You are on page 1of 11

Mestrado Integrado em Arquitetura Especializao em Arquitetura de Interiores Doutoramento em Arquitetura

Arquitetura

EDUCAO SUPERIOR PBLICA


1

a escola
A Faculdade de Arquitectura (FA) oferece cursos conducentes a grau ao nvel da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas reas da Arquitetura, Urbanismo e Design. Oferece ainda cursos no conducentes a grau que facultam uma formao complementar a profissionais que pretendem adquirir conhecimentos mais aprofundados. Esta ampla oferta de formao faz da FA a maior e mais diversificada escola do pas nas suas reas, com cerca de 3 mil alunos. tambm a escola com maior nmero de alunos estrangeiros provenientes da Europa, mas tambm de pases de outros continentes com os quais a FA possui acordos de intercmbio. ainda a escola mais antiga, com razes que remontam ao sculo XVI. A sua principal caraterstica a formao atravs do Projeto no 1 e no 2 ciclo, onde os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas so aplicados na conceo de objetos que podem ir desde a escala da mo escala do territrio. Apesar deste enquadramento, objetivo da FA formar um leque mais alargado de profissionais, como consultores, investigadores e quadros pblicos, em reas ligadas ao ambiente construdo, cultura e indstria. Ser certamente pela articulao destes objetivos que mais de 95% dos seus graduados obtm colocao um ano aps terminarem o curso. Atualmente, a FA est apostada em formar profissionais capazes de trabalhar com a sociedade portuguesa, contribuindo para aumentar o seu potencial de inovao, competitividade e exportao. Por este motivo, favorece-se o desenvolvimento de projetos finais e de dissertaes cientficas em colaborao com entidades pblicas e privadas, fomentando o empreendedorismo e criando oportunidades futuras para os alunos. A formao no 3 ciclo dirigida investigao avanada nas trs reas disciplinares da FA, sendo enquadrada pelo CIAUD, o centro de investigao classificado de Excelente pela Fundao para a Cincia e a Tecnologia. Neste quadro, foi recentemente criado um centro de prestao de servios, um gabinete de transferncia de tecnologia e uma incubadora de empresas. Como escola moderna, que tenta combinar tradio e inovao, a FA uma instituio de referncia na formao profissional de arquitetos, urbanistas e designers, assim como na produo de investigao especializada e interdisciplinar socialmente reconhecida.

Arquitetura
O que a Arquitetura?
A Arquitetura conhecimento e prtica. Trata-se de uma disciplina que se centra na produo do espao de habitar (em sentido lato), o que implica planear, projetar e construir para depois acolher a vida humana em processos dinmicos atravs do tempo. Atravs desta atividade, os arquitetos concebem e projetam edifcios, conjuntos de edifcios, espaos pblicos, urbanos, paisagem e territrio. Enquanto estabelecimento de atividades humanas, a Arquitetura traduz os ideais, a cultura e a maneira de viver dos povos.

Arquitetura NA FA
Em 1979 o Departamento de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa originou a Faculdade de Arquitectura que foi integrada na Universidade Tcnica de Lisboa, a qual, por sua vez, se fundiu em 2013 com a Universidade de Lisboa. Desde a criao da Faculdade de Arquitectura, o curso de arquitetura sofreu vrias reestruturaes numa adaptao constante evoluo da sociedade e do mercado. As alteraes produzidas enquadraram-se com os princpios presentes no processo de Bolonha que prev um ensino mais participado e flexvel, facilitador da mobilidade entre escolas e promotor de intercmbio de saberes e prticas.
MARIANA GONALVES

OBJETIVOS DA FORMAO EM ARQUITETURA


O objetivo principal do curso de Arquitetura e o de formar profissionais, capazes de responder aos desafios que se colocam hoje em dia aos espacos do habitar, nas suas dimenses sociais/culturais, construtivas, econmicas e ambientais. Sao ainda objetivos deste curso a preparacao de profissionais que integrem equipas multidisciplinares envolvidas na resolucao de problemas complexos, nas areas da arquitetura e do urbanismo.

em que o projeto constitui a unidade curricular de sntese para a qual concorrem todos os conhecimentos de outras reas disciplinares como o desenho e a computao, a teoria e a histria, as tecnologias e as cincias sociais, que so essenciais para o correto enquadramento e desenvolvimento do projeto. A estrutura atual procura formar no s projetistas, referncia essencial da formao em arquitetura, mas profissionais com capacidade para desempenhar uma variedade de funes na sociedade.

Oferta formativa em Arquitetura


Mestrado Integrado em Arquitetura 1 ciclo de formao correspondente Licenciatura em Estudos Arquitetnicos (3 anos), seguido do 2 ciclo, sem especializao, ou com especializao em Arquitetura de Interiores ou em Urbanismo (2 anos). Doutoramento em Arquitetura (3-5 anos)

A quem se destina
O curso destina-se a todos aqueles que procurem exercer a pratica de pensar e projetar o espaco edificado e a sua relacao com o ser humano.

Na atualidade, o Mestrado Integrado em Arquitetura inclui dois ciclos de formao, um 1 ciclo de 3 anos, correspondente a Licenciatura em Estudos Arquitetnicos, e um 2 ciclo de 2 anos que permite a especializao. Esta uma estrutura

ARQUITETURA FA+UD

Condies de acesso
1 Alunos que concorrem ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Cdigo Curso Arquitetura: 0802/9257 Cdigo Curso Arquitetura Ps-Laboral: 0802/8434 Cdigo Curso Interiores: 0802/8073 Cdigo Curso Urbanismo: 0802/G004 Consultar o site da DGES para conhecer os procedimentos e nmero de vagas: www.dges.mctes.pt DGES > Estudantes > Acesso > Concurso Nacional Pblico Provas de acesso. Um dos seguintes conjuntos: 03 Desenho + 10 Geometria Descritiva ou 10 Geometria Descritiva + 16 Matemtica ou 10 Geometria Descritiva + 12 Histria da Cultura e das Artes 2 Alunos a frequentar o Ensino Superior em Portugal ou no Estrangeiro Consultar site da FA ver concursos de reingressos, transferncia e mudanas de curso www.fa.utl.pt FA > Estudar > Candidaturas 3 Alunos com Licenciatura Nacional ou Estrangeira Consultar site da FA ver concursos de 2 ciclo, Concursos Especiais (titulares de curso mdio ou superior) www.fa.utl.pt FA > Estudar > Candidaturas 4 Maiores de 23 anos Consultar site da FA ver candidaturas maiores de 23 www.fa.utl.pt FA > Estudar > Candidaturas Candidatura e Inscries Os prazos e a forma de inscrio devero ser consultados no site da FA logo aps publicao pela DGES das listas de resultados das candidaturas. www.fa.utl.pt FA > Estudar > Candidaturas PROPINAS O valor das propinas de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento atualizado anualmente devendo o valor e forma de pagamento ser consultado no site da FA. www.fa.utl.pt FA > Estudar > Propinas
ANA LCIA SERRANO

RECURSOS MATERIAIS
A FA disponibiliza aos seus alunos um conjunto amplo de espaos de suporte vida acadmica nas suas diversas etapas e que incluem: a Biblioteca, o Centro de Audiovisuais, Reprografia, o atelier 24 horas (espao para os alunos desenvolverem os seus trabalhos), o Centro Editorial, o Centro Multimdia, o Centro de Cartografia, o Centro de Informtica, o Atelier de Moda, as oficinas, o Centro de Prototipagem Rpida, o Laboratrio da Cor, o Laboratrio de Fotografia e Imagem de Sntese, o Laboratrio de Digitalizao 3D, o Gabinete da Propriedade Intelectual e Transferncia de Conhecimento e a Incubadora da FA. damente atravs dos programas Santander de Bolsas Luso-Brasileiras e de Bolsas Ibero-Americanas. Para alm disso, participa na rede de intercmbio Europa-Japo, atravs do programa AUSMIP. A FA ainda parceira em 2 programas Erasmus Mundus: EURMED Master Estudos Urbanos em Regies Mediterrnicas e TEMPO (Trans-European Mobility Project on Education for Sustainable Development). Os alunos podem ainda recorrer aos programas Erasmus Placement e IAESTE para a realizao de estgios profissionais em empresas e centros de investigao.

Iniciativas Acadmicas
No decurso do mestrado so vrias as iniciativas acadmicas que ocorrem no mbito do curso. De entre elas destacam-se as visitas de estudo a obras de referncia, museus, exposies; congressos e workshops com a participao de profissionais e professores de renome, nacionais e estrangeiros; as exposies dos trabalhos dos alunos e a sua divulgao em diferentes fruns e a mobilidade de alunos para cursos de escolas europeias no mbito do programa Erasmus e de escolas brasileiras e sul americanas ao abrigo de protocolos estabelecidos entre as partes.
ANA BEATRIZ FERNANDES

PRMIOS
1 ciclo Mestrado Integrado em Arquitetura (Licenciatura em Estudos Arquitetnicos)
Melhor Mdia Geral de Curso: Prmio Professor Frederico George (300)

2 ciclo Mestrado Integrado em Arquitetura


Melhor Projeto Final (melhor classificao): Prmio Comendador Joaquim Matias (1000) Rendimento anual da importncia de 5000, convertida em certificado de renda perptua. Melhor Dissertao (melhor classificao): Prmio Arquiteto Quelhas dos Santos (300) Rendimento anual da importncia de 2500, convertida em certificado de renda perptua.

PROTOCOLOS de mobilidade
99 acordos no mbito do Programa Erasmus 22 acordos com Universidades da Amrica Latina 1 acordo com uma Universidade do Canad 2 acordos com Universidades em Israel Participao da FA numa rede de intercmbio Europa-Japo Participao da FA numa rede de intercmbio com a Europa de Leste Atravs de vrios programas de mobilidade, a FA faculta aos seus alunos a possibilidade de estudarem um ou dois semestres no estrangeiro. Estes estudos podem ser feitos na Europa ao abrigo do programa Erasmus ou em outros destinos como o Brasil, a Argentina, a Colmbia ou o Canad, por exemplo, atravs dos protocolos elaborados diretamente com variadas Universidades internacionais. A Faculdade de Arquitectura, atravs dos servios centrais da Universidade, faz parte do Protocolo com o Santander que concede bolsas de apoio s mobilidades realizadas na Amrica Latina, designa-

ANA BEATRIZ FERNANDES

Mestrado Integrado em Arquitetura, especializao em Arquitetura de Interiores


Melhor Projeto Final (melhor classificao): Prmio Pintor S Nogueira (300) Melhor Dissertao (melhor classificao): Prmio Pintor S Nogueira (300)

3ciclo Doutoramento em Arquitetura (CDA)


Atribuio anual, para um mnimo de 10 dissertaes concludas e elegveis num ano letivo, ou, na ausncia dessa condio, atribuio bienal ao conjunto de dissertaes concludas e elegveis no perodo de dois anos letivos consequentes. Melhor Dissertao (melhor classificao): Prmio Professor Frederico George (500) Para mais informaes consultar o portal da FA. www.fa.utl.pt FA > Estudar > Bolsas de estudo

ARQUITETURA FA+UD

Mestrado Integrado em Arquitetura 1+2 ciclo


de informacao limitada ou incompleta, incluindo reflexoes sobre as implicacoes e responsabilidades eticas e sociais que resultem dessas solucoes e desses juizos e as condicionem; ser capazes de comunicar as suas conclusoes e os conhecimentos e raciocinios a eles subjacentes, quer a especialistas quer a nao especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades e ainda possuir competencias que permitam aos futuros mestres em arquitetura uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autonomo. unidade curricular numa perspetiva integradora e articulada por uma viso global do curso e das competncias a serem adquiridas.

PLANO DO CURSO
O Mestrado Integrado em Arquitetura desenvolvese em dois ciclos. O primeiro ciclo corresponde Licenciatura em Estudos Arquitetnicos e visa dotar os alunos de formao bsica e abrangente nesta rea disciplinar. O segundo ciclo confere o ttulo de Mestre em Arquitetura e permite uma maior especializao da formao, sem deixar de garantir transversalidade que permita aos recm-formados abordar um leque abrangente de problemas e escalas variadas, em contextos multidisciplinares, constituindo fator de empregabilidade. A especializao em Arquitetura foca-se tanto no projeto de edifcios novos como na reabilitao de edifcios existentes. A especializao em Interiores est mais vocacionada para a interveno e reabilitao em espaos pr-existentes, enquanto a especializao em Urbanismo se centra em intervenes no espao urbano e no territrio. Aps aprovao no Projeto Final de Mestrado ou na Dissertao, os mestres em arquitetura adquirem o estatuto profissional de arquitetos, estando capacitados para o exerccio de profisso no regime liberal ou na indstria, no comrcio, no ensino, na investigao ou ainda na administrao central, regional e local. Adquirem tambm o direito de acesso Ordem dos Arquitetos.

OBTENO DO GRAU DE MESTRE


O grau de mestre em Arquitetura atribudo pela FA pretende conferir aos alunos um conjunto de competncias sobretudo de natureza projetual, que lhes permitam, ao longo do processo de ensino/aprendizagem, reconhecer, interrogar e experimentar, ideias, factos e conhecimentos arquitetonicos, de natureza complexa e integradora. Neste processo, os alunos operam sobre criaes humanas onde estao patentes formas de pensamento e de expresso, cientificas, humansticas e artisticas, ligadas ao territrio, natural e artificial, que designamos como o espao habitado pelo ser humano. Esta formacao permite desenvolver conhecimentos aprofundados na area cientifica da arquitetura, do projeto e da pratica profissional, podendo constituir a base de desenvolvimento de aplicacoes originais, em muitos casos em contexto de investigacao. O grau de mestre conferido aos que demonstrem a capacidade de compreensao e de resolucao de problemas em situacoes novas e nao familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com a arquitetura e o urbanismo; a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questoes complexas, desenvolver solucoes ou emitir juizos em situacoes Aps aprovao no Projeto Final de Mestrado, os mestres em Arquitetura adquirem um estatuto profissional de arquitetos, estando capacitados para o exerccio de profisso liberal, administrao central, regional e local, indstria e comrcio, de construo e investigao cientfica.

Sadas Profissionais
Arquitetos preparados para a conceo, reabilitao e remodelao de edifcios, conjuntos de edifcios, espaos pblicos, urbanos, paisagem e territrio. O mbito da sua atividade abrange funes distintas que vo da habitao aos servios pblicos e privados, aos equipamentos de cultura e educao, de sade, desportivos ou industriais. Face aos desafios do mundo contemporneo, preparamos profissionais capazes de se posicionarem num territrio profissional e disciplinar que obriga a uma permanente redefinio do mbito e da natureza da sua interveno.

Corpo docente
O corpo docente afeto ao mestrado integrado em Arquitetura inclui profissionais com uma vasta experincia de projeto, bem como professores das outras reas disciplinares presentes nesta formao que lecionam os contedos especficos a cada

MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA FA+UD

PLANO DE ESTUDOS

1 CICLO
1 semestre
Laboratrio de Arquitetura I Desenho Geometria Descritiva e Conceptual I Cultura da Arquitetura e da Cidade Complementos de Matemtica e Estatstica

2 CICLO
HCS
9 6 3 3 3

ECTS
12,5 7,0 3,5 3,5 3,5

7 semestre
Laboratrio de Projeto IV Inovao Tecnolgica e Novos Materiais Estruturas II Teoria do Lugar Sociologia Urbana Modelao Geomtrica e Generativa

HCS
9 3 3 3 3 3

ECTS
12,5 3,5 3,5 3,5 3,5 3,5

2 semestre
Laboratrio de Arquitetura II Desenho Arquitetnico I Geometria Descritiva e Conceptual II Materiais Histria de Arte Contempornea 9 6 3 3 3 12,5 7,0 3,5 3,5 3,5

8 semestre
Laboratrio de Projeto V Conservao, Restauro e Reabilitao Histria da Arquitetura em Portugal Tecnologias da Reabilitao e Conservao Economia do Projeto Optativa de Especializao Optativa de Especializao 9 3 3 3 3 1,5 1,5 13,0 3,5 3,5 3,5 3,5 1,5 1,5

3 semestre
Laboratrio de Arquitetura III Desenho Arquitetnico II Geografia Fsica Histria da Arquitetura Clssica e Medieval Edificaes I - Elementos de Suporte Sistemas de Representao Digital em Arquitetura 9 3 3 3 3 3 12,5 3,5 3,5 3,5 3,5 3,5

9 semestre
Laboratrio de Projeto VI Edificaes IV/ Apoio ao Projeto Sistemas Estruturais e Construtivos Eficincia Energtica e Ambiente Optativas de Especializao Optativas de Especializao Seminrios de Investigao 9 3 3 3 1,5 1,5 3 13,0 3,5 3,5 3,5 1,5 1,5 3,5

4 semestre
Laboratrio de Projeto I Desenho na Cidade Edificaes II - Revestimentos e Materiais Fsica das Construes Geografia Urbana Histria da Arquitetura da poca Moderna 9 3 3 3 3 3 12,5 3,5 3,5 3,5 3,5 3,5

10 semestre
Projeto Final de Mestrado / Dissertao* Seminrios de apoio ao PFM / Dissertao 9 3 22,0 8,0

5 semestre
Laboratrio de Projeto II Edificaes III Redes e Instalaes Tcnicas Conforto Ambiental Urbanismo I Esttica Teoria da Arquitetura 9 3 3 3 3 3 12,5 3,5 3,5 3,5 3,5 3,5

6 semestre
Laboratrio de Projeto III Urbanismo II Histria da Arquitetura na poca Contempornea
ECTS Unidades de Crdito ECTS HCS Horas de Contacto Semanal

9 6 3 3 3

12,5 7,0 3,5 3,5 3,5


* O aluno pode optar por realizar o Projeto Final de Mestrado ou Dissertao, mediante aprovao do respectivo Plano de Trabalhos pela Comisso 2 Ciclo NOTA Os contedos de cada Unidade Curricular podem ser consultados nabrochura do Mestrado Integrado em Arquitetura.

Estruturas I Modelao e Visualizao Tridimensional em Arq

MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA FA+UD

projetos de alunos 1Croquis de estudo Mariana Santana 2 Maquete Filipa Morgado 3 Maquete Ruben 4 Maquete Aragao Cruz Galego 5 Maquete Joo Moreira 6 Croquis de estudo Diogo Cabral 7 Maquete Manuel Lima

5 1

6 2 3

4 10 MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA FA+UD 11

Especializao em Arquitetura de Interiores


DESTINATRIOS
Esta especializao destina-se a todos os que pretendam adquirir uma formao em Arquitetura que lhes permita o reconhecimento acadmico e profissional de um Mestrado Integrado em Arquitetura mas que queiram complementar o seu estudo atravs de uma relao mais prxima com os materiais e o detalhe dos elementos arquitetnicos, e possuam sensibilidade para o dilogo esttico e cultural com as estruturas e espaos construdos pr-existentes.

PLANO DE ESTUDOS

2 CICLO
7 semestre
Laboratrio de Projeto IV Inovao Tecnolgica e Novos Materiais Estruturas II Teoria do Habitar Sociologia Urbana Conservao, Restauro e Reabilitao I

HCS
9 3 3 3 3 3

ECTS
12,5 3,5 3,5 3,5 3,5 3,5

8 semestre
Laboratrio de Projeto V Conservao, Restauro e Reabilitao II Histria dos Interiores Arquiteturas Efmeras Tecnologias da Reabilitao e Conservao Optativa de Especializao Optativa de Especializao 9 3 3 3 3 1,5 1,5 13,0 3,5 3,5 3,5 3,5 1,5 1,5

OBTENO DO GRAU DE MESTRE


A especializao em Arquitetura de Interiores privilegia, redefine e qualifica novos territrios relacionados com a definio e requalificao de espaos preexistentes metamorfoseando-os e transfigurando-os atravs de novos entendimentos numa viso abrangente e mltipla de diversas reas disciplinares, que potenciam a identidade de quem quer impor uma posio cultural que marca a diferena e o sucesso no mundo de hoje. As unidades curriculares de Laboratrio de Projeto desta especializao, com o mesmo nmero de horas e crditos do tronco principal do Mestrado Integrado em Arquitetura, estipulam sempre simulaes de projeto em que existe a presena de pr-existncias construdas, com a sua decorrente anlise e validao, e a necessidade da contextualizao e dilogo entre o novo e o que existe. Os docentes desta unidade curricular possuem um currculo profissional significativo de projeto, transmitindo aos discentes um conhecimento apoiado na experincia. O Trabalho Final de Mestrado, concluso do Mestrado Integrado, poder ser desenvolvido atravs de um Projeto Final de Mestrado ou de uma Dissertao de Natureza Cientfica, incidindo livremente sobre qualquer tema ou rea de investigao aprovada pela Faculdade de Arquitectura. O Mestrado Integrado em Arquitetura com Especializao em Arquitetura de Interiores um curso completo de Arquitetura, reconhecido pela Ordem dos Arquitetos e pela Diretiva Europeia 2005/36/ CE, com o mesmo reconhecimento acadmico e profissional do tronco principal do Mestrado Integrado em Arquitetura. Aps aprovao no Trabalho Final de Mestrado, os mestres em arquitetura, com especializao em Arquitetura de Interiores, adquirem um estatuto profissional de arquitetos, estando capacitados para o exerccio dos atos prprios da sua profisso em qualquer rea de atividade.

9 semestre
Laboratrio de Projeto VI Design de Interiores e Equipamento Eficincia Energtica e Ambiente Optativas de Especializao Optativas de Especializao Seminrios de Investigao 9 6 3 1,5 1,5 3 13,0 7,0 3,5 1,5 1,5 3,5

10 semestre
Projeto Final de Mestrado / Dissertao Seminrios de apoio ao PFM / Dissertao 9 3 22,00 8,0

Sadas Profissionais
Com esta especializao pretende-se uma maior diversidade nas sadas profissionais, acrescentando rea da Arquitetura, a Arquitetura de Interiores, a Reabilitao e as Arquiteturas Efmeras (expositivas, comerciais no permanentes, etc.), sempre com especial ateno ao conhecimento e detalhe dos materiais e dos elementos arquitetnicos que consideramos fundamentais para uma abordagem qualificada.
ECTS Unidades de Crdito ECTS HCS Horas de Contacto Semanal NOTA Os contedos de cada Unidade Curricular podem ser consultados na brochura do Mestrado Int. em Arquitetura Esp. em Arquitetura de Interiores.

12

ESPECIALIZAO EM ARQUITETURA DE INTERIORES FA+UD

13

projetos de alunos 1-2 Croquis de estudo Mariana Monteiro 3-4 Croquis de estudo Sofia Tegethof 5-6 Planta de projeto Vernica Pires

5 3

14

ESPECIALIZAO EM ARQUITETURA DE INTERIORES FA+UD

15

TESTEMUNHOS
Escola A memria da escola concentra-se nas pessoas, naquelas que, colegas ou professores, fizeram a diferena, humana ou intelectualmente. Bastam umas poucas, e elas existiram, para marcar um tempo frtil e determinante do futuro.
Manuel Aires Mateus www.airesmateus.com
Nasceu em Lisboa em 1963. Em 1986 formou-se na Faculdade de Arquitectura. Em 1983 comeou a colaborar com o Arquiteto Gonalo Byrne. Em 1988 desenvolveu projetos com o seu irmo, o Arquiteto Francisco Aires Mateus. O atelier Aires Mateus foi constitudo em 1988 pelos dois irmos. A visibilidade do seu trabalho fez com que fossem convidados para fazer conferncias e lecionar em vrias instituies internacionais como a Graduate School of Design em Harvard, a Academia de arquitetura de Mendriso e em outras em Portugal. A estrutura do atelier neste momento abrange dois escritrios, ambos em Lisboa, tendo estabelecidas diversas parcerias com ateliers locais para os projetos internacionais.

Tendo tido a oportunidade de conhecer outras universidades atravs de intercmbios, a FA ensina a pensar a arquitetura de uma forma muito prpria, estimulando o sentido crtico do aluno elemento fundamental para fazer boa arquitetura. Cabe a cada aluno aproveitar o que a FA tem para oferecer. No evidente, mas encontra-se, se existir curiosidade, vontade de aprender e de descobrir. Essa procura depende do aluno e nem todos encontram, fazendo toda a diferena na sua carreira como arquiteto.
Lus Pedra Silva www.pedrasilva.com
Diretor e fundador do atelier Pedra Silva Arquitetos

airesmateus.com

Entrei para a Faculdade de Arquitectura (ou E.S.B.A.L. como era ainda conhecida no ano de 1984), transferido da E.S.B.A.P. onde acabara de concluir o 1 ano. O ambiente em Lisboa era vibrante e optimista; viviam-se os anos intensos do ps-modernismo e o debate LisboaPorto tinha contornos futebolsticos. Vantagem de c, vantagem de l, como diria o Vasco Santana. A ESBAL, no Largo da Biblioteca, era o palco dessa efervescncia. Na cafetaria do segundo andar, mnima e a abarrotar, a intensidade das discusses era proporcional sua ingenuidade. Com inabalvel certeza, discorriam-se e escrutinavam-se projetos, teorias, nomes, tendncias e movimentos. Recordo com imensa saudade esses dias de inconformismo; esses dias da Idade da Prata.
Paulo Martins Barata www.promontorio.net
M. Arch (Lisbon), MBA (Edinburgh), PhD (ETH Zurich) Partner & MD Doha, Scio-fundador do Promontorio.

promontorio.net

16

ARQUITETURA FA+UD

archdaily.com.br

retaildesignblog.net

17

Doutoramento em Arquitetura
Curso de Doutoramento em ARQUITETURA (CDA)
O Doutoramento em Arquitetura surgiu em Portugal no seio da Faculdade de Arquitectura da Universidade Tcnica de Lisboa. O atual Curso de Doutoramento resulta da adequao do antigo grau ao processo de Bolonha e apresenta um vasto leque de Unidades Curriculares, o que permite aos alunos estruturar o curso em conformidade com os seus prprios interesses de investigao. O Curso organiza-se segundo cinco especialidades: Teoria e Prtica do Projeto; Teoria e Histria; Tecnologia e Gesto da Construo; Desenho e Computao; e Conservao e Restauro, bem como a partir de vrias linhas de investigao de natureza transdisciplinar. Dada a sua relao com o Centro de Investigao (CIAUD), estas linhas enquadram estudantes, investigadores e professores em projetos de investigao financiados, direcionados para as necessidades do mercado profissional e da sociedade atual.

RUI FILIPE BAPTISTA

Objetivos do Curso
O Curso de Doutoramento em Arquitetura tem como objetivo geral a formao orientada para o desenvolvimento de investigao avanada individual, preferencialmente integrada em projetos avaliados e financiados, conducente criao e transmisso de conhecimento. Os objetivos especficos so a satisfao intelectual, a aquisio de competncias avanadas que permitam o exerccio profissional de forma mais informada, com vantagens competitivas, e o contributo para o desenvolvimento da sociedade e da economia. Neste sentido, o plano de estudos organiza-se segundo os princpios de Bolonha.

ANA LCIA SERRANO

Candidatura
A candidatura feita com base em formulrio prprio (descarregar no portal da FA), onde esto indicados os documentos obrigatrios e optativos para efetuar a inscrio. Os documentos so entregues na Secretaria de Ps-Graduao aps pagamento da taxa de inscrio na Tesouraria da FAUD. www.fa.utl.pt FA > Estudar > Cursos > Doutoramentos Vice Coordenadora do CDA Investigadora Doutora Tnia Beisl Ramos cd_arquitetura@fa.utl.pt Secretaria de Ps-Graduao (3 ciclo) Cludia Barros, Marta Marques, Cludio Ribeiro Tel: 213 615 818/ 082 sec_prograduacao@fa.utl.pt

Tutor / Orientador
Os candidatos podem indicar um Tutor quando se candidatam ao programa doutoral ou podem optar por ter um Tutor indicado pela Comisso Cientfica do Curso. Para formalizarem a aprovao do Projeto de Tese, os alunos tero que ter j definido o Orientador Cientfico.

Durao Oficial 3 CICLO


Anos 3 (at ao mximo de 5 anos) Semestres 6 (at ao mximo de 10 semestres) Semanas de aulas p/ano 14 Crditos ECTS 180

Coordenao
Coordenador do CDA Professor Catedrtico Joo Sousa Morais

AULAS
As aulas decorrero s sextas-feiras, nos perodos entre 8h-13h e 14h-22h, e eventualmente aos sbados no perodo da manh.

18

DOUTORAMENTO EM ARQUITETURA FA+UD

19

FACULDADE DE ARQUITECTURA

Faculdade de Arquitectura
Rua S Nogueira Plo Universitrio, Alto da Ajuda 1349-055 Lisboa Tel. +351 213 615 000 Fax +351 213 625 138 geral@fa.utl.pt www.fa.utl.pt
Coordenadas GPS 38 42.778N 9 11.688W Transportes Autocarros Carris 723 729 742 760
Secretaria de Graduao (1 e 2 Ciclo) Edifcio 2 / Horrio de Atendimento 2, 4, 6 9h30-12h30 3 13h30-16h30 5 13h30-16h30 / 17h-19h sec_graduacao@fa.utl.pt www.graduacao.fa.utl.pt Tel. geral +351 213 615 027/ 070 Secretaria de Ps-Graduao(3 Ciclo) Edifcio 5 / Horrio de Atendimento 2, 4 9h30-12h30 3 e 5 13h30-16h30 6 9h30-12h30 / 13h30-16h30 Perodos de inscrio 2 - 6 9h30-12h30 / 13h30-16h30 sec_posgraduacao@fa.utl.pt Tel. geral +351 213 615 818/ 082 Mestrado Integrado em Arquitetura mi_arquitetura@fa.utl.pt coord_mi_arq@fa.utl.pt Especializao em Arquitetura de Interiores mi_interiores@fa.utl.pt Doutoramento em Arquitetura cd_arquitetura@fa.utl.pt Coordenao 1 ciclo coord_ciclo1@fa.utl.pt Coordenao 2 Ciclo coord_ciclo2@fa.utl.pt

ESTUDOS EM Arquitetura

1 CICLO + 2 CICLO Mestrado Integrado em Arquitetura Mestrado Int. em Arquitetura opo de Especializao em Arquitetura de Interiores 3 CICLO Doutoramento em Arquitetura especializao em Teoria e Prtica do Projeto, Teoria e Histria, Tecnologia e Gesto da Construo, Desenho, Computao ou Conservao e Restauro CURSOS DE FORMAO CONTNUA Cursos de Especializao e de Estudos Avanados

MAIS INFORMAES EM WWW.FA.UTL.PT 20 ARQUITETURA FA+UD

Ideia Designers

You might also like