You are on page 1of 5

Educao e a tica da Experimentao em Seres Humanos Fernando D.

de vila Pires * Neste nmero, os Cadernos de Sade Pblica inauguram uma nova seo, destinada a publicar trabalhos que tratam do tema EDUCAO-ENSINO em seus diferentes aspectos. Pontos de vista conceituais, propostas curriculares, discusses sobre tcnicas e mtodos didticos tero acolhida especial. A questo dos programas de sade, por si s, merece destaque.

So discutidos os aspectos ticos da experimentao de mtodos e tcnicas a que professores de primeiro e segundo graus submetem seus alunos, sem protocolos, avaliao de possveis efeitos nocivos futuros e sem a concordncia de alunos, pais e responsveis. O autor compara esse procedimento ao que se exige no caso da experimentao com animais em laboratrio.

a utilizao de animais como modelos para o estudo de doenas humanas sofreu um grande incremento a partir de meados do sculo passado. Voluntrios, escravos, prisioneiros, grupos minoritrios foram usados para esse fim em todos os tempos, antes que preocupaes de natureza tica levassem adoo de normas destinadas a regulamentar a experimentao in anima nobile, e mesmo depois. Hoje, as consideraes ticas estendem-se aos animais. Recentemente, o questionamento dos aspectos morais inerentes ao uso de animais em laboratrios foi ampliado para incluir a explorao da fauna silvestre. Bertrand des Clers (Bull. Fond. Intern. Sauveg. du Gibier, 19, 1984) abordou, em editorial, esta questo particular. Em 1982, o problema da utilizao de primatas em pesquisas biomdicas e no teste de novas drogas, que vinha sendo objetivo de crticas desde a dcada de 1960, foi abordado em interessante entre' vista publicada em Research Resources Reporter, Dec. 1982, cujo ponto central foi o questionamento da ne-

* Bolsista do CNPq

cessidade real da experimentao em animais. Em maro daquele ano, outra entrevista abordava o aspecto tico do uso de animais como modelos e introduzia o conceito do "bem maior" como justificativa. No ms de novembro a questo foi retomada, quando Peter J. Gerome, diretor do Centro de Primatologia de New Orleans afirmou: "A sade do homem constitui a prioridade mxima no que toca realizao de experimentos em animais. No fazemos pesquisa simplesmente para testar idias interessantes." Em toda essa argumentao um aspecto recorrente o de que os animais no tm escolha e que a deciso repousa somente nas mos dos pesquisadores.

Ao participar de recente seminrio sobre educao, essas questes vieram-me mente, vista do nmero de relatos feitos por professores de escolas de primeiro e segundo graus, de experimentos curriculares aos quais submetiam seus alunos. O objetivo era o de testar diferentes "mtodos", como o de projetos, do ensino programado, da redescoberta, alm de pesquisar o resultado de atividades destinadas a estimular a "criatividade". Em nenhum caso e em nenhuma das sesses do seminrio foi mencionada a questo da tica da experimentao em seres humanos, ou a necessidade de se criarem comisses de tica que se pronunciem sobre tais projetos, em cada escola e em cada caso. O acompanhamento dos estudantes e a necessidade de acompanhamento dos que foram objeto dos projetos experimentais, para avaliao de seqelas ou

repercusses posteriores, no foi mencionado nenhum dos relatos. Os possveis prejuzos ou vantagens resultantes da exposio ao experimento realizado em um perodo crtico do desenvolvimento fisiolgico e mental do indivduo, de sua formao intelectual, de sua integrao social, no foram analisados ou mencionados. Moreira (Melhoria do Ensino. PADES/UFGS. P. Alegre, 1982) adverte que "Muitas so as maneiras de se melhorar o ensino em uma disciplina. Pode-se, por exemplo, tentar novos mtodos de ensino, novas experincias de laboratrio, novos meios de comunicao e assim por diante. (...) Tais tentativas, no entanto, embora fundamentalmente objetivem a aprendizagem do aluno, muitas vezes pecam exatamente por esquecer o aluno. Isto , procura-se melhorar o ensino sem uma maior preocupao com a aprendizagem em si, ou seja, com o aluno como indivduo que aprende." A experimentao em seres humanos, qualquer que seja o seu objetivo, envolve aspectos ticos que no podem ser subestimados ou ignorados. Justifica-se em funo do "bem maior" e da necessidade de se testarem ou compararem mtodos e teorias, mas no apenas idias interessantes. Assim a Declarao de Helsinque, citada por Coura ("Aspectos ticos da prtica mdica e da investigao clnica") em conferncia realizada durante o X Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Salvador, 1984), aplica-se tambm ao caso em discusso: "Qualquer ato ou conselho que possa enfraquecer a resistncia fsica ou mental do ser humano deve ser usado somente em seu interesse". A concordncia dos indivduos submetidos a um experimento, ou de seus responsveis,precisa ser obtida. Em 1914, um magistrado ao julgar a questo Schloendorff versus Sociedade Hospital de Nova Iorque declarou que "Todo ser humano tem o direito de determinar o que dever ser feito com o seu prprio corpo". Que dir com a sua prpria mente. Um projeto educacional, por modesto que seja em termos de recursos envolvidos, deve prever a preparao de um projeto detalhado de que conste uma justificativa convincente, uma fundamentao terica apropriada, objetivos e expectativas claramente definidos, precaues adotadas, anlise de estudos prvios j realizados,alm da metodologia proposta explicitada em um protocolo explcito. A preocupao com as conseqncias do experimento deve nortear a deciso da comisso de tica

responsvel por sua autorizao e acompanhamento, a qual precisa ser estabelecida em todos os centros de educao. Por outro lado, no se deve chegar ao exagero de se criarem tantas restries e normas que impeam o aperfeioamento dos "mtodos de ensino". Mas no se pode admitir que qualquer um, em qualquer circunstncia, sem maior preparo ou precauo, submeta seus alunos a experimentos mal planejados ou improvisados, sem pensar nas conseqncias caso no se obtenham os resultados esperados. Kagan (Dedalus, 1965:559) analisou a questo do estmulo ao raciocnio indutivo e chegou a uma interessante concluso: "Voltamo-nos para as maneiras de usar essas idias no sentido de resolver a questo de se o ensino pela redescoberta, isto , o aprendizado atravs do raciocnio indutivo, mais eficiente que o ensino expositivo. Deve o professor dar s crianas exemplos e deix-las inferira regra ou deve apresentar primeiro a regra e deixar a criana explorar exemplos pertinentes? (...) Em suma, o mtodo da descoberta mais apropriado para crianas mais velhas, altamente motivadas, que podem apresentar fortes conflitos de dependncia e que esto inclinadas a usar uma estratgia de reflexo. O mtodo menos apropriado para crianas menores, especialmente abaixo dos nove anos, no muito motivadas a dominar tarefas intelectuais e que tendem a ser impulsivas." E curioso verificar que uma srie de questes levantadas em relao ao uso de animais em laboratrio podem ser aplicadas aqui: 1 Seleo do modelo: no caso de animais, tratase da escolha da espcie mais apropriada. No caso de alunos, indica a necessidade de se proceder escolha de uma amostra representativa, de ambos os sexos, de determinada faixa de idade cronolgica e de desenvolvimento intelectual (e que se disponham a participar do experimento, com o consentimento de seus pais). 2 O que e o que no tico? Teorias ou hipteses pouco definidas ou apoiadas por resultados prvios ou que possam acarretar prejuzos de qualquer natureza no devem servir de base a experimentos. 3 Condies experimentais: no se deve admitir a sujeio dos alunos a situaes de tenso ou conflito, que correspondam, no caso de experimentos com animais, ao que se designa por "sofrimento desnecessrio." 4 Somatrio de experincias: quando um mesmo animal utilizado em distintos projetos, sucessivamente, efeitos residuais de experincias prvias podem comprometer os resultados de um teste positivo.

5 Simulao: sempre que possvel, um experimento deve ser substitudo por estudo simulado em computador de maneira a reduzir a exposio de alunos a testes que possam produzir seqelas indesejveis e no-possveis de reparao.

Education and the ethics of experimentation upon human beings The ethics of the testing of hypotheses, methods, and class room procedures using students without their knowledge and the consent of students and their parents, is discussed. A comparison is made with the legal requirements for experimentation upon laboratory animals. A plea for the establishment of a code of ethics and special supervision of such projects, is made.

AGRADECIMENTOS Prof Marisa Ramos Barbieri e a Adriana Mohr, pela leitura do manuscrito, comentrios e incentivo para public-lo.

You might also like