You are on page 1of 44

PERIGO DE CONTGIO DE MOLSTIA GRAVE

PERIGO DE CONTGIO DE MOLSTIA GRAVE

Art. 131 Praticar, com o fim de transmitir a outrem molstia grave de que est contaminado, ato capaz de produzir o contgio: Pena recluso, de um a quatro anos, e multa. Objetividade jurdica: A incolumidade fsica e a sade da pessoa humana. Sujeito ativo: Qualquer pessoa que esteja acometida com doena grave. Sujeito passivo: Qualquer pessoa, desde que ainda no contaminada.

PERIGO DE CONTGIO DE MOLSTIA GRAVE

Tipo objetivo: O crime caracteriza-se pela prtica de qualquer ato, uma vez evidenciado que ele pode transmitir a molstia, exigncia feita pelo prprio tipo penal (beijo, aperto de mo, espirrar no garfo que a vtima vai usar para comer etc.).

A lei refere-se transmisso de molstia grave (que provoca sria perturbao da sade), pouco importando se incurvel ou no. Deve ser, entretanto, contagiosa, ou como exige a lei, transmissvel. As molstias venreas, sendo elas graves, podem tipificar o crime em tela, desde que o perigo de contgio no ocorra atravs de ato sexual, j que, nesse caso, aplica-se o art. 130 do Cdigo Penal.

PERIGO DE CONTGIO DE MOLSTIA GRAVE

Elemento subjetivo: Trata-se de crime de perigo com dolo de dano que apenas se caracteriza quando o agente quer transmitir a molstia. Em razo disso, admite apenas o dolo direto, excluindo-se o dolo eventual. Como a lei no prev modalidade culposa, o fato ser atpico se o agente atua apenas de forma imprudente e no ocorre a transmisso da doena. Haver, entretanto, crime de leso culposa se acontecer a transmisso.

PERIGO DE CONTGIO DE MOLSTIA GRAVE

Consumao: No exato instante da prtica do ato, independentemente da efetiva transmisso da doena. Trata-se, pois, de crime formal. Se, in casu, ocorre a transmisso de doena que implica leso leve, ficaro estas absorvidas, mas se implicarem leses graves ou morte, o agente ser responsabilizado apenas por crime de leso corporal de natureza grave ou homicdio.

Tentativa: possvel.
Ao penal: Pblica incondicionada.

PERIGO PARA A SADE OU VIDA DE


OUTREM

Art. 132 Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente: Pena deteno, de trs meses a um ano, se o fato no constitui crime mais grave. Objetividade jurdica: A vida e a sade da pessoa humana. Sujeito ativo: Qualquer pessoa.

Sujeito passivo: Qualquer pessoa. No se exige qualquer vinculao ou ligao jurdica entre autor e vtima.

PERIGO PARA A SADE OU VIDA DE


OUTREM

Tipo objetivo: Expor algum a perigo significa criar ou colocar a vtima em uma situao de perigo de dano. Trata-se de crime de ao livre, que admite qualquer forma de execuo: fechar veculo, abalroar o veculo da vtima, desferir golpe com instrumento contundente prximo vtima etc. O crime em anlise pode tambm ser cometido por omisso, como, por exemplo, no caso de patro que no fornece aparelhos de proteo a seus funcionrios, desde que disso resulte situao concreta de perigo, j que o no cumprimento das normas de segurana, por si s, caracteriza a contraveno penal do art. 19 da Lei n. 8.213/91 (legislao referente a benefcios previdencirios e acidentrios).

PERIGO PARA A SADE OU VIDA DE


OUTREM

necessrio, ainda, que o perigo seja:

a) direto aquele que atinge pessoa(s) certa(s) e deter minada(s). Trata-se, pois, de crime de perigo concreto, uma vez que exige prova de que o agente objetivava efetuar a conduta contra uma certa pessoa ou contra certas pessoas. Se o agente visa nmero indeterminado de pessoas, haver crime de perigo comum previsto nos arts. 250 e s. do Cdigo Penal;
b) iminente aquele que pode provocar imediatamente o dano; o perigo imediato.

Ao tratar da pena desse delito, o legislador estabeleceu uma hiptese de subsidiariedade expressa, porque a lei diz que o agente somente responder pelo art. 132 do Cdigo Penal se o fato no constitui crime mais grave.

PERIGO PARA A SADE OU VIDA DE


OUTREM

Elemento subjetivo: o dolo de perigo em relao a pessoa(s) determinada(s). No admite modalidade culposa. Havendo dolo de dano, o agente responder por outro crime.

Consumao: No momento da prtica do ato que resulta em perigo concreto.


Tentativa: possvel. Ao penal: Pblica incondicionada.

ABANDONO DE INCAPAZ

Art. 133 Abandonar pessoa que est sob seu cuidado, guarda, vigilncia ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono: Pena deteno, de seis meses a trs anos. Objetividade jurdica: A vida e a sade da pessoa. Sujeito ativo: aquele que tem o dever de zelar pela vtima. Trata-se de crime prprio, pois somente pode ser cometido por quem tenha a pessoa sob seu cuidado, vigilncia, guarda ou autoridade. Pressupese, portanto, uma especial relao de assistncia entre o agente e a vtima.

ABANDONO DE INCAPAZ

Sujeito passivo: A pessoa que esteja sob a mencionada relao de assistncia. A lei no se refere apenas s pessoas menores de idade, mas tambm aos adultos que no possam se defender por si prprios, abrangendo, ainda, a incapacidade temporria (doentes fsicos ou mentais, paralticos, cegos, idosos, pessoa embriagada etc.). Tipo objetivo: Abandonar significa deixar sem assistncia, afastar-se do incapaz. O crime pode ser praticado por ao (levar a vtima em um certo local e ali deix-la) ou por omisso (deixar de prestar a assistncia que a vtima necessita ao se afastar da residncia em que moram), desde que, da conduta, resulte perigo concreto, efetivo, para a vtima. No haver crime quando o prprio assistido quem se afasta daquele que tem o dever de assistir. Tambm no existir o delito se o responsvel fica prximo da vtima ou em situao de poder vigi-la, na expectativa de que algum a recolha.

ABANDONO DE INCAPAZ

Elemento subjetivo: o dolo, vontade livre e consciente de abandonar o assistido, de forma a que corra risco. Consumao: O crime se consuma quando, em razo do abandono, a vtima sofre situao de risco concreto. Trata-se de crime instantneo, e, mesmo que o agente, posteriormente, reassuma o dever de assistncia, o delito j estar consumado. Tentativa: possvel.

ABANDONO DE INCAPAZ

Distino a) No havendo a relao de assistncia entre as partes, o crime poder eventualmente ser o de omisso de socorro do art. 135 do Cdigo Penal. b) Se a inteno do agente for a de ocultar desonra prpria e a vtima for um recm-nascido, o crime ser aquele previsto no art. 134 do Cdigo Penal. Ao penal: Pblica incondicionada.

ABANDONO DE INCAPAZ

Formas Qualificadas

Art. 133, 1 Se do abandono resulta leso corporal de natureza grave: Pena recluso, de um a cinco anos.

Art. 133, 2 Se resulta a morte: Pena recluso, de quatro a doze anos.

ABANDONO DE INCAPAZ

Causas de aumento

Art. 133, 3 As penas cominadas neste artigo aumentam-se de um tero: I se o abandono ocorre em lugar ermo o local solitrio, isolado (habitual ou acidentalmente); II se o agente ascendente ou descendente, cnjuge, irmo, tutor ou curador da vtima a enumerao taxativa. III se a vtima maior de 60 anos esse dispositivo foi acrescentado no Cdigo Penal pelo Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/2003).

EXPOSIO OU ABANDONO DE RECMNASCIDO Art. 134 Expor ou abandonar recm-nascido, para ocultar desonra prpria: Pena deteno, de seis meses a dois anos.

Objetividade jurdica: A segurana do recmnascido. Sujeito ativo: Trata-se de crime prprio que somente pode ser cometido pela me para esconder a gravidez fora do casamento, ou pelo pai, na mesma hiptese, ou em razo de filho adulterino ou incestuoso.

EXPOSIO OU ABANDONO DE RECMNASCIDO

Sujeito passivo: O recm-nascido, assim considerado at a queda do cordo umbilical. Tipo objetivo: Expor significa remover a vtima para local diverso daquele em que lhe prestada a assistncia; abandonar significa omitir vtima a devida assistncia.

Elemento subjetivo: Dolo de perigo. Exige o tipo um especial fim de agir que o de ocultar desonra prpria. Essa honra que o agente deve visar preservar a de natureza sexual, a boa fama, a reputao etc.
Se a causa do abandono for misria, excesso de filhos ou outros, o crime ser o de abandono de incapaz do art. 133 do Cdigo Penal, delito que tambm ocorrer se o agente no pai ou me da vtima.

EXPOSIO OU ABANDONO DE RECMNASCIDO

Consumao: Quando a vtima abandonada, desde que do fato resulte perigo concreto para o recm-nascido. Tentativa: possvel quando o agente elege a forma comissiva para o cometimento do crime. Ao penal: Pblica incondicionada. Formas qualificadas Art. 134, 1 Se do fato resulta leso corporal de natureza grave: Pena deteno, de um a trs anos. Art. 134, 2 Se resulta a morte: Pena deteno, de dois a seis anos.

OMISSO DE SOCORRO

Art. 135 Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica: Pena deteno, de um a seis meses, ou multa.

Objetividade jurdica: A preservao da vida e da sade e a consagrao do dever de assistncia mtua entre os homens.

OMISSO DE SOCORRO

Sujeito ativo: Pode ser qualquer pessoa, independentemente de alguma vinculao jurdica com a vtima. E se vrias pessoas negam assistncia vtima? Todos respondem pelo crime.

E se apenas um presta socorro, havendo vrias pessoas que poderiam t-lo feito?
No h crime, uma vez que a vtima foi socorrida e, em se tratando de obrigao solidria, o cumprimento do dever por uma delas desobriga todas as demais. Sujeito passivo: Apenas as pessoas enumeradas na lei podem ser sujeito passivo. H, portanto, cinco espcies de vtima:

OMISSO DE SOCORRO

a) Criana abandonada aquela que foi propositadamente deixada em determinado lugar por seus responsveis e, assim, est entregue a si mesma, sem poder prover sua prpria subsistncia. Diverge do crime de abandono de incapaz porque, na omisso, no o agente quem cria o perigo abandonando o menor, o sujeito j encontra a vtima em abandono e no lhe presta assistncia. No crime de abandono de incapaz o prprio agente quem toma a iniciativa de abandon-la.

b) Criana extraviada a criana perdida, aquela que no sabe retornar ao local onde reside ou onde possa encontrar proteo.

OMISSO DE SOCORRO

c) Pessoa invlida, ao desamparo invalidez a caracterstica daquele que no pode se valer de si prprio para a prtica dos atos normais do ser humano. Pode decorrer de defeito fsico, de doena incapacitante etc. A pessoa deve, ainda, estar ao desamparo, ou seja, impossibilitada de se afastar de uma situao de perigo por suas prprias foras e sem contar com a assistncia de outra pessoa. Atualmente, se a omisso de socorro referir-se a pessoa idosa em situao de iminente perigo, estar caracterizado crime mais grave, descrito no art. 97 da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), cuja pena de deteno, de seis meses a um ano, e multa.

OMISSO DE SOCORRO

d) Pessoa ferida, ao desamparo aquela que sofreu leses corporais, de forma acidental ou provocada por terceiro e que est tambm desamparada.

e) Pessoa em grave e iminente perigo o perigo, nesse caso, deve ser de grandes propores e estar prestes a desencadear um dano.

OMISSO DE SOCORRO

Nas quatro primeiras hipteses (a at d), o crime de omisso de socorro de perigo abstrato ou presumido, ou seja, basta que se prove que a pessoa se enquadra em uma das hipteses descritas na lei, que j se presume que a ausncia do socorro implicou situao de risco. J na ltima, o crime de perigo concreto, devendo se provar que efetivamente ocorreu uma situao de risco.

OMISSO DE SOCORRO

Elemento objetivo: O crime pode ocorrer de duas maneiras: a) Falta de assistncia imediata quando o agente pode prestar o socorro e no o faz. Ex.: uma pessoa v outra se afogar e, sabendo nadar, nada faz para salv-la. Somente se aplica quando a prestao do socorro no pe em risco a vida ou a incolumidade fsica da pessoa que, na realidade, no precisa tentar se tornar um heri.

OMISSO DE SOCORRO

b) Falta de assistncia mediata no podendo prestar o socorro pessoalmente, o agente tambm no solicita auxlio autoridade pblica. Se a pessoa no sabe nadar, deve procurar noticiar o afogamento que est acontecendo para qualquer agente da autoridade para que este providencie o salvamento. Caso no o faa, incide na 2 figura da omisso de socorro. Veja-se, ainda, que o pedido de auxlio deve ser imediato. No se trata, em verdade, de uma opo do agente, ou, em outras palavras, se tem condies de auxiliar ele prprio a vtima, deve faz-lo. Se no o fizer, responder pelo crime, ainda que solicite a ajuda da autoridade, j que no estamos diante de uma mera opo.

OMISSO DE SOCORRO

Elemento subjetivo: o dolo, direto ou eventual. No existe forma culposa. Consumao: No momento da omisso. Tentativa: No admissvel, j que se trata de crime omissivo puro (ou prprio). Causa de aumento

Art. 135, pargrafo nico A pena aumentada de metade, se da omisso resulta leso corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

MAUS TRATOS

Art. 136 Expor a perigo a vida ou a sade de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilncia, para fim de educao, ensino, tratamento ou custdia, quer privando-a de alimentao ou cuidados indispensveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correo ou disciplina: Pena deteno, de dois meses a um ano, ou multa. Objetividade jurdica: A vida e a sade da pessoa.

MAUS TRATOS

Condutas tpicas: Expor a vida ou a sade de outrem a perigo atravs de uma das condutas descritas na lei. Trata-se, pois, de crime de ao vinculada, cuja caracterizao depende da ocorrncia de uma das situaes descritas na lei. As hipteses seguintes: enumeradas pela lei so as

MAUS TRATOS

a) Privar a vtima de alimentos ou cuidados indispensveis a privao de alimentos pode ser relativa (parcial) ou absoluta (total). Basta a privao relativa para a caracterizao do ilcito penal. evidente, ainda, que no caso de privao absoluta, somente existir maus-tratos se o agente deixar de alimentar a vtima apenas por um certo tempo, expondo-a a situao de perigo, j que se houver inteno homicida, o crime ser o de homicdio, tentado ou consumado. Cuidados indispensveis so aqueles necessrios preservao da vida e da sade (tratamento mdico, agasalho etc.).

MAUS TRATOS

b) Sujeitar a vtima a trabalhos excessivos ou inadequados trabalho excessivo aquele que produz fadiga acima do normal em face do grande volume. Essa anlise deve ser feita em confronto com o tipo fsico da vtima, ou seja, caso a caso. Trabalho inadequado, por sua vez, aquele imprprio ou inconvenientes s condies de idade, sexo, desenvolvimento fsico da vtima etc. Obrigar uma criana a trabalhar noite, no frio, em local aberto, ou seja, em situaes que podem lhe trazer problemas para a sade.

MAUS TRATOS

c) Abusar dos meios de disciplina ou correo refere-se a lei aplicao de castigos corporais imoderados. Abuso no poder de correo e disciplina passa a existir quando o meio empregado para tanto atinge tal intensidade que expe a vtima a uma situao de perigo para sua vida ou sade. No h crime na aplicao de palmadas ou chineladas nas ndegas de uma criana. H crime, entretanto, quando se desferem violentos socos ou chutes na vtima ou, ainda, na aplicao de chineladas no rosto de uma criana etc.

MAUS TRATOS

Se o meio empregado expe a vtima a um intenso sofrimento fsico ou mental, estar configurado o crime do art. 1, II, da Lei n. 9.455/97 (Lei de Tortura). H que se ressaltar, ainda, que se o meio empregado no expe a vtima a perigo, mas a submete a situao vexatria, no se configura o delito de maus-tratos, mas o crime do art. 232 do Estatuto da Criana e do Adolescente (desde que a vtima seja criana ou adolescente sob guarda, autoridade ou vigilncia do agente). Ex.: raspar o seu cabelo, rasgar sua roupa em pblico etc.

MAUS TRATOS

Sujeitos do delito: O crime de maus-tratos um crime prprio especfico, pois exige uma vinculao, uma relao jurdica entre o autor da infrao penal e a vtima, ou seja, o autor do crime deve ter a guarda, vigilncia ou autoridade sobre a vtima para fim de educao, ensino, tratamento ou custdia.

A vtima, pois, deve estar subordinada ao agente, hiptese que, por exemplo, afasta a possibilidade de a esposa ser vtima desse crime em relao ao marido, j que no existe relao de subordinao entre eles. O marido pode cometer leses corporais qualificadas pela violncia domstica ou o delito do art. 132 do Cdigo Penal, mas no crime de maus-tratos. Podem cometer os maus-tratos, por exemplo, os pais, tutores, curadores, professores, enfermeiros, carcereiros etc.

MAUS TRATOS

Consumao: No momento da produo do perigo. Algumas das hipteses previstas na lei exigem uma certa habitualidade, como no caso da privao de alimentos, em que no basta deixar a vtima sem um almoo para sua configurao, outras, entretanto, no a exigem, como na situao na qual ocorre abuso dos meios de correo ou disciplina. Nesse ltimo caso, o crime instantneo, mas h hipteses em que os maustratos constituem crime permanente (privao de alimentos ou cuidados indispensveis). Tentativa: Somente possvel nas condutas comissivas.

MAUS TRATOS

Elemento subjetivo: o dolo, direto ou eventual. No existe forma culposa. Formas qualificadas

Art. 136, 1 Se do fato resulta leso corporal de natureza grave: Pena recluso, de um a quatro anos.

Art. 136, 2 Se resulta a morte: Pena recluso, de quatro a doze anos.

MAUS TRATOS

Causas de Aumento Art. 136, 3 Aumenta-se a pena de um tero, se o crime praticado contra pessoa menor de catorze anos.

Cuida-se de figura inserida no Cdigo Penal por ocasio do advento do Estatuto da Criana e do Adolescente. Por sua vez, os maus-tratos realizados contra idosos caracterizam, atualmente, crime especial, previsto no art. 99 da Lei n. 10.741/2003 Estatuto do Idoso.

RIXA

Art. 137 Participar de rixa, salvo para separar os contendores:

Pena deteno, de quinze dias a dois meses, ou multa.


Conceito: Rixa uma luta desordenada, um tumulto, envolvendo troca de agresses entre trs ou mais pessoas, em que os lutadores visam todos os outros indistintamente. Como nesses tumultos impossvel estabelecer qual golpe foi desferido por determinado agressor contra outro, todos devem ser punidos por rixa, ou seja, pela participao no tumulto. Dessa forma, no h rixa quando existem dois grupos contrrios, perfeitamente definidos, lutando entre si, porque, nessa hiptese, os integrantes de cada grupo sero responsabilizados pelas leses corporais causadas nos integrantes do grupo contrrio. A jurisprudncia, entretanto, vem reconhecendo o crime de rixa quando se inicia uma troca de agresses entre dois grupos distintos, mas, em razo do grande nmero de envolvidos, surge tamanha confuso, que, durante seu desenrolar, torna-se impossvel identificar tais grupos.

RIXA

Objetividade jurdica: A vida e a sade das pessoas envolvidas. Sujeito ativo e passivo: Trata-se de crime de concurso necessrio cuja configurao exige uma participao de, no mnimo, trs pessoas (ainda que alguns sejam menores de idade) na troca de agresses. tambm definido como crime de condutas contrapostas, j que os rixosos agem uns contra os outros e, assim, so, a um s tempo, sujeito ativo e passivo do delito.

RIXA

Elemento subjetivo: O dolo. irrelevante o motivo que levou ao surgimento da rixa. Trata-se de crime de perigo em que se pune a simples troca de agresses, sem a necessidade de que qualquer dos envolvidos sofra leso. Caso isso ocorra e o autor das leses seja identificado, ele responder pela rixa e pelas leses leves. Se, entretanto, as leses forem graves ou houver morte, haver rixa qualificada.

No h crime na conduta daquele que ingressa na luta apenas para separar os lutadores, j que inexiste dolo nessa hiptese.

RIXA

Elemento objetivo: Participar: significa tomar parte nas agresses atravs de chutes, socos, pauladas etc. A participao, entretanto, pode ser: a) material por parte daqueles que realmente tomam parte na luta atravs dos chutes, socos etc.; b) moral por parte daqueles que incentivam os demais atravs de induzimento, instigao ou qualquer outra forma de estmulo. O partcipe moral, todavia, deve ser, no mnimo, a quarta pessoa, j que a rixa exige pelo menos trs na efetiva troca de agresses.

RIXA

Consumao: Com a efetiva troca de agresses. Tentativa: Em regra no possvel, pois, ou ocorre a rixa e o crime est consumado, ou ela no se inicia, e, nesse caso, no h crime.

RIXA QUALIFICADA

Art. 137, pargrafo nico Se ocorre morte ou leso corporal de natureza grave, aplica-se, pelo fato da participao na rixa, a pena de deteno, de seis meses a dois anos.

RIXA

indiferente que o resultado tenha ocorrido em um dos integrantes da rixa ou em terceira pessoa. Se ocorrerem vrias mortes, haver crime nico de rixa qualificada, devendo a circunstncia ser levada em conta na fixao da pena-base (art. 59 do CP). Se o agente tomou parte na rixa e saiu antes da morte da vtima, responde pela forma qualificada, pois se entende que, com seu comportamento anterior, colaborou com a criao de condies para o desenrolar da luta, que culminou em resultado mais lesivo. Ao contrrio, se o agente entra na rixa aps a morte, responde por rixa simples.

RIXA

Diz a lei que a rixa qualificada se efetivamente ocorre morte ou leso grave. Assim, se durante a luta ocorre uma tentativa de homicdio da qual no sobrevm morte nem leso grave, a rixa simples e o autor da tentativa, se identificado, tambm responder por esse crime. A pena da figura qualificada a mesma, quer resulte morte ou leso grave.

You might also like