outros aspectos do meio ambiente, tais como: clima, relevo, vegetao e solo, entre outros; 4) Analisar como a ao antrpica (do homem) interfere nessa dinmica e os prejuzos que ela pode causar, tanto ao meio ambiente, como qualidade de vida da populao mundial;

5) Conhecer diferentes formas do uso da gua, entre elas: pesca, navegao, abastecimento, gerao de energia e irrigao; 6) Apontar que a gua, devido sua grande importncia, no apenas para as populaes ribeirinhas, mas tambm para as grandes metrpoles mundiais, j provocou disputas e at guerras entre pases (hidrogeopoltica). Estratgias 1) Propor a produo de uma tabela de temperaturas dentro e fora da sala de aula. O professor deve pedir aos alunos que observem como est o tempo (nublado, chuvoso, quente, frio, mido ou seco) durante uma determinada quantidade de dias. Aps este perodo, ele deve perguntar aos alunos se eles perceberam, em si mesmos, alguma reao a estas diferentes condies atmosfricas. Feito este exerccio, o professor vai explicar os conceitos de tempo atmosfrico, microclima e clima e construir um grfico com as informaes obtidas pelos estudantes; 2) Apresentar um climograma, explicando como so obtidos dados sobre temperatura e precipitao; 3) Exibir um filme que enfatize a relao destes processos com a vida no planeta (exemplo: "O Dia depois de Amanh"). Pedir aos alunos um relatrio sobre o filme, com propostas de solues para as questes apresentadas na obra; 4) Mostrar para o aluno, atravs de mapas (do Brasil ou do mundo), a distribuio das temperaturas e das precipitaes. Associ-las com outros fatores, como altitude, latitude, correntes martimas e vegetao; 5) Pedir aos alunos pesquisas sobre os temas discutidos na sala de aula. Exemplos: localizao de determinadas produes agrcolas e suas relaes com o clima; plantaes de produtos tpicos de um determinado clima em outras regies, atravs do uso de estufas. Conceitos Hidrografia, bacia hidrogrfica, aqfero, lenol fretico, ciclo da gua, curso, potencial hidrulico e irrigao. Habilidades e competncias Capacidade de estabelecer relaes de causalidade, analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar a responsabilidade individual e coletiva (a partir da

tica e do bem comum). O aluno dever ser capaz de entender/explicar a dinmica hidrolgica e as relaes entre a gua e outros sistemas naturais, alm de sua relao com o homem. Concluso da atividade 1) Fazer um debate sobre as mudanas climticas globais, valorizando os dados obtidos nas pesquisas realizadas pelos estudantes; 2) Montar uma exposio com as concluses do debate e imagens sobre o tema.

RELATRIO DE AULA - AULA 8

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 6 ano B, 6 ano C e 6 ano A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 03/09/2012, 04/09/2012, 05/09/2012, 06/09/2012 e 10/09/2012. rea de conhecimento: Geografia

Tema da Aula: Problemas Ambientais Maria de Lourdes Santana

I. Objetivos de aprendizagem: - Observar as diferentes causas do desequilbrio ambiental. - Buscar informaes em diferentes fontes, priorizando dados. - Analisar criticamente os problemas ambientais. - Aprofundar os estudos em um tema especfico e apresent-lo classe.

III. Metodologia: 1. Formar grupos de quatro alunos.

2. Combinar com os grupos qual(is) tema(s) dever(o) ser pesquisado(s).

Sugestes de temas: A - Alteraes biticas: - introduo de espcies - extino de espcies

B - Alteraes abiticas: - poluio sonora - poluio trmica (inverso trmica, efeito estufa) - poluio do ar (chuva cida) - poluio por derramamento de petrleo - lixo

3. Solicitar que tragam seus materiais de pesquisa, a fim de orient-los. 4. Priorizar e aprofundar as informaes, selecionando os dados que sero utilizados pelos alunos nas apresentaes. 5. Disponibilizar uma aula para finalizao do trabalho e discusso sobre a forma de apresentao. 6. Marcar com antecedncia a data de apresentao.

Dicas O professor poder realizar uma avaliao solicitando o parecer dos alunos: eles devem dizer qual(is) trabalho(s) se destacou(aram), justificando suas respostas.

IV. Recursos: - Gravuras; - Fotos histricas; etc.

V. Avaliao: - Ficha de leitura do contedo trabalhado em sala de aula. - Observao da participao e Avaliao do comportamento dos alunos.

RELATRIO DE AULA - AULA 9

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 6 ano B, 6 ano C e 6 ano A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 11/09/2012, 12/09/2012, 13/09/2012, 14/09/2012. rea de conhecimento: Geografia

Tema da Aula: Tempo atmosfrico e clima Maria de Lourdes Santana. Objetivos 1) Conhecer as diferenas entre clima e tempo atmosfrico; 2) Compreender a dinmica atmosfrica da Terra e como o homem interfere nela; 3) Associar o clima a outros fenmenos, como altitude, relevo, maritimidade, continentalidade, densidade vegetal e evapotranspirao. Relacion-los a fatores climticos como temperatura, presso e umidade, criando uma viso articulada entre os elementos e fenmenos que formam o meio ambiente;

4) Analisar como os diferentes tipos de clima interferem na opo por certas atividades econmicas e quais impactos sociais esto relacionados dinmica climtica (enchentes, secas, desabamentos, etc.); 5) Determinar a relao entre determinadas aes humanas e mudanas climticas em diferentes escalas. Exemplos: represas artificiais podem alterar o microclima local ou regional; a emisso de gases que provocam o efeito estufa (CFCs, metano e gs carbnico), atravs da queima de combustveis fsseis, provoca o aumento da temperatura global, acelera o degelo das calotas polares e aumenta do nvel do mar. Estratgias 1) Propor a produo de uma tabela de temperaturas dentro e fora da sala de aula. O professor deve pedir aos alunos que observem como est o tempo (nublado, chuvoso, quente, frio, mido ou seco) durante uma determinada quantidade de dias. Aps este perodo, ele deve perguntar aos alunos se eles perceberam, em si mesmos, alguma reao a estas diferentes condies atmosfricas. Feito este exerccio, o professor vai explicar os conceitos de tempo atmosfrico, microclima e clima e construir um grfico com as informaes obtidas pelos estudantes; 2) Apresentar um climograma, explicando como so obtidos dados sobre temperatura e precipitao; 3) Exibir um filme que enfatize a relao destes processos com a vida no planeta (exemplo: O Dia depois de Amanh). Pedir aos alunos um relatrio sobre o filme, com propostas de solues para as questes apresentadas na obra; 4) Mostrar para o aluno, atravs de mapas (do Brasil ou do mundo), a distribuio das temperaturas e das precipitaes. Associ-las com outros fatores, como altitude, latitude, correntes martimas e vegetao; 5) Pedir aos alunos pesquisas sobre os temas discutidos na sala de aula. Exemplos: localizao de determinadas produes agrcolas e suas relaes com o clima; plantaes de produtos tpicos de um determinado clima em outras regies, atravs do uso de estufas. Conceitos Clima, tempo, dinmica climtica terrestre, processos interativos entre homem e clima e impactos ambientais da ao humana. Habilidades e competncias

1) Capacidade de estabelecer relaes de causalidade, analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar; 2) O aluno dever ser capaz de entender/explicar os processos climticos bsicos, as paisagens relacionadas ao clima e como o homem interfere na dinmica climtica. Concluso da atividade 1) Fazer um debate sobre as mudanas climticas globais, valorizando os dados obtidos nas pesquisas realizadas pelos estudantes; 2) Montar uma exposio com as concluses do debate e imagens sobre o tema.

RELATRIO DE AULA - AULA 10

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 6 ano B, 6 ano C e 6 ano A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 18/09/2012, 19/09/2012, 20/09/2012 e 21/09/2012. rea de conhecimento: Geografia

Tema da Aula: Trabalho com Jornal Maria de Lourdes Santana Objetivos O aluno ser capaz de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crtico. Tambm ser capaz de questionar os interesses que norteiam a produo da informao dos grandes meios de comunicao. Para desenvolver essas habilidades e competncias, ele dever: 1) Saber identificar as informaes bsicas contidas em uma notcia; 2) Avaliar se o texto claro; 3) Localizar, em um mapa, o lugar onde o fato, descrito no jornal, ocorreu, bem como o lugar onde a reportagem foi redigida;

4) Compreender que as informaes produzidas pelos grandes meios de comunicao podem valorizar (exagerar) ou omitir determinados fatos atendendo interesses, opinies e acordos; 5) Perceber que o jornal pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, mas deve ser usado de forma crtica. Estratgia 1) Xerocar uma reportagem curta para cada aluno e ensin-los a identificar os elementos do discurso jornalstico:

O qu? Quem? Como? Onde? Por qu? Quando?

(Observe que, muitas vezes, uma ou mais perguntas no so respondidas no texto jornalstico). 2) Pedir um resumo da notcia. 3) Solicitar a pesquisa de um texto jornalstico (notcia internacional) pequeno e localizar no mapa o lugar onde ocorreu o fato relatado pelo jornalista e onde se localiza a matriz do jornal. 4) Pesquisar uma notcia de contedo geogrfico nacional ou internacional j trabalhado com os alunos e avaliar a abordagem dada pelo jornal (Voc daria essa notcia de uma forma diferente? O que faltou no texto? Voc acha que houve exagero ou o jornalista foi brando demais?). 5) Verificar como uma mesma notcia (nacional) foi apresentada em diferentes meios de comunicao, pelo menos trs fontes diferentes (A abordagem foi a mesma? Porque um jornal abordou de forma diferente o tema?).

6) Pesquisar (pesquisa individual ou em grupo), na sua cidade, um fato considerado polmico ou sobre o qual o aluno tenha uma opinio deferente da viso do jornal. Concluso da atividade 1) Fazer um debate e chamar um representante da imprensa para participar; 2) Fazer um jornal, com a participao dos alunos, sobre fatos conhecidos da coletividade (falta de asfalto, violncia urbana, uma festa que aconteceu ou ir acontecer, um lugar interessante para ser conhecido, etc.), se possvel usar fotos e valorizar a observao do espao.

RELATRIO DE AULA - AULA 11

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 7 ano B, 6 ano C e 6 ano A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 24/09/2012, 25/09/2012, 26/09/2012, 27/09/2012 e 28/09/2012. rea de conhecimento: Geografia Tema da aula: Revolues Agricolas, verdes e transgnicas. Maria de Lourdes Santana

Objetivos 1) Observar que mesmo com as revolues na atividade agrcola, cujo principal efeito foi o aumento da capacidade de produo, h diversas regies no mundo vivendo as tragdias da subnutrio e da fome; 2) Conhecer as caractersticas e as consequncias das revolues agrcola, verde e transgnica; 3) Analisar as vantagens e as desvantagens das culturas transgnicas;

4) Comentar sobre a situao do Brasil em relao aos transgnicos e analisar a questo da legalidade ou no do uso desse tipo de cultivo. Ponto de partida Leitura do texto "Revolues agrcola e verde e transgnicos". Estratgias 1) Inicialmente, apresente aos alunos duas imagens: a primeira retratando uma plantao moderna, com a presena de tratores, por exemplo; a segunda, uma plantao tradicional, com a presena de animais desempenhando algum trabalho, ferramentas rudimentares e muitos trabalhadores. Pea para os alunos observarem as figuras e, em seguida, solicite que respondam no caderno s questes: Qual das figuras representa uma forma de agricultura moderna? E uma tradicional? Por qu? Na sequncia, indique alguns alunos para lerem as respostas e faa comentrios a respeito. 2) Comente que o Brasil e o mundo vivem uma contradio, pois, apesar de o espao rural brasileiro e de vrios pases se modernizar (mecanizao agrcola, uso da biotecnologia, etc.), o que propiciou um aumento da capacidade de produo, parte da populao ainda vive em condies miserveis. Cite a estatstica da FAO (Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e a Alimentao), segundo a qual, no incio do sculo 21, 852 milhes de pessoas viviam em estado de fome crnica, sendo que 815 milhes nos pases subdesenvolvidos. Apresente para os alunos o grfico intitulado "Pessoas subnutridas em 2001-2002", presente no artigo citado acima. 3) Aproveite para trabalhar os conceitos de fome crnica e fome aguda. A primeira leva morte por inanio e definida por um critrio quantitativo, medido pelo baixo consumo de calorias. J a segunda, tambm conhecida como subnutrio, muito mais disseminada no mundo que a fome aguda, menos evidente. Define-se por critrios qualitativos (alimentao deficiente em protenas) e traz consequncias graves sade e formao fsica e mental dos indivduos. 4) Nesse momento, comece a discorrer sobre a evoluo da agricultura no mundo. Informe que ocorreram profundas mudanas na atividade agrcola, sendo que essas mudanas, por serem grandes, foram chamadas de revolues. Fale sobre a Revoluo Neoltica e a Revoluo Industrial, contextualizando-as em termos histricos e explicando como elas influenciaram a agricultura. 5) Informe que, a partir da dcada de 1960, ocorreu a chamada Revoluo Verde. Explique que esse termo foi originalmente utilizado para referir-se inveno e disseminao

de novas sementes e prticas agrcolas que permitiram um aumento na produo em pases subdesenvolvidos. Ela aumentou a produo agrcola de muitos pases, como Brasil e ndia, mas a fome ainda no foi superada (o grfico citado revela os resultados insuficientes). Vale tambm discutir os efeitos negativos da Revoluo Verde: acrscimo dos gastos com o cultivo; endividamento dos agricultores; aumento da submisso de muitos pases em relao ao mercado dos pases ricos; subordinao aos interesses das grandes empresas agroindustriais; possibilidade de ocorrer a homogeneizao das espcies agrcolas e a diminuio da biodiversidade; as culturas podem torna-se vulnerveis ao ataque de certas espcies, quando baseadas em variedades de plantas uniformes; expulso dos agricultores do campo, por no mais estarem em condies de concorrer com empresas de grande porte; estagnao da produtividade; esgotamento dos solos; e crescimento do uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes, o que coopera para a poluio ambiental, alm de contaminar os alimentos com resduos txicos. 6) Em seguida, informe que, atualmente, o termo Revoluo Verde ressurgiu com a questo dos transgnicos. Aproveite para analisar a questo. Em primeiro lugar, pea para procurarem no dicionrio o significado da palavra transgnico e lerem os resultados encontrados. Escreva alguns significados na lousa. Partindo deles, explique as tcnicas utilizadas na produo dos transgnicos, apontando os maiores pases produtores e os produtos mais cultivados. importante ressaltar que h uma polmica internacional sobre a aplicao da biotecnologia agricultura. Os produtos transgnicos so largamente utilizados em alguns pases, mas h uma resistncia significativa ao seu consumo em importantes mercados. Levante as seguintes questes para os alunos pesquisarem e responderem: quais so os argumentos utilizados nesse debate internacional? Quais os pontos a favor na utilizao dos produtos transgnicos? Voc favorvel ao consumo de produtos transgnicos? Por qu? 7) Elabore um quadro na lousa contendo duas colunas. Na primeira, escreva pontos a favor; e na segunda, pontos contra. Pea para que cada aluno fale um ponto a favor e um contra. Escreva na lousa o resultados e comente-os. Comente que algumas das suspeitas que pairam sobre a criao de organismos geneticamente modificados, comum em vrios pases e tambm no Brasil, no se fundamentam em fatos cientificamente comprovados. Procure evitar uma abordagem maniquesta do assunto. Destaque que, como qualquer tecnologia, a manipulao gentica deve ser avaliada criteriosamente para que oferea segurana. Alguns estudos cientficos indicam que a produo de alimentos transgnicos, por exemplo, no trazem ameaas sade humana ou ao ambiente. Feche o debate lembrando a necessidade do acompanhamento permanente dos eventuais efeitos dos produtos transgnicos sobre a alimentao humana.

8) E a utilizao dos transgnicos no Brasil? Comente que a controvrsia envolve rgos oficiais, governos estaduais, produtores, institutos de pesquisa agrcola e organizaes no governamentais. Num plo, h os que defendem a posio de que o Brasil deve se tornar um produtor e exportador de transgnicos, por meio de institutos de pesquisa como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria). No plo oposto, h os que defendem a proibio completa do cultivo de transgnicos. Pea para os alunos pesquisarem e responderem s seguintes questes: Quais so os atores dessa controvrsia? Quais so os fundamentos de cada posio? Como tem evoludo o debate? Oua as respostas dos alunos e comente-as.

RELATRIO DE AULA - AULA 12

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 9 ano B, C e A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 01/10/2012, 02/10/2012, 03/10/2010, 04/10/2012 e 05/10/2012. rea de conhecimento: Geografia Tema da aula: Demografia Maria de Lourdes Santana

Objetivo Levar a coletividade dos alunos a produzir um Painel Demogrfico, com textos e imagens, sobre o tema proposto. Ponto de partida Leitura dos textos Demografia (1) - O crescimento populacional e a transio demogrfica e Demografia (2) - Crescimento e estrutura etria da populao brasileira. Comentrio O estudo da pirmide demogrfica brasileira engloba uma grande diversidade de conhecimentos, de conceitos especficos de demografia a conhecimentos histricos, geogrficos e sociais mais amplos. O objetivo desse trabalho abordar simultaneamente vrios aspectos do

crescimento populacional no Brasil e traduzi-los numa exposio que pode ser visitada por toda a comunidade escolar. Tornar pblico o resultado das pesquisas dos alunos uma forma importante de valorizar o conhecimento adquirido. Estratgias 1) Dividir a classe em grupos; 2) Encarregar cada um deles de pesquisar um dos perodos de crescimento da populao brasileira ou um dos aspectos relacionados a esse crescimento. Exemplo de temas de pesquisa: a) impacto das imigraes no crescimento populacional; b) a primeira fase de transio demogrfica no Brasil; c) a segunda fase de transio demogrfica no Brasil; d) taxa de fecundidade no Brasil; e) conseqncias da urbanizao; f) crescimento populacional e estrutura etria; 3) Durante a pesquisa, cada grupo dever providenciar material impresso, fotos, desenhos e grficos para montar o seu painel. Produto final Ser montado um painel contnuo numa parede de grande extenso da escola. Esse painel deve seguir uma linha cronolgica e absorver o trabalho dos vrios grupos. Convidados, familiares e membros da comunidade escolar devem visitar a exposio e registrar sua opinio num livro de visitas, que ser depois lido pelos alunos.

3.23 RELATRIO DE REGNCIA DE GEOGRAFIA Lourdes Santana

- professora Maria de

Aps, a fase de Observao e Anlise os recursos disponveis na Escola eu iniciei a execuo das atividades de regncia. Essa etapa da regncia, contou com as seguintes

atividades: acompanhamento das aulas do professor supervisor, preparao e apresentao de aulas e, por fim, acompanhar as atividades extra-classe promovidas.

Essa parte permitiu a aquisio de uma viso profunda da realidade presente da Unidade Escolar tornando o futuro professor apto para trabalhar com as tcnicas adequadas, utilizando os recursos disponveis atendendo as necessidades dos alunos.

Para as atividades de regncia, foram elaboradas aulas compatveis com o nvel geral de cada turma e com as necessidades da Escola Estadual Cultura e Liberdade.

Aps cada aula, dediquei um tempo para fazer reflexes sobre a aplicao dos contedos ministrados, verificando se os objetivos propostos para aquela aula foram atingidos, se os alunos participaram bem, como foi o desempenho geral, se as atividades foram adequadas etc. Assim, pude verificar o relacionamento da teoria e prtica.

Destaco ainda, que pude auxiliar o professor regente das disciplinas de Geografia no planejamento, realizao e avaliao das atividades, tais como: (1) Corrigir trabalhos e provas; (2) Aplicar provas; (3) Selecionar textos de interesse para a disciplina; (4) Selecionar e aplicar exerccios; (5) Acompanhar a turma em atividades extra-classe; (6) Selecionar e aplicar recursos didticos; (7) Preparar material didtico; (8) Supervisionar atividades diversificadas; (9) Montar murais e cartazes e, (10) Preparar aulas prticas; (11) Elaborar e executar projetos; e (12) Planejar trabalhos de campo.

Vale destacar que tudo isso deve ser inserido dentro do meu Plano de Ao.

A - PLANO DE AO

O Plano de Ao um norte para que cada aluno-estagirio deve usar para se orientar pedagogicamente em seu Estgio na Escola. Ele rene todos os Planos de Aula que sero

desenvolvidos pelo aluno-estagirio durante o trabalho de regncia. E, traz ainda as aes e trabalhos extra-classe que o estagirio se prope desenvolver.

No dia-a-dia da sala de aula, como estagirio de Geografia busquei analisar os alunos, atravs da observao do interesse, participao, realizao das atividades, orais, escritas e prticas. Os contedos explorados tambm sero verificados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula e nas atividades extra-classe.

Durante essa fase do Estgio Supervisionado, busquei utilizar os espaos disponveis na escola, como salas de aula, biblioteca, laboratrios, auditrios entre outros, bem como o uso de recursos audiovisuais que a escola dispunha.

Assim, apresento a seguir os Planos de Aula que foram desenvolvidos em turmas do Ensino Fundamental e no Ensino Mdio, nas disciplinas de Cincias e Biologia.

Cabe destacar que cada uma das aulas de Geografia no Ensino Fundamental e Mdio foram concebidas para que o aluno desenvolva competncias e habilidades que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivduo e como cidado, utilizando conhecimentos de natureza cientfica e tecnolgica.

Sabemos que existem uma variedade enorme de estratgias e metodologias que podem ser usadas no processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo: Aula expositiva dialgica (Vice-Versa), exposio via televiso ou via televiso/DVD de filme, documentrio, clipe e etc. Exposio de transparncias via retro projetor, elaborao de fichamentos, resumos de textos pr-selecionados, mapeamentos, resoluo de exerccios, aplicao de mini aulas, utilizao de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, aparelho de DVD). Assim, buscamos explorar essa gama de possibilidades para enriquecer o Plano de Ao, alcanando assim resultados positivos.

RELATRIO DE REGNCIA - AULA 1

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 6 ano B, C e A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 08/10/2012, 09/10/2012, 10/10/2010 e 11/10/2012. rea de conhecimento: Geografia Tema da aula: Escassez de gua doce no Mundo Maria de Lourdes Santana Objetivos 1) Identificar quais os indicadores que evidenciam o problema de falta de gua no mundo, chamando a ateno para o fato de que o futuro do planeta, como um todo, est em risco. 2) Compreender e relacionar as questes sociais, ambientais e tecnolgicas associadas aos problemas causados ao meio ambiente, chamando a ateno para a falta de gua doce no planeta. 3) Observar as mais importantes causas que agravam a falta de gua no mundo e as suas implicaes. 4) Atentar aos desafios colocados pelas dimenses dos problemas ambientais a que se tem assistido e, entre esses problemas, a escassez de gua doce no planeta. 5) Compreender os princpios que vm norteando as decises e aes polticas mais importantes dos governos dos cinco continentes, no que diz respeito preservao do meio ambiente. 6) Compreender que em sua luta constante para satisfazer suas necessidades, o homem modificou e humanizou profundamente as paisagens naturais, muitas vezes no preservando o meio ambiente. 7) Levar o aluno compreenso da relao entre meio ambiente (natureza) e atividades humanas (sociedade), e diferenciao entre os recursos renovveis e os norenovveis. Estratgias

1) Aulas tericas com exposio de contedo utilizando quadro negro, retroprojetor, fotos (jornais, revistas, livros etc.), filmes (vdeo), alm de consultas bibliogrficas complementares, leitura e anlise de textos selecionados. 2) Iniciar discusses e debates sobre vrias dimenses dos problemas ambientais existentes, a partir de texto que se encontra disponvel no site do Ministrio do Meio Ambiente "Resumo do Documento Agenda 21 da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento". 3) Explicar aos alunos o significado de lenol fretico ou aqfero, e a importncia deles para o abastecimento. Ajud-los a localizar os principais aqferos existentes no mundo. 4) Pesquisar sobre a populao atual do planeta em comparao com a de 30 anos atrs, chamando a ateno para a mudana nos padres de consumo de gua nesse perodo. Sugestes de atividades 1) O professor poder promover um debate em sala de aula, a partir dos assuntos que so tratados pela Agenda 21. Alm do problema da falta de gua, poder apontar vrios outros temas que julgar pertinente. O objetivo destacar os principais captulos da Agenda 21, tornando-a um material de pesquisa acessvel aos alunos. Os alunos tambm podero elaborar uma lista, com a opinio dos colegas, professores e funcionrios do colgio, onde sejam apontadas vrias atitudes para que cada um melhore a qualidade de vida das pessoas que moram na regio prxima ao colgio. 2) Propor uma pesquisa para saber de onde vem a gua potvel utilizada na regio, as condies das fontes, como a gua tratada e quais as expectativas na continuidade de abastecimento futuro. Essas informaes podem ser fornecidas pelaSabesp - Cia. de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo , responsvel pela captao, tratamento e abastecimento de gua. Habilidades e competncias Capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, mapas, grficos, quadros, tabelas e fotografias sobre contedos atuais e geogrficos. Recomenda-se o uso de um atlas geogrfico no desenvolvimento do estudo e das atividades.

RELATRIO DE REGNCIA - AULA 2

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 7 ano B, C e A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 16/10/2012, 17/10/2012, 18/10/2010 e 19/10/2012. rea de conhecimento: Geografia Tema da aula: Domnios morfoclimticos Maria de Lourdes Santana Objetivos O aluno dever: 1) Conhecer a diviso em domnios morfoclimticos proposta por Aziz Nacib Ab'Saber e a sua abordagem conceitual; 2) Compreender a dinmica do espao natural a partir da correlao entre clima, relevo, hidrografia, solos etc. e as paisagens resultantes desta interao; 3) Conhecer cada um dos domnios, inclusive as faixas de transio, e as suas especificidades; 4) Compreender como a ao antrpica interfere nas paisagens, transformando-as e alterando a sua dinmica natural a partir dos problemas ambientais; 5) Conhecer como as diferentes caractersticas naturais podem resultar em diferentes aproveitamentos econmicos (extrativismo do ltex, madeira, produo do sal, pau-brasil, transporte hidrovirio, hidreltricas etc.). Estratgias 1) Propor a confeco de um mapa com os domnios morfoclimticos; 2) Apresentar um climograma, os solos, vegetao, hidrografia etc. para cada um dos domnios; 3) Associar o relevo ao clima e latitude (chuvas orogrficas, ventos alsios etc.), associar s caractersticas do solo e sua fertilidade (laterizao, lixiviao, profundidade e outras caractersticas) e associar estes elementos hidrografia (vazo, drenagem, perenidade etc.); por fim, incluir na anlise a vegetao e suas caractersticas (higrfila - relacionar com a

umidade e a pluviosidade na Amaznia, por exemplo; caduciflia - a existncia de uma estao seca no cerrado; acicufoliada - associada queda de neve no passado ou no presente; a acidez do solo no cerrado e a sua aparncia de xerfila ou pseudoxerfila; xerfila - adaptada falta de umidade etc.); 4) Pesquisar as formas de relevo e a vegetao, procurando identificar formas caractersticas de relevo (Chapadas, coxilhas etc.) e as espcies caractersticas da vegetao. 5) Pesquisar os impactos ambientais mais graves relacionados ao que foi exposto: arenizao-desertificao; (deslizamento) de terras etc. Concluso da atividade 1) Fazer um mural com o mapa dos domnios morfoclimticos e, em volta, colocar as fotos, imagens, grficos e caractersticas de cada um. Se possvel, colocar uma planta, semente ou fruta dos domnios; 2) Montar uma exposio com os produtos do extrativismo (exemplos: madeira da Amaznia ou da Floresta de Araucrias, sorvete de cupuau, artesanato feito com produtos regionais etc.). Conceitos Paisagem natural, domnios morfoclimticos, zona de transio. Habilidades e Competncias 1) Capacidade de estabelecer relaes de causalidade, analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar, relacionar. 2) O aluno dever ser capaz de entender/explicar a dinmica natural e as suas interaes. desflorestamento, eroso, voorocamento, escorregamento

RELATRIO DE REGNCIA - AULA 3

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 8 ano B, C e A.

Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 22/10/2012, 23/10/2012, 24/10/2010, 25/10/2012 e 26/10/2.012. rea de conhecimento: Geografia Tema da aula: Fruticultura no Brasil Maria de Lourdes Santana Objetivos 1) Ampliar o conhecimento sobre o que fruticultura e a importncia que essa atividade econmica vem representando para a agricultura brasileira. 2) Reconhecer, a partir da idia de fruticultura, as caractersticas da agricultura no Brasil. Por exemplo: concentrao da propriedade rural, suas conseqncias e como evoluram as atuais condies de trabalho no campo. 3) Observar como os produtores esto fazendo uso de novas tecnologias que vm sendo aplicadas na produo de frutas nacionais. 4) Compreender que a fruticultura no uma atividade voltada apenas para comercializao de frutas. Tem utilidade tambm na produo de sucos, gelias, doces, vinhos, etc. 5) Reconhecer que o Brasil o terceiro maior produtor de frutas do mundo e que o mercado de exportao dos produtos est em pleno crescimento. 6) Analisar as transformaes socioespaciais que vm ocorrendo no campo brasileiro a partir da participao das multinacionais nas exportaes e na modernizao da agricultura brasileira. Ponto de Partida Leitura do texto O avano da fruticultura no Brasil, no site Educao Estratgias 1) Aulas tericas com exposio de contedo utilizando quadro negro, retroprojetor, fotos (jornais, revistas, livros, etc.), filmes (vdeo), alm de consultas bibliogrficas complementares, leituras e anlise de textos selecionados. 2) O professor deve conduzir a leitura do texto sugerido e de outras fontes bibliogrficas, propondo que os alunos leiam individualmente, e faam um levantamento

daquilo que no entenderam na leitura. Essas dvidas sero posteriormente expostas e esclarecidas por meio de exposies e discusses com o grupo. 3) Discutir e analisar quais os possveis entraves que fazem com que o Brasil ainda no seja o primeiro pas exportador de frutas do mundo. 4) Pesquisar quais so as principais frutas produzidas no pas e qual a participao dos estados brasileiros nessa produo. Sugesto de atividade 1) Promover um debate em sala de aula envolvendo assuntos como os fenmenos sociais e econmicos relacionados produo agrcola no Brasil, enfatizando a fruticultura, a partir da anlise histrica da agricultura brasileira e dos produtos que tiveram destaque no passado e que tm destaque nos dias atuais, na economia do pas. Podendo-se tambm destacar quais transformaes socioespaciais vm ocorrendo no campo brasileiro em decorrncia de sua modernizao. Com os resultados obtidos, montar um painel onde sejam mostrados mapas, grficos e tabelas relacionados produo agrcola no pas - ontem e hoje - que servir como material de consulta inclusive para alunos de outras sries. Habilidades e competncias Capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, mapas, grficos, quadros, tabelas e fotografias sobre contedos atuais e geogrficos. Recomenda-se o uso de um Atlas geogrfico no desenvolvimento do estudo e das atividades.

RELATRIO DE REGNCIA - AULA 4

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 9 ano B, C e A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 29/10/2012, 30/10/2012, 31/10/2010 e 01/11/2012. rea de conhecimento: Geografia

Tema da aula: Ferrovia cargas Maria de Lourdes Santana Objetivos O aluno dever: 1) Entender que a evoluo do sistema ferrovirio est associada evoluo das tecnologias e aos processos histricos e espaciais. 2) Ser capaz de avaliar o as desvantagens e vantagens da opo rodoviria do Brasil e a obsolescncia das ferrovias. 3) Compreender as vantagens e desvantagens do sistema ferrovirio em relao aos outros meios de transporte de carga. 4) Compreender a importncia do sistema ferrovirio no atual contexto da globalizao e, mais especificamente, da competitividade global. 5) Conhecer as opes preferenciais de transporte de carga em outros pases com diferentes nveis de desenvolvimento econmico. 6) Compreender a relao entre a estruturao do sistema ferrovirio e o atual espao geogrfico, por exemplo relacionando os antigos entroncamentos ferrovirios com o aparecimento de mdias e grandes cidades. 7) Relacionar os ciclos econmicos com as necessidades de escoamento da produo com a malha ferroviria atual e propor a expanso da malha ferroviria brasileira a partir das necessidades atuais. 8) Avaliar o impacto das privatizaes sobre o sistema ferrovirio. 9) Compreender que o sistema ferrovirio faz parte de um sistema geral d transportes mais amplo que envolve as rodovias, hidrovias, portos, dutovias, etc. Estratgia 1) Ler o texto Ferrovias no Brasil do site Educao. 2) Atravs do uso de mapas e pesquisas, relacionar as atividades econmicas, os principais produtos escoados, o destino final destes produtos e o traado geral da ferrovia (valorizar as ferrovias do seu estado ou regio).

3) Pesquisar sobre a evoluo da malha (ampliao e reduo), do sculo XIX at hoje, construindo uma linha do tempo que relaciona os principais fatos para o sistema ferrovirio e a situao regional e/ou nacional e/ou mundial que se relaciona(m) ao fato. 4) Construir um mapa indicando os atuais traados ferrovirios e a proposta de expanso do sistema. Concluso da atividade 1) Criar um debate acerca das ferrovias e o Brasil. 2) Se possvel, propor uma excurso de pesquisa a uma ferrovia ou museu ferrovirio e montar um painel com fotos da pesquisa.

RELATRIO DE REGNCIA - AULA 5

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 7 ano B, C e A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 05/11/2012, 06/11/2012, 07/11/2012,08/11/2012 e 09/11/2012. rea de conhecimento: Geografia Tema da aula: Conhecendo a Regio Amaznica Maria de Lourdes Santana Ponto de partida Leitura do texto Amaznia brasileira no site Educao do UOL. Objetivos O aluno ir analisar, compreender, descrever, localizar, pesquisar, elaborar snteses, questionar. Ele dever ser capaz de entender a formao do espao amaznico e a importncia da preservao/conservao do meio ambiente. Alm disso, dever: 1) Conhecer a diferena entre a regio Norte e a regio Amaznica com base nas propostas de regionalizao apresentadas anteriormente;

2) Saber usar/ler mapas, maquetes, grficos e tabelas, importantes recursos de entendimento da regio. Baseado nessa leitura e na implantao de dados nos mapas, associar e correlacionar os diferentes fenmenos abordados; 3) Compreender a dinmica natural com base na interao dos elementos que a compem: relevo, clima, vegetao (deve ser priorizada), hidrografia, solos, ciclo do carbono, dos nutrientes e da gua. A preocupao fundamental criar uma anlise baseada na interao dos sistemas naturais, procurando entender como eles se relacionam e que existe um equilbrio a ser mantido; 4) Conhecer como ocorreu a ocupao territorial com base na importncia dos rios, na construo das rodovias, na expanso da agropecuria, na garimpagem, nos projetos governamentais e privados e nos impactos ambientais associados; 5) Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as densidades demogrficas e relacionando-as com os meios de transporte; 6) Compreender a importncia da Amaznia, do ponto de vista ambiental e econmico, no contexto nacional e internacional; 7) Avaliar os efeitos de uma ocupao descontrolada e inadequada da Amaznia. Estratgia 1) Propor a confeco de mapas de clima, relevo, vegetao, hidrografia. Solicitar um texto comparando a ocorrncia desses fenmenos nos diferentes mapas; 2) Pesquisar a cultura regional (costumes, comidas, frutas, folclore, msicas, etc.), a importncia do ecossistema amaznico para o mundo e os impactos ambientais associados ao efeito estufa; 3) Construir uma maquete do relevo (altimetria) da regio Norte ou amaznica e localizar rios principais, as maiores cidades, as rodovias, a vegetao (com as reas de desmatamento mais intenso). A maquete deve ser uma sntese do que foi estudado. O aluno deve ser estimulado a colocar, na maquete, as informaes que coletou; 4) Com base em filmes e documentrios, e num roteiro, apresentar as diferentes paisagens que formam a regio e o modo de vida da populao. Concluso da atividade

Apresentar as maquetes numa exposio e, em cartazes, os impactos do efeito estufa sobre a Amaznia. Conceitos Regio Norte, Amaznia Legal, Equilbrio e Desequilbrio Ambiental, Ecossistemas, Natureza, Impactos Ambientais.

RELATRIO DE REGNCIA - AULA 6

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 6 ano B, C e A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 12/11/2012, 13/11/2012, 14/11/2012, 19/11/2012 e 20/11/2012. rea de conhecimento: Geografia Tema da aula: Construindo Climograma Objetivos O aluno ser capaz de ler, analisar, compreender, descrever e produzir grficos de climograma. Tambm ser capaz de associar os dados dinmica ambiental e ao aproveitamento econmico. Para desenvolver essas habilidades e competncias, ele dever: 1) Construir um climograma, representando as variaes de temperatura e precipitao; 2) Analisar um climograma, descrevendo a distribuio das temperaturas e das precipitaes; 3) Associar a dinmica climtica com atividades econmicas determinadas, principalmente turismo e agropecuria; 4) Compreender que as variaes de temperatura, umidade e precipitao anuais esto relacionadas com o preo de alguns produtos (leite, frutas, carne, etc.);

5) Compreender a relao entre as estaes do ano e o deslocamento de populaes (humanas e animais); 6) Perceber a relao entre as estaes do ano e a sua prpria realidade local (Quando chove mais? Existem deslizamentos de terra? Quando determinadas rvores e plantas, caractersticas do lugar, florescem ou do frutos? Algumas doenas aumentam ou diminuem o nmero de casos em alguma estao do ano? Etc.). Estratgia 1) Propor a confeco de climogramas de diferentes climas, latitudes e hemisfrios (norte e sul); 2) Ler os climogramas e procurar descrever as variaes de temperatura e precipitao (ex.: vero seco, inverno chuvoso, total pluviomtrico anual, mdia mxima, mdia mnima, amplitude trmica, etc.); 3) Pesquisar situaes opostas, levando em conta informaes tursticas. Por exemplo: em qual estao do ano a ustria recebe mais turistas para esquiar na neve ou em qual estao do ano as praias do sul do Brasil recebem maior nmero de turistas; 4) Pesquisar, no seu estado, quando (quais meses ou estaes do ano) ocorrem os principais plantios e colheitas e se provocam deslocamentos de pessoas. Concluso da atividade 1) Dividir a sala em grupos e propor a criao de um folheto ressaltando as qualidades do clima local, com o objetivo de atrair turistas e/ou investimentos; 2) Fazer uma competio entre os diferentes folhetos; 3) Expor os diferentes climogramas e as paisagens naturais associadas a cada um deles. RELATRIO DE REGNCIA - AULA 7

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 8 ano B, C e A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento

Data da interveno: 21/11/2012, 22/11/2012, 23/11/2012, 26/11/2012 e 27/11/2012. rea de conhecimento: Geografia Tema da aula:Agricultura Brasil Objetivos O aluno dever: 1) Conhecer a importncia da agricultura na sedentarizao do homem e na formao das sociedades humanas complexas. 2) Compreender como o homem se apropriou dos recursos naturais por meio da domesticao de semente e animais (desenvolvimento de tcnicas e tecnologias) e, aos poucos, esta atividade vem apresentando aumento da interferncia humana externa e internamente planta (arado, adubo, agrotxicos, transgnicos, etc.). 3) Identificar a importncia dos climas e da cultura dos agricultores (social) na produo agrcola a partir da distribuio espacial da produo no Brasil (caf, soja, milho, arroz, laranja, pimenta-do-reino, uva, melo, manga, morango, etc.). 4) Posicionar-se acerca dos transgnicos, desenvolvendo sua capacidade

argumentativa e conhecimento sobre o tema. 5) Identificar possveis obstculos agricultura relacionados s mudanas climticas e seus impactos no Brasil. 6) Relacionar a produtividade e o uso de tecnologias modernas e a sua distribuio espacial, comparando as Regies Centro-Sul, Nordeste e Amaznica. Estratgia 1) Discorrer sobre a evoluo da agricultura no mundo. 2) Localizar, no mapa, a distribuio da produo agrcola no Brasil. 3) O professor deve associar determinadas produes agrcolas ao predomnio de determinados tamanhos de propriedade (soja - grandes propriedades mecanizadas). Produo de alimentos para o mercado interno (hortifrutigranjeiros - pequena propriedade e mo de obra familiar). 4) Discorrer sobre a subordinao do pequeno produtor grande empresa capitalista e a agroindstria (criao de frango, por exemplo).

5) Localizar os impactos negativos da agricultura no meio ambiente (eroso, salinizao, voorocamento, arenizao, etc.) e os possveis impactos das mudanas climticas indicando possveis deslocamentos das reas de produo. 6) O aluno dever pesquisar os temas propostos em sala de aula. Concluso da atividade 1) Montar um painel colocando um mapa de climas do Brasil ao centro e puxando linhas colar fotos dos produtos, localizando-os. Valorizar produtos regionais que no aparecem em outras reas do Brasil e destacar a produo de uvas na Regio Sul e nordeste, apresentando suas principais caractersticas e vantagens. 2) Visitar e entrevistar se possvel um grande produtor (ou uma agroindstria) e um pequeno produtor agrcola. Conceitos Modernizao agrcola, transgnicos, meio natural, meio tcnico-cientfico-

informacional, revoluo verde, produo e produtividade agrcola. Habilidades e Competncias Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar. O aluno dever ser capaz de entender/explicar a evoluo da agricultura a partir da capacidade humana de transformar o meio ambiente, indicando aspectos positivos e negativos.

RELATRIO DE REGNCIA - AULA 8

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 6 ano B, C e A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 28/11/2012, 29/11/2012, 30/11/2012, 03/12/2012 e 04/12/2012. rea de conhecimento: Geografia

Tema da aula: Cartografia Objetivos 1) Desenvolver a capacidade dos alunos de se orientar e localizar atravs de sistemas de referncia e de outras convenes mundialmente aceitas; 2) Estabelecer relaes espaciais a partir de diferentes fenmenos representados; 3) Produzir mapas simples a partir do uso de convenes e referncias, como escala, orientao, legenda e fonte, entre outras; 4) Desenvolver a capacidade de ler e interpretar mapas; 5) Propor hipteses a respeito da localizao e intensidade dos fenmenos cartografados. Estratgias 1) Propor a produo de um mapa livre da sala de aula. Em seguida, usando uma trena ou barbante, introduzir o conceito de escala ( aconselhvel, nesta fase, desenvolver um projeto interdisciplinar com o professor de matemtica); 2) Ler os textos sobre Cartografia no site Educao; 3) Apresentar as cores e os seus usos num mapa. Utilizar um Atlas para demonstrar a maneira como as cores quentes e frias so usadas. (fazer um trabalho interdisciplinar com o professor de artes, se possvel); 4) A partir de mapas mudos, pedir para o aluno escrever as informaes bsicas necessrias num mapa (escala, orientao, ttulo, fonte e autor) e pint-los. Os mapas utilizados devem, de preferncia, corresponder aos temas que sero desenvolvidos durante o ano, para que sejam objeto de anlise e para valorizar sua importncia; 5) Produzir textos a partir da observao dos mapas. Conceitos Localizao, orientao, representao cartogrfica, pontos de referncia e relaes espaciais. Habilidades e competncias 1) Capacidade de analisar, interpretar, descrever, orientar e relacionar;

2) Calcular distncias reais a partir de mapas, orientar-se e localizar-se a partir do uso de guias de ruas da cidade, descobrindo o melhor trajeto a ser feito; 3) Ler e utilizar mapas para melhorar o entendimento sobre um determinado objeto de estudo. Concluso da atividade 1) A partir de mapas de diferentes escalas, calcular as distncias a serem percorridas entre duas localidades e o melhor trajeto a ser seguido. Nesta etapa, possvel realizar um trabalho interdisciplinar com o professor de portugus, propondo que o aluno desenvolva uma histria de uma viagem imaginria ou descrevendo uma que ele tenha realmente feito; 2) Pea uma fotocpia de um trecho do guia de ruas da cidade, que deve ser colada no centro de uma cartolina. Os alunos, ento, devem tirar fotos de pontos de referncia e col-las ao redor do guia, indicando sua localizao no mapa; 3) Montar um mural com os mapas.

RELATRIO DE REGNCIA - AULA 9

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 9 ano B, C e A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 05/12/2012, 06/12/2012, 07/12/2012, 10/12/2012 e 11/12/2012. rea de conhecimento: Geografia Tema da aula: Lixo O que fazer com ele? Objetivos O aluno dever compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Deve tambm ser capaz de associar o crescimento urbano e econmico ao aumento do consumo e ao impacto socioambiental causado pela produo do lixo. 1) Identificar o exagero na produo de lixo domstico e coletivo;

2) Obter informaes e ser capaz de relacion-las, utilizando-as no seu dia a dia; 3) Aprender importncia da destinao correta do lixo; 4) Propor teorias e solues possveis para problemas locais, regionais e nacionais; 5) Perceber que a viso de desenvolvimento econmico leva a exausto dos recursos e a produo de lixo; 6) Compreender que existe um grande custo econmico e ambiental, que coletivo, mas distribudo de forma desigual entre as classes sociais; 7) Desenvolver a capacidade crtica e autoavaliar suas aes. Estratgia 1) Pesquisar a produo do lixo e as suas principais destinaes, destacando a reciclagem, a incinerao (lixo hospitalar) e o aterro sanitrio; 2) Pesquisar os impactos ambientais provocados pelo lixo em diferentes escalas: local (aparecimento de insetos e roedores, produo de gs metano, o chorume e a contaminao do lenol fretico, o mau cheiro, etc.; 3) Pesquisar as maiores produes de lixo per capta no mundo e associar com o nvel de desenvolvimento econmico e social e capacidade de consumo; 4) Pesquisar as pessoas que vivem do lixo, se possvel passar o curta metragem Ilha das Flores; 5) Fazer um relatrio acerca do lixo que ser produzido a partir da observao em um supermercado. Por exemplo, um produto embalado em um saco plstico, que por sua vez est em uma caixa pequena de papel e as vrias caixas pequenas chegam em uma grande caixa de papelo (grande produo de descartveis - lixo). No setor de frutas e hortalias perguntar aos responsveis o quanto retirado por dia de frutas estragadas, qual o desperdcio? Fazer o mesmo em casa. interessante dividir em uma tabela:

Matria orgnica. Papel e papelo. Metais.

Plsticos. Outros materiais reciclveis. Caso ache conveniente evite tornar pblico os dados individuais do lixo domstico

(alguns pais podem no gostar, considerando que a sua privacidade pode estar sendo exposta); 6) Pesquisar quanto uma empresa de reciclagem paga pela tonelada do papelo, ou do alumnio, do vidro, etc. e somar quanto dinheiro se perde por no se reciclar individual e coletivamente; 7) Procurar saber quanto a prefeitura gasta para coletar o lixo e o que poderia ser melhorado na cidade com este dinheiro; 8) Avaliar quantas pessoas em situao de excluso social poderiam ser ajudadas com projetos sociais de reciclagem (cooperativas). Concluso da atividade 1) Expor, em mural, fotos e embalagens mais significativas no contexto do projeto. 2) Fazer um debate sobre o papel de cada um de ns, das empresas e do Estado quanto produo e destinao do lixo. Conceitos Sociedade de consumo, crescimento urbano, capitalismo, impactos ambientais, poluio.

RELATRIO DE REGNCIA - AULA 10

Escola Estadual Cultura e Liberdade Ensino Fundamental Srie: 9 ano B, C e A. Nome do Estagirio: Adriano Aparecido do Nascimento Data da interveno: 05/12/2012, 06/12/2012, 07/12/2012, 10/12/2012 e 11/12/2012. rea de conhecimento: Geografia Tema da aula: Avaliaes.

3.4 OBSERVAES DA REGNCIA

Considerando-se que os alunos demonstraram interesse durante o estgio, participando e realizando as atividades propostas pelo estagirio, manifestando interesse e cooperao mutua, pode-se afirmar que o resultado foi positivo e os objetivos propostos alcanados.

A relao teoria prtica se deu de forma satisfatria, pois foi possvel realizar com xito o Plano de Ao proposto, tendo os alunos desenvolvidos todas as atividades apresentadas obtendo assimilao das temticas trabalhadas

Embora muitas mudanas venham acontecendo no decorrer da histria da educao, foi observado que na Escola Estadual Cultura e Liberdade ainda pode se ver uma educao tradicional. E, mesmo com o avano da tecnologia e da disponibilidade de conhecimentos oferecidos pela internet, ainda pode-se perceber que muitos professores trabalham numa metodologia tradicional e vivem acomodados unicamente com o que oferece o livro didtico, o que em alguns casos apresentam contedos obsoletos diante de uma realidade dinmica.

triste ter que admitir, mas muitas escolas continuam sendo instituies tradicionais que oferecem instruo para toda uma classe de alunos padronizada; essa educao centrada no professor e baseada no livro didtico; e em geral o conhecimento construdo a partir da realidade da classe dominante. Essa educao no considera a diversidade sociocultural dos alunos, nem se preocupa com questes locais no que se trata da proposio de atividades que envolvam os saberes dos alunos em questo.

Essa posio equivocada, pois a escola deve atualizar-se. A educao tem que ser dinmica e deve atender as necessidades de aprendizagem dos alunos, uma vez que dever perceb-los em seu desenvolvimento integral, considerando os seus interesses, necessidades, conhecimentos e cultura, entretanto, poucos so aqueles que se dedicam a combater ou minimizar tais desigualdades, pois mesmo os que esto inseridos diretamente no processo, muitas vezes, desconhecem a realidade do seu pblico alvo.

O currculo dissociado da realidade do aluno afeta no somente o prprio aluno, como tambm a prtica do professor, acabando por produzir identidades escolares, ou seja, definir quem ser o aluno bem sucedido ou o fracassado. E, como sabemos, a educao que cria esses rtulos (aluno bem sucedido e aluno fracassado) um mal que precisa ser desraigado urgentemente de nossas escolas.

O ensino de qualidade precisa levar em conta a realidade na qual os alunos esto inseridos. Antigamente se pensava que os estudantes precisam abandonar suas identidades culturais para aprender, e hoje sabemos que isso se trata de um erro grave, pois quando os professores consideram a cultura dos alunos como um recurso, em vez de um impedimento, a sim surge uma educao realista e condizente com o verdadeiro aprendizado.

Cada um de ns diferente. No h nenhum ser humano, ou comunidade que seja igual a outra. Assim, considerando nossas particularidades nesse mundo, vemos que preciso que os conhecimentos oferecidos na escola busquem atender a manuteno de nossa sobrevivncia, o que para isso exige que a educao esteja inserida na realidade local.

A meu ver, justamente por causa desse ensino fora da realidade local que leva grande parte de nossas crianas e adolescentes achar a escola insignificante, visto que muitas vezes so obrigadas a estudar e valorizar conhecimentos que de maneira geral no as coloca diante do realmente relevante para suas vidas.

triste ter que admitir, mas infelizmente observei em vrias situaes que muitos alunos se sentem desmotivados com o contedo que repassado em sala de aula e nas atividades extra-classe. Isso, em parte, pode ser atribudo ao contedo fora da realidade e/ou ultrapassado, que no atende as expectativas e nem sequer aproximam-se da realidade do dia-adia dos alunos. Dessa maneira, eles apresentam comportamento arredio e anti-social, s vezes mostram-se agressivos com os colegas e com o professor.

Alm disso, parece que boa parte dos problemas e conflitos em sala de aula surgem pela grande quantidade de alunos numa mesma classe. Pude perceber que salas que contm mais alunos aparentam ser aquelas com mais problemas de baguna e falta de compromisso com as tarefas. Da mesma forma, h uma maior dificuldade para o professor realizar atividades extraclasse com turmas maiores, pois a ateno e controle por parte do professor tem que ser redobrada para tomar conta de tantos alunos de uma vez s. Isso tudo leva sobrecarga para o ambiente escolar, o que interfere negativamente no processo de ensino-aprendizagem de modo geral.

Conforme observamos durante o Estgio Supervisionado de Geografia na Escola Estadual Cultura e Liberdade, registramos alguns problemas que precisavam ser sanados. Assim, em ordem prioritria, elencamos todos eles abaixo:

- Falta de participao da famlia no dia-a-dia da escola e no acompanhamento dos alunos na realizao das atividades em casa;

- Falta de articuladores e coordenadores na comunidade escolar. No h nenhum trabalho forte da Escola para envolver os pais e responsveis no processo ensino-aprendizagem;

- Falta de compromisso poltico pedaggico. A Escola tem recebido apoio menor do que merecido pela Secretaria Municipal de Educao;

- Deficincia na aprendizagem dos alunos. A repetncia um dos maiores problemas, mas existem muitos outros sinais que demonstram um ensino de baixa qualidade;

- Salas lotadas que inviabilizam uma melhor mediao por parte do professor. Esse um problema generalizado que precisa ser sanado brevemente para se pensar em melhor o ensino oferecido na Escola;

- Professores desatualizados. Infelizmente essa uma triste realidade que pode ser percebida facilmente no trabalho de observao do dia-a-dia da Escola;

- Trabalho individualizado e isolado por professores de diferentes disciplinas. No existem muitas iniciativas entre os professores no intuito de apresentarem atividades e saberes articulados entre as diversas disciplinas oferecidas no currculo escolar;

- Falta de determinados profissionais (assistente social, psiclogo, pedagogo, coordenadores de turno e por disciplina). Esse um problema que afeta a maioria das escolas e leva sobrecarga para o professor;

- Problemas na avaliao e recuperao paralela. Avaliar sempre difcil, mas preciso repensar o modo como isso tem sido feito;

- Presena forte de contra-valores (passa a ser regra o contra-valor como: falta de boas maneiras, grosseria, violncia etc.);

- Falta de orientadores pedaggicos para realizar um trabalho de articulao entre os alunos visando melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem;

certo que a Escola Estadual Cultura e Liberdade est tomando algumas medidas para sanar esses e outros problemas, o que de certo modo traz certa esperana, mas preciso que haja mais investimentos para a melhoria da educao. Nisso, vale destacar o papel da Direo que est atuante no sentido de sensibilizar a Secretaria Municipal de Educao para conseguir mais melhorias na infra-estrutura e na capacitao de seus profissionais, entre outras questes relevantes.

Um aspecto bastante positivo que foi observado se refere ao nmero de parcerias que a Escola possui com rgos pblicos e empresas privadas, como por exemplo: IBAMA, DETRAN, Secretaria Municipal de Sade, ONGs etc. Assim, essas instituies so chamadas sempre para atenderem programaes especificas do PPP da Escola e contribuem com conhecimentos e atividades de qualidade o que enriquece as atividades rotineiras da Unidade Escolar.

Vale destacar ainda que uma questo que unanimemente apontada como algo positivo na Escola Estadual Cultura e Liberdade trata-se da qualidade e regularidade da merenda escolar oferecida, que pelas opinies coletadas agradam em muito aos alunos.

4. CONSIDERAES FINAIS

Este relatrio apresenta uma sntese das atividades desenvolvidas que foram extremamente importantes para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduao.

Atravs dessas diversas atividades supervisionadas por profissionais extremamente qualificados e empenhados na transmisso dos conhecimentos e orientao da prtica de ensino pude aplicar os inmeros conhecimentos adquiridos nas disciplinas ao longo da graduao. Assim, pude aplicar e desenvolver todas as informaes e experincias adquiridas de forma rdua, porm com extrema gratificao, pois hoje posso concluir que me considero apto e capaz de poder assumir a responsabilidade de estar na posio de mestre e educador.

O Estagio Supervisionado foi um momento onde pude integrar o aprendizado terico com a prtica em sala de aula, no Ensino Fundamental.

Nessa fase pude entender plenamente o que o fazer pedaggico, passando a compreender o papel de ensinar e, o mais importante, como ensinar com qualidade. Tudo isso

foi feito com foco na criao e formao de competncias e habilidades para o pblico especfico, que procurei conhecer bem.

Sou grato ao apoio que recebi de todos os profissionais da Escola Estadual Cultura e Liberdade que disps de todo material solicitado bem como a biblioteca ficou a disposio para atender ao meu trabalho como estagirio em tudo que foi solicitado.

Considero que todos os objetivos propostos foram atingidos com sucesso tendo em vista que todas as condies foram disponibilizadas, todas as atividades foram realizadas e no houve nenhuma falta grave. Alguns poucos problemas levantados durante a realizao das atividades foram sanados satisfatoriamente.

Sei que ficar na posio de observador, s criticando a qualidade do ensino sem conhecer a realidade das escolas, fcil. Mas, essa oportunidade que tive de vivenciar o ensino colocando-me no lugar dos profissionais que lidam diariamente com essa realidade permitiu que eu identificasse as vrias causas que contribuem para a repetncia que se presencia nas escolas, alm de confirmar a existncia de tal problema no Ensino Fundamental.

Podemos dizer que existem situaes diferentes e muitos motivos para queremos mudanas no quadro educacional de nosso municpio, especificamente, e do Brasil, em geral, pois ficou evidente que enquanto no for dado o devido valor aos profissionais que atuam, principalmente, nas sries iniciais, no haver como reverter o quadro alarmante de reprovao sucessiva que tem acompanhado a histria triste de nossa educao.

Pude perceber que j existem algumas iniciativas bem sucedidas com objetivo de reduzir os ndices de reprovao, contudo constatei tambm que ainda no h uma percepo clara por muitos profissionais sobre o que se deve fazer para mudar esse cenrio.

Alm disso, percebi em alguns casos a falta de comprometimento de alguns profissionais da Escola para com a educao, o que nos deixa de certa forma triste e at um

pouco revoltados por entendermos que sem uma boa formao intelectual no existe desenvolvimento social ou econmico.

Sei que temos um longo caminho a percorrer se quisermos alcanar uma educao de qualidade que possibilite uma melhoria no desenvolvimento de nosso pas, mas no s no sentido de crescer a economia, pois acredito que uma educao de qualidade vai bem alm, devendo privilegiar o desenvolvimento integral do ser humano.

A Escola deve pautar seus princpios na cidadania, permitindo que o aluno seja inserido de forma completa em nossa sociedade, que to cheia de conflitos. Conflitos estes que esto presentes no espao escolar, nas relaes pessoais, no confronto das idias, e tambm no surgimento de novas concepes, das dvidas e da necessidade do dilogo entre os prprios alunos. essa educao transformadora e que permite que o aluno enfrente os problemas do dia-a-dia que deve estar presente em nossas escolas.

Nisso, digo sem titubear que o profissional de educao deve ser responsvel pela coleta e repasse sistmico dos conhecimentos, sempre pautando seu trabalho na formao atuante e questionadora do mundo que nos rodeia. Assim, importante que haja um registro constante das experincias e vivncias dos alunos e que tais aspectos sejam inseridos no contexto da sala de aula com peso cada vez maior.

Alm disso, imprescindvel que a equipe da Secretaria Municipal de Educao esteja em sintonia forte com as escolas no sentido de obter informaes precisas sobre o dia-a-dia das escolas. Em muitos casos possvel ver que a Secretaria Municipal de Educao no possui informaes precisas sobre os problemas educacionais do municpio, especialmente pela falta de anlise e investigao de alguns documentos, tais como: dirio de classe, ficha individual de aluno, mapas de avaliao. triste ter que admitir que em muitos casos, tais documentos que deveriam estar arquivados para comprovar o processo que levou o ensino ao quadro atual, simplesmente desapareceram ou no podem ser consultados por problemas de organizao dos arquivos na Escola ou na prpria Secretaria Municipal de Educao.

No mais, posso dizer que saber que existem em andamento vrias aes com o propsito de melhorar a qualidade da educao, me permite vislumbrar algumas esperanas que conseguiremos alcanar, num futuro no muito distante, uma situao desejada h muitas dcadas.

Sei que no podemos nos abater frente s dificuldades. Vejo que ingressar na educao um desafio enorme e, por isso mesmo, quero estar disposto para lutar diariamente, sem perder o foco para vencer os problemas

Pretendo me envolver com todo corao nessa vida de profissional de educao, pois quero lutar de corpo, alma e esprito com compromisso srio para construir uma educao de qualidade. Por isso, quero ser um profissional aplicado e dedicado que tem como meta a promoo de mudanas na educao nacional, por que entendo que a educao responsabilidade de todos que almejam uma vida mais digna os cidados de nosso pas e do mundo.

5. BIBLIOGRAFIA

ARNONI, M.E.B. 2003. O estgio supervisionado na vida profissional dos professores de Cincias e de Biologia: um repensar da formao do educador. In: V Simpsio em Filosofia e Cincia - Trabalho e Conhecimento: desafios e responsabilidades da Cincia, 2003, Marlia (SP). Disponvel em:

http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/edu/docentes/arnoni/Artigos_Congressos/3_estagiosu pervisionado_2003_marilia.pdf

BORTOLINI, J.E. 2003. Relatrio de Estgio. Joinville (SC). 23p. Disponvel em: http://www.lccmmm.hpg.com.br/orient/julio/01relatorio.pdf

BRASIL. 1990. Lei Federal n 8069, de 13 de julho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

BRASIL. 1996. Lei Federal n 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB. Braslia (DF). Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

BRASIL. 2001. Lei Federal n 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Estabelece o Plano Nacional da Educao PNE. Braslia (DF). Disponvel em:

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l10172_01.htm

CAVALCANTE, M.I. 2009. Relatrio do Estgio Supervisionado nas Sries Finais do Ensino Fundamental. Relatrio apresentado Faculdade de Tecnologia e Cincias FTC/EaD. Posto da Mata. Disponvel em: http://www.webartigos.com/articles/18887/1/Modelo-deRelatorio-de-Estagio-Supervisionado/pagina1.html

CONSUN. 2005. Resoluo n. 108/2005. CONSUN aprova o manual de estgio supervisionado do curso de bacharelado em cincias biolgicas do CCTP - Campus toledo. 10p. Disponvel em: http://www2.pucpr.br/diversos/consun/cctp/biologia/Re%20108-

2005%20Consun.pdf

COTRIM, G. 2008. Histria Global: Brasil e Geral. So Paulo (SP): Editora Saraiva.

FIGUEIRA. D.G. 2003. Histria: Serie Novo Ensino Mdio. So Paulo (SP): Editora tica.

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO. 2007. Proposta curricular para o ensino de geografia: ensino fundamental. So Paulo (SP): SE/CENP.

HAETINGER, D. 2005. Fatores relevantes formao e manuteno de comunidades virtuais facilitadoras da aprendizagem. Novas Tecnologias na Educao CINTED-UFRGS. Volume 3, Nmero 1, 11p.

HAJE, M.S. (Org). 2005. Educao do Campo na Amaznia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Par. Belm (PA): Grfica e Editora Gutemberg Ltda.

IBOPE - Instituto Brasileiro de Pesquisa. 2000. Estatstica do Ensino no Brasil. Disponvel em: http://www.ibope.com.br

MARCHESI, . & HERNNDEZ, G.C. (Org). 2004. Fracasso Escolar: Uma perspectiva multicultural. Traduo Ernani Rosa-Porto Alegre: Artmed.

MAYR, ERNST. 2008. Isto Biologia - A Cincia do Mundo Vivo. Companhia das Letras. 428p.

MEC - Ministrio da Educao. 2001. Parmetros Curriculares Nacionais: introduo aos parmetros curriculares nacionais. 3 edio. Braslia: A Secretaria. 126p.

MEC Ministrio da Educao. 2002. PCN + Ensino Mdio: Orientaes complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais. Cincias da natureza, matemtica e suas tecnologias. Braslia (DF): MEC. 144p.

MEC - Ministrio da Educao. 2007. Curso tcnico de formao para os funcionrios da educao - Profuncionrio: Orientaes Gerais. 2 edio atualizada. 92p. Disponvel em: http://download.seduc.ce.gov.br/profuncionario/orientacoes_gerais.pdf

MONTE, I.S.P.; PINHEIRO, M.R. 2010. O fracasso escolar nas 1s Sries das Escolas Joaquim Nunes Hortas e Santa Maria do Automapu, Breves (PA), 2005 2008. Monografia do Curso de Pedagogia. (Faculdade de Educao e Cincias Humanas, do Campus Universitrio do Maraj). Breves (PA). 54p.

ODUM, E.P. 1983. Ecologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara. 434p.

OLIVEIRA, M.M. 2004. As Origens da Educao no Brasil Da hegemonia catlica s primeiras tentativas de organizao do ensino. Ensaio: Avaliao de Polticas Pblicas de Educao. Rio de Janeiro, Volume 12, Nmero 45, p. 945-958.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. 2004. Estgio de docncia. So Paulo: Cortez.

PIMENTEL, M.G. 2003. O professor em construo. 9 edio. Campinas (SP): Papirus, 95p.

RIBEIRO, L.E.P. 1999. Para casa ou para sala? (Proposta didtica de alfabetizao). So Paulo: Didtica Paulista.

SALERA JNIOR, G. 2001. Relatrio de Estgio Supervisionado de Matemtica. UNITINS: Araguana (TO). 35p. Disponvel em: http://www.recantodasletras.com.br/elivros/1999283

SALERA JNIOR, G. 2008. Projeto de Educao Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponvel em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1112201

SALERA JNIOR, G. 2008. Projeto de Estgio do Curso de Pedagogia. Gurupi (TO). Disponvel em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1306272

SALERA JNIOR, G. 2008. Uma vida cheia de aventuras. Gurupi (TO). Disponvel em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/355334

SALERA JNIOR, G. 2010. Educao Brasileira: de quem a culpa? Gurupi (TO). Disponvel em: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2187054

UFU - Universidade Federal de Uberlndia. 2009. Estgio. Disponvel em: http://www.portal.ib.ufu.br/node/19

WIKIPDIA

Enciclopdia

Livre.

2010.

tica.

Disponvel

em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Etica

WIKIPDIA A Enciclopdia Livre. 2010. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ldb

6. AGRADECIMENTOS

A realizao deste trabalho s foi possvel com o apoio recebido de diversos amigos e colegas, a quem sou profundamente grato.

Esse Relatrio de Estgio Supervisionado de Geografia se espelha no trabalho da geografa professora, Maria de Lourdes Santana da Escola Estadual Cultura e Liberdade de Pompia (SP).

You might also like