You are on page 1of 3

1

A VARIAO Da mesma forma que a humanidade evolui e se modifica com o passar dos tempos, a lngua acompanha essa evoluo e varia de acordo com os diversos contatos entre os seres pertencentes comunidade universal. assim, a lngua est sujeita a transformaes e se modifica no tempo. Quatro tipos de variaes: Variao histrica: Palavras e expresses que caram em desuso. Variao geogrfica: Diferenas do vocabulrio, pronncia de sons, construes sintticas. Variao social: Capacidade lingustica do falante: Classe social, faixa etria, sexo, grau de escolaridade. Variao estilstica: Cada indivduo possui uma forma de falar, adequando-a de acordo com a situao em que ele se encontra.

VARIEDADES LINGUSTICAS E A ESTRUTURA SOCIAL Em todas as comunidades existem variedades que so consideradas superiores e outras inferiores. Uma variedade lingustica vale o que vale na sociedade de seus falantes, ou seja, vale como reflexo do poder e da autoridade que eles tm nas relaes econmicas e sociais, dessa mesma comunidade. A variedade padro a variedade lingustica socialmente mais valorizada, de reconhecido prestgio dentro de uma comunidade, cujo uso , normalmente, requerido em situaes de interao determinadas, definidas pela comunidade como prprias, em funo da formalidade da situao, do assunto tratado, da relao entre os interlocutores etc. Na verdade, a padronizao sempre historicamente definida. Isto , cada poca determina o que considera como forma padro: determinadas pronncias, construes gramaticais e expresses lexicais. A VARIEDADE PADRO / NORMA CULTA No se trata da lngua por excelncia ou lngua original posta em circulao. O que chamamos de variedades padro o resultado de uma atitude social ante a lngua, se traduz atravs da seleo/ escolha de um modo de falar entre os vrios outros existentes na comunidade. Tradicionalmente, o melhor modo de falar e as regras que vo favor ao bom uso correspondem aos hbitos lingusticos dos grupos sociais dominantes, ou seja, as camadas sociais mais elevadas. Em outras palavras, a definio de variedade padro representa o ideal da homogeneidade de uma lngua em meio realidade concreta das variaes lingusticas.

Toda a lngua adequada comunidade que a utiliza, um sistema completo que permite a um povo exprimir o mundo fsico e simblico em que vive. Etnografia da comunicao: Descrever e analisar as formas dos eventos da fala. A relao que o falante contrai do interlocutor, progresso da comunicao, circunstncia, espao / tempo anlise da conversao Lingustica interacional. SOCIOLINGUSTICA VARIACIONISTA O exame da linguagem no contexto social variaes derivadas do contexto social. Falante X Falante X Vamos / Falante Y Voc leu os livros? / Falante Y Vamo Voc leu os livroX?

SOCIOLINGUSTICA O objeto de estudo a lngua falada ( observada, descrita e analisada) no contexto social, situaes reais de uso. Ponte de partida: Comunidade lingustica ou ambiente lingustico

VARIEDADE LINGUSTICA Diferentes maneiras de falar por uma comunidade tambm chamada de repertrio verbal. Nenhuma lngua se apresenta como uma entidade homognea, qualquer lngua representada por um conjunto de variaes. Lngua e variaes so inseparveis! Assim, qualquer tentativa de buscar apreender apenas o invarivel significa uma reduo na compreenso do fenmeno lingustico. A VARIAO LINGUSTICA Diacrnica, antes os portugueses usavam homem para construes impessoais/ indeterminao do sujeito. ex: e pode homem (se) hyr de Santarem a Beia. Vossa senhoria => Para os Reis. SINCRONIA Os falantes adquirem variaes lingusticas de acordo com a sua regio, a classe social, idade, sexo, etc. Por variao geogrfica= Diatpica Por variao social= Diastrtica

VARIEDADES LINGUSTICAS ( estrutura social)

Em todas as comunidades existem variedades que so consideradas superiores e outras inferiores. Variedade prestigiada: Considerada como variedade Padro ou lngua culta.

You might also like