You are on page 1of 8

MpMagEst Eleitoral Celso Spitzcovsky Data: 14/06/2013 Aula 05 RESUMO SUMRIO 1. Registro de candidaturas 2.

Propaganda eleitoral

1. REGISTRO DE CANDIDATURA 1.1. Localizao (art. 14, 3 da CF): Art. 14. A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: 3 - So condies de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exerccio dos direitos polticos; III - o alistamento eleitoral; IV - o domiclio eleitoral na circunscrio; V - a filiao partidria; VI - a idade mnima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da Repblica e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador. 1.2. Natureza norma de eficcia contida uma vez que o 3 diz que: so condies de elegibilidade na forma da lei 1.3. Localizao das condies (art. 10 a 18 da Lei 9.504); 1.4. Prazo, documentos necessrios para o registo e competncia para apreciao (art. 11 da Lei 9.504 e art. 89 do Cdigo Eleitora): Art. 11. Os partidos e coligaes solicitaro Justia Eleitoral o registro de seus candidatos at as dezenove horas do dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleies. 1 O pedido de registro deve ser instrudo com os seguintes documentos: I - cpia da ata a que se refere o art. 8; II - autorizao do candidato, por escrito; III - prova de filiao partidria; IV - declarao de bens, assinada pelo candidato;
MpMagEst 2013 Anotador(a): Carlos Eduardo de Oliveira Rocha Complexo Educacional Damsio de Jesus

V - cpia do ttulo eleitoral ou certido, fornecida pelo cartrio eleitoral, de que o candidato eleitor na circunscrio ou requereu sua inscrio ou transferncia de domiclio no prazo previsto no art. 9; VI - certido de quitao eleitoral; VII - certides criminais fornecidas pelos rgos de distribuio da Justia Eleitoral, Federal e Estadual; VIII - fotografia do candidato, nas dimenses estabelecidas em instruo da Justia Eleitoral, para efeito do disposto no 1 do art. 59. IX - propostas defendidas pelo candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da Repblica. 2 A idade mnima constitucionalmente estabelecida como condio de elegibilidade verificada tendo por referncia a data da posse. 3 Caso entenda necessrio, o Juiz abrir prazo de setenta e duas horas para diligncias. 4 Na hiptese de o partido ou coligao no requerer o registro de seus candidatos, estes podero faz-lo perante a Justia Eleitoral, observado o prazo mximo de quarenta e oito horas seguintes publicao da lista dos candidatos pela Justia Eleitoral. 5 At a data a que se refere este artigo, os Tribunais e Conselhos de Contas devero tornar disponveis Justia Eleitoral relao dos que tiveram suas contas relativas ao exerccio de cargos ou funes pblicas rejeitadas por irregularidade insanvel e por deciso irrecorrvel do rgo competente, ressalvados os casos em que a questo estiver sendo submetida apreciao do Poder Judicirio, ou que haja sentena judicial favorvel ao interessado. 6 A Justia Eleitoral possibilitar aos interessados acesso aos documentos apresentados para os fins do disposto no 1. 7 A certido de quitao eleitoral abranger exclusivamente a plenitude do gozo dos direitos polticos, o regular exerccio do voto, o atendimento a convocaes da Justia Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistncia de multas aplicadas, em carter definitivo, pela Justia Eleitoral e no remitidas, e a apresentao de contas de campanha eleitoral. 8 Para fins de expedio da certido de que trata o 7, considerar-se-o quites aqueles que: I - condenados ao pagamento de multa, tenham, at a data da formalizao do seu pedido de registro de candidatura, comprovado o pagamento ou o parcelamento da dvida regularmente cumprido; II - pagarem a multa que lhes couber individualmente, excluindose qualquer modalidade de responsabilidade solidria, mesmo quando imposta concomitantemente com outros candidatos e em razo do mesmo fato. 9 A Justia Eleitoral enviar aos partidos polticos, na respectiva circunscrio, at o dia 5 de junho do ano da eleio, a relao de todos os devedores de multa eleitoral, a qual embasar a expedio das certides de quitao eleitoral.

2 de 8

10. As condies de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalizao do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alteraes, fticas ou jurdicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade. 11. A Justia Eleitoral observar, no parcelamento a que se refere o 8 deste artigo, as regras de parcelamento previstas na legislao tributria federal. Art. 89. Sero registrados: I - no Tribunal Superior Eleitoral os candidatos a presidente e vice-presidente da Repblica; II - nos Tribunais Regionais Eleitorais os candidatos a senador, deputado federal, governador e vice-governador e deputado estadual; III - nos Juzos Eleitorais os candidatos a vereador, prefeito e viceprefeito e juiz de paz. Obs.: a exigncia da certido criminal em virtude da lei da ficha limpa, uma vez que o candidato que tiver condenao criminal confirmada por um rgo colegiado possui condio de inexigibilidade. Obs.: o 9 determinada que a lista daqueles que tiveram suas contas rejeitadas pelo tribunal de contas, dever ser publicada at o dia 05 de julho. Obs.: a idade do candidato dever ser confirmada apenas na data da posse e no do registro da candidatura. 1.5. Variaes nominais (art. 12 da lei 9.504) Art. 12. O candidato s eleies proporcionais indicar, no pedido de registro, alm de seu nome completo, as variaes nominais com que deseja ser registrado, at o mximo de trs opes, que podero ser o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual mais conhecido, desde que no se estabelea dvida quanto sua identidade, no atente contra o pudor e no seja ridculo ou irreverente, mencionando em que ordem de preferncia deseja registrar-se: 1.6. Impugnaes (LC 64/90 com as alteraes da lei da ficha limpa) As impugnaes podem ser feitas no prazo de 05 dias a partir do deferimento do registro da candidatura, pelas seguintes pessoas: (i) Candidato (ii) Partido; (iii) Coligao; (iv) Ministrio Pblico possvel a substituio do candidato por razes de inelegibilidade, renncia, falecimento, impedimento, ou depois de iniciada a campanha a justia decidiu em carter definitivo que a pessoa inelegvel (art. 13 da Lei 9.504). Quem decide sobre a substituio o partido ou a coligao. Prazo: 10 dias contados do fato ou da notificao do partido sobre a deciso justia eleitoral.

3 de 8

Art. 13. facultado ao partido ou coligao substituir candidato que for considerado inelegvel, renunciar ou falecer aps o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado. 1 A escolha do substituto far-se- na forma estabelecida no estatuto do partido a que pertencer o substitudo, e o registro dever ser requerido at 10 (dez) dias contados do fato ou da notificao do partido da deciso judicial que deu origem substituio. 2 Nas eleies majoritrias, se o candidato for de coligao, a substituio dever fazer-se por deciso da maioria absoluta dos rgos executivos de direo dos partidos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer partido dela integrante, desde que o partido ao qual pertencia o substitudo renuncie ao direito de preferncia. 3 Nas eleies proporcionais, a substituio s se efetivar se o novo pedido for apresentado at sessenta dias antes do pleito. 1.7. Candidatura colocada sub judice (art. 16 da Lei 9.504) Art. 16. At quarenta e cinco dias antes da data das eleies, os Tribunais Regionais Eleitorais enviaro ao Tribunal Superior Eleitoral, para fins de centralizao e divulgao de dados, a relao dos candidatos s eleies majoritrias e proporcionais, da qual constar obrigatoriamente a referncia ao sexo e ao cargo a que concorrem. 1 At a data prevista no caput, todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os impugnados, e os respectivos recursos, devem estar julgados em todas as instncias, e publicadas as decises a eles relativas. 2 Os processos de registro de candidaturas tero prioridade sobre quaisquer outros, devendo a Justia Eleitoral adotar as providncias necessrias para o cumprimento do prazo previsto no 1o, inclusive com a realizao de sesses extraordinrias e a convocao dos juzes suplentes pelos Tribunais, sem prejuzo da eventual aplicao do disposto no art. 97 e de representao ao Conselho Nacional de Justia. Art. 16-A. O candidato cujo registro esteja sub judice poder efetuar todos os atos relativos campanha eleitoral, inclusive utilizar o horrio eleitoral gratuito no rdio e na televiso e ter seu nome mantido na urna eletrnica enquanto estiver sob essa condio, ficando a validade dos votos a ele atribudos condicionada ao deferimento de seu registro por instncia superior. Pargrafo nico. O cmputo, para o respectivo partido ou coligao, dos votos atribudos ao candidato cujo registro esteja sub judice no dia da eleio fica condicionado ao deferimento do registro do candidato. 1.8. Matria financeira da campanha eleitoral (art. 17 27 da Lei 9.504)

4 de 8

1.8.1. Requisitos: (i) Candidatura deferida pela justia eleitora; (ii) Constituio e registro de comit financeiro (art. 19) rgo de campanha que se responsabiliza por toda a movimentao financeira. o grande responsvel pela realizao da prestao de contas para a justia eleitoral: Art. 19. At dez dias teis aps a escolha de seus candidatos em conveno, o partido constituir comits financeiros, com a finalidade de arrecadar recursos e aplic-los nas campanhas eleitorais. 1 Os comits devem ser constitudos para cada uma das eleies para as quais o partido apresente candidato prprio, podendo haver reunio, num nico comit, das atribuies relativas s eleies de uma dada circunscrio. 2 Na eleio presidencial obrigatria a criao de comit nacional e facultativa a de comits nos Estados e no Distrito Federal. 3 Os comits financeiros sero registrados, at cinco dias aps sua constituio, nos rgos da Justia Eleitoral aos quais compete fazer o registro dos candidatos. Obs.: o comit no exime o candidato de prestar suas prprias contas. (iii) Abertura de uma conta bancria especfica (art. 22). O candidato no poder utilizar sua conta particular ou conta de terceiros para movimentao da campanha eleitoral: Art. 22. obrigatrio para o partido e para os candidatos abrir conta bancria especfica para registrar todo o movimento financeiro da campanha. (iv) Apresentao de um talonrio eleitoral para que as entradas e as sadas sejam realizadas mediante recibo que demonstrem a ordem cronolgica da movimentao. 1.9. Origem dos recursos para a campanha eleitoral (art. 23): Art. 23. Pessoas fsicas podero fazer doaes em dinheiro ou estimveis em dinheiro para campanhas eleitorais, obedecido o disposto nesta Lei. 1 As doaes e contribuies de que trata este artigo ficam limitadas: I - no caso de pessoa fsica, a dez por cento dos rendimentos brutos auferidos no ano anterior eleio; II - no caso em que o candidato utilize recursos prprios, ao valor mximo de gastos estabelecido pelo seu partido, na forma desta Lei. 2 Toda doao a candidato especfico ou a partido dever ser feita mediante recibo, em formulrio impresso ou em formulrio eletrnico, no caso de doao via internet, em que constem os

5 de 8

dados do modelo constante do Anexo, dispensada a assinatura do doador. 3 A doao de quantia acima dos limites fixados neste artigo sujeita o infrator ao pagamento de multa no valor de cinco a dez vezes a quantia em excesso. 4 As doaes de recursos financeiros somente podero ser efetuadas na conta mencionada no art. 22 desta Lei por meio de: I - cheques cruzados e nominais ou transferncia eletrnica de depsitos; II - depsitos em espcie devidamente identificados at o limite fixado no inciso I do 1o deste artigo. III - mecanismo disponvel em stio do candidato, partido ou coligao na internet, permitindo inclusive o uso de carto de crdito, e que dever atender aos seguintes requisitos: a) identificao do doador; b) emisso obrigatria de recibo eleitoral para cada doao realizada. 5 Ficam vedadas quaisquer doaes em dinheiro, bem como de trofus, prmios, ajudas de qualquer espcie feitas por candidato, entre o registro e a eleio, a pessoas fsicas ou jurdicas. 6 Na hiptese de doaes realizadas por meio da internet, as fraudes ou erros cometidos pelo doador sem conhecimento dos candidatos, partidos ou coligaes no ensejaro a responsabilidade destes nem a rejeio de suas contas eleitorais. 7 O limite previsto no inciso I do 1o no se aplica a doaes estimveis em dinheiro relativas utilizao de bens mveis ou imveis de propriedade do doador, desde que o valor da doao no ultrapasse R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Probe-se o financiamento de campanha por entidade ou governo estrangeiro; por rgo ou pessoa integrante da administrao (financiamento pblico de campanha); por concessionrios ou permissionrios de servios pblicos; por entidade de classe ou sindicato; entidades sem fins lucrativos; entidades esportivas; entidades religiosas; Os gastos eleitorais so expressamente autorizados e delimitados pelo art. 26: Art. 26. So considerados gastos eleitorais, sujeitos a registro e aos limites fixados nesta Lei: I - confeco de material impresso de qualquer natureza e tamanho; II - propaganda e publicidade direta ou indireta, por qualquer meio de divulgao, destinada a conquistar votos; III - aluguel de locais para a promoo de atos de campanha eleitoral; IV - despesas com transporte ou deslocamento de candidato e de pessoal a servio das candidaturas; V - correspondncia e despesas postais; VI - despesas de instalao, organizao e funcionamento de Comits e servios necessrios s eleies; VII - remunerao ou gratificao de qualquer espcie a pessoal que preste servios s candidaturas ou aos comits eleitorais;

6 de 8

VIII - montagem e operao de carros de som, de propaganda e assemelhados; IX - a realizao de comcios ou eventos destinados promoo de candidatura; X - produo de programas de rdio, televiso ou vdeo, inclusive os destinados propaganda gratuita; XII - realizao de pesquisas ou testes pr-eleitorais; XIV - aluguel de bens particulares para veiculao, por qualquer meio, de propaganda eleitoral; XV - custos com a criao e incluso de stios na Internet; XVI - multas aplicadas aos partidos ou candidatos por infrao do disposto na legislao eleitoral. XVII - produo de jingles, vinhetas e slogans para propaganda eleitoral. 1.10. Pesquisas eleitorais (art. 33 a 35)

As pesquisas devero ser obrigatoriamente registradas a partir de primeiro de janeiro do ano das eleies. As pesquisas devero ser registradas em pelo menos 05 dias antes da sua respectiva divulgao. Informaes bsicas para registro da pesquisa: (i) Quem contratou a pesquisa; (ii) O valor pago para realizao da pesquisa e a origem dos recursos; (iii) Metodologia utilizada; (iv) Perodo de realizao da pesquisa; (v) Questionrio que foi aplicado 1.10.1. Durante o dia das eleies fica proibia a realizao das pesquisas eleitorais at as 17 horas. 1.10.2. Possibilidade de impugnao das pesquisas por: candidatos, partidos, coligaes e Ministrio Pblico. 2. PROPAGANDA ELEITORAL (Art. 36 a 57 da Lei 9.504) 2.1. Incio: as propagandas eleitorais somente podero ser iniciadas aps dia 06 de julho. Exceto propaganda visando a conveno partidria (que poder ser realizada nos 15 dias anteriores realizao da conveno partidria propaganda com objetivo nico e portanto a propaganda nesse caso dever ser de carter intrapartidria, ou seja, para aqueles que tero condio de voto na conveno partidria). 2.2. Trmino da propaganda eleitoral: antevspera das eleies. 2.3. Vedaes para as propagandas eleitorais: aquelas que incitem a guerra, preconceitos de raa e implique crime contra a honra (art. 243 do Cdigo Eleitoral) Art. 243. No ser tolerada propaganda: I - de guerra, de processos violentos para subverter o regime, a ordem poltica e social ou de preconceitos de raa ou de classes; II - que provoque animosidade entre as foras armadas ou contra elas, ou delas contra as classes e instituies civis; III - de incitamento de atentado contra pessoa ou bens;

7 de 8

IV - de instigao desobedincia coletiva ao cumprimento da lei de ordem pblica; V - que implique em oferecimento, promessa ou solicitao de dinheiro, ddiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza; VI - que perturbe o sossego pblico, com algazarra ou abusos de instrumentos sonoros ou sinais acsticos; VII - por meio de impressos ou de objeto que pessoa inexperiente ou rstica possa confundir com moeda; VIII - que prejudique a higiene e a esttica urbana ou contravenha a posturas municiais ou a outra qualquer restrio de direito; IX - que caluniar, difamar ou injuriar quaisquer pessoas, bem como rgos ou entidades que exeram autoridade pblica. 1 O ofendido por calnia, difamao ou injria, sem prejuzo e independentemente da ao penal competente, poder demandar, no Juzo Civil a reparao do dano moral respondendo por ste o ofensor e, solidariamente, o partido poltico dste, quando responsvel por ao ou omisso a quem que favorecido pelo crime, haja de qualquer modo contribudo para le. 2 No que couber aplicar-se-o na reparao do dano moral, referido no pargrafo anterior, os artigos. 81 a 88 da Lei n 4117, de 27/08/1962. 3 assegurado o direito de resposta a quem fr, injuriado difamado ou caluniado atravs da imprensa rdio, televiso, ou alto-falante, aplicando-se, no que couber, os artigos. 90 e 96 da Lei n 4117, de 27/08/1962. Propagandas realizadas em comcio (art. 39) realizadas entre s 8h00 e 00h00. Para a realizao do comcio no necessria autorizao do poder pblico, mas dever ser notificado para informar o local e o horrio, a fim de evitar prejuzos no trnsito e a segurana do evento. No havendo notificao do poder publico, os organizadores do evento so responsabilizados. Showmicio: proibido a fim de possibilitar maior equiparao aos candidatos. Adereos (camisetas, bons, chaveiros) so permitidos para aqueles que esto participando da campanha fornecimento desses materiais de forma indiscriminada pode caracterizar oferecimento de benefcios aos candidatos. Propaganda em bens pblicos comuns em matria eleitoral: so proibidos em todos eles (postes, pontes, viadutos, ponto de nibus etc). Obs.: art. 37, 4 da Lei 9.504: 4 Bens de uso comum, para fins eleitorais, so os assim definidos pela Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Cdigo Civil e tambm aqueles a que a populao em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginsios, estdios, ainda que de propriedade privada.

8 de 8

You might also like