You are on page 1of 9

Luiz Edson Fachin

PALAVRAS MENORES ABANDONADAS

Texto concebido para o V Congresso do Instituto

Brasileiro de Direito de Famlia.

Belo Horizonte 2005

Minuta de petio inicial de ao ordinria de investigao do parentesco originrio das palavras de afeto, pretenso cumulada com pedido de alimento permanente de cuidado e de afeio1.

Autoras: Palavras Menores Abandonadas

Distribuio por dependncia ao V Congresso do IBDFAM. 2

EXCELENTSSIMOS SENHORES DOUTORES DOS DICIONRIOS, CRIADORES DO SENTIDO E DOS SONS DAS PALAVRAS, COMARCA FAMILIAR DA JURISDIO DOS SIGNOS LINGSTICOS DA NOSSA HUMANIDADE E FORO DO DISTRITO LONGNQUO DO BEM E DO BELO:

Por meio desta ao de investigao de ascendncia materna e paterna, em rito pouco ordinrio e muito incomum, deduzindo legtimas pretenses cumuladas, de uma parte a declarao do parentesco originrio das palavras de afeto, e de outra banda a fixao, quer provisional, quer definitiva, de alimentos incessantes frutificados pelo amor dos melhores cuidados, vm as PALAVRAS MENORES ABANDONADAS, cidads desta terra brasileira, residentes e domiciliadas ao relento da jurisprudncia, da legislao e da doutrina tradicionais, sem emprego fixo nem ocupao definida, meio vivas, quase mortas, portadoras da Cdula de Identidade daquilo que fala sem dizer e o sem ser, inscritas e adormecidas no Cadastro Geral das Palavras No Proferidas, todas dependentes da grande senhora Ausncia e por isso mesmo, simultnea e paradoxalmente, seres inexistentes, nos termos do direito fundamental de ser e estar com dignidade no direito e no avesso, na luz e na sombra, no pblico e no privado, no individual e no coletivo, na regra e no princpio, do fim ao incio, especialmente com fulcro nos artigos indefinidos de todos os nomes, pronomes, advrbios e adjetivos do Cdigo de Processo dos Verbos Intransitivos, e com estribo nos captulos e versculos da Constituio da Repblica de Todos os Predicados e Substantivos, promulgada em 05 de outubro de todos os anos, propor, como de fato propem, por meio desta petio inicial, em face dos sujeitos passivos, universais e singulares, encontrveis nos desencontros e nas esquinas dos enganos, residentes e domiciliados na letra fria da lei e na exegese lgico-dedutiva dos preceitos, que lhes seja reconhecido o direito de existirem plenamente, de no serem vivas-mortas, de falar, no Direito Objetivo, da subjetividade ineliminvel, e no Direito Subjetivo das coisas insondveis que no so coisas nem mercadoria,
3

do bem que no tem preo nem medida, do amor que se abre em flor para semear sensibilidade nos despachos, pareceres, laudos e sentenas e, por isso mesmo, pedem para que seja declarado o fim da indiferena, do saber inodoro, da neutralidade falaciosa, da lgica das frmulas ptreas, dos conceitos apriorsticos, de tudo que vira nada e que torna o tempo pelo avesso.

E o fazem por meio de seu advogado, profissional qui muito liberal, regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob nmero que j inspira cuidados cardiolgicos e capilares, com endereo profissional na rua de poucos nmeros e alguns inventos.

Pleiteiam, Excelncias, sejam tambm ouvidas, ainda que seus sons sejam menores, sussurros de infncias, pequenos murmrios de adolescncia, e ainda que sejam de um enquanto, de um porvir, de um sol a amadurecer, e de uma lgrima a se compor feito gua de batismo.

Rejeitam, por isso mesmo, ser discriminadas como filhas esprias dos dicionrios das famlias; desejam estar no meio da orao entre pai e filha, ser o objeto direto da alocuo materno-filial; querem ser o sujeito oculto do abrao entre irmos, a mesclise que constri pontes na afinidade, na doura das saudaes dominicais, no perdo que vem depois das vrgulas, nos apostos que explicitam o genuno carinho dos gestos e o seu nome que nada exclui nem apaga; querem ancorar pontos de exclamaes depois do riso aberto e franco; querem povoar as reticncias com verbos cor de prola, saltitando entre frases e crases, e pondo acentos graves e agudos no portugus escorreito do calor afetuoso dos ninhos familiares.

Para provar que a alegao procede juntam dcadas de autos, de apelos e recursos, dos quais foram excludas; anexam, ainda, fartos laudos
4

firmados pelos mais afamados expertos, nos quais se sobressaem frmulas, investigaes e respostas que no do conta de si e de suas circunstncias.

As Autoras, PALAVRAS MENORES ABANDONADAS, no se apresentam mediante rol especfico e pormenorizado, pois comparecem em gnero, formando litisconsrcio ativo, facultativo, universal, na comunho de propsitos que reclamam luz, visibilidade e ateno. So partes ativas legtimas a reclamar olhar, bero e mos que afagam. Esto inseridas, dentre as Autoras, desde logo, a reclamar a ateno do Direito de Famlia e da famlia do Direito: a Afeio, o Apego, a Ternura, Eros, Afrodite, Ishtar, Vnus, o Cuidado, o Afago, o Compromisso, o Lao, o Vnculo, e todas as suas conexes, junes e ligamentos, exceto os ns, as ataduras e os coraes acolchetados no pleno vazio das faltas.

Essas Autoras pedem lhes seja declarado o direito de existir; mas no se trata de uma existncia conversinha ou de favor, e sim de uma vida vocabular digna, efetiva e apta a sustentar um estatuto jurdico mnimo de respeito e de reconhecimento. Buscam, enfim, a verdade do corao que foi eclipsada pela clere tecnologia de muitas pontas e pouca humanidade. O afeto quer a declarao de ser infinito e no apndice de varanda discursiva ou rodap de pgina computadorizada.

Impende esclarecer, Excelncias que, a rigor, as Autoras no pedem o que postulam precisamente para si; apresentam uma legitimao

extraordinria, um mandato sem procurao, em favor dos filhos e filhas que no so amados e dos pais que so relegados. Pedem por aqueles que emudecem no descaso, pela me que abraa em silncio as despedidas sem adeus, pelo filho que partiu ao empreender viagem sem volta, no rumo sem bssola, essa vertigem que nasce no abismo dos suicdios, reais ou simblicos. Pedem, e at mesmo encarecem, por aquelas e aqueles que no se
5

substantivam na condio histrica da vida e se tornaram escravos de si, restos de um todo que se desfez antes de se constituir. Pedem por todos que no pedem, que no podem pedir porque o cotidiano lhes seqestrou a voz e a esperana, e ao pedir solicitam o respeito e a licena dos que j foram sem poder dizer o grito supremo no peito dos excludos. o que pedem e demandam por sede de justia plena e inafastvel.

Em face de comportar tal possibilidade, requerem Tutela Antecipada para o fim de se deferir, liminarmente, que no mais se faa da presena uma forte ausncia, do lao um mero n, do visvel uma poeira invisvel, da paternidade um processo de desencanto e da maternidade um recurso especial sem admissibilidade nos pretrios das famlias.

Requerem, desde j, a antecipao dos efeitos da sentena, pois so verossmeis, ao mximo, as assertivas aqui expostas nas palavras que j nasceram e reclamam que sejam, em integral juzo, pronunciadas. Desde agora e para sempre querem deixar de ser rfs esquecidas nos desabrigos do acaso. O afeto pede passagem e reivindica sua irretorquvel dignidade.

No que concerne prova documental, pedem a anexao das seguintes peas acostadas inicial:

1. Atestado de parto e de licena ao vosso mundo para existirem em igualdade de condies; 2. Traduo em todos os idiomas do seu modo de ser; 3. Carta vinda do estrangeiro, sem remetente, declarando que, de alguma forma, ainda que restrita, conhece as autoras; 4. Fotografias (e respectivos negativos) espelhando o retrato das Autoras sentadas beira do caminho rumo ao poente.

Apensam, ainda, a guia de recolhimento das custas que foram depositadas no banco oficial do esquecimento.

Outrossim,

as

PALAVRAS

MENORES

ABANDONADAS

entendem

desnecessria a realizao de prova lxica pericial. Sem embargo, em no sendo este o entendimento de Vossas Excelncias, desde logo, sob o princpio da eventualidade, indicam o assistente tcnico e os primeiros quesitos, protestando pela apresentao de suplementares:

Assistentes tcnicos: O Olhar e o Pranto que adotaram como formao profissional o viver na escola do espanto.

Alm disso, eis os primeiros quesitos para a prova pericial: 1o. Podem o Senhor Perito e os Senhores Assistentes Tcnicos informar, especificando os sonhos que edificam os processos do amor aptos a gerar filhos e filhas? 2o. possvel tear entrexistncias sem ternura? 3o. Com quantas lgrimas so feitas as buscas e apreenses dos filhos que sofrem no padecimento dos pais que se separam? 4o. Podem o Senhor Perito e os Senhores Assistentes Tcnicos informar em quais provncias de ns destacamos a vida verdadeira na qual um filho outros todos? 5o. Quantos milhares de quilmetros quadrados so banhados pelas guas do afeto no territrio jurdico das famlias brasileiras luz da jurisprudncia, da doutrina e da legislao atuais? 6o. Com quantos sons, tons e letras vivas se soletra a realizao do afeto nas relaes familiares?

Adiantam, desde logo, suas testemunhas:


7

- Sons antigos dos vocabulrios antepassados: Adulterinos, bastardos e esprios; - Filhos e pais adotivos que frutificam no dar-se contnuo da adoo; - Conhecidas Palavras que tambm podem ser achadas na rua, nas esquinas dos verbos, nas paragens infrteis no mercado da razo e dos sentimentos.

Requerem, ao final, confirmando-se a tutela antecipada, seja acolhida a pretenso para declarar que o amor a matriz de toda a descendncia do afeto que como alimento perene, deve governar as relaes familiares.

Requerem, ainda, a citao de todos os autores que aqui so rus, de todos os rus que se incriminaram por aes e omisses nos perdidos caminhos da dogmtica pedestre, irm siamesa do dogmatismo obtuso, de todos os ns a desatar, de todos os indiferentes, especialmente daqueles que sequer lero o mandado citatrio e permanecero in albis, um nada em si, l e aqui, r sem d, verdadeiro dej vu; dos ausentes e de paradeiro bem conhecido, pedem que lhes seja dado um cura dor, essa dor que se remedia sem remdio, fora do Direito das bulas, frmulas e receiturios de manualstica petrificante; pedem, ainda, sejam por edital citados os marinheiros que esto navegando com a ilha desconhecida, os pais que no adotaram seus filhos, e os filhos que no adotaram seus pais; incluam-se no edital os filhos anoitecidos na violncia e amanhecidos sem alma, os pais que sangram na saudade que no cabe no retrato da parede.

De modo especialssimo, sejam citados por meio de mandado com hora certa os julgadores que, ao apreciar uma demanda, a si mesmos demandam, aos que temem o prprio temor, aos que se produzem fabricando um sujeito representante da imagem que fazem de si prprio.

Que sejam citados todos os idiomas, lnguas viventes ou mortas, para que venham integrar essa lide, e nela assumam a posio que melhor lhes aprouver, tomando parte no que lhes cabe, por direito e por inteiro, para serem instrumentos do que no se parte porque comunga, e faz, na comunho, o Direito menos dogma e mais terra, cho e arte.

Enfim, sejam citados aqueles que vm de pedir citao de outrem, uma vez que ao requererem venham os outros aos autos, so eles mesmos que querem faz-lo como sons das palavras que advogam para seu prprio eco, e ao advogar para quem por meio deles pede, em verdade so eles mesmos que pedem para si, diante de si, o que no outro buscam.

D-se causa o valor incomensurvel do orvalho que suavemente acorda as manhs, e da mo que segura a outra mo no bero profundo de todas as noites sombrias da existncia humana.

Renunciam, desde logo, a qualquer verbo de sucumbncia que tero eventualmente, pois no almejam suplantar o sentido do pretrito pelo gosto to-s esttico da primazia.

Belo Horizonte de todas as manhs, no dia em que caro fez o nosso sol possvel.

Termos em que pedem deferimento para que a vida seja maior que o luto, e que o presente no devore o futuro.

Assina pelas Autoras, o Procurador, Armando Temporal, e anexa o instrumento da procurao por meio da qual a ao de procurar d-se aqui e em todo o porvir que semeia a famlia do sonho e da esperana.

You might also like