You are on page 1of 3

MANUAL DE INSTRUES

INSTALAO 1. MS Windows ME/2000/XP OS i. Inicie seu computador ii. Plugue o drive USB na porta USB do computador iii. O Windows exibir a mensagem na caixa de dilogo find New Hardware (Novo Hardware encontrado) e indicar que o sistema vai instalar os drivers relacionados automaticamente. Voc s precisa clicar no boto OK e deixar o computador encontrar e instalar o driver adequado para voc. MAC OS 9.0 i. ii. iii. Inicie seu computador Plugue o drive USB na porta USB do seu computador O MAC OS vai detector o drive USB e instal-lo automaticamente.

2.

3.

Linux Kernel 2.4 ou superior i. Inicie seu computador ii. Entre no diretrio raiz do sistema OS do seu computador iii. Plugue o drive USB na porta USB do seu computador iv. Para instalar o drive USB, por favor, insira mount/dev/sda1/mnt v. Para desinstalar o drive USB, por favor, insira umount/mnt MS Windows 98 OS i. Inicie seu computador ii. Executar o arquivo CB98setup.exe iii. Plugue o drive USB na porta USB do seu computador iv. O Windows exibir a mensagem Find new hardware (Novo hardware encontrado). Siga os passos para instalar o software do diretrio CBUMSS at finalizar o processo. OPERAES BSICAS

4.

1.

Conexo Depois de conectar o drive na porta USB do seu computador, voc poder ver o cone do drive de disco removvel a partir do gerenciador de sistemas de arquivos Windows Explorer, como mostra a figura a seguir.

2.

Ler Dados ou Arquivos Voc pode fazer qualquer tipo de operaes no seu drive USB assim como voc usa qualquer Drive de Disco Rgido, tal como ler, salvar, copiar ou apagar.

3.

A Chave de Proteo de Gravao Se voc deixar a chave de proteo de gravao na posio ON (ligado), o drive estar protegido contra gravao e voc no conseguir gravar dados no drive. No entanto, voc ainda poder ler quaisquer dados ou arquivos do drive. Voc pode mudar a configurao da chave em qualquer momento para permitir operaes de gravao. No entanto, no Linux OS, voc deve desconectar o dispositivo antes de mudar a configurao da chave.

4.

Desconectar Depois de terminar suas operaes, voc pode desconectar o dispositivo quando o LED no dispositivo no estiver piscando rapidamente. Para o Windows WE e o Windows 2000, aconselhvel seguir os passos para desconectar seu drive USB de forma segura do seu computador. Quando voc conectar o dispositivo na porta USB do seu computador, voc poder ver o cone conforme mostra a figura a seguir:

Advertncia:

D um clique duplo nesse cone, a caixa de dilogo Remover Hardware com Segurana aparecer. Selecione o dispositivo da lista na caixa e clique no boto STOP (PARAR). Depois, o OS solicitar que voc confirme a operao de remoo. Clique o boto OK e voc ver a mensagem O hardware pode ser removido com segurana. Agora voc pode desconectar o dispositivo de forma segura do seu computador.

Certifique-se de que o LCD no dispositivo no est em piscando rapidamente quando voc estiver removendo o dispositivo. Se o LED estiver piscando rapidamente, no remova o dispositivo, pois a transferncia de dados ainda est sendo realizada entre o dispositivo e o computador. Do contrrio, voc perder os dados ou arquivos sendo transferidos. No entanto, os dados e arquivos que j estiverem armazenados no dispositivo estaro seguros devido tcnica de proteo de dados de nvel duplo do hardware + software. GERENCIAMENTO DE CONTA DO USURIO

1.

Use a Ferramenta de Formatao Insira o drive USB na porta USB do seu computador. D um clique duplo no cone do Flash Disk Manager em seu desktop e voc ver a interface da janela da ferramenta de gerenciamento. Selecione Formatar e pressione a tecla Return (Voltar). Voc entrar na caixa de Formatao.

Depois,

Clique o boto OK para comear a formatao Clique o boto Cancelar para cancelar a formatao Para fazer um disco flash regular, selecione Disco Regular e depois clique OK para formatar o disco Para fazer um disco flash protegido, selecione Disco Protegido e digite a senha, depois clique o boto OK para comear a fazer o disco flash protegido Para fazer um disco flash de inicializao, escolha Disco de Inicializao e selecione Disco de Inicializao HDD ou Disco de Inicializao ZIP, depois clique o boto OK para fazer o disco. Note que para usar o disco em seu computador, voc tem de descobrir o tipo de disco de inicializao suportado pelo seu computador. Depois faa o disco de inicializao que seja compatvel com seu computador. Fizemos o melhor para tornar o disco de inicializao funcionvel em placas-me de computador de todas as marcas. Entretanto, devido ao design diferente ou atualizao da BIOS dos vendedores, no garantimos que o disco de inicializao ir funcionar em qualquer computador.

Dividir um disco flash. Voc s precisa arrastar a barra deslizante para especificar o tamanho do espao de disco que voc est tentando tornar qualquer tipo de disco. Voc pode fazer discos divididos regularmente, proteger discos divididos (a primeira diviso protegida, a segunda diviso regular), disco de inicializao dividido (a primeira diviso para inicializao, a segunda diviso regular).

2. Conexo e Gerenciamento de Drive USB Protegido O disco flash protegido pode funcionar em Windows 98/me/2000/XP/Server 2003. H dois mtodos de gerenciar um disco flash protegido. Se voc no for administrador, voc s tem uma forma de gerenciar o disco flash protegido. Mtodo 1 Insira o disco flash protegido na porta USB do seu computador e rode a ferramenta Gerenciamento de Disco Flash do seu desktop. Voc ver a janela de interface da ferramenta: Clique Login (Conectar) e digite a senha. Depois clique o boto OK para acessar o disco flash protegido. Se esquecer sua senha, insira sua dica de senha e clique no boto Dica para obter a senha. Para mudar sua senha, clique no boto Trocar Senha. Insira a senha antiga e a nova senha na janela pop-up. Depois clique o boto OK para mudar a senha. Voc entrar no disco protegido depois de ter mudado a senha de forma bem sucedida. Voc tambm pode fornecer nova dica para a nova senha enquanto faz a mudana. Mtodo 2 H uma ferramenta especial em cada disco protegido para voc acessar o Disco Seguro. D um clique duplo no cone do disco flash em Meu Computador, voc ver o cone PWD residente no disco. Ao dar um clique duplo no cone, a janela de dilogo de login mostrar um pop-up. Insira sua senha e clique o boto OK. Depois voc pode acessar seu disco protegido. Voc tambm conseguir mudar sua senha ao clicar o boto Mudar Senha e seguir os passos dados a seguir. Depois de mudar sua senha de forma bem sucedida, voc ser encaminhado interface para acessar o disco.

PERGUNTAS FREQUENTES
1. P: Ao inserir o drive USB em seu computador pela primeira vez, o sistema no consegue encontrar o dispositivo automaticamente. R: Primeiro, verifique se voc inseriu bem o dispositivo na porta ou no. Se a conexo estiver OK, uma possibilidade que a porta pode no estar habilitada pelas configuraes na BIOS do seu computador. Reinicie o computador e v para o procedimento de configurao BIOS e habilite a porta USB. Uma outra possibilidade que o driver USB em seu sistema de computador no foi corretamente instalado, ou o driver foi corretamente instalado mas no foi ativado. Nesse caso, verifique o manual do usurio relevante e reinstale o driver corretamente se necessrio. P: O drive USB tem de ser conectado porta USB 2.0 no computador? R: No. O drive flash USB compatvel com download. Voc pode usar um drive USB 2.0 em porta USB 1.1/1.0, mas taxa de transferncia ficar mais lenta. P: Meu computador s tem uma porta USB 1.1/1.0, como acessar o drive USB com taxa de transferncia de dados de alta velocidade? R: Voc pode comprar um carto USB 2.0 PCI e instal-lo em seu computador. Depois use essa nova porta para acessar o drive USB 2.0 com taxa de transferncia de dados de alta velocidade. Voc ainda poder usar o drive USB 2.0 em uma porta USB 1.1/1.0 com taxa de transferncia de dados mais lenta. P: Quando insiro o drive no meu computador pela primeira vez, o sistema reconhecer o dispositivo como Dispositivo Desconhecido ou outro dispositivo. Quando insiro o drive no meu computador pela segunda vez, o lembrete de instalao no aparece mais. Ento, como eu instalo o software do driver corretamente? R: Voc s precisa entrar no programa Gerenciador de Dispositivo, e remova o Dispositivo Desconhecido de l e depois clique no boto Atualizar. O sistema voltar ao normal brevemente. P: O que significa quando o LED no dispositivo pisca? R: A luz do LED est ligada significa que o drive flash foi conectado ao computador de forma bem sucedida. A luz do LED piscando significa que h transferncia de dados acontecendo entre o drive USB e o computador. P: Em que devo prestar ateno quando conecto ou desconecto o drive flash? R: No desconecte o drive logo depois de inseri-lo na porta USB. Especialmente, no fique inserindo e retirando o plugue rapidamente. Mantenha o intervalo entre conexo e desconexo por pelo menos 5 segundos. P: Estou usando Windows 2000, por que h somente um cone de drive de disco flash dividido em meu computador?

2. 3. 4.

5. 6. 7.

R: V para o site da Multilaser (www.multilaser.com.br) e baixe o Flash Disk Manager e instale-os em seu computador. Depois os dois cones aparecero.

You might also like