You are on page 1of 4

DISCIPLINA: Materiais de Construo Civil II PROFESSOR: Joo Pinto Lima CURSO: Engenharia Civil 6 Perodo ALUNO(A): Marcia Kerle

e Garcia Silva ANO/SEMESTRE: 2013.2 Tema: Construo Civil Sustentvel: Materiais de Reuso. Ttulo: Utilizao do Concreto Reciclado na Fabricao de Elementos Pr-Fabricados.

OBJETIVOS Este trabalho tem como finalidade analisar a gesto de resduos da construo civil e demolio (RCD) de maneira sustentvel, e do seu reflexo nos custos durante o processo construtivo, abordando dentro de um contexto geral, alguns objetivos especficos: Levantar informaes sobre materiais de reuso utilizados para construes sustentveis; Descrever sobre a origem, composio, coleta, o transporte e a seleo dos resduos; Mostrar os aspectos positivos e negativos da utilizao do reuso de materiais nas construes; Compreender as implicaes econmicas, ambientais e sociais decorrentes da utilizao e da deposio inadequada desses resduos; Analisar quais propriedades e como elas influenciaram no produto final pela adio do resduo; Estimar as vantagens e desvantagens de sua aplicao.

Este trabalho tambm visa mostrar, a importncia de reduzir a gerao de resduos da construo civil, onde o RCD reciclado atualmente utilizado e identificar as dificuldades que as empresas tm para realizar os procedimentos para a gesto destes resduos, de acordo com o que recomenda a Resoluo CONAMA n 307, juntamente com os Projetos de Gerenciamento de Resduos locais.

JUSTIFICATIVA No Brasil, o setor da construo civil vem crescendo de forma notvel. reconhecido como um dos mais importantes setores para o desenvolvimento econmico e social. Mas, por outro lado se destaca como o maior consumidor de recursos naturais egerador de grandes quantidades de resduos slidos. Devido ao crescimento acelerado e desordenado das cidades nos ltimos anos, da ausncia de fiscalizao e polticas pblicas voltadas para o gerenciamento desses resduos, fez com que as empresas de construo civil tratassem a questo com descaso, tornando-se cada vez mais evidente. A intensidade na gerao de resduos e a proporo dos impactos gerados ao meio ambiente servem como um indicador da necessidade de adoo de uma gesto preventiva, e no corretiva, como hoje vem sendo aplicada. Neste contexto, este trabalho vem mostrar a importncia socioeconmica e ambiental da reciclagem e da reutilizao dos resduos da construo civil, como sendo uma boa alternativa para as empresas do segmento, primarem pela sustentabilidade seja na reduo de perdas e custos na obra, assimcomo na minimizao dos resduos. E que a necessidade de se aproveitar os resduos da construo civil, no decorrente apenas da vontade de economizar, trata-se de uma atitude fundamental para a preservao do nosso meio ambiente.1

REFERENCIAL TERICO Conforme a resoluo n. 307/02 do CONAMA define-se gerenciamento de resduos como o sistema de gesto que visa reduzir, reutilizar ou reciclar resduos, incluindo planejamento, responsabilidades, prticas, procedimentos e recursos para desenvolver e implantar as aes necessrias ao cumprimento das etapas previstas em programas e planos.2 Dentre os impactos ambientais gerados pelas mais diversas reas no mundo, pode-se dizer que grande parte dos resduos slidos provm da cadeia produtiva da construo civil e demolio (RDC).
Os resduos de construo civil so os provenientes de construes, reformas, reparos e demolies de obras de construo civil, e os resultantes da preparao e da escavao de terrenos, tais como: tijolos, blocos cermicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfltico, vidros, plsticos, tubulaes, fiao 2 eltrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, calia ou metralha.

Diversas so as causas que contribuem para o desperdcio nas obras de construo e demolio (RCD), que vo desde a concepo do projeto, execuo da obra, envolvendo aspectos como o armazenamento, transporte de materiais. Os resduos slidos da construo e demolio (RCD) so aqueles gerados nos canteiros de obras e popularmente chamados de entulho. Esses resduos gerados em canteiros de obras (tijolos, metais, madeiras, blocos cermicos, vidros, plsticos, caixas de papelo, entre outros) so os restos do processo construtivo que definido como o processo de produo de uma dada edificao, desde a tomada de deciso at a sua ocupao.3 A Resoluo CONAMA n 307/02, dispe sobre a gesto de resduos da construo civil, e determina que os resduos gerados devam ser destinados da seguinte maneira: I - Classe A - so os resduos reutilizveis ou reciclveis como agregados, tais como: a) de construo, demolio, reformas e reparos de pavimentao e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem; b) de construo, demolio, reformas e reparos de edificaes: componentes cermicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto; c) de processo de fabricao e/ou demolio de peas pr-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras; II - Classe B - so os resduos reciclveis para outras destinaes, tais como: plsticos, papel/papelo, metais, vidros, madeiras e outros; III - Classe C - so os resduos para os quais no foram desenvolvidas tecnologias ou aplicaes economicamente viveis que permitam a sua reciclagem/recuperao, tais como os produtos oriundos do gesso; IV - Classe D - so os resduos perigosos oriundos do processo de construo, tais como: tintas, solventes, leos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolies, reformas e reparos de clnicas radiolgicas, instalaes industriais e outros. Estima-se que a construo civil utilize entre 20 e 50% do total de recursos naturais consumidos pela sociedade. No caso da madeira, cerca de 50% da quantidade extrada no mundo consumida como material de construo. 4 E que nas grandes cidades brasileiras, as atividades de canteiros de obra so responsveis pela gerao de 50% dos RCD, enquanto que as atividades de manuteno e demolio so responsveis pela outra metade.5

METODOLOGIA A metodologia aplicada neste trabalho ser baseada em uma reviso bibliogrfica, com anlise descritiva, por meio de livros, artigos, dissertaes e teses, a fim de fornecer elementos que serviram de base conceitual sobre a utilizao do concreto reciclado na fabricao de elementos pr-fabricados, suas definies, caractersticas, suas vantagens e desvantagens. O intuito ser de adquirir respaldo que consolide conceitos e evidencie a importncia da reciclagem de resduos da construo civil e demolio para um mundo mais sustentvel.

REFERNCIAS
1

JNIOR, Nelson Boechat Cunha (Coord.). Cartilha de gerenciamento de resduos slidos

para construo civil. Belo Horizonte: SINDUSCON-MG, 2005. 38p.


2

BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente/Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Resoluo n 307, de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critrios e procedimentos para a gesto dos resduos da construo civil. Dirio Oficial da Unio, Braslia/DF, 17 jul. de 2002. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama>. Acesso em: 13mar. 2013.
3

BLUMENSCHEIN, Raquel Naves. Manual tcnico: Gesto de resduos slidos em

canteiros de obras. Braslia: SEBRAE/DF, 2007. 48p. Disponvel em:<http://www.biblioteca.sebrae.com.br>. Acesso em: 15 mar. 2013.
4

JOHN, V. M. Reciclagem de resduos na construo civil: Contribuio metodologia

de pesquisa e desenvolvimento, 2000. 102f. Tese de livre docncia Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, So Paulo.
5

PINTO, T.P., Metodologia para a Gesto Diferenciada de Resduos Slidos da Construo Urbana. So Paulo, 1999. 189p. Tese (Doutorado) Escola Politcnica, Universidade de So Paulo.

You might also like