You are on page 1of 9

Professor Grazy Souza Redao Discursiva Teoria

PARTE 1 - CRITRIOS DE CORREO:

A ASPECTOS MACROESTRUTURAIS: 1 APRESENTAO DA REDAO ESTTICA: Apresentao textual: letra e legibilidade; Respeito s margens; Indicao de pargrafos; Rasuras. Essa nota na planilha varia de 0,00 a 1,00

2 CONHECIMENTO DO TEMA: 2.1 SERO APRESENTADOS DE DOIS A TRS TPICOS A SEREM RESPONDIDOS. NELES SER AVALIADO A SUA CAPACIDADE DE: 1. 2. 3. 4. 5. Perspectiva adotada no tratamento do tema; Capacidade de anlise e senso crtico; Consistncia dos argumentos, clareza e coerncia; Articulao entre os pargrafos; (Coeso) Progresso temtica. (Continuar o texto com a mesma temtica acrescentando informaes novas);

DIDG 1 ESSAS ANLISES SERO APLICADAS A CADA TPICO. ASSIM, CADA RESPOSTA VALE DE 0,00 A 3,00. SE VOC MATIVER A TEMTICA DE ACORDO COM A RESPOSTA DA LEI, VOC J TEM 70% DA NOTA, E OS OUTROS 30% SERO APLICADOS ANALISE ARGUMENTATIVA

PLANILHA ASSIM NESSA PARTE: CONHECIMENTO DO TEMA: A) RESPOSTA AO TPICO 1 DE 0.00 A 3,00 --------------------------NOTA OBTIDA -------------------B) RESPOSTA AO TPICO 2 DE 0,00 A 3,00 --------------------------NOTA OBTIDA -------------------C) RESPOSTA AO TPICO 3 - DE 0,00 A 3,00 --------------------------NOTA OBTIDA -------------------B ASPECTOS MACROESTRUTURAIS: Nesse quesito, SER AVALIADA a sua capacidade de lidar com a norma culta da lngua. Com a gramtica, com a estilstica e, principalmente, com a forma de colocar as palavras no papel.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professor Grazy Souza Redao Discursiva Teoria


Critrios a serem observados linha a linha. ( se voc no ficar atento, perder muito ponto por desconhecer as regras gramaticais) Grafia e acentuao; Morfossintaxe ( crase, pontuao, regncia, colocao pronominal, concordncia verbal e nominal, paralelismo sinttico) Propriedade vocabular ( repetio vocabular, uso de estrangeirismos, uso de vocabulrio coloquial, ditados populares, chaves, o uso de mesmo e atravs de forma errada, repetio do QUE, uso do ONDE, uso do CUJO).

PARTE II DO TEMA DA REDAO E DA FORMA DE REDIGIR TIPOS DE TEMAS: a) Tema com assunto especfico do edital; b) Estudo de caso; c) Tema da atualidade

VAMOS REDAO ENTO:

TEMA ESPECFICO DO EDITAL PROPOSTA E AVALIAO DELA: dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Brasil. Constituio Federal de 1988, art. 227, caput.

Considerando que o preceito constitucional acima transcrito tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

ASPECTOS CRIMINAIS DO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

Ao elaborar o texto, esclarea, necessariamente, as seguintes indagaes. 1. Qual a distino entre criana e adolescente?

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professor Grazy Souza Redao Discursiva Teoria


2. O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional poder ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veculo policial? 3. Em regra, comparecendo ao distrito policial qualquer dos pais ou responsvel, o adolescente apreendido em flagrante de ato infracional dever ser liberado pela autoridade policial?

INTERPRETANDO O TEMA: Texto suporte, PARA QUE ESSE TEXTO SERVE? _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ PROPOSTA DA REDAO:

Considerando que o fragmento de texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito de ASPECTOS CRIMINAIS DO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: Temtica da prova - Texto com introduo, desenvolvimento e concluso; - Texto com argumentao.

Como redigir? 1 pargrafo (INTRODUO) At 5 linhas 1. 2. 3. 4. Faa uma afirmao sobre a lei que ir reger as respostas aos quesitos (1, 2 e 3); Essa afirmao tem de conter no mximo duas linhas e meia; O verbo dessa afirmao no pode ser um verbo de ligao; Para isso, utilize um dos seguintes: instituir, estabelecer, direcionar. Esses verbos so todos transitivos diretos, por isso, no use nenhuma preposio no complemento do verbo; 5. Logo aps essa afirmao, voc lana a palavra-chave da temtica. Por isso muito importante que voc saiba LER o comando da prova para identific-la. Exemplo: O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) estabelece os direitos da criana e do adolescente. Agora, faa o seguinte: voc tem de lanar a palavra-chave da temtica dentro dessa afirmao. Para isso, faa assim: Nela existem vrios conceitos de aplicabilidade legal, desses, destaca-se o( colocar a palavra-chave da temtica). Pronto, sua introduo est prontinha, observe: 3 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Grazy Souza Redao Discursiva Teoria


O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) estabelece os direitos e os deveres da criana e do adolescente. Nele existem vrias definies legais, uma delas a de aspectos criminais.

DESENVOLVIMENTO DO TEXTO ESPECFICO DO EDITAL 2 pargrafo Entre 5 e 6 linhas Comece-o assim: No tocante a (lei), ..... (responda imediatamente ao tpico 1) com a definio segundo a lei. Ressalte-se que (coloque uma informao a mais sobre a definio). 3 pargrafo Entre 5 e 6 linhas Comece-o assim: Relativamente ao que concerne a (palavra-chave do tpico 2) ou se for lei , segundo lei, ....(responda o que ). Essa afirmao tem base .................... Faa mais uma afirmao sobre a definio. 4 pargrafo Entre 5 e 6 linhas Comece-o assim: Por fim, vale destacar ainda que (palavra-chave do tpico 3) + resposta + afirmao sobre o conceito. CONCLUSO Entre 4 a 5 linhas ( parte dispensvel) Voc no precisa de concluso em textos tcnicos. DIDG: Aconselho faz-la. Comece-a assim: Dado o exposto, faa uma observao geral sobre a lei que regeu as respostas. Agora com voc:

Redija a seguinte redao: CESPE STJ / 2012 ANALISTA JUDICIRIO REA: JUDICIRIA Redija, de forma fundamentada, um texto dissertativo acerca da inviolabilidade domiciliar, garantida pela Constituio Federal no art. 5., inciso XI. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: conceito de domiclio para a Constituio Federal; autoridades com poder de ordenar a violao domiciliar; hipteses de admissibilidade de violao domiciliar. 4 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Grazy Souza Redao Discursiva Teoria

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 28 30

TEMA 2: ESTUDO DE CASO A INTRODUO para estudo de caso deve ser feita com uma narrao rpida do caso apresentado pela banca. Nela voc deve escrever os pontos importantes da situao apresentada. Exemplo:

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professor Grazy Souza Redao Discursiva Teoria


Aps o trmino de um show musical realizado na Esplanada dos Ministrios, ocasio em que se comemorava o rveillon, Maria e Joana, ambas com 14 anos de idade, aceitaram carona oferecida por Tcio e Mvio, uma vez que todos moravam em Taguatinga, cidade-satlite de Braslia. Maria encontrava-se completamente embriagada. Ocorre que Tcio e Mvio desviaram-se do caminho de casa rumo a um lugar ermo. Dentro do carro, parado nesse local, Tcio manteve relaes sexuais com Maria, e Mvio, com Joana. Com base nessa situao hipottica, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente, os seguintes tpicos: 1. 2. 3. 4. Se Tcio e Mvio praticaram algum crime e, em caso afirmativo, que crime(s) foi (ram) esse (s); Distino entre os tipos penais de estupro e de atentado violento ao pudor; Presuno de violncia; Concurso de pessoas para a prtica de crime.

Observe como ficaria a introduo: Tcio e Mvio encontraram-se com Maria e Joana, ambas de 14 anos de idade, em um evento na Esplanada dos Ministrios. A primeira encontrava-se completamente embriagada. Os rapazes ofereceram carona s meninas. No trajeto de volta, eles desviam o carro para um lugar ermo. Nesse local, Tcio mantm relao sexual com Maria e Mvio com Joana.

DESENVOLVIMENTO DO TEXTO ESTUDO DE CASO 2 pargrafo De acordo com a situao acima, o (lei, cdigo, decreto) define que (responda ao solicitado pelo quesito). Aplique ao caso. Outros: Em relao ao caso em tela, ..... Com base na situao apresentada, ..... No que se refere ao fato acima, .... 3 pargrafo Nesse sentido, (temtica do tpico), + regulamentao legal, (responda com base na lei) e aplique ao caso. 4 pargrafo Por fim, ressalte-se ainda que segundo (lei) (defina o tpico ) segundo a lei + aplique ao caso. OBS.: EM ESTUDOS DE CASOS, NO H CONCLUSO.

DIDG: 6 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Grazy Souza Redao Discursiva Teoria


Caso voc encontre temas com cinco tpicos ou mais, no h necessidade de introduo. Comece a redao IMEDIATAMENTE com a resposta do tpico 1. DIDGS: 1. Nomes de leis em sentido amplo devem ser escritas com a letra inicial da palavra L em maisculo. Ex.: Lei 8.112 de 1990. 2. Siglas: na primeira meno, escreva-a por extenso e, em seguida, use a sigla. Ex.: O Supremo Tribunal Federal (STF) 3. A escrita de nmeros, exceto nmeros de leis, datas, horas, deve ser feita assim: a) Se a escrita do numeral contiver apenas uma palavra, deve ser escrita por extenso; b) Se a escrita do numeral contiver mais de uma palavra, deve ser escrita pelo numeral. Ex.:

Art. 2 do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) estabelece que criana aquela de zero a doze anos incompletos. Art. 330 do Cdigo de Processo Penal estabelece que o crime ter uma pena de 21 anos de priso.

CESPE AGENTE DE POLCIA FEDERAL / 2012 O Departamento de Polcia Civil do Estado de So Paulo vem investigando os crimes cometidos por trs pessoas, maiores e capazes, que atuam no roubo de cargas transportadas em operaes interestaduais nos estados de So Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As empresas transportadoras afetadas pelas aes dos criminosos so totalmente privadas, ou seja, no possuem participao financeira de nenhum ente da Federao, no havendo, portanto, em decorrncia desses delitos, prejuzo patrimonial direto Unio. Em operao destinada a prender em flagrante os criminosos, apenas um deles foi preso. No momento da priso, ele ofereceu, ao chefe da equipe policial, cem mil reais para que fosse informalmente libertado. A proposta no foi aceita, e a priso do criminoso foi efetuada, de acordo com as formalidades legais. Com base na situao hipottica apresentada acima, redija um texto dissertativo que responda, necessariamente e de maneira fundamentada, aos seguintes questionamentos. Havendo necessidade de represso uniforme dos crimes acima mencionados, poder o Departamento de Polcia Federal investigar os delitos contra o patrimnio (roubos)? Na situao considerada, a proposta feita pelo criminoso ao chefe da equipe policial configurou crime contra a administrao pblica? Em caso afirmativo, especifique o delito.

TEMAS REA POLICIAL:

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professor Grazy Souza Redao Discursiva Teoria


A Polcia Civil j identificou os principais traficantes que encurralaram equipes da Delegacia deRoubos e Furtos de Automveis nas proximidades das favelas de Manguinhos e Mandela. Entre os bandidos, estaria uma mulher que tem 15 anotaes criminais por trfico de drogas e homicdio. Durante a troca de tiros, avenidas ficaram fechadas por cinco horas. Seis policiais ficaram feridos e vrios carros foram perfurados. Um veculo da polcia chegou a ser atingido por mais de cem tiros. O Globo, 28/11/2008, p. 15 (com adaptaes). Considerando que o fragmento de texto acima tem carter unicamente motivador, redija texto dissertativo acerca do seguinte tema: VENCER A VIOLNCIA E A INSEGURANA, O GRANDE DESAFIO. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: 1. ao do crime organizado e do narcotrfico na configurao do atual quadro de violncia no Brasil; 2. importncia da ao policial no combate violncia e riscos a que esto sujeitos os profissionais da segurana pblica; 3. alternativas de combate ao crime. Tema 2 Considerando que a Constituio da Repblica Federativa do Brasil (CF) prev a independncia e harmonia entre os seus trs poderes (art. 2. da CF), assim como a adoo do chamado sistema acusatrio, surgem indagaes jurdicas a respeito da possibilidade de a investigao criminal ser levada a efeito por rgos diversos do aparato componente da segurana pblica (art. 144 da CF). Nesse contexto, a cincia processual vem aceitando a perquirio prprocessual por rgos diversos do policial, mas sempre procurando aclarar e minudenciar limites legais. Considerando as argumentaes contidas acima, redija, objetivamente, um texto dissertativo acerca do seguinte tema. LIMITES DA INVESTIGAO NO BRASIL POR ORGANISMOS ESTRANHOS POLCIA Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: 1. existncia de previso, no Cdigo de Processo Penal, a respeito da possibilidade de investigao por outras autoridades administrativas mediante previso legal para tanto; 2. funo investigativa das comisses parlamentares de inqurito: abrangncia, previso constitucional e limites; 3. possibilidade de investigao levada a efeito por membro do Poder Judicirio; 4. investigao por membro do Ministrio Pblico.

Tema 3 Em meio aos saques e insegurana, cidades catarinenses atingidas pelas chuvas esto sob uma espcie de toque de recolher decretado pela Polcia Militar. S podero ficar nas ruas noite moradores ou voluntrios para ajudar os desalojados. Filas de distribuio de alimentos se espalham pelas cidades. O Globo, 28/11/2008, capa. Considerando que o fragmento de texto acima tem carter unicamente motivador, redija texto dissertativo acerca do seguinte tema. 8 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Grazy Souza Redao Discursiva Teoria


Em meio tragdia, a violncia que gera insegurana. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: 1. aspectos marcantes do quadro de violncia e insegurana no Brasil atual; 2. que esperar do aparelho policial ante a exploso de violncia; 3. polticas pblicas em reas marcadas pela insegurana.

Dnio Mattos, deputado federal por determinado estado da Federao, desferiu, nas costas e pelas costas, tiro letal na regio torcica da vtima Amlia Mattos, sua ex-esposa, com arma de fogo que comprara no dia anterior, visando prtica do ilcito. Testemunhas afirmaram que o crime fora motivado por sentimento de posse, pois a vtima estava separada do autor do crime e comeara a namorar outro rapaz. A morte da vtima foi instantnea. A cena foi presenciada pelo delegado de polcia da 1. Delegacia de Polcia Civil do referido estado, com atribuio para apurar o delito, o qual casualmente estava prximo ao local do crime, no dia e hora dos fatos. Acerca da situao hipottica acima apresentada, redija um texto dissertativo, abordando, fundamentadamente, os seguintes aspectos: 1. faculdade ou obrigatoriedade de prender o autor do crime em flagrante; 2. possibilidade de o delegado de polcia instaurar, imediatamente, o inqurito policial respectivo; 3. possibilidade de conduo coercitiva caso o autor do crime fosse solto antes de ser ouvido formalmente pela autoridade policial; 4. crime praticado pelo deputado federal; 5. juzo competente para process-lo e julg-lo.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

You might also like