You are on page 1of 5

Misso Empresarial ao Japo

Sector Agro-alimentar Produtos Gourmet Japo

9 e 10 de Novembro de 2010

Enquadramento:
Durante 2010 decorrero as Celebraes dos 150 Anos do Tratado de Paz, Amizade, Relaes Diplomticas e Comrcio entre Portugal e o Japo, tratando-se portanto de uma boa oportunidade para aumentar a notoriedade dos produtos portugueses no mercado japons. No caso vertente, do sector Agro-alimentar, com particular destaque para os produtos gourmet. Antes de mais nada, no deve perder-se de vista que o Japo regista uma auto-suficincia alimentar de apenas 43%, o que implica uma excelente oportunidade de negcio, que sempre muito bem aproveitada pela oferta internacional. No caso da oferta Portuguesa tambm. H efectivamente uma presena de algum relevo no mercado para os vinhos nacionais, ao mesmo tempo que se regista a presena de outros produtos nacionais, como por exemplo: conservas, azeite, bolachas, chocolates. Mas, e de forma incontornvel, h ainda muito espao para a oferta nacional aumentar a sua presena neste mercado, quer em termos quantitativos, quer principalmente em termos qualitativos. Deixamos alguns exemplos: vinhos (mesa, Porto e Madeira), azeite, azeitonas, bolachas, chocolates, queijo, compotas, conservas, frutos secos, mel, caf, etc. No deve nunca perder-se de vista que a sociedade japonesa detm um poder de compra dos mais elevados do mundo e que, simultaneamente, pratica um consumo de grande sofisticao. O mesmo se aplica no sector alimentar, ao ponto de a cidade de Tquio ser a que, em todo o mundo, possui mais restaurantes classificados pelo celebrrimo Guia Michelin. Aqui tambm em termos qualitativos, Tquio cidade que em todo o mundo possui mais estrelas do referido guia. Estamos assim na presena de um consumidor sofisticado, com hbitos de consumo requintados, que sabe o que quer, que viajado e que, acima de tudo, tem ao seu dispor uma panplia imensa de informao escrita, em papel e virtual, sobre temas to variados como restaurao, nutricionismo, life style, cultura, turismo, vinho, lazer, etc. Acima de tudo, falamos de um consumidor curioso e, como tal, sempre vido por produtos novos, desde que de excelente qualidade e de caractersticas nicas. Por isso, possvel encontrar em Tquio, assim como noutras grandes cidades (Osaka, Nagoya, Fukuoka e Kyoto, por exemplo) uma oferta variadssima de produtos alimentares de topo de gama, assim como de gastronomias representativas de tudo quanto no mundo se produz. nossa medida, temos tambm vindo a participar neste processo, quer com a presena de alguns dos nossos produtos em pontos de venda dos mais sofisticados, quer atravs do recente boom da gastronomia portuguesa. Sim, e talvez para surpresa de muita gente, h presentemente onze bons restaurantes portugueses no Japo, localizados em Tquio e Osaka.

E, acima de tudo, deve ter-se presente que no se trata de restaurantes ditos tnicos, que visam uma comunidade de portugueses ou de luso-descendentes, uma vez que a comunidade portuguesa aqui residente se reduz a escassas dezenas de pessoas. Portanto, os referidos restaurantes, servem uma clientela japonesa, que lhes fiel. Por ltimo, no pode deixar de ser referido o fluxo de turistas japoneses que anualmente visitam o nosso pas. Falamos de cerca de sessenta mil turistas de elite, que, no que a gastronomia diz respeito, e sempre que viajam, frequentam os melhores restaurantes. Estamos pois na presena de um conjunto de vrias centenas de milhares de potenciais consumidores que, tendo j visitado o nosso pas e dele tendo trazido boas recordaes, tambm gastronmicas, podero ser veculos importantes que alavanquem o consumo, na restaurao e no retalho, do que de melhor se produz em Portugal na rea alimentar gourmet.

Condies de Participao:
A misso, que ser composta de um nmero mnimo de 15 empresas

Programa: 9 de Novembro Tquio. Visitas a pontos de vendas e a restaurantes, com o fim de os exportadores poderem adquirir conhecimento in loco sobre o mercado, em termos da concorrncia, preos, produtos, etc. Nota: acompanhamento tcnico da AICEP Tquio.

10 de Novembro - Tquio Misso presente numa feira a realizar num hotel de prestgio, com booth de 9 m2, e sempre acompanhados por uma intrprete. Ser garantida a visita de um mnimo de 100 profissionais japoneses relacionados com este sector, a saber: importadores, retalhistas, horeca e meios de comunicao especializados.

As condies financeiras de participao das empresas so as seguintes:

Valor da Participao
Valor de inscrio por empresa considerando o universo de 15 empresas Valor 3.900,00 Iva (20%) 780,00 Total 4.680,00

A participao das empresas implica o pagamento aicep Portugal Global do valor total previsto no quadro e que incluiu a preparao da aco, desenvolvimento e elaborao do programa, garantia da presena de 100 visitantes profissionais e acompanhamento tcnico por parte do Escritrio da AICEP Portugal Global em Tquio.

De referir que poder haver a necessidade de se proceder a ajustes financeiros dependendo dos custos finais que vierem a ser apurados e do universo final das empresas participantes. - Ser da responsabilidade das empresas expositoras: - Cumprir o programa que for elaborado. - Assumir a logstica e a totalidade dos custos de viagens, transferes, hotis, refeies, deslocaes locais e envio de amostras.

Informao indicativa sobre preos em Tquio:

Hotis - Com 4 a 5 estrelas, 25.000 a 35.000 ienes (190 a 270 Euros) por noite e com pequeno-almoo includo. - Com 3 a 4 estrelas, 15.000 a 20.000 ienes (115 a 150 Euros) por noite e com pequeno-almoo includo.

Transferes entre o aeroporto de Narita e o centro de Tquio O custo de ida e volta utilizando o limousine bus de 5.800 ienes (45 Euros)

Refeies Em termos mdios, um almoo custa cerca de 5.000 ienes (38 Euros) e um jantar cerca de 10.000 ienes (76 euros)

Processo de Inscrio
Esta Aco destina-se a empresas portuguesas produtoras e comercializadoras do sector acima mencionado.

As empresas interessadas em integrar esta Misso devero proceder ao preenchimento por via informtica do Formulrio de Inscrio - documento em anexo - e ao seu envio para o seu Gestor de Cliente ou em alternativa para o mail aicep@portugalglobal.pt at ao dia 25 de Junho de 2010.

O pagamento da participao dever ser efectuado at ao dia 25 de Junho de 2010 procedendo transferncia bancria utilizando o NIB 0781011200000004577 17 da importncia definida no quadro acima com o Valor de inscrio.

Chamamos a ateno para que, com a transferncia bancria seja dada a indicao do NIF e Nome da Empresa e nome da Misso, de modo a que possa ser emitida a factura/recibo correctamente.

Para participarem as empresas tambm tm que ter a sua situao regularizada com a aicep Portugal Global, no podendo ter dvidas em atraso.

Com o envio da Inscrio devero indicar qual o contacto operacional para a preparao desta aco, respectivo n. de telefone e e-mail.

Nota: A AICEP reserva-se o direito de proceder seleco final dos participantes ou mesmo cancelar a Aco, em funo de factores que considere relevantes (por exemplo, nmero de participantes, composio sectorial, etc.).

You might also like