You are on page 1of 3

Universidade Federal de Minas Gerais / Escola de Arquitetura Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo CURSO DE DESIGN TAU 050 Metodologia

a do Design I Profa. Andra Franco Pereira

Formulrio 3 Discusso sobre evoluo dos produtos da vida domstica

Nome do aluno: ANDR VICTOR ALVES RAMOS


1- Descreva o produto ou pea grfica definida para a discusso.
Partindo de um produto ou pea grfica/comunicao visual observados e analisados nas visitas aos Museus, descreva-os e discuta sobre sua evoluo tcnica e tecnolgica. Mximo de 2 pginas em Arial normal corpo 11. Valor: 10 pontos.

O produto escolhido um Fogareiro de barro do sculo XIX/XX. De acordo com a ficha de especificaes tcnicas, possui altura de 30cm, dimetro de 28cm, e 6,35kg. um produto visivelmente de carter artesanal; as hastes em seu centro no possuem medidas iguais e exatas, os furos internos no so dispostos de forma regular, o dimetro superior no um circulo perfeito, etc. O funcionamento rudimentar, os alimentos so aquecidos atravs da transferncia de calor entre a parte inferior e superior do fogareiro. Coloca-se uma poro de carvo para se queimar na parte inferior do produto que, por sua vez, aquece a parte superior atravs dos furos transversais presentes em seu centro. O recipiente contendo o alimento a ser aquecido depositado sobre os cilindros superiores podendo-se, ento, ser devidamente aquecido. evidente o carter artesanal do fogareiro, comparado aos industrializados foges da atualidade. Hoje, a tcnica empregada para aquecer alimentos no provem do carvo, o qual causa demasiada poluio, mas sim do gs de cozinha. Os resduos produzidos no aquecimento dos alimentos mnimo, ao passo que a combusto do carvo produz diversos gases prejudiciais. Apesar dessa troca de combustvel, o funcionamento ainda o mesmo. Coloca-se um recipiente sobre uma estrutura de suporte, onde abaixo desse haver uma fonte de calor para aquecimento do alimento.

2- Discuta sobre a necessidade do usurio ligada a esse produto ou pea grfica. Quais problemas envolvidos e funes.
Discuta sobre a necessidade do usurio ligada a esse produto ou pea grfica. Problematize essa necessidade respondendo o que dificulta ou impede que a necessidade seja satisfeita?. Quais as funes de uso e de estima o produto ou pea grfica devem desempenhar para que as necessidades dos usurios sejam atendidas? Mximo de 2 pginas em Arial normal corpo 11. Valor: 10 pontos.

Graas ao seu uso rudimentar, o fogareiro de barro limitado quanto a: quantidade de alimentos aquecidos de uma vez, tempo de aquecimento dos alimentos, combustvel necessrio para aquecimento, limpeza do fogareiro aps o uso. Devido ao seu dimetro, e sua forma de concha, a quantidade de alimento a ser aquecido de uma s vez limitada em relao aos foges atuais. Para aquecer mais de um recipiente por vez, por exemplo, seriam necessrios mais de um fogareiro, ao passo que nos foges atuais uma nica de combustvel pode alimentar a fonte de aquecimento de diversos recipientes. Graas a lenta combusto do carvo, o tempo de aquecimento dos alimentos muito maior em relao aos foges atuais. Entretanto, o calor produzido pelo carvo muito maior que o calor produzido pelo gs de cozinha utilizado hoje, ento os alimentos tendem a ficar mais bem cozidos no fogareiro num tempo maior. O combustvel utilizado pelo fogareiro, o carvo, rudimentar se comparado ao gs de cozinha utilizado hoje. O carvo polui, no apenas o ar, mas todo o ambiente, graas a fuligem produzida aps a queima. A limpeza do fogareiro, portanto, tambm um empecilho. necessria uma limpeza regular para que os alimentos no se sujem no processo de aquecimento. A funo de uso do fogareiro, portanto, compreende o aquecimento do alimento atravs do carvo. Essa funo cumprida de forma precria se comparado aos foges modernos. Entretanto, pensando na funo de estima dos foges atuais, a funo de estima do fogareiro era muito maior na poca em que foi criado. Antes, aquecer os alimentos era um processo extremamente trabalhoso, e num mundo em que a tcnica no era difundida no mundo domstico, a possibilidade de aquecer um alimento antes de consumi-lo era quase um luxo. Portanto, o habito de se comer alimentos cozidos e aquecidos produzia uma estima em volta daquele produto muito maior do que a estima produzida por foges atuais.

3- Discuta o impacto da metodologia do design no desenvolvimento e evoluo desse produto ou pea grfica.
Discuta sobre sua compreenso de como a metodologia do design pode ter contribudo para o desenvolvimento e evoluo dos produtos e pea grfica/comunicao visual de nossa vida domstica. Mximo de 2 pginas em Arial normal corpo 11. Valor: 10 pontos.

Com a industrializao da sociedade e, consequente, vida domstica, os produtos adquiriram tcnicas e metodologias para produo. A metodologia do design ajudou o fogareiro a evoluir de um mero artefato aquecedor de alimentos para um produto sofisticado e tcnico, de uso infinitamente mais fcil e ampliado. Hoje, aquecer o alimento no a funo principal do fogo industrializado, mas sua presena na cozinha domestica implica em diversas questes subjetivas que vo muito alm do alimento que est ali sendo aquecido. Assim, a metodologia do design adaptou o fogareiro. Aquecer o alimento deixa de ser o foco principal do produto e o usurio que estar ali interagindo com o instrumento passa a exercer maior importncia no pensar da produo do fogo.

You might also like