You are on page 1of 2

El mundo perdido redescubierto: Facundo de Sarmiento y Os Sertes de Euclides da Cunha.

(Mito e Arquivo, de Roberto Gonzles Echevarra) De acordo com o objetivo deste trabalho, passemos ao terceiro captulo El mundo perdido redescubierto: Facundo de Sarmiento y Os Sertes de Euclides da Cunha. Neste captulo, o autor aprofunda a anlise da influencia exercida pela literatura cientifica do sculo XIX na formao do discurso romanesco e tambm do rompimento deste com o discurso jurdico-legal (embora este no desaparea por completo) que marcava a narrativa de at ento. Para tal analise, aborda as relaes extraoficiais estabelecidas pelas colnias espanholas com naes em franco desenvolvimento industrial, como a Inglaterra. A partir desta observao, destaca o papel dos estudiosos viajantes oriundos dessas naes como los segundos descobridores del Nuevo Mundo. Os estudos desses cientistas tinham a forma de dirios e relatos de viagem, marcados por uma intensa subjetividade (chegando a confundir sujeito e objeto) e cumplicidade com o texto literrio. Destaque-se a forte presena da alteridade como trao fundamental dessa nova narrativa, presente na observao daqueles que esto em conflito com a lei (por exemplo, os revoltosos, personagens de muitas narrativas do perodo), o que encontra fundamento nas narrativas descritivas da diferena que marcaram a cincia do sculo XIX e refora ilegalidade como trao fundamental do romance.

O exemplo perfeito desse novo momento da narrativa latino-americana Facundo, de Sarmiento, apontado como uma obra cannica, duradoura, como um libro imposible de classificar; es un estdio sociolgico de la cultura argentina, un panfleto poltico contra la ditadura de Juan Manuel de Rosas, una investigacin filolgica de los Orgenes de la literatura argentina, una biografia del caudilho de provncia Facundo Quiroga, la autobiografia de Sarmiento, una nostlgica evocacn de un exilado poltico de su tierra natal, una novela baseada em la figura de Quiroga. (ECHEVARRIA, 143)

Sarmiento e Quiroga estabelecem uma relao antittica (em alguma medida anloga existente entre Euclides da Cunha e Antnio Conselheiro) em que o guerrilheiro (e tambm o beato) aparece para o romancista a um s tempo como mito de libertao e smbolo de uma cultura atrasada por ser violenta. Tambm contraditria a relao das obras de Sarmiento e

Euclides e a literatura cientifica do sculo XIX. Os autores necessitavam dessas teorias para respaldar seus olhares, mas deviam afastar-se delas para que suas obras fossem originais. Seja como modelo ou ponto de referncia, a literatura de viagens, que reunia interesses econmicos, curiosidade cientfica y deseo de aventura (149) foi fundamental para a narrativa latino-americana. Vale acrescentar ainda que, na viso de Echevarra, paradoxal a relao entre os enviados das potencias europeias e as republicas do Novo Mundo, pois consistia, ao mesmo tempo, em explorao econmica e, por outro lado, progresso e conhecimento, num processo que envolve descrio, alteridade e independncia. Um outro paradoxo a relao entre os viajantes e seu objeto, ao qual tendiam a mesclar-se, pois na busca pelo outro acabavam buscando a si mesmos, mas ao mesmo tempo, carregavam a europa consigo, fosse em utenslios (que se converteram nas armas de guerra em Os Sertes, de Euclides da Cunha), fosse no mtodo e nas teorias. O prprio objeto de estudo, (natureza Latinoamericana) paradoxal, uma vez que os estudiosos buscavam a los origenes de la evolucin (162) nas terras recm descobertas, ou seja, o passado no presente. El origen, el yo y la historia del yo son figuras literrias, ficciones de la imaginacion literria europea, tanto como produtos de la investigacion cientifica.(165)

You might also like