You are on page 1of 6

1.

DOS ELEITORES NO EXTERIOR De acordo com a Constituio Federal, o alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para os maiores de dezoito anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, sendo vedado o alistamento de estrangeiros e dos conscritos, durante o perodo do servio militar obrigatrio. No exterior, podero se alistar os brasileiros natos ou naturalizados, desde que estejam residindo no exterior, em pas onde haja representao diplomtica brasileira ou esteja vinculado a uma jurisdio consular. Aos eleitores que tiverem domiclio eleitoral no exterior a obrigao do voto ou da justificativa limita-se s eleies presidenciais. De acordo com o art. 1. da Resoluo TSE n. 23.207/2010, nas eleies para Presidente e Vice-Presidente da Repblica, poder votar o eleitor residente no exterior, desde que tenha requerido sua inscrio ao Juiz da Zona Eleitoral do Exterior at 5 de maio de 2010 (Cdigo Eleitoral, art. 225 e Lei n. 9.504/97, art. 91). Para votar nas eleies de outubro, o eleitor dever exibir o seu ttulo de eleitor e apresentar documento oficial com foto que comprove sua identidade. (Lei n 9.504/97, art. 91-A).

2. INFORMAES ELEITORAL

ACERCA

DO

FECHAMENTO

DO

CADASTRO

O prazo para requerer inscrio, transferncia de domiclio ou reviso de dados eleitorais, encerrou-se no dia 05 de maio de 2010 (150 dias que antecedem o 1 turno das eleies). Os eleitores que no providenciaram a inscrio, transferncia ou reviso de dados at 05/05/2010 podero faz-lo quando da reabertura do cadastro eleitoral, em data a ser definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso haja necessidade de algum tipo de servio eleitoral durante o fechamento do cadastro, por exemplo, para fins de renovao do Passaporte e regularizao do CPF, o eleitor poder obter na Repartio Diplomtica ou em qualquer Cartrio Eleitoral uma Certido que ateste o fato de o cadastro eleitoral se encontrar fechado (Certido de Cadastro Fechado).

3. JUSTIFICATIVA ELEITORAL O eleitor brasileiro que esteja no exterior, mas com inscrio eleitoral no Brasil, continua obrigado a votar ou, na impossibilidade, a justificar a ausncia em todas as eleies que ocorrerem no Pas.

A Justificativa Eleitoral o instrumento que possibilita ao eleitor justificar a sua ausncia s urnas perante o juiz eleitoral, no prazo de at 60 dias aps a realizao de cada turno da eleio. Diante da ausncia do voto e da no apresentao de justificativa incorrer o eleitor em multa imposta pelo juiz eleitoral, cobrada na forma da lei. O eleitor inscrito nas Zonas Eleitorais do Brasil, que se encontrar em trnsito no exterior na data do pleito, alm do disposto acima, ter o prazo de 30 dias, contados do seu retorno ao pas para apresentar justificativa pela ausncia s urnas ao juiz eleitoral de sua inscrio. O Requerimento de Justificativa Eleitoral ser formalizado em impresso prprio fornecido pela Justia Eleitoral ou, na falta do impresso, digitado ou manuscrito, devendo ser dirigido, via Correios, diretamente ao juiz eleitoral da zona de inscrio do requerente, vedado o envio por correio eletrnico (e-mail). Os requerimentos de justificativa eleitoral no podem ser enviados em data anterior ao dia do turno da eleio a qual se refere, pois sero indeferidos e cada turno da eleio deve ser justificado individualmente. O formulrio de justificativa preenchido e os documentos de justificao com dados insuficientes ou inexatos, que impossibilitem a identificao do eleitor no cadastro eleitoral, podero ter seu processamento rejeitado pelo sistema, o que implicar em dbito para com a Justia Eleitoral. O eleitor pode justificar as ausncias s eleies tantas vezes quantas forem necessrias, mas deve estar atento a eventual realizao de reviso do eleitorado no municpio onde for inscrito, em decorrncia da qual pode ter o seu ttulo cancelado. Ser cancelada, tambm, automaticamente a inscrio do eleitor que se abstiver de votar em trs eleies consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa.

3.1. JUSTIFICATIVA - ELEITORES COM DOMICLIO ELEITORAL NO BRASIL QUE SE ENCONTRAM NO EXTERIOR Os eleitores com domiclio eleitoral no Brasil que se encontram no exterior devero preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e encaminh-lo, juntamente com cpia do documento vlido de identificao brasileiro e com a prova do motivo alegado, para o respectivo Cartrio do municpio de origem da inscrio eleitoral, vinculado ao TRE do Estado. Quanto ao motivo alegado, no basta apenas declarar, necessria a juntada de documentos que comprovem a impossibilidade de comparecimento do eleitor seo eleitoral para o exerccio do voto como: declarao de matrcula, comprovante de residncia com indicao da distncia do local de votao, atestado mdico, entre outros.

Os endereos dos Cartrios Eleitorais de todo o Brasil podero ser encontrados no stio do TRE de cada Estado (ex.: www.tre-go.gov.br GOIS, www.tre-rj.gov.br RIO DE JANEIRO). (consulte outros TREs) A justificativa pela ausncia s urnas deve ser realizada para cada turno da eleio (para tanto, o eleitor dever se certificar acerca da ocorrncia de 2 turno em seu municpio), devendo o formulrio ser postado nos Correios no prazo de 60 dias contados de cada turno da eleio. O eleitor dever guardar o comprovante de registro da expedio da correspondncia. 3.2. JUSTIFICATIVA - ELEITORES INSCRITOS NO DISTRITO FEDERAL O eleitor inscrito em qualquer Zona Eleitoral do Distrito Federal, que se encontrar em trnsito no exterior na data do pleito, dever preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e encaminh-lo, juntamente com cpia do documento vlido de identificao brasileiro e com prova do motivo alegado quanto ao no exerccio do voto, para o Juiz de sua Zona Eleitoral ou entreglo nas Reparties Diplomticas Brasileiras para o envio, pela Mala Diplomtica, ao Cartrio do Exterior, 1 ZE/ZZ, que far a remessa do Requerimento ao Cartrio Eleitoral do DF, da inscrio do eleitor. (Os endereos dos Cartrios do DF constam no site www.tre-df.jus.br). Quanto ao motivo alegado, no basta apenas declarar, necessria a juntada de documentos que comprovem a impossibilidade de comparecimento do eleitor seo eleitoral para o exerccio do voto como: declarao de matrcula, comprovante de residncia com indicao da distncia do local de votao, atestado mdico, entre outros. A justificativa pela ausncia s urnas deve ser realizada para cada turno da eleio (para tanto, o eleitor dever se certificar acerca da ocorrncia de 2 turno no DF), devendo o formulrio ser postado nos Correios no prazo de 60 dias contados de cada turno da eleio. Caso o eleitor opte por enviar a justificativa pelos Correios, dever guardar o comprovante de registro da expedio da correspondncia. O eleitor que no apresentar a justificativa no prazo acima dever apresent-la ao juiz de sua inscrio, nos 30 (trinta) contados da data do seu retorno ao Brasil.

3.3. JUSTIFICATIVA - ELEITORES INSCRITOS NO EXTERIOR - 1ZE/ZZ O eleitor inscrito no exterior, ausente de seu domiclio eleitoral na data do pleito, bem assim aquele que, mesmo presente, no votar, dever preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e encaminh-lo juntamente com cpia do documento vlido de identificao brasileiro e com a prova do motivo alegado quanto ao no exerccio do voto, para o Juiz Eleitoral do Cartrio do Exterior, no prazo de 60 dias aps a realizao de cada turno da eleio.

Quanto ao motivo alegado, no basta apenas declarar, necessria a juntada de documentos que comprovem a impossibilidade de comparecimento do eleitor seo eleitoral para o exerccio do voto como: declarao de matrcula, comprovante de residncia com indicao da distncia do local de votao, atestado mdico, entre outros. O Requerimento de Justificativa e os documentos que o instruem devero ser encaminhados, pelos Correios, ao Cartrio do Exterior, no endereo abaixo ou entregues nas Reparties Diplomticas Brasileiras para o envio ao Cartrio, pela Mala Diplomtica. Cartrio do Exterior - 1ZE/ZZ SEPN Quadra 510, Lote 07, Avenida W3 Norte CEP: 70.750-520 Braslia-DF Brasil A justificativa pela ausncia s urnas deve ser realizada para cada turno da eleio (eleitores inscritos no exterior devero justificar os dois turnos no caso de empate na disputa presidencial). O eleitor que opte pelo encaminhamento do Requerimento de Justificativa pelos Correios, dever guardar o comprovante de registro da expedio da correspondncia. 4. CONSEQUNCIAS PARA QUEM NO VOTAR OU JUSTIFICAR Sem a prova de que votou na ltima eleio, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, no poder o eleitor: inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou funo pblica, investir-se ou empossar-se neles; receber vencimentos, remunerao, salrio ou proventos de funo ou emprego pblico, autrquico ou paraestatal, bem como fundaes governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exeram servio pblico delegado, correspondentes ao segundo ms subseqente ao da eleio; participar de concorrncia pblica ou administrativa da Unio, dos Estados, dos Territrios, do Distrito Federal ou dos Municpios, ou das respectivas autarquias; obter emprstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econmicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdncia social, bem como em qualquer estabelecimento de crdito mantido pelo governo, ou de cuja administrao este participe, e com essas entidades celebrar contratos; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrcula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; praticar qualquer ato para o qual se exija quitao do servio militar ou imposto de renda; requerer qualquer documento perante reparties diplomticas a que estiver subordinado.

5. QUITAO ELEITORAL A quitao eleitoral compreende a plenitude do gozo dos direitos polticos, alm de conferir ao eleitor a condio de estar em dia com todas as suas obrigaes eleitorais. Somente com a Quitao Eleitoral estar o eleitor apto a exercer todos os atos da vida civil que a exigem, tais como: emisso e renovao de passaporte, recebimento de vencimentos advindos de rgos pblicos e requerimento de qualquer documento perante reparties diplomticas (arts. 7 e 231 do Cdigo Eleitoral). Se o eleitor no comparecer ao local indicado para votar, dever justificar sua ausncia perante o Juzo Eleitoral a que estiver vinculado, dentro do prazo estabelecido em lei (vide tpico Justificativa Eleitoral). Passado o prazo sem apresentao de justificativa, o eleitor perde a quitao eleitoral, o que implica em multa a ser arbitrada pelo Juiz Eleitoral. A quitao eleitoral pode ser provada mediante a apresentao de um dos seguintes documentos, referentes a cada pleito:

comprovante de votao de eleies ocorridas posteriormente ao alistamento eleitoral ou comprovante de justificativa de ausncia de voto ou comprovante de pagamento de multa. Certido de Quitao Eleitoral, que substitui todos os documentos citados acima, e poder ser emitida atravs do endereo eletrnico Certido de Quitao Eleitoral ou fornecida pelos Cartrios Eleitorais.

Para a obteno de certido pela internet, de suma importncia que os dados do eleitor, fornecidos pelo requerente, sejam idnticos aos constantes do cadastro eleitoral. A divergncia de apenas uma letra inviabiliza a emisso do documento.

6. CANCELAMENTO DA INSCRIO ELEITORAL Se o eleitor deixar de votar nas eleies a que estiver obrigado, no justificar e no pagar a multa correspondente por trs pleitos consecutivos (entenda-se por pleito cada turno de uma eleio), a sua inscrio eleitoral ser cancelada automaticamente pelo sistema, nos termos do art. 7, 3, do Cdigo Eleitoral Brasileiro. No entanto, deixando o eleitor de votar, justificar ou pagar multa referente a um nico pleito, tal fato no ensejar, por si s, o cancelamento da inscrio e sim a no quitao eleitoral. Dessa forma, ainda que a inscrio eleitoral esteja regular, no poder o eleitor obter a Certido de Quitao Eleitoral.

ACRESCENTAR OS LINKS IMPORTANTES

Ministrio das Relaes Exteriores Embaixadas e Reparties Diplomticas Emisso e validao de Certido de quitao eleitoral

ACRESCENTAR OS ARQUIVOS PARA DOWNLOADS: Declarao de Residncia no Exterior (o arquivo Formulrio Declarao de Residncia site, seguir, anexo) Requerimento de Justificativa Eleitoral (o arquivo Formulrio Justificativa Eleitoral site, seguir, anexo) Pedido de dispensa de recolhimento de multas (o arquivo Formulrio Rec. Dispensa rec de multas site, seguir, anexo)

You might also like