You are on page 1of 7

Manual de Bolsas V 2.

MANUAL DE BOLSAS DA FIPAI


INSTRUES GERAIS...............................................................................2 Bolsa de Pesquisa Snior (PS).................................................................6

Atualizado em agosto/2005

Manual de Bolsas V 2.1

INSTRUES GERAIS
1. Natureza e Objetivos da Fundao
A Fundao para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeioamento Industrial FIPAI, prevista nos Estatutos Sociais, como Pessoa Jurdica de Direito Privado sem fins lucrativos, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento cientfico e tecnolgico, a transferncia de tecnologia, em todas as reas do conhecimento. A FIPAI procura atingir esse objetivo contribuindo para a realizao de projetos de pesquisa, a difuso do conhecimento cientfico e tecnolgico e a formao e aperfeioamento de pesquisadores. No desempenho dessa funo, a FIPAI apia propostas apresentadas pelos pesquisadores das Instituies de Ensino Superior (IES) e/ou Instituies de Pesquisa (IP) conveniadas e decide em funo de seu mrito, avaliado por uma Comisso de Avaliao de Bolsas. Esse apoio consiste em bolsas de estudo ou pesquisa. As bolsas so vinculadas ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa e podem somente ser outorgadas a candidatos que tenham os vnculos regulares necessrios com IES e/ou IP conveniadas com a FIPAI, para desenvolver projetos de pesquisa em instituies localizadas no Pais, durante toda a vigncia da bolsa.

2. Como Solicitar Apoio da Fundao


As propostas devem ser apresentadas em formulrios apropriados a cada tipo de bolsa, acompanhados da documentao pertinente. Os formulrios podem ser obtidos na sede da Fundao, ou pelo correio.

3. Andamento da Proposta
Inicialmente, a proposta autuada e examinada quanto documentao e a seu enquadramento nos objetivos e normas da FIPAI. Se no atender a essas condies, ser devolvida para que a documentao seja completada. Preenchidas as condies para andamento, a proposta protocolada e transferida Comisso de Avaliao de Bolsas, que, aps um exame, emite o parecer de mrito. Caso a solicitao apresentada necessite de outros pareceres alm daquele relativo ao mrito cientfico-tecnolgico, o processo ser enviado Diretoria da FIPAI, dependendo da sua natureza. A deciso final cabe a Comisso de Avaliao de Bolsas que baseada na manifestao dos seus membros. No caso de no ser aprovada a proposta, as razes do indeferimento so enviadas ao interessado, em forma resumida. As propostas aprovadas sero implementadas por meio da elaborao e assinatura do Termo de Outorga. Nessa oportunidade, o interessado recebe informaes sobre relatrios, prestao de contas e relaes do pesquisador com a FIPAI durante o andamento da bolsa ou aplicao do auxlio. Para cada linha de fomento, definido o prazo tipicamente necessrio para que se complete o processo de avaliao das solicitaes nela encaminhadas. A FIPAI assume o compromisso de empenhar-se pela observncia desse prazo, e na etapa mais importante do processo de avaliao todos os processos so enviados Comisso de Avaliao de Bolsas, para que emita parecer dentro do prazo regular de 60 (sessenta) dias.

Manual de Bolsas V 2.1

4. Avaliao
O processo de avaliao: o sistema de anlise
A anlise das solicitaes de bolsas encaminhadas FIPAI obedece ao sistema de Avaliao por Pares, adotado nas mais importantes agncias oficiais de fomento pesquisa. Segundo esse sistema, cada solicitao encaminhada Comisso de Avaliao de Bolsas, composta de trs pesquisadores, sem vnculo funcional com a FIPAI, que emitir parecer de mrito.

5. Condies
Para cada linha de fomento, so definidas condies prprias para a avaliao das solicitaes. Essas condies constam das instrues especficas para cada tipo de solicitao de auxlio ou bolsa.

6. Flexibilizao da Dedicao Exclusiva de Bolsas de ME, DO, DD e PD)


O bolsista (Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Ps-Doutorado) poder se dedicar a um mximo de 8 horas semanais a atividades cientficas e profissionais desde que essas sejam relacionadas com uma rea afim com seu projeto de pesquisa, que contribuam para sua formao profissional, e que sejam relacionadas com seu projeto de pesquisa. No caso de atividades didticas, o mximo permitido de dedicao de 4 horas semanais. Dever ser solicitada autorizao da FIPAI para tais atividades, por documento contendo assinaturas do bolsista e do orientador/supervisor e com a anuncia da coordenao de ps-graduao em que o bolsista esteja matriculado; no caso de ps-doutorado a anuncia dever ser da chefia do departamento ao qual esteja vinculado. A solicitao deve conter: uma descrio das atividades, o nmero de horas semanais de dedicao e a importncia de sua realizao para a formao acadmica e profissional do bolsista. A solicitao dever ser acompanhada de declarao do orientador/supervisor de que a(s) atividade(s) no acarretar(o) nenhum prejuzo para o desenvolvimento do projeto de pesquisa do bolsista e para sua formao acadmica e profissional. Os relatrios cientficos devem conter a descrio das atividades realizadas no perodo, com a indicao da carga horria. Para atividades remuneradas, dever ser anexada ao(s) relatrio(s) declarao da fonte pagadora especificando: natureza dos servios prestados, nmero de horas semanais trabalhadas e perodo da prestao dos servios, para fins de acompanhamento.

7. Critrios gerais e prioridades


Os principais quesitos considerados no processo de avaliao do mrito do pedido de bolsa so: a) o projeto de pesquisa, avaliado por seus objetivos, fundamentao, metodologia e viabilidade; b) a competncia e a produtividade em pesquisa do orientador ou supervisor na rea do projeto apresentado, avaliadas por seu Curriculum Lattes, bem como sua disponibilidade, dados seu regime de trabalho e nmero atual de orientandos; c) o potencial como tcnico do candidato a bolsa de Treinamento Tcnico, como pesquisador do candidato a bolsa de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto, Pesquisador e Aperfeioamento Pedaggico, avaliado por seu histrico escolar e/ou Curriculum Lattes, quando aplicvel, alm de outros elementos relevantes. Alm desses quesitos, o processo de avaliao leva em conta alguns critrios de priorizao, implicados pelas normas e objetivos de cada linha de fomento. Em particular, so consideradas prioritrias as solicitaes:

Manual de Bolsas V 2.1

de candidatos a bolsas de Mestrado ou Doutorado, que sejam recm-formados ou que tenham concludo recentemente seu programa de Mestrado; de candidatos a bolsas de Mestrado ou Doutorado, que tenham iniciado recentemente seu programa de Mestrado ou Doutorado; de candidatos que no recebam ou no tenham usufrudo bolsa de outra agncia para a mesma finalidade; de candidatos a bolsas de Doutorado Direto que tenham usufrudo, no momento da solicitao, bolsa de doutorado de outra agncia por perodo no superior a 12 (doze) meses; de candidatos a bolsas de Doutorado Direto que tenham usufrudo, no momento da solicitao, bolsa de Mestrado de outra agncia por perodo no superior a 24 (vinte e quatro) meses.

8. Obrigaes dos beneficirios, orientadores e supervisores


Os beneficirios, orientadores e supervisores devem examinar cuidadosamente o Termo de Outorga para certificar-se das normas da Fundao e das obrigaes que assumem perante ela. O no cumprimento daquelas obrigaes pode, a critrio da FIPAI, resultar em penalidades como o cancelamento da bolsa, a devoluo de recursos recebidos, em valores atualizados, e a desqualificao para apresentao de futuras propostas. Dentre as obrigaes, merecem destaque: informar sobre bolsas de outras entidades que esteja pleiteando ou tenha recebido, para o mesmo fim; no fazer modificaes no projeto (plano inicial, datas, etc.) sem prvio consentimento da Fundao; apresentar os relatrios e a prestao de contas dentro dos prazos previstos no Termo de Outorga, acompanhados da documentao solicitada;

fazer referncia ao apoio da FIPAI nas teses, dissertaes, artigos, livros, resumos de trabalhos apresentados em reunies e qualquer outra publicao ou forma de divulgao de atividades que resultem, total ou parcialmente, de bolsas da Fundao; o pesquisador responsvel e/ou o beneficirio comprometem-se a participar do desenvolvimento do projeto de maneira contnua e sistemtica. Durante a vigncia do auxlio ou bolsa, no podero afastar-se de sua instituio por perodo superior a sessenta dias consecutivos sem autorizao prvia da FIPAI; emitir pareceres de mrito, gratuitamente, quando solicitados pela FIPAI, em assunto de sua especialidade.

9. Durao e Prazos
Em alguns programas especiais, a FIPAI pode estabelecer datas inicial e final para recebimento de propostas. A eventual concesso da bolsa se dar a partir do dia primeiro do ms seguinte ao da aprovao. Os demais prazos de inscrio, bem como as duraes mnimas e mximas das concesses, constam das instrues especficas para cada tipo de solicitao de bolsa.

10. Documentao Solicitada


4

Manual de Bolsas V 2.1

Os formulrios e as instrues que os acompanham, descrevem a documentao que deve ser apresentada em cada tipo de solicitao de bolsa.

11. Algumas Normas da FIPAI


A Fundao adota algumas normas que a experincia mostrou serem necessrias: a) no se liberam recursos concedidos a pesquisadores, orientadores ou bolsistas que estejam em dbito com a Fundao, no que concerne apresentao de relatrio cientfico ou prestao de contas; b) um pesquisador que tenha recebido da FIPAI auxlio para participao em reunio cientfica ou tecnolgica no exterior s se habilita para novo auxlio da mesma natureza se entre as respectivas datas de incio das viagens for observado um interregno de 6 (seis) meses, salvo se a solicitao for julgada conveniente pela Comisso de Avaliao de Bolsas; c) no so concedidas bolsas de qualquer modalidade nas situaes em que o orientador ou supervisor tenham relao prxima de parentesco com o candidato. Entende-se que a relao prxima de parentesco configura uma situao de potencial conflito de interesse, que compromete a indispensvel percepo de iseno na avaliao das qualificaes e do desempenho do bolsista; d) O bolsista dever ter a bolsa suspensa durante perodo em que prestar servio FIPAI, seja na forma remunerada ou voluntria.

12. Propriedade Intelectual


A propriedade intelectual decorrente dos projetos financiados pela FIPAI, regida pelas regras estipuladas nas normas de concesso de bolsas. O pesquisador compromete-se a verificar, em qualquer tempo, se a execuo do projeto produz ou poder produzir resultado potencialmente objeto de Patente de Inveno, Modelo de Utilidade, Desenho Industrial ou qualquer outra forma de registro de propriedade intelectual. Nesse caso, dever ser feita uma notificao FIPAI, antes de publicao em peridicos, Anais de Congresso ou Teses, ou qualquer forma de divulgao que possa tornar de domnio pblico a inveno, ficando qualquer divulgao dependente de autorizao prvia da FIPAI. Patentes de Inveno, Modelos de Utilidade, Desenhos Industriais ou qualquer outra forma de registro de propriedade intelectual de inventos decorrentes da execuo do projeto devero ter o nome da FIPAI como co-titular. O registro, a pedido do outorgado, poder ser financiado pela FIPAI, se esta julgar a medida conveniente, caso em que ser a nica titular. Em qualquer caso, os rendimentos lquidos decorrentes de venda ou licenciamento sero compartilhados na seguinte proporo: 1/3 (um tero) para a FIPAI, 1/3 (um tero) para os inventores e 1/3 (um tero) para as instituies onde foi desenvolvido o projeto.

Manual de Bolsas V 2.1

Bolsa de Pesquisa Snior (PS)


1. Natureza e Objetivos
A bolsa concedida a pesquisador com ttulo de doutor h, pelo menos, 7 (sete) anos completos, e com vnculo empregatcio, h pelo menos 5 (cinco) anos, com IES ou IP conveniada FIPAI, para a realizao de atividades de pesquisa em IES ou IP conveniada FIPAI. O candidato deve ser lder de grupo de pesquisa junto ao CNPq.

2. Condies
Consultar a FIPAI antes de aceitar qualquer apoio financeiro de qualquer outra fonte de financiamento, pblica ou privada, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa a que concerne a bolsa concedida. A no observncia dessa norma implica cancelamento da bolsa e restituio dos pagamentos j efetuados pela FIPAI, em valores atualizados.

3. Relatrios
O bolsista dever apresentar os relatrios nos prazos estipulados no Termo de Outorga. Para fins de avaliao dos relatrios, ser levada em considerao a publicao de resultados da pesquisa em veculos de divulgao internacional.

4. Durao e Prazos
A bolsa concedida por perodo mnimo de 6 (seis) meses, sem limite de renovao. A bolsa pode ser solicitada em qualquer poca do ano e o prazo tpico para a anlise da solicitao pela FIPAI de aproximadamente 60 (sessenta) dias.

5. Apresentao do Projeto de Pesquisa


O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando, no mximo, 20 (vinte) pginas digitadas em espao duplo. Deve compreender: resumo, introduo e justificativa, com sntese da bibliografia fundamental; objetivos; plano de trabalho e cronograma de sua execuo; material e mtodos; forma de anlise dos resultados.

6. Componentes
Mensalidades

6.1. Observao
a) Para evitar interrupo nos pagamentos, os pedidos de renovao devem ser enviados 60 (sessenta) dias antes do trmino da bolsa. Nesse caso, a solicitao deve vir fundamentada pelo relato das etapas cumpridas e a cumprir.

7. Documentao

Manual de Bolsas V 2.1

1) Formulrio de Inscrio para Bolsa de Pesquisa, integralmente preenchido imprescindvel para anlise).

(documento

2) Cadastro do Solicitante, em formulrio da FIPAI, integralmente preenchido apresentao obrigatria em TODOS os pedidos (documento imprescindvel para anlise). 3) Projeto de Pesquisa (documento imprescindvel para anlise). 4) Smula Curricular (formulrio fornecido pela FIPAI, integralmente preenchido) ou Curriculum Lattes Resumido do Solicitante apresentao obrigatria em TODOS os pedidos (documento imprescindvel para anlise), e preenchimento atualizado do Curriculum Lattes do Solicitante (documento a ser consultado via Internet durante o processo de anlise; no necessria a apresentao impressa). 5) Certificado de Concluso do Doutorado (documento imprescindvel para anlise). 6) Comprovante de aprovao do projeto de pesquisa pelo Departamento onde ser realizado o projeto. 7) Sendo o candidato estrangeiro, cpia do visto permanente ou temporrio compatvel com a atividade proposta (pode ser apresentado posteriormente, at a data de assinatura do Termo de Outorga) . SOLICITA-SE NO ENCADERNAR NEM GRAMPEAR A DOCUMENTAO. ATENO: SERO DEVOLVIDOS OS PEDIDOS QUE NO ESTIVEREM ACOMPANHADOS DE TODA A DOCUMENTAO IMPRESCINDVEL PARA ANLISE.

You might also like